quarta-feira, 4 de maio de 2022

CAÇADOR DO ESPAÇO: AVENTURA NA ZONA PROIBIDA / SPACEHUNTER: ADVENTURES IN THE FORBIDDEN ZONE (1983) - ESTADOS UNIDOS / CANADÁ

AVENTURA ESPACIAL NA TERRA 11

Uma nave espacial sofre uma pane e três mulheres escapam em um modulo de sobrevivência caindo em um desolado planeta chamado de “Terra 11”. Wolff (Peter Strauss) e sua assistente Chalmers  (Andrea Marcovicci) transitam com sua nave pelo espaço quando ouvem uma mensagem que propõe, a quem possa resgatar o trio, uma vultuosa recompensa. Estando próximo do local e com várias dívidas a quitar, a dupla chega ao planeta conhecido também por ter tido uma praga há décadas, o tornando quase inóspito, hoje lar de malfeitores, mutantes e estranhas criaturas, um local dominado por um sanguinário tirano, meio homem, meio máquina chamado “Overdog” (cachorrão na tradução brasileira) que possui outros planos para as três jovens que caíram em seus domínios.

No planeta, Wolff perde Chalmers em um confronto e vê as três sobreviventes serem capturadas pelo grupo de Overdog (Michael Ironside). Indo em busca do resgate, encontra um jovem órfã de uma outrora equipe de médicos que pereceu no planeta. A jovem Niki (Molly Ringwald) propõe uma acordo com Wolff para o levar até ao coração da idade proibida. No meio do caminho Wolff encontra um antigo parceiro de aventuras, Washington (Ernie Hudson), que também deseja colocar a mão na vultuosa recompensa, assim o trio se dirige ao covil de Overdog encontrando dois motociclistas que buscam vingança contra o tirano.


“Caçador do Espaço: Aventura na Zona Proibida” tem um título bem atrativo, mas que não diz muita coisa. Originalmente intitulado “Adventures in the Creep Zone”, a produção passou por várias atribulações. Começou a ser filmada sob a batuta do diretor Jean LaFleur, que também coescreveu a estória original, mas duas semanas depois ele e vários outros membros foram demitidos no que os sobreviventes da equipe passaram a chamar de "Massacre do Dia das Bruxas." ("The Halloween  Massacre."). A frase teria sido rabiscada em uma parede do escritório com a “contagem de corpos” listada em 31, ainda que alguns tenham sido recontratados posteriormente.  O diretor trazido de emergência foi Lamont Johnson. Com uma interessante filmografia televisiva que incluía 15 episódios do seriado The Twilight Zone (Além da Imaginação), pareceu a melhor alternativa, pois agradava os estúdios e o elenco. Johnson não gostou de grande parte do roteiro e descartou as filmagens começando do zero. O aspecto que teria exigido maiores esforços seria a filmagem no processo 3-D que inicialmente não havia sido concebido como tal, somente após a entrada do ator Peter Strauss foi que a produção efetivou o formato, que era um 3-D com tecnologia própria, mas curiosamente, o seu diferencial não fez diferença em nosso país que recebeu a produção em 2-D, formato tradicional.

A bem da verdade há muitas irregularidades na estória de Spacehunter, um roteiro a oito mãos (quatro escritores) com ideias em excesso e algumas mal desenvolvidas. Não sabemos quem são as sobreviventes, o que fazem, nem o seus nomes. Chalmers simplesmente morre logo no início (sua personagem foi descartada com a entrada do novo diretor?). Há situações e personagens que lembram Star Wars, Mad Max, além do protagonista parecer ser um genérico de Han Solo /  Indiana Jones. O vilão também foi pouco explorado, mas talvez seja nos momentos que aparece que prende o espectador a estória, mesmo este que fique confuso quais as suas necessidades. Mas há bons momentos: a relação Wolff e Niki que se inicia com uma aliança forçada e antipatia mútua, vai crescendo em amizade e cumplicidade, uma relação pai e filha com  alguns perigos a enfrentar, com a típica construção do herói inabalável com a mocinha em perigo (bem anos 80).

O elenco é bom. Peter Strauss, muito atuante em seriados e telefilmes, construiu um Wolff correto, o clássico arquétipo do herói rebelde, outsider, mas com valores sólidos. Molly Ringwald (aos 14 anos) talvez seja o motivo do filme não ter caído no ostracismo. A atriz viraria estrela “teen" pelas mãos de John Hughes em filmes como “Gatinhas e Gatões”, “Clube dos Cinco” e a Garota de Rosa-Shocking. Nesta produção a atriz, ainda que se perceba qualidades interpretativas, fez um personagem que fica a sombra do protagonista limitando-se a reclamar e falar de modo estridente. Ernie Hudson foi um alívio cômico bem vindo e faria sucesso com o filme Os Caça-Fantasmas construindo uma carreira sólida entre filmes e seriados. Andrea Marcovicci faria dois anos depois "A Coisa" (1985) e seguiria carreira entre telefilmes e seriados. Michael Ironside interpretou muitos vilões e seu papel mais lembrado talvez ainda seja “Scanners: Sua Mente Pode Destruir” (1981). Do trio de sobreviventes Deborah Pratt, Aleisa Shirley e Cali Timmins, talvez somente Pratt seja um rosto familiar por telefilmes e seriados.

Caçador do Espaço: Aventura na Zona Proibida é um passatempo fraco, de pouco fascínio, cuja principal curiosidade seria o seu 3-D que, como dito anteriormente, não aportou por aqui neste formato. O filme foi lançado em VHS e passou pelo SBT quando deve ter conquistado a simpatia de alguns espectadores, pois na telinha se mostrou um passatempo mais adequado.


Trailer:




Curiosidades:

Vários roteiristas do filme eram escritores da Marvel Comics

Quando Wolff (Peter Strauss) chuta o console do comunicador de sua nave depois de receber a mensagem de pedido de socorro, você pode ouvir claramente os bipes e gemidos de R2-D2.

Este filme de ficção científica foi lançado nos Estados Unidos em 20 de maio de 1983, apenas cerca de uma semana antes da estreia do aguardado Star Wars, Episódio VI: O Retorno do Jedi (1983), lançado em 25 de maio de 1983. estratégia cronometrada, que visava agendar o lançamento do filme logo antes do terceiro filme de "Guerra nas Estrelas", quando a espectativa para novas histórias de ficção científica estava no auge.

O filme fez parte de um ciclo de filmes em 3D do início dos anos 1980 que também incluiu Starchaser: A Lenda de Orin (1985), Metalstorm (1983), Tubarão 3 (1983), Parasita (1982), Amityville 3: O Demônio (1983), Chegando em Ya! (1981), Sexta-Feira 13, Parte 3 (1982), Caçador do Espaço: Aventura na Zona Proibida (1983) e El tesoro de las cuatro coronas (1983)

O produtor executivo Ivan Reitman classificou este filme como "uma aventura espacial com senso de humor".

As "máquinas de fita" foram emprestadas do Projeto Brainstorm (1983), que estava sendo filmado em um set adjacente.

Embora fosse comum que os filmes 3-D também fossem lançados simultaneamente em versões planas, as duas versões deste filme foram exibidas em diferentes proporções. As impressões 3-D foram projetadas em 2,35:1, enquanto as impressões planas foram apenas 1,85:1. Assim, a versão de DVD widescreen plana da Columbia TriStar é apresentada corretamente em 1,85:1 e não em 2,35:1, conforme listado erroneamente na caixa do DVD.

Durante a produção, o nome do vilão, interpretado por Michael Ironside, foi alterado de "King Creep" para "Overdog".

Ernie Hudson foi escalado como Washington devido a uma semelhança com Lando Calrissian (Billy Dee Williams), que recentemente aparecera pela primeira vez na franquia de filmes "Star Wars" em O Império Contra-Ataca (1980).

Só foi decidido filmar em 3D durante o intervalo de produção entre a demissão do diretor Jean LaFleur e a contratação do diretor Lamont Johnson. Durante esta fase, o produtor Don Carmody e o produtor executivo Ivan Reitman decidiram fazer o filme em 3D.

Estima-se que US $ 2 milhões extras foram gastos no orçamento do filme pelo estúdio Columbia Pictures na aquisição de lentes especiais para cinemas para que o filme pudesse ser efetivamente projetado em 3D nos cinemas.

A data de lançamento do filme nos EUA foi antecipada de 3 de junho de 1983 para 20 de maio de 1983 para garantir que o filme, que estava sendo lançado em 3D, havia sido lançado e estava em lançamento antes do principal concorrente 3D do filme, Tubarão 3 (1983), que estava programado para estrear em julho de 1983.

Quando Wolff acorda Chalmers, ela estava lendo uma cópia de R.U.R. na cama dela. Esta é a famosa peça de ficção científica de 1920 que introduziu pela primeira vez a palavra "robô". Isso pressagia o fato de que Chalmers é mais tarde revelado como um androide.


Cartaz:












Filmografia Parcial:

Peter Strauss







Quando é Preciso Ser Homem (1970); Ataque ao Terror  (1975); O Último Magnata (1976); Maratona Final  (1979); Masada (Minissérie 1981); Caçador do Espaço: Aventura na Zona Proibida (1983); A Irmandade da Rosa  (minsserie 1989);  Garras de Aço (1991); Um Fugitivo Entre Nós (1992);  Mais Forte que o Sangue (1994); Tempo Esgotado (1995); Acerto de Contas (1997); Difícil Decisão (2000); Assassinato no Expresso Oriente (2001); Triplo X 2: Estado de Emergência (2005); Licença para Casar (2007); Verdades Secretas (2014); Operação Final (2018)

Molly Ringwald 







Caçador do Espaço: Aventura na Zona Proibida (1983); Gatinhas e Gatões (1984); Clube dos Cinco (1985); A Garota de Rosa-Shocking (1986);O Rei da Paquera (1987);  O Casamento de Betsy (1990); Caçada Implacável (1995); Mente Paranóica (1997); Tentação Fatal (1999); Cut: Cenas de Horror (2000); Não é Mais um Besteirol Americano (2001); A Vida Secreta de uma Adolescente Americana (seriado 2008 a 2013); King Cobra (2016); A Barraca do Beijo (2018); Siberia (2018); Tales of the City (seriado 2019)    

Ernie Hudson



Meu Lutador Favorito (1979); Octagon: Escola para Assassinos (1980); Nasce um Cantor (1980); Caçador do Espaço: Aventura na Zona Proibida (1983); Embalos a Dois (1983); Os Caça-Fantasmas (1984); Os Doze Condenados: Missão Fatal  (1988); Leviathan (1989); Atração Perigosa (1989); Os Caça-Fantasmas 2 (1989); A Mão que Balança o Berço (1992); Inferno Branco (1993); Fuga de Absolom (1994); O Corvo (1994); Diário de um Adolescente (1995); Congo (1995); O Substituto (1996); Tornado! (1996); Mr. Magoo (1997); Michael Jordan: An American Hero (1999); Força de Elite (1999); 762 - O Vôo do Medo (2000); Miss Simpatia (2000); Oz (seriado 1997-2003); Baila Comigo (2005); Miss Simpatia 2: Armada e Poderosa (2005); Doonby: Todos Tem o Direito de Viver (2013); Deus Não Está Morto 2 (2016); Caça-Fantasmas (2016); Ghostbusters 2020 (2020)

Michael Ironside






Scanners - Sua Mente Pode Destruir (1981); Horário de Visitas (1982); Caçador do espaço: Aventura na Zona Proibida (1983) ;V: A Batalha Final (Minissérie 1984); V: Os Extraterrestres no Planeta Terra (serie 1984-1985); A Traição do Falcão (1985); Top Gun: Ases Indomáveis (1986); O Limite da Traição (1987); Baile de Formatura 2 (1987); Noite dos Reféns (1988); O Limite do Terror (1988); O Vingador do Futuro (1990); Highlander II: A Ressureição (1991); Dívida de Sangue (1991); Expresso para Neon City (1991); Psicose Mortal (1992); Howard & Anita - Jovens Amantes (1992); Liberdade em Nome da Lei  (1993); Armadilha Noturna (1993); Free Willy (1993); Um Pai Fujão (1993); Fazendo Justiça  (1994); Jornada Mortal (1994); Karatê Kid 4: A Nova Aventura (1994); Escorpião Vermelho 2 (1994);  A Máquina Mortal (1994); Os Jovens Cavaleiros da Távola Redonda (1995); SeaQuest (seriado 1995-1996); Tropas Estelares (1997); Possuído pelo Ódio (1999); Omega Code (1999); Mar em Fúria (2000); O Elevador da Morte (2001); Colheita Maldita 7: A Revelação  (2001); Próxima Vítima (2001);  Contagem Regressiva (2001); Velocidade do Vento (2003); O Operário (2004) Pânico no Deserto (2005); A Guerra dos Vampiros (2005); No Topo do Mundo (2005); Abduction of Jesse Bookman (2008) O Assassino do Alfabeto (2008);  O Exterminador do Futuro - A Salvação (2009); Invasor de Mentes (2009); Eva (2010) Operação: Salvem os Golfinhos (2010); Pânico no Lago 3 (2010); X-Men: Primeira Classe (2011); Soldados do Gelo (2013); Lutando por uma chance (2014); Children of the Fall (2016); O Enviado Do Mal (2017); Sozinho com o Inimigo (2018); Sedenta de Sangue (2020); Segredos de Família (2020); Anônimo (2021); Dracula: The Original Living Vampire (2022)

Andrea Marcovicci







Testa-de-ferro Por Acaso (1976);  Aeroporto 79: O Concorde (1979); A Mão (1981);  Caçador do Espaço: Aventura na Zona Proibida (1983);  Velvet (1984);  A Coisa (1985); O Fantasma de Canterville (1986); Dias Amargos (1993); Irene in Time (2009); Driving by Braille (2011); Toda Arte é Perigosa (2019); Baskets  (seriado 2019)

Deborah Pratt






Caçador do Espaço: Aventura na Zona Proibida (1983); Águia de Fogo (1984); Days of Our Lives (seriado 1984); Magnum (seriado 1984); Águia de Fogo  (seriado 1984 - 1985); Três Vidas em Fuga (1987); Ritual de Sangue (1988);  Contra Tempos (seriado 1989 -1993); Best Seller: Revelações de Família (2010)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre