sexta-feira, 24 de janeiro de 2025

MAYA (1966) - ESTADOS UNIDOS


O FILME QUE GEROU A SÉRIE

Terry Bowen (Jay North) é um menino americano que chega à Índia para viver com o pai Hugh Bowen (Clint Walker), um famoso caçador de animais de grande porte. Este, porém, não está na estação para recebê-lo, obrigando-o a caminhar por quilômetros. Ao chegar em casa, se depara com algo bem diferente do que imaginara: um local abandonado, sujo e com jaulas vazias. Hugh se surpreende, pois este chegara um dia antes, mas não demonstra muito entusiasmo com a visita do filho que diz ter vindo para ficar.

O outrora grande caçador, famoso no país, se transformou em um homem acovardado e amargurado, cujas posses vem se desfazendo aos poucos, após um confronto mal-sucedido contra um tigre. E conforme a tradição local, um homem marcado por um tigre se torna marcado para sempre.  Terry não compreende o que realmente aconteceu com o pai, enquanto faz amizade com um guepardo domesticado. Para sua surpresa e revolta, seu pai elimina o felino sem piedade. Terry resolve partir, mas quando o trem começa a seguir seu caminho resolve pular do transporte. Em seu caminho, encontra um menino indiano chamado Raji (Sajid Khan) cujo pai encontra-se nos momentos finais de vida. Raji recebe uma incumbência: levar a elefanta Maya e seu filhote albino Primo, que por sua cor, é considerado um animal sagrado a um local determinado. A dupla terá que fazer uma longa jornada, repleta de perigos, pois Primo é objeto de desejo de várias pessoas, além de que no caminho entrarão no perigoso vale dos tigres. Enquanto isso, Hugh, ao saber da notícia, parte para encontrar o seu filho, acompanhado de Gammu Ghat (Paidi Jairaj), um ajudante de caça. Ao saber que dois meninos, um deles, aparentemente americano, estão fazendo uma jornada com dois elefantes, Hugh não tem dúvidas de que Terry é um deles partindo ao seu encontro. Quando Hugh percebe que estão indo em direção ao temido vale dos tigres, descobre que terá que alcança-los o mais rápido possível.

Em épocas de “Ben, O Urso Amigo”, “Flipper”, “Lassie”, “Rin Tin Tin” e a leoa “Elza”, A 20th Century Fox resolveu aliar as belas paisagens da Índia com animais, em uma aventura orientada ao público infantil, com dois atores conhecidos do público da época:   Clint Walker do famoso seriado “Cheyenne” e filmes como “Os 12 Condenados” e Jay North, do seriado “O Pimentinha” dos anos 50. Dirigido por John Berry (1917-1999) de “Fibra de Campeão” – 1982, deste filme originou-se, no ano seguinte, uma série homônima que durou apenas 18 episódios com os mesmos Jay North e Sajid Khan. Quem assistiu ainda guarda com carinho na memória.

Maya, em dias atuais, pode ser considerado uma aventura bem inocente, o que faz com que apresente tantos pontos positivos quanto negativos. Há alguns pontos soltos como nunca sabermos o que realmente ocorreu com Hugh ou todos os indianos entenderem e falarem inglês sem dificuldade (tudo bem, a Índia foi colônia inglesa entre 1858 a 1947, mas ainda assim há uma sensação de estranheza), além de que nos dias atuais o conceito de grande caçador americano não gera simpatias. Outro ponto, é que apesar de Clint Walker ser o primeiro nome nos letreiros, a aventura centra-se em North e Sajid Khan, não que isso seja ruim, mas o filme fica melhor quando a dupla de paquidermes divide as cenas. O modo como os pequenos meninos conseguem libertar Maya e Primo de um confinamento soa falso: ninguém dá o alarme e ninguém tenta captura-los novamente. Em contrapartida é uma aventura movimentada, os animais são carismáticos, principalmente Maya, e as paisagens indianas são o grande atrativo da produção. O filme passou por aqui algumas vezes na Sessão da Tarde e muitos devem se lembrar do furioso confronto entre Maya e os tigres.

No elenco, Clint Walker fez o grande caçador em busca de redenção e já sabemos como essa situação termina. Jay North esteve bem em cena, mas ao meu ver Sajid Khan (1951-2023) esteve melhor. Khan tornou-se conhecido pelo filme estrangeiro indicado ao Oscar “Honrarás Tua Mãe” / Mother India (1957). Paidi Jairaj (1909-2000) fez o ajudante de Hugh de forma correta. Sonia Sahni apresentou uma beleza exótica, mas teve pouco tempo em cena.  Teve uma carreira voltada a filmes de seu país. I.S. Johar (1920-1984), comediante indiano, interpretou um golpista inescrupuloso que tenta capturar Primo para ficar rico.

Maya é um filme bem interessante se você gosta de filmes anos 60 e 70 de aventura com as belas e intensas cores do Technicolor. Filmado totalmente na Índia, foi baseado no livro "The Wild Elephant" de Jalal Din e Lois Roth. Uma aventura que exalta a coragem e a amizade, além de fazer o que é o certo. Mas, talvez, a grande estrela do filme seja a fotografia e as belas paisagens.

 

Trailer:


 

 

Curiosidades:

O veterano dublador Paul Frees fez overdubs em praticamente todos os atores indianos adultos, presumivelmente para lançamento nos Estados Unidos.

Uma das trilhas sonoras de Hollywood do famoso compositor italiano Riz Ortolani 

Até o momento desta postagem, o filme pode ser encontrado no Internet Archive com dublagem da época.

 

O SERIADO

 


 

 

 








Cartazes:





 

Filmografias Parciais:

Clint Walker (1927-2018) 






Os Dez Mandamentos (1956); O Rifle de 15 Tiros (1958); A Lei do Mais Valente (1959); Cheyenne (seriado 1955-1962); Os Bravos Morrem Lutando (1965); Satã, O Urso Cinzento (1966); Os Doze Condenados (1967); Sam Whiskey, o Proscrito (1969); O Grande Roubo do Banco (1969); Pancho Villa (1972); O Grito do Lobo (1974); O Grande Búfalo Branco (1977); A Fera das Neves (1977); Vingança Sangrenta (1977); The Serpent Warriors (1985); The All American Cowboy (1985); Pequenos Guerreiros (1998)

Jay North





Sindicato de Vigaristas (1959), Pepe (1960), O Pimentinha (seriado 1959–1963), O Menino e a Onça (1965), Maya (1966), Maya (seriado 1967–1968), Os Cavaleiros da Arábia (seriado 1968–1969), Grump, o Feiticeiro Trapalhão (seriado 1969–1970), Cavaleiros das Arábias (Banana Splits) (desenho 1968–1970 voz de Príncipe Turhan), Bam-Bam e Pedrita (desenho 1971–1972 - voz Bamm-Bamm), The Teacher (1974), Dickie Roberts, o Pestinha Cresceu (2003)

 

Sajid Khan (1951-2023)






Honrarás Tua Mãe (1957), Son of India (1962), Maya (1966), Maya (seriado 1967–1968), The Singing Filipina (1971), Savera (1972),, Mahatma and the Mad Boy (1974), Verão Vermelho (1983), Pilak (2001)

quinta-feira, 23 de janeiro de 2025

SEMPRE AO SEU LADO / HACHI: A DOG'S TALE (2009) - ESTADOS UNIDOS / REINO UNIDO

AMOR INCODICIONAL

Parker Wilson (Richard Gere) é um professor universitário que encontra um cãozinho perdido na estação de trem da cidade. Como não consegue localizar o dono, leva o filhote para casa surpreendendo sua esposa Cate (Joan Allen). O cãozinho conquista rapidamente Parker e a filha do casal, Andy (Sarah Roemer), ainda que Cate deseje que o marido encontre alguém que o cuide, o que se mostra infrutífero. Mesmo com cartaz ninguém aparece para reivindicar o animal. Ao encontrar Ken (Cary-Hiroyuki Tagawa), um amigo, descobrem uma etiqueta na coleira que o cãozinho se chama “Hachi” (de Hachiko), sua origem é japonesa (da raça Akita), o caractere japonês significa “oito” e um sinal de boa sorte. 


Cate (Joan Allen), ao ver o afeto da filha e do marido com Hachi, aceita sua permanência. O pequeno Hachi cresce e passa a acompanhar Parker até a estação diariamente aguardando a volta de seu amigo do trabalho todos os dias, na mesma estação de trem. Só que um dia, por um motivo que Hachi não entende, Parker não mais retorna no trem e nem no horário contumaz.  Mas Hachi continua a aguardá-lo, esperado que saia do trem e vá ao seu encontro.

Sempre ao Seu Lado, curiosamente, não foi exibido nos cinemas americanos, indo direto para a tevê e DVD. Já no Brasil, foi exibido em nossos cinemas em 2010. O filme foi dirigido pelo sueco Lasse Hallström, diretor de “Querido John”, “Gilbert Grape: Aprendiz de Sonhador”, “Minha Vida de Cachorro” ... e roteirizado por Stephen P. Lindsey (Nada a Perder 1 e 2). E essa união foi bem frutífera, com um filme em tom de parábola de cunho espiritual, um tributo aquele que acompanha o ser humano em sua odisseia desde tempos remotos. A História foi adaptada de um filme de 1987, “Hachi-ko”, que por sua vez se baseou em um evento real ocorrido em Odate, Japão, entre 1923  e 1934/35 com um professor que lecionava na universidade de Tóquio. 

O filme, desde o seu início, tem uma condução muito bem estruturada, suave, que prende que o assiste: nascido em um monastério japonês é enviado aos Estados Unidos. No caminho, sua etiqueta de destino some, a caixa onde se encontra em um carrinho cai e se quebra. Hachi passa a caminhar perdido na estação até encontrar Parker. Destino? Claro, bem ao estilo Hollywood. Veremos, em alguns momentos o ponto de Hachi. Sua visão é em preto e branco e Parker é visto debaixo para cima. A transição do tempo é muito bem desenvolvida, seja a partir do pequeno e indefeso cãozinho até o seu amadurecimento e semblante triste (foram utilizados três cães, mas funcionam como se realmente fosse apenas um). E não há como não deixar de citar as mudanças das estações através das folhagens, uma forma muito poética de mostrar a dedicação de Hachi para com aquele que escolheu para demonstrar devoção e amor incondicional. O filme logra sucesso ao pegar estes ingredientes e adicionar tema universal do sentimento da perda da qual aqueles que ainda não tiveram, um dia invariavelmente terão. Tudo isso alimentado pela doçura do cão oriental e uma trilha sonora que se encaixou muito bem.

O elenco é muito bom. Richard Gere (que também produziu) foi uma escolha muito bem encaixada. Ele interage com “Hachi” que o encanta desde o início. O seu amigo diário mostra-se cada vez mais indispensável em sua rotina diária. Joan Allen faz a esposa que aos poucos percebe que um elo foi estabelecido e que rompê-lo seria uma crueldade. Sarah Roemer aparece em alguns momentos, mas tanto ela como Allen não foram muito desenvolvidas em prol da narrativa centrada em Gere e “Hachi”. Jason Alexander, como o gerente da estação, atua novamente ao lado de Gere em um papel bem menos ingrato do que em Uma Linda Mulher. Cary-Hiroyuki Tagawa, um ator de muitos recursos, interpreta Ken.  Kevin DeCoste interpretou Ronnie, o neto que dá partida na história ao contar as interações de sua família com Hachi. Erick Avari interpretou o vendedor de cachorro-quente, que assim como outros personagens também cria uma interação com Hachi. 


Sempre ao Seu lado é um filme simples, mas feito com muita competência e ternura. Um filme que vai nos pegando desde o início, com uma mensagem muito bonita ao seu final. Não por acaso, tornou-se um dos filmes preferidos de várias pessoas. Em 2023 foi lançado Hachiko - Para Sempre.

 

Trailer:


 
 

Curiosidades:

Em 19 de maio de 2012, uma estátua de bronze do cão japonês Hachiko foi inaugurada na estação de trem em Woonsocket Depot Square, onde o filme foi filmado. É uma réplica exata da estátua de bronze de Hachiko que fica em frente à Estação Shibuya no Japão.

Após a morte do Mestre de Hachiko, Hachiko foi acolhida pelo Jardineiro da família Ueno.

Quando Parker procura informações sobre Akita na Internet, ele se depara com uma foto de Ueno e Hachiko de 1924.

Richard Gere disse: "Esses não são o tipo de cachorro que você pode comprar com guloseimas, eles gostam de você ou não. Um Akita faz uma conexão ou não. Akitas são cães muito exigentes e particulares e os treinadores estavam muito apreensivos sobre eu conhecer os cães porque esses cães se decidem imediatamente e se eles não gostam de você, não há como voltar atrás."

Hachi é um Akita/Akita Ainu japonês das regiões montanhosas do norte do Japão.

De acordo com as cartas finais do filme, o verdadeiro Hachiko morreu em março de 1934. O filme anterior, Hachiko Monogatari, e outras fontes afirmam que ele morreu em março de 1935 (9 anos e 9 meses após a morte do Professor Ueno).

Após o lançamento bem-sucedido do filme original japonês, A História de Hachiko (1987), Richard Gere estava procurando um projeto para dirigir que pudesse assistir ao lado de seu filho Homer, e uma adaptação americana seria a solução.

Hachi foi adotado outro nome pelos japoneses, de "Chuken Hachiko", que significa literalmente "cão leal Hachiko".

O filme estreou nos cinemas do Reino Unido em 12 de março de 2010, cortesia da Entertainment Film Distributors, e estreou em mais de 25 países ao longo de 2009 e 2010.

A maior parte das filmagens ocorreu em Bristol, Rhode Island, e Woonsocket, Rhode Island.

Sempre ao Seu Lado estreou no Festival Internacional de Cinema de Seattle em 13 de junho de 2009, e seu primeiro lançamento nos cinemas foi no Japão em 8 de agosto.

O filme original contava a história real do cão Akita chamado Hachiko que viveu no Japão de 1923 a 1935. Este filme é uma adaptação americana de uma história real ambientada no Japão de 1985 sobre um professor e seu cão devotado.

Até o final de setembro de 2010, os retornos de bilheteria estrangeiros do filme totalizaram mais de US$ 45 milhões. A Sony Pictures Entertainment decidiu abrir mão de um lançamento nos cinemas dos EUA, trazendo o filme em DVD em 9 de março de 2010 e, eventualmente, vendendo-o para o Hallmark Channel, onde estreou em 26 de setembro de 2010.


Trilha Sonora:

Goodbye - Hachiko 



Cartazes:

 




 

Filmografias Parciais:

Richard Gere


 




À Procura de Mr. Goodbar (1977); Gigolô Americano (1980); A Força do Destino (1982); A Força de um Amor (1983); Cotton Club (1984); Rei David (1985); Sem Perdão (1986); Justiça Cega (1990); Uma Linda Mulher (1990); Rapsódia em Agosto (1991); Desejos (1992); Sommersby: O Retorno de um Estranho (1993); E a Vida Continua (1993); Mr. Jones (1993); Intersection: Uma Escolha, uma Renúncia (1994); Lancelot, o Primeiro Cavaleiro (1995); As Duas Faces de um Crime (1996); Justiça Vermelha (1997); O Chacal (1997); Noiva em Fuga (1999); Dr. T e as Mulheres (2000); Dança Comigo? (2004); Justiça a Qualquer Preço (2007); A Caçada (2007); Sempre ao Seu Lado (2009); O Exótico Hotel Marigold 2 (2015); Norman: Confie em Mim (2016); O Jantar (2017) 

Joan Allen






Caçador de Assassinos (1986); Peggy Sue, Seu Passado a Espera (1986); Tucker - Um Homem e Seu Sonho (1988); Fantasmas da Guerra (1989); Lances Inocentes (1993); Nixon (1995); As Bruxas de Salém (1996); A Outra Face (1997); Diário de uma Paixão (2004); A Supremacia Bourne (2004); A Outra Face da Raiva (2005); Corrida Mortal (2008); Sempre ao Seu Lado (2009); O Legado Bourne (2012); O Quarto de Jack (2015). 

Sarah Roemer


 




Paixão Suicida (2006), O Grito 2 (2006), Paranóia (2007), Asylum: Não Estamos Sozinhos (2008), Pelas Garotas e Pela Glória (2009), Sempre ao Seu Lado (2009), O Vigarista (2010), O 30º Dia (2010), The Event (seriado 2010–2011), Eternamente Manhattan (2016), Sobreviva ao Jogo (2021)

Jason Alexander






Chamas da Morte (1981), O Sonho de Cada um (1981), A Costa do Mosquito (1986), Confissões de um Adolescente (1986), Seinfeld (seriado 1989-1998), Uma Linda Mulher (1990), Loucos de Paixão (1990), Alucinações do Passado (1990), Beijos de Chocolate (1992), O Jornal (1994), O Anjo da Guarda (1994), Por Bem ou por Mal (1995), O Último Jantar (1995), Tudo sobre sexo (1998), O Amor é Cego (2001), Contos de Natal: O Musical (2004), A Farsa dos Pingüins (2006), Meteor (2009), Sempre ao Seu Lado (2009), Larry David in Segura a Onda (2000), Carta Selvagem (2015), Star Trek: Prodigy (seriado 2022-2024) 

Cary-Hiroyuki Tagawa






O Último Imperador (1987); Irmãos Gêmeos (1988); Feitiço Diabólico (1988); 007 - Permissão para Matar (1989); A Arma Perfeita (1991); Massacre no Bairro Japonês (1991); América do Medo (1992); Nemesis - O Exterminador de Andróides (1992); Sol Nascente (1993); Mortal Kombat (1995); O Fantasma (1996); Vampiros De John Carpenter (1998); Duelo de Dragões (1999); A Cilada (2000); Pearl Harbor (2001); O Planeta dos Macacos (2001); Elektra (2005); Memórias de uma Gueixa (2005); Genghis Khan: A Lenda de um Conquistador (2009); Sempre ao Seu Lado (2009); 47 Ronins (2013); Skin Trade - Em Busca de Vingança (2014); O Homem com Punhos de Ferro 2 (2015);  Little Boy - Além do Impossível (2015); Confronto em Manila (2016); Perdidos no Espaço (seriado 2018); O Homem do Castelo Alto (seriado 2015-2018); Armadilha Sexual  (2019); Sky Sharks (2020) 

Erick Avari






A Fera da Guerra (1988);  O Homem da Califórnia (1992); A Mulher dos Meus Sonhos (1993); Stargate - A Chave para o Futuro da Humanidade (1994); A Múmia (1999); O 13º Guerreiro (1999); O Planeta dos Macacos (2001);  A Casa de Vidro (2001); A Herança de Mr. Deeds (2002); Ritual (2002); Esqueceram de Mim 4 (2002); Demolidor: O Homem Sem Medo (2003); O Guardião 2: Retorno Às Minas Do Rei Salomão (2006); Segurança de Shopping (2009); Sempre ao Seu Lado (2009), Where the Road Meets the Sun (2011), Dispatch (2011), California Winter (2012), A Haunting at Silver Falls (2013), It's Not You, It's Me (2013) 

quarta-feira, 15 de janeiro de 2025

A VOLTA DOS REBELDES / RETURN OF THE REBELS (1981) - ESTADOS UNIDOS


BARBARA EDEN E PATRICK SWAYZE

"Mary Beth Allen" (Barbara Eden) é uma viúva que, após a morte do marido, tenta administrar um acampamento com a ajuda da filha Amy (DeAnna Robbins). Devido a um grupo de rapazes e moças arruaceiros, liderados por K.C. Barnes (Patrick Swayze), que nas épocas mais movimentadas, ocupa o local de forma desordenada, e espanta os turistas ficando com local, Mary Beth está indo à falência. O Xerife não quer atender mais suas reclamações, pois deseja que ela preste uma queixa, mas o seu medo é de uma represaria por parte de Barnes. E, para piorar, sua filha parece admirar o jovem rebelde que parece cortejá-la.

Sem condições de arcar com as despesas e sabendo que Barnes e sua turma voltarão no próximo feriado, Mary Beth resolve recorrer a uma última solução: chamar seus outrora amigos, do tempo da juventude, na qual faziam parte de uma turma de motoqueiros intitulados “Rebels” (Rebeldes). Ela inicia uma busca pelos nomes na lista telefônica e encontra alguns, após 25 anos sem contato: Sonny Morgan (Don Murray), agora dono de uma oficina de carros e motos; Jay Arnold Wayne (Christopher Connelly), um empresário que enriqueceu; Wild Bill Karp (Michael Baseleon), um homem que vive sendo preso por ter um temperamento explosivo; Big Al Williams (Robert Mandan), dono de uma agência de automóveis que usa sua imagem para vendê-los em comercias e Mickey Fine (Jamie Farr), um homem comum que vive como autônomo. O primeiro a ser contatado é Sonny que se alegra em rever Mary Beth, alguém de quem ele gostou, mas não cortejou, enquanto ela esperava uma aproximação da qual nunca veio. Agora o destino resolve uni-los novamente. Ela pede ajuda e Sonny resolve realizar uma reunião dos antigos tempos e nessa reunião um convite para celebrarem os bons tempos em seu acampamento no próximo feriado. Apenas Sonny sabe porque eles irão para lá.

O quinteto parte de moto e resolve fazer uma viagem rumo ao acampamento, conseguindo chegar um dia antes do feriado. Na noite do dia seguinte, Barnes surge com seu grupo de quase quarenta pessoas, mas é surpreendido pelos cinquentões que os expulsa do local. Tudo parece ter dado certo até que o quinteto é surpreendido, no dia seguinte, pelo grupo do jovem arruaceiro. Agora, em menor número, não terão como contê-los.

Os dois únicos motivos pela qual resolvi fazer essa análise foi o fato de me surpreender em ver um telefilme com Barbara Eden e Patrick Swayze. O filme chegou a passar na nossa programação televisiva em meados de 1983 e o ator fazendo o papel de um vilão. O segundo motivo, é que acredito que não foi feita ainda uma análise desse filme em “terra brasilis”, apenas sinopses televisivas em jornais da época.

Se formos analisar friamente, esta atração é bem fraca. A estória é previsível, as situações acontecem de uma forma muito rápida e temos um final meio “deus ex-machina” (aqueles finais em que a solução parece ter sido tirada da cartola – o surgimento de um ou mais personagens inesperados que ao solucionar uma situação intrincada suscita o fim da história). Apesar de não ser literalmente uma solução que se enquadre nesta classificação, podemos dizer que o roteiro (por Robbie Robertson, que ganhou um Oscar na área de efeitos especiais por "Sem Rumo no Espaço" (1970)) arruma um jeito muito rápido do quinteto resolver a contenda. Analisando bem, no roteiro fica bem óbvio que a ideia era explorar o talento, beleza e carisma da famosa atriz de “Jeannie é um Gênio”. Tudo é bem ingênuo: a turma de Barnes são uns rapazes e moças com um visual bem “clean” (ainda que a explicação para a insistência de Barnes seja interessante). Os cinquentões vão para a academia, malham uma semana (pelo menos é o que parece) e já estão praticamente em forma (é até divertido). Há uma clara referência a Sete Homens e um Destino (eles chegam como salvadores e são expulsos). O par romântico maduro funciona em cena e alguns personagens até que receberam um bom desenvolvimento. Tem aquele ar “camp” dos anos 70, mas para quem gosta dos atores / atriz pode achar uma produção simpática.

No elenco, Barbara Eden foi a razão de ser do telefilme. A estória gira em torno dela e sua personagem se mostrou frágil (bem anos 70), mas sua atuação convenceu. Don Murray (de filmes como “A Rainha dos Vikings” , “Nunca fui Santa” e "A Conquista do Planeta dos Macacos) interpretou o galã e antiga paixão da personagem de Eden. Christopher Connelly ficou famoso por estrelar alguns filmes “Trash” como “Os Guerreiros da Atlântida” e “1990 – Os Guerreiros do Bronx”. Patrick Swayze, no início de carreira, já com 29 anos, fazendo papel de 20, dois anos antes de “Jovens sem Rumo” (1983), tentou entregar o que roteiro pediu: um jovem insolente, que vive jogando charme e que não transmite muita ameaça. Todos do elenco, a exceção de Swayze, já tinham também feitos participações em séries e telefilmes e continuariam também atuando nesse segmento.

Dirigido por Noel Nosseck  (de um interessante telefilme que passou por aqui chamado “Erro de Acusação” - 1993), A Volta dos Rebeldes é um telefilme ingênuo que, apesar de ser realizado no início dos anos 80, tem todo um visual anos 70. Uma produção da rede americana CBS, de uma época em que as emissoras americanas investiam forte em produções próprias que eram exibidas semanalmente, por isso o orçamento era menor e o tempo de produção era muito curto. Voltado para quem gosta de garimpar produções desconhecidas ou esquecidas.


Curiosidades:

Até o momento desta postagem, o filme encontra-se disponível no YouTube com legendas automáticas traduzidas

Do elenco principal apenas Barbara Eden, Jamie Farr e DeAnna Robbins estão vivos

Patrick Swayze faleceu aos 57 anos de câncer de pâncreas

Don Murray faleceu aos 94 anos de causas não reveladas

Christopher Connelly faleceu aos 47 anos de câncer de pulmão

Michael Baseleon faleceu em 1986, aos 61 anos, em decorrência de um infarto

Robert Mandan faleceu aos 86 anos, em 2018, após uma longa batalha contra o câncer


Cartaz:














Filmografias Parciais:

Barbara Eden (1931)





 

Angústia de uma Vida (1957); Paixões Desenfreadas (1960); Estrela de Fogo (1960); Encrenca em Penca (1961); Viagem ao Fundo do Mar (1961); O Mundo Maravilhoso dos Irmãos Grimm (1962); Cinco Semanas Num Balão (1962); As 7 Faces do Dr. Lao (1964); Um Gênio Entrou Lá em Casa (1964): Jeannie é um Gênio (seriado 1965 a 1970); Os Direitos Femininos (1970); Uivos no Silêncio da Noite (1971); Os Direitos Femininos (1971); A Perseguida (1972); Adivinhe quem está dormindo em minha cama? (1973); Um Estranho Ser (1974); Tudo Começou com uma Troca (1974); As Garotas do Escritório (1978)  A Volta dos Rebeldes (1981); Jeannie é um Gênio - 15 Anos Depois (1985); A Vida Secreta de Kathy McCormick (1988); Jeannie ainda é um Gênio (1991); Visões Assassinas (1993); A Volta da Família Sol Lá Si Dó (1996); Mi Casa, Su Casa (2003); Always and Forever (2009); My Adventures with Santa (2019)


Don Murray (1929-2024)






Nunca Fui Santa (1956); Despedida de Solteiro (1957); Cárcere Sem Grades (1957); Caçada Humana (1958); Fama a Qualquer Preço (1959); De Mãos Dadas com o Diabo (1959); A Senda do Ódio (1960); Almas Redimidas (1961); Com Deus e com os Homens (1964); O Gênio do Mal (1965); Kid, O Valente (1966); A Serviço do Crime (1967); A Rainha dos Vikings (1967); Filha da Obsessão (1969); A Conquista do Planeta dosMacacos (1972); Cotter (1973); O Apagar de uma Estrela (1974); Amor sem Fim (1981); A Volta dos Rebeldes (1981); Há Sempre Uma Esperança (1983); Peggy Sue, seu Passado a Espera (1986); Alguma Coisa em Comum (1986); Espelho de Cristal (1987); Os Fantasmas Não Transam (1989); Twin Peaks: O Retorno (minisserie 2017)


Patrick Swayze (1952-2009)






A Volta dos Rebeldes (1981); Vidas Sem Rumo (1983); De Volta Para o Inferno (1983); Amanhecer Violento (1984); Veia de Campeão (1986); Dirty Dancing: Ritmo Quente (1987); Crepúsculo de Aço (1987); Matador de Aluguel (1989); Ghost: Do Outro Lado da Vida (1990); Caçadores de Emoção (1991); Cidade da Esperança (1992); Os Três Desejos (1995); Estrada Alucinante (1998); Eternamente Lulu (2000); Donnie Darko (2001); A Última Dança (2003); Ponto de Partida (2009).


Christopher Connelly (1941–1988)






Incident in San Francisco (1971); Ambição Cega (1972); Eles Só Matam Seus Senhores (1972); Benji, o Filme (1974); Incredible Rocky Mountain Race (1977); O Viking (1978);  A Queda do Vôo 401 (1978); The Fantastic Seven (1979); A Volta dos Rebeldes (1981); 1990 - Os Guerreiros do Bronx (1982); Caçadores da Atlândida (1983); Caçadores de Tesouro (1985); Missão Cobra (1986); Strike Commando - Comando de Ataque (1986); Django - A Volta do Vingador (1987)


segunda-feira, 13 de janeiro de 2025

A MARATONA FINAL / THE JERICHO MILE (1979) - ESTADOS UNIDOS

 


PRODUÇÃO QUE CAIU NO OSTRACISMO

Larry 'Rain' Murphy (Peter Strauss) é um criminoso confesso, que pegou prisão perpetua. No presídio, passa os dias correndo em alta velocidade no pátio, cronometrando o seu tempo, com a ajuda de seu único amigo, R.C. Stiles (Richard Lawson). A penitenciária é dividida em facções, cujas principais são as de Cotton Crown (Roger E. Mosley), a de Dr. D (Brian Dennehy) e dos latinos. Murphy se mantém distante desses grupos.


As corridas de Murphy chamam a atenção do Dr. Bill Janowski (Geoffrey Lewis), que percebe que o preso se mostra um velocista de milha com altíssima possibilidade de disputar as olimpíadas. Ele consegue uma permissão para o treinador Jerry Beloit (Ed Lauter) testá-lo, só que Murphy não demonstra interesse e mostra-se até arredio com a ideia. Tudo começa a mudar quando Stiles recebe uma carta da esposa de que seu filho nascera, desejando revê-la. O único jeito de conseguir uma visita íntima é através do perigoso “D” que mantém um comércio de drogas e favores dentro do presídio. Stiles acorda em fazer “um favor” não revelado, em troca da visita íntima, mas a situação sai de  controle e o preço que pagará será muito alto.

Dirigido por Michael Mann (do seriado e filme “Miami Vice”, “Colateral”, “Fogo Contra Fogo”...) em sua primeira produção (as anteriores eram curtas e um episódio da série “Police Woman”), Maratona Final foi um telefilme produzido pela rede americana ABC, que devido a sua qualidade, foi distribuído no circuito cinematográfico pela “ABC Pictures internacional”. Por aqui, estreou nos cinemas em 1983. O filme foi rodado na Folsom State Prison, Sacramento, na Califórnia, e recebeu boas críticas da imprensa brasileira especializada da época, que conhecia o diretor pelo filme “Profissão: Ladrão” (1981), além de Maratona Final conquistar três Emmys Awards (Ator, Edição e Roteiro)

O Personagem de Murphy é bem desenvolvido, o que o torna interessante: ele corre diariamente até o esgotamento físico como uma forma de escapismo, do mundo e de si mesmo. A prisão lhe é sufocante. Sua condenação deveu-se a tentativa de proteger sua pequena irmã de um pai abusivo e violento. Ele não se arrepende, pois entende que se sacrificou, salvando a irmã de um destino pior (ele tomou a pior decisão, visto que haviam outras possibilidades para lidar com a situação). Murphy que sempre se mantivera afastado de problemas, ao se indignar com a morte do amigo, se insere em uma situação que o transforma em um homem jurado de morte. Sair da prisão e sentir a liberdade, mesmo que temporariamente, passa a ser algo que seu espírito livre deseje ainda que sua racionalidade o diga que o crime que cometeu o faz merecer a situação em que se encontra. Por outro lado ter o gosto de uma “liberdade temporária” para competir e voltar para a prisão até o fim de seus dias é algo angustiante. "Jericho Mile" é um nome que surge em determinado ponto, uma analogia as Muralhas de Jericó (The Walls of Jericho). Murphy terá que quebrar as milhas em torno de Jericó (os muros da prisão) para alcançar os índices. Só que a sociedade, representada por um comitê esportivo, quer saber quem ele matou, por que matou e se tem arrependimento. Murphy perdeu tudo com sua prisão, menos a sinceridade. E isso tem um preço, numa sociedade que gosta que lhe diga o que deseja ouvir e de organizações que se escondem através de imagens fabricadas para o mercado.

O elenco tem alguns nomes conhecidos. Quanto a Peter Straus, se dissermos que protagonizou “Caçador do Espaço: Aventura na Zona Proibida ” talvez alguns se lembrem. Roger E. Mosley sempre será lembrado como o piloto de helicóptero (o “T.C”) da antiga série Magnum. Brian Dennehy, ficou famoso por filmes como “Cocoon” e “Rambo - Programado Para Matar”. Richard Moll de “A Espada e os Bárbaros” e “Rambo - Programado Para Matar” teve uma carreira extensa tanto em cinema com participações em seriados como o episódio piloto da série “Highlander”. Ed Lauter, da franquia “Desejo de Matar”, é outro ator de centenas de filmes. Richard Lawson esteve em vários seriados e pode ser lembrado por participações em “Poltergeist: O Fenômeno” e “Ruas de Fogo ”, interessante sabermos que tanto ele quanto a atriz Beverly Todd estiveram no seriado “Viagem Fantástica” ainda que em episódios diferentes. Geoffrey Lewis teve uma extensa filmografia.

Apesar do tema extensamente explorado, o filme revelaria o diretor Michael Mann como uma promessa que se comprovou. Já o elenco, na época, tinha ainda pouca projeção, mas os principais souberam conduzir suas carreiras em bons filmes e seriados. Percebe-se ser nitidamente ser uma produção televisiva, mas a direção de Michael Mann a torna acima da média neste segmento. Ainda que não alcance o status de uma grande produção, há elementos suficientes para despertar o interesse ou direciona-se àqueles que gostam dos atores envolvidos, em um filme que caiu no ostracismo. Há uma crítica social por trás da estória, ainda que posta em segundo plano.

 

Trailer:

 



Curiosidades:

O filme, até a data desta análise, encontra-se disponível no YouTube

Filmado na Prisão de Folsom, na Califórnia, muitos prisioneiros reais apareceram na câmera. Um desses prisioneiros atuou como guarda-costas de Peter Strauss .

Alguns filmes de Michael Mann: A Fortaleza Infernal (1983),  A Quadrilha da Mão (1986); Caçador de Assassinos (1986), O Último dos Moicanos (1992), Fogo contra Fogo (1995), O Informante (1999), Ali (2001), Colateral (2004), Miami Vice (2006), Inimigos Públicos (2009), Ferrari (2023)

Durante as filmagens em Folsom, houve treze esfaqueamentos e um assassinato entre os presos, mas nenhum membro da equipe foi ferido ou ameaçado durante a produção, e ninguém jamais testemunhou qualquer violência.

Após o sucesso deste projeto, Michael Mann recebeu mais de duas dúzias de ofertas para dirigir projetos. Ele recusou todas para fazer Profissão: Ladrão (1981) .

A fala de Murphy "Você vai me dizer que eles inventaram um momento difícil que você não consegue lidar?" é quase exatamente a mesma que a fala de Beedan ( Dennis Haysbert ) "Não houve um momento difícil inventado que eu não consiga lidar" em Fogo contra Fogo (1995) , também escrito e dirigido por Michael Mann . Uma variação da fala também é encontrada em Swan Song (1980) quando Jesse ( David Soul ) diz "Eles não inventaram o momento difícil que eu não estou preparado para lidar." Swan Song apresenta um roteiro coescrito por Mann. A fala também é usada por Gina (Saundra Santiago ) em um episódio de Miami Vice (1984) ( Give a Little, Take a Little (1984) ) e por Julie Torello ( Darlanne Fluegel ) no episódio piloto de Crime Story (1986); ambos os programas foram produzidos por Mann.

Filmado em 21 dias com um orçamento de US$ 1,1 milhão

Impressionado com seu trabalho de direção em um episódio da série Police Woman (The Buttercup Killer em 1977), a rede americana ABC ofereceu a Mann a chance de pesquisar em seu arquivo roteiros não produzidos para ver se havia algo que ele desejasse fazer no programa "Movie of the Week" (Filme da Semana). Mann escolheu o roteiro de Swan Song (1980). Mann o reescreveu e entrou em pré-produção. David Soul (Starsky & Hutch - Justiça em Dobro) entrou como estrela e produtor, e o filme estava pronto para entrar em produção quando o ator sofreu uma lesão na coluna. O projeto foi colocado em um hiato e quando reativado foi dirigido por Jeffrey Bloom. Mann que havia encontrado outro roteiro,  decidiu por The Jericho Mile de Patrick J. Nolan . O roteiro original de Patrick J. Nolan foi escrito em 1969. Nolan então reescreveu o roteiro com Michael Mann em 1979.

Em uma entrevista de 2012 para a revista FX, o diretor Michael Mann Feeney relembrou a produção: "Nós filmamos Maratona Final (1979) sob condições horrendas. Estávamos trabalhando na Prisão de Folsom, e isso se transformou em 19 dias de sete horas. A cada duas horas, os guardas tinham que contar a população de condenados

A música de abertura é extremamente similar à faixa "Sympathy for the Devil" dos Rolling Stones, quase nota por nota e provavelmente foi intencional. Anos depois, Michael Mann usou "Miss You" no episódio piloto de sua série, Miami Vice. 


Cartazes:




Filmografias Parciais:

Peter Straus





Quando é Preciso Ser Homem (1970); Ataque ao Terror  (1975); O Último Magnata (1976); Maratona Final  (1979); Masada (Minissérie 1981); Caçador do Espaço: Aventura na Zona Proibida (1983); A Irmandade da Rosa  (minsserie 1989);  Garras de Aço (1991); Um Fugitivo Entre Nós (1992);  Mais Forte que o Sangue (1994); Tempo Esgotado (1995); Acerto de Contas (1997); Difícil Decisão (2000); Assassinato no Expresso Oriente (2001); Triplo X 2: Estado de Emergência (2005); Licença para Casar (2007); Verdades Secretas (2014); Operação Final (2018) 


Richard Lawson






Os Gritos de Blácula (1973); A Vingança dos Mortos (1974); Operação Dragão Negro (1975); As Duas Vidas de Audrey Rose (1977); Amargo Regresso (1978); Maratona Final (1979); Meu Lutador Favorito (1979); The Golden Moment: An Olympic Love Story (1980; Poltergeist: O Fenômeno (1982); Ruas de Fogo (1984); Um Homem Destemido (1985); Dinastia (seriado 1986 -1987);  Operação Phantom (1989); All My Children (seriado 1922 -1993); Mera Coincidência (1997); A Nova Paixão de Stella (1998); Justiça - Entre o Poder e a Lei (1999); Out of the Rain (2003); A Família da Noiva (2005); The Last Stand (2006); Massacre (2010); A Royal Family Holiday (2015); Royal Family Christmas (2015); Michael Jackson e Neverland (2017);  Always a Bridesmaid (2019); North Hollywood (2020);


Roger E. Mosley (1938-2022)






Os Novos Centuriões (1972), Os Perigosos (1972), O Cafetão (1973), McQ - Um Detetive Acima da Lei (1974), O Guarda-Costas (1976), O Maior de Todos (1977), A Disputa dos Sexos (1977), O Cruzeiro do Terror (1978), Raízes II (Minissérie 1979), Maratona Final (1979), Attica: A Rebelião Sangrenta (1980), Magnum (seriado 1980-1988); Um Espírito Grudou em Mim (1990), Obsessão Fatal (1992), Pentathlon - Uma Disputa Mortal (1994), Entre Tapas e Beijos (1996), Cartas de um Assassino (1998)


Brian Dennehy (1938 - 2020)






À Procura de Mr. Goodbar (1977); F.I.S.T. (1978); Golpe Sujo (1978); Mulher Nota 10 (1979); Skokie , A Volta da Suástica (1981); Rambo - Programado Para Matar (1982); Os Lobos Nunca Choram (1983); Cocoon (1985); Silverado (1985); F/X - Assassinato sem Morte (1986); Perigosamente Juntos (1986); A Marca da Corrupção (1987); Cocoon II - O Regresso (1988); Acima de Qualquer Suspeita (1990); FX2 - Ilusão Fatal (1991); Em Plena Luz do Dia / O Dono Do Medo (1991);  Gladiator - O Desafio (1992); Acima da Lei (1993); Assalto à 13ª Delegacia (2005); As Duas Faces da Lei (2008). 


Ed Lauter (1938–2013): 






A Fúria dos 7 Homens (1972); Os Novos Centuriões (1972); Assassinato de um Presidente (1973); Golpe Baixo (1974); O Triângulo do Diabo (1975); Operação França II (1975); King Kong (1976); O Grande Búfalo Branco (1977); Clone Master (1978); Jim Jones: A Tragédia da Guyana (1980); Operação Vingança (1981); Perseguição Mortal (1981); O Cavaleiro do Tempo (1982); Lassiter - Um Ladrão Quase Perfeito (1984); Desejo de Matar 3 (1985); Jogo Bruto (1986); Nascido em 4 de Julho (1989); Despedida em Las Vegas (1995); Rastro de Pavor (1996); O Preço da Traição (1996); Treze Dias Que Abalaram o Mundo (2000); Não é Mais um Besteirol Americano (2001); Golpe Baixo (2005); Número 23 (2007); Camille - Um Amor do Outro Mundo (2008); O Artista (2011); Assassino Invisível (2014).


Richard Moll (1943-2023)






O Arqueiro e a Feiticeira (1981); O Homem das Cavernas (1981); O Mensageiro de Satanás (1981); A Espada e os Bárbaros (1982); Metalstorm (1983); A Casa do Espanto (1985); 1999 - O Sobrevivente do Fim do Mundo (1987); A Madrasta (1989); Driving Me Crazy (1991); Máquina Quase Mortífera (1993); Os Flintstones: O Filme (1994); Galaxis (1995); Um Agente Muito Secreto (1996); Um Herói de Brinquedo (1996); The Elevator (1996); Vivendo em Perigo (1997); Gasparzinho, como Tudo Começou  (1997); Terra - O Último Refúgio (1998); Gasparzinho e Wendy  (1998); Nunca Fui Santa (1999); Evolução (2001); Todo Mundo em Pânico 2 (2001); Pode me Chamar de Noel (2001); Nightmare Man: O Homem do Pesadelo (2006); Código de Assassinos (2011); Hemingway (2012); O Tubarão Fantasma (2013); Circus Kane (2017); Razor (2017); Slay Belles (2018).


Beverly Todd 






Com os Minutos Contados (1969), Um Tipo Meio Louco (1969), Noite Sem Fim (1970), O Estranho John Kane (1971), O Fantasma do Voo 401 (1978), Maratona Final (1979), Coragem de Campeão (1981), Risco de Escândalo (1984), Clube das Mulheres (1985), A Different Affair (1987), Presente de Grego (1987), Mudança do Barulho (1988), Clara (1988), Meu Mestre, Minha Vida (1989), Tempo de Guerra (1993), Experiência Mortal (1995), A Sete Palmos (seriado - 4 episódios - 2002–2003), Crash: No Limite (2004), Animal (2005), Antes de Partir (2007), A Verdadeira História de Lena Baker (2008), Tiffany Rubin: Uma História de Amor e Esperança (2011), The Reason (2020), Broken (2020)


Geoffrey Lewis (1935–2015) 






O Estranho Sem Nome (1973); Meu Nome é Ninguém (1973); Quando as Águias se Encontram (1975); Doido para Brigar... Louco para Amar (1978); A Maratona Final (1979); Bronco Billy (1980); Punhos de Aço - Um Lutador de Rua (1980); Eu, O Juri (1982); Dez Minutos Para Morrer (1983); O Aniquilador (1986); O Passageiro do Futuro (1992); Fuga Mortal (1993); O Homem Sem Face (1993); Caninos Brancos 2: A Lenda do Lobo Branco (1994); Maverick (1994); Uma Secretária de Morte (2010).