terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

O ENIGMA DE OUTRO MUNDO / THE THING (1982) - ESTADOS UNIDOS


CLÁSSICO INQUESTIONÁVEL

O filme se passa em uma desolada estação no inverno da Antártida, onde surge um cão sendo seguido por um helicóptero com um atirador que tenta matá-lo. O helicóptero cai, o cão é resgatado e começa um dos filmes de ficção científica com terror mais cultuados dos anos 80: O Enigma de Outro Mundo (com um ótimo título em português).


Na base vivem 12 cientistas americanos contratados pelo governo que se deparam com uma criatura congelada a 100 mil anos, capaz de matar e  adaptar-se a forma das pessoas que lá se encontram. Sem saber quem a criatura copiou, os cientistas passam a desconfiar uns dos outros e elaboram um plano para revela-la, num dos momentos mais memoráveis do cinema sci-fi.


Excelente filme que, a princípio, parecia um sub produto de Alien, mas, aos poucos, foi  revelando-se de uma originalidade ímpar, mesmo sendo uma releitura do filme de 1951, “O Monstro do Ártico” que derivou-se de um conto de  John Wood Campbell, Jr  com o nome "Who Goes There?". 


Kurt Russel vinha do sucesso “Fuga de Nova York” e aqui imprimiu seu vigor cênico que se tornou a sua marca registrada ao longo de vários filmes posteriores. O restante do elenco é ótimo. O diretor John Carpenter que era conhecido por “Halloween - A Noite do Terror” (que se tornou grande sucesso),  já havia trabalhado com Russel no já citado “Fuga de Nova York”, fez bonito aqui e posteriormente alternou bons e maus momentos na direção que incluem, "Starman - O Homem das Estrelas", "Os Aventureiros do Bairro Proibido", "Vampiros de John Carpenter", "Fantasmas de Marte", Eles Vivem entre outros.


Rob Bottin, responsável pelos efeitos especiais e elaboração da criatura, esteve em diversas produções, na qual podemos destacar: “A Lenda” (1985); “RoboCop - O Policial do Futuro” (1987) e “O Vingador do Futuro” (1990). O sangue, a criatura, as gomas que espectadores e críticos de cinema reclamaram na época, parece ter sido um grande atrativo para o pessoal da TV e do VHS. Curioso que o filme recebeu no Brasil uma baixa cotação dos críticos e do público que o taxou como repugnante. Anos depois, tornou-se referência na listas de filmes de ficção científica e inspirou até um quadro no antigo programa da Globo, TV Pirata: “A Coisa”, uma criatura que não aparecia, somente algumas partes, com direito a algumas gosmas “repugnantes” pelo caminho.


O filme, no entanto, não alcançou o faturamento desejado. Orçado em 15 milhões de dólares, só faturou 19 milhões, talvez por ter competido com grandes filmes como “E.T”, “Poltergeist”, “Jornada nas Estrelas II”, “Firefox -Raposa de Fogo”, “Tron”  e “Blade Runner”.  Com o advento do VHS, o filme teve o seu mérito reconhecido tornando-se um campeão de locações, ganhando o status de filme “cult” e muitos admiradores da obra.



Com roteiro de Bill Lancaster (filho do ator Burt Lancaster), John Carpenter transformou o conto "Who Goes There?" (que foi votada pela Science Fiction Writers of América como uma das melhores histórias do gênero de todos os tempos) em um filme vibrante, com um suspense crescente, prendendo o espectador a cada cena. A criatura, como dito, pode destruir e imitar com perfeição quem ataca. Ninguém está seguro. Um dos cientistas deverá fazer os testes enquanto os demais ficam amarrados, mas como todos são suspeitos em quem confiar para fazê-lo?   Por sinal, o grande clímax, acontece quando todos têm o seu sangue testado e a criatura se revela de uma forma inesperada. O final também é muito criativo e, de certa maneira, coerente com tudo que aconteceu. 


Em 2011 foi feito um filme com o título “A Coisa”, que revela os acontecimentos anteriores à chegada do animal e sua perseguição pelo helicóptero. Ainda que muito bem realizado e com uma boa história, que complementa a curiosidade do espectador, é inferior a este. Um dos melhores filmes de ficção científica e uma diversão garantida.




Trailer:






Curiosidades:

Donald Moffat ficou conhecido no Brasil pelo seriado Fuga das Estrelas (Logan's Run) onde interpretava o androide REM (1977 -1978)



 



















O filme figura no livro "1001 filmes para se ver antes de morrer" da Editora Sextante.

Há uma tradição nas estações de pesquisa antárticas britânicas para assistir O Enigma de Outro Mundo (1982) como parte da festa e celebração do Solstício de Inverno realizada todo dia 21 de junho.

Para dar a ilusão de condições antárticas geladas, os cenários internos dos estúdios de som de Los Angeles foram refrigerados a 5 graus , enquanto lá fora estava bem acima de 38 graus Celsius.

O orçamento do filme (US$ 15 milhões) foi substancialmente maior do que a média dos filmes de terror da época. Sexta-Feira 13 (1980) custou meros US$ 700 mil, enquanto o Halloween original de John Carpenter: A Noite do Terror (1978) custou insignificantes US$ 375.000

De acordo com John Carpenter, ele leva muito a sério todos os seus filmes fracassados, mas a recepção negativa inicial do filme o desapontou mais. Não apenas foi uma bomba nas bilheterias, mas os críticos criticaram seus efeitos, tom e personagens sangrentos. Vincent Canby, chamou-o de "muito falso para ser nojento. Ele só se qualifica como lixo instantâneo". Dave Kehr escreveu que era "difícil dizer quem está sendo atacado e difícil de se importar". Da mesma forma Roger Ebert ficou desapontado com as "caracterizações superficiais e o comportamento implausível" e descartou o filme como nada mais do que uma imitação de Alien - O 8º Passageiro (1979). Carpenter ficou particularmente chateado quando Christian Nyby, o diretor do original O Monstro do Ártico (1951), denunciou publicamente a versão de Carpenter, dizendo: "Se você quer sangue, vá para o matadouro. ." Em resposta ao bombardeio comercial do filme, o estúdio cancelou o contrato de vários filmes que tinham com Carpenter, que observou que sua carreira teria sido diferente se o filme tivesse sido bem-sucedido. Não surpreendentemente, ele ficou extremamente aliviado quando o filme teve um grande sucesso cult após seu lançamento em vídeo caseiro, juntamente com a reavaliação crítica que recebeu.

(por volta de 15 minutos) Quando o cachorro anda por um corredor e para do lado de fora de uma porta, vemos uma sombra de um dos homens, chamando-o para entrar. John Carpenter queria que fosse misterioso qual personagem estava envolvido, então não usou nenhum de seus atores para lançar a sombra.

Inaugurado no mesmo dia de Blade Runner: O Caçador de Androides (1982), de Ridley Scott. As semelhanças não param por aí; ambos os filmes tiveram reações desfavoráveis ​​da crítica na estreia, mas agora são considerados alguns dos melhores filmes já feitos.

John Carpenter foi convencido a fazer o filme pela cena do exame de sangue. Ele também foi inflexível em criar um filme de monstros onde a criatura não fosse óbvia.

(em cerca de 14 minutos) John Carpenter comenta que um dos pilotos usados ​​no filme se ofereceu para derrubar um dos helicópteros por dinheiro. Quando MacReady e Dr. Copper vão visitar o acampamento norueguês de helicóptero, o piloto do mato realmente passou os controles para Kurt Russell assim que o helicóptero decolou. Se você assistir a cena, verá o helicóptero realmente balançar - é Russell assumindo os controles.

O cão norueguês no filme foi nomeado Jed. Ele era uma raça meio lobo/meio malamute. Jed era um excelente ator animal, nunca olhando para a câmera, para a boneca ou para os membros da equipe. Jed, no entanto, NÃO é o cachorro visto na cena inicial da perseguição, onde o norueguês está tentando atirar nele. De acordo com o comentário de Carpenter, este era outro cachorro pintado para se parecer com Jed.

No comentário do DVD, John Carpenter disse que Wilford Brimley foi o único membro do elenco que não ficou enjoado pela cena da autópsia onde órgãos de animais reais foram usados.

Keith David usa luvas durante a maior parte do filme. Isso porque ele havia quebrado uma das mãos em um acidente de carro e precisava cobrir o gesso.

Os produtores atribuem a decepcionante performance de bilheteria do filme ao desejo do público por uma interpretação mais benigna de uma presença alienígena na Terra, como resultado de E.T.: O Extraterrestre (1982), de Steven Spielberg, lançado várias semanas antes.

(em cerca de 5 minutos) A voz feminina no computador de MacReady foi executada (sem créditos) pela então esposa de John Carpenter, Adrienne Barbeau.

Temporada 1, Episódio 8 de "The X-Files" (Arquivo X: Ice (1993)) é uma homenagem direta a este filme.

Os efeitos sonoros na cena da autópsia no splitface foram feitos com toalhas de papel embebidas em gema de ovo.

John Carpenter considera este o primeiro de sua trilogia Apocalypse. Príncipe das Sombras (1987) e À Beira da Loucura (1994) compõem as outras duas partes da trilogia.

O filme foi originalmente banido quando lançado na Finlândia.

O artista de cartazes  Drew Struzan criou o pôster para este filme basicamente da noite para o dia e sem ter visto

Richard Masur e Keith David decidiram através de ensaios que, como os dois maiores homens do acampamento, seus personagens seriam antagônicos um ao outro.

Nick Nolte recusou o papel de MacReady, assim como Jeff Bridges. Bill Lancaster escreveu o roteiro com Harrison Ford e Clint Eastwood no papel principal, e ambos foram considerados. Além disso, um relativamente desconhecido Fred Ward fez campanha para o papel.

(em cerca de 14 minutos) Na versão original do filme, o cozinheiro está ouvindo "Superstition" de Stevie Wonder. No entanto, como a Universal não garantiu os direitos da música, ela teve que ser substituída pelo lançamento do vídeo caseiro. Desde então, a Universal renegociou o licenciamento da faixa.

O trabalho de cada homem no Posto Avançado 31 dos EUA é o seguinte: Garry: gerente da estação. MacReady: piloto de helicóptero. Blair: biólogo. Fuchs: biólogo assistente. Bennings: meteorologista. Norris: geólogo. Copper: ​​médico. Clark: tratador de cães. Childs: mecânico-chefe. Palmer: mecânico assistente e piloto de helicóptero em treinamento. Windows: operador de rádio. Nauls: cozinheiro.

Richard Masur, David Clennon e Thomas G. Waites tinham um plano para fazer uma cena em que Windows e Palmer se voltassem contra os outros membros da equipe. John Carpenter cancelou a cena, e os três homens começaram a xingar Carpenter e sua má decisão, sem saber que ele podia ouvi-los em seus microfones. Depois de dez minutos, Carpenter se aproximou dos três homens dizendo: "Eu ouvi cada palavra do que vocês disseram."

O filme original, O Monstro do Ártico (1951), aconteceu na região ártica do Pólo Norte. Esta versão se passa na Antártida.

O pôster original de "O Enigma ..." envolvia uma série de mandíbulas emergindo da fumaça no céu acima do posto avançado 31 e era todo em preto e branco. No entanto, Poltergeist: O Fenômeno (1982) também estava usando uma campanha publicitária em preto e branco e a Universal ordenou o fim das imagens dessaturadas.

(em cerca de 40 minutos) Quando a tripulação está discutindo o que a espaçonave alienígena pode ser, um deles explica dizendo "Carruagens dos Deuses". Esta é uma referência ao famoso livro de 1968 do autor suíço-alemão Erich von Däniken intitulado "Eram Deuses Astronautas?" ("Chariots of Fire"), que levantou a hipótese de que muitos dos grandes monumentos históricos do mundo, como as Pirâmides do Egito, foram construídos com o auxílio de tecnologias e religião fornecida por seres extraterrestres, que eram tratados como divindades pelos povos antigos.

Lee Van Cleef foi considerado para o papel de Garry. Van Cleef e Isaac Hayes foram as considerações iniciais, já que John Carpenter havia acabado de trabalhar com eles em "Fuga of Nova York (1981)".

Na narrativa de por que os noruegueses estavam atirando na "Coisa" se passando por um cão malamute é porque a Coisa não é afetada por balas, se quisesse ficar escondida em sua forma de cachorro, teria que agir ferido se fosse atingido. Os noruegueses provavelmente estavam tentando desacelerá-lo para alcançá-lo para que pudessem lidar com a Coisa adequadamente, ou seja, explosivos ou fogo, daí o uso de granadas de termite e as muitas latas de querosene que carregavam.

O filme não explica o propósito da equipe americana na Antártida. A Antártida não tem povos indígenas ou residentes permanentes. O Tratado da Antártida, assinado por vários países em 1959, determina que a Antártida só deve ser usada para fins pacíficos e/ou científicos. Considerando o extenso equipamento laboratorial e a presença de vários médicos, supõe-se que os homens façam parte de uma equipe científica que ocupa a residência para manter as instalações durante o inverno antártico, já que a maioria das pesquisas ocorre durante os meses mais amenos do verão. No conto de John W. Campbell Jr., foi explicado que a equipe científica estava lá para estudar e realizar experimentos sobre a dinâmica do magnetismo e do magnetismo em condições abaixo de zero. No comentário em áudio para o lançamento do DVD do filme, John Carpenter diz que queria fazer um tipo diferente de filme de terror sobre um grupo de caras inteligentes e lidos enfrentando um alienígena de outro mundo, quase imparável, que desafia tudo o que eles sabem. . Isso poderia, então, contrariar as ideias de terror "slasher" aceitas, onde protagonistas adolescentes estúpidos são escolhidos um por um. Além disso, Carpenter tinha a ideia de que cada um desses homens tinha uma razão para querer ficar longe do resto do mundo. É por isso que eles são uma equipe que maneja a estação durante os meses de inverno.

Na exibição do elenco e da equipe, os atores, incluindo Kurt Russell, acreditavam que o filme havia perdido muito de seu trabalho de relacionamento devido aos efeitos do monstro, e o pintor fosco Albert Whitlock chamou o filme de ofensivo. Apenas Rob Bottin e sua equipe acreditavam que haviam feito algo incrível. A maioria dos atores também mudou de ideia sobre o filme nos anos posteriores.

O especial vintage "Making of" contém cenas que nunca chegaram às versões teatrais ou televisivas, como os tentáculos do "cachorro/coisa" começando a atacar o cachorro, visto mais tarde parcialmente no corte final.


Filmografia Parcial:

Kurt Russell



 
 









Fuga de Nova York (1981); O Enigma de Outro Mundo (1982); Temporada Sangrenta (1985); Os Aventureiros do Bairro Proibido (1986); Conspiração Tequila (1988); Tango e Cash - Os Vingadores (1989); Obsessão Fatal (1992); Tombstone - A Justiça Está Chegando (1993); Stargate - A Chave para o Futuro da Humanidade (1994); Momento Crítico (1996); Fuga de Los Angeles (1996); Breakdown - Implacável Perseguição (1997); O Soldado do Futuro (1998); 3000 Milhas Para o Inferno (2001); Vanilla Sky (2001); Poseidon (2006); À Prova de Morte (2007); Velozes & Furiosos 7 (2015); Os Oito Odiados (2015) 


Wilford Brimley (1934-2020)




Bravura Indômita (1969); Mato em Nome da Lei (1971); A Síndrome da China (1979): O Cavaleiro Elétrico (1979); Brubaker (1980); A Fronteira (1980); Ausência de Malícia (1981); Pesadelo no Vale da Morte (1982); O Enigma de Outro Mundo (1982); A Força do Carinho (1983); Dez Minutos Para Morrer (1983); Um Homem Fora de Série (1984); Cocoon (1985); Remo - Desarmado e Perigoso (1985);  Caravana da Coragem: A Batalha de Endor (1985); Sindicato da Violência  (1986);  Fibra de Heróis (1987);  Our House (seriado 1986-1988); Cocoon II - O Regresso (1988); Billy the Kid: A Lenda (1989); Eternity: O Guerreiro do Tempo (1990); A Firma (1993);  O Alvo (1993); Meus Queridos Presidentes (1996);  Será que Ele é? (1997); Um Verão Inesquecível (1998); Rastros de Vingança (2001); Cadê os Morgan? (2009); Eu Acredito (2017)


Richard Masur

 









O Enigma de Outro Mundo (1982); O Cavaleiro do Tempo (1982); Negócio Arriscado (1983); Pesadelos Diabólicos (1983); Sob Fogo Cerrado (1983); Temporada Sangrenta (1985); A Difícil Arte de Amar (1986); Adoradores do Diabo (1987); Um Tira de Aluguel (1987); Atirando Para Matar (1988); Sem Licença para Dirigir (1988); Meu Primeiro Amor (1991);O Homem Sem Face (1993); E a Vida Continua (1993); Meu Primeiro Amor: Parte 2 (1994);


Donald Moffat

 
 
 









Rachel, Rachel (1968); Sem Lei e Sem Esperança (1972); Inimigos à Força (1973); O Homem Terminal (1974); Terremoto (1974); Fuga das Estrelas (seriado 1977 a 1978); Exo-Man  (1977); Duas Estranhas - História de Mãe e Filha  (1979); Promessa ao Amanhecer (1979); Popeye (1980); O Enigma do Outro Mundo (1982); Os Eleitos - Onde o Futuro Começa (1983); A Baía do Ódio (1985); A Última Chance (1986); A Saga de um Fugitivo (1987); Direito de Decidir (1987); A Insustentável Leveza do Ser (1988); Muito Mais que um Crime (1989); A Fogueira das Vaidades (1990); Julgamento Final (1991); Como Agarrar um Marido (1992);  Traição e Poder: A História de Jackie Presser  (1992); Poder e Corrupção (1992); Perigo Real e Imediato (1994); Encurralados no Paraíso (1994);  O Entardecer de uma Estrela (1996); Um Sorriso como o Seu (1997); A História De Um Recorde  (2001)

Keith David  
 
 











O Enigma de Outro Mundo (1982); Platoon (1986); Braddock 3 - O Resgate (1988); Braddock 3 - O Resgate (1988); Eles Vivem (1988); Matador de Aluguel (1989); Desejos (1992); Hospital de Heróis (1992); Caindo na Real (1994); Sob o Domínio dos Aliens (1994); Rápida e Mortal (1995); Sem Fôlego (1995); Irmãos de Sangue (1995); Olho Por Olho (1996);  Corrida Contra o Destino (1997); Volcano: A Fúria (1997); Don King - O Rei do Boxe (1997); Armageddon (1998); Quem Vai Ficar Com Mary? (1998); Eclipse Mortal (2000); Réquiem Para um Sonho (2000); Virando o Jogo (2000); Divisão de Homicídios (2003); O Agente Teen 2 (2004); A Batalha de Riddick (2004); Crash - No Limite (2004); Sr. & Sra. Smith (2005); Carga Explosiva 2 (2005);  Atrás das Linhas Inimigas II - O Eixo do Mal (2006); Em Busca do Prazer (2006); O Último Sentinela (2007); Super-Herói: O Filme (2008); Escuridão Mortal (2009); Gamer (2009); A Viagem (2012); A Face Da Morte (2012); Um Homem Contra Wall Street (2013); Cão Selvagem (2017); Greenleaf (seriado 2016-2020); Good (2020); Pesadelo nas Alturas  (2020); The Seventh Day (2021); Pups Alone (2021)


Richard Dysart (1929–2015)







Petúlia, um Demônio de Mulher (1968); O Homem Terminal (1974); O Dia do Gafanhoto (1975); O Dirigível Hindenburg (1975); O Inimigo do Povo (1978); ASemente do Diabo (1979); Meteoro (1979); Muito Além do Jardim (1979); O Terror do Dr. Mudd (1980); Epidemia (1981); Norma Rae (1981); O Enigma de Outro Mundo (1982); A Traição do Falcão (1985); Marcas do Destino (1985); O Cavaleiro Solitário (1985); Sinal de Perigo (1985); Fugitivos de Alcatraz (1987); Wall Street: Poder e Cobiça (1987); Os Senhores do Holocausto (1989); De Volta para o Futuro III (1990); Panteras Negras (1995); O Sequestro (1995); Tempestade (1998); Spawn (seriado 1997-1999)


Charles Hallahan (1943–1997)







Terrores da Noite (1979); Vivendo com Estilo (1979); O Enigma de Outro Mundo (1982); No Limite da Realidade (1983); O Esquadrão da Justiça (1983); Silkwood, Retrato de uma Coragem (1983); Embalos a Dois (1983); O Cavaleiro Solitário (1985); Beleza Fatal (1987); Justiça Corrupta (1989) Tiro Certo  (seriado 1986-1991); Feitiço Mortal (1991); Corpo em Evidência (1992); Warlock 2: O Armageddon (1993); Dave, Presidente por um Dia (1993); O Caso Roswell (1994); Momento Crítico (1996); Estranha Obsessão (1996); O Peste (1997); O Inferno de Dante (1997); Cilada (1998) Os Fantásticos (2000); Fúria da Mente (2001)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre