segunda-feira, 9 de setembro de 2019

1999 - O SOBREVIVENTE DO FIM DO MUNDO / SURVIVOR (1987) - AFRICA DO SUL / ESTADOS UNIDOS




INTERESSANTE PASSATEMPO PÓS-APOCALÍPTICO

Astronauta (Chip Mayer) retorna de missão no espaço, após ocorrer uma explosão de ogivas nucleares no planeta terra. Com a vida humana praticamente extinta, passa a vagar por uma década atrás de um local que ouvira falar como o último refúgio conhecido a abrigar pessoas, comida e água.  Viajando pelos trilhos de uma ferrovia, em um veículo movido a energia solar, chega a um destino onde encontra pessoas hostis e uma mulher (Sue Kiel) mantida cativa. Após derrotar seus oponentes, cai ferido sendo salvo pela jovem que o abriga em um barco encalhado na costa da Espanha. O casal passa a iniciar um romance, mas antes que esta revele o paradeiro da cidade que o astronauta procura, é sequestrada e levada para um local subterrâneo, onde um tirano, Kragg (Richard Moll), controla seus habitantes de forma implacável.  Restará ao jovem salvar sua namorada e livrar aquelas pessoas do julgo de Kragg e seus asseclas.


1999 - O Sobrevivente do Fim do Mundo (Survivor) é um filme bem curioso. Em uma coprodução África do Sul / Estados Unidos, o filme foi lançado internacionalmente em setembro de 1987, aportando por aqui exatamente um ano depois através da distribuidora WR Rodrigues (se você viveu essa época deve ter visto nas fitas de video ou nos trailers do cinema alguns lançamentos desta distribuidora como "Crack - Conexão da Morte") criada pelo cineasta Wilson Rodrigues. A crítica do Jornal O Globo colocou o bonequinho observando sentado, outros veículos foram menos condescendentes. A verdade é que o filme até tem um certo charme e foi muito alugado quando chegou às locadoras (aparecendo nas listas dos mais retirados da época) a despeito de sua produção paupérrima. Vejamos: Dunas, um punhado de atores, um barco velho e uma instalação industrial (sabe-se lá aonde. Provavelmente África do Sul para baratear os custos). A verdade é que pouca informação encontra-se disponível. Seria interessante saber o orçamento deste filme.


A direção coube a Michael Shackleton (em seu primeiro e único filme). Não foi possível descobrir se trabalhou sob pseudônimo, mas é uma hipótese bem razoável. Seu trabalho anterior foi em um filme do cãozinho Benji na década de 70, na parte de câmera e elétrica. O filme foi escrito por Bima Stagg (que faz uma participação como um dos beduínos que lutam com o astronauta) e Martin Wragge. A parte de fotografia ficou a cabo de Fred Tammes de ("Operação Kickbox 2 - Vencer ou Vencer" entre outros). E os atores Christopher Mayer (aqui como Chip Mayer), Sue Kiel e Richard Moll. Sobre eles comentarei mais abaixo. Interessante que Mayer e Kiel não tem nomes no filme. Ele é "O Sobrevivente" ("Survivor", daí o título) e ela é "A Mulher". Só vilão tem nome. Quanto a bela música que embala o final do filme chama-se "We Are Survivors" na voz da dupla Adelle First & Stuart Irving. Até onde pude apurar foi lançado em LP apenas para o filme, não tem em catálogo e não há versões em CD (logo, raríssimo).


Mad Max (1979) fez fama e muito dinheiro. O filme australiano, além de duas continuações (1981 e 1985) e um novo filme, em 2015, instigou diretores a produzirem inspirações e plágios descarados da obra. Alguns curiosos e outros horríveis. Este aqui está (como já dito) na escala dos primeiros. Temos um astronauta sem nome que viaja em trilhos de uma outrora rodovia, sob a destruída camada de ozônio. Tem presságios em forma de sonhos com Kragg. O filme trafega entre futuro e presente (a primeira cena é com o "Survivor" amarrado a uma grade - mais para frente virá a explicação; e cenas assim se alternarão - a gente pensa que são flashbacks, mas são cenas perto do final - Nada como enxertar cenas repetidas para aumentar a duração). Os pensamentos da dupla principal são apresentados ao público com uma narração em off (??!!). Temos uma cena de sexo que nada acrescenta ao filme (funcionava como chamariz nessa época). Temos duas partes do filme que são bem diferentes: a primeira com o surgimento do astronauta até a descoberta da entrada da fábrica (boas cenas de ação, boa fotografia) e a segunda, dentro das instalações, (cenas de ação sem graça - não tinham grana para uma "Cúpula do Trovão" do terceiro filme de Mel Gibson (1985), então improvisaram com umas lutas presos a correntes) e fotografia muito escura (tá, é uma instalação subterrânea!). Temos um vilão (gritando e rosnando) com um discurso tosco de repovoar a terra com seus filhos, onde castra os outros homens para apenas sua linhagem prevalecer (já vi isso em algum lugar!). O roteiro dá a entender que a missão do nosso herói pode ter sido o motivo desse mundo, de sobreviventes que matam outros que querem sobreviver, ter se destruído.


Um dos motivos desse filme não ter desaparecido chama-se: internet. Graças a internautas que guardaram cópias do filme e publicam de tempos em tempos é que o filme não caiu no ostracismo. Outro motivo pode ser a respeito dos atores. Christopher (Chip) Mayer ficou conhecido pelo seriado "Os Gatões" (título nacional horrível para "The Dukes of Hazzard", mas que por aqui já tinham "criado" "As Panteras"). Estrelou apenas a quinta temporada da série como Vance Duke. Faleceu aos 57 anos (em 2011) de causas naturais (??!!). Seu corte de cabelo New Wave (bem anos 80!) será sempre lembrado neste filme. Richard Moll pode ser considerado o grande nome da produção. Ator de diversos filmes parece aqui ligado no piloto automático, mas funciona como vilão. De Susan (Sue) Keil também pouco se sabe. Há um perfil no Facebook e a informação de graduação em uma área teatral. Sua filmografia termina em 2010. A atriz fotografou muito bem e emprestou beleza ao filme. Sua personagem, de estilo independente, caiu bem no filme. No restante do elenco até tem alguns atores conhecidos (não por aqui).



1999 - O Sobrevivente do Fim do Mundo (título bem melhor do que o original "Sobrevivente" ("Survivor") é uma mistura de ficção-científica, com ação e aventura. Provavelmente trará saudades a quem o assistiu. Se visto sem grandes (ou nenhuma, como queiram) expectativas pode ser um passatempo interessante (achar uma cópia legendada pode ser algo bem difícil). É um filme sem nenhum recurso, que parece ter sido dirigido por diretores diferentes (a primeira metade é bem melhor), mas que diverte. Dá para pensar como esta produção se sairia se tivesse mais dinheiro investido. Mas, dentro do  que foi feito, com o pouco que se tinha, até que ficou interessante.

Curiosidades:

Em Portugal o filme recebeu o nome de "O Sobrevivente da Cidade Fantasma"  


Tema de abertura do seriado "Os Gatões" (The Dukes of Hazzard)




Quinta temporada com Chip Mayer






Cartazes:





  

Filmografia Parcial:
Chip Mayer (1954 - 2011) 

 










Malabaristas Ilimitados (1979); Negócios da máfia (1981); Os Gatões (seriado 1982 a 1983); Longe dos olhos, Perto do coração (1986); Santa Barbara (seriado 1987 a 1989); O Vingador (1996); Hard Time - Tempo de Vingança (1996); O Mentiroso (1997); The Hunted (1998);

Sue Kiel









  

Repo Man: A Onda Punk (1984); Presídio, Estadia no Inferno (1985); Um Vagabundo na Alta Roda (1986); A Caminho do Inferno (1987); 1999 - O Sobrevivente do Fim do Mundo (1987); Straight to Hell Returns (2010)



Richard Moll

 










O Arqueiro e a Feiticeira (1981); O Homem das Cavernas (1981); O Mensageiro de Satanás (1981); A Espada e os Bárbaros (1982); Metalstorm (1983); A Casa do Espanto (1985); 1999 - O Sobrevivente do Fim do Mundo (1987); A Madrasta (1989); Driving Me Crazy (1991); Máquina Quase Mortífera (1993); Os Flintstones: O Filme (1994); Galaxis (1995); Um Agente Muito Secreto (1996); Um Herói de Brinquedo (1996); The Elevator (1996); Vivendo em Perigo (1997); Gasparzinho, como Tudo Começou  (1997); Terra - O Último Refúgio (1998); Gasparzinho e Wendy  (1998); Nunca Fui Santa (1999); Evolução (2001); Todo Mundo em Pânico 2 (2001); Pode me Chamar de Noel (2001); Nightmare Man: O Homem do Pesadelo (2006); Código de Assassinos (2011); Hemingway (2012); O Tubarão Fantasma (2013); Circus Kane (2017); Razor (2017); Slay Belles (2018).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre