sexta-feira, 10 de maio de 2019

A MULA / THE MULE (2018) - ESTADOS UNIDOS



TÍTULO E PERSONAGEM AMBÍGUOS
(contém spoilers)

O filme começa em 2005 onde vemos o idoso Earl Stone, um horticultor, prosperando em sua floricultura, faltar ao casamento da filha para receber um prêmio em uma conferência onde todos o estimam muito. Earl não se importa muito com a família e a recíproca torna-se cada vez mais verdadeira.


Estamos em 2017, Earl é um nonagenário que está em falência eminente frente às novas tecnologias que surgiram em seu ramo, como a internet. Ele não se adaptou às mudanças. Não se reinventou. Rejeitado pelos parentes, só lhe restou uma picape e alguns pertences. Earl precisa urgente de dinheiro. Ao sair da festa de noivado da neta, um jovem lhe faz uma oferta: pegar e entregar um pacote, em determinado local, sem perguntas, em troca de uma substancial remuneração. O idoso passa a ser a pessoa perfeita, pois não levanta suspeitas com sua picape velha. Só que enquanto suas viagens se intensificam, dois agentes da Drug Enforcement Administration (DEA), Colin Bates (Bradley Cooper) e Treviño (Michael Peña) conseguem um informante que não sabe quem é Earl, mas sabe de suas ações. E sua captura se torna a  chave para desbaratar o poderoso cartel de drogas mexicano.


A Mula é o mais recente filme do diretor , produtor e ator Clint Eastwood. Com o roteiro de Nick Schenk ("Narcos", "O Juiz" de 2014 e "Gran Torino") sob o artigo de Sam Dolnick do New York Times, em 2014, intitulado  "The Sinaloa Cartel's 90-Year Old Drug Mule" (Mula de drogas de 90 anos do Cartel de Sinaloa), novamente Eastwood repete a fórmula do rabugento que lhe ajudou tanto. Quem não se lembra de "O Destemido Senhor da Guerra" e os mais recentes  "Menina de Ouro" e "Gran Torino". Pois é, poucos conseguem criar um tipo de personagem que cai bem em vários filmes e quase ninguém se dá conta. E o faz de uma forma simples, mas com interpretações poderosas. E aqui não é diferente.


A Mula começa devagar, mas sem nenhum momento perder o interesse, ganhando o espectador que passa a se divertir com as desventuras daquele velhinho que aos poucos se redescobre para a vida, ao mesmo tempo que embarca em uma situação perigosíssima para muitos marmanjos experientes. Se não fosse baseado em fatos reais diríamos que as situações seriam muito improváveis, mas Eastwood sabe usar a idade a seu favor.  Nada de interpretar vingadores solitários com façanhas incomuns (se bem que poderia fazer o Bruce Wayne daquele desenho "Batman do Futuro" perfeitamente, na qual o personagem fica sentado em uma cadeira de rodas). Eastwood sabe fazer aquele homem comum de seus filmes: falho, ranzinza, solitário, sarcástico, melancólico, medroso, matuto à procura de redenção. Poucos diriam que aquele ator que foi para Itália fazer Western Spaghetti nos anos 60 voltaria ao EUA e emplacaria grandes filmes de outros gêneros como ator e diretor. Poucos que seguiram esse caminho ainda estão na ativa e, ainda mais, fazendo sucesso na idade de Eastwood.


Somente Eastwood para tornar simpática a figura (real) de um homem que transporta drogas que irão afetar milhares de pessoas. Os motivos pelo qual Earl continua em sua empreitada serão revelados ao longo do filme. Habilmente a produção não glamoriza ou julga as atitudes de Earl, apenas mostra suas motivações deixando para o espectador a reflexão de como uma sociedade pode condicionar seu cidadão a esquecer sua identidade em prol de estar economicamente ativo para sustentar sua família, manter-se dignamente ou ajudar um grupo social.


Earl era um homem com uma vida economicamente segura quando ignorou a filha Iris (Alison é filha de Eatwood na vida real) no dia mais importante desta em prol de seu ego; resignou sua ex-esposa (Dianne Wiest) a uma existência amargurada e, agora, 12 anos depois, falido, quer se redimir com a neta (Taissa Farmiga, filha da atriz Vera Farmiga), mas ter dinheiro para comprar afeição é o melhor caminho? O título tem certa ambiguidade: Earl é teimoso feito uma mula e mula é o nome dado a quem transporta drogas, mas Earl dá um drible no espectador ao o vermos usando "dinheiro de sangue" para financiar boas ações. Será que esse artifício realmente torna essas ações aceitáveis ou a produção critica o Way of Life americano voltado ao capitalismo voraz em que o dinheiro é o Deus de muitos? Um filme simples, mas muito bem realizado, como selo Eastwood de qualidade e atores que sabem o que fazem em cena.  Por fim Earl fala sobre o tempo, a única coisa que o dinheiro não consegue comprar,  por isso deixo um trecho da canção do grupo Kansas, "Dust in The Wind" (não é do filme) que trata de forma poética o assunto:

I close my eyes (Eu fecho meus olhos),
Only for a moment, and the moment's gone (Apenas por um momento, e o momento se foi)
All my dreams pass before my eyes, a curiosity (Todos os meus sonhos passam diante dos meus olhos, uma curiosidade)

Dust in the wind (Poeira ao vento)
All we are is dust in the wind (Tudo que somos é poeira ao vento)
...
Now, don't hang on, (Agora, não fique esperando)
Nothing lasts forever but the earth and sky (Nada dura para sempre, apenas a terra e o céu)
It slips away (O tempo foge)
And all your money won't another minute buy (E todo o seu dinheiro não comprará outro minuto)
....


Trailer:





Curiosidades:

Andy Garcia estava pronto para aceitar qualquer papel para fazer um filme com Clint Eastwood.

Em 10 de dezembro de 2018, Clint Eastwood foi fotografado na estreia do filme em Los Angeles com sua filha secreta Laurie. Ela se identificou como a fotógrafa "Laurie Eastwood". No dia seguinte, Alison Eastwood confirmou no Instagram que Laurie é sua meia-irmã. Acredita-se que Laurie seja a filha de Eastwood, nascida em Washington, que foi dada para adoção em 1954, como alegado pelo biógrafo Patrick McGilligan no livro altamente reprimido "Clint: The Life and Legend" (1999) . Levou  64 anos para
Clint reconhecer Laurie.

Clifton Collins Jr., que interpreta Gustavo, é o ex-genro de Clint Eastwood.

Alison Eastwood, que recentemente se concentrou na produção e direção, ficou surpresa ao saber que seu pai lhe pediu para tocar ao lado dele (ela interpreta Iris, filha de Earl).

Esta foi a segunda colaboração entre Clint Eastwood e Bradley Cooper após o Sniper Americano (2014).

Marca o quarto filme da atriz Alison Eastwood, sob a direção do padre Clint Eastwood, e o segundo filme, Michael Peña, com Clint.

Para o personagem Earl de Clint Eastwood, o figurinista queria que alguns dos figurinos tivessem um visual desgastado, então alguns deles foram reutilizados de filmes anteriores de Eastwood como Gran Turino, True Crime e, no caso do traje no final, Na linha de fogo.

Esta foi a segunda colaboração do diretor Clint Eastwood com Laurence Fishburne. Eastwood já dirigiu Fishburne em Sobre Meninos e Lobos (2003).

Marca a segunda vez que o ator Michael Peña representou um agente da DEA em conexão com o cartel de Sinaloan e suas atividades. O outro projeto, também de 2018, foi "Narcos: Mexico" (2018).

O filme marcou a segunda colaboração entre Laurence Fishburne e Michael Peña em 2018. Eles também trabalharam juntos em Homem-Formiga e a Vespa (2018).

O personagem de Clint Eastwood, Earl Stone, dirige um restaurante de fast food chamado "Gunny's Burgers". Clint Eastwood desempenhou o papel do Sargento Thomas Highway, apelidado de "Gunny", em "O Destemido Senhor da Guerra "(1986), que Eastwood também dirigiu.

A música de fundo, no "melhor sanduíche de carne de porco", é da estrela da música country Travis Tritt cantando a música "Country Club".

Laurence Fishburne e Andy Garcia apareceram
anteriormente no filme Passengers.


Filmografia Parcial:

Clint Eastwood:

 









Por Um Punhado de Dólares (1964); Por uns Dólares a Mais (1965); Meu Nome É Coogan (1968); O Desafio das Águias (1968); O Estranho Que Nós Amamos (1971); Perversa Paixão (1971); Perseguidor Implacável (1971); O Estranho Sem Nome (1973); Magnum 44 (1974); Escalado para Morrer (1975); Josey Wales - O Fora da Lei (1976); Sem Medo da Morte (1976); Rota Suicida (1977); Doido para Brigar... Louco para Amar (1978); Alcatraz - Fuga Impossível (1979); Bronco Billy (1980); Punhos de Aço - Um Lutador de Rua (1980); Firefox: Raposa de Fogo (1982); Impacto Fulminante (1983); Um Agente na Corda Bamba (1984); O Cavaleiro Solitário (1985); Dirty Harry na Lista Negra (1988); Os Imperdoáveis (1992); Na Linha de Fogo (1993); Um Mundo Perfeito (1993); As Pontes de Madison (1995); Menina de Ouro (2004); GranTorino (2008); Curvas da Vida (2012), A Mula (2018); Cry Macho (2021)
  
Dianne Wiest

 









Dançando como Loucos (1982); Independence Day (1983); Footloose: Ritmo Louco (1984);  Amor à Primeira Vista (1984); A Rosa Púrpura do Cairo (1985); Hannah e suas Irmãs (1986); A Era do Rádio (1987); Os Garotos Perdidos (1987); Setembro (1987); Edward Mãos de Tesoura (1990); Mentes que Brilham (1991); Tiros na Broadway (1994); A Gaiola das Loucas (1996); O Encantador de Cavalos (1998); Uma História de Amor (2007); Sinédoque, Nova York (2008); Passageiros (2008); Querido Companheiro (2012); A Estranha Vida de Timothy Green (2012); Irmãs (2015);  Life in Pieces (seriado 2015 a 2018), A Mula (2018)
 
Laurence Fishburne:

 









Apocalypse Now (1979); Desejo de Matar 2 (1982); O Selvagem da Motocicleta (1983); Cotton Club (1984); A Cor Púrpura (1985); A Hora do Pesadelo 3: Os Guerreiros dos Sonhos (1987); Cherry 2000 (1987); Inferno Vermelho (1988); Os Donos da Rua (1991); Tina (1993); Lances Inocentes (1993); A Caçada (1996); O Enigma do Horizonte (1997); Matrix (1999); Matrix Reloaded (2003); Sobre Meninos e Lobos (2003); Matrix Revolutions (2003); Assalto à 13ª Delegacia (2005); Prova de Fogo (2006); Missão: Impossível 3 (2006); A Vida e a Morte De Bobby Z (2007); Predadores (2010); O Homem de Aço (2013); Batman vs Superman: A Origem da Justiça (2016); Passageiros (2016); John Wick: Um Novo Dia Para Matar (2017);  Homem-Formiga e a Vespa (2018); John Wick 3: Parabellum (2019); A Mula (2018)

Bradley Cooper

 










Penetras Bons de Bico (2005); O Último Trem (2008); Nova York, Eu Te Amo (2008); Se Beber, Não Case! (2009); Caso 39 (2009); Esquadrão Classe A (2010); Se Beber, Não Case! Parte II (2011); Trapaça (2013); Serena (2014); Sniper Americano (2014); Pegando Fogo (2015); Joy: O Nome do Sucesso (2015); Cães de Guerra (2016), Nasce uma Estrela (2018);  A Mula (2018)


Michael Peña

 









Contrato para Matar (1998); 60 Segundos (2000); Crash - No Limite (2004); Menina de Ouro (2004); Babel (2006); As Torres Gêmeas (2006); Atirador (2007); Marcados para Morrer (2012); Caça aos Gângsteres (2013); Trapaça (2013); Fronteira (2014); Corações de Ferro (2014); Homem-Formiga (2015); Exorcistas do Vaticano (2015); Perdido em Marte (2015); Beleza Oculta (2016); CHIPS (2017); Homem-Formiga e a Vespa (2018); A Mula (2018)
  

Taissa Farmiga

 









Em Busca da Fé (2011); Bling Ring: A Gangue de Hollywood (2013); Regressão (2013); Terror nos Bastidores (2015); No Vale da Violência (2016); Regras Não Se Aplicam (2016); A Freira (2018); A Mula 


Alison Eastwood
 
 









Bronco Billy (1980); Punhos de Aço: Um Lutador de Rua (1980); Um Agente na Corda Bamba (1984); Poder Absoluto (1997); Meia-Noite no Jardim do Bem e do Mal (1997); Invasores de Corpo (2004); Código Mortal (2005); Luta Pela Liberdade (2010); Cru (2014); A Mula (2018; The Trouble (2018)


Andy Garcia:












Os Intocáveis (1987); O Preço do Desafio (1988); Chuva Negra (1989); O Poderoso Chefão - Parte III (1990); Herói por Acidente (1992); Mentes Perigosas (1995); Medidas Desesperadas (1998); Onze Homens e Um Segredo (2001); Doze Homens e Outro Segredo (2004); Treze Homens e um Novo Segredo (2007); Nova York, Eu Te Amo (2008); Confusões em Família (2009); A Pantera Cor de Rosa 2 (2009); Em Campo Minado (2010); 5 Dias de Guerra (2011); O Mensageiro (2014); Caça-Fantasmas (2016); Max Steel (2016); Tempestade: Planeta em Fúria (2017), A Mula (2018)

Richard Herd

 











Hercules in New York (1970); Todos os Homens do Presidente (1976); F.I.S.T. (1978); Síndrome da China (1979); Assassinato a Sangue Frio (1979); Rocky Marciano (1979); Esquizofrenia (1980); A Recruta Benjamin (1980); Enola Gay: The Men, the Mission, the Atomic Bomb (1980); Trancers: O Tira do Futuro (1984); Carro Comando (seriado 1982 a 1984); Antes Só do que Mal Acompanhado (1987); Skates na Pista da Morte (1989); The Judas Project (1990); Teias da Sedução (1992); Poder e Corrupção (1992); O Sargento Trapalhão (1996); No Limiar do Tempo (1996); Meia-Noite no Jardim do Bem e do Mal (1997); The Cabinet of Dr. Caligari (2005); Corra! (2017); A Mula (2018)

Fontes:
The New York Times
The Guardian
IMDB 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre