PRODUÇÃO DE BAIXO ORÇAMENTO, MAS
QUE IMPRESSIONA
Num futuro
não definido Sam Bell (Sam Rockwell) é um empregado de uma companhia chamada
Lunar Industries, responsável por retirar da camada lunar um gás que gera
energia limpa para o planeta terra. Seu contrato de três anos o deixa solitário
na base lunar, recendo esporadicamente gravações da esposa com sua pequena
filha e de seus patrões. As gravações chegam com atraso devido a problemas de
recepção, impedindo que ocorram transmissões ao Vivo. Perto de encerrar seu
contrato, Sam começa a ter visões que acabam por distraí-lo e que o envolvem em
um grave acidente distante da base. Para sua surpresa ele acorda dentro da base
e descobre que fora resgatado por uma pessoa que, estranhamente, se parece
muito com ele. Ao conversar com essa pessoa recebe a informação de que o robô
recebe instruções em tempo real da terra.
Em seu primeiro longa, Duncan Jones (que também escreveu a história)
entregou uma produção enxuta que até surpreende por ter custado em torno de 5
milhões de dólares, o que equivale a 10% do que Robert Downey Jr. recebeu em
Homem de Ferro 3 e Os Vingadores. Mas os cenários que se veem na tela chamam a
atenção. O espectador pode reclamar do ritmo da história, mas os efeitos foram
muito bem elaborados pelo trio Garth Gutteridge; Peter Hutchinson e Stuart
Prior que parecem em produções famosas como "No Limite do Amanhã",
"O Procurado", "Batman Begins" e "Star Wars: Episódio
I - A Ameaça Fantasma".
Sam
Rockwell que "surgiu" no mainstream cinematográfico no excelente
"À Espera de um Milagre" simplesmente é a força motriz do filme. Sua
atuação é excelente ao ter que desenvolver personagens idênticos em aparência e
bem distintos em personalidade. Rockwell nos faz acreditar (com excelentes
truques de montagem) de que existem dois atores em cena que se unem para a
solução de um grande enigma.
Falando
em enigma, o enredo propositadamente trabalha num ritmo mais cadenciado.
Buscando inspiração no clássico "2001: Uma Odisseia no Espaço", temos
algumas tomadas silenciosas e aparentemente monótonas, mas que compõe
exatamente aquilo que a ideia central propõe: uma homem solitário, com um robô
(na voz do ator Kevin Spacey) a lhe auxiliar, passar instruções e tentar
um diálogo lógico.
Sua vontade torna-se crescente em encerrar o contrato e voltar para o seu lar,
mas o surgimento desse novo personagem coloca em xeque tudo que até então
acreditava e sua própria identidade passa a ser um mistério. Quem é o
desconhecido ? Quais suas intenções ? O que tudo isso significa ? Como lidar
com o seu passado e principalmente, o seu futuro? A história é lenta no início,
mas ganha dramaticidade e, aos poucos, descortina o mistério que envolve o
trabalho de Sam e qual o seu principal papel nessa história insólita.
Lunar
não é um filme para todo tipo de público. É uma produção inglesa, com uma
história que segura o espectador gradativamente. Nada de batalhas, lutas ou o
corre-corre dos filmes americanos. Está mais para uma produção europeia. É
voltada para aqueles que se alimentam de produções mais requintadas, onde se
pode apreciar o bom cinema. Filme pouco divulgado, mas que deve ser visto por
quem gosta de cinema de qualidade.
Trailer:
Curiosidades:
Kevin
Spacey, que faz a voz do robô GERTY, já conquistou dois Oscars por "Os
Suspeitos"(1995) e "Beleza Americana" (1999). Kevin leu o roteiro e concordou em dar voz a GERTY, mas apenas quando o filme terminasse e se ele gostasse. Tendo adorado, ele gravou suas falas em meio dia.
Duncan Jones é filho do falecido cantor / ator David Bowie.
As cenas da lua ao ar livre foram filmadas usando efeitos práticos (pequenos modelos). As filmagens ocorreram durante 8 dias de acordo com a revista Cinefex de julho de 2009.
O filme foi escrito para Sam Rockwell, que Duncan Jones queria escalar em um filme diferente, mas Jones e Rockwell nunca chegaram a um acordo sobre qual papel ele deveria interpretar. Porque ele queria tanto trabalhar com Rockwell, ele criou este filme para ele.
Filmado durante uma greve de roteiristas, que fez com que a maioria das outras produções dos estúdios Shepperton fossem encerradas. O diretor Duncan Jones diz que conseguiu várias pessoas de primeira classe na equipe por causa da calmaria.
O filme se passa em 2035.
Os quatro ceifeiros são apelidados de Mateus, Marcos, Lucas e João - correspondendo aos quatro primeiros livros do Novo Testamento na Bíblia. Durante a sessão de perguntas e respostas pós-exibição no Festival de Cinema de Sundance, o roteirista Nathan Parker disse que só precisava de quatro nomes; nenhum simbolismo particular foi pretendido.
O filme faz várias referências a 2001: Uma Odisséia no Espaço (1968), de Stanley Kubrick. GERTY parece e soa semelhante ao HAL 9000. Eles também têm um ponto semelhante: HAL é vermelho e GERTY é azul. Este filme coreografa cenas no espaço com música clássica, assim como Kubrick fez.
A "missão de resgate" que Sam está esperando se chama Eliza. ELIZA era um programa de computador da década de 1960 criado pelo M.I.T. que imitava conversar com um operador humano à maneira de um terapeuta ou psicólogo. Esta é uma referência obscura, mas obviamente apontada para GERTY no filme. Suas respostas banais às declarações e perguntas de Sam são muito parecidas com as que ELIZA costumava fornecer.
Para se preparar para o filme, Sam Rockwell assistiu Perdidos na Noite (1969) e Gêmeos - Mórbida Semelhança (1988).
Quando Sam está cuidando das pequenas plantas, ele se refere a uma delas como "Ridley", enquanto outra é rotulada como "Kathryn", uma provável referência a Ridley Scott e Kathryn Bigelow, que também dirigiram filmes de ficção científica.
Rosie Shaw ("Little Eve") é filha de Gary Shaw, o diretor de fotografia.
Apareceu na lista da Entertainment Weekly de "Os 50 melhores filmes que você nunca viu", na edição de 16 de julho de 2012.
Os motores dos veículos não podiam ser ouvidos, pois não há atmosfera na lua.
Pouco antes de Sam partir para a Terra, ele está carregando um objeto cilíndrico debaixo do braço esquerdo. No comentário do diretor, Duncan Jones diz que é um recipiente de armazenamento contendo US $ 15 milhões em Hélio 3, e que vendê-lo permitiria a Sam viver bem na Terra durante seus 3 anos de vida. Este ponto da trama não entrou no corte final.
Cartaz:
Filmografia Parcial:
Sam Rockwell
Noites
Violentas no Brooklyn (1989); As Tartarugas Ninjas (1990); O Dono da
Noite (1992); Basquiat - Traços de Uma Vida (1996); À Espera de um
Milagre (1999); Heróis Fora de Órbita (1999); As Panteras (2000);
Confissões de Uma Mente Perigosa (2002); O Guia do Mochileiro das
Galáxias (2005); Joshua: O Filho do Mal (2007); O Assassinato de Jesse
James pelo Covarde Robert Ford (2007); Frost/Nixon (2008); Lunar (2009);
Estão Todos Bem (2009); Homem de Ferro 2 (2010); Cowboys & Aliens
(2011); Sete Psicopatas e um Shih Tzu (2012); Poltergeist: O Fenômeno
(2015); Três Anúncios Para um Crime (2017); Blue Iguana (2018);
Backseat (2018).
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