Harold Ventimore (Tony
Randall) é um arquiteto que tenta decolar sua carreira em um escritório. Ele
namora Sylvia Kentonum (Barbara Eden), cujo futuro sogro (Edward Arnold), um
professor de egiptologia, não vê com bons olhos o matrimônio. Para “fazer um
agrado”, Harold compra-lhe um antigo e enorme vaso chamado “kumkum”, com
hieróglifos ao redor do selo, mas ao chegar na casa de Sylvia percebe que há um
idêntico na sala, escondendo-o do lado de fora rapidamente. Frustrado e
acreditando ter comprado uma falsificação retorna para casa onde moram também um
casal de amigos: Seymour, um péssimo artista e sua namorada Hazel Jenks
(Richard Erdman e Kathie Browne), na qual praticamente os sustenta.
Recolhendo-se para o seu quarto resolve abrir a garrafa, algo que se revela nada
fácil. Ao conseguir, acaba batendo forte com a cabeça enquanto surge à sua
frente uma estranha fumaça e um homem vestido com roupas do antigo oriente.
Surge Fakrash al-Amash, um membro do Green Djinn Verde, que foi aprisionado a mando do Rei Salomão, 3000 anos antes, após uma intriga que o incriminou no envolvimento com uma das concubinas do rei. Harold acredita que seja uma peça que estão lhe pregando, enquanto Fakrash jura eterna fidelidade e retribuição por finalmente libertá-lo. O problema é que o gênio está defasado em pelo menos 3 milênios e nada sabe sobre a cultura dos anos 60. Quando começa a tentar ajudar seu mestre várias confusões sucedem-se.
Dirigido por Harry Keller, um diretor que migrou dos faroestes para o suspense e o terror, passando por comédias românticas, Um Gênio Entrou Lá em Casa, título nacional mais adequado do que o original “The Brass Bottle” (garrafa / vaso de latão), é uma comédia-fantasia misturada com comédia de costumes, cujo maior destaque nos dias atuais seja o fato de, dizem, ter inspirado o famoso seriado “Jeannie é um Gênio”. Há sempre aquela comparação entre o público de séries: Os Monstros ou a Família Addams?; Águia de Fogo ou Trovão Azul?; Homem Invisível ou Gemini Man?...A Feiticeira ou Jeannie é um Gênio? Os espectadores tiveram duas comédias com mulheres com poderes mágicos nos anos 60: A Feiticeira, que surgiu primeiro (setembro de 1964) e Jeannie é um Gênio que veio no ano seguinte, (setembro de 1965). Muitos alegaram que a série de Sidney Sheldon foi uma cópia de “A Feiticeira”, adaptada em um novo contexto, pela rede NBC, para concorrer com a ABC. Já Sheldon, teria revelado, que a inspiração veio de Um Gênio Entrou Lá em Casa (1964) produzido em 1963 e lançado em 20 de maio de 1964 nos Estados Unidos. E, claro, a série é melhor do que o filme. Basta apenas um argumento para isso: Barbara Eden como Jeannie. Mas ainda tinha Larry Hagman (Major Nelson); Billy Daily (Major Healey) e Hayden Rorke (Dr Bellows) que entregaram tudo que a série precisava.
Terceira versão levada para as telas do livro “The Brass Bottle” (1900) de Thomas Anstey Guthrie, sob o pseudônimo de F. Anstey. As duas outras foram realizadas em 1914 e 1923. Esta versão é uma comédia típica dos anos 60: leve, divertida, nada que gere altas gargalhadas, com um enredo quase infantil, criativo em seus diálogos e estória, ou seja, o típico filme família da Sessão da Tarde dos anos 70. Isso torna o filme ruim? Se você gosta de filmes antigos dessa época pode ser até bem curioso de se assistir.
Há momentos bem interessantes de confronto de culturas. Como Fakrash ainda não se atualizou com a nova era em que está, tudo lhe parece fácil de ser resolvido, como há 3 mil anos, só que não! Ele tenta presentear Harold com barras de ouro (só que o tesouro americano não permite que um cidadão possua barras de ouro), tenta presenteá-lo com joias e rubis (ele não pode simplesmente usá-las, a polícia iria querer saber onde conseguiu, a Receita Federal ia achar que escondia para sonegar e a alfândega pensaria que ele era um contrabandista – fora os impostos que teria que pagar), Harold lhe mostra dinheiro e o gênio pergunta: esse papel tem valor? Que tal fazer dinheiro? “O governo não gosta de pessoas que fazem dinheiro e a economia entraria em colapso!” Fakrash conclui que na época de Salomão tudo era mais fácil ... Uma discreta crítica em como o Estado nos impõe suas regras e aceitamos sem questionamentos.
Mas as coisas ainda pioram mais: Fakrash sabe que Harold fará um jantar para a família de Sylvia e resolve interferir. O resultado se transforma numa hilária confusão, depois resolve lhe presentear com uma esposa, a mulher que fora o motivo de seu aprisionamento, a Princesa dos Djinns Azuis, Tezra (Kamala Devi) e as coisas não saem como desejado, pois apesar de Harold recusar a oferta, Fakrash não consegue fazê-la sumir, pois ela gostou de uma sociedade monogâmica... Há outras situações interessantes (ainda que considere que a cena do tribunal não tenha funcionado) que não devo ser um “estraga-comédia” e contar.
Quanto ao elenco, Tony Randall havia feito um ano antes “As Sete Faces do Dr Lao”, com Barbara Éden. Randall, apesar de pouco conhecido por aqui tinha bastante destaque na tevê americana e era conhecido por boas atuações em comédias. Seu personagem é contido, hesitante e duvidoso de seu talento. Sua atuação é mais sutil, na qual nos faz sorrir e não necessariamente rir. Barbara Éden tinha participação em séries e filmes como “Viagem ao Fundo do Mar”, filme que deu origem a série homônima. Aqui ela aparece pouco, pois o filme fica centrado em Randal e Burl Ives. Falando em Ives, seu personagem ficou muito simpático. Ele não é um trapalhão, é um gênio que não teve tempo de se adequar a era em que vive (como na cena do hidrante), pois não aprendeu os elementos pitorescos desse novo tempo. A indiana Kamala Devi, cujo segundo marido foi o ator Chuck Connors (do seriado Homem do Riffle e Raizes), teve rápida participação. Se estendida sua participação, o filme poderia ter seguido por outro caminho, talvez até bem interessante, por ter um segundo elemento fantástico, que complicaria ainda mais a estória, com suas “travessuras”, mas a metragem de apenas 90 minutos deve ter impedido essa intenção. Kamala usa um chiffon rosa e cabelo preso que lembra muito Jeannie. Se o papel principal de gênio fosse dela, com certeza seria um piloto de serie de Jeannie. Edward Andrews interpretou o futuro sogro, que cada vez mais acredita que seu futuro genro não é a escolha mais adequada. Philip Ober interpretou o sócio majoritário e rabugento de Harold.
Versão hollywoodiana da lenda da “Lâmpada de Aladim” (ainda que oriundo de livro), provavelmente influenciado pelas comédias televisivas americanas dos anos 50 e 60, não há como negar que Um Gênio Entrou Lá em Casa seja bem datado, mas que deve ter agradado as crianças que o assistiram nos anos 70 e 80. É mais indicado para quem gosta de comédias dessa época, que gosta dos atores / atrizes do filme ou que desejam ver a inspiração do famoso seriado de Barbara Eden. É um passatempo simpático, desprovido do politicamente correto, com lição de moral, que pode agradar a certas plateias. Chegou a ter uma versão indiana em 1967, chamada “Pattanathil Bhootham”
Trailer:
Curiosidades:
Tony Randall faleceu aos 84 anos de pneumonia
Burl Ives faleceu aos 84 anos de câncer
Edward Andrews faleceu aos 70 de ataque cardíaco
Kamala Devi faleceu aos 77 anos de causas não reveladas
A citação de Harold para Fakrash, "O que obtemos muito facilmente, estimamos muito pouco e tem pouco valor", é uma paráfrase de Thomas Paine , que disse: "O que obtemos muito barato, estimamos muito pouco: é apenas a preciosidade que dá a cada coisa seu valor. O céu sabe como colocar um preço adequado em seus bens; e seria realmente estranho se um artigo tão celestial como a liberdade não fosse altamente avaliado." Isso vem de "The (American) Crisis", um panfleto que Ventimore pode ter lido como um estudante estudando a revolução americana. É mais famoso pela frase: "Estes são os tempos que testam as almas dos homens."
A cena em que Fakrash voa para o banco do passageiro do carro de Harold foi inspirada nos famosos comerciais de TV "Deixe a Hertz colocá-lo no banco do motorista" do início dos anos 1960, que usavam efeitos especiais semelhantes para transportar um casal para o banco da frente de um carro alugado da Hertz.
O carro dirigido por Harold Ventimore é um Chevrolet Bel Air Impala conversível 1958.
Os US$ 75.000,00 que Wackerbath deu a Harold para projetar a cidade de Wackerbath equivaliam a US$ 649.069,00 em 2021
Último filme de Kamala Devi
Kamala e Barbara Eden
Pôsteres:
Filmografias Parciais:
Tony Randall (1920-2004)
Os Noivos de Minha Noiva (1957); A Mulher do Próximo (1957); Como Fisgar um Marido (1959); As Aventuras de Huckleberry Finn (1960); Adorável Pecadora (1960); Adorável Trapaceiro (1963); As 7 Faces do Dr. Lao (1964); Um Gênio Entrou Lá em Casa (1964); Os Crimes do Alfabeto (1965); Tudo o Que Você Sempre Quis Saber Sobre Sexo E Tinha Medo de Perguntar (1972); O Rei da Comédia (1982); Distração Fatal (1993); It's About Time (2005).
Burl Ives (1909-1995)
Barbara Eden (1931)
Kamala Devi (1933-2010)
O Rugido da Morte (1958), Os Amores de Salambò (1960), Sangue de Apache (1962), Um Gênio Entrou Lá em Casa (1964)
Edward Andrews (1914-1985)
A Costela de Adão
(1949), Cidade do Vício (1955), A Trágica Farsa (1956), Passado Perdido (1956),
Marcados pela Violência (1956), Difamação de um Homem (1956), Noite Candente
(1957), Epílogo de uma Sentença (1957), Vingança no Coração (1957), O Terror do
Oeste (1958), Noite de Lua Minguante (1959), Entre Deus e o Pecado (1960), O
Fantástico Super-Homem (1961), Juventude Selvagem (1961), Esconderijo para o
Amor (1961), Preceito de Honra (1961), Tempestade Sobre Washington (1962), 20
Quilos de Confusão (1962), O Fabuloso Criador de Encrencas (1962), Tempero do
Amor (1963), O Homem de Galveston (1963), Um Gênio Entrou Lá em Casa (1964), Um
Tigre Caminha pela Noite (1964), Um Amor de Vizinho (1964), Não me Mandem
Flores (1964), O Preço da Ambição (1964), O Leão Está Solto (1965), A Espiã de
Calcinhas de Renda (1966), A Garota da U.N.C.L.E. (1966), Jeannie é um Gênio
(seriado 1968 - 2 episódios), Os Xerifes Quarentões (1969), Tora! Tora! Tora!
(1970), A Feiticeira (seriado 1969-1970 - 2 episódios), A Pata de um Milhão de
Dólares (1971), Invencíveis e Invisíveis (1972), Avanti! Amantes à Italiana
(1972), Um Anjo da Guarda Muito Especial (1973), O Flash da Morte (1974), Como
Romper um Divórcio Feliz (1976), Gremlins (1984)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre