quarta-feira, 2 de maio de 2018

STARGATE: A CHAVE DO FUTURO DA HUMANIDADE / STARGATE (1994) - ESTADOS UNIDOS / FRANÇA



AVENTURA ESPACIAL NO ANTIGO EGITO

Daniel Jackson (James Spader) é um egiptólogo (especialista em cultura egípcia). Suas ideias de que uma raça alienígena pode ser a origem dessa cultura  não são levadas à serio pela comunidade científica. Sua vida começa a mudar quando encontra uma estranha senhora, Catherine Langford (Viveca Lindfors do filme "O Exorcista 3") que lhe solicita sua ajuda em uma base militar. Intrigado, o jovem aceita o convite e descobre algo fantástico: a Força Aérea americana possui um objeto encontrado em 1928 e que pode ser a chave para a confirmação de suas teorias.


Seu conhecimento permite decifrar 6 blocos de pedra escritos em hieróglifos antigos e desconhecidos permitindo acionar o que chamam de “portal estelar”, ou seja os símbolos são um mapa e não uma linguagem.  Uma força tarefa é escolhida tendo o coronel “Jack” O'Neil (Kurt Russell) à frente da missão, apesar de estar afastado por uma tragédia pessoal. Daniel,  O'Neil e um pelotão de reconhecimento atravessa o portal e o que encontram é algo inacreditável.


Stargate fui um acerto em termos de arrecadação, ainda que grande parte da crítica tenha considerado entre regular e ruim . Vê-se que as ideias foram tiradas de livros como "Eram Deuses Astronautas?" de Erich von Däniken , um livro, aliais que sucinta várias reflexões. O tema "nós já fomos visitados" sempre trouxe boas ideias e o diretor Roland Emmerich (“Independence Day” e “Soldado Universal”) soube fazer uma aventura movimentada, sem muita reflexão é verdade, mas que prende a atenção, colhendo uma ótima bilheteria (50 milhões em 2 semanas nos EUA) e gerando uma ótima série que durou 10 anos, ao custo de 1 milhão de dólares por episódio, e que colocou o ator Richard Dean Anderson (o MacGyver da série "Profissão Perigo") no papel de "Jack" O'Neil. O nome da série chamou-se Stargate SG-1 e emplacou dois spin-offs (séries derivadas): "Stargate Atlantis" e "Stargate Universe" que foram finalizadas em dois telefilmes já analisadas por aqui: "Stargate: Linha do Tempo" e "Stargate: A Arca da Verdade". Atualmente foi lançada uma nova série "Stargate: Origins", de 10 minutos, que não vem agradando aos fãs.


Distribuída na época pela produtora Carolco (em sua fase de ouro) de filmes como "Rambo I e II"; "Eles Vivem"; "Vingador do Futuro"; "Exterminador do Futuro 2", "Instinto Selvagem", cuja sociedade era dividida entre Mario Kassar e Andrew Vajna (nomes que sempre apareciam nos créditos iniciais) a produtora, durante esse período, tentou fechar um acordo com a Marvel para produzir o filme do "Homem Aranha" tendo James Cameron ("Aliens, o Resgate") à frente das câmeras, mas o projeto nunca decolou. Em 1995 a Carolco entraria com um pedido de falência. Apesar de ter sua parte comprada, nunca mais foi a mesma. Mas Stargate, original, somente este longa. Nunca fizeram nenhuma sequência do filme, ainda que a série explique muita coisa.


Muitos acharam que Emmerich, que também co-assinou o roteiro, tentou abocanhar essa linhagem de ficção científica que “Guerras nas Estrelas” alcançou. Se realmente a ideia era essa então podemos dizer que foi um fiasco, porque em nenhum momento temos personagens carismáticos (Spader não é um Indiana Jones !!) nem houve a mínima tentativa de criar uma mitologia (algo que a série conseguiu com sucesso). A concepção visual foi de bom grado e realmente instiga a curiosidade. Já em termos de roteiro, ao final da projeção, fica aquela sensação de que ficou faltando ousadia, como por exemplo nas cenas que duas naves atacam os aldeões. Ficou meio solto da narrativa. Parece que jogaram as naves em cena e depois simplesmente não as temos mais. 


No quesito originalidade, o "anel de teletransporte" (ou "Stargate") foi uma bela sacada (tanto que o "buraco de minhoca" foi praticamente copiado para o filme “Contato” de 1997), algo de novo na surrada onda de invasões de alienígenas e batalhas de naves que o cinema colocava. A pirâmide voadora e a lanças que funcionam como armas são bem legais. A luz brilhante e aquosa do portal foi outro acerto. O belo planeta de três luas é algo a ser citado. As máscaras de chacais e pássaros poderiam ter sido reveladas mais para o final. E o teletransporte da nave foi incorporado ao seriado. Ou seja as criações tecnológicas são o grande encanto do filme.


Nossos exploradores dão uma de "nos levem ao seu líder", mas descobrem que o chefão é um déspota com milênios de existência (essa parte foi muito mal explorada) e que oprime o povo de Abydos (nome do planeta que descobriremos na série). No primeiro episódio da série “Stargate" o planeta é revisitado (agora com outros atores) e a estória parte de onde o filme parou. Inexplicavelmente o roteiro cinematográfico se omitiu da ideia principal: teriam nossos antepassados conhecido alienígenas? As especulações sobre estranhos enigmas da cultura egípcia seriam explicados? Qual o impacto nos personagens ao encontrarem outro mundo habitado por seres humanos e qual o impacto em suas crenças e valores? O filme resolveu ignorar completamente estes aspectos (o fez “a passant”) e optou por colocar efeitos onde deveria haver reflexão. E “Jack” O'Neil nem confronta o seu passado do início do filme (??!!). Em determinado momento perguntam a Daniel se ele sabe como voltará do portal. Ele diz que sim e ninguém pergunta como!  E de quebra os EUA salvará esse novo mundo e o livrará de um governo tirano.


Mas Stargate teve ainda outro grande problema: o vilão. O visual andrógino de Jaye Davidson,  que havia sido indicado ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante por "Traídos pelos Destino" (1992), não foi uma boa ideia, nem a sua escalação, nesse que foi o segundo e último trabalho do ator para o cinema (ele se aposentou da carreira). Certamente sua indicação ao Oscar lhe garantiu o papel, mas para esse filme realmente dar certo um ator de peso teria feito uma enorme diferença. E poderia ter ficado pior porque na concepção original suas falas não eram legendadas. Sorte que esse "pequeno detalhe" foi corrigido após exibições testes. O mais interessante é que o ator não queria fazer o filme e aceitou pelo valor de 1 milhão de dólares. James Spader (hoje conhecido pelo seriado de sucesso Lista Negra) fez o vilão Ultron em "Vingadores - Era de Ultron", já era um jovem talentoso com uma boa filmografia e vinha do (pouco) interessante "Lobo" com Michele Pfeiffer e Jack Nicholson. Ele admitiu em entrevista que achou o roteiro horrível e não viu nenhum problema em aceitar apenas pelo dinheiro. Kurt Russell vinha de produções cultuadas como "Fuga de Nova York" e "O Enigma de Outro Mundo " ... e também do sucesso "Tombstone - A Justiça Está Chegando" (1994). Foi uma ótima escolha, ainda que Russel não pareça ser o ator principal (mas é porque seu nome vem em primeiro), ficando estranho na narrativa, mas ele deu consistência ao personagem. Como curiosidade o ator Djimon Hounsou ("Amistad"; "Diamante de Sangue" e "Gladiador") em um papel subutilizado de um guarda que praticamente não tem falas, além do bom ator Erick Avari ("A Fera da Guerra") e Mili Avital, como Sha'uri, par romântico de Daniel Jackson. A atriz voltou-se mais para participações em seriados.


O filme tem os seus defeitos? Tem, mas o público não se importou e curtiu a estória que é movimentada, original e divertida. E se não houvesse uma boa resposta nas bilheterias jamais teriam investido em uma ótima série que durou uma década e gerou outras duas conquistando fãs ao redor do mundo. Para se rever e curtir um filme que ficou na lembrança de muita gente.

Trailer:


Os Seriados:
Stargate SG1 (1997 a 2007)



Stargate Atlantis (2004 a 2009)

 







  


Stargate Universe (2009 a 2011)










Telefilmes que terminam o seriado Stargate SG1 (ambos já analisados)


Stargate : Linha do Tempo (2008)

 









Stargate : A Arca da Verdade (2008)















Cartazes:






Curiosidades:
No México o título deste filme não foi uma tradução literal do título original. Stargate tornou-se "La Puerta del Tiempo", que se traduz em "O Portão do Tempo". Alguns espectadores pensaram erroneamente que o planeta distante para o qual o esquadrão se dirigiu foi apenas uma época muito antiga no Egito, e ficaram confusos com o enredo.

De acordo com o comentário do DVD, o grupo de jovens seminus, que cercam Ra, foi intencionalmente incluído para criar desconforto na plateia.

A entrada da montanha onde o anel gigante é mantido na Terra, é a mesma entrada que foi usada no filme "Jogos de Guerra" (1983).

O ator French Stewart (Tenente Ferretti) foi o único ator a aparecer em "Stargate - A Chave para o Futuro da Humanidade" (1994) e no seriado "Stargate Universe" (2009).

Richard Kind (Dr. Gary Meyers) foi o único ator a aparecer em "Stargate" (1994) e no seriado "Stargate: Atlantis" (2004).

A estória se passa em 8.000 AC, 1928 e 1996.

Um cavalo da raça escocesa Clydesdale foi usado para a concepção do Cão do Deserto.

A atriz Vaitiare Hirshon fez a audição para o papel Sha'uri, perdendo o papel para a atriz Mili Avital. Mais tarde era ganharia o papel (rebatizada de Sha're) em três episódios de "Stargate SG-1" (1997).

Djimon Hounsou, James Spader e Kurt Russell acabariam fazendo vilões no universo cinematográfico da Marvel. Hounsou fez Korath em “Guardiões da Galáxia” (2014), Spader fez  “Ultron” em "Vingadores: Era de Ultron" (2015), e Russell fez Ego em “Guardiões da Galáxia Vol. 2” (2017).

Em um ponto do filme, Daniel Jackson explica à equipe da Força Aérea que, para qualquer viagem espacial, é necessário existirem sete símbolos para marcar as coordenadas. Seis deles indicam o destino, mostrando  estrelas ou constelações, para localizar o destino. O sétimo e último símbolo indica o ponto de origem para iniciar a viagem. Na série de televisão, um símbolo extra foi adicionado, o que indica a galáxia de destino.

A atriz sueca Viveca Lindfors (1920-1995) faleceria no ano seguinte em decorrência de uma artrite reumatoide


Filmografia Parcial:
Kurt Russell












Elvis (1979); Fuga de Nova York (1981); O Enigma de Outro Mundo (1982); Temporada Sangrenta (1985); Os Aventureiros do Bairro Proibido (1986); Conspiração Tequila (1988); Tango e Cash - Os Vingadores (1989); Tombstone - A Justiça Está Chegando (1993); Stargate - A Chave para o Futuro da Humanidade (1994); Fuga de Los Angeles (1996); Breakdown - Implacável Perseguição (1997); O Soldado do Futuro (1998); Poseidon (2006); Velozes & Furiosos 7 (2015); Os Oito Odiados (2015); Horizonte Profundo: Desastre no Golfo (2016); Velozes e Furiosos 8 (2017); Guardiões da Galáxia Vol. 2 (2017)

James Spader

 









Amor Sem Fim (1981); Tuff Turf - O Rebelde (1985); Terror nas Sombras / Juventude Perdida (1985); Amor do Futuro (1985); A Garota de Rosa-Shocking (1986); Manequim (1987); Abaixo de Zero (1987); Wall Street: Poder e Cobiça (1987); A Volta de Jack o Estripador (1988); Sexo, Mentiras e Videotape (1989); Namoros Eletrônicos (1989); Sob a Sombra do Mal (1990); Loucos de Paixão (1990); A Mulher dos Meus Sonhos (1993); Lobo (1994); Stargate - A Chave para o Futuro da Humanidade (1994); Crash - Estranhos Prazeres (1996); Contrato de Risco (1996); Acerto de Contas (1997); O Observador (2000); Secretária (2002); Perseguição Implacável (2002); Contato Alienígena (2003); Justiça Sem Limites (seriado 2004 a 20008); Lincoln (2012); Vingadores: Era de Ultron (2015); Lista Negra (seriado 2013 a 2021).

Erick Avari

 








A Fera da Guerra (1988);  O Homem da Califórnia (1992); A Mulher dos Meus Sonhos (1993); Stargate - A Chave para o Futuro da Humanidade (1994); A Múmia (1999); O 13º Guerreiro (1999); O Planeta dos Macacos (2001);  A Casa de Vidro (2001); A Herança de Mr. Deeds (2002); Ritual (2002); Esqueceram de Mim 4 (2002); Demolidor: O Homem Sem Medo (2003); O Guardião 2: Retorno Às Minas Do Rei Salomão (2006); Segurança de Shopping (2009); Sempre ao Seu Lado (2009).

Djimon Hounsou











Obsessão Fatal (1992); Stargate - A Chave para o Futuro da Humanidade (1994); Amistad (1997); Tentáculos (1998); Gladiador (2000); Corridas Clandestinas (2003); Constantine (2005); A Ilha (2005); Diamante de Sangue (2006); A Tempestade (2010); Forças Especiais (2011); Guardiões da Galáxia (2014); Velozes & Furiosos 7 (2015); Exorcistas do Vaticano (2015); Sem Ar (2015); A Lenda de Tarzan (2016); Rei Arthur: A Lenda da Espada (2017); Aquaman (voz 2018); Capitã Marvel (2019); Shazam! (2019); As Panteras (2019); Kingsman: The Great Game (2020); King's Man: A Origem (2020); Um Lugar Silencioso - Parte II (2020); Blazing Samurai  (2021)

2 comentários:

  1. Muito bom suas informações.... Parabéns pelo site.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde (você esqueceu de informar o seu nome).
      Que bom que a matéria lhe agradou. Muito obrigado por comentar. Um grande abraço e volte sempre.

      Excluir

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre