UM HINO DE AMOR À VIDA, AOS JOVENS DE TODAS AS IDADES
Um grupo de idosos vive em uma
casa de repouso em São Petersburgo, Flórida. Dentre estes, Art Selwyn (Don
Ameche), Ben Luckett (Wilford Brimley) e Joe Finley (Hume Cronyn), costumam
invadir uma mansão desocupada nos arredores, onde desfrutam de um mergulho
diário. Suas vidas começam a mudar quando
um grupo liderado por Walter (Brian Dennehy) aluga a mansão e deposita na
piscina casulos que vem recolhendo no mar.
Não tarda ao trio perceber que algo em suas vidas está mudando: seus
corpos parecem ter ganho novamente a vitalidade de seus anos de juventude.
Walter descobre o trio na piscina e faz um acordo: eles poderão aproveitar das energias emanada pelo casulo de forma discreta, enquanto recolhem mais casulos, só que a vitalidade dos idosos não passa despercebida pelos demais moradores da casa de repouso, o que poderá comprometer o segredo. Mas há algo mais: o trio, assim como o capitão Jack Bonner (Steve Guttenberg) que aluga o barco, descobrem que estão diante de uma raça de extraterrestres, os Antarianos, que estiveram no planeta na época de Atlântida e, com a ruína desta, resolveram partir, porém alguns foram deixados para trás sendo abrigados em casulos no mar. Agora é o momento do resgate, de voltar para o seu mundo. Enquanto Walter e sua equipe busca todos os casulos para partirem, os demais idosos descobrem o motivo do trio estar fazendo coisas espantosas para a suas idades e isso poderá arruinar o plano de resgate.
Realizado a partir do livro homônimo de David Saperstein, “Cocoon” (“Casulo”) foi um sucesso de crítica e público, arrecadando a partir de um investimento em torno de US$ 17.500.000 uma bilheteria mundial de US$ 85.313.124. Apesar de se apresentar como uma fábula, com toques de ficção-científica, semelhantes aos filmes de Spielberg, Cocoon teve a direção de Ron Howard, que colheu atenções pelo sucesso “Splash: Uma Sereia em Minha Vida”. Howard se consolidaria como um diretor de sucesso (assim como produtor) de filmes como “Willow: Na Terra da Magia”, “Apollo 13”; “O Preço de um Resgate”; “Uma Mente Brilhante”; “O Código Da Vinci”; “Rush: NoLimite da Emoção”... mas o filme teve um bom grupo de apoio: os produtores Richard Zanuck e David Brown vinham de “Tubarão” e “Golpe de Mestre”. Já a fotografia coube a Don Peterman (1932-2011) que trabalhara com Howard em “Splash” e que recebeu uma indicação ao Oscar por “Flashdance”. Em 1987, receberia nova indicação por “Jornada nas Estrelas IV”. Quanto aos efeitos especiais, coube a famosa “Industrial Light and Magic” (ILM) de George Lucas (“O Retorno de Jedi” e “Indiana Jones e o Templo da Perdição”), uma empresa que estaria presente em uma infinidade de filmes nesse período e um selo de qualidade para o filme (e que garantiu um Oscar para o filme numa era pré-CGI). Outro selo de qualidade inserido no filme foi o excelente elenco de estrelas veteranas do filme, cuja estória girou em torno de seus personagens, algo raro considerando que os filmes eram feitos basicamente sobre (e para) adolescentes. James Horner (1953-2015) foi o compositor e responsável pela boa trilha sonora do filme.
Mas “Cocoon” não fica apenas numa fábula sem conteúdo, há muitos aspectos que prendem que o assiste: enquanto nos fala de discos voadores, Atlântida e fonte da juventude, o filme evoca questões sobre a vida, sobre a proximidade do fim... sobre a existência, explorando inventivamente uma fonte de desejo universal: saúde e juventude. Quando o trio se banha nas águas, não apenas a visão de Ben melhora dramaticamente, a energia de Art retorna a todo vapor e o câncer de Joe entra em remissão. Mas também há conflitos: a libido também surge para Joe que passa a ter olhares para outras mulheres. O espectador percebe que um antigo Joe emergiu e só sua mulher Alma (Jessica Tandy) realmente conhecia. Tudo que ela viveu em seu casamento, tudo pelo que teve que aturar, parece estar retornando. E ela não quer passar novamente por isso. Em meio a esses fatos insólitos, temos Bernie Lefkowitz (Jack Gilford) que acredita que tudo é um grande erro e que a vida deve seguir seu rumo natural sem artimanhas para driblá-la. Ele, inclusive, proíbe que sua esposa desfrute dos benefícios dos casulos energizados, uma decisão que terá suas consequências. Quando surge uma proposta dos Antarianos de levar um grupo de idosos para o seu planeta, na qual viverão para sempre e serão sempre úteis, outro dilema surge: largar tudo para trás, inclusive família (os que ainda as tem), ou ficar e esperar a vida seguir o seu curso?
Quanto ao elenco, é um dos grandes destaques da produção. De acordo com Ron Howard, vários membros do elenco gostavam de entrar em discussões hipotéticas sobre a chance que seus personagens tinham no filme. Maureen Stapleton foi totalmente contra, enquanto Don Ameche disse que seria o primeiro da fila. Ameche conquistou o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante por seu trabalho nesse filme. Hume Cronyn e Jessica Tandy eram um casal na vida real. Os dois se casaram em 1942 e permaneceram juntos até a morte de Tandy, em 1994. Essa cumplicidade fora das telas foi determinante para seus personagens se destacarem. Brian Dennehy (“Rambo I”) novamente nos apresentou uma atuação bem interessante, de um alienígena bem simpático. Jack Gilford esteve muito bem como o idoso que não aceita ter sua vitalidade restaurada e Barret Oliver faz David, neto do personagem de Wilford Brimley. Brimley teve que passar por um processo de envelhecimento, visto que só possuía 49 anos na época de produção do filme. Barret Oliver poderá ser lembrado pelos filmes “A História Sem Fim” e D.A.R.Y.L. Steve Guttenberg (da Franquia “Loucademia de Polícia” e do sucesso “Três Solteirões e um Bebê”) tem as principais tiradas cômicas. Temos Tyrone Power Jr. (filho de Tyrone Power) estreando no cinema e Tahnee Welch (filha de Raquel Welch) no primeiro papel de destaque nas telas.
Cocoon é um filme muito simpático e que, com justiça, fez enorme sucesso na época ao abordar passado (os idosos), presente (os extraterrestres e Jack) e futuro (o neto), mas praticamente desapareceu das transmissões, o que é uma pena. Um filme indicado aos jovens de todas as idades. Gerou uma continuação: “Cocoon 2: O Retorno” de 1988.
Trailer:
Hume Cronyn era um boxeador “Golden
Glove” (Luvas de Ouro) e perdeu a visão de um olho. Na cena em que ele bate no
jovem de forma ordenada, sem percepção de profundidade, ele realmente bateu no
jovem e o nocauteou.
Steve Guttenberg trabalhou
neste filme por um salário menor, porque gostou do roteiro e realmente
queria trabalhar com Ron Howard.
As cenas subaquáticas foram filmadas
nas Bahamas
Don Ameche ganhou o Oscar de
Melhor Ator Coadjuvante sem receber nenhuma indicação anterior em outros
prêmios, o que é uma conquista rara quando se trata de vencedores do Oscar.
Brian Dennehy foi preso por
dirigir alcoolizado em uma noitada com Steve Guttenberg durante as filmagens do
filme. Depois de uma noite na delegacia local, agradeceu ao policial
responsável.
A esposa do diretor Ron
Howard, Cheryl, o irmão Clint, a mãe Jean e o pai Rance apareceram neste filme.
O filme marcou a primeira
colaboração entre o diretor Ron Howard e o compositor James Horner. Horner
compôs a música para muitos filmes dirigidos por Howard, incluindo “Willow”
(1988), “Apollo 13” (1995), “O Grinch” (2000) e “Uma Mente Brilhante” (2001).
O diretor Robert Zemeckis ( De
Volta Para o Futuro) iria originalmente dirigir o filme, mas foi negado após um
péssimo teste de exibição de Tudo por uma Esmeralda (1984).
Neste filme, Don Ameche e
Tyrone Power Jr. compartilham a tela juntos. Na década de 1930, Ameche apareceu
em quatro filmes com seu pai, Tyrone Power. (Esses filmes foram “Mulheres
Enamoradas” (1936), “Na Velha Chicago” (1938), “Quem Ama... Castiga!” (1937) e “A
Epopeia do Jazz” (1938)).
Hume Cronyn e Jessica Tandy
interpretam um casal. Mais tarde, eles interpretariam marido e mulher novamente
em “O Milagre Veio do Espaço” (1987) antes de reprisar seus papéis em “Cocoon:
O Retorno” (1988).
A música usada em parte da
sequência, quando a Guarda Costeira e a polícia estão perseguindo o barco, é
quase a mesma música usada em “Jornada nas Estrelas II: A Ira de Khan” (1982),
quando Spock está na sala de máquinas tentando consertar o warp drive.
Principalmente a cena em que os idosos estão no barco fugindo da Guarda
Costeira, em comparação com a USS Enterprise tentando se afastar do Reliant.
James Horner fez a música de ambos os filmes.
Nicolas Cage foi considerado
para o papel de Jack Bonner.
Steve Guttenberg, Tahnee Welch
e Tyrone Power Jr. apareceram em Cocoon: O Retorno (1988) e Lavalantula 2
(2016).
O livro que Jack está lendo é
"O Livro Completo de Encontros Extraterrestres: As Ideias de Carl Sagan,
Erich Von Däniken, Billy Graham, Carl Jung, John C. Lilly, John G. Fuller e
Muitos Outros" escrito / compilado por Randall Fitzgerald.
Cartazes:
Filmografias Parciais:
Don Ameche (1908 – 1993)
Hume Cronyn (1911 - 2003)
Jessica Tandy (1909 - 1994)
A Sétima Cruz (1944), Paixão de Outono (1944), O Vale da Decisão (1945), Anos de Ternura (1946), O Solar de Dragonwyck (1946), Entre o Amor e o Pecado (1947), Vingança Pérfida (1948), Paraíso Proibido (1950), A Raposa do Deserto (1951), Não Renego o Meu Sangue (1958), As Aventuras de um Jovem (1962), Os Pássaros (1963), Uma Estrada Muito Doida (1981), O Mundo Segundo Garp (1982), Na Calada da Noite (1982), Amigos Muito Íntimos (1982), Cocoon (1985), O Milagre Veio do Espaço (1987), Pesadelo na Rua Carroll (1988), Cocoon: O Regresso (1988), Conduzindo Miss Daisy (1989), Tomates Verdes Fritos (1991), Romance de Outono (1992), O Amor É Para Sempre (1993), Camilla (1994), O Indomável: Assim é Minha Vida (1994).
Wilford Brimley (1934 – 2020)
Bravura Indômita (1969); Mato em Nome da Lei (1971); A Síndrome da China (1979): O Cavaleiro Elétrico (1979); Brubaker (1980); A Fronteira (1980); Ausência de Malícia (1981); Pesadelo no Vale da Morte (1982); O Enigma de Outro Mundo (1982); A Força do Carinho (1983); Dez Minutos Para Morrer (1983); Sede de Triunfo (1983); Um Homem Fora de Série (1984); Cocoon (1985); Remo - Desarmado e Perigoso (1985); Caravana da Coragem: A Batalha de Endor (1985); Sindicato da Violência (1986); Fibra de Heróis (1987); Our House (seriado 1986-1988); Cocoon II - O Regresso (1988); Billy the Kid: A Lenda (1989); Eternity: O Guerreiro do Tempo (1990); A Firma (1993); O Alvo (1993); Meus Queridos Presidentes (1996); Será que Ele é? (1997); Um Verão Inesquecível (1998); Rastros de Vingança (2001); Cadê os Morgan? (2009); Eu Acredito (2017)
Brian Dennehy (1938 - 2020)
À Procura de Mr. Goodbar (1977); F.I.S.T. (1978); Golpe Sujo (1978); Mulher Nota 10 (1979); Skokie , A Volta da Suástica (1981); Rambo - Programado Para Matar (1982); Os Lobos Nunca Choram (1983); Cocoon (1985); Silverado (1985); F/X - Assassinato sem Morte (1986); Perigosamente Juntos (1986); A Marca da Corrupção (1987); Cocoon II - O Regresso (1988); Acima de Qualquer Suspeita (1990); FX2 - Ilusão Fatal (1991); Em Plena Luz do Dia / O Dono Do Medo (1991); Gladiator - O Desafio (1992); Acima da Lei (1993); Assalto à 13ª Delegacia (2005); As Duas Faces da Lei (2008).
Jack Gilford (1908 - 1990)
Maureen Stapleton (1925 - 2006)
Por um Pouco de Amor (1958), Vidas em Fuga (1960), O Panorama Visto da Ponte (1962), Adeus, Amor (1963), Trilogy (1969), Aeroporto (1970), Houve uma Vez um Verão (narração - 1971), O Hotel das Ilusões (1971), O Último Natal (1977), Interiores (1978), O Assassinato da Freira (1979), Um Toque de Humor (1979), Lembranças do último Natal (1979), O Fã: Obsessão Cega (1981), Reds (1981), Segredos de Família (1984), Johnny, o Gângster (1984), Cocoon (1985), Um Dia a Casa Cai (1986), A Difícil Arte de Amar (1986), Paixão Eterna (1987), Querem me Enlouquecer (1987), De Passagem pela Terra (1988), Cocoon: O Regresso (1988), O Último Desejo (1992), Mamãe Nota 10 (1994), A Lente do Amor (1997)
Herta Ware (1917 - 2005)
Uma Questão de Culpa (1978), Lembranças Amargas (1980), Experiência Fatal (1980), 2010: O Ano em que Faremos Contato (1984). Cocoon (1985), Child's Cry (1986), Dançando Com o Perigo (1987), Terra Prometida (1987), Roupa Suja (1987), Criaturas 2 (1988), Cocoon: O Regresso (1988), Dakota (1988), Vôo 243: Pouso de Emergência (1990), Segredos de uma Novela (1991), Conflito de Emoções (1991), Loucuras de Amor (1992), Uma Dupla Animal (1995), A Experiência (1995), Missão Alien: Novo Milênio (1989), Garota de Programa (1996), Da Magia à Sedução (1998), Segundas Intenções (1999), Segura a Onda (1999), A Mais Bela (2000)
Steve Guttenberg
Terror na Montanha Russa (1977); Meninos do Brasil (1978); A Música Não Pode Parar (1980); O Dia Seguinte (1983); Loucademia de Polícia (1984); Loucademia de Polícia 2: A Primeira Missão (1985); Cocoon (1985); Loucademia de Polícia 3: De Volta ao Treinamento (1986); Short Circuit: O Incrível Robô (1986); Uma Janela Suspeita (1987); Loucademia de Polícia 4: O Cidadão se Defende (1987); As Amazonas na Lua (1987); Ensina-me a Querer (1987); Três Solteirões e um Bebê (1987); Com Fantasmas Não se Brinca (1988); Três Solteirões e uma Pequena Dama (1990); Não Diga Quem Sou Eu (1990), Feriados em Família (1995); Gasparzinho, Como Tudo Começou (1997); A Aventura do Poseidon (2005); Jackson (2008); A Recruta Hollywood (2008); Aprendendo a Viver (2009); Cão de Ouro (2009); Eldorado (2012); Lavalantula (2015); Sharknado: Corra Para o 4º (2016); Lavalantula 2 (2016); Alternate Universe: A Rescue Mission (2016); Miss Arizona (2018); Lez Bomb (2018); Stuck! (2019); Heckle (2019)
Barret Oliver (1973)
Jekyll and Hyde... Together Again (1982); Meu Adorável Fantasma (1982); De Volta para o Inferno (1983); A História Sem Fim (1984); Convite para o Inferno (1984); Daryl (1985); Cocoon (1985); Onde está o Tesouro? (1986); O Jardim Secreto (1987); Cocoon: O Regresso (1988); Luta de Classes em Beverly Hills (1989)
Clint Howard (1959)
Papai Precisa Casar (1963), Matarei um por um... na Hora Certa (1966), O Pequeno Gigante (1967), Ben, o Urso Amigo (seriado 1967- 1969), A Vida é um Desafio (1970), O Potro Vermelho (1973), Salty, A Adorável Foquinha (1973), Salty (série - 1974), Huckleberry Finn (1975), As Muitas Aventuras do Ursinho Pooh (1977), Grand Theft Auto (1977), Loucuras em Harper Valley (1978), O Mensageiro de Satanás (1981), Corretores do Amor (1982), Get Crazy: Na Zorra do Rock (1983), Splash: Uma Sereia em Minha Vida (1983), Cocoon (1985), Fábrica de Loucuras (1986), A Aparição (1986), Fibra de Heróis (1987), O Assassino da Auto-Estrada (1988), O Tiro que não Saiu pela Culatra (1989), Tango e Cash: Os Vingadores (1989), Natal Sangrento 4: A Iniciação (1990), Cortina de Fogo (1991), Rocketeer (1991), Natal Sangrento 5: O Horror na Loja de Brinquedos (1991), Uma Paixão Incontrolável 2 (1991), Um Sonho Distante (1992), Carnossauro (1993), O Jornal (1994), Guerreiro Cheyenne (1994), Pé Grande: O Encontro Inesquecível (1995), O Guerreiro da Estrela Polar (1995), O Sorveteiro (1995), A Era dos Gângsteres (1995), Apollo 13: Do Desastre ao Triunfo (1995), Estranhos Humanos (1995), Rastro de Pavor (1996), The Wonders: O Sonho Não Acabou! (1996), Barb Wire - A Justiceira (1996), De Bem com a Vida (1996), A Fúria do protetor (1997), Austin Powers: 000, um Agente Nada Discreto (1997), Fugindo do Passado (1998), Morte Sobre Trilhos (1998), O Retorno da Família Addams (1998), O Rei da Água (1998), Ed TV (1999), Austin Powers: O Agente 'Bond' Cama (1999), Caçadores de Fortuna (2000), Esperto para Cachorro (2000), O Grinch (2000), Austin Powers em o Homem do Membro de Ouro (2002), Manhã Sangrenta (2002), O Gato (2003), Desaparecidas (2003), Beethoven 5 (2003), As Loucuras de Dick e Jane (2005), Zoando na Escola (2006), A Fera Assassina (2006), O Poder da Esperança (2007), Halloween - O Início (2007), Frost/Nixon (2008), Um Avô Sedutor (2009), O Garoto do Alabama (2009), O Dilema (2011), BloodRayne 3: O Terceiro Reich (2011), As Senhoras de Salem (2012), Brittany Snow in Não Sou Louca (2013), O Bola Fora (2014), Rick's Parking (2014), The Funhouse Massacre (2015), Loucuras em Família (2017), Han Solo: Uma História Star Wars (2018), A Creche do Papai 3 (2019), Os 3 Infernais (2019), Beyond Paranormal (2021), Star Trek: Strange New Worlds (série - 1 episódio - 2023)
Tahnee Welch (1961)
O Amado (1971), Amarsi un po'... (1984), Cocoon (1985), A Bela Adormecida (1987), Cocoon: O Regresso (1988), La bocca (1991), L'angelo con la Pistola (1992), O Último Trem para Veneza (1993), Herdeiros da Máfia (1993), Conduta Imprópria (1994), Cercar e Destruir (1995), Um Tiro para Andy Warhol (1996), Sue (1997), Johnny 2.0 (1997), Corpo e Alma (1999)
Tyrone Power Jr (1959)
Cocoon (1985), Sol, Praia e Amor (1988), Cocoon: O Regresso (1988), California Casanova (1991), Almas Gêmeas (1992), Last Chance Love (1997), Lorelei (2005), Downside (2006), Perigosas (2009), Dreamkiller (2010), O Potro de Natal (2013), My Friend Violet (2016), The Extra (2017), The Hero of Flight 757 (2019)
Luís, td bem?
ResponderExcluirComo poderia não falar de “Cocoon”, um filme tão simpático, emotivo e reflexivo?
A trupe dos velhinhos é o mais legal. Interpretações naturais e sem afetação, o maravilhamento com a energia reconquistada, aquele bom humor gostoso e ingênuo, até as suas transgressões “old fashion way” encantavam. Todos os atores da velha estão de parabéns aqui.
A separação entre os que se querem bem, causado pelas perspectivas de uma nova vida — turbinada na Terra ou totalmente inusitada em outro mundo — é de fato tocante. O atrito entre os casais é o melhor exemplo disso: quem tem estrutura para rediscutir conceitos enraizados durante uma vida toda e que, de repente, mudam? Apenas o coração pode dar a resposta, não é?
Na época que vi o filme (no cinema), fiquei encantado com a beleza de Thanee Welch, linda e meiga. E ainda tenho que conter as lágrimas no momento da separação dos personagens de Winford Brimley e Barret Oliver, avô e neto.
“Cocoon” foi um dos primeiros filmes que me lembro a abordar bem a velhice no cinema mainstream. Outros viriam, aqui e ali, mas na época isso foi inovador para mim.
Um papel muito legal de Steve Guttenberg, creio que seu maior sucesso até então. Há uma comédia romântica dele que é maravilhosa, “Não Diga Quem Sou Eu”. Recomendo 1000%.
O tema da vida e inteligências extra-terrestres não é só fantasia e entretenimento, é um questionamento necessário, de todos os pontos de vista. Em algum momento da História humana essa verdade se materializará e devemos intimamente nos anteciparmos a ela. “Cocoon” fez sua parte.
Bela escolha sua análise, Luís.
Abraço!
Luís
ResponderExcluirApenas uma complementação.
Seu subtítulo — Um Hino de Amor á Vida, aos Jovens de Todas as Idades — não poderia ser melhor.
Diz tudo.
Muito bem!
Abraço!
Olá Mário. Tudo bem ?
ExcluirTambém vi o filme no cinema, o que trouxe uma experiência bem diferente de quem vier a assistir na tevê ou streaming. O filme é muito bom, um mistério ter poucas exibições.
"Não diga quem sou eu" não conheço, vou adicioná-lo a filmografia. Fiz uma busca e não é um filme fácil de ser encontrado, mas anotei para poder ver assim que estiver disponível.
Sim, a questão de vida extraterrestre sempre é muito interessante, principalmente quando aqui a visão é de civilizações pacifistas e não bélicas que tomarão o planeta como muito se exibe.
A questão da terceira idade foi um dos motivos pela qual os envolvidos foram atraídos para o projeto. Numa indústria voltada a juventude do momento, isso é muito relevante, sem dúvida.
Muito obrigado por mais este comentário e volte sempre. Um grande abraço e até a próxima.