domingo, 17 de abril de 2016

MISSÃO ALIEN / ALIEN NATION (1988) - ESTADOS UNIDOS


METÁFORA CONTRA A XENOFOBIA

Certo dia no deserto de Mojave, Califórnia, um objeto espacial gigante surge no céu. Logo, os habitantes da terra descobrirão que se trata de uma nave que carrega 300.000 seres de outro planeta. Seres modificados geneticamente para o trabalho pesado, cuja a nave sofreu uma pane e chegou ao nosso planeta. Os chamados “visitantes” foram “acolhidos” e incorporados à sociedade, mais propriamente, Los Angeles. O clima pouco hospitaleiro deve-se ao fato que esses novos habitantes, aos poucos, conseguem empregos e ameaçam o americano médio, o que gera um forte sentimento xenofóbico e racista. 


Matthew Sykes (James Caan) e Tug (Roger Aaron Brown) são dois detetives que patrulham as ruas, tempos depois, onde já há uma integração entre as duas populações, mais no papel do que na prática, visto que muitos visitantes acabaram criando comunidades para fugirem do preconceito. A dupla presencia um assalto em andamento e chamam o reforço, mas quando este se converte para um assassinato resolvem entrar em ação. Tug acaba morto e o Sykes tenta capturar os assassinos sem sucesso. Agora ele deseja capturar os assassinos de seu parceiro de qualquer maneira. Afastado do caso, acaba virando parceiro de Francisco, o primeiro visitante a ser promovido para o cargo de Tenente da polícia. Skykes é o único que aceita ter como parceiro um “E.T”, mas apenas porque vê uma oportunidade de entrar nesse novo mundo e capturar os assassinos de Tug. O que a dupla vai descobrindo, aos poucos, é que existe um segredo guardado pelos visitantes que poderá mudar completamente a relação entre os dois povos.



Terceiro longa do diretor Graham Baker, que possui poucos filmes em seu currículo. A destacar: "A Profecia III – O Conflito Final" (1981) e "Bewolf"(1999). Baker filmou a história de Rockne S. O'Bannon, cujo trabalho mais expressivo vinha de histórias para a nova versão da série "Além da Imaginação" da década de 80, mas o diretor não fez feio: pegou elementos interessantes do roteiro e fez um filme, pelo menos, curioso. 



Começa de forma promissora: vemos a ação situar-se na época do presidente Ronald Regan (1981-1989) e um painel sócio cultural muito interessante: como os americanos viam as minorias. O preconceito explícito “empurrou” vários visitantes para a marginalidade. Surgem depoimentos de cidadãos apreensivos com seus empregos (os visitantes são mais fortes e capacitados). Pré-adolescente reclamam que não terão seus “empregos dos sonhos” (as crianças dos visitantes aprendem três vezes mais rápido). Só aqui podemos traçar vários paralelos como as minorias ou imigrantes eram vistos (ou são vistos até hoje). Um assunto muito em voga, se compararmos com o mundo atual onde imigrantes de outros países sofrem discriminação por cidadãos locais que reclamam dos benefícios concedidos a estes.


Essa premissa tinha tudo para certo, mas outro elemento foi adicionado à história: o modismo dos filmes policiais e suas duplas. Se olharmos atentamente lembraremos de filmes como “Máquina Mortífera”, “48 Horas”, “Tango & Cash” e “A Fúria do Protetor”. Nesse ponto o filme sofre um abalo: deixa de lado (mas não totalmente) a forte crítica social e reverte a um filme de policiais desbaratando um cartel de drogas, com pitadas de humor inteligente, mas não muito diferente do habitual.


No quesito tiradas bem sacadas temos um cartaz com o filme Rambo 6  (na época estávamos em "Rambo III"), uma crítica humorada aos filmes belicistas de Stallone que caíram no gosto popular. Francisco colocou o nome de seu filho de Richard em homenagem ao presidente americano Nixon (1969 a 1974) envolvido no escândalo Watergate, causa de sua renúncia. Sykes o adverte a dizer que é homenagem ao ator Richard Burton. Aliás Francisco chama-se San Francisco (São Francisco) e Skykes lhe diz que não o chamará pelo nome de um santo. Logo só será chamado por seu novo apelido: George. Há uma cena em que Skykes mostra uma camisinha para “George” e este acha engraçado ao que se refere ao tamanho. Esse e outros momentos cômicos, mantém o interesse a respeito da história, ainda que as diferenças físicas sejam pouco exploradas. Sabemos que os visitantes se embebedam com leite azedo, não comem comida processada (ou seja, animais crus) e tem pavor a água salgada.


 
Outro ponto forte da produção está na maquiagem como construção dos visitantes. A concepção ficou tão boa que, vista atualmente, ainda está excelente. A dificuldade de se reconhecer os atores por trás dos visitantes é o ponto a ser considerado. Temos como vilão o ator Terrence Stamp (o general Zod de "Superman II" e do filme "Sim Senhor") que, como sempre, consegue uma interpretação de altíssimo nível. Talvez o maior medo da produção tenha sido produzir algo que se assemelhasse a uma borracha e o visual ficasse ridículo. O uso da maquiagem permitiu que os atores pudessem manter suas expressões e isto fez a diferença.


Quanto ao elenco temos James Caan  ("Rollerball" e "Louca Obsessão") e Mandy Patinkin (um ator conhecido por aqui pela série "Chicago Hope") em boas atuações. A dupla funciona muito bem como o racista Skykes (que na língua dos visitantes soa como “cérebro de excremento”) que odeia os visitantes. “George” percebe todo o rancor que seus pares sentem por ter sido promovido, vendo seu povo ser referido sempre por nomes pejorativos como “monstros” ou “monstrinhos”. 


Missão Alien chamou a atenção da tv que produziu um seriado de apenas uma temporada entre 1989 e 1990, mas que atraiu muitos fãs porque dissecava os elementos que não foram explorados no filme: a história dos visitantes antes de sua chegada, as diferenças genéticas e até o relacionamento entre as duas raças. Após o cancelamento da série, foram produzidos 5 telefilmes entre 1994 e 1997 fechando os elementos que a série deixou aberto.

 
Missão Alien não é o melhor filme do gênero, sequer passa perto, mas não merecia cair no ostracismo em que está: um filme difícil de ser encontrado e praticamente descartado das grades televisivas, seja na tv aberta ou cabo. Uma boa opção de um filme que, ainda hoje, prende a atenção, merecendo uma revisitada pelos fãs dos filmes policiais da década de 80.




Trailer:



Curiosidades:
O filme ganhou o Saturn Awards de melhor filme de ficção científica;

Sam Francisco (Mandy Patinkin) iria se chamar originalmente George Jetson, mas Hanna-Barbera não deu os direitos sobre o nome. A decisão de chamar seu personagem de "George" no filme foi mantida como uma piada interna ao nome do personagem George Jetson.

O apelido que o elenco e a equipe técnica deram aos personagens humanóides alienígenas no filme foi "Cabeças de Batata", devido à sua semelhança com batatas.

Demorou quatro horas para cada ator aplicar a maquiagem alienígena.

Originalmente anunciado para um lançamento em julho de 1988 para o filme com o título original, Outer Heat. O título foi alterado para evitar confusão com o Inferno Vermelho (1988) daquele verão. Seu atraso para outubro, devido à revisão da pós-produção, abriu caminho para Duro de Matar (1988) ser o grande lançamento de ação da 20th Century Fox para o verão, arrecadando mais que o triplo da bilheteria deste filme e ganhando mais críticas e aclamação comercial ao longo do caminho. Além disso, o trailer deste filme estreou na frente das cópias de Duro de Matar (1988).

Um dos dois filmes de ficção científica lançados em 1988 que apresentava personagens alienígenas assimilados à sociedade moderna na Terra. O outro é "Eles Vivem (1988)", de John Carpenter.

O verdadeiro nome de nascimento estrangeiro do Detetive Samuel "George" Francisco (Mandy Patinkin) era "Ss'tangya T'ssorentsa".

Brian Thompson (Trent Porter) é o único ator a participar tanto neste filme quanto na adaptação para a televisão em Missão Alien: Rebirth (1990).

O filme gerou a curta série televisiva Missão Alien (1989), que durou cerca de um ano. O filme e a série subsequente também geraram cinco filmes para a televisão durante a década de 1990: Missão Alien 2 (1994), Alien Nation: Body and Soul (1995), Alien Nation: Millennium (1996), Alien Nation: The Enemy Within (1996) and Alien Nation: The Udara Legacy (1997). Também foi criada uma série de histórias em quadrinhos e uma série de romances de ficção científica.

A língua dos recém-chegados é o tenctonês. A versão escrita vista em graffiti e sinalização não reflete a linguagem falada, mas usa caracteres tenctoneses para representar letras em inglês, dizendo coisas como "não fumar" e "somente pessoal autorizado".

Quando James Caan foi questionado sobre este filme durante uma entrevista com o AV Club em 2013, ele respondeu: "Por que diabos ... Por que você mencionou isso?" O entrevistador Will Harris disse: "Muitas pessoas realmente gostam do filme. Eu gosto, por exemplo." Caan continuou: "Sim, bem, eu não sei. Eu não tenho muitos ... Quer dizer, eu amei Mandy Patinkin. Mandy era uma bagunça. Mas ... Eu não sei. Foi um muitas coisas bobas, criativamente. E nós tínhamos esse diretor inglês [Graham Baker], do qual eu não tinha esse passado. Quer dizer, cara legal, mas ... era apenas uma daquelas coisas em que, você sabe, você não desista, você supera. Certamente não foi um dos ... Eu não o escreveria como um dos meus filmes favoritos. Mas foi muito popular. "

O rascunho do roteiro de outubro de 1987 credita uma reescrita a James Cameron, mas Cameron não é creditado no filme final.

A nave espacial que aparece rapidamente no filme nos remete a lembrança da nave na minissérie "V- A Batalha Final".

James Caan foi indicado ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante por "O Poderoso Chefão" de 1972.

 










Mandy Patinkin foi indicado ao Globo de Ouro pela séries "Chicago Hope" e "Homeland".

 












Terence Stamp foi indicado ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante pelo filme "O Vingador dos Mares" (1962)

 









O ator Brian Thompson ("Stallone Cobra", "Estação 44 – O Refúgio dos Exterminadores" e "Mortal Kombat - A Aniquilação") faz uma ponta como um dos visitantes em um bar.

 








 

Cartaz:




Filmografia Parcial:
James Caan










Assim Morrem os Bravos (1965); O Poderoso Chefão (1972); O Poderoso Chefão II (1974); Rollerball - Os Gladiadores do Futuro (1975); Retratos da Vida (1981);Jardins de Pedra (1987); Missão Alien (1988); Dick Tracy (1990); Louca Obsessão (1990); Para Eles com Muito Amor (1991); Marcado pela Violência (1995); Queima de Arquivo (1996); Na Sombra do Crime (2001); Dogville (2003); Agente 86 (2008); O Substituto (2011).

Mandy Patinkin










O Grande Engano (1978);O Grande Engano (1978); Yentl (1983); A Princesa Prometida (1987); Pesadelo na Rua Carroll (1988); Missão Alien (1988); Dick Tracy (1990); La reina de España (2016).

Terence Stamp









O Colecionador (1965); O Fabuloso Ladrão de Bagdá (1978); Superman II - A Aventura Continua (1980); Perigosamente Juntos (1986); O Siciliano (1987); Wall Street - Poder e Cobiça (1987); Os Jovens Pistoleiros (1988); Missão Alien (1988); Priscilla, a Rainha do Deserto (1994); Star Wars: Episódio I - A Ameaça Fantasma (1999); Planeta Vermelho (2000); Mansão Mal-Assombrada (2003); Elektra (2005); O Procurado (2008); Agente 86 (2008); Sim Senhor (2008); Operação Valquíria (2008).


Brian Thompson









O Exterminador do Futuro (1984); Stallone: Cobra (1986); Três Amigos! (1986); Commando Squad (1987); Operação Arriscada (1987); Miracle Mile (1988); Missão Alien (1988); A Hora do Espanto 2 (1988); Os Três Fugitivos (1989); Sonhos de Horror (1989); Estação 44: O Refúgio dos Exterminadores (1990); Comando Ryan (1990); Leão Branco, o Lutador sem Lei (1990); After the Shock  (1990); Que Droga de Vida! (1991); Código de Honra (1992); Jornada nas Estrelas: Generations (1994); Coração de Dragão (1996); Mortal Kombat: A Aniquilação (1997); The Guardian (1997); Arquivo X (1995-2000);  A Irmandade (2001); Jornada nas Estrelas: Enterprise (seriado 2005); O Voo da Morte (2007); O Último Guardião do Apocalipse (2007); A Viagem do Amor de Natal  (2011); The Extendables (2014); Tráfico de Mulheres (2017); The Tragedy of Macbeth (2021)

2 comentários:

  1. Excelente texto. Continue com o belo trabalho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Noite Thiago Barcellos.
      Que ótimo que o texto lhe agradou. As vezes dá um certo trabalho, mas nessas horas vem a recompensa através de um comentário. Muito obrigado e volte sempre. Um grande abraço.

      Excluir

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre