segunda-feira, 7 de março de 2016

CHUVA NEGRA / BLACK RAIN (1989) - ESTADOS UNIDOS




FILME POLICIAL QUE TOCA NA FERIDA DA XENOFOBIA
 
Nick Conklin (Michael Douglas) e Charlie Vincent (Andy Garcia) são dois policiais de Nova York. Durante o horário do almoço, em um restaurante, presenciam um duplo homicídio praticado por homem chamado Sato (Yûsaku Matsuda), membro da Yakusa. Nick e Charlie conseguem prender o gangster, mas uma ordem do governo solicita que este seja devolvido para ser julgado por crimes praticados em seu pais. A dupla recebe a incumbência de escoltar o prisioneiro até o Japão, mas ao chegarem são vítimas de um engodo e perdem seu prisioneiro. Recebem a informação de que não podem portar armas na cidade e só podem atuar como observadores. A dupla em sua estadia, serão escoltados por Masahiro (Ken Takakura), mas Nick resolve que não seguirá as regras nipônicas locais e abrirá sua própria investigação, indo a fundo no submundo da sociedade japonesa onde duas facções rivais disputam o poder. Uma tragédia levará Nick a tentar a captura de Sato a qualquer custo, mesmo que possa perder a vida.


Ridley Scott diretor de filmes como "Blade Runner", "Alien - O Oitavo Passageiro", "Prometheus" e "Perdido em Marte" fez um filme policial que tocou em aspectos bem atuais para a época: a expansão do Japão, principalmente as montadoras de automóveis japonesas, que "invadiram" o mundo com carros baratos e de qualidade, além da própria entrada de investidores orientais na indústria cinematográfica americana ameaçando, na ótica americana, o emprego de milhares de trabalhadores (quem viu o filme "Fábrica de Loucuras", com Michael Keaton, talvez se recorde dessa visão). Scott resolveu pincelar alguns aspectos da cultura (com a ajuda de Alan Poul do filme "Mishima: Uma Vida em Quatro Tempos") dos dois países e os transportou para as telas com sua eficiência habitual. 


Nick é um policial sob investigação da Corregedoria por ser suspeito de ter se apossado de uma quantia durante uma operação. Sua estadia no Japão causa desconforto à polícia local, principalmente a Masahiro,  um homem muito respeitado por sua conduta ética e honrosa, que obtém a informação de que Nick pode ser um policial corrupto. Se para Nick, a definição de corrupção tem que ser analisada dentro do ambiente e das circunstâncias, para o inspetor assistente Masahiro a honra que uma pessoa carrega é a pedra fundamental da vida desse indivíduo. Se um homem desonra a si próprio, desonra seus amigos. Nick encontrará neste novo mundo a identidade perdida, numa sociedade que despreza e redescobrirá a si e seu papel no outro lado do mundo. Charlie, ao contrário, é um jovem que não vê a vida com cores acinzentadas. Para ele os bons e os maus estão em  lados bem definidos e cumprir sua função do modo certo, aproveitando a vida, é o que importa.


Chuva Negra destila seu ensaio sobre racismo e intolerância em seus diálogos ácidos: Nick acha que "todos são parecidos". Dá a entender de que todos deveriam saber sua língua e vê a polícia local como ineficiente e ingênua. Na contra parte, temos os japoneses que consideram os americanos como policiais "caubóis", numa terra sem lei e que, conforme um dos personagens, só produzem música e cinema, ou seja, entretenimento e ilusão. Um misto de admiração e hostilidade mútua. Sem dúvida há muito mais peculiaridades no roteiro, mas cabe ao espectador identificar esses elementos. 


Concorrendo ao Oscar de melhor som e edição sonora (perdeu para "Tempo de Glória" e "Indiana Jones e A Última Cruzada" respectivamente), Chuva Negra teve em destaque a fotografia de Jan De Bont que ficaria conhecido por dirigir o sucesso "Velocidade Máxima" com Sandra Bullock e Keanu Reeves. A montagem dinâmica também pode ser considerada um ponto alto da produção que prende o espectador na história até o final. A produção ficou a cargo da dupla Stanley R. Jaffe e Sherry Lansing que, juntos, produziram os filmes "Atração Fatal" (1987) e "Acusados" (1988). Outro aspecto importante foi a decisão de se filmar na ruas de Osaka, o que deu um tom de veracidade e trouxe para o espectador da época a visão da sociedade japonesa pela ótica de Scott.


Falando sob a questão da ótica de Hollywood, podemos perceber que mesmos as boas intenções do diretor não impediriam uma visão maniqueísta, paranoica, como descreviam os críticos da época com relação aos habituais vilões americanos: os nativos americanos (leia-se índios), mafiosos italianos, os inimigos vietcongues, os russos com sua ameaça nuclear, os latinos e, mais atualmente, o oriente médio. "Um Dia de Fúria" suscitou calorosos debates a respeito da forma como o filme abordava outras culturas e, curiosamente, o ator central era Michael Douglas. Mas, afinal, Black Rain é preconceituoso ou não? Esse é um dos motivos para aqueles que ainda não assistiram esta produção especularem e, de acordo com suas crenças e valores, chegarem a um veredito. Aqueles que não estão muito preocupados com questões filosóficas apreciarão um filme eletrizante.


Quanto ao elenco, podemos afirmar que o trio Douglas, Garcia e Takakura tiveram a química perfeita e buscaram em Matsuda um grande vilão. Aliás o filme, nos créditos, é dedicado a Yûsaku Matsuda (1949-1989) que sofria de câncer e veio a falecer antes da estreia nos cinemas. No elenco de apoio temos Kate Capshaw (de "Indiana Jones e o Templo da Perdição"), como a hostess de uma boate local que simpatiza pelo personagem de Douglas. Para aqueles que acompanharam os filmes de ação nos anos 80 e 90, em filmes de Chuck Norris, Dolph Lundgreen, Van Damme e outros "heróis" do cinema, temos a presença de dois atores asiáticos: Al Leong e Professor Toru Tanaka (1930–2000), que protagonizavam ou apareciam rapidamente como vilões nesses filmes



Com um toque de clima Noir, Chuva Negra (título que se refere a explosão das bombas atômicas no Japão, que produziu uma chuva negra e ácida) é um thriller criminal de uma estética própria do diretor, com violência moderada, mas que não insulta a inteligência de seus fãs, apesar de ter criado polêmica ao colocar lenha na fogueira das relações entre os dois países. Pode ser visto como um homem que não apenas vai a outro continente elucidar um caso, mas alguém que acaba por descobrir a si próprio sofrendo uma transformação que mudará sua vida. É uma boa oportunidade de se rever o bom cinema que os anos 90 produziram.


Trailer:


 
Curiosidades:
 
Michael Douglas comprou o roteiro e patrocinou o filme.

A música que Charlie e Masahiro cantam é What'd I Say do cantor Ray Charles (1930-2004).

Osaka é a terceira cidade mais populosa do Japão (Wikipedia).

Foi o primeiro filme americano de Ken Takakura.

Scott foi o primeiro americano a filmar em Osaka.

O último papel de Yûsaku Matsuda no cinema. Matsuda sabia que tinha câncer de bexiga e que sua condição seria agravada por atuar no filme. Ele decidiu fazê-lo de qualquer maneira, sem o conhecimento do diretor Ridley Scott, supostamente dizendo: "Assim, viverei para sempre." Em 6 de novembro de 1989, menos de sete semanas após a estreia do filme nos Estados Unidos, Matsudo morreu de câncer na bexiga aos 40 anos. O filme é dedicado à sua memória.

Ken Takakura (1931–2014) era conhecido como Clint Eastwood do Japão pelos seus personagens durões. O ator faleceu em virtude de um linfoma.











A vinícola onde a batalha final acontece não é no Japão, mas em Napa County, Califórnia. O visto do cineasta havia expirado, então as filmagens finais foram transferidas para os Estados Unidos.

Quando a equipe passou alguns minutos além de seu tempo de filmagem determinado em qualquer local do Japão, não apenas foram mandados embora, como um homem fisicamente caminhou na frente da câmera e os proibiu de continuar as filmagens.

No cinema japonês, Ken Takakura era conhecido por interpretar regularmente os gângsteres da Yakuza, enquanto Yûsaku Matsuda era conhecido por interpretar regularmente detetives. Em Chuva Negra (1989), porém, Takakura interpreta um policial e Matsuda interpreta um Yakuza.

Ken Takakura não conseguia, de fato, falar uma palavra de inglês na vida real. Ao longo de todo o filme, suas falas foram ditas de  modo experimental que ele às vezes passava dias aperfeiçoando. Como tal, um treinador de atuação iria ensiná-lo as emoções e ações corretas para exibir na cena.

Em uma de suas últimas cenas, Sugai (Tomisaburô Wakayama) conta uma história sobre "chuva negra". Isso se refere à combinação de fuligem e precipitação radioativa que estava no ar após o bombardeio nuclear de Hiroshima e Nagasaki. Ao interagir com as nuvens, isso faria com que caísse uma chuva de cor preta e altamente letal.

A primeira colaboração entre o compositor Hans Zimmer e o diretor Ridley Scott. Zimmer continuaria fazendo trilha para vários filmes de Scott, como Hannibal (2001), Gladiador (2000), Falcão Negro em Perigo (2001), Thelma & Louise (1991) e Os Vigaristas (2003).

Considerado como o retorno à boa forma de Ridley Scott, que havia saído de uma série de fracassos financeiros e críticos desde Blade Runner: O Caçador de Androides (1982). Seu retorno seria cimentado quando seu sucessor, Thelma & Louise (1991), ganhasse aclamação universal e várias indicações ao Oscar, incluindo a primeira de três indicações de Scott para Melhor Diretor.

Paul Verhoeven foi originalmente contratado para dirigir o filme com o sucesso de RoboCop: O Policial do Futuro (1987). Ele desistiu para fazer O Vingador do Futuro (1990). Verhoeven e Michael Douglas trabalhariam juntos em Instinto Selvagem (1992).

Jackie Chan recusou o papel de Sato, pois sentiu que o público não queria vê-lo interpretar um personagem "ruim"..

Na época em que o filme foi feito, Ken Takakura era supostamente a maior estrela de bilheteria do Japão.

Ken Takakura era tão popular na época das filmagens que os sets eram lotados de fãs tentando conseguir seu autógrafo. Isso causou problemas, pois o filme estava em um cronograma muito restrito.

Rutger Hauer e Harrison Ford foram considerados para interpretar Nick Conklin

Primeira vez que Michael Douglas interpretou um policial / detetive na tela grande. Durante a década de 1970, Douglas ficou conhecido por interpretar o inspetor Steve Keller na série de TV The Streets of San Francisco (1972).

Os motociclistas do filme são inspirados em uma gangue real que frequenta as ruas de Osaka, conhecida como "Bosozoku". Os Bosozoku ainda existem no Japão até hoje, e realmente provocam e perturbam os moradores de Osaka, agindo como vigilantes / anarquistas de alguma espécie.

Este é o segundo filme lançado na década de 1980 com a atriz Kate Capshaw como uma expatriada americana envolvida com o submundo do crime asiático. Primeiro ela apareceu como a cantora de boate, Willie Scott, na abertura de Indiana Jones e o Templo da Perdição (1984), que se passa em Xangai, China. Em Black Rain (1989), ela interpreta Joyce, a anfitriã de uma boate em Osaka, Japão.

Nick Conklin foi informado de que ele era motivo de chacota por ter entregado seu prisioneiro à Yakuza se passando por policiais. No entanto, se os eventos fossem reais, teria sido insignificante em comparação com o lapso da polícia do Japão em não proteger o avião no aeroporto antes que a Máfia pudesse embarcar. Conklin também poderia ter processado no Tribunal Internacional e não teria nenhuma obrigação de rastrear o suspeito que ele extraditou com sucesso.

Jeff Bridges, Kevin Costner, Willem Dafoe, Richard Dreyfuss, Mel Gibson, Michael Keaton, Michael Nouri, Ron Perlman, Kurt Russell, Arnold Schwarzenegger, Sylvester Stallone, Patrick Swayze, Peter Weller e Bruce Willis foram considerados para o papel de Nick Conklin. A Paramount favoreceu Michael Douglas devido ao seu relacionamento favorável com os produtores Sherry Lansing e Stanley R. Jaffe.

Durante o vôo de Nova York para Osaka, Nick e Charlie têm uma breve discussão sobre um colega policial chamado "Ronan" que aparentemente roubou dinheiro de uma apreensão de drogas. No Japão, um "Ronin" é tradicionalmente um samurai renegado e sem mestre, geralmente aquele que é visto com escárnio pelos samurais de melhor posição.

A batalha dentro da siderúrgica ocorre na antiga siderúrgica da Mitsubishi em Osaka. Agora é a localização do Universal Studios Japan.

Um dos dois filmes de 1989 intitulado "Black Rain". Um filme sobre as consequências do bombardeio atômico de Hiroshima por Shôhei Imamura foi lançado no mesmo ano com o título japonês Black Rain: A Coragem de uma Raça (1989). Os dois filmes,  claro, são totalmente distintos.

A cena quando as motocicletas circulam Michael Douglas e Andy Garcia é filmada no bairro de Shin-Sekai em Osaka, como pode ser confirmado por vários sinais Kanji em primeiro plano, bem como um grande sinal "Shin-Sekai", visto brevemente quando o motociclistas deixam a área.

Na cena em que Nick e Charlie estão sendo insultados por um motociclista que rouba a jaqueta de Charlie, o trio de personagens é visto caminhando pelos corredores vazios do antigo shopping Hankyu Umeda. Este shopping foi totalmente demolido no ano de 2000.

Michael Douglas considerou este um de seus filmes favoritos em sua carreira.

O enredo do filme era o enredo original de Um Tira da Pesada II (1987), que foi dirigido pelo irmão de Ridley Scott, Tony.

A cena em que Charlie (Andy Garcia) canta no palco da boate com Masahiro (Ken Takakura) não estava no roteiro. Garcia concebeu a cena para adicionar um envolvimento emocional extra ao seu personagem, antes de ser brutalmente assassinado na cena seguinte.

No final do filme, Nick apreende Sato, embora haja um momento em que ele fica dividido entre prendê-lo e matá-lo. Ridley Scott também filmou um final alternativo, onde Nick segue e empala Sato na estaca.


I'll Be Holding On - Gregg Alman






Iggy Pop - Livin' On The Edge Of The Night





Filmografia Parcial:
Michael Douglas:


 



 
 


A Síndrome da China (1979); Michael X Michael (1979); O Esquadrão da Justiça (1983); Tudo por uma Esmeralda (1984); A Jóia do Nilo (1985); Atração Fatal (1987); Wall Street - Poder e Cobiça (1987); Chuva Negra (1989); A Guerra dos Roses (1989); Uma Luz na Escuridão (1992); Instinto Selvagem (1992); Um Dia de Fúria (1993); Assédio Sexual (1994); A Sombra e a Escuridão (1996); Refém do Silêncio (2001); Acontece Nas Melhores Famílias (2003); Sentinela (2006); Wall Street: O Dinheiro Nunca Dorme (2010); Homem-Formiga (2015); Homem-Formiga e a Vespa (2018).

Andy Garcia



 

 
 



Temporada Sangrenta (1985); Morrer Mil Vezes (1986); Os Intocáveis (1987); O Preço do Desafio (1988); Chuva Negra (1989); Justiça Cega (1990); O Poderoso Chefão III (1990); Voltar a Morrer (1991); Herói por Acidente (1992); Jennifer 8 - A Próxima Vítima (1992); Quando Um Homem Ama Uma Mulher (1994); Medidas Desesperadas (1998); No Limite do Silêncio (2001); Onze Homens e um Segredo (2001); Doze Homens e Outro Segredo (2004); Treze Homens e um Novo Segredo (2007); 5 Dias de Guerra (2011); As Caça-Fantasmas (2016); Tempestade: Planeta em Fúria (2017); Do Jeito que Elas Querem (2018); Mamma Mia! Lá Vamos Nós de Novo (2018); Ana (2018), A Mula (2018)


Kate Capshaw:



Crianças Adotadas (1982); O Sonho Não Acabou (1984); Indiana Jones e o Templo da Perdição (1984); A Melhor Defesa é o Ataque (1984); A Morte nos Sonhos (1984); Os Donos do Poder (1986); SpaceCamp: Aventura no Espaço (1986); No Rastro da Violência  (1987); Nome de Código: Dancer (1987); A Outra Face do Crime (1988); Casais por Acaso (1988); Chuva Negra (1989); Armadilhas do Amor (1990); Segredos Imperdoáveis (1997); A Carta Anônima (1999); A Girl Thing (2001); Due East (2002)

Al Leong:

 









No Limite da Realidade (1983); Os Aventureiros do Bairro Proibido (1986); Máquina Mortífera (1987); Duro de Matar (1988); Bill & Ted - Uma Aventura Fantástica (1989); Eles Vivem (1988); Chuva Negra (1989); O Grande Anjo Negro (1990); Garantia de Morte (1990); A Arma Perfeita (1991); Rajada de Fogo (1992); Fuga Mortal (1993); O Sombra (1994); Fuga de Los Angeles (1996); Assassinos Substitutos (1998); O Escorpião Rei (2002); Forbidden Warrior - Guerreiros Imortais (2005)
   
Professor Toru Tanaka (1930–2000):


 

 
 





Olho por Olho (1981); A Vingança do Ninja (1983); Braddock II - O Início da Missão (1985); Voluntários da Fuzarca (1985); Surpresa de Shanghai (1986); O Sobrevivente (1987); Chuva Negra (1989); Darkman - Vingança Sem Rosto (1990); Alligator 2 - A Mutação (1991); A Arma Perfeita (1991); O Último Grande Herói (1993);

Ridley Scott (Diretor):

 



 
 






Os Duelistas (1977); Alien, o Oitavo Passageiro (1979); Blade Runner, o Caçador de Andróides (1982); A Lenda (1985);Perigo na Noite (1987); Chuva Negra (1989); Thelma & Louise (1991); 1492 - A Conquista do Paraíso (1992); Até o Limite da Honra (1997); Gladiador (2000); Hannibal (2001); Falcão Negro em Perigo (2001); Cruzada (2005); O Gângster (2007); Robin Hood (2010); Prometheus (2012); Êxodo: Deuses e Reis (2014); Perdido em Marte (2015); Alien: Covenant (2017).

Fontes:
Jornal O Globo; 
Jornal do Brasil;
Wikipedia;
IMDB;
Making of Black Rain

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre