quinta-feira, 30 de setembro de 2021

HERANÇA NUCLEAR / DAMNATION ALLEY (1977) - ESTADOS UNIDOS

 


ALTA EXPECTATIVA COM RESULTADO DECEPCIONANTE

Os Estados Unidos recebem um alerta de ataque nuclear em larga escala e acionam suas defesas e retaliações. O oficial Tanner (Jan-Michael Vincent) e o Major Benton (George Peppard) são os responsáveis por incitarem a contraofensiva a partir de uma instalação de mísseis subterrâneos na Califórnia. Apesar dos esforços, várias cidades são atingidas e o mundo praticamente desaparece em uma devastadora Terceira Guerra Nuclear, ao mesmo tempo em que a Terra desestabiliza-se de seu eixo.

Dois anos e após um incêndio que destruiu praticamente o complexo militar que ainda permanecia de pé, apenas mais dois sobreviventes permanecem além de Tanner e Benton: Keegan (Paul Winfield) e Perry (Kip Niven). Benton e Perry desenvolvem dois veículos anfíbios blindados  apelidados de “Landmaster”. Benton acredita que Nova York possa oferecer condições de vida e o quarteto parte em busca de sobrevivência.  Porém, diante de uma nova tragédia, apenas Tanner e Benton seguem sua missão. No meio do caminho, encontram Janice (Dominique Sanda)  em um outrora cassino em Las Vegas e Billy (Jackie Earle Haley), um órfão que tenta sobreviver sozinho em um local praticamente desértico.

Com o título inicial de “Survival Run”, Herança Nuclear (Damnation Alley) tinha a intenção de ser um grande filme de ficção-científica sobre uma Terceira Guerra Mundial, a partir do livro de Roger Zelazny, mas, por algum motivo, transformou-se em uma espécie de produção de “ficção-científica” anos 50 em pleno anos 70.  Adaptações para o cinema raramente seguem a fonte original ao pé da letra, mas, só em vermos o filme, percebemos que, neste caso, foi realmente desconsiderada e que apenas fragmentos do livro foram incorporados ao filme.

Há momentos estranhos (leia-se mal desenvolvidos): o modo mecânico e frio como a dupla aciona os mísseis; os escorpiões mutantes (uma tomada desnecessária); as hordas de baratas carnívoras (que funcionam em determinado momento, mas quando movimentam-se no solo parece que colocaram um pano e arrastaram uns insetos de borracha por cima); os sobreviventes Janine e Billy que, apesar de sozinhos, parecem bem alimentados, limpos e saudáveis (poderiam pelo menos explicar); os (pobres) efeitos que surgem no céu; e a inundação, um daqueles momentos em que se pega filmagens (mal feitas) de outras produções e “jogam” no filme (não por acaso essas cenas são dos filmes “Terremoto” e “Atlântida – O Continente Perdido”). E o final é tão abrupto que deixa o espectador com a sensação de que aquela realidade precisaria pelo menos ser explicada. De positivo, podemos dizer que o veículo, construído pelo designer de produção, vencedor do Oscar (por “Gigi” de 1958 e “Sinfonia de Paris” de 1951), Preston Ames (1906–1983) e Dean Jeffries da Jeffries Automotive Styling é bem legal e me lembrou de outro veículo: o do seriado ARK II (1982), este melhor desenvolvido. Um momento de tensão é quando o quarteto encontra um grupo de sobreviventes em um bar. O problema é que quando o filme realmente “engata” já estamos na metade da projeção. Interessante se pensarmos que a Fox via o projeto “Guerra nas Estrelas” como um projeto mediano e "Herança Nuclear" como seu carro chefe. O resultado, todos já sabem. E  Herança Nuclear ficou parecendo um filme “pobre” frente ao icônico filme de George Lucas. Nem a intervenção do Estúdio reeditando cenas e fazendo uma sobreposição de imagens para dar um impacto visual nas cenas da terra devastada melhoraram, na verdade lhe deram um ar de Trash Movie.

No elenco podemos citar Jan-Michael Vincent que aparecia dentro do programa infantil “The Banana Spilts” com um seriado chamado “A Ilha do Perigo”, depois se destacaria no telefilme Castelos de Areia de 1972 (um drama sobrenatural - telefilme - de um jovem escultor em areia que morre em um acidente de automóvel e retorna para sua namorada); e no filme  “Assassino a Preço Fixo”, ao lado de Charles Bronson. E estrelaria o seriado de sucesso “Águia de Fogo” (já analisado por aqui o piloto da série e onde conto o que aconteceu com sua carreira e vida após o seriado). Vincent surgiu como o primeiro nome nos créditos e era uma nítida aposta da Fox, mas seu personagem passou mais a imagem de um jovem motociclista que queria viver intensamente.  George Peppard foi criticado nos EUA por ter feito um irritante sotaque sulista (o que para nós não quer dizer nada). O ator, que ficaria famoso pelo seriado “Esquadrão Classe A”, foi tomando, aos poucos, conta da tela e entregando  o que pode diante de uma história tão fraca.  Paul Winfield (“Jornada nas Estrelas 2” e “Cão Branco”) teve rápida participação, assim como Kip Niven. Apesar de ser uma das melhores em cena, a atriz francesa Dominique Sanda teve um papel tão mal desenvolvido, que se fosse colocada outro personagem pouca diferença faria. O aqui menino, Jackie Earle Haley, seguiu carreira e fez o personagem “Rorschach” em “Watchmen: O Filme” (2009); foi também o novo “Freddy Krueger” em “A Hora do Pesadelo”  (2010); e esteve em outros filmes como “A Ilha do Medo” (2010) de Leonardo DiCaprio. E, a citar, Robert Donner (1931–2006), como líder dos montanheses. A ator esteve filmes como “Jamais Foram Vencidos” (1969);  “Rio Lobo” (1970); “O Estranho sem Nome” (1973); “Cavalgada Infernal” (1975); “Allan Quatermain e a Cidade do Ouro Perdido” e participação em vários seriados.

Dirigido por Jack Smight (1925–2003), de filmes como “Aeroporto 75” (1974) e “A Batalha de Midway” (1976), é uma aventura pós-apocalíptica fraca que, com melhor roteiro, poderia ter se tornado um bom filme ao estilo “A Última Esperança da Terra”. Como veio antes da leva de filmes ruins dos anos 80, que abusaram desse tema, pode ser considerada uma atração de rápido consumo, talvez mais indicado aos que não se importam com produções beirando o trash ou aos que gostam dos trabalhos dos atores / atrizes. Merecia uma refilmagem, fiel ao livro, com novos efeitos, um bom diretor e um roteiro caprichado.

 

Trailer:

 


 

Curiosidades:

Disponível no YouTube

George Peppard faleceu aos 65 anos de pneumonia. Ele havia se submetido a uma cirurgia de câncer de pulmão dois anos antes;

Paul Winfield faleceu aos 62 anos de ataque cardíaco;

Jan-Michael Vincent fez uma boa parte de suas próprias acrobacias de motocicleta;

O veículo "Landmaster" apresentado não foi danificado durante a produção do filme e só podia ir a 55 milhas por hora, no máximo.

Robert Wise foi abordado para dirigir o filme, mas recusou a oferta porque achou que o roteiro era impossível de filmar.

O "Landmaster" faz uma participação especial no videoclipe do Quiet Riot, Quiet Riot: The Wild and the Young (1986).

O veículo Landmaster neste filme é frequentemente confundido com a ARK II (1976) do seriado de televisão.

Jan-Michael Vincent recebeu US $ 1.000.000 por seu papel como tenente Jake Tanner, a primeira vez que seu salário atingiu a marca de sete dígitos.

A sequência em que Tanner evita os escorpiões gigantes em sua motocicleta foi filmada originalmente com escorpiões "animatrônics" em tamanho real. Quando o resultado final foi considerado insatisfatório, imagens de escorpiões reais foram sobrepostas às "animatrônicas" durante a pós-produção. Embora não tenham sido vistos no filme, os escorpiões originais, em tamanho real, apareceram em fotos publicitárias que circularam quando "Damnation Alley" foi lançado.

Os padrões bizarros e coloridos no céu vistos durante as cenas do pós-guerra foram realizados filmando lasers atingindo vários tipos de material, e usando o céu azul nas filmagens de ação ao vivo como uma "chave" para inserir os padrões resultantes. Esse processo demorado é o que manteve o filme em pós-produção por mais tempo do que o esperado.

Alan Sharp apenas reescreveu o roteiro original de Lukas Heller. Além disso, Sharp queria escrever um final muito mais sombrio para o filme.

O filme se passa em 1979.

Em uma entrevista à "Starburst Magazine" em 1979, George Peppard disse, em retrospecto depois que o filme foi severamente reeditado e interrompido: "Achei que tínhamos um filme muito bom. Jack Smight o dirigiu. Eu acho que custou cerca de US $ 6.500.000. Eles foram para US $ 8.000.000 com a mudança técnica da cor do céu e a edição. Eles reeditaram totalmente o filme - os executivos da 20th Century Fox! E o filme como você verá - se você o vir , se você decidir vê-lo - não é mais o filme que Jack criou. Infelizmente, porque ele fez um trabalho maravilhoso. Foi a história de algumas pessoas que viajam pela América desde a área do Novo México até Albany, Nova York, com um daquelas coisas futuristas chamadas Landmaster. É uma história de trekking, como a chamamos. A única humanidade é o que acontece entre as pessoas: os relacionamentos, a sexualidade, as tentativas de assassinato e assim por diante. Nada disso você verá agora. Acabou! É uma história de jornada sobre este Landmaster agora. Com o céu roxo. "

O veículo "Landmaster" mais tarde teve uma participação especial no filme de Phillip J. Roth, A.P.E.X. (1994).

Reutiliza filmagens do filme da Segunda Guerra Mundial "Operação Crossbow" (também estrelado por George Peppard) para a cena da explosão base

Na cena de Las Vegas, nenhuma das máquinas caça-níqueis deveria funcionar, devido ao efeito do pulso eletromagnético (EMP) de uma explosão nuclear.

As revistas da Playboy são mostradas em algumas cenas ao longo do filme, e duas páginas centrais são mostradas na cena do bunker pós-guerra nuclear. Elas são Miss janeiro 1976, Daina House e Miss abril 1976, Denise Michelle.

Filmado como "Damnation Alley", o título foi alterado para "Survival Run" durante a reedição de pós-produção. O título foi alterado de volta para o "Damnation Alley" original pouco antes do lançamento;

Este foi o projeto de ficção científica de grande orçamento da 20th Century-Fox em 1976. Esperando que fosse um sucesso, o estúdio fez um esforço para concentrar todo o marketing neste filme. Ao mesmo tempo, Guerra nas Estrelas (1977) era um filme modesto e pouco divulgado, e o estúdio estava convicto de que iria falir. Ironicamente, Damnation Alley naufragou enquanto Star Wars se tornava o maior sucesso de bilheteria da história.

Roger Zelazny, o autor do romance "Damnation Alley", odiava a versão cinematográfica.

 O veículo "Landmaster" de 12 rodas usado no filme foi criado pela Jefferies Automotive em Universal City, Califórnia. Apesar do aparecimento de dois "Landmasters" no filme, apenas um foi construído a um custo de $ 300.000 em 1976. O Landmaster é movido por um motor industrial Ford de 391 polegadas cúbicas e apresenta um "tristar" totalmente funcional e personalizado "arranjo de rodas, o que poderia realmente ajudá-lo a" rastejar "sobre pedras. Também usava um mecanismo de direção inovador que guiava o veículo, não pelas rodas dianteiras, mas "dobrando" a seção intermediária com aríetes hidráulicos para fazer uma curva. A carroceria do Landmaster foi feita com chapas de aço de 3/8 de polegada, o que o ajudou a inclinar a balança para mais de 10 toneladas. Foi tão difícil, na verdade, que sobreviveu a um salto teste de 7,62 metros sem danos. Depois que as filmagens foram concluídas em 1976, o Landmaster permaneceu do lado de fora da Jeffries Automotive por mais de 25 anos, ocasionalmente sendo usado para séries de televisão e comerciais. Em 2005, foi comprado por um colecionador em Sacramento, Califórnia, e restaurado para uma condição semelhante (mas não exata) à que estava para as filmagens. Depois de fazer aparições ocasionais em um salão de automóveis local, o Landmaster foi vandalizado enquanto estava armazenado e, em seguida, vendido para o lendário personalizador de automóveis Gene Winfield. O "Landmaster" original ainda existe e está disponível para exibição pública na Custom Shop de Gene Winfield em Mojave, Califórnia, 160 quilômetros ao norte de Los Angeles. Está faltando o lançador de foguetes e as metralhadoras como visto no filme, mas está intacto e dirigível.

O "sistema de orientação" do "Landmaster" consiste em uma calculadora de mesa comum da Texas Instruments. À esquerda do assento do motorista, está um "localizador de profundidade de água" comum, normalmente encontrado em um barco de pesca.

As infames "baratas assassinas" blindadas são, na verdade, baratas "sibilantes" de Madagascar. Na realidade, eles têm sete centímetros de comprimento (como visto no filme) e são bastante benignos. Elas fazem o som de "assobio" para se comunicarem entre si e quando estão agitadas. Baratas vivas foram usadas em fotos em close-up, mas maquetes de borracha foram usadas em fotos amplas e em grupo.

"Damnation Alley" estreou nos Estados Unidos na NBC Television em 12 de junho de 1983, e apresentou cenas adicionais e filmagens alternativas. Como parte do material no lançamento nos cinemas foi considerado "forte demais" para transmissão (as cenas de "baratas assassinas" foram retiradas da maioria dos close-ups dos insetos, e as cenas de Paul Winfield sendo consumido no carro foram cortadas), corte de material adicional antes do lançamento teatral teve que ser inserido para aumentar o tempo de execução. As cenas inseridas incluem General Landers (Murray Hamilton), que é mostrado como um alcoólatra após a guerra, dando ao Major Denton (George Peppard) "permissão oficial" para deixar a base em Landmasters. Outra é uma cena em que Haskins (Mark L. Taylor) adquire as revistas Playboy de Tanner (Jan-Michael Vincent) depois que ele retorna de Barstow. Várias cenas entre George Peppard e Dominique Sanda também foram reinseridas. Esta versão do filme não foi vista desde a sua exibição original e não foi lançada em nenhum formato de vídeo doméstico. A decisão de transmitir "Damnation Alley" em 1983 pode ter sido influenciada pelo próximo lançamento de "O Dia Seguinte" (1983) (originalmente planejado para junho daquele ano, mas empurrado para novembro), que também tratou do tema da sobrevivência após um guerra nuclear.

Trezentas baratas machos foram usados ​​neste filme. A razão pela qual eram todas machos era para evitar que se reproduzissem. Além disso, as sequências com as baratas demoravam uma semana para serem filmadas.


Jan-Michael Vincent em Assassino a Preço Fixo





 



George Peppard em Esquadrão Classe A



 

 




Paul Winfield em Exterminador do Futuro





 



Jackie Earle no primeiro episódio do seriado Capitão Marvel (1974)









Jackie Earle Haley em Watchmen


Dominique Sanda em Rios Vermelhos





 

 

Cartazes:

 


Livro:







 






Filmografia Parcial:

Jan-Michael Vincent (1945-2019)







Os Bandidos (1967); Jamais Foram Vencidos (1969); O Soldado que Declarou a Paz  (1970); A Ilha do Perigo / Bananas Split (seriado 1968 -1979); A Mancha do Passado (1971); Castelos de Areia (1972); Assassino a Preço Fixo (1972); O Maior Atleta do Mundo (1973); Inferno no Asfalto (1975); O Amor não Vai à Guerra (1976); Força Vigilante (1976); Vingança do Além (1976); Herança Nuclear (1977); Amargo Reencontro (1978); Hooper, o Homem das Mil Façanhas (1978); O Retorno (1980); Terra Indomável (1981); O Último Voo (1983); Águia de Fogo (episódio Piloto 1984); Águia de Fogo (seriado 1984-1986); Fugitivos de Alcatraz (1987); Território Inimigo (1987); Nascido em Los Angeles (1987); As Aventuras de Tarzan em Nova York (1989); Alienator - A Exterminadora Indestrutível (1990); O Ouro é Minha Lei (1990); Nervos de Aço (1991); Armadilha Fatal (1993); No Limite da Vingança (1995); A Montanha Mágica (2000); White Boy (2002)


George Peppard (1928-1994)







Os Bravos Morrem de Pé (1959);  A casa da colina (1960); Bonequinha de Luxo (1961); A Conquista do Oeste (1962); O Terceiro Dia (1965); Crepúsculo das Águias (1966); O Pêndulo (1969); A Lei de Newman (1974); Do Inferno à Vitória (1979); Mercenários das Galáxias (1980); Os Caçadores do Avião de Ouro (1981); A Tigresa (1992); Esquadrão Classe A  (1983 a 1987).


Dominique Sanda







Uma Mulher Delicada (1969); O Conformista (1970); História de uma História de Amor (1973); O Emissário de MacKintosh (1973); O Lobo da Estepe (1974); A Herança dos Ferramonti (1976); Herança Nuclear (1977); Além do Bem e do Mal (1977); Cabo Blanco (1980); Em Noite de Lua Cheia (1989); Voyage of Terror: The Achille Lauro Affair (1990); A Viagem (1992); Garage Olimpo (1999); Rios Vermelhos (2000); Um Belo Domingo (2013); Karakol (2020)


Jackie Earle Haley







O Dia do Gafanhoto (1975); Herança Nuclear (1977); O Vencedor (1979); Porky 3 (1983); A Gang do Zoo (1985); Nemesis - O Exterminador de Andróides (1992); Maniac Cop 3 - O Distintivo do Silêncio (1993); Pecados Íntimos (2006); O Efeito da Fúria (2008); Watchmen: O Filme (2009); Ilha do Medo (2010); A Hora do Pesadelo (2010); Sombras da Noite (2012); Lincoln (2012); RoboCop (2014); O Nascimento de Uma Nação (2016); Preacher  (seriado 2016); A Torre Negra (2017); Alita: Battle Angel  (2018)


Paul Winfield (1939–2004)







Conrack (1974); Huckleberry Finn (1974); O Último Brilho do Crepúsculo (1977); Herança Nuclear (1977); A Cidade dos Anjos (1980);  Jornada nas Estrelas II - A Ira de Khan (1982); Cão Branco (1982); O Exterminador do Futuro (1984); A Maldição dos Mortos-Vivos (1988); Acima de Qualquer Suspeita (1990); Dennis, o Pimentinha (1993); Risco Total (1993); Tyson (1995); Marte Ataca! (1996); Comando Estratégico (1997).

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