domingo, 13 de março de 2022

JUSTIÇA ANÔNIMA / THE MANY TRIALS OF ONE JANE DOE (2002) - CANADÁ / REINO UNIDO

 

“O ESTADO É O PIOR DOS MONSTROS” - NIETZSCHE

24 de agosto de 1986.  A polícia canadense recebe a ligação de uma mulher aterrorizada que acabara de ser violentada em sua residência. A polícia chega imediatamente, bombardeando-a com uma série de perguntas e agindo de uma forma que a deixa confusa e constrangida. Um exame de corpo de delito é feito e, novamente, a vítima sente ter sido tratada de uma forma quase mecânica.

O investigador James Barry (Matt Cooke) é designado para o caso e percebe semelhanças com outros casos que a polícia vem investigando. Ela teria sido a quinta vítima de um maníaco apelidado de “o estuprador da sacada / varanda”. A vítima “Jane Doe” (Wendy Crewson) descobre que o estuprador vinha atacando a vizinhança, mas o sigilo das investigações impedira os órgãos policiais de divulgarem os ataques. Jane Doe passa a distribuir folhetos com uma amiga, alertando a vizinhança, enquanto sofre ataques de pânico, vômitos e ausência de sono constantes, o que lhe causa idas às emergências. Barry continua as investigações, mas a polícia se revela incomodada com as atitudes de Jane e sua insistência em tentar falar com as outras vítimas. Ao encontrar uma das vítimas, descobre que esta foi julgada por seu comportamento antes do ataque e praticamente ridicularizada. Jane resolve direcionar suas reivindicações para a imprensa (de forma anônima para o público, pela lei – apesar dos investigadores saberem quem ela é). A  resposta das autoridades  soa como uma declaração implícita de guerra, mas, dois meses depois,  localizam o culpado. Jane reivindica a participação nas audiências (comumente negadas às vitimas) e descobre que em julho e 15 de agosto (pouco antes do ataque) já sabiam do “modus operandis” do estuprador e do perfil específico das vítimas.  Além de não ser alertada a respeito de um possível ataque, Jane percebe que foi usada como isca. Mesmo após o réu declarar-se culpado de todos os ataques, ela parte para confrontar o Estado através de um processo que apenas uma pequena firma de advocacia aceita pegar, representada pelo  advogado Sean Dewart (Steven Mackintosh). Sean demonstra entusiasmo em enfrentar tal causa, mas do outro lado terão que enfrentar nos tribunais Jeremy Sharp (Gary Lewis) nomeado pelo Estado e que buscará desacreditar Jane Doe perante o júri.

“Justiça Anônima” é o título brasileiro para “The Many Trials of One Jane Doe” (os muitos desafios (percalços) de uma fulana (desconhecida)). A tradução brasileira utiliza o termo “fulana” durante a projeção. “Jane Doe” (feminino) e “John Doe” (masculino) é um termo americano usado quando não se conhece o nome da vítima ou esta tem seu nome não divulgado intencionalmente. Muitos já devem ter percebido esse termo em outros filmes, cuja vítima está em um hospital depois de um acidente e esse nome aparece no prontuário. Ou em filmes em que um suspeito é capturado e não revela, não sabem ainda ou preferente ocultar seu nome. O filme é baseado em um caso real, ocorrido no Canadá, em 1986, que gerou o livro The Story of Jane Doe: A Book About Rape". A produção é um telefilme canadense produzido pela rede CBC (Canadian Broadcast Corporation) e encontra-se disponível no YouTube em versão dublada.

O filme vem com a informação de ter recebido cinco prêmios: Melhor atuação em drama ou minissérie, Melhor direção, Melhor roteiro e melhor edição no Gemini Awards 2003 (premiação da tevê canadense). E Melhor Edição de Imagem no Directors Guild of Canada 2003. E não foi por acaso. A produção se revela em um nível acima de muitos telefilmes que chegam por aqui, trazendo um tema atualíssimo para uma produção de 2003: o tratamento dispensado às vítimas de estupro, seja pelo Estado representado por aqueles que deveriam promover a proteção, seja pela própria sociedade cuja parcela mostra-se insensível as dores de quem sofre esse tipo de violência.

Quando Nietzsche disse que “O Estado é o pior dos monstros ...” poderíamos considerar uma bela exemplificação do que é narrado no filme: uma mulher tem que enfrentar o poderoso Estado, da qual uma advogada lhe confidencia  que não deveria fazer tal coisa. Uma pessoa confrontando todo o sistema, não só para garantir os seus direitos e corrigir procedimentos errados, mas para garantir justiça, para que outras pessoas não passem pelo mesmo problema. Sua luta é solitária. Ela luta uma causa aparentemente perdida aos olhos de muitos, mas o ser humano é movido por algo chamado coragem e tenacidade. E essa corajosa mulher poderá até perder, mas não entregará a vitória fácil. Ela se fará escutar, colocará contra a parede aqueles que controlam as leis e os procedimentos das normas de condutas.

Jane Doe sofreu um ataque que poderia ser evitado. Os investigadores sabiam das possibilidades, mas preservaram as investigações. O Estado considera que numa guerra danos colaterais são considerados normais. Não são normais para as vítimas, não são para aqueles (as) que sofrem o dano. O culpado foi capturado, mas quiseram transformar Jane em uma mera estatística, como a de vítimas de assaltos e homicídios. Eles capturaram o criminoso e ponto final. Vida que segue, mas para Jane Doe e tantas outras mulheres a vida não segue. As várias provações ("trial" tem vários significados: prova, provação, aflição, julgamento, processo...) que a personagem passa começa no ataque que sofre e segue  no atendimento dos investigadores , no Exame de Corpo de Delito. A sensação é de vergonha, um exame feito por uma profissional de uma forma burocrática, sem empatia, provavelmente de quem executa a mesma tarefa diariamente e consecutivamente. É tudo muito mecânico e frio. No tribunal, recebe uma avaliação desfavorável (“distúrbios de personalidade”) de um profissional indicado pelo Estado que a avaliara para o julgamento, e o mote da questão passa a ser em como ela era antes do ataque. No tribunal, Sharp cunha uma pergunta absurda a Jane que assusta até o espectador: “o caso qualifica-se ou não como um estupro violento?” (???!!!). Fica difícil saber se no livro há essa menção, mas o filme parece ter sido bem fiel à escrita. Vale lembrar que não é exatamente a força policial que está sendo posta em questão, mas o Estado que a representa, quem deveria criar e determinar atitudes comportamentais para estes casos. Os agentes são apenas executores de como o Estado pensa e atua (ou deixa de atuar), até porque o investigador James Barry representa, no filme, aqueles que se importam e tentam, dentro do possível ajudar essas vítimas mesmo que não concordem com seus superiores.

O elenco é ótimo e, por isso, o filme tem essa força que leva o espectador a seguir e descobrir como esse caso terminou. A canadense Wendy Crewson é uma atriz tarimbada, com vários trabalhos no cinema e Tv. Aqui, atuando como protagonista, mostra um grande desempenho. Se sua atuação não funcionasse, o filme não alcançaria seu objetivo. O escocês Gary Lewis (do bom seriado “Outlander”) é outro ator com vários trabalhos no cinema e televisão. Sua atuação como o advogado do Estado qualifica ainda mais a produção. O ator inglês Steven Mackintosh, que faz o advogado que ajuda a personagem “Jane Doe”, poderá ser lembrado por “Anjos da Noite: A Rebelião” e “Anjos da Noite: A Evolução”. Matt Cooke, como o detetive responsável pelo caso, esteve em algumas produções conhecidas como: “Águia de Aço IV: O Combate Final”, e “X-Men: Dias de um Futuro Esquecido”.

Justiça Anônima, por ser uma produção feita para a tevê (o famoso “Tv Movie”) canadense, surpreende por ter chegado ao Brasil em versão dublada. Para uma produção tão bem cuidada surpreende também não haver muitas informações. O diretor Jerry Ciccoritti (com trabalhos em seriados e telefilmes canadenses) aborda um tema espinhoso e muito complexo, de uma forma séria e sem apelações, conduzindo a narrativa com muita competência. Produção muito bem realizada e que merece ser descoberta.



Cartazes:




O Livro:













Wendy Crewson  em Força Aérea Um








Gary Lewis em Outlander








Steven Mackintosh em Anjos da Noite










Filmografia Parcial:


Wendy Crewson  







Labirinto de Emoções (1982); O Guardião (1984); Um Golpe do Destino (1991); Um Homem à Beira de Um Ataque de Nervos (1992); O Anjo Malvado (1993); Corina, uma Babá Perfeita (1994); Meu Papai é Noel (1994); Força Aérea Um (1997); As Duas Faces da Lei (1997);  O 18º Anjo (1997); Melhor que Chocolate (1999); O Homem Bicentenário (1999); Seduzidas para a Morte (2000); O 6º Dia (2000); Construindo um Sonho  (2001); Desejo de Liberdade (2002); Meu Papai é Noel 2 (2002); Justiça Anônima (2002); Um Caminho para Dois (2003); 24 Horas (seriado 2003); Refém de uma Vida (2004); A Casa do Fim do Mundo (2004); Resgate Abaixo de Zero (2006); Skinwalkers: Amaldiçoados (2006); O Pacto (2006); Meu Papai é Noel 3 (2006); Os Seis Signos da Luz (2007); Para Sempre (2012) Revenge (seriado 2012-2013); O Quarto de Jack (2015); Desejo de Matar (2018); A Vinícola dos Sonhos (2019) O Refúgio (2020); Under the Christmas Tree (2021)


Gary Lewis 






Cova Rasa (1994); Uma Canção para Carla (1996); Meu Nome é Joe (1998); Morte Anunciada (1998); Billy Elliot (2000); Gangues de Nova York (2002); Justiça Anônima (2002); A Rainha da Era do Bronz (2003); Yasmin - Uma Mulher, Duas Vidas (2004); Gol!: O Sonho Impossível (2005); Os Demônios de Dorothy Mills (2008); Gol! III: Assumindo o Mundial (2009); O Guerreiro Silencioso (2009); O Caso Farewell (2009); The Strange Case of Wilhelm Reich (2012); Não é Mais um Final Feliz (2013); O Libertador (2013); Outlander (seriado 2014 -2016); The Level  (seriado 2016); O Defensor - A História de Bert Trautmann (2018); O Mistério do Farol (2018); Meu Filho (2021)


Steven Mackintosh 







O Amor Não Tem Sexo (1987); A Mulher de Preto (1989); A Ilha do Tesouro (1990); Memphis Belle - A Fortaleza Voadora (1990); Grotesque: Mistério e Assassinato (1995); Uma Garota Diferente (1996); No Campo das Paixões (1998); Jogos, Trapaças e Dois Canos Fumegantes (1998); As Maletas de Tulse Luper - Parte I: A História de Moab (2003); A Vida Secreta das Palavras (2005); Anjos da Noite: A Evolução (2006); Filha das Sombras (2007); Um Homem Bom (2008); A Corrente do Mal (2008); Anjos da Noite: A Rebelião (2009); Um Toque de Felicidade (2011); Esquadrão Sem Limites (2012); Kick-Ass 2 (2013); A Décima Terceira História (2013); Sob o Domínio dos Robôs (2014); Rocketman - A Ascensão Meteórica De Uma Estrela (2019); Postais Mortíferos (2020)


Matt Cooke







Álibi para um Suspeito (1989); Justiça ou Erro (1993); Garras de Águia 2 (1994); Águia de Aço IV: O Combate Final (1995); Caça ao Unicórnio (1999); Justiça Anônima (2002); Segredos do Pentágono (2003); O Cara (2005); Outlander: Guerreiro vs Predador (2008); Visões de um Crim (2011); RoboCop (2014); X-Men: Dias de um Futuro Esquecido (2014); A Garota na Caixa (2016); Heartland (seriado 2008 -2018);  A Small Fortune (2021) 

2 comentários:

  1. Bom dia!

    Obrigada pela análise. Fiquei muito impressionada com a trama. Mesmo a "amiga" dela se distanciou e apareceu lá quase no final do filme pedindo desculpas, a falta de empatia dela me incomodou. Pra mim, a cena do julgamento é o ponto alto. Uma mulher aguardar 10 anos de sua vida, numa busca incansável por justiça, não só pra ela mas também pra sociedade em geral, é impressionante e louvável.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Fabiana.
    Realmente, foram 10 anos de luta para a protagonista alcançar justiça. O filme acaba tendo que condensar esse período em pouco mais de uma hora e meia por causa da grade da emissora. Ainda assim é um grande filme. O julgamento é, sem dúvida, o ponto alto do filme. Uma pena que o livro não tenha sido lançado no Brasil porque é um tema muito importante e nos revelaria todos os problemas que Jane Doe teve que passar, que devem ter sido inúmeros. Muito obrigado pela indicação do filme e por comentar. Um grande abraço.

    ResponderExcluir

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre