quarta-feira, 2 de setembro de 2015

O NEVOEIRO / THE MIST (2007) - ESTADOS UNIDOS



UM DOS FINAIS MAIS POLÊMICO DOS ÚLTIMOS ANOS

Uma tempestade irrompe na noite e obriga uma família a se refugiar no porão da casa. No dia seguinte, vários estragos são percebidos e uma estranha névoa é vista vindo da montanha. David (Thomas Jane) é um desenhista / designer de cartazes de cinema. Ele, seu filho e seu vizinho pouco amigável, Brent Norton (Andre Braugher), vão até a cidade comprar suplementos antes que acabem. Não há luz, os telefones estão desligados e passam por um comboio de carros do exército. Enquanto todos fazem suas compras na principal loja da cidade, a estranha névoa avança com várias pessoas correndo desesperadas. Uma delas é Dan Miller (Jeffrey DeMunn), que informa que algo perigoso se encontra no nevoeiro. As pessoas escutam gritos, a loja é fechada e o nevoeiro já não permite visualizar à longa distância. O pavor começa a se instalar. Uma mulher (Melissa McBride) pede ajuda para sair e ir salvar seu filhos pequenos que ficaram sozinhos em casa, mas todos se negam a se arriscarem, a obrigando a partir sozinha e desaparecendo em meio ao estranho nevoeiro. 
David vai no depósito, nos fundos  da loja, verificar o gerador e percebe algo tentando entrar. Chama quatro pessoas, mas estes além de não acreditarem resolvem levantar  a grade e verificar o que impede o gerador de funcionar até que tentáculos surgem da névoa e atacam o grupo. David e o grupo tentam informar aos que ali estão, mas estes acham que eles estão histéricos ou aprontando uma brincadeira. Quando todos descobrem que realmente há algo horrível e mortal no nevoeiro, grupos começam a surgir: os que acreditam no apocalipse, tem em Mrs. Carmody (Marcia Gay Harden) sua líder, uma fanática religiosa que acredita ser a escolhida para salvar o seu rebanho. O segundo grupo, apoia-se no descrente advogado Brent que não acredita em nada, seja científico ou religioso e desconfia de todos. O terceiro grupo apoia David, que é mais precavido e acompanha os acontecimentos. O restante das pessoas vão migrando para o grupo que mais se identificam de acordo com que a história avança. Com o surgimento de criaturas nunca vistas antes e extremamente perigosas que invadem a loja e atacam Sally (Alexa Davalos), Mrs Camody começa a ganhar força. E aqueles que se opõem às suas crenças percebem que podem estar em um perigo ainda maior.


O Nevoeiro é um filme do diretor Frank Darabont (de “Um Sonho de Liberdade e “A Espera de Um Milagre”) adaptado do livro de  Stephen King. O filme se inicia com uma névoa, apresenta conflitos e inclui estranhas e mortais criaturas. Há muita coisa a ser dita a respeito deste filme, uma delas é que aborda as características do ser humano frente ao perigo. Darabont escalou um ótimo elenco e os colocou em um confinamento frente a uma ameaça desconhecida e frente aos seus pares. O resultado é uma ótima discussão de como as pessoas se transformam em situações limítrofes e de que como escolhas mudam tudo. Há a líder religiosa que insufla o medo e invoca o Antigo Testamento vinculando os sucessivos acontecimentos à ira de Deus.  Como conhece de cor a Bíblia, para cada acontecimento, ela tem na ponta da língua uma passagem bíblica para citar e cria um culto que começa a formar uma histeria coletiva. Conforme o grupo cresce e os acontecimentos se formam, muitas pessoas preferem não raciocinar ficando mais confortável seguir quem apresenta uma convicção mais ferrenha. E é Mrs Camody quem começa a criar pensamentos de expiação dos pecados pelos infiéis (ou seja, quem reza contra a sua cartilha) e até de sacrifício humano. O primeiro sacrificado é um homem atirado para fora da loja e subjugado por uma criatura. O segundo será alguém que não tenha se convertido. Brent cria o grupo dos incrédulos, dos que não aceitam esperar pelo que pode acontecer. Ele vai sair na marra e provar que o medo não leva à nada. Brent é um homem da cidade que vive em uma localidade do interior. Acha que todos querem tirar proveito dele e que o invejam por ter tido uma carreira bem sucedida como advogado famoso. Beira a neurose. Já esteve em litígio com David que o processou e qualquer palavra errada do desenhista pode por fim a breve amizade criada pelas circunstâncias. Já David percebe, após a saída do grupo de Brent, que ficar e enfrentar Mrs Camody é um risco tão grande quanto estar lá fora, ainda mais com um filho para proteger. A ideia de seu grupo é fugir, levando algum mantimento, pois a loja não parece mais um mais um lugar tão seguro, que pode até ser destruído pelas criaturas (a frente da loja são de janelas de vidro), mas os fanáticos já tem outros planos para o seu grupo. Essa discussão comportamental nos leva a muitas reflexões e pode ser utilizado por alguns como um objeto de estudo do comportamento humano frente às adversidades. E temos a questão das escolhas, a famosa "porta A ou porta B". A decisão tomada não tem volta pode ser morte ou pode ser salvação. Sair do local antes que criaturas mais mortais invadam ou manter-se no local e se defender de todas as maneiras esperando ajuda? Enfrentar seus pares ou aventurar-se contra o desconhecido? Tentar voltar para suas casas e salvar os que lá ficaram ou manterem-se seguros dentro da loja? Um filme de escolhas ....


Outro fator interessante é que só são mostrados por inteiro os seres menores. Os maiores, astuciosamente, Darabont preferiu mostrar partes, como uma criatura que tem tentáculos e captura um jovem. ou quando puxam a corda de um dos que saíram e recebem parte do corpo deste e a corda arrebentada. Este artifício funcionou muito bem, pois o telespectador são sabe o que são e como são estas criaturas e o cérebro funciona normalmente preenchendo lacunas onde cada um imagina sua própria criatura terrível. As criaturas que invadem a loja são apenas interessantes e funcionam para dar uma narrativa mais dinâmica às cenas de ação. As que são encontradas na loja de medicamentos foram bem planejadas e realmente meteriam medo em qualquer um que cruzasse com elas. As grandes criaturas aparecem no final, com o intuito de causar uma sensação de desesperança, derrota. E são o ponto alto do filme. Os efeitos neste momento não foram economizados e ficaram muito bem na tela 


Aliás, se há algo que se deve citar como o elemento mais controverso do filme é o seu final. A produção resolveu reescrevê-lo e criar um dos finais mais politicamente incorretos e ousados dos últimos anos. É um final inesquecível, que dividirá espectadores. Independente da controvérsia, o último minuto é ainda mais impactante quando o espectador percebe o que acontece depois. É um final que o espectador pode adivinhar uns minutos antes, mas a última cena ninguém espera. Por isso aqueles que gostam de finais mastigados e que não necessitem de ter de pensar depois que termina, poderão achar o filme ruim.


O fato de David ser um desenhista ficou muito interessante, pois mostra, nas cenas iniciais, o artista fazendo um desenho e no fundo podemos ver os cartazes de vários filmes, entre eles, do filme de John Carpenter “O Enigma do Outro Mundo”, passando a impressão de que David o teria desenhado (pouco provável por sua idade e o filme ser da década de 80) ou a admiração, em forma de homenagem, do diretor ao filme.


O Elenco, como já dito, foi uma ótima escolha. Thomas Jane (de “O Justiceiro”) está ótimo na pele do pai que não é um herói, que tem suas dúvidas e medos e que tentará manter a racionalidade sob todos os aspectos, mas nem sempre as coisas são como deveriam. Temos três atores que fizeram parte, com Darabont, do seriado "The Walking Dead": Laurie Holden (Amanda), Jeffrey DeMunn (Dan Miller) e Melissa McBride (a mãe do início que sai a procura das crianças). Um grande acerto do diretor foi não ter provocado um envolvimento romântico entre David e Amanda, pois além de não fazer sentido por ambos serem casados, a história perderia sua força (no livro há esse envolvimento). Como já dito, Marcia Gay Harden brilha no papel da fanática e temos William Sadler como o homem da pequena cidade que tem inveja de David, provoca uma briga e muda de lado conforme a situação (a cena de quando Davis sai da loja mostra que ele o inveja pela audácia). Toby Jones é o empregado da loja que assume o papel de detentor da única arma de fogo do grupo. Os demais atores aparecem bem, mas são pouco conhecidos do grande público.


Darabont que dirigiu, co-produziu e adaptou o livro fez um filme de terror muito interessante e um roteiro muito bem explicado sobre a origem do nevoeiro e das criaturas. Desde o início do filme já tem-se uma ideia do que pode ter ocorrido, mas as coincidências  com o que Mrs. Carmody narra, deixam o espectador em dúvida.


O Nevoeiro é um filme que, depois de assistido, dificilmente será esquecido, principalmente pelo seu final ame ou odeie, sem meio termos. Há anos não vejo um filme com um final tão polêmico e ousado. Para quem gosta de filmes do gênero é uma grande pedida, pois possui bons efeitos, roteiro, artistas e direção. E é pouco provável que vejamos um diretor ser tão corajoso em seu final. Pois, se pensarmos bem, quantos estúdios bancariam tal final, sabendo que poderia destruir sua bilheteria? Pela coragem de fazer um filme que foge às regras dos grandes estúdios de agradar seu público, através de exibições testes que obrigam diretores a realizarem o fim que os produtores desejam e não a liberdade de concepção do diretor, este filme merece ser visto sendo um grande exemplo de um filme que deu ao seu diretor a liberdade de entregar a obra que idealizou.



Trailer:


Curiosidades:
O ator Samuel Witwer que faz o soldado apaixonado pela caixa participou do seriado Walking dead como o soldado Zumbi morto dentro do tanque de guerra.


O ator Juan Gabriel Pareja também participou do seriado the Walking Dead como membro do grupo na primeira temporada.


Os atores William Sadler e Jeffrey DeMunn trabalharam nos filmes: “A Espera de um Milagre “, “Um Sonho de Liberdade” e “Cine Majestic” todos do Diretor Darabont. 


Jeffrey DeMunn trabalhou em todos os filmes do diretor Darabont.


Cartaz:






















Dead Can Dance - The Host of Seraphim (Canção do Final do Filme)






Filmografia Parcial:

Thomas Jane









Buffy - A Caça-Vampiros (1992); Nemesis - O Exterminador de Andróides (1992);O Corvo: A Cidade dos Anjos (1996); Sem Limite (1997); A Outra Face (1997); Boogie Nights: Prazer Sem Limites (1997); Do Fundo do Mar (1999); Magnólia (1999); Sob Suspeita (2000); Além da Linha Vermelha (1998); O Apanhador de Sonhos (2003); O Justiceiro (2004); O Nevoeiro (2007); A Era da Escuridão (2008); A Máquina (2015).

Marcia Gay Harden









Unidos pelo Destino (1994); Duro de Espiar (1996); Cowboys do Espaço (2000); Na Natureza Selvagem (2007); O Nevoeiro (2007); O Corajoso Coração de Irena Sendler (2009); O Substituto (2011); Cinquenta Tons de Cinza (2015); Cinquenta Tons Mais Escuros (2017); Cinquenta Tons de Liberdade (2018); Como Defender um Assassino (seriado 2015-2020)

Andre Braugher (1962-2023)









Tempo de Glória (1989); As Duas Faces de Um Crime (1996); Alta Frequência (2000); Poseidon (2006); Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado (2007); O Nevoeiro (2007); O Apostador (2014);  Lei & Ordem: Unidade de Vítimas Especiais (seriado 2011-2015); Lei & Desordem (2013-2021)

Laurie Holden









Álibi para um Suspeito (1989); Mercenários da Morte (1995); Cine Majestic (2001); Quarteto Fantástico (2005); Terror em Silent Hill (2006); O Nevoeiro (2007); Debi & Lóide 2 (2014); The Walking Dead (2010-2013); Debi & Lóide 2 (2014); The Americans: Rede de Espionagem (seriado 2017-2018); Proven Innocent (seriado 2019)

William Sadler











Os Incríveis Wallendas (1978); Projeto Secreto - Macacos (1987); K-9 - Um Policial Bom Pra Cachorro (1989); Difícil de Matar (1990); Duro de Matar 2 (1990); Bill e Ted - Dois Loucos no Tempo (1991); Freaklândia: O Parque dos Horrores (1993); Um Sonho de Liberdade (1994); Nadando Contra a Corrente (1998); À Espera de um Milagre (1999); O Som do Coração (2007); O Nevoeiro (2007); Jesse Stone: Tempo de Despertar (2007); Jesse Stone: Gelo Fino (2009); Jesse Stone: Sem Remorso (2010); Jesse Stone: Inocentes Perdidos (2011); Jesse Stone: O Benefício da Dúvida (2012); Homem de Ferro 3 (2013); Machete Mata (2013); A Procura da Liberdade (2014); Jesse Stone: Perdido no Paraíso (2015).

Jeffrey DeMunn









Ressurreição (1980); Na Época do Ragtime (1981); Frances (1982); A Morte Pede Carona (1986); A Bolha Assassina (1988); Atraiçoados (1988); Blaze - O Escândalo (1989); A Casa das Almas Perdidas (1991); Um Sonho de Liberdade (1994); Cidadão X (1995); Fenômeno (1996); Turbulência (1997)À Espera de Um Milagre (1999); O Nevoeiro (2007); Queime Depois de Ler (2008); Identidade Paranormal (2010); Bastidores de um Casamento (2011); The Walking Dead (2010-2012).


Toby Jones









Orlando - A Mulher Imortal (1992); Os Miseráveis (1988);  Joana D'Arc (1999); O Violinista que Veio do Mar (2004); O Despertar de Uma Paixão (2006); O Nevoeiro (2007); Cidade das Sombras (2008); Frost/Nixon (2008); W.(2008); O Ritual (2011); Capitão América: O Primeiro Vingador (2011); O Espião Que Sabia Demais (2011); Poder Paranormal (2012); Jogos Vorazes (2012); Branca de Neve e o Caçador (2012); Jogos Vorazes: Em Chamas (2013); Capitão América 2: O Soldado Invernal (2014); No Rastro da Bala (2014); Serena (2014); O Homem que viu o Infinito (2015); Jogos Vorazes: A Esperança - O Final (2015); Morgan (2016); Atômica (2017).

Melissa McBride









Mutant Species (1995);  Vivendo com o Perigo (1997); Seqüestro e Fuga (1997); Piratas da Informática: Piratas do Vale do Silício (1999); Meninos de Deus (2002); O Nevoeiro (2007); Uma Chance para Viver (2008); The Walking Dead (seriado 2010 - 2022)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre