JUSTIÇA À LA CHARLES BRONSON
O veterano sargento da divisão, de homicídios Leo Kessler (Charles Bronson) e o jovem detetive Paul McAn (Andrew Stevens), investigam o caso de um serial killer que passa a atacar mulheres sem deixar pistas. Quando a dupla descobre que uma das vítimas tinha um diário, um suspeito aparece no caso: Warren Stacy (Gene Davis), um assassino metódico com uma forte vontade de esfaquear e matar mulheres que rejeitam suas investidas. O problema é que ele possui um álibi que lhe impede a prisão. Só que Kessler tem plena certeza de que está diante do verdadeiro suspeito. O cerco se fecha, mas Warren continua se esquivando da lei. Para impedir o assassino de aumentar o seu número de vítimas, Kessler faz algo completamente reprovável: cria provas falsas. A ação dá errado e ainda coloca a filha do veterano detetive (Lisa Eilbacher) na mira de Warren.
O veterano sargento da divisão, de homicídios Leo Kessler (Charles Bronson) e o jovem detetive Paul McAn (Andrew Stevens), investigam o caso de um serial killer que passa a atacar mulheres sem deixar pistas. Quando a dupla descobre que uma das vítimas tinha um diário, um suspeito aparece no caso: Warren Stacy (Gene Davis), um assassino metódico com uma forte vontade de esfaquear e matar mulheres que rejeitam suas investidas. O problema é que ele possui um álibi que lhe impede a prisão. Só que Kessler tem plena certeza de que está diante do verdadeiro suspeito. O cerco se fecha, mas Warren continua se esquivando da lei. Para impedir o assassino de aumentar o seu número de vítimas, Kessler faz algo completamente reprovável: cria provas falsas. A ação dá errado e ainda coloca a filha do veterano detetive (Lisa Eilbacher) na mira de Warren.
Em sua nona parceria com o diretor J. Lee Thompson (1914 – 2002), Dez Minutos Para Morrer apresenta
um produto bem encorpado e bem dentro daquilo que Bronson mostrou a partir de
um certo período de sua carreira: o vingador solitário da franquia "Desejo
de Matar" ou seus personagens policiais capazes de irem até as últimas
consequências para fazerem justiça. Aqui, para o deleite de seus inúmeros fãs,
não foi diferente. O ator estava "em plena forma" em um filme policial que prende do início ao fim.
Um filme politicamente incorreto sem dúvida, mas as produções dos anos oitenta tinham muito disso. E faziam sucesso. Depois que Hollywood resolveu usar um padrão "de correção" para os seus filmes, muitas produções deste tipo foram sucumbindo. A questão principal do filme poderia ser: até que ponto usar métodos reprováveis para colocar um culpado na cadeia pode ser considerável válido? Mesmo que esse suspeito deva ir para a cadeia com provas forjadas? Essa é uma questão que muitos dirão ser sem sentido aqui, pois o filme seria apenas um veiculo para o ator e o diretor lançarem seus filmes. Mas a discussão é válida sim e, de acordo com o país do espectador, poderemos nos surpreender com a resposta. É a dualidade da vida em países com baixa criminalidade e, outros, com alto grau de violência.
O roteiro
tendencia a opinião do espectador ao mostrar Warrren e seus crimes desde o
início. Ele é culpado e ponto. Deve ser preso. A justiça é lenta e cheia de brechas. Kessler resolve solucionar a equação e aplica o que entende como uma solução para uma justiça que falhou. Criou provas que ligam Warren incontestavelmente aos assassinatos. Mas
esse método é válido? Kessler, que já viu vários escaparem das mãos da justiça, acha
correto. Para o jovem Paul é uma atitude que um policial jamais deveria ter:
produzir provas é um crime. E sua função não é combater o crime? O método
de Kessler seria imperdoável ou justificado? E se o espectador não soubesse que Warren
era culpado? E se o investigador estivesse errado?
Bom o filme não está voltado a centralizar esta questão, por isso não há muito tempo para entrar em elucubrações. O roteiro ágil de Thompson quer avançar e colocar o jogo de gato e rato num ritmo mais frenético. E é o que oferece. A partir do meio do filme a trama ganha velocidade e nos brinda com um final bem interessante, impactante, bem diferente do habitual. Não do habitual de Bronson.
Bom o filme não está voltado a centralizar esta questão, por isso não há muito tempo para entrar em elucubrações. O roteiro ágil de Thompson quer avançar e colocar o jogo de gato e rato num ritmo mais frenético. E é o que oferece. A partir do meio do filme a trama ganha velocidade e nos brinda com um final bem interessante, impactante, bem diferente do habitual. Não do habitual de Bronson.
Quanto ao
elenco, houve uma boa escalação dos atores,
ainda que seja centrada basicamente na personagem de Bronson. Andrew
Stevens fez filmes interessantes, como "A Fúria" e
"Perseguição Mortal". Hoje tem uma produtora própria, responsável pela
produção e direção de vários filmes. Ainda está em atividade como ator. Gene
Davis caprichou no seu psicopata. O ator estrelou até 2010 muitos telefimes,
assinando como Eugene Davis e esteve em filmes como "A Morte Pede Carona" e "Soldado Universal". Lisa Eilbacher é uma ótima atriz
e não decepcionou: ficou conhecida por suas participações nos filmes "A
Força do Destino" e "Um Tira da Pesada". Seu rosto é muito
conhecido dos mais antigos por suas participações especiais em vários seriados dos anos 70
e 80. O último trabalho da atriz, na área, foi em 2000. Geoffrey Lewis (do
interessante filme "O Aniquilador") e "Wilford
Brimley" (do divertido "Remo - Desarmado e Perigoso") aparecem rapidamente, mas
com boa contribuição. A atriz Kelly Preston (assinando como as Kelly Palzis) aparece no fim como uma das vítimas do serial killer.
Dez Minutos
Para Morrer é um eficiente thriller policial, cuja função primordial sempre foi
mais divertir do que levar a reflexão e, se esta ocorre, é devido a parceira de
Thompson no roteiro com William Roberts (1913–1997) (escritor de filmes como
"Sete Homens e Um Destino" e "Sol Vermelho"). Roberts teria
se inspirado em crimes sexuais que lera e os adaptou ao filme. Aliado a
fotografia de Adam Greenberg ("Exterminador do Futuro 1 e 2" e "Ghost: do OutroLado da Vida") e a edição de Peter L. Thompson (filho do diretor), editor de
Filmes como: "O Exorcista III"; "Guerreiro Americano" e "Desejo de Matar 4 -
Operação Crackdown" o filme é um bom passatempo com um Charles Bronson, aos 62,
anos em plena forma.
Curiosidades:
O nome real
de Charles Bronson era Charles Dennis Buchinsky. Sua morte, aos 81 anos,
deveu-se a uma pneumonia agravada pelo mal de Alzheimer.
Lisa
Eilbacher nasceu na Arábia Saudita.
O título
inicial do filme era "Bloody Sunday".
Nos cinemas
brasileiros passou como "10 Minutos Para Morrer", posteriormente, o filme passou
a ser chamado de "Dez Minutos Para Morrer".
O filme
estreou no Brasil em 1985.
Filmes de J. Lee Thompson e Charles Bronson:
Cabo Blanco (1980);
Cinco Dias de Conspiração (1976);
O Grande Búfalo Branco (1977);
Dez Minutos Para Morrer (1983)
Justiça Selvagem (1984);
O Vingador (1986);
Desejo de Matar 4 - Operação Crackdown (1987)
Mensageiro da Morte (1988);
Kinjite - Desejos Proibidos (1989).
Filmografia Parcial:
Charles Bronson (1921–2003):
Vera Cruz (1954); Sete Homens e um Destino (1960); Fugindo do Inferno (1963); Os Doze Condenados (1967); Era uma Vez no Oeste (1968);; O Passageiro da Chuva (1970); Assassino a Preço Fixo (1972); Desafiando o Assassino (1974); Desejo de Matar (1974); Lutador de Rua (1975); O Grande Búfalo Branco (1977); Desejo de Matar 2 (1982); Desejo de Matar 3 (1985); O Vingador (1986); Assassinato nos Estados Unidos (1987); Desejo de Matar 4 - Operação Crackdown (1987); Kinjite - Desejos Proibidos (1989); Desejo de Matar V (1994).
Andrew Stevens
Shampoo (1975); Os Rapazes da Companhia C (1978); A Fúria (1978); Perseguição Mortal (1981); Sedução Fatal (1982); Dez Minutos Para Morrer (1983); Ira de Mutantes (1989); Olhos Noturnos (1990); Ira de Mutantes 2 (1991); Olhos Noturnos 2 (1991); Olhos Noturnos 3 (1993); Uma Paixão Incontrolável 4 (1995); Olhos Noturnos 4 (1996); Ação Secreta (1999); Agente Vermelho (2000); O Atirador: Apontando Para a Morte (2005); O Forasteiro 2 (2005); Com as Próprias Mãos 3: Vingança Solitária (2007); O Retorno dos Vermes Malditos (2010); A Woman's Nightmare (2018); 47 Hours (2019); Deadly Excursion: Kidnapped from the Beach (2021)
Lisa Eilbacher
Homem-Aranha (1977) - Corrida
Para a Vitória (1977); A Força do Destino (1982); Dez Minutos Para
Morrer (1983); Um Tira da Pesada (1984); Leviathan (1989); O Detonador
de Alta Voltagem (1992); Nas Teias da Corrupção (1992); O Retorno de
Hunter (1995).
Kelly Preston
Dez Minutos Para Morrer (1983); Christine, O Carro Assassino (1983); A Primeira Transa de Jonathan (1985); Admiradora Secreta (1985); As Amazonas na Lua (1987); Feitiço Diabólico (1988); Irmãos Gêmeos (1988); Os Espertinhos (1989); Fugindo Para Viver (1991); Um Drink no Inferno (1996); A Reconquista (2000); Na Linha da Morte (2004); Sentença de Morte (2007); The Life and Death of John Gotti (2017)
Gene Davis
Parceiros da Noite (1980); Jogos Noturnos (1980); Dez Minutos Para Morrer (1983); A Morte Pede Carona (1986); Contato Mortal (1988); Soldado Universal (1992); A Relíquia (1997); Medo X (2003); A Rosa Negra (2005); Ataque dos Tubarões (2008).
Geoffrey Lewis (1935–2015)
O Estranho Sem Nome (1973); Meu Nome é Ninguém (1973); Quando as Águias se Encontram (1975); Doido para Brigar... Louco para Amar (1978); Bronco Billy (1980); Punhos de Aço - Um Lutador de Rua (1980); Eu, O Juri (1982); Dez Minutos Para Morrer (1983); O Aniquilador (1986); O Passageiro do Futuro (1992); Fuga Mortal (1993); O Homem Sem Face (1993); Caninos Brancos 2: A Lenda do Lobo Branco (1994); Maverick (1994); Uma Secretária de Morte (2010).
Wilford Brimley
Bravura Indômita (1969); A Síndrome da China (1979); Brubaker (1980); Ausência de Malícia (1981); O Enigma de Outro Mundo (1982); Na Rota do Oriente (1983); A Força do Carinho (1983); Dez Minutos Para Morrer (1983); Um Hotel Muito Louco (1984); Remo - Desarmado e Perigoso (1985); Cocoon (1985); Fibra de Heróis (1987); Cocoon II - O Regresso (1988); A Firma (1993); Será Que Ele É? (1997); Cadê os Morgan? (2009); Masque (2012).
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