quinta-feira, 7 de abril de 2022

OS IMPERDOÁVEIS / UNFORGIVEN (1992) - ESTADOS UNIDOS

 

RÉQUIEM PARA HOMENS SEM PERDÃO

O ano é 1880, final do século 19.  William Munny (Clint Eastwood), fazendeiro, viúvo, pai de duas crianças. Um outrora sanguinário pistoleiro, alcoólatra e bandido, agora reformado pelo amor de uma boa mulher, é visitado por um jovem e desconhecido pistoleiro de fala rápida autodenominado “The Schofield Kid” (Jaimz Woolvett) que lhe propõe parceria para matar dois bandidos, em troca de uma vultuosa recompensa, pois desfiguraram uma mulher de um prostíbulo. Munny, a princípio, declina e deixa o jovem partir, mas sob pressão da miséria acaba aceitando o serviço. Para tal empreitada, busca a parceria de um inseparável amigo de seus tempos de trevas, Ned Logan (Morgan Freeman), preciso no manejo do rifle e que vive em paz em um pequeno rancho com uma índia (Cherrilene Cardinal) que não vê com bons olhos a chegada de Munny. Ainda que de forma reticente, Ned segue o alquebrado criador de porcos no intuito da divisão da recompensa de 1.000 dólares por três.

Paralelamente, chega à cidade de Big Whiskey, com o mesmo propósito, o pistoleiro de aluguel “English Bob” (Richard Harris) viajando com seu próprio biógrafo (Saul Rubinek) a escrever suas outrora façanhas e a registrar essa nova “aventura”. Só que Bob não contava encontrar com Little Bill Daggett (Gene Hackman) pretenso guardião da moral e dos bons costumes que serve mais aos seus próprios propósitos que a lei que deveria estar defendendo, e que não admite a entrada de armas na cidade. Amparado por um grupo de auxiliares bem armados, porém inexperientes, o truculento, sádico e cruel xerife desarma Bob, aplica-lhe uma violenta surra, prendendo-o e alardeando a quem escute que a questão da caça pela recompensa não acontecerá naquela cidade, local em que o trio Kid, Munny e Logan se dirigem.

Western que já nasceu clássico, Os Imperdoáveis marcou o renascimento do gênero, durante décadas considerado o “cinema americano por excelência”, contrariando aqueles que apostavam em sua morte como atração popular. Eastwood (aos 62 anos, dirigindo, atuando e produzindo) nos trouxe um Western revisionista sobre um (anti) herói envelhecido e falível, um "herói" tão imperdoável quanto os vilões. Ninguém é inocente em “Os Imperdoáveis”, todos são culpados e estão condenados em um filme que tem cara de faroeste tradicional, mas que desromantiza o que acontecia no velho-oeste. E coube ao último mito do western, o mais famoso cowboy da tela contemporânea, promover essa desmitificação do gênero e de sua própria persona cinematográfica.

Desde “Pistoleiro Solitário” Eastwood não fazia um Western. A estória, escrita por David Webb Peoples (roteirista de “Blade Runner”, “Os 12 Macacos”... e “Soldado do Futuro”) "The Ballad of William Mummy", seduzira Francis Ford Copolla no final dos anos 70, mas este desistiu e Eastwood comprou os direitos em 1983. Nos anos 80, o cinquentão Eastwood não se considerava maduro o suficiente para encarnar o papel de um anti-herói anacrônico, decadente, desencantado, corroído pelo remorso; um assassino alcoólatra regenerado pela mulher que de frio e cruel no passado, mostra-se um miserável pai no presente que não hesitará em pegar as armas por um punhado de dólares. Uma visão sombria da alma de um homem mau assim como uma avaliação sobre as entranhas sangrentas de um país que sempre vive em constantes conflitos.

O roteiro é cheio de nuances que, para o público brasileiro, precisa de certos esclarecimentos: O “Schofield Kid” se nomeou, diz ele, em homenagem ao seu revólver “Smith & Wesson”, modelo Schofield, calibre 45, lançado em 1873. Foram usados na Guerra Civil Americana e considerados um dos mais fortes para combates. O rifle de Ned, “Rifle Spencer” foi o primeiro rifle de repetição militar, lançado em 1860. O “Rifle Henry” criado por B. Tyler Henry e patenteado poucos meses depois do Spencer foi pouco usado durante a Guerra civil americana. Vale lembrar que a chegada dos rifles de repetição (permitia uma serie de tiros sem recarregar) mudou a guerra dos soldados contra os nativos americanos. O “Colt 45” também chamado “Peacemaker” foi o mais famoso da história e seu adversário “Remington Model 1875” não ficava atrás. Mas as nuances dos personagens e as sutilezas do roteiro não param por aí: temos o rapaz que romantiza o comportamento violento daqueles que viveram no passado; o xerife que troca debochadamente o apelido de Bob, famoso pistoleiro inglês que agora vive de sua publicidade, de “Duke of Death” (“Duque da Morte”) para “Duck of Death” (“Pato da Morte”); Bob cita na carruagem o atentado ao presidente James Garfiled, ocorrido em 2 de julho  de 1881. Garfield foi baleado por um assassino quatro meses após assumir a presidência e faleceu dois meses depois. O biógrafo Beauchamp representa aqueles que seguem em busca de histórias, que criam um tom épico que glamouriza os pistoleiros do velho oeste, que praticamente não existem mais, em contraponto a feia realidade narrada por Daggett, na qual todos os pistoleiros que viraram lenda eventualmente atiravam pelas costas ou, de preferência, quando o adversário estava caído, nada de cara-a-cara como nos velhos westerns (a história que Bob conta de English Bob retrata bem essa questão); temos também as mulheres do prostíbulo “compradas” com direito a contrato e ressarcimento ao estabelecimento; a cena de abertura que mostra uma casa, uma árvore e um homem ao lado de um túmulo e a cena final que é praticamente a mesma (como no filme Rastros de Ódio – onde a mesma porta se abre no início e se fecha no fim). No passado, os homens recebiam apelidados, agora eles mesmos criam seus próprios apelidos (como o rapaz), quase como ferramentas de marketing; o roteiro nos mostra que as portas do século 20 não há mais lugares para os antigos pistoleiros, xerifes e caçadores de recompensas, é o fim de uma era e o fim de seus lendários personagens; Logan treme na hora de atirar é a crise moral, Kid ao cometer um assassinato tem uma crise de choro: outro com crise moral.  Munny atira em um homem e se compadece de seu sofrimento (ela já não é o mesmo homem, ainda que tenha “trevas” dentro de si). Munny cita sempre que o álcool fora o grande estopim para suas mortes, quando toma alguns goles é prenuncio de que ele trará o inferno consigo novamente.


Quanto ao elenco, não temos como pensar em outro ator interpretando Munny do que Eastwood. Seu personagem tem mudanças ao longo do filme que o tornam memorável. O espectador não se identificará com seu personagem, mas a ideia é essa: mostrar que a violência não é divertida e que esses personagens, os reais, eram destituídos de honra e coragem, restando apenas aqueles criados pelos livros e cinema. Gene Hackman não queria fazer um filme que contivesse violência, mas quando Eastwood lhe explicou a ideia central embarcou no projeto conquistando o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante. Seu personagem é realmente mau, sádico e deve ter conquistado sua reputação fazendo o mesmo ou pior do que atribui a Bob. Seu destino torna-se irônico frente a tudo que dissera a Beauchamp. Morgan Freeman trouxe uma interpretação sólida e essencial para a estória, seu personagem se revela um homem diferente do que era, mas seu destino está preso às circunstâncias que ele mesmo aceitou se inserir. Jaimz Woolvett faz um jovem que deseja ser pistoleiro num mundo que não cabe mais tal coisa. Sua cara de pau só não é maior do que sua dificuldade de enxergar. Richard Harris faz o pistoleiro inglês que vive da fama, carrega um livro validando suas estórias e acha que ganhará uns trocados contra dois colonos sem experiência em confrontos. De certo modo sua melancólica saída da cidade é uma analogia ao fim da era dos pistoleiros. Saul Rubinek é o homem à procura de uma estória para seu livro e que se descobre dentro da estória, só que uma estória real, feia, suja e sem heróis. Beauchamp viverá para celebrar a lenda de William Munny e assim ter a oportunidade de presenciar o tão desejado “antigo velho-oeste”. Frances Fisher é a líder das mulheres em busca de justiça que por meios legais nunca virá. Anna Thomson faz Delilah, a mulher que sofre a brutalidade e que o xerife prefere compensar seu “chefe” com seis cavalos. Anthony James é o dono do prostíbulo, mais interessado em receber uma compensação do que reclamar por justiça.

Eastwood deu a um gênero que jazia nas trevas cinematográficas um tom filosófico, isento de univocidade e revisionista. Em um de seus melhores exemplares,  desmitifica a violência e a guerra como algo divertido, como visto nos antigos filmes, ao lhe retirar toda a aura romântica.  Eastwood atira na ferida de uma sociedade permissiva quanto a violência, que a aceita enquanto não a atinge. É também uma jornada psicológico-moral de um homem desesperado que volta a ser o assassino que já foi.  Um épico sem heróis e uma homenagem adequada a seus mentores Don Siegel e Sergio Leone, a quem o filme é dedicado. 


Trailer:





Curiosidades:

Embora a partitura tenha sido arranjada por Lennie Niehaus, o tema principal foi escrito por Clint Eastwood.

O filme foi indicado a 9 Oscars, conquistando quatro: Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Ator Coadjuvante e Melhor Montagem

A mãe de Clint Eastwood, Ruth Wood, passou um dia desconfortável (usando um vestido pesado) como figurante, filmando uma cena em que ela embarca em um trem. No entanto, a cena acabou sendo cortada, com seu filho se desculpando por o filme ser "muito longo e algo tinha que ir". Tudo foi perdoado quando ele a trouxe para o Oscar e agradeceu com destaque em seu discurso de aceitação.

Este é o terceiro western a ganhar o Oscar de Melhor Filme. Os outros dois são Dança com Lobos (1990) e Cimarron (1931).

Filmado em Calgary, Canadá, que estava experimentando um clima excepcionalmente seco. A maior parte da chuva foi criada no local. A neve que cai quando William Munny está se recuperando de sua surra foi inesperada e improvisada.

Richard Harris estava assistindo O Estranho sem Nome (1973) na televisão quando Clint Eastwood lhe telefonou para oferecer o papel de English Bob.

Frances Fisher disse que o roteiro original de David Webb People foi um dos mais perfeitos que ela já viu, já que quase parecia um romance. Ela ilustrou isso com o fato de que, embora a maioria dos roteiros esteja cheia de revisões posteriores marcadas com tinta vermelha nas margens, este quase não tinha nenhuma. Uma das poucas mudanças que Clint Eastwood fez no roteiro de Peoples foi remover a voz de abertura e substituí-la por texto.

Quando o Bob sai, xingando a cidade, ele fala com um sotaque cockney áspero e de classe baixa, confirmando que a personalidade refinada e de classe alta de Bob era falsa. Em uma entrevista de 1992, Richard Harris revelou: "Eu li o roteiro e disse a Clint Eastwood: 'Sabe, seria ótimo se eu pudesse interpretar esse homem como uma espécie de falso classe alta, e no final do foto - quando ele leva uma surra para fora dele - talvez tudo isso caia, e você vê por trás de tudo que ele é realmente um tipo de vida baixa'. E Clint disse: 'Sim, ótimo! Vá em frente!'. "

Morgan Freeman soube deste filme por Kevin Costner durante as filmagens de Robin Hood, o Príncipe dos Ladrões (1991). Freeman se aproximou de Clint Eastwood e conseguiu o papel de Ned Logan.

A fala do auxiliar Clyde sobre porque um homem de um braço só precisava carregar três pistolas, "Eu não quero ser morto por falta de poder atirar de volta" às vezes é atribuída a James Butler "Wild Bill" Hickok. Ele geralmente carregava duas pistolas na cintura, outra em um coldre de ombro, às vezes outra presa na parte de trás do cinto, e geralmente tinha pelo menos uma Derringer escondida em algum lugar. Enquanto trabalhava como homem da lei, ele geralmente carregava uma espingarda de cano serrado também. Hickok também riu da reportagem de Ned Buntline sobre ele ter matado 20 homens com 20 tiros, dizendo que sua teoria era começar a atirar e continuar atirando, até que o homem em quem você estava atirando estivesse morto.

Gene Hackman recusou o papel de Munny antes que o roteiro chegasse a Clint Eastwood.

Este filme e O Estranho sem Nome (1973) abrem e fecham com o mesmo local, ângulo de câmera e hora do dia.

O escritor David Webb Peoples credita Taxi Driver: Motorista de Táxi (1976) de Martin Scorsese e o romance "The Shooist" de Glendon Swarthout como duas das principais influências formadoras de seu roteiro.

Em 2007, o American Film Institute classificou este 68 em sua lista de Maiores Filmes de Todos os Tempos.

Eastwood disse que estava interessado em desconstruir o mito do Velho Oeste, com sua clara distinção entre heróis e vilões, e queria mostrar uma representação inglória da morte.

A dificuldade de Will em montar o cavalo foi alcançada por ele segurar a rédea esquerda bem perto, o que faz o cavalo virar para a esquerda.

Jeremy Irons foi considerado para o papel de English Bob.

O escritor David Webb Peoples baseou sua história em parte em um romance de faroeste que o impressionou muito. Este livro foi transformado em filme, O Último Pistoleiro (1976), que foi o último filme já feito por John Wayne. Como o personagem de Eastwood neste filme, o personagem de Wayne era um ex-pistoleiro envelhecido que se vê enfrentando um extremo estranho, levando a um final sombrio.

A cena anterior em que William Munny (Clint Eastwood) pratica tiro com armas lembra Josey Wales (Eastwood) atirando antes dos créditos de Josey Wales, o Fora da Lei (1976).

A ferrovia, usada para filmar a sequência do trem, também foi usada em O Cavaleiro Solitário (1985).

Incluído na lista dos 100 melhores filmes americanos de 1998 do American Film Institute.

Incluído entre os "1001 filmes que você deve ver antes de morrer", editado por Steven Schneider.

Último filme de Anthony James.

O rifle que o deputado Andy Russell (Jeremy Ratchford) carrega para prender o inglês Bob (Richard Harris) é um Winchester '66 "Yellowboy" com a coronha removida, para se assemelhar a um Henry de primeiro modelo.

Clint Eastwood e Gene Hackman mais tarde protagonizaram Poder Absoluto (1997), também dirigido por Clint Eastwood.

Estreia no cinema de Jaimz Woolvett.

De acordo com o roteiro, The Schofield Kid se afogou por culpa.


Cartazes:



Filmografia Parcial:

Clint Eastwood






Por Um Punhado de Dólares (1964); Por uns Dólares a Mais (1965); Meu Nome É Coogan (1968); O Desafio das Águias (1968); O Estranho Que Nós Amamos (1971); Perversa Paixão (1971); Perseguidor Implacável (1971); O Estranho Sem Nome (1973); Magnum 44 (1974); Escalado para Morrer (1975); Josey Wales - O Fora da Lei (1976); Sem Medo da Morte (1976); Rota Suicida (1977); Doido para Brigar... Louco para Amar (1978); Alcatraz - Fuga Impossível (1979); Bronco Billy (1980); Punhos de Aço - Um Lutador de Rua (1980); Firefox: Raposa de Fogo (1982); Impacto Fulminante (1983); Um Agente na Corda Bamba (1984); O Cavaleiro Solitário (1985); Dirty Harry na Lista Negra (1988); Os Imperdoáveis (1992); Na Linha de Fogo (1993); Um Mundo Perfeito (1993); As Pontes de Madison (1995); Menina de Ouro (2004); Gran Torino (2008); Curvas da Vida (2012), A Mula (2018); Cry Macho (2021)


Gene Hackman









Bonnie e Clyde - Uma Rajada de Balas (1967); Operação França (1971); O Destino do Poseidon (1972); A Conversação (1974); Operação França II (1975);Superman: O Filme (1978); Superman II - A Aventura Continua (1980); Sob Fogo Cerrado (1983); De Volta Para o Inferno (1983); Superman IV: Em Busca da Paz (1987); Inimigo do Estado (1988), Entrega Mortal (1989); Mississipi em Chamas (1989); De Frente Para o Perigo (1990); Os Imperdoáveis (1992); A Firma (1993); Geronimo - Uma Lenda Americana (1993); Rápida e Mortal (1995); Maré Vermelha (1995); Medidas Extremas (1996); Poder Absoluto (1997); Os Excêntricos Tenenbaums (2001); Atrás das Linhas Inimigas (2001); O Júri (2003).

Morgan Freeman







O Homem do Prego (1964); Attica: A Rebelião Sangrenta (1980); Brubaker (1980); Meu Pai, Eterno Amigo (1984); Malandros de Rua (1987); Meu Mestre, Minha Vida (1989); Um Rosto sem Passado (1989); Conduzindo Miss Daisy (1989); Tempo de Glória (1989); Robin Hood: O Príncipe dos Ladrões (1991); O Poder de um Jovem (1992); Os Imperdoáveis (1992); Um Sonho de Liberdade (1994); Epidemia (1995); Seven: Os Sete Crimes Capitais (1995) Reação em Cadeia (1996); Amistad  (1997); Impacto Profundo (1998); Sob Suspeita (2000); Na Teia de Aranha (2001); A Soma de Todos os Medos (2002); O Apanhador de Sonho (2003); Todo Poderoso (2003); Menina de Ouro (2004); Cão de Briga (2005); Edison, Poder e Corrupção (2005); Batman Begins (2005); Xeque-Mate (2006); O Contrato (2006); A Volta do Todo Poderoso (2007); Medo da Verdade (2007); Antes de Partir (2007); O Procurado (2008); Batman: O Cavaleiro das Trevas (2008); Invictus (2009); RED: Aposentados e Perigosos (2010); Conan, o Bárbaro (2011 - narrador); Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge (2012); Invasão a Casa Branca (2013); Truque de Mestre (2013);  Ted 2 (2015); Invasão a Londres (2016);  Truque de Mestre: O 2º Ato (2016); Ben-Hur (2016); Despedida em Grande Estilo (2017);  Alfa (2018); O Quebra-Nozes e os Quatro Reinos (2018); Angel Has Fallen (2019)


Richard Harris







Os Canhões de Navarone (1961);  O Grande Motim (1962); A Bíblia (1966); Um Homem Chamado Cavalo (1970); Robin E Marian (1976); O Retorno do Homem Chamado Cavalo (1976); A Travessia de Cassandra (1976); Orca - A Baleia Assassina (1977); Selvagens Cães de Guerra (1978); O Novo Princípio (1979); O Triunfo de Um Homem Chamado Cavalo (1983); Terra da Discórdia (1990); Um Dia de Liberdade (1984); Jogos Patrióticos (1992); Os Imperdoáveis (1992); Gladiador (2000); Harry Potter e a Pedra Filosofal (2001); O Conde de Monte Cristo (2002); Harry Potter e a Câmara Secreta (2002);

 

Saul Rubinek 







Agência de Assassinos (1980); O Navio Assassino (1980); Um Bilhete Para o Céu (1981); Vida de Solteiro (1982); Médicos Loucos e Apaixonados (1982); Paixões Violentas (1984); Wall Street: Poder e Cobiça (1987); A Fogueira das Vaidades (1990); O Cão de Guarda (1992); Os Imperdoáveis (1992); Amor à Queima Roupa (1993); E a Vida Continua (1993); Desejo de Matar 5 (1994); Adoro Problema (1994); Acertando as Contas com Papai (1994); A Conspiração (2000);  Um Homem de Família (2000); A Hora do Rush 2 (2001); A Família Sol, Lá, Si, Dó na Casa Branca (2002); Os Estagiários (2004); Perseguição (2004); Crimes no Paraíso: Travessia Noturna (2006); Jesse Stone: Tempo de Despertar  (2007); Blackout (2007); No Limite - A História de Ernie Davis (2008); Jesse Stone: Sem Remorso (2010); Inocência Perdida (2011); Jesse Stone: O Benefício da Dúvida (2012); Warehouse 13 (seriado 2009 -2014); Encurralados (2015); A Balada de Buster Scruggs (2018); Hunters (seriado 2020)


Frances Fisher







A Marca do Passado (1987); O Sequestro de Patty Hearst (1988); Quero ser Grande (1988); Cadillac Cor-de-Rosa (1989); A Volta de Roxy Carmichael (1990); Xerife Baker (1991); Os Imperdoáveis (1992); Titanic (1997); A Vida de Audrey Hepburn (2000); 60 Segundos (2000); Leis da Atração (2004); As Muitas Mulheres de Minha Vida (2007); No Vale das Sombras (2007); A Caminho da Felicidade (2010); O Poder e a Lei (2011); Perdido Pra Cachorro 3 (2012); O Candidato (2013); A Hospedeira (2013); Um Momento Pode Mudar Tudo (2014); Criminosos e Anjos (2016); Correndo por um Sonho (2018); Amor com Data Marcada (2020); Awake (2021); The Sinner (seriado 2021)


Anna Thomson







Amarga Sinfonia de Auschwitz (1980); Nos Calcanhares da Máfia (1984); Os Amantes de Maria (1984); Procura-se Susan Desesperadamente (1985) O Romance de Murphy (1985); Caminhos Violentos (1986); Totalmente Selvagem (1986); Atração Fatal (1987); Wall Street: Poder e Cobiça (1987); Talk Radio: Verdades que Matam (1988); Warlock: O Demônio (1989) Os Imperdoáveis (1992); O Corvo (1994); Ninguém Segura este Bebê (1994); Os Bad Boys (1995); Bridget (2002); Social Anxiety (2012)


Jaimz Woolvett







Os Imperdoáveis (1992); A Criatura das Sombras (1993); Ambição em Alta Voltagem (1995); O Massacre de Rosewood (1997); O Santuário (1998); O Assassinato do Presidente (1998); Juízo Final (1999); Vítima da Sedução (2000); De Volta ao Inferno (2001); Jogos de Poder (2003); O Efeito da Fúria (2008)

Anthony James (1942–2020)







No Calor da Noite (1967); Sam Whiskey, o Proscrito (1969); Corrida Contra o Destino (1971); Assim Nasce um Homem (1972); O Estranho sem Nome (1973); A Mansão Macabra (1976); Perigo na Montanha Enfeitiçada (1978); Perseguição Assassina (1978); Uma Cidade Muito Louca (1981); Trovão Azul (1983); Pesadelos Diabólicos (1983); Era da Destruição (1987); A Dama de Ferro (1988); Corra que a Polícia vem Aí! 2 1/2 (1991); ; Os Imperdoáveis (1992) e participação em vários seriados


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre