terça-feira, 23 de novembro de 2021

PERSEGUIÇÃO MORTAL / DEATH HUNT (1981) - ESTADOS UNIDOS / HONG KONG


PRECURSOR DE RAMBO

Território de Ykon, norte do Canadá, em 1931. Albert Johnson (Charles Bronson) evita a morte de um cão, em uma violenta rinha, obrigando Hazel Sutter (Ed lauter), de forma contundente,  a vender-lhe o animal ferido, causando a ira de alguns moradores. Hazel, enfurecido e sentindo-se humilhado, reclama com o sargento da polícia montada Edgar Millen (Lee Marvin), dizendo que Johnson "roubara" seu cão, mas este se recusa a agir, pois já escutara outra versão dos que estavam ali presentes. Hazel (Ed Lauter), resolve então reunir seus amigos para dar uma lição ao estranho, mas a tentativa de emboscada termina mal para o grupo, com um morto. Agora Millen, a contragosto, perto da aposentadoria, sem muita convicção da culpa do suspeito, precisará empreender uma captura que acabará em derramamento de sangue e a fuga para as montanhas de Johnson sendo perseguido por Millen e o recém chegado policial Alvin (Andrew stevens), pelos caçadores e por um grupo de pessoas locais atrás de uma farta recompensa oferecida por um jornal, dando início a uma das maiores caçadas humanas já realizadas em território canadense.

Filmado nas paragens de Blanff, próximo ao Círculo Polar Ártico, Perseguição Mortal é um eletrizante thriller com uma montagem ágil e cheia de tensão sublimar com um clima de épico e tom de faroeste. Com críticas pouco entusiasmadas em seu lançamento, sobreviveu bem ao tempo mostrando-se um thriller de sobrevivência que ainda prende o espectador na cadeira. Nada como o tempo para redimir um filme.

O cinema americano sabe como nenhum outro contar uma historia, e fazer um filme é antes de tudo contar uma história. Você que já leu algumas de minhas análises perceberá que defendo a ideia de que filmes "baseados em fatos reais", principalmente os americanos, desconsideram inúmeros pontos dos fatos e os reconstroem de um modo próprio para que o espectador se envolva com a história e crie uma empatia, porém levando informação quase sempre equivocada. Melhor sempre considerar esses tipos de espetáculos como pequenos fatos recheados de muita ficção e curtir o filme apenas como diversão. E Perseguição Mortal não foge dessa regra, tornando o personagem de Bronson inconteste quando na realidade sempre houve dúvidas a respeito disso. Ou seja, ainda que seja inspirado em um episódio verídico, não deixa de ser um relato ficcional de uma história verdadeira.

Inicialmente projetado para ser filmado pelas mãos do cineasta Robert Aldrich ("Os Doze Condenados" e "O Imperador do Norte"), sob o título "Artic Rampage", e terminado nas mãos de Peter Hunt (1925–2002), editor e diretor da segunda unidade dos primeiros cinco filmes de James Bond, que fez sua estreia na direção do sexto exemplar, o interessante "007 A Serviço Secreto de Sua Majestade" é, basicamente, um pré-Rambo (feito um ano antes de “Rambo - Programado Para Matar”). Temos Charles Bronson em vez de Stallone e Lee Marvin (que foi cogitado para fazer o coronel Trautman) em vez de Brian Dennehy. Em "Rambo" trocou-se os idos dos anos 30 pelos anos 60 (pós-Vietnã). Aqui, o  personagem é obrigado a usar da violência quando acossado; a caçada da polícia com cães e caçadores; um reforço aéreo com um avião Bristol da Primeira Guerra (em Rambo, um helicóptero); a natureza como um fator determinante na forma de uma montanha de gelo (contra a floresta do filme de 1982); as informações que chegam de que Johnson não é um simples caçador (assim como John Rambo não era apenas um ex-combatente) e até o salto de um penhasco contra uma árvore (essa então, só vendo).  Nesse duelo desigual a civilização sairá perdendo apesar da força numérica de seus componentes e o respaldo de tecnologia. E os dois filmes tratam do mesmo tema: a intolerância.

Bronson entrega um personagem solitário, um outsider, que chega a um povoado (como em muitos westerns) cercado de violência de homens que só conhecem a brutalidade como meio de diálogo. Vivem e morrem nessa cartilha. Uma estrutura que se assemelha muito a um filme de faroeste. Como todo personagem mítico encontra seu destino: uma luta contra a adversidade, tendo a seu favor a imponente natureza selvagem de braços abertos a quem souber melhor se adaptar a ela. O heroísmo individual e autossuficiente contra uma sociedade primitivamente belicista. E o conflito ficará situado primordialmente entre dois personagens: de um lado o desconhecido e imprevisível caçador, enfrentando a tudo e a todos com seus conhecimentos de sobrevivência, duas espingardas e 700 cartuchos. Do outro lado o sargento, completamente adaptado ao cotidiano da violência do longínquo local, livre de ordens militares e da rigidez que tal cargo lhe impõe. Sua constante companhia é um uísque e alguns poucos amigos. Um anti-herói que passa a respeitar e admirar o seu oponente e que surpreende ao ter gestos humanizados em um local de pouca humanidade. E esses dois antagonistas criam um vínculo de admiração e, desse respeito mútuo (bem claro na cena em que Edgar e Johnson se observam com seus binóculos e cada um compartilha um sorriso), surge um grande dilema.

Quanto ao elenco, tanto Bronson (58) quanto Marvin (55), na época das filmagens,  não mostraram sinais de suas idades em papéis muito físicos. A dupla esteve junta nos seguintes filmes: "Agora Estamos na Marinha" (1951); "Missão Perigosa em Trieste" (1952); "Os Doze Condenados" (1967); "Quando os Homens são Maus" (1974) e  "Perseguição Mortal" (1981). Na época, apesar de Bronson ganhar mais, o nome de Marvin veio acima, nos créditos do cartaz original. Posteriormente, novos cartazes vieram com o nome de Bronson antes. Andrew Stevens saiu-se bem como um novato idealista que mal chega e se vê em meio a uma confusão sem precedentes. O ator trabalhou novamente com Bronson em "Dez Minutos para Morrer" (1983). Angie Dickinson (do famoso seriado "Police Woman" - 1974 a 1978), recebeu um papel sem densidade que realmente poderia ter sido feito por qualquer outra atriz, desperdiçando seu talento. Dickinson trabalhou com Lee Marvin "Os Assassinos" (1964) e "À Queima-Roupa" (1967). Ed Lauter, sempre com ótimas atuações, teve quatro parcerias com Bronson: "O Trem da Morte" (1975); "O Grande Búfalo Branco" (1977);  "Perseguição Mortal" (1981) e  "Desejo de Matar 3" (1985), por isso a facilidade em atuar em filmes do ator. Carl Weathers teve uma participação reduzida, mas interessante. Vindo dos dois Rocky era um chamariz interessante. Maury Chaykin, como o caçador medroso, também se destacou.

Perseguição Mortal é um dos melhores filmes de Charles Bronson desta época e talvez seja curioso o fato de não ser tão celebrado como outros filmes do ator. Tem uma montagem ágil, bela fotografia que destaca a vasta imensidão local e um elenco de nomes famosos que entregaram sólidas performances. Um filme de ação que não envelheceu e pode surpreender quem ainda não o conhece.

 

Trailer:


 

Curiosidades (contém spoilers):

Peter R. Hunt dirigiria Bronson novamente em Assassinato nos Estados Unidos (1987)

O nome verdadeiro de Charles Bronson era Charles Dennis Buchinsky

Baseado em uma história verídica, o filme foi fortemente criticado por historiadores canadenses por apresentar muitos fatos históricos e caracterizações erradas.

Charles Bronson disse uma vez sobre seu personagem Albert Johnson neste filme: "Existem duas escolas de pensamento sobre os personagens ... Alguns acreditam que o homem (Albert Johnson) era um criminoso. Outros acreditam, como eu, que ele era inocente qualquer delito. Decidimos mostrá-lo como um homem que foi vítima da necessidade de outra pessoa de praticar violência. Ao tentar se proteger contra um ataque não provocado, ele foi forçado a matar um de seus agressores. "

Quando eles apareceram juntos no sucesso de bilheteria "Os Doze Condenados" (1967), Lee Marvin foi a estrela mais faturada e Charles Bronson estava entre o elenco creditado em ordem alfabética e após Marvin. Depois de "Os Aventureiros do Ouro" (1969), a carreira e o poder de estrela de Marvin declinaram consideravelmente. Bronson recebeu o maior faturamento por este filme e Marvin recebeu o segundo faturamento.

O personagem piloto do capitão. Hank Tucker da Royal Canadian Air Force, interpretado por Scott Hylands, foi baseado no capitão. Wilfrid Reid "Wop" May, OBE, DFC, que foi o piloto na vida real que ajudou a caçada humana com vigilância aérea.

O piloto Vern Ohmert foi contratado pela produção para construir uma réplica de trabalho real de um biplano de cabine aberta de Bristol, cuja marca e modelo foram usados ​​em 1931 pela RCMP (Royal Canadian Mounted Police). Esta aeronave era o tipo real de avião usado pelos Montados canadenses para caçar Albert Johnson durante a década de 1930. Ohmert visitou o Imperial War Museum em Londres, onde duas plantas originais estavam hospedadas. Ele fotografou e mediu os planos históricos com suas especificações técnicas exatas para construir seu avião modelo para o filme.

Foram usados ​​50 cães de trenó Yukon siberianos nativos.

O filme foi dirigido por Peter R. Hunt, cujo trabalho no filme de James Bond "007 - A Serviço Secreto de Sua Majestade" (1969) foi um fator significativo em sua contratação, já que ambos os filmes se passam predominantemente em montanhas com picos nevados.

O filme foi lançado nos cinemas entre os filmes "A Fronteira" (1980) e "Desejo de Matar 2" (1982).

Joan Collins e Peter Falk, Ron Howard, Telly Savalas e Strother Martin foram considerados para papéis

Peter R. Hunt substituiu Robert Aldrich como diretor. Aldrich saiu após uma disputa sobre o orçamento do filme.

O personagem Sgt. Edgar Millen da Royal Canadian Mountain Police foi ficcionado neste filme. Interpretado por Lee Marvin, o personagem foi mudado de um jovem - como ele era em 1931-32 - para um homem endurecido, de meia-idade e beberrão típico da personalidade de Marvin, tanto na tela quanto fora dela. Na verdadeira história em que este filme é baseado, Constable Edgar Millen foi morto a tiros por Albert Johnson (interpretado por Charles Bronson), mas isso não acontece no filme.

O capitão Hank Tucker, do personagem da Força Aérea Real Canadense, foi uma ficção para este filme. Ele é retratado como um aviador que atira descontroladamente no grupo de busca e acaba morto. Nos eventos da vida real de 1931-32, a pessoa na qual seu personagem é baseado, o capitão. Wilfrid Reid "Wop" May, não morreu nessas circunstâncias, batendo seu avião na encosta de uma montanha. May foi creditado por rastrear Albert Johnson e salvar um dos Mounties que havia sido baleado por ele.

Há um primeiro sinal no filme de que Albert Johnson sabia que Bill Luce (Henry Beckman) iria traí-lo e tentar matá-lo: durante seu primeiro encontro, eles têm uma conversa curta e amigável e Bill Luce até o avisa contra os homens em seu encalço e diz a ele para correr longe. E Albert Johnson agradece o aviso, mas quando ele se afasta, ele não vira as costas para Bill. Em vez disso, ele lentamente dá alguns passos para trás, com o rifle ainda apontado para Bill.


Bronson & Andrew Davis em 10 Minutos Para Morrer







Bronson & Ed Lauter em Desejo de Matar 3









Bronson & Marvin em Os Doze Condenados











Angie Dickinson & Lee  Marvin em Os Assassinos

 








Cartazes:





 

 

Filmografia Parcial:

Charles Bronson  (1921 – 2003)



Vera Cruz (1954); Sete Homens e um Destino (1960); Fugindo do Inferno (1963); Os Doze Condenados (1967); Era uma Vez no Oeste (1968); O Passageiro da Chuva (1970); Assassino a Preço Fixo (1972); Desafiando o Assassino (1974); Desejo de Matar (1974); Lutador de Rua (1975); O Grande Búfalo Branco (1977); Desejo de Matar 2 (1982); Desejo de Matar 3 (1985); O Vingador (1986); Assassinato nos Estados Unidos (1987); Desejo de Matar 4 - Operação Crackdown (1987); Kinjite - Desejos Proibidos (1989); Desejo de Matar V (1994).

Lee Marvin (1924 - 1987) 








Conspiração do Silêncio (1955);  Taverna Maldita (1955); 7 Homens Sem Destino (1956);  A Árvore da Vida (1957); Os Comancheros (1961);  O Homem que Matou o Facínora (1962); O Aventureiro do Pacífico (1963); Dívida de Sangue (1965); Os Profissionais (1966); Os Doze Condenados (1967); Inferno no Pacífico (1968); Meu Nome é Jim Kane (1972); A Marca da Brutalidade (1972); O Imperador do Norte (1973); Agonia e Glória (1980); Perseguição Mortal (1981); Mistério no Parque Gorky (1983); Os Doze Condenados: A Nova Missão  (1985); Comando Delta (1986).


Ed Lauter (1938–2013):



A Fúria dos 7 Homens (1972); Os Novos Centuriões (1972); Assassinato de um Presidente (1973); Golpe Baixo (1974); O Triângulo do Diabo (1975); Operação França II (1975); King Kong (1976); O Grande Búfalo Branco (1977); Jim Jones: A Tragédia da Guyana (1980); Operação Vingança (1981); Perseguição Mortal (1981); O Cavaleiro do Tempo (1982); Lassiter - Um Ladrão Quase Perfeito (1984); Desejo de Matar 3 (1985); Jogo Bruto (1986); Nascido em 4 de Julho (1989); Despedida em Las Vegas (1995); Rastro de Pavor (1996); O Preço da Traição (1996); Treze Dias Que Abalaram o Mundo (2000); Não é Mais um Besteirol Americano (2001); Golpe Baixo (2005); Número 23 (2007); Camille - Um Amor do Outro Mundo (2008); O Artista (2011); Assassino Invisível (2014).

Carl Weathers (1948-2024)







Magnum 44 (1973); Friday Foster (1975); Rocky: Um Lutador (1976); Contatos Imediatos do Terceiro Grau (1977); A Disputa dos Sexos (1977); Nas Profundezas das Bermudas (1978);  Comando 10 de Navarone (1978);  Rocky II: A Revanche (1979); Perseguição Mortal (1981); Rocky III: O Desafio Supremo (1982); Rocky IV  (1985); O Predador (1987); Ação Total (1988);  Hurricane Smith: Tempestade em Ação (1992); Justiça das Ruas (1991 - 1993);  In the Heat of the Night (1993 - 1995);  Um Maluco no Golfe (1996); Guerreiros das Sombras II: A Montanha do Diabo (1999); O Perigo Alienígena (2005); Um Time de Malucos (2007); A Batalha Marítima (2012); O Mandaloriano (seriado 2019 - 2020)


Angie Dickinson







A Audácia é a Minha Lei (1955);  Assassino a Sangue Frio (1955); Marcados pela Violência (1956); Atirar para Matar (1956); Onde Começa o Inferno (1959); Onze Homens e um Segredo (1960); A Greve do Sexo (1962);  O Candelabro Italiano (1962); Os Assassinos (1964); Caçada Humana (1966); À Sombra de um Gigante (1966);  O Pistoleiro do Rio Vermelho (1967); À Queima-Roupa (1967); Sam Whiskey, o Proscrito (1969); O Pistoleiro Marcado (1969); Police Woman (seriado 1974-1978);  Ringo (1978); A Mulher do Suicida (1979);  Vestida para Matar (1980); Charlie Chan e a Rainha Dragão (1981); Perseguição Mortal (1981); Disque M para Matar (1981); O Passo da Morte (1982);  Risco de Escândalo (1984); Três Mulheres Fora da Lei (1987); Rota da Morte (1989); Kojak: Fatal Flaw (1989); Travessia Fatal (1992); Até as Vaqueiras Ficam Tristes (1993); Sabrina (1995); Duets: Vem Cantar Comigo (2000); A Corrente do Bem (2000); Onze Homens e um Segredo (2001); Elvis Ainda Não Morreu (2004); Mending Fences (2009)


Andrew Stevens







Shampoo (1975); Os Rapazes da Companhia C (1978); A Fúria (1978); Perseguição Mortal (1981); Sedução Fatal (1982); Dez Minutos Para Morrer (1983);  Ira de Mutantes (1989);  Olhos Noturnos (1990); Ira de Mutantes 2 (1991); Olhos Noturnos 2 (1991); Olhos Noturnos 3 (1993); Uma Paixão Incontrolável 4 (1995); Olhos Noturnos 4 (1996); Ação Secreta (1999); Agente Vermelho (2000); O Atirador: Apontando Para a Morte (2005); O Forasteiro 2 (2005); Com as Próprias Mãos 3: Vingança Solitária (2007); O Retorno dos Vermes Malditos (2010); A Woman's Nightmare (2018);  47 Hours (2019); Deadly Excursion: Kidnapped from the Beach (2021)


Maury Chaykin (1949–2010)







A Ocasião faz o Herói (1980); Imagem Dupla (1980); O Sequestro do Presidente (1980); Perseguição Mortal (1981); Vida de Solteiro (1982); O Último Pesadelo (1983);  Jogos de Guerra (1983);  Meu Pai, Eterno Amigo (1984);  O Guardião (1984): Mrs. Soffel - Um Amor Proibido (1984); Condição de Defesa / Depois do Fim do Mundo (1985); Roboman (1986); Sindicato da Violência (1986); Almôndegas 3 (1986); Uma Janela Suspeita (1987); Corações de Fogo (1987); Águia de Aço II (1988);  Irmãos Gêmeos (1988);  Millennium - Guardiões do Futuro (1989); Tensão no Gelo (1989); Dança com Lobos (1990); Meu Primo Vinny (1992); Herói por Acidente (1992); Sommersby: O Retorno de um Estranho (1993); Beethoven 2 (1993); Camilla (1994);  O Diabo Veste Azul (1995); A Ilha da Garganta Cortada (1995); Por uma Vida Menos Ordinária (1997); A Máscara do Zorro (1997); A Arte da Guerra (2000);  Incrível Obsessão (2003); Os Estagiários (2004);  Verdade Nua (2005); A Busca pela Justiça (2006); Ensaio Sobre a Cegueira (2008);  Adoração (2008); O Super Lobista (2010)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre