sábado, 12 de março de 2022

O EXTERMINADOR DO FUTURO 2: O JULGAMENTO FINAL - VERSÃO ESPECIAL / TERMINATOR 2 JUDGMENT DAY (1991) - SPECIAL EDITION - ESTADOS UNIDOS

 

“HASTA LA VISTA, BABY”

2029. Em uma Los Angeles pós-hecatombe nuclear que dizimou 3 bilhões de pessoas, John Connor lidera uma rebelião contra o domínio das máquinas. Anteriormente, o ciborgue T-800 (Arnold Schwarzenegger) fora enviado para matar Sarah Connor (Linda Hamilton), destinada a dar a luz ao líder da resistência humana. A missão falhou e Sarah sobreviveu. Agora um novo modelo, de última geração, o T-1000 (Robert Patrick), é enviado pela Skynet para eliminar não mais Sarah. Desta vez o alvo será o filho dela, o adolescente John Connor, mas a resistência consegue reprogramar e enviar um ciborgue T-800 (Arnold Schwarzenegger), porém obsoleto em sua realidade, para evitar que o modelo T-1000, capaz de se regenerar sempre que sofre algum dano, conclua sua missão. Enquanto T-1000 tenta localizar e exterminar o jovem John Connor, T-800 precisa detê-lo, proteger Connor e tirar Sarah de um sanatório.

O Exterminador do Futuro 2 começa dez anos (sete cronologicamente) depois de assistirmos a uma Sarah Connor grávida dirigindo em direção ao deserto mexicano.  O que sabemos nesse ínterim é que Sarah se preparou para o “apocalipse de metal”, aprendendo a manusear armas, táticas de combate e guerra com o filho crescendo ao seu lado para este se tornar a grande esperança da humanidade no século XXI. Só que Sarah se encontra no momento em um sanatório sendo analisada pelo Dr Sieberman (Earl Boen) que continua desacreditando em sua história. Com a perda da guarda de John, este passou a ocupar lares e manter um comportamento desajustado acreditando que sua mãe realmente sustentava uma história insólita. A aparição de T-800, para salvar John e resgatar uma incrédula Sarah no sanatório, confrontando o evoluído T-1000, porá em xeque o destino da humanidade.

A realização de O Exterminador do Futuro 2 era uma questão de tempo: aquisição dos direitos, orçamento, questões salariais  e efeitos especiais que sustentassem a história. Os direitos foram adquiridos (por 10 milhões – estavam nas mãos de Gale Ann Hurd e do estúdio independente Hemsdale); o dinheiro agora viria através de um grande estúdio (a Carolco, que faria o filme mais caro da história até então – e que iria à falência em 1995 após o fracasso de A Ilha da Garganta Cortada); o salário de Arnold teria sido 12 milhões de dólares e os efeitos estavam prontos: “O Segredo do Abismo”, interessante, mas que não cativou o público (também do diretor), mostrou que dava para criar algo revolucionário amparado pela Silicom Graphics, uma divisão da empresa de efeitos “ILM” de George Lucas. Os efeitos aqui não são apenas meros acessórios, eles narram a história e são personagens da história. Efeitos tão incríveis para época que transformou em obsoletos muitos filmes que usavam efeitos. Um filme desafiador e caro desde o início.

O roteiro tinha que ser criativo, tinha que ter um porquê de trazer uma continuação, que não fosse inferior (o normal de acontecer, via de regra) ao original, para um filme que parecia encerrar-se em si próprio. Não bastava ser um novo filme de ação e ficção-científica, tinha que ter desenvolvimento dos personagens e surpresas. Tinha que ter um confronto clássico, cheio de ação e efeitos espantosos que impactasse na mente do espectador. Muitas possibilidades foram consideradas e descartadas: dois T-800 idênticos (o ator em papel duplo); um T-1000 muito maior e ameaçador; Michael Biehn como T-1000 e Schwarzenegger como T-800... e a escolhida: T-1000, um triunfo da tecnologia, deveria ter um aparência “frágil” frente ao forte T-800, mas deveria ser mais mortífero, mais difícil de ser morto e com um leque de opções, como mudar sua forma e se recompor. E como deter algo tão poderoso? As partes que se separam do T-1000 podem demorar a se juntar, mas elas se recomporão. Mudar a estrutura molecular desse novo vilão poderia ser uma solução, mas como fazê-lo?  Outra questão era se a plateia compraria Arnold como um herói, já que seu vilão se tornou icônico. Cameron resolveu dar face humana a um personagem inumano, um ciborgue que aprende a cada interação com John e Sarah, se transforma e, consequentemente, também os transforma. E se, no primeiro filme, o ciborgue vindo do futuro, era a convicção da destruição, agora é um lampejo de esperança para a humanidade. Como Reese havia dito, o futuro ainda não está definido. Uma mensagem de esperança afinal.

Os momentos desta milionária sequência são ótimos: a chegada de T-800 em um bar; T-800 e John Connor estranhando o comportamento da mãe adotiva de John ao Telefone (na versão especial há uma cena a mais, na qual T1000 vai até o cão e descobre porque John não caiu na conversa); o (longo - na versão especial) sonho de Sarah com o apocalipse e sua visão de Kyle;  T-800 tirando uma escopeta de dentro de uma caixa de flores (parece uma analogia a banda Guns n’ Roses que canta a poderosa canção tema); o primeiro enfrentamento dos seres cibernéticos, as várias mutações de T-100 (como a do piso xadrez – excelente); A equipe de investigadores mostrando a Sarah que “o mesmo homem” que invadira a delegacia no primeiro filme fora identificado por câmeras de segurança; T-800 enfrentando a SWAT com a diretriz de não ferir ninguém; T-1000 tomando um helicóptero em uma caçada feroz... e T-800 aprendendo o significado da vida humana. E dá-lhe especiais do filme apresentados no “Cinemania”, “Cine MTV” e até no “Fantástico”, mostrando as eletrizantes cenas do filme.

Ele disse que ia voltar e voltou pelas mãos de James Cameron. Arnold repete o personagem que o catapultou para a fama, só que no lado contrário: diante de sua popularidade como herói de ação (“O Predador”; “Comando Para Matar”;  “O Sobrevivente”) não faria muito sentido personificar um vilão empenhado em exterminar uma criança.   Antes monossilábico, Swarzie mostrou-se mais desenvolto na atuação o que contribuiu para o filme, pois seu personagem requeria interação que só viria com diálogos. Ainda que o grande vilão seja a Skynet, a escalação de Robert Patrick (que chamara a atenção de Cameron em Duro de Matar 2) como T-100 foi um grande achado. Mudar o vilão também foi algo muito acertado. Trazer um rosto desconhecido deu mais credibilidade ao personagem e deixou o público sem referência quanto ao que veria. E o ator deu conta do recado, mostrando-se em forma para as cenas que exigiam condicionamento físico. Não por acaso o ator passou por um rigoroso treinamento que incluía correr em alta velocidade respirando pelo nariz para ocultar uma reação de fadiga. Voltaria a chamar a atenção nas últimas temporadas de "Arquivo X" quando entrou para o seriado. A Sarah de Linda Hamilton é uma mulher forte e sua personalidade mudou completamente. Não temos mais a jovem assustada, temos uma mulher feroz, autossuficiente e sempre pronta para equilibrar as forças. Edward Furlong foi uma escolha acertada. Interagiu bem com os atores mais experientes, mas a carreira, apesar da sequencia de filmes, não se tornou um sucesso depois deste filme. Earl Boen, como Dr. Silberman, funciona como o psicanalista incrédulo e que fica de queixo caído ao ver T-1000 atravessar barras de metal. Seria interessante saber se ele foi internado como maluco ao presenciar uma história paranoica e fascinante como a que ele apresentava Sarah aos demais. Jenette Goldstein está irreconhecível como a mãe adotiva de John Connor. A atriz será lembrada como a soldada em “Aliens o Resgate”. Dean Norris, do seriado “Breaking Bad” e “Under the Dome” faz o líder da SWAT.  A destacar, Joe Morton como o engenheiro Miles Dyson e Michael Edwards como John Connor adulto. Robert Winley (1952–2001) fez o grandalhão que acaba cedendo as vestimentas para T-800 no início do filme. O ator faleceu em 2001, aos 48 anos, de câncer no cérebro.

A Versão Especial (1993) não é a versão do diretor. Cameron disse que a versão definitiva é a que levou aos cinemas, mas traz 16 minutos adicionais, bem sutis, que não modificam o filme, mas que é bem vinda como curiosidade. O filme fez um imenso sucesso e arrebatou uma legião de fãs que viram um novo marco em efeitos cinematográficos. James Cameron faria uma sequência vibrante, para uns, equiparada ao original, para outros, superior. Assim como a continuação de “Alien”, “Aliens – O Resgate”, Cameron criou um produto superlativo em ação, com cenas e mais cenas de tensão e criatividade. Infelizmente a frase “Hasta la vista, Baby“, de T-800, para os fãs de Cameron, serviu como uma premonição de que não veríamos mais o diretor à frente da franquia. Cameron voltaria apenas como produtor em “O Exterminador do Futuro: Destino Sombrio” (2019), assim como Linda Hamilton que se despedira neste filme e voltaria à personagem 28 anos depois.

 

Trailer:

 


 

Curiosidades

O filme estreou em 03 de julho 1991 nos EUA. No Brasil, em 30 de agosto 1991;

Na tevê aberta, estreou em 18 de dezembro 1995 na Rede Globo

O filme se transformou na maior bilheteria de final de semana no Brasil até aquele momento (550.000 espectadores). Nos EUA rendeu 200 milhões em apenas seis semanas de exibição;

Robert Patrick treinou em um regime de corrida rigoroso enquanto respirava apenas pelo nariz, para poder parecer correr em alta velocidade sem mostrar fadiga no filme. Ele treinou tanto que foi capaz de alcançar Edward Furlong em sua moto com grande facilidade, então ele teve que desacelerar consideravelmente.

A produção demorou o suficiente para que Edward Furlong envelhecesse visivelmente durante as filmagens. Ele é claramente muito mais jovem na cena do deserto, por exemplo, do que em outras cenas. Sua voz começou a falhar e teve que ser ajustada em um nível na pós-produção. Ele também ficou tão alto ao longo dos meses que, para uma cena filmada no final do cronograma de produção, ele teve que ficar em um buraco no chão para manter a continuidade na diferença de altura com Linda Hamilton.

De acordo com o diretor James Cameron, Linda Hamilton sofreu perda auditiva permanente em um ouvido durante o tiroteio no elevador porque ela não recolocou seus tampões de ouvido depois de removê-los entre as tomadas.

Este é o único filme "Exterminador do Futuro" a ganhar ou ser indicado ao Oscar. Ganhou quatro dos seis para os quais foi indicado.

Os executivos do estúdio Carolco ficaram nervosos e preocupados quando o orçamento original de US$ 75 milhões subiu para US$ 88 milhões, com mais por vir. A fim de manter o orçamento gerenciável, eles propuseram eliminar algumas cenas, particularmente a cena de abertura do bar de motoqueiros, onde O Exterminador do Futuro é apresentado. Eles tentaram convencer Arnold Schwarzenegger a persuadir James Cameron a remover aquela cena, mas Schwarzenegger recusou, dizendo: "Apenas um cara de estúdio cortaria uma cena assim".

O departamento de computação gráfica da Industrial Light & Magic teve que crescer de seis artistas para quase trinta e seis para acomodar todo o trabalho necessário para dar vida ao T-1000, custando US $ 5,5 milhões e levando oito meses para produzir, o que acabou totalizando 3,5 minutos de tela

Arnold Schwarzenegger recebeu um avião Gulfstream III pouco usado (no valor de cerca de US $ 14 milhões) do produtor Mario Kassar, por aceitar o papel neste filme.

Uma transeunte por acaso entrou no bar de motoqueiros pensando que era real, apesar de passar por todos os caminhões, câmeras e luzes do local. Vendo Arnold Schwarzenegger parado no bar vestido apenas com bermudas, ela se perguntou em voz alta o que estava acontecendo, apenas para Schwarzenegger responder que ele era stripper masculino da noite. Coincidência ou não, em O Exterminador do Futuro 3: A Rebelião das Máquinas (2003), o Exterminador (interpretado novamente por Schwarzenegger) entra em um bar durante uma noite de stripper masculino.

Linda Hamilton aprendeu a arrombar fechaduras para a cena no hospital psiquiátrico onde ela faz exatamente isso com um clipe de papel.

A substância artificial usada em vez de aço derretido (que teria sido muito perigosa de usar, ou mesmo impossível) na verdade precisava ser mantida bem fria para manter a densidade certa. Isso significava que a temperatura no set estava bem fria, então os atores tiveram que ser borrifados com suor falso entre as tomadas.

Este foi o primeiro filme a quebrar US $ 300 milhões nas bilheterias internacionais.

Michael Biehn foi a primeira escolha para o papel do T-1000, em uma completa inversão de papéis com Arnold Schwarzenegger, que agora era um herói. No entanto, essa ideia foi abandonada, pois foi considerada muito confusa para os espectadores.

A ideia de destruir o prédio da Cyberdyne Systems para evitar a guerra futura estava no primeiro filme do Exterminador do Futuro, mas foi cortada da versão final (pode ser vista na seção de cenas deletadas do DVD O Exterminador do Futuro (1984)). O diretor James Cameron disse que foi uma sorte ter escolhido cortar aquela cena em 1984, pois formava o "núcleo" de O Exterminador do Futuro 2 - O Julgamento Final (1991).

 Os Exterminadores vistos no início do filme eram modelos animatrônicos totalmente funcionais.

  A cena em que o Exterminador do Futuro reinicia após ser "desligado" pelo T-1000 não estava no roteiro e só foi adicionada durante a edição, pois o diretor James Cameron sentiu que o público não conseguiria entender como o Exterminador retorna para dar o golpe final contra o T-1000.

Um final alternativo para este filme foi filmado, mas cortado, que viu uma Sarah idosa sentada no parque, contando a história sobre o Exterminador do Futuro, assistindo John brincando com sua filha e amarrando os sapatos de sua neta, revelando John Connor trabalhando como congressista. O diretor James Cameron decidiu não usar o final e o substituiu pelo final da "estrada desconhecida" que foi usado no corte final.

Havia uma preocupação com a aparência realista do CGI quando se tratasse do helicóptero passando por baixo da ponte, então o piloto fez isso de verdade. 

 A cena da "medicação forçada" teve que ser refeita várias vezes porque Ken Gibbel não atingiu Linda Hamilton corretamente com seu cassetete. A cena foi muito exigente fisicamente, e Hamilton ficou furiosa com Gibbel porque ele repetidamente estragou tudo. Ela se vingou em uma cena posterior, onde ela bate em Gibbel com um cabo de vassoura quebrado - os golpes eram reais.

Moradores locais em Lakeview Terrace realizaram um protesto do lado de fora do Centro Médico quando ele estava montado para ser o Hospital Estadual de Pescadero para Criminosos Insanos. Eles rapidamente perceberam que na verdade era apenas um set de filmagem.

Um dos principais sons percussivos da partitura de Brad Fiedel, as batidas metálicas do tema Terminator, não são criadas por um sintetizador ou retiradas de arquivos de sons gravados. É Fiedel batendo em uma de suas frigideiras de ferro fundido.

A frase mundialmente famosa "Hasta la vista, baby" é traduzida para "Sayonara, baby" na versão em espanhol do filme, para preservar a natureza humorística.

Linda Hamilton recusou um papel em outro filme depois de ouvir um esboço simples da trama de James Cameron. Sua única condição era que o personagem de Sarah Connor tivesse evoluído, deixando de ser uma garçonete mansa e fraca; ela queria "ser louca".

 O diretor James Cameron ficou tão impressionado com a atuação de Linda Hamilton que fez campanha para que ela fosse indicada ao Oscar de Melhor Atriz, embora não tenha tido sucesso. No filme anterior de Cameron, Aliens: O Resgate (1986), Sigourney Weaver foi indicada para Melhor Atriz, mas perdeu para Marlee Matlin (Os Filhos do Silêncio).

Os efeitos da siderurgia foram tão convincentes que alguns ex-funcionários da usina (que estava fechada há mais de dez anos) acharam que ela estava funcionando novamente. 

O filho de 20 meses de Linda Hamilton, Dalton, interpretou o bebê John Connor em uma sequência de sonhos no playground.

Linda Hamilton recebeu treinamento de armas do ex-comando israelense Uzi Gal e treinamento físico pessoal de Anthony Cortés por três horas por dia, seis dias por semana durante treze semanas antes das filmagens. Sob ambos, ela treinou intensamente com armas, pesos e aprendeu judô e técnicas de treinamento militar pesado. Ela teve que manter uma dieta exigente sem gordura, mesmo durante as filmagens, e perdeu seis quilos. Após o treinamento, ela conseguiu impressionar o diretor James Cameron acertando todas as marcas com uma metralhadora em um campo de tiro, apesar de não ter experiência com armas de antemão, e recebeu um elogio especial de Schwarzenegger (um ex-fisiculturista) no primeiro dia de filmagem. Por causa desse regime punitivo, ela se recusou a reprisar seu papel em O Exterminador do Futuro 3: A Rebelião das Máquinas (2003). Ironicamente, sua irmã gêmea idêntica, Leslie Hamilton Gearren, só precisava "ir à academia" por algumas horas por semana, e a diferença é perceptível nas duas cenas em que aparecem juntas.

Edward Furlong imediatamente se deu bem com Arnold Schwarzenegger, pois o jovem ator cresceu sem uma figura paterna, e Schwarzenegger poderia preencher esse papel tanto na frente quanto atrás das câmeras. Linda Hamilton brincou que experimentou momentos excruciantes quando foi forçada a ouvir Schwarzenegger dar conselhos a Furlong sobre mulheres e afirmou que eles se davam muito bem juntos porque eram "emocionalmente da mesma idade".

Por causa da quantidade de maquiagem que Arnold Schwarzenegger teve que usar para o clímax, ele estava cego de um olho e não tinha percepção de profundidade.

O shopping na qual o T-800 vai procurar John e luta contra o T-1000 é o Sherman Oaks Galleria, que já foi usado em muitos filmes. Arnold Schwarzenegger filmou anteriormente outra cena de luta em Comando para Matar (1985). 

Denzel Washington recusou o papel de Miles Bennett Dyson - "Sem ofensa a Jim Cameron, mas quando li o roteiro, pensei: Tudo o que ele faz é parecer assustado e suar. Eu tive que passar."

Billy Idol foi a escolha original do diretor James Cameron para interpretar o T-1000, mas um acidente de moto o impediu de assumir o papel. Isso foi um tanto irônico, já que o T-1000 anda de moto em muitas cenas. O ídolo pode ser visto de muletas em uma pequena parte em The Doors (1991), de Oliver Stone, que foi lançado alguns meses antes deste filme.

Arnold Schwarzenegger disse durante a realização deste filme que nunca mais interpretaria outro personagem maligno, mas mais tarde interpretou o vilão Mr. Freeze em Batman & Robin (1997).

Durante o clímax, depois que o T-1000 empurrou o braço do T-800 nas engrenagens, o T-1000 pode ser visto brevemente 'falhando'. Embora a versão teatral não explique por que isso está acontecendo, algumas cenas restauradas na Edição Especial revelam que o androide foi danificado enquanto estava congelado em nitrogênio líquido; ele tem problemas para manter sua forma e cor, então ele precisa se 'reiniciar' regularmente.

 T-1000 diz ao piloto do helicóptero: "Saia!" Este é um paralelo de O Exterminador do Futuro (1984), em que o Exterminador dá o mesmo comando a um caminhoneiro em circunstâncias semelhantes.

O vocalista da banda de heavy metal WASP, Blackie Lawless, foi considerado para o papel do metal líquido T-1000, embora sua altura tenha se mostrado um problema. O papel do Exterminador do Futuro original foi escrito para um homem de estatura média, que poderia facilmente se misturar à multidão, e James Cameron queria aplicar esse conceito original com um efeito dramático para o T-1000. Em um bate-papo da AOL, Lawless explicou: "Provavelmente o maior arrependimento que eu tenho, embora eu não tenha recusado, foi um papel no Exterminador do Futuro 2 que Robert Patrick conseguiu. Arnold Schwarzenegger queria que eu fizesse o papel, mas quando ele descobriu que eu media 1,93m não podia. Lamento não poder fazer isso."

Robert Patrick recebeu treinamento de armas com o especialista técnico Uzi Gal, e James Cameron ficou tão impressionado com o desempenho de Patrick, principalmente para a cena de tiro do T-1000 no shopping Galleria, que ele usou a filmagem real, sem acelerar a taxa de quadros.

James Cameron e Linda Hamilton entraram em um relacionamento durante a produção do filme, enquanto Cameron ainda estava se divorciando de Kathryn Bigelow (diretora de “Quando Chega a Escuridão”; “Caçadores de Emoção” e “Guerra ao Terror”). Eles se casaram em 1997, mas se divorciaram 2 anos depois, depois que Cameron começou um caso com Suzy Amis, outra atriz que ele conheceu em um set (de Titanic (1997)). Hamilton mais tarde nomearia seu transtorno bipolar como uma das razões pelas quais eles se separaram. Eles permaneceram em bons termos, porém, com Hamilton retornando à franquia em O Exterminador do Futuro: Destino Sombrio (2019), que foi produzido por Cameron.

Quando o motociclista coloca seu charuto no peito do Exterminador, a única coisa que protege Arnold de ser queimado foi um bloco e uma prótese de pele do tamanho de uma moeda de dez centavos.

Para realizar a cena em que o T-1000 emerge lentamente do fogo, Robert Patrick teve que ficar no centro das chamas e sair. Após a cena, suas roupas ficaram chamuscadas.

O último filme do Exterminador do Futuro a ser escrito e dirigido por James Cameron. Cameron não esteve envolvido nas três sequências seguintes, recebendo apenas crédito como criador dos personagens, mas retornou à franquia como produtor e roteirista da sexta parcela, O Exterminador do Futuro: Destino Sombrio (2019).

No comentário do DVD, James Cameron afirma que Arnold Schwarzenegger inicialmente não gostou da ideia do T-800 não matar ninguém, e demorou um pouco para Cameron convencê-lo. 

 É difícil de entender, mas o objeto que o moribundo Miles Dyson (Joe Morton) segura sobre o detonador em Cyberdyne é um pedaço de um modelo gigante de seu futuro microchip. Ele está, portanto, usando algo que poderia destruir a humanidade para salvá-la. A edição especial do filme restaura uma cena que deixou claro que ele mesmo havia despedaçado o modelo, argumentando que, como ele trabalhou tanto nele, deveria ser ele quem o destruísse. Ironicamente, ele usa um machado, uma das primeiras ferramentas conhecidas pela humanidade, para quebrar uma ferramenta altamente futurista.

O diretor James Cameron consultou policiais reais e líderes da SWAT para tornar o cerco e o ataque ao prédio da Cyberdyne o mais realista possível. A equipe da SWAT no filme é composta por membros reais da SWAT, com exceção de Dean Norris interpretando o líder da SWAT, que interpretou um agente da DEA no programa de televisão aclamado pela crítica Breaking Bad (2008).

Em 2008, uma série de televisão baseada nos filmes Exterminador do Futuro intitulada O Exterminador do Futuro: As Crônicas de Sarah Connor (2008) estreou nos Estados Unidos em 13 de janeiro de 2008. A série se passa dois anos após este filme, e ignora O Exterminador do Futuro 3: A Rebelião das Máquinas (2003), e a série acompanhava Sarah (Lena Headey) e John Connor (Thomas Dekker) e uma “Exterminadora” chamada Cameron Phillips (Summer Glau) enquanto viajavam oito anos no tempo, enquanto decidiu continuar a luta contra a Skynet e impedir que o Dia do Julgamento acontecesse. A série durou duas temporadas e foi cancelada em 10 de abril de 2009.

Quando o T-1000 (Robert Patrick) esfaqueia o segurança Lewis (Don Stanton) no olho esquerdo, a vítima não consegue gritar por socorro. Isso seria correto, pois o lobo frontal esquerdo do cérebro é responsável pela produção da fala. 

 A casa de John Connor foi filmada no apartamento de Karatê Kid: A Hora da Verdade (1984)

 "O que você usou para o nitrogênio líquido", pergunta William Wisher. "Uh, nitrogênio líquido", responde James Cameron, que explica que não há uma maneira real de simular nitrogênio líquido. Ele também observa que lidar com nitrogênio líquido no set é como lidar com fogo no set. As fotos de Robert Patrick andando por ele e sendo encharcado foram feitas com água.

Foi oferecido a Charlie Korsmo o papel de John Connor, mas ele não pôde aceitar o papel, devido a obrigações com Nosso Querido Bob (1991).

O Exterminador do Futuro começa o filme usando couro e óculos escuros e andando de moto. Ele perde os óculos escuros e a motocicleta ao redor da fuga do hospital. Isso foi feito como uma reversão deliberada do filme original, no qual ele só adquiriu essas coisas depois do meio do caminho, e para simbolizar as jornadas morais opostas que os dois ciborgues fazem.

Uma cena foi filmada, mas deletada, onde Douglas e outro guarda entram na cela de Sarah e ordenam que ela tome sua medicação; Sarah se recusa porque eles a deixam sonolenta. Douglas insiste que ela cumpra, já que ela vai passar por uma avaliação psicológica naquela tarde. Sarah diz que não precisa das drogas e não causará nenhum problema. No entanto, Douglas posteriormente bate em Sarah, acertando-a no estômago com seu bastão, faz com que o outro guarda a atinja com uma arma de choque, força a medicação pela garganta e deixa Sarah inconsciente no chão. Isso mais tarde leva a uma sequência de sonhos onde Sarah vê Kyle, que lhe diz que ela precisa proteger John, e o fim do mundo está se aproximando. Linda Hamilton adorou essa cena porque mostrava Sarah em seu estado mais vulnerável, em vez do soldado endurecido que ela retrata na maior parte do filme. No entanto, o diretor James Cameron disse a ela durante a gravação de diálogo adicional que ele teve que cortar essas cenas por tempo. Ambas as cenas foram restabelecidas para a Edição Especial.

Com 137 minutos (para o corte teatral) e 156 minutos (para o Blu-ray Skynet Edition de 2009), este é o filme Exterminador mais longo da franquia.

James Cameron recebeu uma carta de um laboratório nuclear agradecendo-lhe por fazer o filme e pela representação mais realista de uma bomba nuclear explodindo que eles já viram. O diretor observa que é ainda mais aterrorizante saber o quão perto ele chegou.

O diretor Jim Cameron faz uma aparição sem créditos nas cenas de abertura quando o Exterminador do Futuro chega: ele é o motociclista segurando o taco de sinuca que decide fugir pouco antes de Arnold se vestir.

O Exterminador do Futuro diz que a Skynet começa a aprender em uma taxa geométrica. Isso significa que cada ciclo de aprendizado é feito a uma taxa mais rápida do que o ciclo anterior. Ao contrário da taxa linear, que significa aprender uma coisa de cada vez, uma taxa geométrica significa que ela aplica o que já aprendeu à nova informação ao mesmo tempo em que é recebida, o que multiplica a quantidade de conhecimento em vez de simplesmente adicioná-la. Por exemplo, digamos que ele aprenda a temperatura de fusão de uma variedade de metais e, em seguida, aprenda a quantidade de calor gerada por certos aceleradores ou combustíveis. Ele combina automaticamente essas informações para calcular instantaneamente combinações de metais e aceleradores

Gene Warren Jr., integrante da equipe vencedora do Oscar de Efeitos Visuais, é filho de Gene Warren, que ganhou o Oscar de Efeitos Especiais por outro filme de viagem no tempo, A Máquina do Tempo (1960).

Robert Patrick e Kristanna Loken interpretaram os exterminadores do mal em “O Exterminador do Futuro 2 - O Julgamento Final “(1991) e “O Exterminador do Futuro 3: A Rebelião das Máquinas” (2003) (respectivamente) e mais tarde co-estrelariam em SWAT: Comando Especial 2 (2011). 

Robert Winley que interpreta o motoqueiro do charuto neste filme, e Lance Henriksen (que foi o detetive Vulkovich em O Exterminador do Futuro (1984)) apareceram juntos em A Fúria do Justiceiro (1991) com algumas cenas juntos.

Como James Cameron aponta, Schwarzenegger nunca pisca no filme. Não é algo em que você pensa, mas é impressionante que Schwarzenegger tenha conseguido esse feito.

Robert Winley interpreta o motociclista do charuto (cujo nome está listado no roteiro como Robert Pantelli)

Steven Seagal foi originalmente contratado para interpretar o T-1000, mas ele não se encaixava nesse papel e foi retirado.

O café chamado Cactus Jack na verdade remete ao antigo filme Cactus Jack, o Vilão (1979) de 1979, estrelado por Kirk Douglas como o vilão Cactus Jack.

Quando John apresenta o Exterminador do Futuro a Enrique no deserto, ele chama o T-101 de 'Tio Bob'. Este é potencialmente um aceno para o thriller de Luc Besson Nikita: Criada para Matar (1990). Na cena do restaurante, Nikita apresenta seu mentor do governo como 'Tio Bob'.

A irmã gêmea de Linda Hamilton, Leslie Hamilton Gearren, foi usada como dublê em cenas envolvendo duas "Sarah Connors" (por exemplo, quando o T-1000 a estava imitando), e em uma cena não no lançamento teatral (mas no DVD ) como uma imagem espelhada de Linda.


Após a fuga do hospital psiquiátrico, o Exterminador menciona que seu chip interno é um computador de aprendizado, então quanto mais tempo ele passa com humanos, mais ele pode aprender. Isso foi feito como uma explicação de como ele pega mais e mais traços humanos de John ao longo do resto do filme. No entanto, a cena continuou originalmente, com o Exterminador explicando que a Skynet havia configurado o chip para somente leitura, impedindo-o de pensar demais e se tornar muito independente. John e Sarah então redefiniram o chip removendo e reinserindo-o cirurgicamente. A cena foi omitida da versão teatral, mas restaurada na Edição Especial.

O nome técnico do Exterminador é Cyberdyne Systems Modelo 101, série 800, exceto o de Exterminador do Futuro 3, série 850.

 

Bastidores:

 





 

 

 

 







 






Cartazes:

 



You Could be Mine – Guns n’ Roses

 


 

 

Filmografia Parcial:

Arnold Schwarzenegger







Hercules in New York (1970); Um Perigoso Adeus  (1973); Scavenger Hunt (1979); Cactus Jack, o Vilão (1979); Jayne Mansfield: Símbolo Sexual (1980); Conan, o Bárbaro (1982); Conan, o Destruidor (1984); O Exterminador do Futuro (1984); Guerreiros de Fogo (1985); Comando Para Matar (1985); O Predador (1987); O Sobrevivente (1987); Inferno Vermelho (1988); Irmãos Gêmeos (1988); O Vingador do Futuro (1990); Um Tira no Jardim de Infância (1990); O Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final (1991); O Último Grande Herói (1993); Queima de Arquivo (1996); Um Herói de Brinquedo (1996); Batman & Robin (1997); O Fim dos Dias (1999); O 6º Dia (2000); Efeito Colateral (2002); O Exterminador do Futuro 3: A Rebelião das Máquinas (2003); Volta ao Mundo em 80 Dias: Uma Aposta Muito Louca (2004); Os Mercenários (2010); Os Mercenários 2 (2012); O Último Desafio (2013); Rota de Fuga (2013); Sabotagem (2014); Os Mercenários 3 (2014); O Exterminador do Futuro: Gênesis  (2015); Contágio: Epidemia Mortal (2015); O Exterminador do Futuro: Destino Sombrio (2019)


Linda Hamilton






Relação Violentada ou Crime de Estupro (1980); Jogo Assassino (1982); Segredos de Mãe e Filha (1983); The Stone Boy (1984); Colheita Maldita (1984); O Exterminador do Futuro (1984); Arma Secreta (1985); O Super Carro Negro ou Lua Negra: O Super Carro (1986); King Kong 2 (1986); A Bela e a Fera (seriado 1987-1989); O Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final (1991); Testemunha do Silêncio (1994); Dupla Personalidade (1995); O Inferno de Dante (1997);  As Cores da Amizade  (1998); A Força de um Sorriso (2005); Cicatrizes da Guerra (2005); Pecados Mortais (2006); O Exterminador do Futuro: A Salvação (voz -2009); Refuge (2010); Chuck (seriado 2010 - 2012); Terror no Triângulo das Bermudas (2014); Defiance (seriado 2014-2015); Inseparáveis (2016); O Exterminador do Futuro: Destino Sombrio (2019); Claws (seriado 2021-2022); Resident Alien (seriado 2021-2022)


Robert Patrick






Equalizer 2000 - O Dominador do Futuro (1987); Eye of the Eagle (1987);  Duro de Matar 2 (1990); O Exterminador do Futuro 2 - O Julgamento Final (1991); Quanto Mais Idiota Melhor (1992); Fogo no Céu (1993); O Último Grande Herói (1993);  Tolerância Zero (1994); Double Dragon (1994); Seduzido Pelo Perigo  (1995); Striptease (1996); O Massacre de Rosewood (1997); No Limite da Loucura (1997); Cop Land: A Cidade dos Tiras (1997); Prova Final (1998); Um Drink no Inferno 2: Texas Sangrento  (1999); Pequenos Espiões (2001); D-Tox (2002); Arquivo X (seriado 2000-2002);  Supercross: O Filme (2005); Firewall: Segurança em Risco (2006); Busca Explosiva (2006); A Conquista da Honra (2006); Somos Marshall (2006); Ponte para Terabítia (2007); The Unit  (seriado 2006 -2009); Os Homens que Encaravam Cabras (2009); Terrorismo em Nova York (2010); S.W.A.T.: Comando Especial 2 (2011); Protegendo o Inimigo (2012); Caça aos Gângsteres (2013); Lovelace (2013); Uma Ladra Sem Limites (2013); Amor sem Fim (2014); Um Drink no Inferno (seriado 2104); True Blood (seriado 2012 -2014); Crimes e Trapaças (2014); Scorpion: Serviço de Inteligência (seriado 2014 -2018);  A Lavanderia (2019); Soldado Anônimo: Lei do Retorno (2019); Legado Explosivo (2020) A Profissional (2021) Pacificador (seriado 2022)


Edward Furlong






O Exterminador do Futuro 2 - O Julgamento Final (1991); Caminho de Pedras (1993); Fuga para Odessa (1994); Ensina-me a Viver (1995); A Outra História Americana (1998) O Preço da Fama (1998); Detroit Rock City (1999); Fábrica de animais (2000); O Corvo: Vingança Maldita (2005); Venice: Império das Gangues (2005); Vivendo e Morrendo (2007); Noite dos Demônios (2009); Darfur: Deserto de Sangue (2009); CSI: Nova Iorque (seriado 2006-2010); O Besouro Verde (2011); Terror Abaixo de Zero (2011); Tequila (2011); Um Homem Contra Wall Street (2013); The Reunion (2017)



Joe Morton






Justiça para Todos (1979); Os Defensores (1981); A Maldição da Pantera Cor-de-Rosa (1983); Vidas em Conflito (1985); A Encruzilhada (1986); O Preço da Paixão (1988); Tap - A Dança de Duas Vidas (1989); O Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final (1991); Equal Justice (seriado 1990 a 1991); Ratos e Homens (1992); Eternamente Jovem (1992); Velocidade Máxima (1994); Resgate no Vietnã (1995); Lone Star - A Estrela Solitária (1996); Momento Crítico (1996); Velocidade Máxima 2 (1997); Os Irmãos Cara de Pau 2000 (1998); O Aprendiz (1998); Enigma do Espaço (1999); Revelação (2000); Mais que o Acaso (2000); Ali (2001); O Mistério da Libélula (2002); Crimes Premeditados (2003); O Pagamento (2003); À Beira do Abismo (2004); A Rosa Negra (2005); Parceiros no Crime (2005) Ameaça Invisível (2005); O Gângster (2007); O Cartel (2009); Eureka (seriado 2006 a 2012); Batman vs Superman: A Origem da Justiça (2016); Liga da Justiça (2017); Escândalos: Os Bastidores do Poder (seriado 2013 a 2018); Godzilla II: Rei dos Monstros (2019); God Friended Me  (seriado 2018 a 2020) 


Earl Boen (1941-2023)





Mercenários das Galáxias (1980); Como Eliminar Seu Chefe (1980); As Crianças Que Ninguém Queria (1981); Apertem os Cintos, o Piloto Sumiu! - 2ª Parte (1982); Médico Erótico (1983); O Exterminador do Futuro (1984); Encontro Fatal (1986); De Volta aos 18 / Um Pedido Especial (1988); Missão Alien (1988); Minha Noiva É uma Extraterrestre (1988); Marcado Para a Morte (1990); O Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final (1991); Samantha (1991); Corra que a Polícia Vem Aí 33 1/3 - O Insulto Final (1994); Meu Melhor Inimigo (1998); O Professor Aloprado 2 - A Familia Klump (2000); O Exterminador do Futuro 3: A Rebelião das Máquinas (2003)


Jenette Goldstein






Aliens, o Resgate (1986); Quando Chega a Escuridão (1987); Mais Forte que o Ódio (1988); Miracle Mile (1988); Máquina Mortífera 2 (1989); O Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final (1991); Jornada nas Estrelas: Generations (1994); Titanic (1997); Medo e Delírio (1998); Clockstoppers: O Filme (2002); Home Room - A Sobrevivente (2002); Duplex (2003); Under the Hollywood Sign (2014)


Robert Winley (1952–2001)






O Cavaleiro Solitário (1985); Jake Speed (1986); Quando Chega a Escuridão (1987); Eu Vi o que Você Fez e sei Quem Você é (1988); Garantia de Morte (1990); A Fúria do Justiceiro (1991); O Exterminador do Futuro 2 - O Julgamento Final (1991); A forasteira (1995); Perseguição (2001)

Michael Edwards






O Destino que Deus Me Deu (1972);  Mamãezinha Querida (1981); O Exterminador do Futuro 2 - O Julgamento Final (1991); Thunder in Paradise (1993); Os Justiceiros (1996); The Ballad of Travis Hunter  (2022)

Michael Biehn






O Fã - Obsessão Cega (1981); Guardiões da Honra (1983); O Exterminador do Futuro (1984); Aliens, O Resgate (1986); A Sétima Profecia (1988); O Segredo do Abismo (1989); Comando Imbatível (1990); K2 - A Montanha da Morte (1991); Tombstone - A Justiça Está Chegando (1993); Plano de Risco (1998); Megiddo (2001); Planeta Terror (2007); O Abrigo (2011); The Night Visitor (2013); Escorpião Rei 4: Em Busca do Poder (2015); The Night Visitor 2: Heather's Story (2016)

Xander Berkeley






Mamãezinha Querida (1981); Jogo Assassino (1982); Voluntários da Fuzarca (1985); Sid & Nancy, o Amor Mata (1986); Omega Syndrome (1986); Susie e os Baker Boys (1989); Justiça Cega (1990); A Árvore da Maldição (1990);  Os Imorais (1990); Rookie: Um Profissional do Perigo (1990); O Exterminador do Futuro 2 - O Julgamento Final (1991); Billy Bathgate, o Mundo a seus Pés (1991); Para Eles, com Muito Amor (1991); O Mistério de Candyman (1992); Nas Teias da Corrupção (1992); Questão de Honra (1992); A Próxima Vítima (1993); O Caso Roswell  (1994); Apollo 13: Do Desastre ao Triunfo (1995); Despedida em Las Vegas (1995); Fogo Contra Fogo (1995); Segredo de Família (1996); Barb Wire - A Justiceira (1996); A Rocha (1996); Força Aérea Um (1997); Gattaca: A Experiência Genética (1997); Amistad (1997); Phoenix: A Última Cartada (1998); Soldado Universal: O Retorno (1999); Bater ou Correr (2000); Confissões de um Sedutor (2000); 24 Horas  (seriado 2001 -2003); Deepwater - A Cidade do Medo (2005);  Terra Fria (2005); À Procura da Vingança (2006); Um Crime de Mestre (2007); Busca Implacável (2008); Kick-Ass: Quebrando Tudo (2010); O Pacto (2011); Nikita (seriado 2010-2012); Transcendence: A Revolução (2014); Salem (seriado 2014-2015); Presságios de um Crime (2015); A Série Divergente: Convergente (2016); The Walking Dead  (seriado 2016-2018); A República de Sarah (seriado 2021)

Dean Norris






Máquina Mortífera 2 (1989);  Difícil de Matar (1990); O Vingador do Futuro (1990);  Gremlins 2: A Nova Geração (1990); Horas de Desespero (1990); O Exterminador do Futuro 2 - O Julgamento Final (1991); O Passageiro do Futuro (1992); Selvagens em Wall Street (1993); A Firma (1993); O Poder da Sedução (1994); Texas - Poder e Corrupção (1996); Assalto Sobre Trilhos (1995); Paixão Incontrolável (1995); Gattaca: A Experiência Genética (1997); Tropas Estelares (1997); A Negociação (1998);  Prova de Fogo (1998); Impacto (1999); A Cela (2000); Pequena Miss Sunshine (2006); A Volta do Todo Poderoso (2007); Plano de Fuga (2012); Sangue no Gelo (2013); Breaking Bad (seriado 2008 -2013); Under the Dome: Prisão Invisível  (seriado 2013- 2015);  O Livro de Henry (2017); Desejo de Matar (2018); Histórias Assustadoras para Contar no Escuro (2019); Claws (seriado 2017 -2022);

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre