terça-feira, 1 de março de 2016

FÚRIA DE TITÃS / CLASH OF THE TITANS (1981) - REINO UNIDO / ESTADOS UNIDOS



MITOLOGIA E RAY HARRYHAUSEN

O rei da cidade de Argos envia para a morte sua filha e o filho que ela carrega, Perseus (Harry Hamlin). A criança é filha de Zeus (Laurence Olivier 1907-1989) que, em vingança, solicita a Poseidon, o rei dos mares, que solte Kraken, uma enorme criatura que vive no fundo do mar, para que destrua a todos na cidade. Poseidon (Jack Gwillim 1909 -2001) cumpre a ordem e leva mãe e filho à uma ilha onde Perseus poderá crescer normalmente. 


Enquanto Zeus zela por seu preferido, resolve punir o jovem Calibos (Neil McCarthy 1932 -1985), filho humano da Deusa dos Mares Tetis (Maggie Smith), por ter cometido atrocidades e exterminado seus cavalos alados, restando apenas Pegasus. Mesmo com o pedido de clemência da Deusa, Zeus resolve transformar Calibos em uma criatura com aspecto demoníaco. Tetis, em represaria, retira o jovem Perseus de seu refúgio e o coloca na cidade de Joppa para que possa conhecer os perigos do mundo. Lá encontra um ator de teatro, Ammon (Burgess Meredith 1907- 1997),  que percebe ser este um escolhido dos Deuses.  Perseu conhece Andrômeda (Judi Bowker) filha da rainha Cassiopéia (Siân Phillips). Após resolver um enigma que impedia a jovem de escolher um pretendente, Perseus prepara o seu casamento com a jovem princesa, só que Tetis consegue um pretexto para condenar a jovem a ser acorrentada em uma rocha e morrer nas mãos do Kraken, uma vingança por Zeus ter deformado seu filho que estava prometido à Andrômeda. Perseu parte em uma aventura com Ammon e um punhado de soldados da rainha à procura de uma saída para deter o Kraken, o titã,  aparentemente invencível. Sua jornada incluirá Pegasus e uma simpática coruja de metal enviada pelos deuses.

    
Roteirizado por Beverley Cross (1931–1998) responsável, entre outros, pelos filmes Simbad e o Olho do Tigre (1977) e Jasão e o Velo de Ouro (1963) e tendo como grande nome Ray Harryhausen (1920 -2013), o mago dos filmes de fantasia, que utilizava a técnica de  animação stop-motion , Fúria de Titãs foi uma produção anglo-americana que fez sucesso à sua época, devido ao grande elenco (que ainda incluía Ursula Andress) e uma direção (não tão segura) a cargo do diretor Desmond Davis e aos já citados efeitos especiais.


Fúria de Titãs foi filmado na técnica chamada Dynarama, que consistia em fazer filmagens quadro-a quadro de bonecos e inseri-los nas cenas com os atores. O resultado hoje pode soar como fajuto, mas na época era uma novidade que chamava a atenção e, de certa maneira, Harryhausen influenciou gerações de profissionais da área a buscarem novos efeitos e aperfeiçoá-los. Como exemplo temos as animações “Uma Cilada para Roger Rabit” e “Space Jam” que , apesar de serem desenhos, seguiam a ideia de mesclar personagens com atores. Não há como negar que os mais antigos se lembrarão de Pegasus,  o kraken , a Medusa e a coruja Bubo que chegou a criar discussões se seria ou não incluída na refilmagem de 2010.  O filme foi direcionado ao público infanto-juvenil da época e fez muito sucesso em suas reprises na tevê onde a Sessão da Tarde apresentava sempre bons filmes.

   
O elenco talvez seja o grande responsável por esta produção ter ido tão longe. Laurence Olivier como Zeus era o grande nome do cinema inglês e hoje considerado como um dos melhores atores de todos os tempos. Sua atuação ficou bem abaixo de seu potencial, limitando a fazer um papel de um ser egocêntrico que não aceita que ninguém lhe dite ordens (não muito diferente da mitologia). Harry Hamlin, como Perseu, funciona até certo ponto e garante bons momentos com seu personagem. Ursula Andress, uma das atrizes mais belas do cinema e imortalizada no filme “007- O Satânico Dr. No” na cena em que sai das águas de biquíni, limita-se a apenas passear em cena com uma ou duas frases. Ursula e Hamlin viviam um romance, que culminou em um filho em 1980. O restante do elenco é pouco conhecido entre os brasileiros, mas que já foram vistos em produções importantes.

    
A grande diferença deste filme para o remake de 2010 é o motivo: nesse filme a razão pela qual Perseus passa por toda sorte de desafios é o amor. Antigamente era absolutamente normal que o herói fizesse de tudo para salvar o amor de sua vida. Nos tempos atuais o motivo mudou para vingança: com o endurecimento e distanciamento do ser humano das coisas comuns e dos relacionamentos,  a indústria cinematográfica resolveu buscar no sentimento de vingança o apelo correto para que as massas se interessem por suas produções. Dificilmente vemos filmes de ação em que o mote seja o sentimento por amor ou altruísmo. Tudo tem que ser por vingança ou justiça pelas próprias mãos. O personagem principal é injustiçado ou tem a família morta ou morre alguém que ele ama. Aí sim, um motivo para ele ir à forra. Filmes de ação com romance não são mais o interesse da sociedade atual, que foi criada sob um apelo mais agressivo que faça sentido ao que se assiste. O cinema como fantasia hoje é visto como “bobagem”, produções como krull não funcionariam num mundo onde overdoses de ação violência são inseridas para chocar e trazer retorno financeiro.

      
O roteiro também modifica algumas situações. Utilizando a ideia de que o futuro já é predeterminado por uma divindade, vemos Zeus utilizando peões como se a vida humana fosse apenas um grande jogo e um capricho dos deuses gregos. Zeus dá a Perseus um capacete de invisibilidade, uma espada que corta até mármore e um escudo. Tudo isso com falas de que “no momento certo” elas terão sua utilidade. Com se não bastasse essa prerrogativa, o roteirista resolveu utilizar uma “licença poética” (o famoso "quando você erra é porque não sabe, quando o erro é de um escritor famoso é licença poética") quando Kraken é inserido na trama. O nome refere-se a uma lula gigante que atacava navios que poluíam o mar e os navios piratas no mar da Noruega, ou seja, mitologia nórdica. Outras inconsistências: na mitologia grega Perseus conhece Andrômeda após derrotar a Medusa. Calibos não pertence a mitologia grega e deve ter sido inserido para dar um motivo ao encontro prematuro do casal apaixonado. Perseus não dominou Pegasus com uma corda. Na mitologia, quando o jovem mata Medusa seu corpo é jogado ao mar e a junção do sangue da Medusa ao oceano nasce Pegasus, filho de Medusa e Poseidon. Pegasus foi domesticado por Athena. Na verdade não há nenhum titã no filme. O cão de duas cabeças é uma referência a Cérbero que possuía três cabeças. A ideia de trazer uma coruja mecânica foi uma grande ideia: atraía o público infantil e mexia com a imaginação de uma geração que ainda via criaturas mecânicas como uma novidade em filmes do gênero.  

         
Fúria de Titãs tem seus méritos, conseguindo manter o seu charme para quem viveu essa época e não estranha os efeitos desse período. Se esta versão pode ser considerada como tendo tido uma boa história e efeitos precários, a versão de 2010 abusou em efeitos, mas se esqueceu de colocar por trás uma boa história. Sendo assim dá para colocar o refrigerante com a pipoca e relembrar os tempos em que o cinema era mais ingênuo.

Trailer do Filme:






Curiosidades:
Laurence Olivier ganhou o Oscar de melhor ator por Hamlet; um Oscar Honorário por Henry V e, em 1978, outro pelo Conjunto da Obra.  O ator morreu, de câncer no estômago, aos 82 anos.

Em Portugal recebeu o título de "Choque de Titãs"

Harry Hamlin fez a voz de Perseus no game" God of War II"

Maggie Smith ganhou 2 Oscars: A Primavera de uma Solteirona e Califórnia Suíte (1979). A atriz foi casada com o produtor Beverley Cross entre 1975 e 1998.

Ursula Andrews ainda é a mais famosa Bond Girl dos filmes de 007.

O ator Neil McCarthy, que fez Calibos, só foi filmado da cintura para cima. As demais cenas foram feitas através da técnica de Harryhausen. O ator faleceu aos 53 anos de Esclerose Lateral Amiotrófica.


Pat Roach (Hephaestus) ficou conhecido como o homem que luta com Harrison Ford na cena que ele tenta roubar um avião em Os Caçadores da Arca Perdida 

Último filme da atriz Flora Robson (1902-1984)  que faz uma das bruxas cegas.

 












O orçamento do filme ficou em 15 milhões de dólares e sua arrecadação (nos EUA) em 41 milhões de dólares

Burgess Meredith no seriado Batman  e na franquia Rocky

Pinguim do Seriado Batman
 O Treinador de Rocky Balboa












Maggie Smith em Mudança de Hábito e Harry Porter

Mudança de Hábito
Harry Potter


Judi Bowker em Irmã Sol , Irmã Lua

Irmão Sol, irmão Lua









Ursula Andress  em O Satânico Dr. No

007 Dr No












Cartaz do Filme:






















Filmografia Parcial:
Harry Hamlin:











O Rei da Montanha (1981); Fúria de Titãs (1981);  Fazendo Amor (1982); A Grande Jogada (1983); Maxie (1985); Os Mistérios de Laguna (1987); Uma Mulher Misteriosa (1990); Intenções Assassinas (1991); L.A. Law (seriado 1986 a 1991); O Doce Abraço da Morte  (1993);  Sangue Amargo (1994); Salve-me (1994); Maré Assassina (1994); Uma Rival Perigosa (1995); Badge of Betrayal (1997); A Trupe dos Farsantes (1998); Um Forasteiro na Cidade  (1998); O Melhor de Todos os Natais (1998);  Quarantine (2000); Perfume (2001); Mistério no deserto (2002);  L.A. Law: The Movie (2002); Veronica Mars: A Jovem Espiã (seriado 2004 -2006); Programa Animal (2008); Perigosa Atração (2012); Coração Sangrento (2015); A Intrometida (2015); Touro Indomável 2 (2016); Entrelinhas (2017); No Alternative (2018);

Laurence Olivier (1907 -1989):

 









O Divórcio de Lady X (1938); O Morro dos Ventos Uivantes (1939);  O Morro dos Ventos Uivantes (1939); Rebecca, A Mulher Inesquecível (1940); Orgulho e Preconceito (1940); Invasão de Bárbaros (1941); Henrique (1944); Hamlet (1948); Ricardo III (1955); Spartacus (1960); Othello (1965); As Sandálias do Pescador (1968); As Aventuras de David Copperfield (1970); Os Amantes de Lady Caroline (1972); Maratona da Morte (1976); Jesus de Nazaré  (1977); Meninos do Brasil (1978); Drácula (1979); Fúria de Titãs  (1981); Rei Lear (1983); Os últimos Dias de Pompéia (1984 mini-série); Caçado pelos Cães de Guerra (1986).
    
                                      
Jack Gwillim (1909-2001):

 








Salomão e a Rainha de Sabá (1959); Afundem o Bismarck (1960); Circo dos Horrores (1960); Lawrence da Arábia (1962); Jasão e o Velo de Ouro (1963); 007 Contra a Chantagem Atômica (1965); O Homem Que Não Vendeu Sua Alma (1966); Casino Royale (1967); Patton -Rebelde ou Herói? (1970);  Cromwell, O Homem de Ferro (1970); Furias de Titãs (1981); Antony and Cleopatra (1984); Encontro às Escuras (1987); Deu a Louca nos Monstros (1987); Uma Razão Para Viver (1991); Blue Shark Hash (2001)
   
                           
Maggie Smith

 









Othello (1965); A Primavera de uma Solteirona (1969); Assassinato por Morte (1976); Morte Sobre o Nilo  (1978); Uma Janela para o Amor  (1985);  Hook: A Volta do Capitão Gancho  (1991); Mudança de Hábito (1992); O Jardim Secreto  (1993); Mudança de Hábito 2: Mais Confusões no Convento (1993); Richard III (1995); Harry Potter e a Pedra Filosofal (2001); Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban (2004); O Violinista que Veio do Mar (2004); Harry Potter e o Cálice de Fogo  (2005); Harry Potter e a Ordem da Fênix (2007); Harry Potter e o Enigma do Príncipe (2009); Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 2  (2011); O Exótico Hotel Marigold (2011);  O Quarteto (2012);  Minha Querida Dama (2014); O Exótico Hotel Marigold 2 (2015); A Senhora da Van (2015); Downton Abbey (seriado 2010 -2015); Downton Abbey (2019); A Boy Called Christmas (2021); Downton Abbey 2 (2021);  A German Life  (2022)
                                                                

Neil McCarthy (1932 -1985)

Seriado inglês Os Vingadores
 






 

Armadilha a Sangue Frio (1960); Zulu (1964); A Colina dos Homens Perdidos (1965); O Desafio das Águias (1968); 7 Vezes 7 (1969); De Olho na Esposa (1972); Brigada da Morte (1976); A Incrível Sarah (1976); O fabuloso Ladrão de Bagdá (1978); O Clube dos Monstros (1981); Fúria de Titãs (1981); Os Bandidos do Tempo (1981) e várias participações em séries

Burgess Meredith (1907- 1997)











Batman - O Homem Morcego (1966); As Torturas do Dr. Diábolo (1967); O Ouro de Mackenna (1969); O Dirigível Hindenburg (1975); A Mansão Macabra (1976); Rocky: Um Lutador (1976); A Sentinela dos Malditos (1977); Golpe Sujo (1978); Rocky II: A Revanche (1979); Rocky III: O Desafio Supremo (1983); No Limite da Realidade (1983)(voz); Dois Velhos Rabugentos (1993); Dois Velhos Mais Rabugentos (1995)            
                   

Judi Bowker

 









Irmão Sol, Irmã Lua (1972); Dr. Jekyll and Mr. Hyde (1973); The Adventures of Black Beauty (seriado 1972-1973); Drácula (1977); Fúria de Titãs (1981); O Declínio dos Anos Dourados (1985); Anna Karenina (1985); 10 Arenas of Marwood (2011); Tales of Albion (2016)  e participações em telefilmes e seriados.
    
                           
Ursula Andress 

 









 

O Satânico Dr. No (1962); Seresteiro de Acapulco (1963); Pesadelo ao Sol (1965);  A Deusa da Cidade Perdida (1965); Que é que Há, Gatinha? (1965); Crepúsculo das Águias (1966);  Chamas da Paixão (1966);  Casino Royale (1967);  Estrela do Sul (1969);  O Golpe da Pantera (1970);  Sol Vermelho (1971);  África Express (1975);  Os Amores e as Loucuras de Scaramouche (1976);  Duplo Assassinato (1977);  Busca sem Fim (1978); O Quinto Mosqueteiro (1979);  Fúria de Titãs (1981); Liberdade, Igualdade, Revolução (1985); Cremaster 5 (1997);  Die Vogelpredig (2005)

               
                                  
As animações de Ray Harryhausen

Jasão e os Argonautas
As Novas Viagem de Simbad
Harryhausen


Simbad Contra o Olho do Tigre















             
                             

4 comentários:

  1. caramba tinha 12 anos quando li o Globo segundo caderno ( quem lê jornal hoje com 12 anos ?)falando desse filme e fiquei numa grande expectativa .o filme passou no cinema da minha rua (madureira) e não me decepcionei . burguês Meredith era um grande nome no.elenco também muito.conhecido por Rocky. judi bower muito bonitab. alguem sabe se era ela mesma nua na.cena do banho ? grandes e boas lembranças.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dizem que foi a mesma atriz que interpretou a Danea(Vida Taylor), mae de Perseus, que fez a cena de Andromeda saindo do banho de costas e em seguida mostrando o perfil do corpo levemente, em seguida a tomada de frente ja e de Judi Bowker totalmente coberta. ATT Carlosto

      Excluir
    2. Boa tarde Carlosto.
      Vida Taylor (como Danae mãe de Perseus) fez apenas três filmes, sendo este o último e não há quase nenhuma informação a respeito da atriz como sua origem, idade ou se ainda está viva. Até onde consegui apurar, a situação mais provável é que a atriz Judi Bowker realmente tenha usado um "dublê de corpo" na cena. Há especulações que Vida Taylor também teria usado. Mas, na cena dela, em particular, penso que seria muito difícil tal fato ter ocorrido visto que os efeitos não eram tão avançados naquela época. Ainda assim, obrigado por trazer a informação do que pode ter realmente ocorrido. Muito obrigado pelo comentário e volte sempre. Um grande abraço

      Excluir
  2. Bom dia (você esqueceu de citar seu nome)
    Fúria de Titãs foi um filme muito admirado à época e o elenco repleto de estrelas escondeu os furos da estória. Mas como você mesmo disse, não decepciona. É um filme muito querido por quem era criança na época ou estava entrando na adolescência. Realmente, Burgess Meredith já era um ator bem conhecido no meio, mas sua participação nos três primeiros Rocky o tornou ainda mais conhecido. Quanto a atriz Judi Bowker, que faz Andrômeda, provavelmente foi interpretada por uma "dublê de corpo" muito usado na indústria por atores e ou atrizes que preferem não fazer cenas de nudez. A atriz estava com 27 anos na época.
    Muito obrigado pelo comentário e um grande abraço.

    ResponderExcluir

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre