domingo, 11 de abril de 2021

CROCODILO DUNDEE / "CROCODILE" DUNDEE (1986) - AUSTRÁLIA

CAINDO NO GOSTO DO PÚBLICO

Sue Charlton (Linda Kozlowski) é uma jornalista de um jornal de Nova York enviada para entrevistar  o lendário Michael J. 'Crocodilo' Dundee (Paul Hogan)  que supostamente fora atacado por enorme crocodilo onde perdera uma das pernas, mas que conseguira sobreviver ao arrastar-se por centenas de quilômetros pelos sertões australianos.  Sue faz contato com Walter Reilly (John Meillon), o coproprietário da empresa "Never Never Safari Tours" que irá apresentá-la a "Mick", como é chamado,  e este a levará a uma viagem de três dias até o local do ataque para que obtenha fotos e ilustre sua matéria. Só que Mick é bem diferente da lenda: foi criado por uma tribo aborígine local, sabe como caçar crocodilos, matar cobras venenosas com as próprias,  possui as duas pernas, é carismático, enigmático, charmoso  e inegavelmente chauvinista, mas durante a viagem ela percebe certo encanto naquele homem simples em sua relação com a natureza selvagem, um lugar completamente inapropriado a uma pessoa da cidade.

Depois de concluída a reportagem, Sue tem uma ideia: levar Mick, que nunca saíra de sua terra, para Nova York e terminar a história de um modo bem original. Dundee chega na  selva urbana de Manhattan onde descobre que as pessoas da cidade grande podem ser mais estranhas do que qualquer coisa que vira até então. Enquanto Sue passa a apresentar o ingênuo turista Mick a sociedade local, seu namorado e editor do jornal, Richard (Mark Blum)  não simpatiza com o cowboy australiano que nutri sentimento recíproco. Dundee encontrará personagens estranhos e divertidos em sua aventura na cidade, aprontará um sem número de confusões enquanto o sentimento por Sue vai aumentando e sendo correspondido.

O Ano era 1986. O ator era popular em sua terra natal e conhecido na América por ser garoto propaganda de um programa de incentivo ao turismo australiano. A concorrência era pesada: Top Gun; Conta Comigo; Platoon; Highlander; Karatê Kid 2, Aliens, o Resgate; Jornada nas Estrelas IV entre tantos outros. E “Crocodilo” Dundee (com aspas para o púbico americano entender que não era um crocodilo com nome de Dundee) se transformou no segundo maior sucesso de bilheteria daquele ano (perdeu para Top Gun e superou Platoon),  com indicação ao Oscar de Melhor Roteiro, o prêmio de melhor ator no Globo de Ouro para Hogan e indicação de melhor atriz na mesma premiação para Linda. Orçado em 7,8 Milhões , com um faturamento mundial de 360 milhões e 174,8 milhões só no mercado americano, pouco se acreditava que o filme alcançaria tal sucesso, até o ator Paul Hogan acreditava que seria um filme popular na Austrália visto que era famoso por uma série de tv australiana chamada "A Current Affair “(1971) e pelo seu programa "The Paul Hogan Show". Mas o filme se tornou a produção estrangeira de maior sucesso comercial até então com elementos que agradariam o público mundo afora: uma comédia de costumes, situações divertidas, um personagem muito simpático, humor ingênuo  e um romance cuja química funcionou plenamente na tela, chegando a extrapolar para a vida real onde Paul e Linda se casaram. Inclusive o consagrado diretor Ingmar Bergman possuía uma cópia em VHS do filme em sua filmoteca particular. A popularidade do filme e do personagem-título era tal que o número de turistas americanos à Austrália aumentou dramaticamente durante o ano de 1987.

 

Qual o motivo do sucesso? um filme salpicado de momentos memoráveis​​: na primeira parte com Mick “descobrindo a hora” ao olhar para o sol; hipnotizando um búfalo;  o canguru confrontando os caçadores; Sue sendo atacada por um crocodilo. Na segunda parte quando Mick, um peixe fora d'água,  passeia pelos meandros da cidade de Nova York: o encontro com os assaltantes, a ingênua conversa com a dupla de prostitutas,  uma maneira de determinar se uma mulher é realmente uma mulher (essa cena com certeza não seria utilizada atualmente, pelos motivos óbvios) ou aprendendo um pouco sobre escadas rolantes, gorjetas, o enigma do bidê; como usar uma lata para conter um furto...  o que nos leva a um final que nos remete a um conto de fadas que termina em uma cena bem engraçada na estação de metrô. E embora a maioria desses elementos fossem triviais, fundi-los foi pouco convencional o suficiente para que o filme parecesse algo novo. Não foi difícil entender o apelo que o filme tinha. Na visão de Hogan as pessoas nos EUA viram seu personagem como um cruzamento entre Chuck Norris (?) e Rambo (a faca de Dundee pode ser um indício deste último).

Quanto ao elenco Paull Hogan será sempre lembrado pelo seu característico personagem de chapéu Akubra, ingênuo, mas muito perspicaz quando a situação exigia. Linda Koslowski vinha do teatro e mostrou-se muito a vontade com uma personagem destemida e independente quando está em seu habitat. Era a estreia da dupla na telona e a inversão de papéis que os personagens sofrem quando não estão em seu habitat natural cria uma aura de simpatia a produção.  John Meillon é o simpático amigo e sócio de Dundee.  David Gulpilil é um aborígene que fez alguns papéis no cinema. Ele encontra Dundee e faz a dança com outros aborígenes.  Mark Blum (1950–2020), que faz o namorado de Sue, poderá ser lembrado pelo filme "Procura-se Susan Desesperadamente". O ator faleceu ano passado, aos 69 anos, em decorrência do Coivd-19.


Crocodilo Dundee é um filme divertido para todas as idades. Visto atualmente ainda se revela uma produção bem consistente. Teve quatro outras continuações: a segunda bem interessante (1988), a terceira fraca (2001) e a quarta lançada ano passado com o título "Very Excellent Mr. Dundee" (2020) 

 

Trailer:





 Curiosidades:

Apesar da insistência de Paul Hogan de que Crocodile Dundee era sua própria criação, mais tarde foi revelado que a inspiração da vida real para o personagem foi o bosquímano Rod Ansell. Rod Ansell se tornou popular na Austrália em 1977, quando seu barco virou durante uma expedição de caça solo e ele teve que passar dois meses preso no deserto. Ele sobreviveu bebendo sangue de vaca, dormindo com cobras e ocasionalmente lutando e decapitando crocodilos. Durante uma entrevista posterior à BBC sobre sua aventura (à qual ele teria comparecido descalço), Ansell mencionou que o hotel em que o colocaram era muito bom e tudo, mas ele decidiu dormir no chão. Estranhamente, foi esse pequeno detalhe - não qualquer coisa de luta animal - que teria inspirado Crocodile Dundee. Infelizmente, Ansell não viu um centavo com o uso de sua dita história e sua vida e casamento desmoronaram e ele acabou desenvolvendo um vício em drogas que culminou em um tiroteio com policiais, matando um. Alguns dizem que ele ficou louco devido à sua exclusão do sucesso dos filmes Crocodile Dundee - a produtora até o proibiu de iniciar sua própria "turnê Crocodile Dundee".

Quando Paul Hogan deu uma entrevista para Crocodilo Dundee em Hollywood (2001), ele acabou com o mito de que havia um verdadeiro Crocodilo Dundee. Ele garantiu ao entrevistador que não, e que a ideia do personagem veio de sua própria cabeça. Hogan admitiu que em uma viagem a Nova York se sentiu como um completo peixe fora d'água e a ideia começou a se formar em sua cabeça.

Rodado entre 3 de janeiro e 28 de fevereiro de 1986

Sergio Galvão e Marly Ribeiro dublaram Hogan e Linda respectivamente

Paul Greco (o nova-iorquino que conversa na rua e Dundee interrompe) e John Snyder (o cafetão) estiveram em Warriors - Os Selvagens da Noite (1979).

David Gulpilil (Nev) coreografou a tradicional dança aborígine exibida no filme. Ele é um dos dançarinos tribais mais famosos e aclamados de todos os tempos na Austrália.

Linda Kozlowski foi a única americana no set durante todo o tempo em que filmaram no Território do Norte da Austrália.

Este foi foi um dos cinquenta filmes australianos selecionados para preservação como parte do Arquivo Nacional de Cinema e Som do Projeto de Restauração da Coleção de Cinema Kodak / Atlab da Austrália.

O búfalo que Mick Dundee pacificou foi drogado.

O filme até hoje é o longa-metragem australiano de maior sucesso comercial da história do país.

Hogan e Linda se casaram em 1989 e se divorciaram em 2014


Cartaz:













Trilha Sonora:

Different World - INXS

Live it Up - Mental As Anything

Sloppy Crocodile - Mental As Anything 

Only One Like You - Maggie McKinney


Filmografia Parcial:

Paul Hogan 







Crocodilo Dundee (1986); Crocodilo Dundee II (1988); Quase Um Anjo (1990); Rapidinho no Gatilho (1994); Flipper (1996); Hora do Desespero (1998); Crocodilo Dundee em Hollywood (2001); Estranha Amizade (2004); That's Not My Dog! (2018); The Very Excellent Mr. Dundee (2020)

                        

Linda Kozlowski








A Morte de um Caixeiro-Viajante (1985); Crocodilo Dundee (1986); Crocodilo Dundee II (1988); Quase Um Anjo (1990); O Vizinho (1993); Backstreet Justice (1994); A Cidade dos Amaldiçoados (1995); Shaughnessy (1996); Crocodilo Dundee em Hollywood (2001)

 

John Meillon (1934–1989)







A Hora Final (1959); Peregrino da Esperança (1960); Sete Contra a Selva (1961); O Valente dos Mares (1962); O Vingador dos Mares (1962); Cairo (1963); A Sombra de uma Fraude (1963); Inferno nos Céus (1964); Os Rifles de Batasi (1964); Pelos Caminhos do Inferno (1971); A Longa Caminhada (1971); Entre Dois Destinos (1974); O Pônei Selvagem (1975);  Pato Selvagem (1983); Crocodilo Dundee (1986); Tudo pela Pedra Azul (1986); Crocodilo Dundee II (1988); Outback Bound (1988)


Mark Blum (1950–2020)


Procura-se Susan Desesperadamente (1985); Crocodilo Dundee (1986); Encontro às Escuras (1987); Mais Forte que o Ódio (1988); Casos e Casamentos (1995); Louco por Você (2000); O Preço de uma Verdade (2003); Ela Dança, Eu Danço 3 (2010); Assédio (2011); Inocência Perdida (2011); Infiel (2015); Missão: Moedas (2017); Amor Invisível (2019); Sister of the Groom (2020)


Reginald VelJohnson








Lobos (1981); Os Caça-Fantasmas (1984); Remo, Desarmado e Perigoso (1985); Crocodilo Dundee (1986); Assassinato em Segundo Grau (1987); Duro de Matar (1988); Uma Dupla Quase Perfeita (1989); Duro de Matar 2 (1990); Posse: A Vingança de Jessie Lee (1993); Family Matters (seriado 1989 -1998);  Pequenos Grandes Astros (2002); Pai, Filho e um Espírito Louco!! (2006); Steppin: The Movie (2009); Você de Novo (2010); Tron: A Resistência (seriado 2012- 2013);  12 Dias de Cão (2014); O Voo Antes do Natal (2015); Turner & Hooch (2021)


Fontes:

Jornal do Brasil

O Globo

IMDB

The NY Times

The Guardian

L A Times

Variety

Collider


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre