sexta-feira, 24 de janeiro de 2025

MAYA (1966) - ESTADOS UNIDOS


O FILME QUE GEROU A SÉRIE

Terry Bowen (Jay North) é um menino americano que chega à Índia para viver com o pai Hugh Bowen (Clint Walker), um famoso caçador de animais de grande porte. Este, porém, não está na estação para recebê-lo, obrigando-o a caminhar por quilômetros. Ao chegar em casa, se depara com algo bem diferente do que imaginara: um local abandonado, sujo e com jaulas vazias. Hugh se surpreende, pois este chegara um dia antes, mas não demonstra muito entusiasmo com a visita do filho que diz ter vindo para ficar.

O outrora grande caçador, famoso no país, se transformou em um homem acovardado e amargurado, cujas posses vem se desfazendo aos poucos, após um confronto mal-sucedido contra um tigre. E conforme a tradição local, um homem marcado por um tigre se torna marcado para sempre.  Terry não compreende o que realmente aconteceu com o pai, enquanto faz amizade com um guepardo domesticado. Para sua surpresa e revolta, seu pai elimina o felino sem piedade. Terry resolve partir, mas quando o trem começa a seguir seu caminho resolve pular do transporte. Em seu caminho, encontra um menino indiano chamado Raji (Sajid Khan) cujo pai encontra-se nos momentos finais de vida. Raji recebe uma incumbência: levar a elefanta Maya e seu filhote albino Primo, que por sua cor, é considerado um animal sagrado a um local determinado. A dupla terá que fazer uma longa jornada, repleta de perigos, pois Primo é objeto de desejo de várias pessoas, além de que no caminho entrarão no perigoso vale dos tigres. Enquanto isso, Hugh, ao saber da notícia, parte para encontrar o seu filho, acompanhado de Gammu Ghat (Paidi Jairaj), um ajudante de caça. Ao saber que dois meninos, um deles, aparentemente americano, estão fazendo uma jornada com dois elefantes, Hugh não tem dúvidas de que Terry é um deles partindo ao seu encontro. Quando Hugh percebe que estão indo em direção ao temido vale dos tigres, descobre que terá que alcança-los o mais rápido possível.

Em épocas de “Ben, O Urso Amigo”, “Flipper”, “Lassie”, “Rin Tin Tin” e a leoa “Elza”, A 20th Century Fox resolveu aliar as belas paisagens da Índia com animais, em uma aventura orientada ao público infantil, com dois atores conhecidos do público da época:   Clint Walker do famoso seriado “Cheyenne” e filmes como “Os 12 Condenados” e Jay North, do seriado “O Pimentinha” dos anos 50. Dirigido por John Berry (1917-1999) de “Fibra de Campeão” – 1982, deste filme originou-se, no ano seguinte, uma série homônima que durou apenas 18 episódios com os mesmos Jay North e Sajid Khan. Quem assistiu ainda guarda com carinho na memória.

Maya, em dias atuais, pode ser considerado uma aventura bem inocente, o que faz com que apresente tantos pontos positivos quanto negativos. Há alguns pontos soltos como nunca sabermos o que realmente ocorreu com Hugh ou todos os indianos entenderem e falarem inglês sem dificuldade (tudo bem, a Índia foi colônia inglesa entre 1858 a 1947, mas ainda assim há uma sensação de estranheza), além de que nos dias atuais o conceito de grande caçador americano não gera simpatias. Outro ponto, é que apesar de Clint Walker ser o primeiro nome nos letreiros, a aventura centra-se em North e Sajid Khan, não que isso seja ruim, mas o filme fica melhor quando a dupla de paquidermes divide as cenas. O modo como os pequenos meninos conseguem libertar Maya e Primo de um confinamento soa falso: ninguém dá o alarme e ninguém tenta captura-los novamente. Em contrapartida é uma aventura movimentada, os animais são carismáticos, principalmente Maya, e as paisagens indianas são o grande atrativo da produção. O filme passou por aqui algumas vezes na Sessão da Tarde e muitos devem se lembrar do furioso confronto entre Maya e os tigres.

No elenco, Clint Walker fez o grande caçador em busca de redenção e já sabemos como essa situação termina. Jay North esteve bem em cena, mas ao meu ver Sajid Khan (1951-2023) esteve melhor. Khan tornou-se conhecido pelo filme estrangeiro indicado ao Oscar “Honrarás Tua Mãe” / Mother India (1957). Paidi Jairaj (1909-2000) fez o ajudante de Hugh de forma correta. Sonia Sahni apresentou uma beleza exótica, mas teve pouco tempo em cena.  Teve uma carreira voltada a filmes de seu país. I.S. Johar (1920-1984), comediante indiano, interpretou um golpista inescrupuloso que tenta capturar Primo para ficar rico.

Maya é um filme bem interessante se você gosta de filmes anos 60 e 70 de aventura com as belas e intensas cores do Technicolor. Filmado totalmente na Índia, foi baseado no livro "The Wild Elephant" de Jalal Din e Lois Roth. Uma aventura que exalta a coragem e a amizade, além de fazer o que é o certo. Mas, talvez, a grande estrela do filme seja a fotografia e as belas paisagens.

 

Trailer:


 

 

Curiosidades:

O veterano dublador Paul Frees fez overdubs em praticamente todos os atores indianos adultos, presumivelmente para lançamento nos Estados Unidos.

Uma das trilhas sonoras de Hollywood do famoso compositor italiano Riz Ortolani 

Até o momento desta postagem, o filme pode ser encontrado no Internet Archive com dublagem da época.

 

O SERIADO

 


 

 

 








Cartazes:





 

Filmografias Parciais:

Clint Walker (1927-2018) 






Os Dez Mandamentos (1956); O Rifle de 15 Tiros (1958); A Lei do Mais Valente (1959); Cheyenne (seriado 1955-1962); Os Bravos Morrem Lutando (1965); Satã, O Urso Cinzento (1966); Os Doze Condenados (1967); Sam Whiskey, o Proscrito (1969); O Grande Roubo do Banco (1969); Pancho Villa (1972); O Grito do Lobo (1974); O Grande Búfalo Branco (1977); A Fera das Neves (1977); Vingança Sangrenta (1977); The Serpent Warriors (1985); The All American Cowboy (1985); Pequenos Guerreiros (1998)

Jay North





Sindicato de Vigaristas (1959), Pepe (1960), O Pimentinha (seriado 1959–1963), O Menino e a Onça (1965), Maya (1966), Maya (seriado 1967–1968), Os Cavaleiros da Arábia (seriado 1968–1969), Grump, o Feiticeiro Trapalhão (seriado 1969–1970), Cavaleiros das Arábias (Banana Splits) (desenho 1968–1970 voz de Príncipe Turhan), Bam-Bam e Pedrita (desenho 1971–1972 - voz Bamm-Bamm), The Teacher (1974), Dickie Roberts, o Pestinha Cresceu (2003)

 

Sajid Khan (1951-2023)






Honrarás Tua Mãe (1957), Son of India (1962), Maya (1966), Maya (seriado 1967–1968), The Singing Filipina (1971), Savera (1972),, Mahatma and the Mad Boy (1974), Verão Vermelho (1983), Pilak (2001)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre