Steve Freeling (Craig T. Nelson) e Diane Freeling (JoBeth Williams) vivem felizes em um loteamento nos subúrbios de Los Angeles, California, com seus três filhos: Dana (Dominique Dunne), Robbie (Oliver Robins) e a filha mais nova, a pequena Carol Anne (Heather O'Rourke). Durante uma noite, após o último programa ser exibido, enquanto Steve tira um cochilo, a Tv fica fora do ar. É nesse momento que Carol Anne desce as escadas e se senta em frente a tela estática parecendo conversar com uma estranha entidade interior, uma entidade que ninguém consegue ver. No dia seguinte fatos estranhos começam a ocorrer na casa: os objetos domésticos passam a se mover sozinhos. A princípio parecem manifestações sobrenaturais, pregando peças e divertindo a família, principalmente Diane, mas esse comportamento amigável não dura muito ... eventos assustadores se sucedem e Carol Anne misteriosamente desparece na casa apesar de sua voz poder ser ouvida.
Uma especialista em fenômenos paranormais (Beatrice Straight) e sua equipe pensam, a princípio, que sua casa está sendo assombrada por um Poltergeist, mas depois concluem que apenas uma pessoa pode ajudar a salvar Carol Anne: uma médium chamada Tangina (Zelda Rubinstein) que, ao entrar na casa, descobre algo muito pior. Sua prioridade passa a tentar convencer os Freelings que se não ouvirem suas instruções perderão sua filha para sempre naquela realidade maligna.
Passados quase 40 anos Poltergeist continua sendo um dos filmes mais populares e referência a várias outras produções posteriormente lançadas, sendo o filme de terror de maior bilheteria de 1982 e o oitavo filme de maior bilheteria daquele ano. Originalmente, vi este filme quando ele foi lançado e muitas de suas imagens permaneceram comigo todos esses anos, mas agora, a luz de uma análise, tive que me permitir uma visão mais crítica até pelo tempo que se passou e de alguns de seus conceitos enraizados nos anos 80. O que se sabe a respeito dessa produção cercada de mistérios e alardeada maldição, a maioria esclarecida ao longo dos anos, poderia dar páginas e páginas de informações, mas tentarei trazer uma análise mais sucinta de suas particularidades mais significantes.
Dirigido por Tobe Hooper (1943–2017) que vinha dos filmes
“O Massacre da Serra Elétrica” (1974) e “Pague para Entrar, Reze para Sair”
(1981) muito se especulou se Spielberg teria sido a verdadeira força motriz por
trás do filme. O que se diz é que Spielberg queria dirigir o filme sozinho, mas
uma cláusula em seu contrato afirmava que, enquanto trabalhasse em “E.T.: O
Extraterrestre” (1982), não poderia dirigir outro filme. Tobe Hooper que o
impressionara na direção de “O Massacre ....” passou a ser a escolha perfeita
enquanto este ficava como produtor
supervisionando a obra. Mas quem viu os filmes daquele que chegou a ser chamado
de “Midas do Cinema”, percebeu que a mão do aqui produtor tornara-se mais do
que perceptível. O filme se passa no ambiente favorito de Spielberg: o subúrbio
americano (também o local de partes de "Tubarão " e “Contatos Imediatos
do Terceiro Grau”). Em entrevista Spielberg disse que algumas de suas fobias e
medos infantis encontravam-se no filme: medo do armário embutido da família,
medo de escuro, medo de palhaços, medo de uma árvore em frente da janela em sua
residência em Ohio .... Spielberg disse que Poltergeist representava sua família antes do divorcio e E.T quando já
estavam separados. E quanto aos vilões? Se observarmos bem tanto em “Tubarão”
quanto em “Poltergeist” os verdadeiros vilões revelam-se como as incorporações
imobiliárias. Foi como se Spielberg tivesse
colocado uma “marca d'água” no filme.
No quesito bastidores temos material farto e aberto a especulações, assim como comprovações do que realmente aconteceu: Em 30 de outubro de 1982, Dominiqu Dunne foi estrangulada por seu ex-namorado, depois que ela rejeitou sua tentativa de reconciliação, na garagem de sua casa em West Hollywood. Ela morreu em 4 de novembro, aos 22 anos, sem nunca ter recuperado a consciência; o ator Oliver Robins (Robbie) estava sendo estrangulado, os braços do palhaço ficaram extremamente apertados, e Robins começou a sufocar. Quando que Spielberg viu o rosto de Robbins ficando roxo, correu e removeu os braços do palhaço de seu pescoço; o ator Lou Perryman (Pugsley) foi morto com um machado por um homem de 26 anos chamado Seth Christopher Tatum em Austin, Texas, em 1º de abril de 2009. Esqueletos humanos reais foram usados na cena da piscina, já que a equipe decidiu que seria muito complicado e caro conseguir alguns falsos. JoBeth Williams não foi informada disso até depois que a cena foi finalizada. Muito se disse que as “maldições” começaram a partir desse episódio. Foi dito também que sempre que ela voltava das filmagens, as fotos nas paredes de sua casa ficavam tortas. Cada vez que ela as consertava, eles pendiam tortas novamente. Zelda Rubinstein, que muitos diziam ter supostamente uma habilidade psíquica genuína, alegando ter visões de coisas antes que acontecessem, também teve uma experiência quando uma visão de seu cachorro veio até ela e se despediu dela. Horas depois, sua mãe ligou para ela e lhe disse que seu cachorro havia falecido naquele mesmo dia. Julian Beck (“Kane” em “Poltergeist II: O Outro Lado” (1986)) morreu em 1985 após uma longa batalha contra o câncer de estômago; Will Sampson (“Taylor” também em “Poltergeist II” morreu de complicações de um transplante de coração e pulmão. Heather O'Rourke (“Carol Anne” em todos os três filmes) morreu em 1988 (no mesmo ano de lançamento de “Poltergeist III: O Capítulo Final”), aos 12 anos, de parada cardíaca causada por choque séptico de uma obstrução intestinal causada por estenose intestinal depois de ser diagnosticada com Doença de Crohn em 1987. Muitos são fatos explicados, ainda que outros careçam de melhores esclarecimentos. Que cada um tire suas próprias conclusões
Voltando ao filme, Poltergeist (pronuncia-se “poltergaist”: “polter”= que faz barulho e “geist”= espírito) se apresentava como um contraponto entre o "antigo terror" e o "novo" que surgia, sendo uma história contada com muita inteligência, talvez até então o melhor desde “O Exorcista”, colocando uma casa assombrada como o objeto da ação (o que Amytiville tentou fazer), mas com um toque visível de Spielberg nas cenas feitas pela ILM (Industrial Light and Magic) fundada por George Lucas e supervisionados por Richard Edlund de “Guerras nas Estrelas” com a partitura de Jerry Goldsmith recheando as cenas que surgem na tela. Talvez a grande ideia tenha sido mostrar os estranhos acontecimentos do filme através dos olhos dos membros da família. Tudo parece um conto, uma daquelas histórias que são contadas em volta das fogueiras para assustar crianças. Há o exagero? Sem dúvida, principalmente no final que nos lembra que nada no filme é para ser considerado como tendo algo de real. O toque de Spielberg é bem perceptível, mas a possível dobradinha Hooper (nas cenas de terror) e Spielberg (nas cenas de efeitos), se realmente houve, foi muito bem-vinda dando um ar de originalidade que olhando para trás não tínhamos nada próximo do que foi criado em termos de efeitos (claro que não temos como compará-lo com “O Exorcista” se formos falar de terror e tensão) . Poltergeist ditou como os efeitos seriam usados em filmes do gênero e, se hoje parece tudo muito sem graça, trivial, pode ser pelo fato de que de tanto copiado, o filme parece não ter a originalidade da qual se originou tantas outras produções.
Indicado a 3 Oscars, Poltergeist é um filme importante na história do cinema e quem viveu essa época e acompanhou a evolução dos filmes e efeitos consegue perceber melhor sua relevância. Ainda hoje os efeitos são ótimos e a história prende (quantos videntes e sua equipe vocês já viram em outros filmes?. Uns dirão que são cópias outros homenagens, mas, o original, até hoje, é copiado com variações que tentam disfarçar sua inspiração). É um filme celebrado por uns e datados para outros, mas quem o assiste dificilmente poderá ignorá-lo. Uns dos grandes filmes dos anos 80. A segunda e terceira parte, não teve envolvimento de Spielberg que não adquiriu os direitos.
Trailer:
Curiosidades (contém spoliers)
Drew Barrymore foi considerada para o papel de Carol Anne, mas o diretor Steven Spielberg queria alguém mais angelical. Foi a audição de Barrymore para esse papel, no entanto, que lhe rendeu o papel de Gertie em "E.T .: O Extraterrestre (1982)."
(por volta de 1h40min) Quando Diane está secando o cabelo, na cômoda ao fundo há uma fileira de fotos de família. Após o corte para Robbie e o palhaço, Diane é atacada. Se você olhar atentamente para as fotos de fundo, a imagem do meio, de Carol Anne, mudou para a de uma criatura demoníaca.
(cerca de 14 minutos) Em uma cena, Steve e Diane Freeling
estão em seu quarto e o filme "Dois no Céu (1943)" está passando em
sua televisão. Este não é apenas um filme sobre uma pessoa morta que ainda está
"perdida" como os espíritos do filme, mas Steven Spielberg refez Dois no Céu ("A Guy Named Joe") sete anos depois como "Além da Eternidade
(1989)".
Heather O'Rourke foi escolhida para o filme quando estava almoçando com sua mãe e irmã na "MGM". O produtor Steven Spielberg veio até eles e queria O'Rourke para o papel de Carol Anne. Ela inicialmente falhou no teste de tela porque continuou rindo durante a audição, mesmo quando ela deveria estar com medo. Spielberg achou que ela era muito jovem para levar o papel a sério, mas ele ainda reconheceu algo especial nela, então ele a pediu para voltar para outra audição, e desta vez, trazer um livro de histórias assustador com ela. Ele também pediu que ela gritasse, então ela gritou e gritou até começar a chorar. Esta audição conseguiu seu papel como Carol Anne.
A inspiração para a história do filme vem de uma
ocorrência real em Denver, Colorado. No final dos anos 1800, quando Denver
estava se expandindo, havia um cemitério onde o governo da cidade queria
colocar um grande parque da cidade como o que a cidade de Nova York construiu e
que as cidades de todo o país procuraram imitar; Parque Central. A prefeitura
lançou editais de licitação para realocação do cemitério e optou pelo menor
lance. Cerca de um terço do caminho para o projeto, o empreiteiro percebeu que
havia feito um orçamento muito baixo para o trabalho e, para encurtar a
história, começou a mover apenas as lápides. Ele concluiu a obra e a prefeitura
começou a construir a estrutura de ardósia, que já estava quase terminando,
quando um dos funcionários da empreiteira abriu o jogo. O empreiteiro foi
preso, mas o dano foi feito. A cidade, não tendo condições de demolir o prédio
e desenterrar o cemitério novamente, deixou-o como estava e acabou concluindo o projeto, deixando as sepulturas não marcadas como estavam. O parque é
denominado Cheesman Park, e os túmulos ficam sob o Pavilhão Grego na
extremidade leste do parque e se estendem ao sul até a 8th Avenue.
Os efeitos especiais e a trilha sonora de Poltergeist foram indicados ao Oscar, mas perderam para E.T .: O Extraterrestre (1982), em ambas as categorias.
Apesar de ser um filme de terror / suspense, não há assassinatos ou mortes retratadas no filme (só a do passarinho).
Além das duas vezes que a "Fera" apareceu no filme (o rosto
que aparecia no armário e a criatura que guardava a porta do garoto), o roteiro
fazia com que aparecesse durante a cena em que a família e investigadores
olhavam a fita da manifestação. O fantasma gigante que eles viram visualmente
lentamente se transformou na imagem de um rosto de um velho cruel conhecido nas
continuações como "Reverendo Henry Kane".
Este filme surgiu da tentativa fracassada de Steven Spielberg de fazer uma sequência para "Contatos Imediatos do Terceiro Grau (1977)".
O quarto das crianças está cheio de produtos Star Wars.
Zelda Rubinstein fez quatro testes para o papel da médium
Tangina
Originalmente, enquanto Tobe Hooper, Steven Spielberg e os roteiristas criavam o roteiro, Carol Ann seria morta no primeiro ato e assombraria a casa no segundo. Eles finalmente decidiram que estava muito escuro e optaram por ela ser sequestrada pelos fantasmas. Na verdade, eventualmente, muitos dos elementos sombrios foram removidos porque Spielberg queria uma classificação menor para que o filme pudesse ser exibido como um filme duplo nos cinemas com o lançamento simultâneo de E.T .: O Extraterrestre.
Stephen King foi brevemente abordado para escrever o
roteiro, mas as
partes não chegaram a um acordo sobre os termos.
Membros do elenco e da equipe, incluindo o produtor
executivo Frank Marshall e a atriz Zelda Rubinstein, afirmaram que Spielberg
escalou o filme, dirigiu os atores (embora isso tenha sido frequentemente
contestado por vários outros atores) e projetou cada um dos storyboards do
filme. (embora Hooper tenha afirmado que ele colaborou e fez metade dos
storyboards). Com base nessas evidências, a DGA abriu uma investigação sobre o
assunto, mas não encontrou nenhuma razão para que o crédito de codiretor fosse
para Spielberg.
Quando os escritores Michael Grais e Mark Victor se
encontraram pela primeira vez com Steven Spielberg, eles estavam sendo
contratados para escrever o filme que acabou se tornando Além da Eternidade
(1989). Quando Spielberg mencionou que também tinha uma ideia para uma história
de fantasmas, Grais e Victor disseram que preferiam escrever a história de
fantasmas do que Além da Eternidade e foi assim que conseguiram esse trabalho.
(por volta de 1h 16min) Tangina disse "Esta casa tem
muitos corações." Literalmente, há itens em forma de coração por toda
parte, como a lâmpada em forma de coração, um coração colado na parede, um
pôster de coração e um balão de coração verde no quarto das crianças.
A Dra. Lesh (Beatrice Straight) afirma que a atividade paranormal na casa de Freeling é provavelmente um poltergeist, não uma assombração, uma vez que poltergeists normalmente estão associados a uma pessoa, e assombrações estão associadas a um lugar. No entanto, essa avaliação se revela incorreta quando Steven percebe que a casa foi construída em um cemitério; isso significa que era algo realmente assustador, não um poltergeist.
Este filme foi selecionado pelo The New York Times como
um dos 1000 melhores filmes já feitos.
Incluído entre os "1001 filmes que você deve ver
antes de morrer", editado por Steven Schneider.
Incluído na lista de 2001 do American Film Institute dos
100 melhores filmes americanos.
Em uma entrevista recente, Oliver Robins disse que Steven
Spielberg brindou ao aniversário de Heather O'Rourke no set com uma garrafa de
vinho para todos os atores adultos. Ele disse que Spielberg falara que quando
O'Rourke tivesse 21 anos, ele compraria uma garrafa de vinho para ela.
Tragicamente, esse dia nunca chegou.
Em cima do aparelho de televisão do quarto principal está
um console Atari Video Computer System com seus dois joysticks; mais tarde
conhecido como Atari 2600.
(por volta de 23 minutos) Quando Carol Ann se senta na
frente da TV no quarto dos pais, o tempo no aparelho de TV mostra 2:37. Esta
poderia muito bem ser uma homenagem ao quarto de hotel 237 de O Iluminado
(1980).
Shirley MacLaine teve o convite para o papel de protagonista do filme,
mas desistiu para fazer Laços de Ternura (1983).
No quarto de Robbie há um pôster Alien - O 8º Passageiro (1979) na parede. Esta é uma homenagem a Jerry Goldsmith, o compositor de Poltergeist que também fez a trilha sonora do filme de Ridley Scott três anos antes.
(cerca de 9 minutos) Quando Diane tenta dar descarga no
pássaro de estimação morto, ele lança uma sombra na forma de um tubarão
("Tubarão" (1975))
Esqueletos e cemitérios profanados surgem em outras produções de Steven Spielberg, incluindo Os Caçadores da Arca Perdida (1981) e O Enigma da Pirâmide (1985).
Poltergeist: The Legacy (1996) foi uma série de TV de terror de ficção científica com foco no paranormal, lançada após Poltergeist III: O Capítulo Final (1988); e embora usasse o nome Poltergeist, na verdade não tem nada a ver com nenhum dos filmes da franquia Poltergeist.
A atriz Tuesday Weld foi considerada para o papel de Diane.
Diane diz a Carol Anne que se ela continuar a alimentar os peixes dourados, eles se transformarão em tubarões, referindo-se ao blockbuster de Steven Spielberg, "Tubarão" (1975).
Em um ponto, depois que os pais Frieling e Tangena resgataram Carol Ann das garras da "Fera" e do pessoal "da TV" no Netherworld, Diane disse a Steven: "Você sabe que é engraçado? Ela não se lembra de nada! É como se fosse tudo um pesadelo e ela acordou! "Então, somos levados a acreditar que Carol Ann se esqueceu da dimensão dos espíritos paralelos e do submundo; etc. Mas depois, quando o palhaço malvado ataca Robby; e sua porta se abre de uma forma sinistra, acenando, ela diz, "não mais .... Não mais ....". Então, obviamente, ela se lembra de suas interações com os espíritos malignos no início da história.
(por volta de 1h40min) O efeito sonoro da besta / fera que ataca
a casa no final do filme é a fonte do atual rugido do leão da MGM.
(por volta de 1h 2 min) As mãos que arrancam a carne do
rosto do investigador no espelho do banheiro são do produtor do filme, Steven
Spielberg.
(por volta de 1h 7min) Após a procissão de fantasmas que
desce as escadas do quarto de Carol Anne para a sala de estar, a Dra. Lesh
revisa as fitas de vídeo junto com seus assistentes e a família Freeling,
exibindo-os em diferentes telas de TV. Em um deles, os fantasmas parecem estar
vestidos com ternos velhos e chapéus. Em Poltergeist II: O Outro Lado (1986), é
revelado que sob a casa dos Freelings existe uma vala comum de uma seita do
século 19, que se enterrou na crença de que o fim do mundo havia chegado. Os
membros da seita, mostrados em flashbacks, se parecem muito com os fantasmas
registrados pelo Dr. Lesh.
(por volta de 1h30min) Depois que Diane resgata Carol
Anne da vida após a morte e elas caem violentamente para a sala de estar,
Tangina as leva para a banheira, que está cheia de água. A água é considerada o
elemento da vida, o que implica que a banheira é quase como um útero e que eles
deveriam "renascer".
(por volta de 1h 13min) Teague revela a Steve Freeling que
o cemitério havia se mudado dos 300 acres de Cuesta Verde de terreno "há
seis anos". Desde então, Steve disse ao Dr. Lesh na reunião da
universidade (por volta de 43 minutos) que Carol Anne tem cinco anos, isso
implica que o nascimento de Carol Anne mudou o motivo da casa mal-assombrada,
depois que ela foi a primeira a nascer no subúrbio como Steve revelou a Woman
Buyer e seu marido (por volta de 30 minutos) que os Freelings foram a primeira
família a se mudar para lá. Isso é confirmado em Poltergeist II: O Outro Lado
(1986) quando (por volta de 59 minutos) Tangina revela a Diane que o nascimento
de Carol Anne na casa da família Cuesta Verde causou um choque no espírito dos
falecidos que estavam presos em um limbo entre a Terra e o além.
Muitos esqueletos e cadáveres aparecem na água. Isso,
junto com caixões e mais cadáveres erguendo-se do solo, revela que todo o
subúrbio de Cuesta Verde se ergue sobre o cemitério original. A construção da
Cuesta Verde transformou o solo sagrado original em solo profano, fazendo com
que os espíritos dos falecidos acordassem da morte e causassem todos os eventos
paranormais que acontecem depois. É uma crença comum que os mortos e os vivos
não podem compartilhar solo ou terreno, pois se o fizessem, isso faria com que
os espíritos dos falecidos acordassem e perturbassem os vivos.
(por volta de 1h32min) Tangina afirma que a casa finalmente
está limpa. Isso prova ser falso (por volta de 1h 54 min) quando os fantasmas
tentam capturar Carol Anne mais uma vez e toda a casa é destruída por uma força
sobrenatural que a suga para a vida após a morte. Isso pode ser causado pelo
momento em que Steve Freeling (por volta de 1h 31 min), que não entende as
ações de Tangina para libertar todos os fantasmas presos no limbo, puxou a
corda muito cedo para resgatar Diane e Carol Anne.
(por volta de 54 minutos) Durante o encontro entre o Dr.
Lesh com Marty e Ryan, Ryan teoriza sobre uma área de bilocação localizada na
casa, como uma ponte entre dois mundos, com a saída localizada acima da sala de
estar. É finalmente confirmado (por volta de 1h 25min) quando Tangina Barrons
entra no quarto de Carol Anne e vê um túnel de luz branco, a entrada para outro
mundo, no armário de Carol Anne. Uma área de bilocação é uma zona teórica fora
do mundo material localizada entre duas dimensões onde as leis da física não se
aplicam. Isso explicaria como (por volta de 1h25min) as duas bolas de tênis
lançadas por Tangina no armário de Carol Anne (no andar superior) desaparecem e
reaparecem, caindo sobre a sala (no andar inferior).
(por volta de 1h31min) Quando Diane resgata Carol Anne do
limbo, uma luz branca pode ser vista brevemente atrás delas. Esta é a mesma luz
branca mostrada no final de Poltergeist II: O Outro Lado (1986), quando (por
volta de 1h 23min) a família Freeling entra para resgatar Carol Anne mais uma
vez depois que o Reverendo Kane a sequestra.
Cartazes:
Filmografia Parcial:
Craig T. Nelson
Os Gritos de Blácula (1973); Justiça para Todos (1979); A Recruta Benjamin (1980); Loucos de Dar Nó (1980); Poltergeist: O Fenômeno (1982); Um Homem, uma Mulher e uma Criança (1983); O Casal Osterman (1983); Silkwood, Retrato de uma Coragem (1983); Os Gritos do Silêncio (1984); Poltergeist II: O Outro Lado (1986); Ação Total (1988); Uma Dupla Quase Perfeita (1989); Fantasmas do Passado (1996); Advogado do Diabo (1997); The District (seriado 2000 a 2004); Os Incríveis (2004 - voz/ pai) A Proposta (2009); A Grande Virada (2010); Parenthood: Uma História de Família (seriado 2010 a 2015); Os Incríveis 2 (2018 - voz/ pai); Do Jeito que Elas Querem (2018);
JoBeth Williams
Cães de Guerra (1980); Poltergeist: O Fenômeno (1982); O Reencontro (1983); O Dia Seguinte (1983); Poltergeist II: O Outro Lado (1986); Regresso do Vietnã (1989); Switch: Trocaram meu Sexo (1991); Pare! Senão Mamãe Atira (1992); Quem Falará por Jonathan? (1992); Wyatt Earp (1994); A Próxima Colheita (1995); Senha Para A Morte (1997); No Extremo da Loucura (2002); Amor em Jogo (2005); Eu e as Mulheres (2007); O Grande Ano (2011); Morando com o Medo (2016); SGT. Will Gardner (2019)
Heather O'Rourke (1975–1988)
Poltergeist: O Fenômeno (1982); Massarati and the Brain (1982); Happy Days (seriado 1982 a 1983); Surviving (1985); Poltergeist II: O Outro Lado (1986); Around the Bend (1986); Poltergeist III: O Capítulo Final (1988)
Beatrice Straight (1914–2001)
Telefonema de um Estranho (1952); A História de um Egoísta (1956); Uma Cruz à Beira do Abismo (1959); Rede de Intrigas (1976); Assassino a Bordo (1977); O Segredo de uma Promessa (1979); Amor sem Fim (1981); Poltergeist: O Fenômeno (1982); Embalos a Dois (1983); Um Frio Corpo sem Alma (1985); Os Donos do Poder (1986); Terrorismo em Washington (1986); Run Till You Fall (1988); Tormenta de Paixões (1990); O Engano (1991);
Oliver Robins
Poltergeist: O Fenômeno (1982); Não Adormeça (1982); Apertem os Cintos, o Piloto Sumiu 2 (1982); Poltergeist II: O Outro Lado (1986) Man Overboard (2008); Celebrity Crush (2019); The Rideshare Killer (2021)
Richard Lawson
Os Gritos de Blácula (1973); A Vingança dos Mortos (1974); Operação Dragão Negro (1975); As Duas Vidas de Audrey Rose (1977); Amargo Regresso (1978); Maratona Final (1979); Meu Lutador Favorito (1979); The Golden Moment: An Olympic Love Story (1980; Poltergeist: O Fenômeno (1982); Ruas de Fogo (1984); Um Homem Destemido (1985); Dinastia (seriado 1986 -1987); Operação Phantom (1989); All My Children (seriado 1922-1993); Mera Coincidência (1997); A Nova Paixão de Stella (1998); Justiça - Entre o Poder e a Lei (1999); Out of the Rain (2003); A Família da Noiva (2005); The Last Stand (2006); Massacre (2010); A Royal Family Holiday (2015); Royal Family Christmas (2015); Michael Jackson e Neverland (2017); Always a Bridesmaid (2019); North Hollywood (2020);
Zelda Rubinstein (1933–2010)
Hotel das Confusões (1981); Poltergeist: O Fenômeno (1982); Frances (1982); Poltergeist II: O Outro Lado (1986); Os Olhos da Cidade São Meus (1987); Poltergeist III: O Capítulo Final (1988); O Poder Mágico (1989); Justiceiro a Domicílio (1991); Uma Gata da Pesada (1992); Rosas Não Falam (1993); Escola de Mergulho (1994); Picket Fences (seriado 1992 a 1994); Viajantes do Futuro (1995); Um Cupido Entre Nós (1995); A Maldição das Bruxas (1996); Sinbad: The Battle of the Dark Knights (1998); Wishcraft: Feitiço Macabro (2002); Southland Tales: O Fim do Mundo (2006); Por Trás da Máscara: O Surgimento de Leslie Vernon (2006)
James Karen (1923–2018)
Hercules in New York (1970); Meu Pai, um Estranho (1970); Todos os Homens do Presidente (1976); Capricórnio Um (1977); F.I.S.T. (1978); O Instituto da Vingança (1979); Síndrome da China (1979); Nasce um Cantor (1980); Poltergeist: O Fenômeno (1982); Time Walker (1982); Frances (1982); A Volta dos Mortos Vivos (1985); O Fio da Suspeita (1985); Invasores de Marte (1986); Aventuras no Paraíso (1986); Wall Street: Poder e Cobiça (1987); A Volta dos Mortos Vivos 2 (1988); Como Agarrar um Magnata (1990); The Closer (1990); O Bebê Maldito (1991); A Vingança dos Nerds 4: Os Nerds Também Amam (1994); Congo (1995); Nixon (1995); Íntimo & Pessoal (1996); Missão: Resgate Impossível (1997); Duplo Engano (1997); Cicatrizes do Passado (1997); Segredos de um Crime (1998); O Aprendiz (1998); Um Domingo Qualquer (1999); 13 Dias que Abalaram o Mundo (2000); Cidade dos Sonhos (2001); À Procura Da Felicidade (2006); João e o Pé de Feijão (2009); O Enviado (2010); Intocável: A História de Drew Peterson (2012); Cynthia (2018)
Fontes:
NY Times
The Guardian
Variety
L A Times
Jornal O Globo
Jornal do Brasil
1001 Filmes Para ser Visto Antes de Morrer
IMDB
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