domingo, 16 de maio de 2021

TUDO POR UMA ESMERALDA / ROMANCING THE STONE (1984) - ESTADOS UNIDOS / MÉXICO


UMA PRODUÇÃO QUE ALAVANCOU CARREIRAS

Joan, (Kathleen Turner) uma tímida e solitária escritora de livros de thriller românticos de sucesso, recebe uma ligação de que sua irmã Elaine (Mary Ellen Trainor) foi sequestrada na Colômbia e está nas mãos de uma dupla de bandidos em Cartagena. Eles exigem que ela leve um documento em troca da vida da irmã, mas há outros interessados nos tal documento, como o policial corrupto e ex-torturador Zolo  (Manuel Ojeda), que planeja se apossar do papel antes da dupla. Joan entra na perigosa aventura da vida real sendo propositadamente desviada de seu caminho por Zolo, indo parar no interior do país. Perdida e sem direção, seu destino se cruza com o aventureiro e contrabandista americano Jack Calton (Michael Douglas), um mercenário que aceita levá-la de volta ao seu destino original em troca de dinheiro. A dupla passa a ser perseguida por Zolo e Ralph (Danny DeVito), um dos bandidos que está com a irmã de Joan, em meio à selva sem que Jack saiba, inicialmente, que Joan possui um mapa que revela a localização de uma grande e preciosa esmeralda.

Tudo por uma Esmeralda foi um tremendo sucesso de público, mas não necessariamente de crítica. A partir de um orçamento de 10 milhões, o filme rendeu na América 76 milhões com uma renda mundial de 86 milhões. Foi a oitava maior bilheteria do ano.  Só que havia algo bem interessante: os estúdios Twentieth Century Fox não acreditavam no filme, nem no diretor Robert Zemeckis que vinha do filme "Febre da Juventude" (1978) e “Carros Usados” (1980), tanto que estava escalado para dirigir "Cocoon" sendo despedido, após o público teste responder negativamente ao filme de Douglas e Turner, passando para as mãos de Ron Howard (mas essa é uma outra história). Zemeckis, então, fez mudanças substanciais. O filme foi encurtado, e o material após a descoberta do avião acidentado foi amplamente eliminado. Novas cenas foram escritas e filmadas.  O diretor se mostraria talentoso: faria a ótima trilogia “De Volta Para o Futuro” (devido o sucesso de Tudo por Uma Esmeralda), “Uma Cilada Para Roger Rabbit”, “Forrest Gump: O Contador de Histórias” (onde levou o Oscar); “Contato”; “Náufrago” entre outros. Um dos produtores era o próprio Michael Douglas que comprou o roteiro por US $ 250.000 da escritora Diane Thomas. Na época ela trabalhava como garçonete em Malibu. Infelizmente, um ano depois, viria a falecer em um acidente de carro. O filme gerou uma continuação que não obteve tanto retorno financeiro: “A Jóia do Nilo” (1985) e uma terceira parte, "The Crimson Eagle", que chegou a ser desenvolvida, mas não foi levada adiante. Nessa aventura, Jack e Joan, junto com seus dois filhos, iriam para a Tailândia e seriam chantageados para roubar uma estátua preciosa. Curiosamente o título original do nosso filme em questão, "Romancing the Stone" é um jargão dos joalheiros americanos, referindo-se a uma etapa na preparação de uma gema para uso em joalheria. 

Há muito se diz que Tudo por uma Esmeralda (1984) fora criado tendo como base "Os Caçadores da Arca Perdida" (1981). Embora a história tenha sido escrita por Diane Thomas e vendida em 1979, o roteiro não seria produzido até 5 anos depois. Mas nenhum dos filmes é uma cópia do outro, apesar de que a Fox aproveitou o sucesso de Spielberg para lucrar. E sabendo que o filme fracassou nas audiências testes, sendo refeito, talvez seja mais fácil de entender porque Clint Eastwood, Paul Newman (achou excessivamente violento), Stallone (preferiu fazer "Rhinestone: Um Brilho na Noite" - um claro erro), Jack Nicholson, Burt Reynolds e Christopher Reeve recusaram o papel de Jack T. Colton, antes de Michael Douglas relutantemente aceitar. E também porque Bob Hoskins recusou o papel de Ralph. Da parte feminina, Jessica Lange (queria um papel sério), Lesley Ann Warren e Debra Winger (envolvida com o premiado "Laços de Carinho") recusaram o papel de Joan. Basta imaginar como seria o filme com esses atores / atrizes e percebemos que o produto seria bem diferente do visto nas telas. 

As filmagens não foram nada fáceis: chuvas torrenciais, deslizamentos de terra (que deu a Turner uma lesão com vários pontos) e de penhascos próximos à equipe, lama e insetos. Sobrou até para Douglas que segurou o rabo de um crocodilo que lhe desferiu dois poderosos golpes no rosto. O jacaré estava com a mandíbula fechada com arame e fugiu mergulhando na baía após atacá-lo. Os (irmãos) treinadores mergulharam na baía em busca do réptil sem saber que o arame tinha se soltado. O crocodilo pegou a mão de um dos treinadores girando e o levando-o para o fundo. O irmão deste, mergulhou e abriu a boca do jacaré para resgatá-lo. O rapaz só não perdeu a mão porque o jacaré mordeu o Rolex !. 

Mas, afinal, qual o real motivo da fórmula ter funcionado em Tudo por uma Esmeralda? Há vários elementos, mas os principais seriam: uma aventura romântica, na qual a dupla de atores apresentou uma ótima química aliado a um Danny DeVito inspirado; uma caça ao tesouro, com mapas e pedras preciosas que sempre envolve o público; situações humorísticas com personagens bem originais; as locações exóticas (nas selvas ao redor de Vera Cruz e Hidalgo; as Cordilheiras Xico; as estradas de Barraca Grande; as selvas de El Arenal, a aldeia de Tonayam e a Fortaleza de San Juan de Ulua, na cidade de Vera Cruz) que trouxeram certo ar de originalidade ao filme (foi filmado no México e não na Colômbia) e uma aposta que deu um grande resultado: Robert Zemeckis. O filme começa de uma forma original que nos faz crer que será desenvolvido daquele modo. Depois temos a história situada em Nova York e, em seguida, transportada para a Colômbia onde tudo começa a acontecer. E há momentos divertidos: a casta heroína Joan atrapalhando o motorista de um pitoresco ônibus; o primeiro encontro de Joan com Jack, na qual a escritora pensa estar diante da personificação de seu heroico personagem Jesse para constatar que seu "guia" é bem diferente  (mas, claro, nem tanto); um vilão bem desenvolvido; o trambiqueiro Ralph tentando ser o "esperto" do quarteto, mas provando-se um cara realmente sem sorte, apesar de bom coração, no fim das contas. Fora o pitoresco traficante, amante da heroína Angelina, dos livros de Joane, que resolve lhes ajudar.  Esses elementos, aliados a uma montagem dinâmica, que nos prende no filme com cenas engraçadas na medida, evitando os exageros que levam muitas produções a perder o foco, transformaram o filme num sucesso alavancando a carreira de Michael Douglas, Kathleen Turner e Danny De Vito, que além de "A Jóia do Nilo" realizaram "A Guerra dos Roses" que quase não é mais exibido atualmente. 

Michael Douglas vinha do seriado de sucesso “São Francisco Urgente” (The Streets of San Francisco) e dos bons filmes “Síndrome da China” e “O Esquadrão da Justiça”. Fora produtor de “Um Estranho no Ninho”, filme que conquistaria 7 Oscars, e agora estava em seu primeiro filme de ação num personagem irritadiço, irônico e sarcástico, cuja ideia era mostrar mais energia do que sensibilidade. E funcionou como o contraponto perfeito a Joan. Posteriormente tornou-se um ator de sucesso em várias produções elogiadas. Kathleen Turner era conhecida como " a mulher mais desejada de Hollywood" pelo filme “Corpos Ardentes” ao lado de William Hurt e, agora, aos 30 anos, era uma aposta bem interessante numa personagem que começa introvertida e se transforma em uma mulher revestida de charme e beleza e  que usa seus romances (como ela gostaria de se ver) como forma de fuga. A atriz provou que era mais do que uma "femme fatale" e fez boas produções, logo após este filme. atualmente se divide entre cinema e TV. Danny DeVito já tinha uma boa bagagem em filmes, mas nenhum que o tornara ainda tão conhecido. Havia participado de “Um Estranho no Ninho” (em um pequeno papel) e fizera o seriado americano “Taxi” (1978-1983). A partir de “Tudo por uma Esmeralda” sua carreira alavancou e, curiosamente, há uma frase no filme, quando o trio está na caverna, na qual Ralph diz: "Agora mexa-se! Antes que Batman volte para casa". Oito anos depois, ironicamente, DeVito faria o papel de “O Pinguim” em “Batman: O Retorno” (1992). Zack Norman esteve bem como Ira, o parceiro muquirana de Ralph. Manuel Ojeda faz um papel de vilão que não mete medo, mas funciona com um destino bem próximo do “Capitão Gancho” de “As Aventuras de Peter Pan”. Mary Ellen Trainor, como a irmã de Joan, aparece pouco, mas está bem. Foi dito que teve participação na elaboração do roteiro (não creditada). Alfonso Arau (diretor de "Como Água Para Chocolate"), como o traficante colombiano Juan, em seu possante 4x4, conseguiu se destacar e suas cenas são um dos pontos altos do filme. O restante do elenco funciona a contento. 

Indicado ao Oscar de Melhor Edição, Tudo por uma Esmeralda deve ser encarado como fora projetado: um passatempo leve; implausível, com uma Colômbia retratada como uma selva sem lei (visão muito comum em Hollywood); e divertido. Direcionado para quem busca cinema por simples prazer, mas com ingredientes bem interessantes que o distingue de outras produções que trilharam o mesmo caminho, mas não lograram sucesso. O Filme ganhou o Globo de Ouro de Melhor Comédia ou Musical, e Turner levou para casa o Globo de Ouro de Melhor Atriz em Comédia ou Musical. Pode ser visto por muitos como um primo pobre de “Os Caçadores da Arca Perdida”, mas tem o seu charme próprio.


Trailer:



Curiosidades (contém spoilers):

Este foi o único roteiro produzido para a escritora Diane Thomas. Thomas morreu em um acidente de carro, enquanto trabalhava em um novo projeto de filme com Steven Spielberg no ano seguinte, cerca de sete semanas antes da estreia da sequência deste filme, "A Jóia do Nilo" (1985). Ela era uma passageira enquanto seu namorado dirigia um Porsche que Douglas comprou para ela como um presente de agradecimento. A Jóia do Nilo (1985) foi dedicado "Em Memória de" Thomas.

Na famosa cena da dança, Michael Douglas não sabia que estava sendo filmado. Ele estava dançando com Kathleen Turner e alguns figurantes, e ficou surpreso ao descobrir que Robert Zemeckis estava filmando o tempo todo.

O filme era originalmente para ser filmado na Colômbia, onde a história se passa. Porém, a vida imitou a arte, já que a Colômbia também sofreu um aumento nos sequestros de americanos, então a produção foi transferida para o México.

Michael Douglas ficou intrigado com o roteiro, apesar de alguma hesitação inicial, mas acabou sendo conquistado pela oportunidade de exibir as habilidades de escalada que havia aperfeiçoado na adolescência. Quando ele tinha cerca de 16 anos, Michael gostava de escalar rochas com seu pai durante os intervalos das filmagens de Spartacus (1960), que foi filmado principalmente no Vale da Morte, Califórnia.

Treva Silverman fez uma mudança sem crédito no roteiro, na tentativa de tornar Joan Wilder mais agradável. Ela mudou a cena de abertura para que a personagem tivesse um gato que ela adorasse, em vez de ficar sozinha.

O carro branco dirigido por Ralph é um Renault 4L. Na época, na Colômbia, era o carro mais vendido do país e era conhecido como o "amigo fiel" (El amigo fiel) nos comerciais de TV.

A marca e o modelo do caminhão em que Jack & Joan e o traficante escaparam era um Ford Bronco XLT 1982 preto. O nome do proprietário pintado com spray nele era "Pequena Mula".

A dublê de Kathleen Turner durante a cena do deslizamento de lama; Jeannie Epper, também foi dublê de Lynda Carter na série de televisão Mulher Maravilha (1975).

Manuel Ojeda foi escalado como Zolo com base em um papel anterior no filme Inferno Verde (1981).

Na sequência de abertura da cena final do último romance de Joan Wilder, a música utilizada é o tema de A Conquista do Oeste (1962).

O filme marcou o início da parceria do diretor Robert Zemeckis com o compositor Alan Silvestri. Desde então, Silvestri compôs a música de todos os filmes dirigidos por Zemeckis.

Os títulos de alguns dos romances de ficção romântica que Joan Wilder (Kathleen Turner) havia escrito eram "O Segredo Selvagem"; "Beijo perverso do amor"; "Os Ravagers"; "Passion's Lovely Lie" e "Treasures of Lust".

Pelo menos três roteiristas não credenciados retocaram e poliram o roteiro do filme.

O táxi aquático que Joan Wilder vai para encontrar Ira se chama "A Orca", que também é o nome do barco de Quint em Tubarão (1975). O diretor de Tubarão, Steven Spielberg, produziu o filme anterior do diretor Robert Zemeckis, Carros Usados ​​(1980). Zemeckis também co-escreveu Spielberg 1941: Uma Guerra Muito Louca (1979), que apresenta uma paródia de "Tubarão".

Incluído na lista de 2000 do American Film Institute dos 500 filmes indicados para os 100 melhores filmes americanos mais engraçados.

Incluído na lista de 400 filmes do American Film Institute de 2001, indicados para os 100 melhores filmes americanos de tirar o fôlego.

Michael Douglas foi indicado 11 vezes ao Globo de ouro, ganhando 4 vezes. Foi indicado 7 vezes ao Emmy Award, ganhando apenas uma vez. Conquistou dois Oscars : Um Estranho no Ninho (como produtor) e Wall Street: Poder e Cobiça0

Kathleen Turner foi indicada ao Oscar por Peggy Sue, Seu Passado a Espera (1986). Foi indicada 5 vezes ao Gloo de Ouro ganhando pelo filme A Honra do Poderoso Prizzi (1985)

Danny DeVito foi indicado ao Oscar de Melhor Filme (como produtor) para "Erin Brockovich, uma Mulher de Talento" (2000)

Mary Ellen Trainor faleceu em decorrencia de um câncer de pâncreas

No início do filme, o cabelo de Joan está em um coque apertado, e no final do filme seu cabelo está solto. Isso significa que, ao longo do filme, Joan se tornou mais corajosa e deixou suas barreiras caírem.

Jack Colton (Michael Douglas) cortou os saltos dos sapatos de Joan Wilder (Kathleen Turner). Oliver Rose (Michael Douglas) corta os saltos dos sapatos da mulher (Kathleen Turner) em A Guerra dos Roses (1989).

Pouco antes de Jack e Joan se encontrarem para jantar, um homem carregando uma maquete de um navio passa na frente de Jack, prenunciando o final.

A canção de Eddy Grant "Romancing the Stone" não teve destaque no filme (o solo de guitarra pode ser ouvido no fundo da cena em que Joan e Jack entram na casa de seu "fã" Juan) e não foi incluída no álbum da trilha sonora. Embora ele tenha sido contratado para escrever a música para o filme, os cineastas optaram por não usá-la. Quando o filme foi lançado e provou ser um grande sucesso, Eddy lançou a música sozinho. Um dos videoclipes produzidos para a música faz uso proeminente de filmagens de várias cenas do filme.



Cartazes:





Filmografia Parcial:

Michael Douglas







Quando Michael Chama ou Silêncio Quebrado (1972); Síndrome da China (1979); Michael X Michael (1979); O Esquadrão da Justiça (1983); Tudo por uma Esmeralda (1984); A Jóia do Nilo (1985); Atração Fatal (1987); Wall Street - Poder e Cobiça (1987); Chuva Negra (1989); A Guerra dos Roses (1989); Uma Luz na Escuridão (1992); Instinto Selvagem (1992); Um Dia de Fúria (1993); Assédio Sexual (1994); A Sombra e a Escuridão (1996); Refém do Silêncio (2001); Acontece Nas Melhores Famílias (2003); Sentinela (2006); Wall Street: O Dinheiro Nunca Dorme (2010); Homem-Formiga (2015); Homem-Formiga e a Vespa (2018).


Kathleen Turner







Corpos Ardentes (1981); O Médico Erótico (1983); Tudo por uma Esmeralda (1984); O Senhor das Águias (1984); Crimes de Paixão (1984); A Honra do Poderoso Prizzi (1985); A Jóia do Nilo (1985); Peggy Sue, seu Passado a Espera (1986); Júlia e Júlia (1987); Troca de Maridos (1988); Uma Cilada para Roger Rabbit (voz - 1988);  O Turista Acidental (1988); A Guerra dos Roses (1989); Bonita e Perigosa (1991); O Enigma das Cartas (1993); Dois Espiões e um Bebê (1993); Mamãe é de Morte (1994); O Jogo da Verdade (1995); Uma Loira de Verdade (1997); As Virgens Suicidas (1999); Cinderella (2000); Marley & Eu (2008); Californication ( seriado 2009); Nurse: A Enfermeira Assassina (2013); Debi & Lóide 2 (2014); Lovestruck (2019); O Método Kominsky (seriado 2019-2021)


Danny DeVito







Um Estranho no Ninho (1975); Com a Corda no Pescoço (1978); Laços de Ternura (1983); Tudo por uma Esmeralda (1984); O Campeão de Audiência (1984); Johnny, o Gângster (1984); A Jóia do Nilo (1985); Quem Tudo Quer, Tudo Perde (1986); Por Favor, Matem Minha Mulher (1986); Joga a Mamãe do Trem (1987); Irmãos Gêmeos (1988); A Guerra dos Roses (1989); Com o Dinheiro dos Outros (1991); Batman: O Retorno (1992); Hoffa - Um Homem, Uma Lenda (1992); Júnior (1994); O Nome do Jogo (1995); Matilda (1996);  Marte Ataca! (1996); Los Angeles: Cidade Proibida (1997); O Homem Que Fazia Chover (1997); As Virgens Suicidas (1999); Quem Não Matou Mona? (2000); O Assalto (2001); Austin Powers em o Homem do Membro de Ouro (2002); Peixe Grande e suas Histórias Maravilhosas (2003); Be Cool: O Outro Nome do Jogo (2005); A Última Aposta (2006); Um Natal Brilhante (2006); Virando a Mesa (2008); De Pernas Pro Ar (2010); O Comediante (2016); Dumbo (2019); Jumanji: Próxima Fase (2019)


Mary Ellen Trainor (1952–2015)







Tudo por uma Esmeralda (1984);  Os Goonies (1985); Máquina Mortífera (1987); Deu a Louca nos Monstros (1987); Ação Total (1988); Duro de Matar (1988); Os Fantasmas Contra Atacam (1988); Os Caça-Fantasmas 2 (1989); Máquina Mortífera 2 (1989); De Volta para o Futuro II (1989); Apache: Helicópteros Invencíveis (1990); Sem Limite para Vingar (1991); Grand Canyon: Ansiedade de uma Geração (1991); Máquina Mortífera 3 (1992); A Morte lhe Cai Bem (1992); Parker Lewis (seriado 1990 -1993); Os Puxa-Sacos (1994); Forrest Gump: O Contador de Histórias (1994); Congo (1995); Momento Crítico (1996); Máquina Mortífera 4 (1998); Em Qualquer Outro Lugar (1999); Arquivo Roswell (seriado 1999-2002); Vida que Segue (2002); Sexta-Feira Muito Louca (2003); Cake: A Wedding Story (2007).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre