quinta-feira, 3 de janeiro de 2019

DURO DE MATAR / DIE HARD (1988) - ESTADOS UNIDOS





JOGO DE GATO E RATO

John McClane (Bruce Willis) é um policial de Nova York que viaja a Los Angeles, no dia de Natal, para visitar a esposa (Bonnie Bedelia) que se encontra em uma festa natalina, no 30º andar,  na multinacional que trabalha: Nakatomi Corporation.  O arranha-céu é tomado por 13 terroristas, em sua maioria germânicos. Enquanto a esposa é feita refém, junto a outros convidados, McClane, que não estava na lista, escapa e  resolve atrapalhar os planos do líder da quadrilha, Hans Gruber (Alan Rickman), enfrentado o grupo e mantendo contado por rádio com o sargento de polícia Al Powell (Reginald VelJohnson) enquanto toda força policial e o FBI mobilizados não conseguem conter o poderoso e qualificado grupo preparado previamente para o confronto e com um plano concebido na contagem dos ponteiros do relógio.
 

Que Duro de Matar foi um sucesso, norteou os filmes de ação e redefiniu a cara dos heróis de ação do cinema não é novidade. Mas há aspectos interessantes a respeito dessa produção que fez bonito nos cinemas, conquistou a era das locações em VHS e até hoje tem seus admiradores.
 

Bruce Willis era um astro da Tv, do seriado "A Gata e o Rato", ao lado da atriz Cybill Shepherd.  Vinha de um filme fraco de comédia ao lado Kim Basinger chamado "Encontro às Escuras" (31º lugar na lista de maiores sucessos americanos de 1987)  e "Assassinato em Hollywood" ao lado de James Garner. De repente  a 20th Century Fox o anuncia como protagonista de um filme do diretor John McTiernan, que dirigira o sucesso "O Predador" (1987) com Schwarzenegger, a um salário de 5 milhões de Dólares, valor que na época superava os cachês de Tom Cruise e Michael J. Fox  que ganhavam 3 milhões (Dustin Hoffman ganhara 5,5 milhões por "Tootsie" de 1982). O motivo: o que se cogitou foi que era o principal projeto do Estúdio a ser lançado no verão e que o roteiro já havia passado por mãos como Nick Nolte, Richard Gere, Tom Berenger, Al Pacino, Robert De Niro e Clint Eastwood que recusaram.  O filme estava sem protagonista. A aposta era alta, em todos os sentidos, pois  o ator era conhecido por promover bebedeiras e arruaças, mas provou-se a escolha perfeita. "Duro de Matar" (Die Harder que seria no original "Duro de Morrer") tinha seu protagonista e o cinema via um astro dos filmes de ação surgir numa época bem disputada por atores como os já citados Schwarzenegger (lançando Inferno Vermelho), Tom Cruise e outros como Chuck Norris, Dolph Lundgren, Charles Bronson (e os seus "Desejos de Matar"), Stallone, Richard Chamberlain (e seus filmes "As Minas do Rei Salomão"), Van Damme, Steven Seagal (estreando "Nico, Acima da Lei") e até Harrison Ford (nosso eterno Indiana Jones e Han Solo). Willis, anos depois, migraria para outros estilos cinematográficos e manteria uma cinebiografia muito interessante, além de mais 3 continuações de seu personagem "Duro de Morrer".



Com 4 indicações ao Oscars, todos na área técnica: Melhor Montagem; Melhores Efeitos Visuais; Melhores Efeitos Sonoros (ganhos por "Uma Cilada para Roger Rabbit") e Melhor Som (ganho por "Bird") o que fez Duro de Matar um "Blockbuster"? A direção em ritmo frenético, um roteiro criativo com várias leituras que coloca um homem dentro de um prédio (rodado no prédio da Fox, o "Fox Plaza", em Los Angeles) como um fator surpresa que confunde os bandidos que não conhecem sua identidade. E, principalmente, um herói com características mais humanas, um sujeito comum. Ainda que inverossímil, o personagem principal sangra, comete erros e chega em frangalhos no final, e nada de enfrentar os bandidos de peito aberto ou armas de "munição infinita". A humanidade do herói trouxe uma empatia com espectadores cansados de heróis invencíveis e quase que invulneráveis. Além da sensação de claustrofobia e solidão. O reflexo deu-se nas bilheterias: a um custo de 28 milhões, o filme arrecadou ao redor do mundo quase 141 milhões. (Rambo III, do mesmo ano, a produção mais cara da história na época, com 63 milhões, arrecadaria, mundo afora, um pouco mais de 189 milhões). Fazendo as contras "Die Hard" rendeu 5 vezes mais, contra 3 do filme de Stallone. Apesar disso a crítica especializada, na estreia, desqualificou o filme.  No Brasil, na Tv, a dublagem na voz do falecido Newton da Matta agregou muito ao seu sucesso nessa mídia. 
 

No elenco Alan Rickman (da série Harry Porter) faz um ótimo vilão: de terno bem cortado, estratégico, frio e indiferente. Um vilão com personalidade que cita até Plutarco. Willis é o policial mal-humorado que está no lugar errado, mas na hora certa. Curioso trazer o bailarino Alexander Godunov para funcionar como um segundo e mais sangrento vilão, Hans. Reginald VelJohnson também está bem como o oficial que tenta ajudar o herói pelo rádio. Bonnie Bedelia é uma boa atriz e pouco conhecida por aqui, mas os mais antigos podem ter visto na antiga "Coruja Colorida", da Rede Globo, em 1975 o telefilme sobrenatural "Castelos de Areia" (1972), na qual interpreta uma jovem musicista que perde o namorado em uma acidente de carro e este (Jan Michael Vicent do seriado Águia de Fogo) retorna para o seu grande amor . Temos ainda o oriental Al Leong, figura fácil de vários filmes de ação como "Fuga Mortal",  "Garantia de Morte", "O Grande Anjo Negro"; "A Arma Perfeita"; "Rajada de Fogo" entre outras dezenas de filmes. Robert Davi (o vilão de "007 Licença para Matar") aparece como um agente do FBI.



Baseado no romance de Roderick Thorpe, Duro de Matar tem ótimos efeitos, fotografia (a cargo de Jan de Bont, Diretor de "Velocidade Máxima" e "Twister"),  tiros, helicópteros  e até um mini-tanque; um ator vindo do Royal Shakespeare Company (Rickman) e outro  (Godunov) do Ballet Bolshoi. Funcionou como diversão escapista, agraciado com um Bruce Willis com o timing certo para suas tiradas sarcásticas e diálogos cômicos dentro de um filme de ação que tira o fôlego do público. Um personagem que diz não querer ser John Wayne ou Rambo, apenas algo como o cowboy Roy Rogers.  Daqueles filmes "antigos" que passam na TV e a gente sempre acaba dando uma nova olhadinha.

Trailer:



Curiosidades:
O filme estreou em 03 de agosto de 1992 na Tv Globo.
A cena em que Bruce Willis e Alan Rickman se encontram não foi ensaiada, para poder criar uma maior sensação de espontaneidade entre os dois atores.

Na primavera de 1987, o produtor Joel Silver e o diretor John McTiernan participaram de uma apresentação da peça "Dangerous Liaisons", na qual Alan Rickman interpretou o malvado Vicomte de Valmont. Imediatamente, Silver e McTiernan perceberam que haviam encontrado Hans Gruber.

Quando John McClane corre em meio aos cacos de vidro, com seus pés descalços, depois que Hans faz seus homens atirarem nas divisórias de vidro na sala de computadores, Bruce Willis está de fato usando sapatos especiais de "borracha" projetados para parecer com seus próprios pés descalços. Podemos perceber se observarmos de perto como seus pés parecem  estranhamente grandes em algumas dessas cenas.

No making-of, o diretor John McTiernan revelou que a grande maioria das tomadas externas do edifício mostrando explosões eram reais. Explosões em grande escala disparavam realmente de dentro e ao redor do edifício.

Muito do roteiro foi improvisado devido aos constantes ajustes que estavam sendo feitos durante as filmagens. 

Bruce Willis também estava filmando "A Gata e o Rato" (1985) simultaneamente. Willis filmava sua série de televisão durante o dia e, em seguida, ia para a Fox à noite para trabalhar no filme. 

O alemão que os terroristas falam é por vezes gramaticalmente incorreto. Na versão alemã do filme, os terroristas não são da Alemanha, mas da "Europa". Isso foi corrigido para o "Special Edition VHS" e posteriores lançamentos de vídeos caseiros. Os únicos casos de uso incorreto de alemão são as falas de Alan Rickman (Hans Gruber). 

O ator Sam Neill recusou o papel de Hans Gruber.

Michael Madsen, Arnold Schwarzenegger e Sylvester Stallone foram considerados para o papel principal.

Don Johnson e Richard Dean Anderson, ambos estrelas de ação na televisão, foram considerados para o papel de John McClane.

Como no filme, Reginald VelJohnson não conheceu Bruce Willis até o final do filme.

Incluído entre os "1001 filmes que você deve ver antes de morrer", editado por Steven Schneider.

Robert Davi (agente especial do FBI Big Johnson) e Mary Ellen Trainor (Gail Wallens) estiveram em "Os Goonies" (1985).

John McClane tem uma tatuagem de um esqueleto no braço esquerdo.

Charles Bronson foi considerado para o papel de John McClane, mas ele estava sob contrato com "The Cannon Group, Inc." na época. 

Este foi o primeiro de três filmes entre Robert Davi e Grand L. Bush. Os outros dois filmes são "007 - Permissão para Matar" (1989) e "Maniac Cop 3: O Distintivo do Silêncio" (1993). 

Hans Gruber também foi o nome de um adversário em "Flint Contra o Gênio do Mal" (1966) com James Coburn. 

A música que está sendo tocada no encontro corporativo no início do filme é do primeiro movimento do Terceiro Concerto Brandenburg de Johann Sebastian Bach. 

Acredita-se que o personagem de Hans Gruber seja baseado no pai do autor, Roderick Thorp, um conhecido tirano entre amigos e família.

Bruce Willis assumiu o papel de John McClane depois de ter sido rejeitado por Robert De Niro. Willis tinha acabado de ser recusado para o papel principal pego por De Niro em "Fuga à Meia-Noite" (1988). Coincidentemente, ambos os filmes estrearam no mesmo fim de semana.

Depois de ver o filme "Dragster "(1983), Bruce Willis adorou a performance de Bonnie Bedelia no filme, ele pessoalmente a recomendou para interpretar sua esposa distante. 

Ironicamente, Bruce Willis, ridicularizado por ser um herói americano, na visão do terrorista alemão, é na verdade mais alemão do que a maioria dos vilões; Alan Rickman era inglês e Alexander Godunov era russo. Bruce Willis nasceu em 19 de março de 1955 na Alemanha Ocidental, filho de pai americano e mãe alemã. 

Willis nasceu em 1955 na Alemanha Oriental, vindo para os Estados Unidos aos 2 anos.

No roteiro original, como no romance original, a ação ocorreu durante três dias, mas John McTiernan inspirou-se em "A Midsummer Night's Dream", de Shakespeare para que ela ocorresse em uma única noite.

Na versão alemã os nomes e origens dos terroristas nascidos na Alemanha foram transformados em nomes ingleses: Hans Gruber se tornou Jack Gruber, Karl se tornou Charlie, Heinrich se transformou em Henry etc ... a mudança os descreveu como ativistas irlandeses radicais, tendo se tornado freelances e com fins lucrativos em vez de ideais. (Isso levou a algumas curiosidades estranhas neste filme e problemas de continuidade com "Duro de Matar 3: A Vingança" (1995), onde Gruber é lembrado como sendo alemão.) Isso porque o terrorismo alemão, especialmente o "Rote Armee Fraktion" (a "Facção do Exército Vermelho"), ainda era considerada uma questão sensível pelo governo alemão na década de 1980. 

Clint Eastwood originalmente possuía os direitos do romance "Nothing Lasts Forever", no qual o filme é baseado, e planejava estrelar o filme por volta do início dos anos 80.

Uma maneira possível pela qual John identificou Hans como terrorista envolve cigarros. John diz a Powell no início do filme que os invasores são estrangeiros, a julgar pelas roupas e cigarros. Ele também pega um maço de cigarros, presumivelmente feito na Alemanha, de um cadáver. Quando John e Hans se encontram, John lhe oferece um maço, que Hans aceita e desfruta sem pensar duas vezes. Um americano teria notado as diferenças de aparência e força do produto alemão. A falta de reação de Hans fez com que John causasse suspeitas, o que seria motivo para lhe dar uma arma descarregada.  

No Brasil, em novembro de 1988, os campeões de bilheteria eram: 1º- Inferno Vermelho, 2º- Quero Ser Grande, 3º - Poltergeitst III, 4º - Duro de Matar e 5º - Nico, Acima da Lei


Os Vilões:
























Cartazes:








Trilha Sonora:
Singin' in the Rain
Winter Wonderland
Christmas in Hollis - Run-D.M.C.
A sample of "Back Door Santa"
Skeletons -  Stevie Wonder
Let It Snow! Let It Snow! Let It Snow! -  Vaughn Monroe
Ode to Joy ("Symphony No.9 in D- 'Choral', Op.125") -  Ludwig van Beethoven
Jingle Bells -  Assobiada por Bruce Willis
Brandenburg Concerto No. 3 In G Major, (Allegro Moderato) - Johann Sebastian Bach
We've Got Each Other - Composta, orquestrada e conduzida por John Scott
Resolution & Hyperspace - Composta por James Horner


Filmografia Parcial: 
Bruce Willis
 

 









O Veredicto (1982); The Return of Bruno (1987); Encontro às Escuras (1987); Assassinato em Hollywood (1988); Duro de Matar (1988); A Gata e o Rato (seriado 1985 a 1989); Fantasmas da Guerra (1989); Olha Quem Está Falando (voz -  1989); Duro de Matar 2 (1990); Olha Quem Está Falando Também (voz 1990); A Fogueira das Vaidades (1990);  Pensamentos Mortais (1991); Hudson Hawk, o Falcão Está à Solta (1991); O Último Boy Scout (1991); O Jogador (1992); A Morte lhe Cai Bem (1992); Zona de Perigo (1993); Pulp Fiction: Tempo de Violência (1994); A Cor da Noite (1994);  O Indomável: Assim é Minha Vida (1994); Duro de Matar 3: A Vingança (1995); Os 12 Macacos (1995); O Último Matador (1996); O Quinto Elemento (1997); O Chacal (1997); Código para o Inferno (1998); Armageddon (1998); Nova York Sitiada  (1998); O Sexto Sentido (1999); A História de Nós Dois (1999); Meu Vizinho Mafioso (2000);  Corpo Fechado (2000); A Guerra de Hart (2002); Lágrimas do Sol (2003); Meu Vizinho Mafioso 2 (2004); Refém (2005); Sin City: A Cidade do Pecado (2005); Alpha Dog (2006); Xeque-Mate (2006); 16 Quadras (2006); Nação Fast Food: Uma Rede de Corrupção (2006); Grindhouse (2007); A Estranha Perfeita (2007); Duro de Matar 4.0 (2007); Planeta Terror (2007); Fora de Controle (2008); Assassinos Substitutos (20090; Os Mercenários (2010); RED: Aposentados e Perigosos (2010); Sem Lei (2011); Fuga Implacável (2012); Moonrise Kingdom (2012); Os Mercenários 2 (2012); Looper: Assassinos do Futuro (2012); Fogo Contra Fogo (2012); Duro de Matar: Um Bom Dia para Morrer (2013);  G.I. Joe: Retaliação (2013); RED 2: Aposentados e Ainda Mais Perigosos (2013); Sin City: A Dama Fatal (2014); O Príncipe (2014); A Máquina (2015); Operação Resgate (2015); Fragmentado (2016);  Desejo de Matar (2018); Vidro (2019); Motherless Brooklyn (2019); Cornerman (2019)

Alan Rickman (1946–2016)
 

 







 


Duro de Matar (1988);  O Calendário da Morte (1989); Contratado Para Matar (1990); Um Romance de Outro Mundo (1990); Robin Hood: O Príncipe dos Ladrões (1991);  Bob Roberts (1992); Dr. Mesmer - O Feiticeiro (1994); Razão e Sensibilidade (1995); Michael Collins, o Preço da Liberdade (1996); Ilha do Medo (1998); Dogma (1999);  Heróis Fora de Órbita (1999); Harry Potter e a Pedra Filosofal (2001); Harry Potter e a Câmara Secreta (2002);  Simplesmente Amor (2003); Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban (2004); Harry Potter e o Cálice de Fogo (2005); Perfume: A História de um Assassino (2006); Harry Potter e a Ordem da Fênix (2007); Sweeney Todd, o Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet (2007); O Julgamento de Paris (2008); Harry Potter e o Enigma do Príncipe (2009); Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 1 (2010); Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 2 (2011); Um Golpe Perfeito (2012); O Mordomo da Casa Branca (2013); Decisão de Risco (2015); Alice Através do Espelho (VOZ - 2016)

Bonnie Bedelia
 












A Noite dos Desesperados (1969);  Castelos de Areia (1972); A Estranha Vingança de Rosalie (1972); Uma Mensagem para Minha Filha  (1973); Os Vampiros de Salem (1979); Fighting Back: The Story of Rocky Bleier  (1980); A Mulher do Passado  (1985); As Violetas são Azuis (1986); O Garoto que Podia Voar (1986); Duro de Matar (1988); O Início do Fim (1989); Duro de Matar 2 (1990); Acima de Qualquer Suspeita (1990); A Suspeita (1994); O Retorno (1996); Glória, a Mulher (1999); Preso ao Silêncio (1999); Parenthood: Uma História de Família (seriado 2010 a 2015); Christmas on the Coast (2017);  Broken Links (2016)

Alexander Godunov (1949–1995)
 












Ana Karenina (1975); A Testemunha (1985); Um Dia a Casa Cai (1986); Duro de Matar (1988); Perdidos no Tempo (1992); O Anjo da Guarda (1994); Interceptor 3 - Operação Moravash (1995)

Paul Gleason (1939–2006)
 












Doc Savage: O Homem de Bronze (1975); Força Vigilante (1976); O Grande Santini - O Dom da Fúria (1979); Trilha de Corpos (1980); Inferno no Bronx (1981); Arthur, o Milionário Sedutor (1981); A Perseguição (1981); A Força do Carinho (1983); Trocando as Bolas (1983); Clube dos Cinco (1985); Caravana da Coragem 2: A Batalha de Endor  (1985); Para Sempre Lulu (1987); Ela Vai Ter um Bebê (1988); Duro de Matar (1988); O Anjo Assassino (1990); Maniac Cop 3 - O Distintivo do Silêncio (1993); Tudo Por Dinheiro (1997); Não é Mais um Besteirol Americano (2001); O Dono da Festa (2002); Abominável (2006) e várias participações em séries

Reginald VelJohnson
 











Lobos (1981); Os Caça-Fantasmas (1984);  Remo, Desarmado e Perigoso (1985); Crocodilo Dundee (1986); Assassinato em Segundo Grau (1987); Duro de Matar (1988); Uma Dupla Quase Perfeita (1989); Duro de Matar 2 (1990); Posse: A Vingança de Jessie Lee (1993); Family Matters  (seriado 1989 1998); Ground Zero (2000); Pequenos Grandes Astros (2002); Hidden Secrets (2006); Time Upon a Once  (2007); Three Days to Vegas (2007); Você de Novo (2010); Sex Tax: Based on a True Story (2010); TRON: Uprising (seriado 2012 a 2013); 12 Dog Days of Christmas (2014); Hart of Dixie (seriado 2011 a 2015); Funny Story (2018); Pride & Prejudice: Atlanta (2019)
 


Al Leong











No Limite da Realidade (1983); Trapalhadas na Casa Branca (1984); Problemas em Dobro (1986); Dois Policiais em Apuros (1986);  Os Aventureiros do Bairro Proibido (1986); Steele Justice (1987); Máquina Mortífera (1987); Ela Vai Ter um Bebê (1988); Ação Total (1988); Anjo Pecador (1988); Duro de Matar (1988); Eles Vivem (1988); Bill & Ted - Uma Aventura Fantástica (1989); A Arena da Morte (1989); Chuva Negra (1989); O Grande Anjo Negro (1990); Em Algum Lugar no Futuro (1990); Garantia de Morte (1990); A Arma Perfeita (1991); Massacre no Bairro Japonês (1991); Rajada de Fogo (1992); Fuga Mortal (1993);Top Gang 2! A Missão (1993); O Último Grande Herói (1993); Um Tira da Pesada III (1994); O Sombra (1994); Double Dragon (1994); Fuga de Los Angeles (1996); Raven - A Volta dos Dragões Negros (1997); Assassinos Substitutos (1998); Godzilla (1998);  Máquina Mortífera 4 (1998);  O Escorpião Rei (2002);  Este é Sledge - Uma História não Contada (2005); Forbidden Warrior - Guerreiros Imortais (2005); Awesome Asian Bad Guys (2014);  Death By Midnight (2020)

Fontes:
Guia de Video Nova Cultural
New York Times 
IMDB
Jornal do Brasil
Jornal O Globo

2 comentários:

  1. Assisti "Duro de matar" na integra esses dias no FX. É um filmaço!!!

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Marcelo Cândido.
    Realmente, o filme é muito bem realizado e nos dias atuais continua como um grande filme ou como você bem disse: "um filmaço". Muito obrigado por comentar e um grande abraço.

    ResponderExcluir

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre