sexta-feira, 3 de abril de 2020

A EXPERIÊNCIA / SPIECES (1995) - ESTADOS UNIDOS


IMPERATIVO BIOLÓGICO

Em 1974 cientistas enviaram uma mensagem ao espaço com informações sobre o planeta, seus habitantes e sequências de DNA humano. 20 anos depois chega a surpresa: a mensagem foi respondida  com instruções para a produção de energia não poluente, ou seja, energia limpa (demonstração de boa vontade) e instruções de uma combinação de DNA humano com alienígena. Após vários testes em óvulos humanos, dois são selecionados e um é fecundado sendo levado ao desenvolvimento. Uma criança híbrida, chamada Sil (Michelle Williams), é desenvolvida, mas consegue escapar do laboratório antes "encerrarem o experimento". Xavier Fitch (Ben Kingsley),  chefe do laboratório, reúne uma equipe bem distinta para recuperar a criança: o sensitivo / empata Dan (Forest Whitaker); o antropólogo Arden (Alfred Molina), o mercenário treinado pela marinha Press (Michael Madsen) e a bióloga molecular Laura (Marg Helgenberger). Só que descobrem algo aterrador: Sil é predadora e está crescendo em ritmo acelerado, se transformando em uma linda e sensual jovem (Natasha Henstridge) passando a desejar o acasalamento e reprodução da espécie. Uma experiência secreta do governo que acaba em pesadelo.


Um dos grandes erros da ficção científica dos anos 90 foi tentar se vender como filme de ação. Exetuando-se "Aliens, o Resgate" e "O Exterminador do Futuro 1 e 2" a maioria não logrou muito sucesso nessa empreitada cuja premissa era bem bolada, mas o filme em si mal explorado.  A Experiência fica no meio termo dessas afirmações, pois a partir de um custo de 35 milhões de dólares, arrecadou 60 milhões (para os americanos, se não fizer o dobro não se pagou) nos Estados Unidos, mas internacionalmente o filme foi muito bem o que gerou uma bilheteria global de 130 milhões, além de mais três continuações entre 1998 e 2007, uma mais fraca que a outra. A crítica especializada não gostou do filme, mas dizem que o motor propulsor do filme ficou por conta da beleza da estreante Nastasha que personifica a alienígena adulta que passa a executar um jogo de gato e rato com a equipe, enquanto procura um parceiro ideal para acasalamento com direito a alguma nudez. Ou seja: uma ficção-científica, recheada de ação com uma pitada de erotismo. O público deu o respaldo. Mas o filme é bom?



O diretor Roger Donaldson lançou ao estrelato Kevin Costner com o ótimo filme “Sem Saída”, sua melhor direção até hoje e aqui soube conduzir o filme de forma que mantivesse o espectador preso ao seu desfecho, mas não foi muito feliz ao tentar desenvolver os personagens da estória. Dennis Feldman, o roteirista, havia escrito “O Rapto do Menino Dourado” para Mel Gibson, em outro contexto, mas o filme ficou bom com Eddy Murphy. Aqui Feldman atribuiu a ideia do roteiro a um ensaio que lera, na época, de Arthur C. Clarke que dizia que as distâncias estelares eram tão grandes e que viagens mais rápidas que a luz eram tão improváveis que realmente não haveriam viagens espaciais. Então o escritor pensou que poderia haver comunicações na velocidade da luz e que poderíamos receber instruções através do vazio do espaço para construir algo que faria sentido. Com uma pitada de ação, de bons efeitos e sensualidade o filme poderia fazer bonito nas bilheterias. A ideia de um hibrido humano / alien que é criado em laboratório e vai crescendo, se tornando uma bela mulher a seduzir homens, é interessante. Há idéias criativas como o metabolismo acelerado da criança e a jovem saindo do casulo. Ou quando Sil se olha no espelho e seu rosto parece conter vermes. Quando a criatura finalmente se transmuta há uma boa apresentação de efeitos o que tornou-a bem interessante. Mas o grande atrativo está em seu elenco de atores conhecidos.


Há o grupo bem diferente entre si: Forest Whitaker (ganhador do Oscar por "O Último Rei da Escócia") não recebeu um bom papel, seu sensitivo ficou estranho com falas sem sentido: ele chega num local onde há um corpo e diz “ela esteve aqui” ou quando dá a dica à Press que Laura está interessada nele (o público e o resto da equipe já haviam percebido meia hora antes). Michael Madsen, com seu Press, está muito bem como um agente do governo (que provavelmente atua fora das vistas) que tentará destruir a criatura a qualquer custo. Teve uma ótima química com Marg Helgenberger ( de CSI), a bióloga Laura que tentar desvendar como a criatura está se desenvolvendo. Marg tenta rivalizar um pouco com Natasha no sentido sensualidade, mas com personalidades completamente distintas. Sua beleza também chamou a atenção. Alfred Molina (de "Homem Aranha" 2) como antropólogo é outro cujo papel ficou subutilizado, só tendo um um bom momento (e crucial) para a estória. Ben Kinsley (ganhador do Oscar por "Gandhi") tenta fazer o que pode com o personagem que lhe deram, mas nem parece líder da equipe: perdido, não se importa de sacrificar um membro da equipe inutilmente se for preciso e é o incauto que não desconfia dos propósitos de um raça que envia instruções de cruzar um DNA humano com alienígena. Aliás, um dos melhores momentos  é quando Laura e Press conjecturam o porquê de uma raça inteligente, capaz de reconhecer cadeias de DNA, enviar uma criatura para nos destruir. Será que eles perceberam que os seres humanos, durante sua história, povoaram a terra de forma predatória eliminado outras espécies sem qualquer preocupação? De certa forma, nós somos uma espécie perigosa e conquistadora.


A Experiência é um filme que prende pelo famoso elenco, pela movimentação, por Natasha e bons efeitos a cargo do tarimbado Richard Edlund (“Guerra nas Estrelas”; “Os Caçadores da Arca Perdida”, “Os Aventureiros do Bairro Proibido” ; “Duro de Matar”;  “Ghost: Do Outro Lado da Vida”, “Mestres do Universo”; “Alien 3” ...). Um filme que anda meio esquecido, mas que ainda vale a pena rever.

Trailer:



Curiosidades:
Durante a produção, a MGM optou por não filmar a sequência "trem do pesadelo" para manter os custos baixos. H.R. Giger não estava disposto a aceitar isso, no entanto, então ele gastou cem mil dólares de seu próprio dinheiro para financiar a sequência.

Para a cena em que Sil "nasceu" do casulo, a parte do trem foi construído de cabeça para baixo. Natasha Henstridge, totalmente nua e coberta com o lubrificante foi empurrada através do casulo, e a foto foi virada de cabeça para baixo depois, para conseguir o efeito de sua queda

Xavier Fitch (Sir Ben Kingsley) diz que o sinal alienígena foi recebido pelo radiotelescópio de Arecibo exatamente dezenove anos após a transmissão de uma mensagem de saída. Como as transmissões viajam na velocidade da luz, isso significa que o sistema solar alienígena fica a aproximadamente nove anos-luz da Terra. Existem duas estrelas prováveis ​​candidatas, Sirius e Luyten 726-8A.

Xavier Fitch (Sir Ben Kingsley) diz que o sinal alienígena foi recebido pelo radiotelescópio de Arecibo exatamente dezenove anos após a transmissão de uma mensagem de saída. Como as transmissões viajam na velocidade da luz, isso significa que o sistema solar alienígena fica a aproximadamente nove anos-luz da Terra. Existem duas estrelas prováveis ​​candidatas, Sirius e Luyten 726-8A.

SIL" é na verdade S1L, a célula médica no laboratório onde o DNA foi cultivado.

Quando Sil assiste à televisão no motel, ela passa por diferentes canais e todos mostram várias coisas que ela fará mais tarde no filme. Como fazer sexo, trocar de cabelo, mostrar o corpo, etc.

Michelle Williams não gosta deste filme, devido à quantidade de bullying que recebeu depois que foi lançado.

Em agosto de 1995, uma mulher chamada Madelyne Tolentino, de Canóvanas, Porto Rico, teria visto o chupacabra, que supostamente havia matado vários animais nos últimos meses. Tolentino mais tarde admitiu que ela realmente descreveu Sil, a criatura deste filme, e acreditava que os eventos descritos estavam realmente acontecendo em sua cidade.

Foi oferecido a Pierce Brosnan uma parte deste filme, mas declinou devido a conflitos de agendamento com 007 Contra GoldenEye (1995). Ele trabalhou com Roger Donaldson em O Inferno de Dante (1997). Andrzej Bartkowiak foi o diretor de fotografia dos dois filmes.

Duas continuações alternativas de quadrinhos foram publicadas - "Species: Human Race", da Dark Horse Comics, com um alien masculino, e o especial de 2005 "Species: Offspring", da Avatar Press, com a própria Sil.

Uma versão preliminar do roteiro fez o jovem Sil matar calmamente um taxista amigável. Em um esforço para manter a simpatia do público por sua personagem (e para tornar o assassinato do carregador mais chocante), a cena foi alterada para Sil matando um vagabundo em legítima defesa depois que ele tenta atacá-la.

A versão original, apenas para efeitos, da cena do pesadelo de Sil, em que ela sonha em si mesma em sua forma alienígena, acasalando-se com um alienígena masculino, tem vinte minutos de duração e é muito mais detalhada e gráfica. H.R. Giger (1940–2014), que projetou alguns dos efeitos para o filme, adorou a versão original sem cortes da cena, e odiava que fosse apenas alguns segundos e mal editada. 

Giger teve algumas outras sugestões para o final, uma das quais incluiu um final muito maior e mais cheio de ação em um cinema drive-in mostrando Alien (1979), de Ridley Scott, um filme no qual Giger (Departamento de Arte) também trabalhou. Nesse final, os militares combateram Sil com helicópteros e Laura acabou matando Sil explodindo sua cabeça com um lança-foguetes. Depois que ela é morta, o bebê de Sil se arrastou para fora dela, mas também morreu, seja por explosão ou por ser espancado até a morte por um dos soldados.



Trilha Sonora:
Say You're Gonna Stay -  Darryl D'Bonneau
Keep Hope Alive - The Crystal Method 
Come Into My Life - Joyce Sims
Enchanted - Enchanted
Take Me - Lattanzi featuring Crystal Taliefero
If You Don't Know Me By Now -  Siedah Garrett

Cartazes:


















Filmografia Parcial:
Natasha Henstridge











A Experiência (1995); Adrenalina (1996); Risco Máximo (1996); Seita Da Morte (1998); A Experiência II: A Mutação (1998); Bela Donna (1998); Meu Vizinho Mafioso (2000); Matadora de Aluguel (2000); Fantasmas de Marte (2001); Fuga Alucinada (2002); As Espiãs (seriado 2002 a 2004); Meu Vizinho Mafioso 2 (2004); A Experiência III (2004); A Viúva da Colina (2005); A Lista: Você Está Livre Hoje? (2008); Eli Stone (seriado 2008 a 2009); O Círculo Secreto (2011 a 2012); Uma Aventura Animal (2013); Touro Indomável 2 (2016); Bem-Vinda a Manhattan (2016); Inconceivable (2016); Diggstown (seriado 2019 a 2020); Against The Wild III: The Journey Home (2020); Blindsided (2020)



Ben Kingsley:












Gandhi (1982); Bugsy (1991); Quebra de Sigilo (1992); Dave - Presidente Por um Dia (1993); Lances Inocentes (1993); A Lista de Schindler (1993); A Morte e a Donzela (1994); Caça ao Terrorista (1997); Regras do Jogo (2000); O Som do Trovão (2005); Xeque-Mate (2006); A Última Legião (2007); Expresso Transiberiano (2008); Ilha do Medo (2010); Príncipe da Pérsia: As Areias do Tempo (2010); A Invenção de Hugo Cabret (2011); O Ditador (2012); Homem de Ferro 3 (2013); Ender's Game: O Jogo do Exterminador (2013) ; O Físico (2013); Refúgio do Medo (2014); Sem Retorno (2015).



Michael Madsen











Jogos de Guerra (1983); Adeus à Inocência (1984); Um Homem Fora de Série (1984);  Mate-me Outra Vez (1989); Thelma & Louise (1991); Free Willy (1993); A Fuga (1994); Wyatt Earp (1994); A Experiência (1995);  Free Willy 2 - A Aventura Continua (1995); O Preço da Traição (1996); Donnie Brasco (1997); Experiência II - A Mutação (1998); A Vingança de um Pistoleiro (2000); Sob Fogo Cruzado (2000); 007 - Um Novo Dia Para Morrer (2002); 44 Minutos  (2003); Kill Bill: Volume 1 (2003); Kill Bill: Volume 2 (2004); Sin City: A Cidade do Pecado (2005); Todo Mundo em Pânico 4 (2006); Estrada para o Inferno (2006); Inverno Profundo (2008); Kill Bill: The Whole Bloody Affair (2011); Pecados Mortais (2012); Tráfico Humano (2015); Os Oito Odiados (2015);


Marg Helgenberger











Ryan's Hope (seriado 1982 a 186);  Depois da Meia-Noite (1989); Além da Eternidade (1989); Justiça a Qualquer Preço (1990); O que os Olhos Não Vêem, o Coração Sente (1992); Jeito de Cowboy (1994); Os Bad Boys (1995); A Experiência (1995); Sem Limite (1997); Ameaça Subterrânea (1997); O Preço Da Ambição (1997); A Experiência II: A Mutação (1998); Promessa Mortal (1999); Erin Brockovich, uma Mulher de Talento (2000); Instinto Secreto (2007); CSI: Investigação Criminal (2000 a 2013); Juntos Para Sempre (2019); All Rise (seraido 2019 a 2020)


Forest Whitaker












Picardias Estudantis (1982); Em Busca da Vitória (1985); A Cor do Dinheiro (1986); Platoon (1986); Tocaia (1987); Bom Dia, Vietnã (1987); O Grande Dragão Branco (1988); Um Rosto Sem Passado (1989); Perigosamente Harlem (1991); Hospital de Heróis (1992); Traídos pelo Desejo (1992); Os Invasores de Corpos - A Invasão Continua (1993); Contagem Regressiva (1994); Prêt-à-Porter (1994); A Experiência (1995); Fenômeno (1996); Ghost Dog (1999); A Reconquista (2000); Na Mira do Inimigo (2000); O Quarto do Pânico (2002); Por Um Fio (2002); A Fraude (2005); O Último Rei da Escócia (2006); O Grande Debate / O Grande Desafio (2007); Ponto de Vista (2008); Os Reis da Rua (2008); O Efeito da Fúria (2008); Repo Men: O Resgate de Órgãos (2010); Detenção (2010); Assassinos de Aluguel (2012); O Último Desafio (2013); Zulu (2013); Busca Implacável 3 (2014); Nocaute (2015); A Chegada (2016); Rogue One (2016); Pantera Negra (2018).


Alfred Molina











Os Caçadores da Arca Perdida (1981); Ladyhawke - O Feitiço de Áquila (1985);  O Amor Não Tem Sexo (1987); Nunca Sem Minha Filha (1991);Um Sonho de Primavera (1991); Caninos Brancos 2: A Lenda do Lobo Branco (1994); Maverick (1994); O Esconderijo (1995); A Experiência (1995); O Senhor das Drogas (1995); Mojave - Sob o Luar do Deserto (1996); Boogie Nights: Prazer Sem Limites (1997); O Homem Que Sabia de Menos (1997); Magnólia (1999); Assassinato no Expresso Oriente (2001); Frida (2002); Identidade (2003); Lutero (2003); Homem-Aranha 2 (2004); O Código Da Vinci (2006); A Pantera Cor de Rosa 2 (2009); Príncipe da Pérsia: As Areias do Tempo (2010); O Aprendiz de Feiticeiro (2010); O Falsificador (2012); Nós Nunca Teremos Paris (2014);  Olhos da Justiça (2015);King: Uma História de Vingança (2016); Breakable You (2017)


Michelle Williams












Lassie (1994); A Experiência (1995); Viajantes do Futuro (1995); Halloween H20: Vinte Anos Depois (1998); Nunca Fui Santa (1999); Geração Prozac (2001); Dawson's Creek  (1998 a 2003); O Segredo de Brokeback Mountain (2005); Não Estou Lá (2007); A Lista: Você Está Livre Hoje? (2008); Sinédoque, Nova York (2008); Ilha do Medo (2010); Sete Dias com Marilyn (2011); Oz: Mágico e Poderoso (2013); Suite Francesa (2014); Manchester à Beira-Mar (2016); Todo o Dinheiro do Mundo (2017); Sexy por Acidente (2018); Venom (2018); Depois do Casamento (2019); Venom 2 (2020)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre