quarta-feira, 13 de julho de 2016

O GRITO DO LOBO / THE SCREAM OF THE WOLF (1974) - ESTADOS UNIDOS



NEM TUDO QUE PARECE É

Uma estranha criatura começa a atacar as pessoas em uma pequena comunidade. O Xerife resolve pedir a ajuda de um antigo caçador aposentado: John Wetherby (Peter Graves). John fica intrigado e as dúvidas ficam cada vez maiores, a partir do momento que considera ser um lobo enorme. Porém algo surpreende a todos: as pegadas do animal de quatro patas em determinado momento parecem transformar-se em um bípede. Logo a notícia se espalha e começam a especular que pertencem a um lobisomem. Coincidentemente, o ex-colega de John, Byron Douglas (Clint Walker) reaparece e informa que passou anos na América do Sul, tornando-se um grande caçador.


John e sua namorada, Sandy Mille (Jo Ann Pflug), encontram Byron em um restaurante e este se mostra enigmático e ameaçador, com ideias a respeito do ser humano e seu medo diante da morte. A namorada de John considera suas atitudes estranhas, o que também chama a atenção do Xerife que vai casa de Byron em busca de ajuda. Para sua surpresa e de John, Byron diz não ser de sua conta se pessoas estão morrendo e que não fará nada para ajudar a dupla. John resolve iniciar uma investigação a respeito da situação e o seu caminho parece estar sempre se cruzando com o de Byron.




Terror feito para a Tv que foi lançado por aqui pela antiga TVS (atualmente SBT) em janeiro de 1981. A produção pode ser considerada acima da média para o gênero, pois o grande trunfo está no roteiro, que nos brinda com um final bem elaborado e factível. 




Quem esperar ver um filme de lobisomens, com transformações e grandes cenas de ação, não as encontrará nesta produção. O filme toma outro rumo e coloca um final surpresa que opta pela inteligência do espectador. 



Apesar da produção ser de 1975, consegue manter seu clima de suspense,  muito pela ótima atuação do tio central, Graves, Walker e Pflud, sendo que os dois primeiros encontram-se em um degrau acima no quesito atuação.  Walker está muito bem, com falas interessantes e pensamentos filosóficos acerca da pequenez humana. Ele é quem acaba roubando as principais cenas com seu ar ameaçador. Graves faz um personagem de vida simples e com intuito apenas de conquistar em definitivo o coração de sua namorada. 



Atualmente pode ser considerado um filme difícil de ser encontrado, devido ser um telefilme americano (que dificilmente será lançado por aqui) e por não ter se tornado tão famoso a ponto de alguma distribuidora tentar lançá-lo (mas pode ser encontrado no You Tube dublado). A curta duração do filme, 78 minutos, torna o filme mais ágil e com uma diversão mais curta.  Não é um filme memorável, mas é bem realizado e honesto. Direcionado àqueles que curtem o gênero e valorizam um roteiro inteligente.



Curiosidades:
Peter Graves tornou-se famoso pelo seriado “Missão Impossível” que virou franquia no cinema com o ator Tom Cruise à frente do personagem principal. O ator faleceu aos 83 anos de ataque cardíaco.

 












Richard Mathelson (1926–2013)  foi um dos escritores responsável por livros que geraram produções cinematográficas como Encurralado (1971); No Limite da Realidade (1983); Eu Sou a Lenda (2007) e Gigantes de Aço (2011) entre outros.

Cartaz:



















Filmografia Parcial:

Peter Graves (1926 - 2010)










O Inferno Nº 17 (1953); Ao Sul de Sumatra (1953); Mundos que Se Chocam (1954); Mensageiro do Diabo (1955); O Rio dos Homens Maus (1956); O Grito do Lobo (1974); Apertem os Cintos... O Piloto Sumiu (1980); Apertem os Cintos, o Piloto Sumiu! - 2ª Parte (1982); A Família Addams II (1993); As Damas de Hollywood (2001).

Clint Walker (1927-2018)










Os Dez Mandamentos (1956); Os Bravos Morrem Lutando (1965); Os Doze Condenados (1967); O Grande Roubo do Banco (1969); Pancho Villa (1972); O Grito do Lobo (1974); O Grande Búfalo Branco (1977).
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre