quarta-feira, 9 de março de 2022

O EXTERMINADOR DO FUTURO / THE TERMINATOR (1984) - ESTADOS UNIDOS

 


"I'LL BE BACK"

Dois personagens, vindos do futuro (2029), chegam a Los Angeles, de 1984. O alvo é o mesmo: Sarah Connor. A missão é diferente: o primeiro é um mortífero ciborgue (Arnold Schwarzenegger), quase invencível, que não sente pena, remorso ou dor, disfarçado de humano, com o objetivo de levar a cabo sua missão por quaisquer meios. O segundo, Kyle Reese (Michael Biehn), um ser humano comum, dotado apenas de fragmentos de histórias que ouviu em sua época e escolhido por ser um combatente experiente e melhor amigo do líder resistência humana, John Connor, que lhe confiou a missão, contra as terríveis máquinas que em algum momento evoluíram e se apossaram do poder, impetrando a diretriz de extermínio de todos os humanos.


Após exterminar duas mulheres com o nome de Sarah Connor, o modelo T-800 consegue localizar o seu verdadeiro alvo, ao mesmo tempo em que Reese chega a tempo de salvar Sarah do Exterminador. Reese informa a jovem que ele veio do futuro para mantê-la viva. Após ser preso pela polícia, sustenta sua estória, o que causa espanto e risos no psicanalista Silberman (Earl Boen) e curiosidades nos inspetores Traxler (Paul Winfield) e Vukovich (Lance Henriksen). Tudo começa a mudar quando T-800 invade a delegacia para exterminar Sarah e a quase todos os policiais ali alocados. Reese escapa com Sarah, sabendo que T-800 deverá ser detido para que Sarah sobreviva e dê a luz ao líder que vem enfrentando as máquinas e dando alguma esperança aos poucos humanos que sobreviveram no século XXI.


Imagine-se um jovem diretor, que trabalhara com o cineasta Roger Corman e que fizera um único filme sobre piranhas voadoras (!!!??), entrando em um estúdio com um script na mão, que vendera a uma colega por 1 dólar com o intuito de dirigir a produção: em um futuro distópico computadores altamente inteligentes estão perdendo uma guerra de extermínio que começaram contra os sobreviventes humanos de uma guerra nuclear. Um ciborgue monossilábico é enviado do futuro ao passado para assassinar a mãe de um líder humano que teria vital importância para o mundo em décadas futuras, tendo um soldado vindo desse mesmo futuro a tentar salvá-la. A partir dessa ideia central (não exatamente como descrevi), um dos mais brilhantes exercícios no campo da ficção científica foi levado às telas transformando-se em uma das franquias de ficção-científica mais bem-sucedidas e conhecidas de todos os tempos, sendo o filme indicado entre os 10 melhores do ano da revista Time.

Na verdade, nunca se esperou que o filme, de baixo orçamento, fosse particularmente tão bem-sucedido, mesmo que alguns produtores da 20th Century Fox tenham gostado do roteiro que parecia projetado para ser um típico terror/slasher (tipo “Sexta-Feira 13”; “Halloween” e “A Hora do Pesadelo”) dos anos 80: um vilão que persegue uma vítima feminina que ele tenta matar ao longo do filme e que deixa um rastro de morte. James Cameron tinha viajado a Roma para ver a pós-produção de "Piranha 2: Assassinas Voadoras" , mas gastou todo o seu salário adiantado na passagem de avião. Sem dinheiro para comida e devido ao cansaço e à desnutrição, adoeceu com febre e teve um pesadelo com um torso metálico emergindo de uma explosão e se arrastando pelo chão com facas de cozinha. Nascia O Exterminador do Futuro. 

A ideia original, vendida para Gale Anne Hurd (sua futura esposa), pelo preço de apenas US$ 1,00, parceira de produção de James Cameron e ex-colaboradora da produtora New World Pictures, era muito mais elaborada e envolvia a Skynet enviando dois Exterminadores de volta no tempo: o primeiro era um ciborgue que seria derrotado por um humano também enviado de volta no tempo. Um segundo Exterminador, um composto de metal líquido que seria capaz de mudar de forma, seria enviado pela Skynet em resposta (com relutância, pois era tão experimental que poderia alterar o passado além das intenções da Skynet). Gale fizera um acordo com Cameron: fazer tudo ao seu alcance para que o filme fosse produzido, mas Cameron queria ser o diretor. Ela manteve sua palavra e descartou todos os estúdios que mostraram interesse, mas queriam abandonar Cameron. Mas ele também sabia que sua reputação na época não era grande o suficiente para vender uma história de tal escopo para um estúdio, então ele usou apenas a primeira metade dela. Quando os efeitos provaram ser um sucesso em “O Segredo do Abismo” (1989), também de Cameron, ele reviveu a ideia do Exterminador do Futuro “líquido” para a sequência. Mas a ideia deste primeiro filme era realmente original? O autor de ficção científica Harlan Ellison disse que não, e processou Cameron, alegando que a história fora plagiada dos dois episódios do seriado “Quinta Dimensão” (1963) que ele havia escrito (ver curiosidades), negado por Cameron.

Mas quais os motivos do sucesso de Exterminador do Futuro? São vários: o antológico apocalipse de metal no inicio da projeção; a cena inicial com as chegadas em Los Angeles; uma atordoante sucessão de clímaces; a ousada escolha do protagonista por Cameron: Swarzie (um austríaco de nome estranho e que mal conseguia falar inglês), em vigorosa composição visual, era considerado muito limitado pelos críticos, com biótipo ideal para os Hércules e Conan, mas que se transformaria em um vilão antológico (muitos consideram que o verdadeiro vilão é a Skynet, principalmente após a estreia do segundo filme) que praticamente não moveu um músculo da face e, cuja atuação, se deve ao trabalho duro e dedicação; um roteiro muito bem delineado (misto de profecia sinistra e inquietante, com ficção-científica); uma direção eficiente e inspirada; o uso do paradoxo da predestinação de forma bem interessante (gerando teorias mil) recheado de violência gráfica e alta tensão; o criativo estabelecimento entre causa e efeito; a montagem refinada de Mark Goldblatt; o romance, que não foi inicialmente planejado para o filme, mas veio a pedido do estúdio, ao qual Cameron decidiu incorporar ao filme (até então o diretor possuía vasta experiência como desenhista de produção e diretor de arte. Se fracassasse, poderia ter sido forçado a voltar a ser um profissional de efeitos especiais); o tema musical de Brad Fielde tendo semelhanças com um batimento cardíaco ou pulso rápido, apenas mais ameaçador e malévolo; a famosa frase "I'll be Back", originalmente roteirizada como "I'll Come Back" (ver curiosidades); o uso de flash-fowards (o recurso de memorias do futuro); os exterminadores no futuro; a maquiagem de Stan Wiston que criou um personagem ícone do gênero; um grande elenco que fez tudo funcionar ....

Tom Selleck foi abordado para ser o Exterminador do Futuro, mas teve que recusar devido ao seu compromisso com Magnum (1980), que também o tirara de “Caçadores da ArcaPerdida”. Isso foi confirmado no programa Howard Stern Show. No início do desenvolvimento do roteiro, o Exterminador deveria inicialmente ser um "homem comum" que seria indistinguível em uma multidão de pessoas. Já Mel Gibson recusou o papel, simplesmente sentindo que não era o ator certo para o papel. Depois de ver o filme, elogiou Schwarzenegger como uma escolha muito melhor. Schwarzenegger, no início, considerava fazer o filme apenas pelo dinheiro e porque achava que um filme contemporâneo seria benéfico para sua carreira. Seu aspecto imponente em cena mostrou que o personagem tinha encontrado seu ator e Cameron até o esperou concluir “Conan, O Destruidor”. Michael Biehn foi o  herói que o filme precisava. O ator estaria em outros dois filme de Cameron: “Aliens, o Resgate” e “O Segredo do Abismo”. Linda Hamilton fraturou o tornozelo antes do início da produção, então a maioria das cenas de perseguição foi movida para o final do cronograma de filmagem para permitir que se recuperasse. Mesmo assim, seu tornozelo teve que ser enfaixado todos os dias para que ela pudesse correr, e ela passou a maior parte das cenas com dor. Earl Boen e Paul Winfield ressurgiriam em “O Exterminador do Futuro 2” e Lance Henriksen teria papel de destaque em “Aliens, O Resgate” (antes de azeitar o roteiro, Cameron queria o ator como Exterminador). Temos ainda Rick Rossovich como o namorado de Sarah Connor. O ator esteve em Top Gun: Ases Indomáveis e trabalhou com Michael Biehn e Bill Paxton em Comando Imbatível (1990). Os três também já haviam trabalhado juntos em Guardiões da Honra (1983). Bill Paxton, que fez um dos Punks no início do filme, trabalhou com Cameron em mais duas oportunidades: "Aliens, O Resgate" (1986) e Titanic (1997). Brian Thompson (Stallone Cobra) fez outro punk. O ator interpretaria mais tarde um papel levemente inspirado em O Exterminador do Futuro em “Arquivo X” (1993) como o Alien Bounty Hunter. Temos ainda Dick Miller como o dono da loja de armas e Bess Motta como a amiga de Sarah, Ginger. Thomas Dekker fez uma rápida aparição como John Connor, não retornando nos filmes posteriores.

Mesmo que algumas pessoas fiquem confusas com conceitos paradoxais de viagem no tempo inseridos neste filme (sobre a origem do pai de John Connor ou a volta no tempo para viver algo que talvez já tenha acontecido. O Exterminador do Futuro: Gênesis criará outras teorias na mente dos fãs) ou até mesmo uma indicação para “O Mito de Sísifo”, quando a projeção termina, não podemos negar estarmos diante de um clássico moderno da ficção-científica, cujas imitações nunca conseguiram chegar próximo ao clima de tensão e inteligência que o roteiro e direção nos trouxeram. O exemplo de um filme de baixo orçamento, cujo diferencial estava nos envolvidos e não, propriamente, nos efeitos. Seguido de “O Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final” (1991); “O Exterminador do Futuro 3: A Rebelião das Máquinas” (2003); “O Exterminador do Futuro: A Salvação” (2009); “O Exterminador do Futuro: Gênesis” (2015); “O Exterminador do Futuro: Destino Sombrio” (2019).


Trailer:




Curiosidades:

Arnold Schwarzenegger trabalhou com armas todos os dias durante um mês para se preparar para o papel. Nas primeiras duas semanas de filmagem, ele praticou desmontagem e remontagem de armas com os olhos vendados até que os movimentos fossem automáticos, como uma máquina. Ele passava horas no campo de tiro e praticava com diferentes armas sem piscar ou olhar para elas ao recarregar ou engatilhar. Ele também tinha que ser ambidestro. Ele praticou movimentos diferentes até 50 vezes. Ele acabou ganhando um elogio na revista "Soldier of Fortune" por seu manuseio realista das armas na câmera (enquanto a revista geralmente satiriza os filmes por suas representações imprecisas do uso de armas).

Enquanto filmava este filme, Cameron muitas vezes recorreu ao que chamou de "filme de guerrilha" como uma maneira de obter as permissões necessárias para filmar certas cenas. Isso envolveu a equipe de produção e os atores chegando rapidamente a um local especificado, filmando a cena e saindo antes da chegada da polícia. Como resultado, algumas das pessoas vistas em algumas cenas são cidadãos comuns, completamente inconscientes de que estão em um filme. Isso também foi usado para refilmagens com Cameron mesmo ligando e acordando Schwarzenegger uma vez às 3 da manhã para encontrá-lo em um local já com o traje completo para refazer rapidamente uma cena. Cameron também usou essa tática para filmar a última cena em que Sarah dirige para o deserto. Isso quase saiu pela culatra, no entanto, quando a polícia veio no rastro da equipe.

(por volta dos 23 minutos) Perto do início do filme, quando Sarah Connor (Linda Hamilton) recebe uma mensagem em sua secretária eletrônica quebrando seu encontro, a voz na máquina é de James Cameron. Anos depois, Hamilton e Cameron se casaram e se divorciaram.

O início da produção foi adiado por nove meses, devido ao compromisso de Arnold Schwarzenegger com "Conan, o Destruidor" (1984). Durante esse tempo, James Cameron queria trabalhar, mas não tinha tempo para fazer outro filme. Ele conversou com alguns produtores da 20th Century Fox que gostaram de seu roteiro para O Exterminador do Futuro e lhe deu uma tarefa de roteiro; este acabou por ser "Aliens, O Resgate" (1986). No mesmo dia, também foi convidado a escrever o roteiro de "Rambo II: A Missão" (1985). Enquanto lidava com essas duas tarefas, ele também fez um trabalho adicional em seu roteiro de Exterminador do Futuro, escrevendo cada roteiro à noite em uma mesa diferente, a fim de manter os projetos separados. Ele calculou quantas páginas tinha que escrever a cada noite, dividindo o número total de páginas pelo número de horas de vigília por noite.

James Cameron teve a ideia de dar a Arnold Schwarzenegger ainda menos falas no filme do que no filme anterior de Schwarzenegger, "Conan, o Bárbaro" (1982), no qual Schwarzenegger tinha apenas 24 falas. Neste filme, Schwarzenegger tem apenas 14 linhas.

No filme, o nome da boate onde o Exterminador do Futuro atinge Sarah pela primeira vez foi nomeado "Tech Noir" após um gênero de filme que James Cameron cunhou ao descrever em que categoria este filme se enquadra depois de descartar as noções de que era um mero filme de terror ou slasher. Filmes "Tech Noir" como "Blade Runner: O Caçador de Androides" (1982) e este filme combinam o estilo antigo dos filmes noir com os elementos futuristas de um thriller de ficção científica. O próprio Cameron construiu o clube especificamente para o filme e teve que afastar os frequentadores do clube local que pensavam que o "Tech Noir" era uma boate de verdade. O prédio ainda existe, mas agora é uma joalheria.

Uma tarde, durante uma pausa nas filmagens, Arnold Schwarzenegger entrou em um restaurante no centro de Los Angeles para almoçar e percebeu tarde demais que ainda estava com a maquiagem do Exterminador do Futuro - com um olho faltando, maxilar exposto e carne queimada.

O.J. Simpson foi considerado para o Exterminador do Futuro, mas os produtores temiam que ele fosse "bonzinho demais" para ser levado a sério como um assassino a sangue frio. Em 1990 (antes do primeiro julgamento de Simpson), a Dark Horse Comics imprimiu edições usando sua imagem.

Arnold Schwarzenegger estava originalmente sendo considerado para interpretar Kyle Reese em vez do Exterminador. O fisiculturista que virou ator ganhou fama em "Um Perigoso Adeus" (1973), "O Homem dos Músculos de Aço" (1977) e "Conan, o Bárbaro" (1982), e quando o executivo da Orion Pictures, Mike Medavoy, conheceu o ator em uma festa, ele lhe enviou o roteiro para consideração. James Cameron, no entanto, imaginou Reese como um homem não volumoso e mais sensível, então ele estava menos entusiasmado em escalar um ex-Mr. Universo para o papel principal. Em grande parte por insistência de Medavoy, Cameron saiu para conhecê-lo e almoçar com ele de qualquer maneira; mais tarde, ele admitiu que planejava brigar com Schwarzenegger, para que pudesse alegar que era impossível trabalhar com o ator. Mas contra suas expectativas, eles se deram muito bem, e Schwarzenegger mostrou grande entusiasmo com o roteiro em geral, e seu antagonista sombrio em particular, dando dicas de como esse vilão deve se comportar. Foi então que Cameron mudou de ideia e ofereceu a Schwarzenegger o papel-título, dizendo que "este filme não é sobre o herói. É sobre O Exterminador do Futuro". Schwarzenegger aceitou de bom grado, até mesmo anulando seu agente que o aconselhou a não fazer vilões. Cameron e Schwarzenegger são bons amigos desde então.

A maior parte do roteiro foi escrito de trás para frente: o endoesqueleto teria que ser futurista, mas como Cameron não podia se dar ao luxo de ambientar o filme no futuro, a solução foi trazer o futuro para o presente, daí a 'viagem no tempo' aspecto do roteiro quando foi escrito. Quando o artista de efeitos especiais Stan Winston foi trazido, ele adicionou mais alguns designs para o endoesqueleto, mas no final eles basicamente usaram o que Cameron havia desenhado pela primeira vez.

Michael Biehn quase não conseguiu o papel de Kyle Reese porque em sua primeira audição, ele falou com sotaque sulista como resultado de trabalhar em um papel para uma produção teatral de "Cat on a Hot Tin Roof" (ele não obteve o papel). Durante uma conversa com o agente de Biehn, os produtores mencionaram que gostaram do desempenho de Biehn, mas não queriam que o sotaque de Reese o fizesse parecer muito regionalizado; isso intrigou o agente, que perguntou "Que sotaque?" Depois que o mistério foi esclarecido, os produtores ligaram de volta para Biehn.

O futuro exterminador que se infiltra no acampamento humano na sequência dos sonhos é interpretado por Franco Columbu, que foi um vencedor múltiplo do Mr. Olympia como Arnold Schwarzenegger e era um amigo próximo dele.

A frase de efeito icônica de Arnold Schwarzenegger quase se tornou "I will be back" porque ele achou que soava mais como uma máquina, sem uma contração; ele também sentiu que I Will ("eu vou")  soou muito feminino. Foi o único grande desacordo entre Schwarzenegger e James Cameron, e tudo o que Cameron teve a dizer foi "Eu não digo a você como atuar, então não me diga como escrever".

Durante a produção de Conan, o Destruidor  (1984), Arnold Schwarzenegger foi entrevistado sobre os próximos projetos, e então se referiu a "The Terminator" como "um filme de merda que estou fazendo, que leva algumas semanas". No entanto, ele se retratou desde então, dizendo: "Foi errado da minha parte julgar o filme antes mesmo de me envolver totalmente. James (James Cameron) criou um personagem fantástico e enquanto eu estava hesitante, agora sei que O Exterminador do Futuro é uma definição na minha carreira."

O autor de ficção científica Harlan Ellison processou James Cameron, alegando que, embora tenha gostado muito do filme, sentiu que a história foi plagiada dos dois episódios de Quinta Dimensão (1963) que ele havia escrito, a saber, Quinta Dimensão: Soldado (1964) e Quinta Dimensão: Demônio com uma Mão de Vidro (1964). O conceito de "Skynet" também poderia ter sido emprestado de um conto de Ellison chamado "I Have No Mouth and I Must Scream". O processo foi resolvido fora do tribunal e as impressões mais recentes do filme reconhecem Ellison. Cameron afirmou que este acordo foi imposto a ele pelos produtores, que se recusaram a apoiá-lo. Ele sentiu que Ellison fez alegações inválidas e oportunistas e queria que o caso fosse a julgamento. No entanto, a companhia de seguros disse a ele que ele seria pessoalmente responsabilizado por danos financeiros no caso de perder o julgamento. Como ele estava com pouco dinheiro na época, Cameron não podia correr o risco, então ele não teve escolha a não ser aceitar o acordo, um fato que ele sempre se ressentiu.

Duas cenas deletadas deram à Skynet e à Guerra do Futuro um pouco mais de fundo. A primeira foi uma cena em que Sarah descobre que uma empresa chamada "Cyberdyne" será responsável pela construção da "Skynet" e dos Exterminadores. Ela tenta convencer Reese de que eles devem destruir esta empresa, a fim de evitar que o futuro sombrio aconteça. Reese diz a ela que sua missão é conservar o futuro, não mudá-lo. A segunda cena mostra que a "Cyberdyne" é dona da fábrica onde Sarah lutou contra o Exterminador e que um de seus funcionários encontra o microchip do Exterminador, o que realmente faz com que a "Skynet" exista em primeiro lugar. Ambas as ideias tornaram-se pontos importantes na trama da sequência "O Exterminador do Futuro 2 - O Julgamento Final" (1991). O diretor James Cameron cortou as cenas porque queria deixar algumas perguntas ainda sem resposta, das quais nunca se arrependeu, pois poderia fazer uma sequência inteira com as ideias não utilizadas.

Antes de ser escalado como O Exterminador do Futuro, Arnold Schwarzenegger assistiu "Westworld: Onde Ninguém tem Alma" (1973), e ficou impressionado com a atuação de Yul Brynner como robô no filme. Durante seu primeiro encontro, Schwarzenegger conversou com James Cameron sobre como O Exterminador do Futuro deveria ser interpretado e que quem o fizesse não devia agir como uma máquina, mas sim ser como uma máquina. Isso convenceu Cameron a escalá-lo.

A produtora Hemdale foi rápida em intervir e cofinanciar o filme, porque o diretor James Cameron e a produtora Gale Anne Hurd já haviam encontrado a Orion Pictures disposta a fornecer parte do orçamento e distribuir o filme. No entanto, a relação entre Cameron e o produtor executivo/chefe de Hemdale, John Daly, se deteriorou durante a pós-produção. De acordo com Cameron, o executivo de Daly e Orion, Mike Medavoy (que havia recomendado Arnold Schwarzenegger a Cameron) queria que o filme terminasse logo após a explosão do petroleiro, removendo o clímax na fábrica de robôs e o epílogo. Citando Cameron: "Daly disse: 'O filme tem que terminar logo após a explosão do petroleiro.' Eu disse a ele diretamente: 'Foda-se! O filme ainda não acabou'." Daly acabou recuando, uma decisão que levou ao sucesso repentino do filme. No entanto, a Orion Pictures queria ser conhecida por seus filmes de qualidade (como "Amadeus" (1984) e "Platoon" (1986)), e percebeu este filme como pouco mais do que um veículo de ficção científica de baixo orçamento para ganhar dinheiro rápido. Seu apoio publicitário para o filme foi mínimo na campanha de Cameron.

A Paramount era um dos estúdios que queria produzir este filme, mas estipularam que James Cameron não poderia dirigi-lo, pois ainda não havia provado seu talento com um filme de sucesso. Como este era o projeto favorito de Cameron na época e ele queria dirigir o filme, ele recusou a oferta. Mais tarde, a Paramount seria o principal estúdio por trás do quinto filme da franquia, "O Exterminador do Futuro: Gênesis" (2015) (que não foi dirigido por James Cameron).

James Cameron citou "Mad Max 2: A Caçada Continua" (1981) como uma de suas influências por trás de "O Exterminador do Futuro".

O teaser trailer deste filme foi narrado por Peter Cullen, mais conhecido pelos fãs como a voz do herói robótico Optimus Prime de "Transformers".

Sylvester Stallone foi considerado para O Exterminador do Futuro. Coincidentemente, um ano depois, James Cameron e Stallone escreveram "Rambo II: A Missão" (1985) juntos. Além disso, havia uma competição entre o sucesso de Stallone e Arnold Schwarzenegger em filmes de ação sobre quem venceria em uma batalha: "Rambo" ou "O Exterminador do Futuro". Stallone mais tarde trabalhou com Arnold nos filmes "Os Mercenários" e "Rota de Fuga" (2013). Em "O Último Grande Herói" (1993), uma cena apresenta um recorte de papelão de uma locadora de vídeo de Stallone como o Exterminador do Futuro.







Arnold Schwarzenegger disse que O Exterminador do Futuro "era um filme pequeno. Realmente tivemos que cortar custos o tempo todo. Filmamos muito rapidamente. Sentimos que tínhamos uma boa história e seria um sucesso. Mas pensamos que seria apenas para certos públicos Ninguém suspeitava que estaria entre os dez melhores filmes do ano da revista Time e tão bem sucedido nas bilheterias, e que as pessoas exigiam uma sequência que seria o filme de maior bilheteria daquele ano."

Um braço hidráulico foi usado quando o Terminator perfura o para-brisa na cena do beco. Isso foi ensaiado várias vezes e como o rosto de Arnold Schwarzenegger também estava na cena, tudo teve que ser coreografado perfeitamente, já que substituir um para-brisa era muito caro e demorado.

O "nevoeiro" na cena após Sarah e Reese deixarem a ponte onde passaram a noite é na verdade repelente de insetos, devido ao grande "surto de moscas" no local de filmagem naquele momento. A tripulação ia esperar até que o spray se dissipasse, mas decidiu usá-lo como neblina para o efeito.

O tratamento original de James Cameron incluía o detalhe de que o Exterminador precisava comer periodicamente para que sua carne humana sobrevivesse. Uma cena está incluída onde o Exterminador do Futuro come uma barra de chocolate, embalagem e tudo. Esse detalhe foi incorporado ao roteiro de "O Exterminador do Futuro 3: A Rebelião das Máquinas" (2003), com o Exterminador escolhendo a bolacha de chocolate austríaca preferida de Arnold Schwarzenegger. Quando os fãs souberam que uma cena havia sido filmada, a reação foi extremamente negativa e a cena foi omitida.

Quando o Exterminador faz uma cirurgia em si mesmo para remover sua prótese ocular danificada, embora o rosto seja o de uma marionete, as mãos que realizam a cirurgia são na verdade as de Arnold Schwarzenegger.

Antes de fazer O Exterminador do Futuro, Cameron havia demitido seu agente que não mostrou nenhuma fé no projeto, então ele escolheu se representar a partir de então. Ele vendeu os direitos do primeiro filme em uma tentativa (bem-sucedida) de dirigi-lo, mas isso também significou que esses direitos continuaram pulando de estúdio em estúdio nas próximas décadas. Devido a mudanças na lei de direitos autorais, eles voltaram para ele em 2019 após 35 anos, mas ele não recebeu royalties por nenhum dos filmes feitos durante esse período. Ele se refere a essa renda perdida como "os custos de uma educação em Hollywood".

De acordo com o tratamento original (acessível na versão em DVD), deveria haver dois protetores enviados de volta para salvar Sarah Connor. No entanto, esse parceiro de Reese teria recebido muito pouco tempo de tela, pois ele se rematerializou diretamente em uma escada de incêndio.

James Cameron incluiu Arnold Schwarzenegger em muitas de suas decisões no set, por exemplo, o cabelo do Exterminador do Futuro tinha que parecer espetado e queimado.

Bruce Willis, Mickey Rourke, Richard Gere, Sylvester Stallone e Bruce Willis e Sting foram considerados para o papel de Kyle Reese.

Edward James Olmos e Louis Gossett Jr. foram considerados para o papel de tenente Traxler.

Havia rumores de que Tom Selleck seria escalado como O Exterminador do Futuro, mas foi forçado a recusar o papel devido ao seu compromisso com a série de TV Magnum (1980). Kevin Kline, Ron Perlman, Stephen Lang, Chevy Chase, Michael Keaton, Alec Baldwin, Jürgen Prochnow, Robin Williams, Jack Nicholson, Martin Sheen, Kevin Costner, John Travolta e Michael Douglas também foram considerados. Quando O.J. Simpson ainda estava concorrendo para interpretar o Exterminador do Futuro, um pôster de filme foi feito com ele. 

Debra Winger (A Força do Destino) fez o teste com sucesso e ganhou o papel de Sarah Connor. No entanto, ela mais tarde mudou de ideia e recusou o papel. O diretor James Cameron considerou seriamente Jennifer Jason Leigh (A Morte Pede Carona) para o papel de Sarah Connor. Foi reduzido a ela e Linda Hamilton. Havia rumores de que Julia Louis-Dreyfus (do seriado Seinfeld) seria escalada como Sarah Connor, mas foi forçada a recusar o papel devido ao seu compromisso como personagem regular no Saturday Night Live da NBC (1975). Geena Davis (Thelma & Louise) fez o teste para o papel de Sarah Connor. Ela co-estrelou com Linda Hamilton Arma Secreta (1985) no ano seguinte. Rosanna Arquette (Procura-se Susan Desesperadamente) fez o teste para o papel de Sarah Connor.

Cameron e Hamilton estiveram em um relacionamento de 1991 até 1999.

O filme não pretendia ser um filme de ação de ficção científica, mas um filme de terror sombrio. No entanto, muitos espectadores sentiram que o filme era um filme de ação quando o viram pela primeira vez nos cinemas. James Cameron ficou tão surpreso que decidiu fazer filmes de ação depois disso. Meses antes do lançamento, Cameron não esperava nenhum tipo de sucesso de bilheteria ou críticas de críticos para este filme. Ironicamente, agora é considerado um dos maiores filmes de todos os tempos.

Michael Biehn inicialmente pensou que o filme seria um filme bobo de viagem no tempo de baixo orçamento, mas decidiu fazer o teste de qualquer maneira. Quaisquer dúvidas que ele tinha sobre participar do filme foram instantaneamente diluídas quando ele conheceu Cameron, que lhe mostrou storyboards detalhados e lhe deu uma visão geral e expressiva da história, conquistando-o por sua paixão e clareza de visão. Biehn seria um colaborador frequente de Cameron nas próximas décadas.

A ideia de explodir a Cyberdyne e, assim, evitar a guerra, foi originalmente concebida no primeiro filme. No entanto, devido a restrições de tempo, essa cena foi cortada e se torna um fator importante na sequência. Quando Kyle está explicando a Sarah que tal movimento não faz parte de sua missão, e taticamente perigoso, os dois por acaso estão no campo, em que Kyle percebe que vem de uma época em que tal beleza foi destruída e não existe mais, isso faz com que ele tenha um colapso emocional, pois ele explica que não deveria ver isso e como "tudo se foi". Essa noção é repetida por Sarah, em um vídeo na sequência, durante sua avaliação de sanidade, quando ela e o Dr. Silberman estão assistindo a um vídeo de comportamento passado e ela diz a ele: "Ele, você, esse lugar todo, tudo o que você vê se foi ."

Uma subtrama fez Sarah perceber que, mesmo que conseguissem destruir o T-800, a Skynet apenas enviaria outro atrás dela e continuaria até que ela estivesse morta. Isso marca uma mudança notável em seu personagem, onde ela vai de correr freneticamente e confiar em Kyle para pressioná-lo para ajudá-la a destruir a Skynet de uma vez por todas. Ela planejava usar as bombas caseiras para explodir as instalações da Cyberdyne Systems que eventualmente criariam a Skynet. Isso também explica que ela e Kyle terminando na fábrica de robótica Cyberdyne no clímax não foi um acidente, eles estavam planejando deliberadamente explodir o lugar para o inferno. Esta linha da história mais tarde seria seguida como uma subtrama importante da sequência.

O roteiro original continha uma cena que explicava a suposta ciência por trás da viagem no tempo. O diretor da segunda unidade, Jean-Paul Ouellette, compareceu a um jantar com seu pai, um físico do governo que trabalhava em Los Alamos, e uma dúzia de seus colegas, e discutiu a cena com eles. Os especialistas não estavam entusiasmados com a ciência inventada, e todas as partes concordaram que o filme seria mais forte se a ciência não fosse especificada. Ouelette transmitiu esse conselho a Cameron, que cortou a cena em questão.

Edward James Olmos (América do Medo) e Louis Gossett Jr. (Águia de Aço) foram considerados para o papel de tenente Traxler.

Quando começou a escrever e dirigir o Exterminador do Futuro,  Cameron era um ninguém com um orçamento pequeno, tendo que escalar atores futuros. Ele queria lançar Lance Henrikson como o ciborgue, mas depois veio Arnold Schwarzenegger, recém-saído do papel de Conan, o Bárbaro e que era a escolha óbvia para o Exterminador do Futuro.

As instruções do computador projetadas no display do Exterminador são escritas em linguagem assembly MOS Technology 6502. Esta foi a unidade central de processamento do computador pessoal Apple II, entre outros.

A câmera que tira a foto instantânea perto do final do filme é uma Kodak Kodamatic 940. Embora muitas vezes chamada de foto "Polaroid", ela teria sido tirada em filme instantâneo Kodak. Mais tarde, a Polaroid processou a Kodak por violação de direitos autorais em suas patentes de fotos instantâneas e venceu, levando as câmeras instantâneas e filmes Kodak a serem retirados do mercado após uma batalha legal de 15 anos.

No final de seu interrogatório, Reese diz ao interrogador que o exterminador arrancará o coração de Sarah. Foi assim que o exterminador matou o personagem de Brian Thompson logo após sua chegada.

Sarah pergunta a Kyle: "As mulheres do seu tempo, como elas são?" Em "A Máquina do Tempo" (1960), Weena pergunta a George, o viajante do tempo: "Como são elas? ... As mulheres do seu tempo?"

O filme do gênero "italian exploitation" do Exterminador do Futuro, "Keruak - O Exterminador de Aço" (1986) copia plano por plano da cena em que o Exterminador abre o braço e examina se o mecanismo do braço está funcionando apropriadamente. Além disso, um dos ciborgues do filme tem um brilho vermelho nos olhos, assim como os Exterminadores.

O filme foi uma das influências de Albert Pyun por trás de seu filme de ação pós-apocalíptico, Cyborg: O Dragão do Futuro (1989), estrelado por Jean-Claude Van Damme.

Liderou as bilheterias dos EUA por 2 semanas em seu lançamento inicial. Foi derrubado em sua terceira semana por E o Céu Continua Esperando (1984).

Linda Hamilton usou um dublê de corpo para algumas cenas.

Na 11º semana era o campeão de bilheteria em cartaz no Rio seguido de A dama de vermelho e Um Tira da Pesada

Em 09 de julho de 1995 Globo e SBT travavam nova briga (após o confronto das emissoras entre Rambo I e II): O Exterminador do Futuro (SBT) contra Darkman: Vingança sem Rosto (Globo)

Orçamento: US$ 6.400.000 (estimativa) - Faturamento bruto mundial: US$ 78.371.200


Cartazes:

















Bastidores:































Quadrinhos:





Trilha Sonora:

Burning In The Third Degree - Tryanglz



You Can't do That - Tryanglz



Pictures of You - Jay Ferguson 



Photoplay - Tryanglz



Filmografia Parcial:

Arnold Schwarzenegger







Hercules in New York (1970); Um Perigoso Adeus  (1973); Scavenger Hunt (1979); Cactus Jack, o Vilão (1979); Jayne Mansfield: Símbolo Sexual (1980); Conan, o Bárbaro (1982); Conan, o Destruidor (1984); O Exterminador do Futuro (1984); Guerreiros de Fogo (1985); Comando Para Matar (1985); O Predador (1987); O Sobrevivente (1987); Inferno Vermelho (1988); Irmãos Gêmeos (1988); O Vingador do Futuro (1990); Um Tira no Jardim de Infância (1990); O Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final (1991); O Último Grande Herói (1993); Queima de Arquivo (1996); Um Herói de Brinquedo (1996); Batman & Robin (1997); O Fim dos Dias (1999); O 6º Dia (2000); Efeito Colateral (2002); O Exterminador do Futuro 3: A Rebelião das Máquinas (2003); Volta ao Mundo em 80 Dias: Uma Aposta Muito Louca (2004); Os Mercenários (2010); Os Mercenários 2 (2012); O Último Desafio (2013); Rota de Fuga (2013); Sabotagem (2014); Os Mercenários 3 (2014); O Exterminador do Futuro: Gênesis  (2015); Contágio: Epidemia Mortal (2015); O Exterminador do Futuro: Destino Sombrio (2019)


Michael Biehn






O Fã - Obsessão Cega (1981); Guardiões da Honra (1983); O Exterminador do Futuro (1984); Aliens, O Resgate (1986); A Sétima Profecia (1988); O Segredo do Abismo (1989); Comando Imbatível (1990); K2 - A Montanha da Morte (1991); Tombstone - A Justiça Está Chegando (1993); Plano de Risco (1998); Megiddo (2001); Planeta Terror (2007); O Abrigo (2011); The Night Visitor (2013); Escorpião Rei 4: Em Busca do Poder (2015); The Night Visitor 2: Heather's Story (2016)


Linda Hamilton






Relação Violentada ou Crime de Estupro (1980); Jogo Assassino (1982); Segredos de Mãe e Filha (1983); The Stone Boy (1984); Colheita Maldita (1984); O Exterminador do Futuro (1984); Arma Secreta (1985); O Super Carro Negro ou Lua Negra: O Super Carro (1986); King Kong 2 (1986); A Bela e a Fera (seriado 1987-1989); O Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final (1991); Testemunha do Silêncio (1994); Dupla Personalidade (1995); O Inferno de Dante (1997);  As Cores da Amizade  (1998); A Força de um Sorriso (2005); Cicatrizes da Guerra (2005); Pecados Mortais (2006); O Exterminador do Futuro: A Salvação (voz -2009); Refuge (2010); Chuck (seriado 2010 - 2012); Terror no Triângulo das Bermudas (2014); Defiance (seriado 2014-2015); Inseparáveis (2016); O Exterminador do Futuro: Destino Sombrio (2019); Claws (seriado 2021-2022); Resident Alien (seriado 2021-2022)


Lance Henriksen






 

Um Dia de Cão (1975); Contatos Imediatos do Terceiro Grau (1977); Damien: A Profecia II (1978); Piranhas 2 - Assassinas Voadoras (1981); Pesadelos Diabólicos (1983); Os Eleitos - Onde o Futuro Começa (1983); O Exterminador do Futuro (1984); O Fio da Suspeita (1985); Aliens, O Resgate (1986); Quando Chega a Escuridão (1987); Um Rosto Sem Passado (1989); A Fúria do Justiceiro (1991); Jennifer 8 - A Próxima Vítima (1992);  O Alvo (1993); Rápida e Mortal (1995); Energia Pura (1995); Ameaça Terrorista - Acesso Negado (1997); Pânico 3 (2000); Alien vs. Predador (2004); Hellraiser 8: O Mundo do Inferno (2005); Appaloosa - Uma Cidade Sem Lei (2008); Alone in the Dark 2 - O Retorno do Mal (2008); A Tribo II (2009); Phantom - A Última Missão (2013).


Paul Winfield (1939–2004)






Com os Minutos Contados (1969); R.P.M.: Revoluções por Minuto (1970); O Estranho John Kane (1971); Lágrimas de Esperança (1972);  O Terrível Mister T (1972); Horror nas alturas (1973); A Guerra de um Homem (1973); Conrack (1974); Huckleberry Finn (1974); O Último Brilho do Crepúsculo (1977); Herança Nuclear (1977); A Cidade dos Anjos (1980);  Jornada nas Estrelas II - A Ira de Khan (1982); Cão Branco (1982); O Exterminador do Futuro (1984); Cidade Corrompida (1986); O Injustiçado (1987); Terror no Oriente Médio (1987); A Maldição dos Mortos-Vivos (1988); O Homem da Máfia (seriado 1989); Acima de Qualquer Suspeita (1990); Dennis, o Pimentinha (1993); Risco Total (1993); Tyson (1995); Marte Ataca! (1996); Comando Estratégico (1997).


Earl Boen (1941-2023)







Mercenários das Galáxias (1980); Como Eliminar Seu Chefe (1980); Apertem os Cintos, o Piloto Sumiu! - 2ª Parte (1982); Médico Erótico (1983); O Exterminador do Futuro (1984); Encontro Fatal (1986); De Volta aos18 / Um Pedido Especial (1988); Missão Alien (1988); Minha Noiva É uma Extraterrestre (1988); Marcado Para a Morte (1990); O Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final (1991); Samantha (1991); Corra que a Polícia Vem Aí 33 1/3 - O Insulto Final (1994); Meu Melhor Inimigo (1998); O Professor Aloprado 2 - A Familia Klump (2000); O Exterminador do Futuro 3: A Rebelião das Máquinas (2003)


Rick Rossovich







Guardiões da Honra (1983); Deadly Lessons (1983); Porky 3 (1983); Ruas de Fogo (1984); O Exterminador do Futuro (1984); Sinal de Perigo (1985); Top Gun: Ases Indomáveis (1986); Resgate Infernal (1986); A Manhã Seguinte (1986); Roxanne (1987); Feitiço Diabólico (1988); As Cores da Obsessão (1989); Comando Imbatível (1990); Tropical Heat (1993); Future Shock (1994); Plantão Médico (1994 a 1995);  Escorpião Negro (1995); Disfarce para Matar (1995); Escorpião Negro II (1996); Últimas Conseqüências (1997); Pacific Blue (seriado 1996 a 1987); A Arte do Crime (2003); Sandbar (2012) 


Bill Paxton (1955–2017)






Guardiões da Honra (1983); Ruas de Fogo (1984); O Exterminador do Futuro (1984); Mulher Nota Mil (1985); Aliens, O Resgate (1986); Quando Chega a Escuridão (1987); Marcados Pelo Ódio (1989); Comando Imbatível (1990); Predador 2 - A Caçada Continua (1990); Encaixotando Helena (1993); Tombstone - A Justiça Está chegando (1993); True Lies (1994); Apollo 13 - Do Desastre ao Triunfo (1995); Twister (1996); Titanic (1997); Poderoso Joe (1998); A Mão do Diabo (2001); A Colônia (2013); No Limite do Amanhã (2014); O Abutre (2014); O Círculo (2017)


Brian Thompson







O Exterminador do Futuro (1984); Stallone: Cobra (1986); Três Amigos! (1986); Commando Squad (1987); Operação Arriscada (1987); Miracle Mile (1988); Missão Alien (1988); A Hora do Espanto 2 (1988); Os Três Fugitivos (1989); Sonhos de Horror (1989); Estação 44: O Refúgio dos Exterminadores (1990); Comando Ryan (1990); Leão Branco, o Lutador sem Lei (1990); After the Shock  (1990); Que Droga de Vida! (1991); Código de Honra (1992); Jornada nas Estrelas: Generations (1994); Coração de Dragão (1996); Mortal Kombat: A Aniquilação (1997); The Guardian (1997); Arquivo X (1995-2000);  A Irmandade (2001); Jornada nas Estrelas: Enterprise (seriado 2005); O Vôo da Morte (2007); O Último Guardião do Apocalipse (2007); A Viagem do Amor de Natal  (2011); The Extendables (2014); Tráfico de Mulheres (2017); The Tragedy of Macbeth (2021)


Dick Miller (1928-2019)







Pistoleiro Solitário (1955);  A Lei dos Brutos (1956);  O Emissário de Outro Mundo (1957); A Loja dos Horrores (1960); Obsessão Macabra (1962); Sombras do Terror (1963); O Homem dos Olhos de Raio-X (1963); Os Anjos Selvagens (1966); Os Doze Condenados (1967); Resgate de uma Vida (1971); O Assassinato de um Presidente (1973); Corrida da Morte - Ano 2000 (1975); Inferno no Asfalto (1975); Cannonball - A Corrida do Século (1976); Força Vigilante (1976); Febre de Juventude (1978); Piranha (1978); 1941: Uma Guerra Muito Louca (1979); Carros Usados (1980); Grito de Horror (1981); Cão Branco (1982);  No Limite da Realidade (1983); Fugitivos das Galáxias (1983); Get Crazy: Na Zorra do Rock (1983); V: A Batalha Final (minissérie 1984); Gremlins (1984); O Exterminador do Futuro (1984); Viagem ao Mundo dos Sonhos (1985); Depois de Horas (1985); Noite dos Arrepios (1986); Projeto Secreto: Macacos (1987); Fama (seriado 1984 - 1987);  Viagem Insólita (1987); As Amazonas na Lua (1987); Meus Vizinhos são um Terror (1989); Gremlins 2: A Nova Geração (1990);  The Flash (SERIADO 1990-1991); Amityville 6: Uma Questão de Hora (1992); Obsessão Fatal (1992); Matinee: Uma Sessão Muito Louca (1993); Acerto de Contas (1994); Rock, Agito e Curtição  (1994); Os Demônios da Noite (1995); Pequenos Guerreiros (1998); Rota 666 - A Estrada da Morte (2001); Enterrando Minha Ex (2014); The Adventures of Biffle and Shooster (2015)


Fontes:

HOLLYWOOD REPORTER

JORNAL O GLOBO

JORNAL DO BRASIL

STARLOG

NEW YORK TIMES

THE GUARDIAN

IMDB


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre