quinta-feira, 5 de novembro de 2020

ADMIRADORA SECRETA / SECRET ADMIRER (1985) - ESTADOS UNIDOS

TRIÂNGULOO AMOROSO

Toni (Lori Loughlin) é apaixonada por seu colega de escola Michael Ryan (C. Thomas Howell), mas só se declara a ele através de cartas anônimas. Este a vê apenas como amiga e é apaixonado pela "garota mais bonita da escola", Debbie (Kelly Preston), que namora rapazes mais velhos como Steve Powers (Scott McGinnis) um cara metido a valentão. Michael pede a Toni que lhe ajude a conquistar Debbie entregando uma carta que escrevera, mas Toni resolve dar uma ajudinha: ao invés de entregar as horríveis cartas de Michael, reescreve-as, fazendo que com Debbie se apaixone e acredite que é realmente o jovem que as escreve. O fato das cartas não serem assinadas criam mais confusão: acabam passando pelas mãos dos pais de Michael, Connie (Dee Wallace) e George (Cliff De Young),  e de Debbie, Elisabeth (Leigh Taylor-Young)  e Lou (Fred Ward). Enquanto uma carta faz George e Elisabeth acreditarem  que nutrem sentimentos mútuos, Connie  e Lou ficam indignados com a "traição", mas pensativos em dar o troco.


Admiradora Secreta foi uma simpática comédia romântica adolescente dirigida pelo até então estreante David Greenwalt que havia escrito o filme “Uma Questão de Classe” (1983) com Rob Lowe e Jaqueline Bisset. Posteriormente, o diretor se envolveria em várias séries como escritor, (co)produtor e roteirista, entre elas: “Buffy – A Caça Vampiros”,  “Arquivo X”, “Angel” , “Grimm: Contos do Terror”. Greenwalt, que coescreveu o roteiro com  Jim Kouf (Uma Questão de Classe , Tocaia, O Escondido, A Hora do Rush, Táxi, A Lenda do Tesouro Perdido), criou um filme até hoje lembrado por uma geração que viu filmes como “Clube dos Cinco”, “Curtindo a Vida Adoidado”, “Uma Escola Muito Louca”, “A Garota de Rosa Shocking”,  “Namorada de Aluguel”, “Mulher Nota Mil”, “Sem Licença Para Dirigir”, “Te Pego Lá Fora”, “Curso de verão”, “Um Morto Muito Louco” ... a lista é imensa. A grande maioria desses filmes foi classificada pelos críticos como “comédias adolescentes sem conteúdo”, mas sobreviveram ao tempo e às críticas e hoje muitas são sempre vista com carinho de uma época mais criativa e menos apelativa.

Mas havia algo de diferente em Admiradora Secreta: os criadores ousaram criar uma narrativa paralela, com os pais, em um filme adolescente, o que poderia ser um grande risco nesse tipo de gênero, mas o diretor soube habilmente transpor esse dilema e nos entregar algo a mais na estória se desprendendo apenas das típicas situações adolescentes. E ver “os coroas” se comportarem como adolescentes, inclusive brigando (na noite do Bridge), trouxe um ar de leveza que o filme precisava enquanto acompanhamos Toni, Michael e Debbie apaixonados, desiludidos e revendo seus conceitos sobre o amor, permeados por momentos divertidos como os amigos sem noção de Michael e momentos tristes quando vemos Toni acreditando ter perdido o controle da situação e o amor de Michael.

No Brasil, o filme ganhou ainda maior projeção quando a imprensa mostrou que o até então candidato a presidência, Fernando Collor de Mello, deixou-se fotografar dando preferência a assistir ao filme em sua estreia na Tela Quente (17 julho de 1989) do que ver seus rivais no primeiro debate ao vivo de presidenciáveis, transmitido pela Rede Bandeirantes. E o filme da Globo derrotou a concorrente, conforme informações do Ibope na época.

O bom ator C. Thomas Howell vinha do prestigiado “Vidas sem Rumo” (1983) ganhando projeção com o elogiado  “A Morte Pede Carona” (1986), na qual voltaria ao personagem em 2003 com “A Morte Pede Carona 2” (lançado diretamente em video).  Sua carreira que muitos apostavam que seria de sucesso sofreu um revés após “Uma Escola Muito Louca” (1986) onde alternou bons filmes e outros menos interessantes. Foi visto recentemente em “O Espetacular Homem -Aranha” (2012). O ator está na ativa. Lori Loughlin vinha de ”Amityville 3: O Demônio” (1983) e “Juventude Perdida” (1985), após Admiradora Secreta alternou sua carreira entre telefilmes e séries como "Três é Demais". A atriz foi parar nos tabloides americanos, recentemente, após se envolver em um esquema de fraude em admissões em faculdades para ajudar suas filhas a ingressarem em uma universidade norte-americana. Após declarar-se culpada foi sentenciada a dois meses de prisão e pagamento de uma multa de 150 mil dólares.  Kelly Preston faleceu em julho de 2020, aos 57 anos, de câncer de mama. Sua filmografia inclui “A Primeira Transa de Jonathan” (1985); fez o interessante “Feitiço Diabólico” (1988), “Irmãos Gêmeos” (1988) e “Os Espertinhos” com John Travolta da qual ficou casada até a morte. A atriz seguiu uma carreira de vários filmes. Corey Haim, que fez o irmão de Michael, faleceu em 2010, aos 38 anos, de pneumonia. Ficou conhecido com "Bala de Prata" (1985), “Os Garotos Perdidos” (1987) e “Sem Licença Para Dirigir” (1988) seguindo em outros filmes sem o mesmo destaque.  Dee Wallace tem uma extensa carreira que se destaca “Grito de Horror” (1981) ; “E.T.: O Extraterrestre” (1982); “Criaturas” (1986); “Halloween: O Início” (2007).  Se você assistiu “Um Dia de Sol” se lembrará de Cliff De Young. O ator está na ativa. A atriz Leigh Taylor-Young esteve em “No Mundo de 2020” e no seriado Picket Fences . Está  na ativa. Fred Ward já tinha uma boa filmografia e estourou no mesmo ano com “Remo, Desarmado e Perigoso”. Em sua extensa filmografia temos “O Ataque dos Vermes Malditos” (1990), “Henry & June: Delírios Eróticos” (1990) e “Coração de Trovão” (1992). Também está na ativa.

Admiradora Secreta, apesar de são ser considerado “um clássico” dos anos 80, pela mídia especializada, é uma comédia romântica com momentos divertidos que ficou na memória de vários espectadores, muito em parte pela eficiente direção e um elenco que não deixou o espectador perder o interesse. Destaque para a boa trilha sonora.

 

Trailer:

 


 

Curiosidades:

Este filme fez parte de uma intensa controvérsia na primeira página dos jornais em Porto Rico no início de março de 2016, quando foi revelado que o 'escritor' / diretor Eduardo Ortíz basicamente o plagiou quase em sua totalidade - palavra por palavra , cena a cena e tiro a plano - quando fez seu filme Vasos De Papel (2016), e tentou fazer todos acreditarem que o roteiro havia sido criado e escrito por ele mesmo. O filme estava em cartaz nos cinemas porto-riquenhos havia poucos dias quando surgiram os primeiros artigos apontando as semelhanças entre os dois filmes e apontando que não havia nenhuma menção de que fosse baseado em 'Secret Admirer'. Depois que o filme não estava mais sendo exibido nos cinemas de Porto Rico, Ortíz primeiro emitiu um comunicado dizendo que havia "certas semelhanças entre um filme e outro, não plágio. Tudo é uma questão de interpretação". Poucas horas depois de fazer essa declaração, Ortíz mudou, dizendo em uma entrevista de rádio que "havia feito algo terrivelmente errado" e se desculpando com seu elenco e equipe. O Sr. Ortíz havia ignorado e / ou se recusado a comentar o assunto até que a atriz Natalia Lugo, que protagonizou Vasos De Papel (2016), divulgou um comunicado nas redes sociais em que condenou o filme e expressou o constrangimento que sentiu quando ela viu 'Secret Admirer' e veio a entender como ela e seus colegas atores e equipe foram enganados.

Kelly Preston era 4 anos mais velha que C. Thomas Howell, e Lori Loughlin é dois anos e meio mais velha.

Cinco anos após o lançamento do filme, Lori Loughlin apareceu no episódio "Full House" Três É Demais: Secret Admirer (1990), que também tinha um enredo sobre uma carta de amor caindo em mãos erradas e causando angústia familiar.

C. Thomas Howell e Lori Loughlin mais tarde se reuniram como amantes no programa de TV Summerland (2004-2005).

 

Cartazes:

 



 

Trilha sonora:

No Secrets - Van Stephenson

Take No Prisoners - Autograph

Deep End - Autograph

First Day Of Summer - Tony Carey

The Touch - Kim Wilde

She's Got A Part Of Me - Don Felder

My Girlfriend's Boyfriend Isn't Me - Autograph

You've Been Lied To Before - Van Stephenson

You Might - Nik Kershaw

Meeting In The Ladies Room -  Klymaxx

Just A Dream Away -  Rosemary Butler and Arnold McCuller

Leaving It Up To You -  Timothy B. Schmit

Van Stephenson - No Secrets


Timothy B. Schmit - Leaving It Up To You (o video contém spoilres)


The Letter - Instrumental


Rosemary Butler And Arnold McCuller - Just A Dream Away


Elenco atualmente:


Filmografia Parcial:

C. Thomas Howell 







E.T. - O Extraterrestre (1982); Vidas Sem Rumo (1983); Amanhecer Violento (1984); Admiradora Secreta (1985); A Morte Pede Carona (1986); Uma Escola Muito Louca (1986); A Volta dos Mosqueteiros (1989); Quebrando as Regras (1992); A Tentação (1993); Avalanche - Inferno no Alasca (1999); O Príncipe e o Surfista (1999); Ataque Inimigo (1999); Amazonas (seriado 1999-2000); Casa do Medo (2001); A Morte Pede Carona 2 (2003); Mar de Fogo (2004); Um Assassino Entre Nós (2004); A Aventura do Poseidon (2005); Estrada para o Inferno (2006); Plano de Vingança (2008); Amaldiçoada (2008); O Segredo do Lago (2009); O Espetacular Homem-Aranha (2012); Monika (2012); Jura de Silêncio (2013); Talento e Fé (2015); Uma Questão de Fé (2017); Mentes Criminosas  (seriado 2009 e 2020); Crimson Point (2020)

Lori Loughlin







Amityville 3 (1983); Terror nas Sombras / Juventude Perdida  (1985); Admiradora Secreta (1985); Viagem Sem Volta (1987); De Volta à Praia (1987); Uma Noite Muito Louca (1988);  Um Estranho no Espelho  (1993); Três é Demais (seriado 1988-1995); Casper - Gasparzinho - Como Tudo Começou (1997); Programados Para Matar (2001); Surpresa em Dobro  (2009); 90210 (seriado 2008 a 2012); Garage Sale Mystery (2013); Quando Chama o Coração (2013);  Fuller House (seriado 2016 a 2018); Quando Chama o Coração: A Série (seriado 2014 a 2019); Garage Sale Mysteries (seriado 2013 a 2019)

Kelly Preston (1962–2020)







Dez Minutos para Morrer (1983); Metalstorm (1983); Christine, o Carro Assassino (1983); A Primeira Transa de Jonathan (1985); Admiradora Secreta (1985); SpaceCamp: Aventura no Espaço (1986); Nenhum Passo em Falso (1986); As Amazonas na Lua (1987); Feitiço Diabólico (1988); Irmãos Gêmeos (1988); Os Espertinhos (1989); Fugindo para Viver (1991); Dupla Traição (1994); Um Drink no Inferno (1996); Jerry Maguire - A Grande Virada (1996); A Lente do Amor (1997); Nada a Perder (1997); A Reconquista (2000); Voando Alto (2003); Tudo Que Uma Garota Quer (2003); Na Linha da Morte (2004); Sentença de Morte (2007); Dupla Implacável (2010); A Última Música (2010); O Super Lobista (2010); Gotti: O Chefe da Máfia (2018)

Fred Ward 







O Confronto Final (1981); Os Eleitos - Onde o Futuro Começa (1983); De Volta Para o Inferno (1983); Remo: Desarmado e Perigoso (1985); O Ataque dos Vermes Malditos (1990); Henry & June - Delírios Eróticos (1990); Coração de Trovão (1992); Bob Roberts (1992); Short Cuts - Cenas da Vida  (1993); Corra que a Polícia vem Aí! 33 1/3: O Insulto Final (1994); O Ataque dos Vermes Malditos 2: Os Vermes Estão de Volta  (1996); Reação em Cadeia (1996); Pela Vida do Meu Filho  (1997); Até que o Crime nos Separe (1997); Em Luta Pelo Amor (1998); O Corvo: Salvação (2000); Um Jogo Duplo (2000); Caindo na Estrada (2000); Marcas de um Suicídio (2001); A Arma Secreta da Máfia (2001); Sem Pistas (2002); Terror na Estrada (2008); O Amor Pede Passagem (2008); Assalto ao Carro Blindado (2009); Dose Dupla (2013); Tremors (2018) 

Dee Wallace

 









Quadrilha de Sádicos (1977); Mulher Nota 10 (1979); Grito de Horror (1981); E.T. - O Extraterrestre (1982); Criaturas (1986); Popcorn - O Pesadelo Está De Volta (1991); Alligator 2 - A Mutação (1991); Um Salto Para a Liberdade (1994); Best of the Best 3 - Sem Retorno (1995); Os Espíritos (1996); Abominável (2006); Prisioneiro do Demônio (2006); A Praga (2006); Halloween - O Início (2007); E Se o Amor Acontece... (2009); A Casa do Diabo (2009); Decisões Extremas (2010); As Senhoras de Salem (2012); Toque de Mestre (2013); The Beach Boys: Uma História de Sucesso (2014); Red Christmas (2016); Sem Perdão (2017); Uma Pitada de Magia (seriado 2016 a 2019); Critters Attack! (2019); A Mãe Errada (2019); Os 3 Infernais (2019); Forever Love (2020); The Gift of Christmas (2020); The Bewailing (2020)

Cliff De Young







Um Dia de Sol (1973); Um Dia de Sol no Natal (1977); Vivendo na Corda Bamba (1978); Tratamento de Choque (1981); Fome de Viver (1983); Jovens sem Rumo (1984); Admiradora Secreta (1985); F/X: Assassinato sem Morte (1986); O Vôo do Navegador (1986); Estado de Alerta (1987); Choque Mortal (1988); Momentos de Terror (1988); Tempo de Glória (1989); Quase sem Destino (1990); Horas Violentas (1992); RoboCop 4 (1994); Carnossauro 2 (1995); O Substituto (1996);  Jovens Bruxas (1996);O Último Homem do Planeta Terra (1999); Em Busca da Justiça (2000); Promessa de Amor (2004); 2012 - O Ano da Profecia (2008); Caminho para o Nada (2010); Livre (2014); Reality Queen! (2020) 

Leigh Taylor-Young







O Abilolado Endoidou (1968); No Mundo de 2020 (1973);  A Música Não Pode Parar (1980); Admiradora Secreta (1985); O Fio da Suspeita (1985); Dallas (seriado 1987 a 1989); Força de Viver (1993);  Confissões Assassinas (1994); Picket Fences (seriado 1993 a 1995); Sunset Beach (seriado 1997); O Retorno da Família Addams (1998);  Hellraiser V: Inferno (2000); Mentiras & Trapaças (2002);  Ritual (2002); Passions  (seriado 2004 a 2006);  Encontro no Café (2006);  Spiritual Warriors (2007); The Wayshower (2011); Mariette in Ecstasy (2019)


Corey Haim (1971–2010)







Admiradora Secreta (1985); Bala de Prata / A Hora do Lobisomem (1985); O Romance de Murphy (1985); A Inocência do Primeiro Amor (1986); Os Garotos Perdidos (1987); Sem Licença para Dirigir (1988); O Limite do Terror (1988); Um Sonho Diferente (1989); Rollerboys: A Nova Geração de Guerreiros (1990); A Primeira Vez de um Adolescente (1992); Uma Garota Muito Especial (1993); Um Sonho Diferente 2 (1995); Em Nome da Justiça (1996); Batman & Robin (1997); Merlin (1998); O Mestre dos Desejos 2 (1999); Dickie Roberts, o Pestinha Cresceu (2003); Os Garotos Perdidos 2: A Tribo (2008); Adrenalina 2 (2009); Shark City (2009); American Sunset (2010);  New Terminal Hotel (2010); Decisions (2011)

Courtney Gains







Colheita Maldita (1984); Admiradora Secreta (1985); De Volta para o Futuro (1985); Ratboy (1986); Namorada de Aluguel (1987); As Cores da Violência (1988); Meus Vizinhos são um Terror (1989); Memphis Belle - A Fortaleza Voadora (1990); Na Linha de Fogo - Rastros de Violência (1994); Missão: Resgate Impossível (1997); Segredos de um Crime (1998); King Cobra (1999); Halloween: O Início (2007); Rápida Vingança (2010); Poolboy: Drowning Out the Fury (2011);  The Funhouse Massacre (2015); Touro Indomável 2 (2016); The Silent Natural (2019); Await the Dawn (2020); Death Camp (2020);

Doug Savant

Admiradora Secreta (1985); O Garoto do Futuro (1985); O Rock do Dia das Bruxas (1986); A Farsa (1988); As Cores da Obsessão (1989); A Verdadeira História de Bonnie & Clyde (1992); Maniac Cop 3: O Distintivo do Silêncio (1992); Melrose (1992 a 1997);  Godzilla (1998); A Primeira Filha (1999); O Confronto (2001); O Alvo Principal 2 (2002); Desperate Housewives (seriado 2004 a 2012);  Força de Elite (2014)

Fonte:

IMDB

Jornal do Brasil

.

3 comentários:

  1. Boa tarde!Que resenha cheia de curiosidades!Um dos clássicos da sessão da tarde que merece ser lembrado!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Fabiana.
    Conforme seu pedido nos comentários da crítica do filme "Curso de Verão", aí está a análise do filme. Sempre opto por rechear as críticas com curiosidades porque creio que muitos gostariam de saber como está o elenco atualmente, como foram as filmagens, que filmes os atores / atrizes fizeram ... Que bom que você gostou. Em breve teremos outros clássicos dos anos 80 por aqui. Um grande abraço e volte sempre.

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigada por atender meu pedido!
    Abraço!

    ResponderExcluir

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre