sexta-feira, 18 de março de 2022

DE VOLTA AO PLANETA DOS MACACOS / BENEATH THE PLANET OF THE APES (1970) – ESTADOS UNIDOS

 

"Cautela com o homem-fera, pois ele é o peão do mal. Sozinho entre os primatas de Deus ele mata por esporte, cobiça ou ambição. Sim, ele matará o seu irmão para possuir a terra dele. Não o deixe ser ganancioso, pois ele deixará deserta a sua casa e a dele. Fuja dele, pois na verdade é o mensageiro da morte" (Crônicas símias).

Taylor (Charlton Heston) e Nova (Linda Harrison) se encontram na Zona Proibida quando o outrora astronauta desaparece misteriosamente. Enquanto isso, uma nova nave chega ao planeta com dois astronautas, porém apenas Brent (James Franciscus) sobrevive. A nave viera em resgate a Taylor e seu grupo seguindo o mesmo trajeto e atravessando a mesma curva do tempo que os arremessa ao futuro. Após enterrar seu capitão, Brent encontra Nova vagando sozinha pela Zona Negativa.  Ao identificar com Nova a placa de identificação de Taylor, Brent pede que o leve até ele, mas ela o leva até Zira (Kim Hunter) e Cornelius (David Watson) como Taylor havia lhe instruído caso algo lhe acontecesse.

Brent fica espantado ao ver uma cidade dominada por símios, presenciando uma assembleia na qual o General Ursus (James Gregory)  e o Ministro da Ciência Zaius (Maurice Evans) discutem enviar um pequeno exército à Zona Negativa para ampliar seus domínios, com Zira mostrando publicamente descontentamento. Ao encontrar o casal de símios, Brent é informado da direção tomada por Taylor. Brent e Nova tentam partir, são capturados e conseguem fugir. Perseguidos por uma patrulha, encontram uma pequena caverna, que se revela um túnel, na qual o astronauta descobre onde realmente está. Enquanto a dupla segue o túnel, os macacos seguem o seu rastro. O que eles não sabem é que uma sociedade de humanos com estranhos poderes habita o local e farão de tudo para não serem descobertos e para preservarem sua sociedade que presta culto a uma apocalíptica bomba.

Com o sucesso de Planeta dos Macacos uma nova produção era praticamente certa. Um ano depois já estava em produção e, no ano seguinte, já estreava nos cinemas com grande expectativa. Mas o orçamento era menor (e foi diminuindo a cada sequencia), foi mal recebido pela crítica, mas quase igualou os retornos de bilheteria do original, gerando um terceiro filme bem interessante.

Este segundo exemplar começa exatamente onde o primeiro terminou com Taylor partindo para a Zona Proibida e descobrindo o grande mistério que envolvia a origem dos macacos inteligentes. Agora descobriremos que ao contrário dos macacos que adoram “o Legislador”, os mutantes que vivem no subsolo colocam suas devoções em uma improvável bomba atômica não detonada, mantida há séculos abaixo do solo. Não por acaso, a tradução correta do título seria “Abaixo do Planeta dos Macacos”. Brent chega no momento que Taylor desaparece e isso não foi por acaso: Heston só aceitou voltar com a condição de que suas cenas tivessem que ser filmadas dentro de um período de duas semanas. Ele também determinou o destino de seu personagem, assim como, o desfecho final, por isso temos, na maior parte do tempo, James Franciscus em cena, o que até produziu certo interesse na história, mas, claro, aqueles que foram para ver a continuidade da sina de Taylor devem ter saído decepcionados. A simpática dupla de Macacos não aparece muito neste filme. O destaque fica para Brent e seu contato com esses estranhos habitantes do subsolo que utilizam suas habilidades para afastar os supersticiosos símios. Mas o filme mantém um bom ritmo e prende o espectador quanto ao mistério desse homens (de origem pouco explorada) e o avanço das tropas símias para um inequívoco confronto. 


Charlton Heston aparece pouco em cena (18 minutos), mas um novo roteiro sem fechar o arco de sua história, poderia ter naufragado na bilheteria, visto que a dupla de roteiristas também mudou. Sua aparição no início e perto do fim funcionou para fechar uma história que não apresentaria continuação. James Franciscus apresentava certa semelhança com Heston: loiro, de barba e vestimentas. Uma espécie de Taylor mais novo. Para alguns o fato de Zira confundi-lo, em um primeiro momento, com Taylor, soou estranho, mas no livro fica bem explícito que para os macacos os humanos parecem todos iguais. O ator conseguiu segurar o filme e manter o interesse. Linda Harrison (que havia se casado com o chefe do estúdio Richard D. Zanuck no ano de produção do primeiro filme) voltou como Nova e teve dois momentos bem marcantes no filme. Kim Hunter repetiu o seu papel como Zira e Roddy Mcdowell não pode fazer Cornélius, ele estava na Escócia dirigindo seu filme “A Balada de Tam Lin “(1970), sua única experiência na direção. Maurice Evans reprisou Zaius em sua última participação na franquia. James Gregory fez um interessante Ursus (Ernest Borgnine foi considerado para o papel), cuja lembrança nos remeterá diretamente ao personagem Urko (na série de TV) interpretado por Marlk Lenard (também conhecido como o personagem Sarek, pai de Spock em Jornada nas Estrelas).  Victor Buono (vilão nos seriados "Batman" e "O Homem do Fundo Mar") aparece pouco em cena. Natalie Trundy surgiria como "Albina" neste filme e seguiria pelo restante da saga em papéis diferentes. A atriz era esposa do produtor da franquia Arthur P. Jacobs. Don Pedro Colley (1938–2017) faz o homem que atormenta telepaticamente Taylor e Brent.


De Volta ao Planeta aos Macacos é inferior ao primeiro filme, mas é um bom divertimento. A saída de Rod Sterling do roteiro tirou aquele ar de fantástico que o filme apresentou em seu primeiro volume, mas a história elaborada por Paul Dehn (ganhador do Oscar por Ultimatum (1950)) ainda pode entreter devido aos bons atores em cena e algumas surpresas. Dentro da franquia, frente ao quarto e quinto filme, é bem superior.


Trailer:




Curiosidades:

Pierre Boulle, autor do romance original, escreveu um roteiro intitulado "Planeta dos Homens" em seu francês nativo. Apresentava um Taylor messiânico catorze anos após os eventos de O Planeta dos Macacos (1968) e envolveu uma revolta humana contra os macacos, após a qual eles voltaram ao seu estado primitivo. O estúdio obviamente optou por ignorar seu conceito e usou um novo roteiro para o filme (que contou com uma revolta - os chimpanzés contra os outros macacos, mas foi alterado antes das filmagens, possivelmente devido ao orçamento reduzido).

Kim Hunter ganhou um Oscar por "Uma Rua Chamada Pecado" (1951)

Charlton Heston doou seu salário para caridade.

Charlton Heston ganhou o Oscar por "Ben-Hur" (1959)

Victor Buono foi indicado ao Oscar por "O que Terá Acontecido a Baby Jane?" (1962)

Ao contrário do mito urbano, o cenário da câmara do conselho não foi reutilizado na cena de abertura de Krypton em Superman: O Filme (1978). Este filme foi filmado inteiramente nos Estados Unidos, enquanto "Superman" foi feito no Reino Unido.

Devido ao orçamento menor deste filme, a grande maioria dos figurantes que interpretaram macacos usavam máscaras de pulôver em vez da famosa maquiagem de macaco.

Orson Welles foi oferecido o papel do general Ursus, que ele recusou. Burt Reynolds foi considerado para o papel principal de John Brent, antes de James Franciscus ser escalado devido à sua semelhança com Charlton Heston. Don Medford concordou em dirigir o filme, mas saiu depois que o orçamento foi reduzido pela metade.

Apesar do original ser um sucesso significativo, o orçamento foi reduzido para esta sequência. Passou de US$ 5 milhões para US$ 2,5 milhões de uma só vez. Isso se deveu principalmente à 20th Century Fox à beira da falência após algumas falhas muito caras, como Alô, Dolly! (1969), A Estrela (1968) e Tora! Torá! Torá! (1970). O recrutamento de Ted Post como diretor foi fundamental aqui, pois ele estava acostumado a orçamentos mínimos e horários reduzidos em seus trabalhos na televisão.

O produtor da 20th Century Fox, Irwin Allen, usou o conjunto tubular de azulejos da cidade subterrânea de Nova York para um episódio de Terra de Gigantes (1968) e como um duto de energia elétrica em seu filme para televisão A Cidade Sob o Mar (1969). Em ambos os casos, painéis de luzes vermelhas foram inseridos no tubo de azulejos, tornando-o mais útil nesses projetos posteriores. O mesmo conjunto seria usado em A Conquista do Planeta dos Macacos (1972) como corredores entre seções do complexo de Manejo dos Macacos (usando luzes brancas).

Brent diz a seu capitão moribundo que o relógio do navio dizia "três-nove-5-5". Quando Skipper resmunga de volta, "3955", Brent diz: "foi quando parou de funcionar." Esta é uma avaliação muito perspicaz por parte de Brent. No primeiro filme, Taylor lê o relógio de sua nave antes de abandoná-lo. Ele lê 11/ 25/3978. Isso significa que o relógio de Brent parou pelo menos 22 anos (hora da Terra) antes de cair.

Todos os cinco filmes originais "Planeta dos Macacos" foram o número um nas bilheterias dos EUA quando lançados. "De Volta ao Planeta dos Macacos" passou duas semanas como o filme de maior bilheteria: na semana de 31 de maio de 1970, faturou US$ 3.595.936, e na semana de 7 de junho de 1970, faturou US$ 3.146.395.

Foi preciso muita persuasão para Charlton Heston e Kim Hunter reprisarem seus papéis neste filme; Heston não acreditava em fazer sequências, como regra, e Hunter teve uma provação tão grande com os rigores de lidar com o aparelho de maquiagem durante o primeiro filme.

Quando uma sequência foi proposta pela primeira vez, o primeiro escritor contatado foi Rod Serling. Embora seu envolvimento tenha sido impedido devido a outros projetos (principalmente o seriado Galeria do terror (1970)), Serling surgiu com as ideias de ruínas subterrâneas e uma bomba atômica restante. Incorporados ao tratamento original estavam alguns detalhes do roteiro de Pierre Boulle "Planeta dos Homens". O filme passou por extensas reescritas, incluindo um de James Franciscus.

O orçamento 'oficial' era de US$ 3 milhões. No entanto, o diretor Ted Post afirmou que o orçamento era de US $ 2,5 milhões. Outro historiador afirma que foi de US$ 4,7 milhões. Todas essas discrepâncias podem ser encontradas no Blu-ray "40 Year Box Set"

Quando Brent e Nova começam a vagar pelo subsolo, eles começaram na estação de metrô Queensboro. O próximo lugar que eles encontram é a Biblioteca Pública de Nova York (localizada no centro de Manhattan na 42nd St e Fidth Avenue). O próximo lugar que eles encontram é o prédio da Bolsa de Valores de Nova York, localizado no centro de Wall Street, a uma distância de aproximadamente 3-4 km da Biblioteca Pública de Nova York. Em seguida, eles aparecem no Radio City Music Hall, que fica na 51st St e 6th Avenue, de volta ao centro da cidade, além da Biblioteca Pública de Nova York, indicando que estão subindo e descendo a ilha de Manhattan depois de cruzar o East River do Queens.

Esta é essencialmente a fórmula da franquia "Planeta dos Macacos" sobreposta ao clássico de HG Wells de 1895 "A Máquina do Tempo"; que se concentra na Terra milênios no futuro, quando a civilização degenerou e evoluiu em duas subespécies: Os Morlocks e os Eloi. Os Eloi são pessoas comuns (mas com inteligência limitada) que habitam a terra desfrutando de todos os seus prazeres, enquanto os Morlocks são a subclasse vivendo no subsolo lutando desesperadamente pela sobrevivência. Essa história foi projetada na história, onde temos os macacos como os Eloi e os humanos deformados no subsolo como os Morlocks.

Enquanto o exército de macacos na Zona Proibida está sendo atormentado pelas visões de seus soldados desaparecidos sendo queimados vivos, ficamos sabendo que seu Legislador havia proibido macacos de matar uns aos outros. No entanto, no filme original, Zaius avisou Cornelius e Zira que eles podem ser enforcados por traição.

Um final alternativo foi escrito onde Taylor, Brent e Nova escapam da cidade subterrânea antes da detonação da bomba, que não era um dispositivo apocalíptico como no filme finalizado. Eles voltam para a Cidade dos Macacos e, junto com Zira e Cornelius, libertam os humanos das jaulas e uma nova ordem é iniciada. O roteiro termina centenas de anos depois com o Legislador ensinando um grupo de macacos e crianças humanas, que se sentam em harmonia juntos. A cena final do roteiro mostra um gorila mutante emergindo do subsolo e atirando fatalmente em uma pomba voadora. (A "Cena do Legislador" foi ressuscitada como estrutura de enquadramento de A Batalha do Planeta dos Macacos (1973)).

No filme seguinte, Fuga do Planeta dos Macacos (1971), conta-se que o Dr. Milo ergueu a nave de Taylor do lago onde caiu e afundou, e depois o estudou e aprendeu a operá-lo. Para que o momento fizesse algum sentido, o Dr. Milo teria que estar trabalhando nele durante os eventos deste filme (possivelmente chegando ao "Lago Morto" durante O Planeta dos Macacos (1968); tendo obtido informações de Cornélio e Zira durante as semanas em que Taylor esteve preso, antes da audiência).

Após o comício do general Ursus, Zira diz a Cornélio: "Pelo menos nosso filho, quando nascer, não será amamentado com bile". Isso infere que Zira estava grávida quando falou essas palavras; em Fuga do Planeta dos Macacos (1971) ela diz que sabia que estava grávida "desde bem antes da guerra" que destruiu a Terra (inferindo também que aparentemente se casaram durante o breve intervalo de tempo entre os dois primeiros filmes).


Cartazes:








Quadrinhos:




Filmografia Parcial: 

James Franciscus (1934–1991)






Quatro Rapazes e um Revólver (1957); Meu Sangue Me Condena (1960); O Sexto Homem (1961); O Preço da Ambição (1964); Sem Rumo no Espaço (1969); De Volta ao Planeta dos Macacos (1970); Escravos da Noite (1971); Vivendo Para Um Sonho (1975); Os Incríveis Dobermans (1976); Os Bons se Vestem de Negro (1978);  O Magnata Grego (1978); O Peixe Assassino (1979); O Dia em que o Mundo Acabou (1980); Assassinato na Noite (1980); O Último Tubarão (1981); Arma Secreta (1985)


Charlton Heston (1923–2008)






Julius Caesar (1950); O Maior Espetáculo da Terra (1952); As Aventuras de Búfalo Bill (1953); O Segredo dos Incas (1954); A Selva Nua (1954); Os Dez Mandamentos (1956); A Marca da Maldade (1958); Da Terra Nascem os Homens (1958); Ben-Hur (1959); A Maior História de Todos os Tempos (1965); Agonia e Êxtase (1965); O Senhor da Guerra (1965); ...E o Bravo Ficou Só (1967); O Planeta dos Macacos (1968): De Volta ao Planeta dos Macacos (1970); A Última Esperança da Terra (1971); À Sombra das Pirâmides (1972); No Mundo de 2020 (1973); Os Três Mosqueteiros (1973); Aeroporto 1975 (1974); Os Quatro Mosqueteiros: A Vingança de Milady (1974); Terremoto (1974); Pânico na Multidão (1976); S.O.S. - Submarino Nuclear (1978); A Montanha do Ouro (1982); Quanto Mais Idiota Melhor 2 (1993); Tombstone - AJustiça Está Chegando (1993); True Lies (1994); O Planeta dos Macacos (2001); Genghis Khan: The Story of a Lifetime (2010).

 

Linda Harrison






Um Biruta em Órbita (1966);  Maridos em Férias (1967); O Planeta dos Macacos (1968); De Volta ao Planeta dos Macacos (1970); Aeroporto 75 (1974); Cocoon (1985); Cocoon: O Regresso (1988); Wild Bill, uma Lenda no Oeste (1995); O Planeta dos Macacos (2001)

Maurice Evans (1901–1989) 






White Cargo (1929); Androcles e o Leão (1952); Sublime Inspiração (1953); Hamlet (1953); King Richard II (1954); Macbeth (1954); Alice in Wonderland (1955); Macbeth (1960); O Senhor da Guerra (1965); Valete de Ouros (1967); O Planeta dos Macacos (1968); O Bebê de Rosemary (1968); De Volta ao Planeta dos Macacos (1970); A Irmandade do Sino (1970); A Feiticeira (1964 - 1971); O Homem de Seis Milhões de Dólares: O Resgate de um Bilhão (1973); The Canterville Ghost (1974); O Panaca (1979); The Girl, the Gold Watch & Everything (1980); Mistério no Caribe (1983)

 

Kim Hunter (1922–2002)






A Sétima Vítima (1943); Um Conto de Canterbury (1944); Uma Rua Chamada Pecado (1951); A Hora da Vingança (1952); No Despertar da Tormenta (1956); No Labirinto do Vício (1957); Lilith (1964); O Planeta dos Macacos (1968); Enigma de uma Vida (1968); De Volta ao Planeta dos Macacos (1970); Fuga do Planeta dos Macacos (1971); Dark August (1976);  Roosevelt (1980); Private Sessions  (1985); Dois Olhos Satânicos (1990) Meia-Noite no Jardim do Bem e do Mal (1997); Meia-Noite no Jardim do Bem e do Mal (1999); Here's to Life! (2000)


James Gregory (1911–2002)







A Hora Escarlate (1956);  A Maleta Fatídica (1956); No Labirinto do Vício (1957); Roubo Audacioso (1957); Guerreiro Submarino (1958); The Snows of Kilimanjaro (1960);  A Cidade dos Desiludidos (1962); Sob o Domínio do Mal (1962); Pavilhão 7 (1963); Os Filhos de Katie Elder (1965); O Agente Secreto Matt Helm (1966); Matt Helm Contra o Mundo do Crime (1966); O Barco do Amor (1967); Emboscada para Matt Helm (1967); De Volta ao Planeta dos Macacos (1970); A Pata de um Milhão de Dólares (1971);  O Rapto de St. Anne (1975); O Homem Mais Forte do Mundo (1975); Meu Lutador Favorito (1979); Goldie e o Pugilistaem Hollywood (1981); O Vôo Dos Dragões (1982)

 

Natalie Trundy (1940–2019)






Aconteceu em Monte Carlo (1956);  Se a Mocidade Soubesse (1957); As Férias de Papai (1962); De Volta ao Planeta dos Macacos (1970); Fuga do Planeta dos Macacos (1971);  A Conquista do Planeta dos Macacos (1972); A Batalha do Planeta dos Macacos (1973); Huckleberry Finn (1974)

 

Victor Buono (1938–1982)







A História de Ruth (1960); Julgamento em Nuremberg (1961); O que Terá Acontecido a Baby Jane? (1962); 4 Heróis do Texas (1963); Robin Hood de Chicago (1964); A Maior História de Todos os Tempos (1965); Eu Sou Dillinger (1965); O Agente Secreto Matt Helm (1966); Batman e Robin (seriado 1966 -1968); A Colina dos Homens Maus (1969); De Volta ao Planeta dos Macacos (1970); O Homem dos Olhos de Aço (1971); O Homem do Fundo Mar (seriado 1977); O Rosto de Humphrey Bogart (1980); More Wild Wild West (1980); Judgment Day  (1981)

 

Paul Richards (1924–1974)






A Trilha da Amargura (1953); O Fantasma da Rua Morgue (1954); A Morte num Beijo (1955); A Morte num Beijo (1955); Marcados pela Violência (1956); O Chicote Negro (1956); Caverna do Terror (1957); Flechas de Sangue (1958); O Massacre de Chicago (1967); De Volta ao Planeta dos Macacos (1970); Fuga da Ilha do Diabo (1973);

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