sexta-feira, 3 de junho de 2016

DEPOIS DE HORAS / AFTER HOURS (1985) - ESTADOS UNIDOS

  

UMA NOITE MUITO LOUCA

O Jovem Paul (Griffin Dunne) é um cara solitário que possui um emprego entediante e uma vida pouco interessante. Certo dia, resolve sair à noite indo parar em um restaurante. Começa a ler um pouco e conhece a bela Marcy (Rosanna Arquette), uma jovem envolvente que lhe causa atração imediata. Após uma breve e animada conversa, esta lhe diz ser vendedora de pesos para papéis, feitos por uma amiga escultora, para onde irá mais tarde. Marcy  se despede e deixa o telefone da amiga para caso ele tenha interesse em comprar os objetos. Quando Paul chega em casa, resolve ligar para a escultora, conseguindo falar com Marcy e marcando um encontro. A partir desse ponto a vida de Paul não será mais a mesma. 


Paul é o melhor exemplo do anti-herói. Uma pessoa normal, mas que ao longo dessa noite provará ser um azarado de primeira linha: perderá o dinheiro dentro do táxi, encontrará diversos personagens bizarros, situações completamente absurdas, cujo espectador imediatamente se identificará. Não é uma comédia pastelão, é uma comédia que faz apenas rir das situações engraçadas em que o personagem se envolve, tudo em uma escala crescente e que, aos poucos, se encaixam para o desespero do protagonista. 


Esta comédia non-sense, de humor negro, dirigida por Martin Scorsese, nos anos 80, tornou-se cult devido a seu maravilhoso roteiro com o timing de direção perfeito. Neste contexto surreal há de tudo um pouco: um taxista maluco (Larry Block), uma mulher suicida (Rosanna Arquette), uma escultora punk misteriosa (Linda Fiorentino), o aparente normal dono de uma lanchonete (John Heard), a garçonete neurótica e vingativa (Teri Garr), os assaltantes da redondeza (Cheech Marin e Tommy Chong), a mulher fatal (Catherine O'Hara) os moradores aterrorizados à procura de um culpado para fazer justiça com as próprias mãos, o clube punk e outra escultora psicopata (Verna Bloom). Todos esses personagens passam pela vida de Paul durante esta única e louca noite e todos eles tem uma função dentro da trama, encaixando-se perfeitamente trazendo todo sentido à história. 

 
O filme pode ser visto como uma metáfora à classe baixa americana da época; como uma homenagem à cidade de Nova York com os seus múltiplos personagens: esquisitos, únicos ou como uma crítica bem humorada às pessoas que muitas vezes são frias (como na cena do metrô), deprimentes (como o protagonista e a garçonete), amedrontados (os vizinhos) e as tribos que habitam as noites (o clube Punk e o clube que ninguém aparece).

  
A grande sacada do filme é inserir o personagem em uma situação após a outra, interagindo como esses personagens,  de uma forma divertidíssima, não dando tempo ao espectador de se desinteressar. O que deveria ser apenas um encontro acaba em uma luta pela sobrevivência e a vontade do personagem de apenas voltar para a casa (sem dinheiro). 


Um filme muitas vezes esquecido e que vale muito a pena ser revisitado por aqueles que apreciam uma comédia fina, leve  e simpática.


Trailer:



Curiosidades (contém revelações sobre o final):
A tradução brasileira ao pé da letra para "After Hours" como “Depois de Horas” não foi acertada, visto que não explica nada e ainda torna o título sem nexo. O termo “After Hours” é uma expressão que fala das horas após o final do turno de trabalho ou  das horas posteriores ao fechamento do comércio, em geral até a reabertura deste (isso fica bem evidente nas cenas finais do filme). Seria algo como "após o expediente" (mais adequado aqui) ou "plantão noturno". 

Em entrevistas Martin Scorsese falou com carinho desse filme porque soube rodá-lo rápido e isso o tirou do mal-estar em que teve problemas para fazer A Última Tentação de Cristo (1988). Scorsese disse que as dificuldades que teve naquele projeto também o fizeram se relacionar com os problemas do personagem principal Paul Hackett neste filme.

Martin Scorsese é o celebrado cineasta responsável pelos sucessos: Taxi Driver (1976); Touro Indomável (1980); A Cor do Dinheiro (1986); A Cor do Dinheiro; Os Bons Companheiros (1990); Cabo do Medo (1991); A Época da Inocência (1993); Cassino (1995); Gangues de Nova York (2002); Ilha do Medo (2010); A Invenção de Hugo Cabret (2011); O Lobo de Wall Street (2013)

Quinta e última colaboração entre Martin Scorsese e Murray Moston. Também trabalharam nos Caminhos Perigosos (1973), Alice Não Mora Mais Aqui (1974), Taxista: Motorista de Táxi (1976) e New York, New York (1977).

Por sugestão de Steven Spielberg, Martin Scorsese adicionou cenas da multidão enfurecida procurando por Paul enquanto ele estava preso na estátua.

Scorsese ganhou o prêmio de direção no Festival de Cannes com este filme.

Uma técnica conhecida como "end slating" foi usada para capturar a reação de Paul quando ele entrou no quase vazio Club Berlin. Pouco antes de filmar a cena, Griffin Dunne foi a um bar na esquina, pediu bebidas para os clientes e saiu correndo sem pagar. A cena se abre para ele imediatamente após isso ter acontecido fora das câmeras.

Tim Burton foi o primeiro a ser cogitado a dirigir o filme.

Este é o único filme de Martin Scorsese a ser lançado em uma sexta-feira, 13, há muito considerada um dia de azar para os estúdios lançarem filmes.

Catherine O'Hara (Gail) e John Heard (Tom, o Bartender) aparecem brevemente na mesma cena. Eles seriam escalados juntos novamente alguns anos depois, como os pais no popular filme Esqueceram de Mim (1990).

No café onde Paul conhece Marcy pela primeira vez, um casal de idosos sentado a uma mesa à direita de Marcy, em uma foto por cima do ombro, está a mãe e o pai do diretor.

Scorsese desenhou o filme como uma paródia do estilo de Hitchcock. Os elaborados movimentos de câmera ecoam sequências em Marnie, Confissões de uma Ladra (1964), enquanto a partitura de Howard Shore emula o estilo de um dos colaboradores mais frequentes de Hitchcock, Bernard Herrmann.

Rosanna Arquette estrelou o filme “Procura-se Susan Desesperadamente” ao lado da cantora Madonna, seu maior sucesso.

Martin Scorsese disse a Griffin Dunne para se abster de sexo e dormir durante as filmagens, a fim de obter uma sensação mais realista de paranoia.

Incluído na lista de 2000 do American Film Institute dos 500 filmes indicados para os 100 melhores filmes americanos mais engraçados.

Martin Scorsese não conseguiu encontrar um final adequado para o filme. Ele pediu a Brian De Palma, Steven Spielberg e Terry Gilliam para assistir ao filme para que pudessem dar sua opinião sobre como o filme deveria terminar.

Apesar de interpretar seu interesse amoroso no filme, Verna Bloom é quase 17 anos mais velha do que Griffin Dunne.

O público de teste rejeitou um final alternativo em que Paulo permanece preso na estátua.

O diretor britânico Michael Powell esteve bastante presente enquanto o filme estava sendo feito (ele e a editora Thelma Schoonmaker se casaram logo depois). Ninguém sabia ao certo como o filme deveria terminar. Michael Powell disse "Ele deve terminar  voltando ao trabalho", mas isso foi inicialmente descartado como muito improvável e difícil. Eles tentaram muitos outros finais, alguns foram até filmados. Mas a única coisa que todos acharam que realmente funcionou foi ver Paul ir para o trabalho assim que o novo dia estava começando. 

Griffin Dunne e Verna Bloom participaram de três filmes dirigidos por John Landis. Griffin Dunne esteve em Um Lobisomem Americano em Londres (1981) e em As Amazonas na Lua (1987). Verna Bloom esteve no Clube dos Cafajestes (1978).

Martin Scorsese e Verna Bloom trabalharam posteriormente em A Última Tentação de Cristo (1988).

Bronson Pinchot que fez o seriado chamado no Brasil de "Primo Cruzado" aparece em uma breve cena

 







A versão original teria 45 minutos a mais que a lançada nos cinemas



Cartaz:


















Trilha Sonora:

Air Ouverture No. 3 in D (Bach) - Collegium Aureum
En La Cueva -   Cuadro Flamenco
Sevillanas - Manitas De Plata
Night and Day - Cole Porter
Quando, Quando, Quando - Tony Renis
You're Mine - Robert & Johnny
We Belong Together -  Robert & Johnny 
Angel Baby -  Rosie & The Originals
Last Train to Clarksville -   The Monkees
Chelsea Morning -  Siquomb
I Don't Know Where I Stand -  Joni Mitchell
Over the Mountain and Across the Sea -  Johnnie and Joe
One Summer Night - The Danleers
Pay to Cum -   Bad Brains 
Is That All There Is? - Peggy Lee
Symphony, no. 45, D major, K.95, mvt. 1: Allegro ( Mozart) -  The Academy of Ancient Music and Jaap Schroder


Filmografia Parcial:

Griffin Dunne


 





 


Uma Janela Para o Céu (1975); O Fã - Obsessão Cega (1981); Um Lobisomem Americano em Londres (1981); Johnny, o Gângster (1984); Depois de Horas (1985); Quem É Essa Garota? (1987); Imensidão Azul (1988); Meu Querido Intruso (1991); Meu Primeiro Amor (1991); Quiz Show - A Verdade dos Bastidores (1994); 40 Dias e 40 Noites (2002); A Mente que Mente (2008); Linha de Ação (2013); Laços de Sangue (2013); Clube de Compras Dallas (2013); Tocados Pelo Fogo (2015); Ops! Meu Namorado Morreu (2016); Máquina de Guerra (2017); Oito Mulheres e um Segredo (2018); Songbird (2018); Bittersweet Symphony (2019); This Is Us (seriado 2018 -2021); A Crônica Francesa (2021); Goliath (seriado2019 -2021)



Rosanna Arquette
 

 
American Graffiti - E a Festa Acabou (1979); A Canção do Carrasco (1982); Procura-se Susan Desesperadamente (1985); Silverado (1985); Depois de Horas (1985); Morrer Mil Vezes (1986); Um Casal Mais-Que-Perfeito (1986); As Amazonas na Lua (1987); Imensidão Azul (1988); Contos de Nova York (1989); Doce Vingança (1990); Intruder A-6: Um Vôo Para O Inferno (1991); Crash - Estranhos Prazeres (1996); O Impostor (1997); Meu Vizinho Mafioso (2000); American Pie Apresenta: O Livro do Amor (2009); O Abrigo (2011); A Grande Escolha (2014); Ray Donovan  (seriado 2013 -2014);  Sucesso Acima de Tudo (2015); Frank & Lola: Amor obsessivo (2016); Falsely Accused (2016); Um Namorado Para Minha Mãe (2017); Antes de Partir (2018); Love Is Love Is Love (2020);  Ratched  (seriado 2020);  Signs of Love (2022);  Grimm (2022)

Linda Fiorentino
 

 








Em Busca da Vitória (1985); Gotcha! - Uma Arma do Barulho (1985); Depois de Horas (1985); Neon - O Império da Máfia (1989);  Entre Amigos (1991);  Shout: Dois Corações, uma só Batida (1991);  À Sombra de um Disfarce (1993); O Poder da Sedução (1994); Jade (1995); Inesquecível (1996); MIB: Homens de Preto (1997); Dogma (1999); Cadê a Grana? (2000);  Emboscada (2002). Once More with Feeling (2009)



Teri Garr
 

 









A Conversação (1974); O Jovem Frankenstein (1974); Alguém Lá em Cima Gosta de Mim (1977); Contatos Imediatos do Terceiro Grau (1977); O Corcel Negro (1979); O Fundo do Coração (1981); Tootsie (1982); Golpe de Mestre II (1983); O Regresso do Corcel Negro (1983);  Depois de Horas (1985); Debi & Lóide: Dois Idiotas em Apuros (1994); Um Álibi Perfeito (1995); Michael - Anjo e Sedutor (1996); Tudo Azul (2007).


Catherine O'Hara



Imagem Dupla (1980); Depois de Horas (1985); A Difícil Arte de Amar (1986); Os Fantasmas se Divertem (1988); Dick Tracy (1990); O Casamento de Betsy (1990); Esqueceram de Mim (1990); Esqueceram de Mim 2 - Perdido em Nova York (1992); O Jornal (1994); Sobrevivendo ao Natal (2004); Par Perfeito (2010); Rotas, Mapas e Dentes  (seriado 2009-2011);  Filhos do Divórcio (2013);  Amor Certo, Hora Errada (2013);

John Heard  (1946–2017)











Amor Sobre Rodas (1978); Geração Beatnik (1980); A Marca da Pantera (1982); Haverá Outro Amanhã? (1983); Depois de Horas (1985); O Regresso para Bountiful (1985); O Telefone (1988); Rebelião em Milagro (1988); A Sétima Profecia (1988); Quero ser Grande (1988); Atraiçoados  (1988); A Entrega Mortal (1989); Ponto de Mutação (1990); Esqueceram de Mim (1990); Tempo de Despertar (1990);  O Engano (1991); Radio Flyer (1992);  Gladiator: O Desafio (1992); Esqueceram de Mim 2: Perdido em Nova York (1992);  A Sombra de um Passado (1993); Na Linha de Fogo (1993); O Dossiê Pelicano (1993); 187: O Código (1997); Olhos de Serpente (1998); Jogo de Intrigas (2001); As Branquelas (2004); Más Companhias (2005); Edison, Poder e Corrupção (2005);  Locusts: O Dia da Destruição (2005); Tracks (2005); Anjos da Vida: Mais Bravos que o Mar (2006); Prison Break  (seriado 2005-2006); O Grande Debate (2007); O Pequeno Hércules (2009); Grande Demais para Quebrar (2011);  Insônia (2013); Sharknado (2013); Vigilantes da Guerra (2014); O Pacto Mortal (2015); À Espera da Chuva (2017); O Prisioneiro (2018)


Will Patton









Silkwood - O Retrato de uma Coragem (1983); Procura-se Susan Desesperadamente (1985); Depois de Horas (1985); Sem Saída (1987); O Crime Que o Mundo Esqueceu (1990); O Preço Da Sedução (1991); O Cliente (1994); Sob o Domínio dos Aliens (1994); Copycat - A Vida Imita a Morte (1995); A Caçada (1996); O Mensageiro (1997); Armageddon (1998); 60 Segundos (2000); Duelo de Titãs (2000); A Última Profecia (2002); O Justiceiro (2004); O Preço da Coragem (2007); Contatos de 4º Grau (2009); November Man: Um Espião Nunca Morre (2014); Falling Skies (seriado 2011 A 2015).


Bronson Pinchot








Negócio Arriscado (1983); Um Tira da Pesada (1984); Depois de Horas (1985);  Entre Duas Mulheres (1986);   Ela Vai Ter um Bebê (1988); Escândalos no Hotel (1992);  Amor à Queima Roupa (1993);  Um Tira da Pesada III (1994);  Fenda No Tempo (Minissérie 1995); Coragem sob Fogo (1996);  O Clube das Desquitadas (1996);  Primo Cruzado (seriado 1986- 2006); A Escolha (2007); Pure Country 2: O Dom da Música (2010);  Beverly Hills Cop (2013); Double Play (2017); O Mundo Sombrio de Sabrina (seriado 2018-2020)


Dick Miller  (1928–2019)







Pistoleiro Solitário (1955);  A Lei dos Brutos (1956);  O Emissário de Outro Mundo (1957); A Loja dos Horrores (1960); Obsessão Macabra (1962); Sombras do Terror (1963); O Homem dos Olhos de Raio-X (1963); Os Anjos Selvagens (1966); Os Doze Condenados (1967); Resgate de uma Vida (1971); O Assassinato de um Presidente (1973); Corrida da Morte - Ano 2000 (1975); Inferno no Asfalto (1975); Cannonball - A Corrida do Século (1976); Força Vigilante (1976); Febre de Juventude (1978); Piranha (1978); 1941: Uma Guerra Muito Louca (1979); Carros Usados (1980); Grito de Horror (1981); Cão Branco (1982); No Limite da Realidade (1983); Fugitivos das Galáxias (1983); Get Crazy: Na Zorra do Rock (1983); V: A Batalha Final (minissérie 1984); Gremlins (1984); O Exterminador do Futuro (1984); Viagem ao Mundo dos Sonhos (1985); Depois de Horas (1985); Noite dos Arrepios (1986); Projeto Secreto: Macacos (1987); Fama (seriado 1984 - 1987);  Viagem Insólita (1987); As Amazonas na Lua (1987); Meus Vizinhos são um Terror (1989); Gremlins 2: A Nova Geração (1990);  The Flash (SERIADO 1990-1991); Amityville 6: Uma Questão de Hora (1992); Obsessão Fatal (1992); Matinee: Uma Sessão Muito Louca (1993); Acerto de Contas (1994); Rock, Agito e Curtição  (1994); Os Demônios da Noite (1995); Pequenos Guerreiros (1998); Rota 666 - A Estrada da Morte (2001); Enterrando Minha Ex (2014); The Adventures of Biffle and Shooster (2015)


Verna Bloom (1938–2019)








Dias de Fogo (1969); Pistoleiro sem Destino (1971); O Estranho sem Nome (1973); A Garota Viciada (1975); Contrato Para Matar (1977);  Clube dos Cafajestes (1978); Amarga Sinfonia de Auschwitz  (1980); Honkytonk Man - A Última Canção (1982);  Depois de Horas (1985); Viagem Clandestina (1985); A Última Tentação de Cristo (1988)

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre