quinta-feira, 6 de janeiro de 2022

A COISA / THE STUFF (1985) - ESTADOS UNIDOS

DOMINADOS PELA GULOSEIMA

Um operário, em uma refinaria de petróleo, descobre uma substância espumosa, semissólida, brotando do solo, com sabor viciante. Em pouco tempo, a substância ganha o mercado e passa a ser a grande sensação sendo consumida cada vez mais nos lares americanos.  Assustada com a concorrência um conglomerado de empresas de sorvete contrata o ex-agente do FBI David “Mo” Rutherford (Michael Moriarty) para que atue como espião industrial e descubra qual o componente secreto  utilizado no produto batizado de “The Stuff”.

“Mo” inicia suas investigações e percebe que há algo de estranho e misterioso na fabricação, na fórmula e liberação do produto e que, quanto mais investiga, mais perigo parece estar correndo. O ex-agente consegue a ajuda de uma publicitária chamada Nicole (Andrea Marcovicci). Ao conhecerem Jason (Scott Bloom), um menino que descobriu que o produto parece ter vida própria e que sua família parece ter sofrido uma transformação, unem-se a ele e seguem para a Geórgia, onde “Mo” vai direto à fonte, se infiltrando na fábrica do Stuff, finalmente descobrindo qual a verdade por trás do famoso produto.

A Coisa (The Stuff) é um filme bem curioso, podendo ser definido como “Terrir” (uma comédia de terror), gênero que conquistou certa popularidade nas telas nos anos 80 e 90,aqui com um quê de ficção científica anos 50. E essa produção em questão veio revestida de uma simpática e mordaz crítica à sociedade de consumo, o “junk food” (refeições rápidas e de péssima qualidade), mas que devido a certos aspectos não a afastaram do gênero Trash. O diretor (que também escreveu e produziu) Larry Cohen (1936–2019) era, até então, mais conhecido pelos filmes “Nasce um Monstro” (1974) e “A Volta do Monstro” (1978). Cohen também escreveu e produziu a saga “Maniac Cop”, além de escrever e dirigir para alguns seriados.

O filme tem várias incongruências e a primeira delas está no início: uma pessoa vê algo borbulhando do chão, em meio à neve, e resolve colocar na boca para saber qual sabor tem (???!!!!) . Sim, ele simplesmente olha a substância e leva à boca, algo que podia ser um resíduo tóxico ou esgoto. E ainda consegue convencer o amigo a fazer o mesmo. Em outra cena, “Mo” visita um dos homens que teria aprovado a fórmula (Danny Aiello) e percebe algo estranho em seu cão. A cena posterior do homem sendo atacado pelo animal simplesmente não funciona, vemos que o cão é bem manso. Mo vai a um pequeno vilarejo e encontra duas figuras estranhas: um homem no posto de gasolina e um dono de uma pequena loja (pra quem eles vendem é um mistério). É outra cena que não funciona muito, mas tudo é feito com um ar de improviso que torna o filme engraçado. Fora que Mo se apresenta a Nicole como industrial milionário, lhe promete uma promoção e mais tarde revela apenas ser um chantagista e espião industrial. E ela meio que diz "Ok".

O que descobriremos é que  “The Stuff” se revela  um parasita (ou vários) que assume o controle do cérebro de seus hospedeiros, os obrigando a consumirem cada vez mais até que a criatura resolve se libertar. O filme, conceitualmente, lembra muito “Vampiros de Almas” (e sua refilmagem, “Invasores de Corpos”) com uma pitada de “Alien, oOitavo Passageiro” e “Eles Vivem”.

Talvez o melhor do filme esteja, como já dito, na crítica social, no capitalismo e no consumismo desenfreado do “fast food” e na pouca importância que as pessoas dão ao conteúdo do que ingerem: no final das contas, o sabor é o que realmente importa, aliado a comercialização em massa. E o “Stuff” se enquadra nesse conceito: é doce, saboroso e viciante. Só tem um contra indicação: mata. O simbionte deve ter percebido que dentre os vários defeitos do ser humano um não tem comparação: a vontade de comer bobagens industrializadas. E nada como conquistá-lo pela barriga. Há até uma citação a um famoso refrigerante que, por questões de segredos industriais, tem sua fórmula protegida, e até hoje não sabemos exatamente qual o seu conteúdo. Aquele momento que a gente para pra pensar se a industrialização dos alimentos realmente é controlada e que muito dos males que hoje atingem o ser humano seriam oriundos desse processamento.

Quanto ao elenco, Michael Moriarty (como “Mo”) está engraçado e faz um personagem cínico que consegue levar bem o filme, sem se levar à sério. O ator esteve em algumas produções do diretor (produtor)  Cohen. Se você viu “Cavaleiro Solitário” (de Eastwood) se lembrará dele como o patriarca da família que o misterioso pistoleiro ajuda.  Andrea Marcovicci está na ativa dividindo-se entre filmes, telefilmes e seriados e faz par na investigação com “Mo”. Danny Aiello faz uma rápida participação como um dos responsáveis por aprovar a fórmula do misterioso produto. Aielo foi indicado ao Oscar por “Faça a Coisa Certa” (1989). O ator faleceu em 2019. Paul Sorvino (Os Bons Companheiros) faz um racista, chefe de um grupo paramilitar, que ajuda Mo. Seu personagem destoa muito do filme e tira a seriedade do que restava.  Garrett Morris (como Charlie Chocolate) continua na ativa. É outro personagem que pouco acrescenta e cuja a função é fazer rir (apesar de uma boa cena, onde os “(de)efeitos especiais são apresentados ao público).  James Dixon (como o homem do bar) esteve em ”Invasores de Corpos”. Participou também de alguns filmes de Cohen como “Q” e “Maniac Cop”.  Scott Bloom (como o menino Jason) tem uma filmografia com poucos trabalhos. Já Brain Bloom (irmão mais velho no filme e na vida real) apresenta muitos trabalhos, emprestando sua voz para desenhos e videogames.

“A Coisa” foi produzida pela New World Pictures, empresa fundada por Roger Corman, um especialista em transformar historias absurdas em filmes baratos.  Se visto como sátira tem boas tiradas, e pode ser entendido como uma parábola sobre o consumismo: você consome ou é consumido?  O filme não foi exibido nos cinemas brasileiros, indo direto para o mercado de VHS através da Pole Video. Foi um filme com diversas exibições pelo SBT (antiga TVS) na sessão “cinema em casa”. E poderia ter angariado maior sucesso se tivesse optado por uma linha mais séria. Algumas atuações ficaram exageradas e caricatas. No cômputo final, é um daqueles filmes que se colocarmos um refrigerante e pizza fica até legal de se assistir, até porque a duração da projeção é baixa.


Trailer:


Curiosidades:

De acordo com comentários de áudio no DVD Anchor Bay de 2000, a cena no motel em que The Stuff sai do colchão e travesseiros e ataca o homem na parede e no teto foi filmado em uma sala que poderia virar de cabeça para baixo, permitindo The Stuff mover para cima e para baixo na parede. Era exatamente o mesmo quarto usado em A Hora do Pesadelo (1984), quando o personagem de Johnny Depp, Glen, é sugado para a cama e seu sangue é regurgitado de volta para o teto.

Segundo o próprio Larry Cohen, em algumas cenas em que o Stuff persegue os personagens, foi usada uma espuma feita de ossos de peixes misturados. Fedia tanto que, assim que terminaram as filmagens, os atores correram até um rio para se banhar e se livrar do fedor.

De acordo com o comentário de áudio no DVD Anchor Bay de 2000, alguns dos adereços ou substitutos do material real usado no filme incluíam muito sorvete Häagen Däzs e iogurte.

Garrett Morris foi questionado sobre este filme quando participou da série de entrevistas do AV Club. Ele disse que a produção era "louca" e quando o entrevistador observou a história de Larry Cohen como "um personagem" e perguntou a Morris como ele era, Morris disse que "fui ensinado, enquanto crescia, que se você não tem algo de bom para diga sobre alguém, não diga nada ", sem mais comentários sobre Cohen.

David 'Mo' Rutherford diz ao 'Chocolate Chip' Charlie W. Hobbs para entrar em contato com o agente Frank Herbert do FBI. Frank Herbert foi um escritor de ficção científica americano mais conhecido pelo romance Duna e suas cinco sequências.

Larry Cohen queria escalar Arsenio Hall como "Chocolate Chip Charlie" W. Hobbs, já que ele pensava que não era apenas um bom ator, mas uma estrela em ascensão. Os executivos da New World Pictures, no entanto, queriam alguém mais reconhecível e, portanto, escalaram Garrett Morris.

A empresa Effects Associated foi contratada por Larry Cohen para fornecer algumas das tomadas de efeitos especiais. Quando as cenas foram entregues, Cohen não ficou satisfeito com as cenas de prédios de fábricas explodindo e pagou apenas a metade (cerca de US $ 8.000) do preço acordado por essas fotos. A Effects Associated moveu uma ação contra Cohen no tribunal para reivindicar a compensação total, mas também porque as partes não tinham nenhum acordo de direitos autorais por escrito sobre o uso das imagens. O tribunal de primeira instância decidiu a favor de Cohen, determinando que havia um "acordo implícito" para o uso não exclusivo das cenas do filme. O Tribunal de Apelações do Nono Circuito confirmou a decisão e confirmou que a Effects Associated ainda mantinha os direitos autorais para uso fora de The Stuff.

O corte original do filme foi considerado muito mais longo e descrito pelo diretor Larry Cohen como mais "denso e sofisticado". Sentindo que o filme estava muito longo, ele foi cortado para aumentar o ritmo do filme. Houve uma cena romântica entre Moriarty e Marcovicci que aconteceu em um quarto de hotel no corte original. Em 2021, esse corte há muito perdido foi aparentemente encontrado.

Um dos filmes em exibição no Starcourt Mall durante a terceira temporada de Stranger Things. O ponto da trama dos personagens comendo algo compulsivamente e se transformando em zumbis estúpidos é compartilhado entre as duas histórias.

Michael Moriarty (David 'Mo' Rutherford) e Paul Sorvino (coronel Malcolm Grommett Spears) apareceram em 31 episódios de Lei & Ordem (1990) juntos de 1991 a 1992 como Executivo A.D.A. Ben Stone e o sargento Phil Cerreta, respectivamente.

O Gabinete do Executivo no Fim é estranhamente semelhante ao Gabinete do Sr. Burns dos Simpsons, particularmente o Urso Polar de Pelúcia.

O filme não foi um sucesso, e Larry Cohen sente que foi prejudicado pelo fato de ter sido vendido como um filme de terror, quando era basicamente uma comédia satírica.

Larry Cohen diz que a New World Pictures Company ficou um pouco insatisfeita com o filme resultante, afirmando: "O Novo Mundo queria um filme de terror puro e, em retrospecto, The Stuff tinha mais aspectos cômicos do que os executivos talvez esperassem.

A Atriz Brooke Adams (Na Hora da Zona Morta) faz uma ponta segurando um pote de Stuff no comercial: "Bastante nunca é o  bastante."



Michael Moriarty em Cavaleiro Solitário








Andrea Marcovicci em Caçador do Espaço: Aventura na Zona Proibida (1983)








Danny Aiello em Faça a Coisa Certa








Paul Sorvino  em Os Bons Companheiros









Garrett Morris  em Homem Formiga









Filmografia Parcial:

Michael Moriarty 







A Última Batalha de um Jogador (1973);  A Última Missão (1973); Temporada Mortal (1977); Holocausto (Minissérie 1978);  A Coisa (1985); O Cavaleiro Solitário (1985); Troll - O Mundo do Espanto (1986); A Ilha dos Monstros (1987); Nasce uma Esperança (1993); Coragem sob Fogo (1996); O Crime do Século (1996); Terremoto em Nova York  (1998); Procura-se (1999); O Dom: Duelo Paranormal (2001); Na Teia da Aranha (2001); James Dean (2001); Falando com os Mortos (2002); A Filha do Papai Noel (2006); The Yellow Wallpaper (2012); The Phantoms (2020)

Andrea Marcovicci 







Testa-de-ferro Por Acaso (1976);  Aeroporto 79: O Concorde (1979); A Mão (1981);  Caçador do Espaço: Aventura na Zona Proibida (1983);  Velvet (1984);  A Coisa (1985); O Fantasma de Canterville (1986); Dias Amargos (1993); Irene in Time (2009); Driving by Braille (2011); Toda Arte é Perigosa (2019); Baskets  (seriado 2019)

Danny Aiello




 



O Poderoso Chefão II (1974); Testa-de-ferro Por Acaso (1976); 41ª DP - Inferno no Bronx (1981); Era Uma Vez na América (1984); A Rosa Púrpura do Cairo (1985); A Coisa (1985);  A Fúria do Protetor (1985); Dama de Ouro (seriado 1985 -1986); A Era do Rádio (1987); Feitiço da Lua (1987); Faça a Coisa Certa (1989); Os Donos da Noite (1989); Alucinações do Passado (1990); Hudson Hawk - O Falcão Está à Solta (1991); Ruby (1992); O Profissional (1994); Prêt-à-Porter (1994); City Hall - Conspiração no Alto Escalão (1996); Sucesso a Qualquer Preço (1997); Homens de Honra (1998); Xeque-Mate (2006); Lute Por Sua Vida (2014); The Neighborhood (2017); Little Italy (2018)

Paul Sorvino 







Um Toque de Classe (1973); Alguém Lá em Cima Gosta de Mim (1977); Irmãos de Sangue (1978); Parceiros da Noite (1980); Reds (1981); Eu Sou a Lei (1982); A Coisa (1985); Um Frio Corpo sem Alma (1985); Dick Tracy (1990); Os Bons Companheiros (1990); Pesadelo (1991); Rocketeer (1991); A Firma (1993); Nixon (1995); Tudo por Dinheiro (1997); Procurado (1997); Houdini - O Mestre dos Mágicos (1998); Guerra Contra o Crime (2000); Perfume (2001); O Rei do Jogo (2004); Last Hour (2008); Meu Novo Amigo (2009); A Filha do Papai Noel 2 (2009); O Mafioso (2011); Amigo Imaginário (2012); A Cilada (2015); Touro Indomável 2 (2016); Regras Não Se Aplicam (2016); Executor (2017); Papa (2018); Welcome to Acapulco (2019)


Garrett Morris  







Como Livrar-me da Mamãe (1970);  O Golpe de John Anderson (1971);  Car Wash: Onde Acontece de Tudo (1976); Saturday Night Live  (programa 1975-1980);  A Coisa (1985); Condição Crítica (1987); Tiro Certo (seriado 1986-1989); Um Defunto em Meu Armário (1992);  Laços Sangrentos (1992); Escorpião Negro (1995); A Rosa Negra do Harlem (1996); Herói por Engano (1996); Escorpião Negro II (1997); A Carga Maldita (1999); Dois Doidões em Harvard (2001); Tudo pela Honra do Meu Pai (2007); Curtindo a Casa Alheia (2012); Homem-Formiga (2015); Duas Garotas em Apuros (seriado 2011-2017);A Creche do Papai 3 (2019)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre