quinta-feira, 13 de setembro de 2018

CENTURIÃO / CENTURION (2010) – REINO UNIDO / FRANÇA / ESTADOS UNIDOS




OS SETE ODIADOS

Grã-Bretanha, 117 D,C (século I). O Império Romano estende seus baços por um vasto trecho da Europa, porém um ponto mantém seu foco de resistência: Caledônia, um território setentrional da ilha da Grã-Bretanha, hoje Escócia, como conhecemos. Quintus Dias (Michael Fassbender), centurião, filho de um famoso ex-gladiador liberto, encontra-se na fronteira do conflito quanto é atacado pelos Pictos, tendo o pelotão morto e sendo aprisionado. Conseguindo escapar de seus captores é salvo pela Nona Legião do General Titus Flávio Virilus (Dominic West) que, posteriormente, acaba sendo emboscada e massacrada. Restam apenas Quintus, meia duzia de soldados e uma missão: resgatar  Titus Flávio das mãos inimigas. O plano dá errado e o filho do líder dos Pictos morre na empreitada. Agora estes homens precisam sobreviver a um inimigo sedento de sangue, liderados por uma guerreira e rastreadora muda, Etain (Olga Kurylenko), que tem suas próprias razões para odiar os romanos.


Mais uma tentativa de explicar o famoso desaparecimento da famosa Nona Legião Romana, até hoje motivo de especulações. Centurião é mais um filme que emerge para entrar nessa Seara que historiadores até hoje tentam uma resposta convincente. Só que o diretor Neil Marshall (também responsável pela história), diante de um orçamento bem modesto, resolveu aplicar seus recursos em outros aspectos do que a especulação em torno da legião perdida, relegando a segundo plano.

 
A intenção real por trás é ser um filme de combate e sobrevivência, girando em torno do personagem Quintus e seis soldados comuns (poderia até se chamar "Sete Homens e um Destino" - O cinema adora o número 7). E Marshall preenche suas estórias com mortes brutais e uma violência pra lá de sangrenta. Até aí tudo bem, se considerarmos, que em filmes de ação, relevâncias históricas nunca foram prioridades. Mas transformar o filme numa sucessão de perseguições durante quase toda a projeção foi uma boa ideia? Aí entra aquela grande questão: a que público o filme se dirige: Há públicos que desejam ação e violências reais e outros que desejam saber um pouco mais, ver mais conteúdo (mesmo que não fidedignos) como Gladiador  (passado em 180 D.C), Coração Valente , citando os mais célebres. Aí percepções geram críticas diversas e onde uns veem um ótimo filme outros veem como péssimo.



Há elementos interessantes? Sim. O filme mostra o início de uma construção de Muralha. Foi a "Muralha de Adriano" ("Hadrian's Wall"), construída a mando do imperador romano Públio Élio Trajano Adriano, cuja função primordial consistia em assinalar o limite ocidental (ou o "limite do mundo") dos domínios do Império Romano e atuar na prevenção de ataques de tribos como os Pictos e os Escotos (também conhecidos como Caledônios pelos romanos). Ok essa parte está mais esclarecida. Mas há alguns outros aspectos: não há como negar as belas locações e a excelente fotografia de Sam McCurdy (de 'Abismo do Medo" e "Cães de Caça" - ambos dirigidos por Marsall - "Hércules" e o novo seriado "Perdidos no Espaço");  a "Nona Legião Romana" desse filme, na batalha, é muito pequena (basta comparar com a cena inicial de Gladiador). Poucos recursos, poucos homens;  humanizar os personagens foi algo bem elogiável,  nada de homens em feitos nobres ou quase impossíveis, apenas um grupo de soldados tentando voltar pra casa; o sub-enredo romântico me pareceu fora de contexto, mas o diretor viu um porquê nessa história; aí vem a parte que deve ter dado o beijo da morte no filme: os romanos são citados como assassinos, invasores, saqueadores, estupradores e os Pictos como uma resistência à submissão e escravidão, E esperavam que os espectadores ficassem ao lado dos romanos? Por isso muitos gostaram mais da personagem da guerreira Picto. Há outros fatores como inconsistências histórias, figurinos, formação de combate romano, mas que a produção não tinha grana pra dar um ar de originalidade. Há quem veja uma metáfora da ocupação americana no Iraque


O elenco é muito bom. Michael Fassbender é um ótimo ator e ganhou mundo. Ficou famoso na franquia X- Men, como o Jovem Magneto e na nova franquia Alien: Prometheus e Alien Convenant. Ele convence bem como o guerreiro romano. Olga Kurylenko (007 - Quantum of Solace) está ótima como a guerreira implacável. Dominic West foi outro que entregou um ótimo trabalho como o general capturado. O ator Liam Cunningham tinha feito "Cães de Caça" do diretor e vem atuando muito bem no seriado "Games of Thrones". Seu papel não é de muita relevância, mas se destaca. Curiosamente, até os anos 80, Cunningham era eletricista, só entrando na profissão de ator nos anos 90. Riz Ahmed, como Tarak, esteve em "O Abutre", "Rougue One" e estará em "Venon" (2018). O diretor Neil Marshall  faz uma breve aparição como o arqueiro no “Muro de Adriano”. O restante do elenco está bem e a maioria já esteve em grandes produções.


Centurião (aquele que comanda uma centúria, ou seja, cem soldados) é um filme vigoroso. Talvez com uma pretensão de ser um épico e uma proposta de continuação que nunca houve por não ter se pagado o investimento. Tem bons momentos, apela pra brutalidade, ignora aspectos que dariam mais consistências, mas sabiamente cercou-se de um elenco excelente que segura o filme com suas atuações. É um filme que divide opiniões, mas que pode ser apreciado se a consistência histórica for ignorada. Passatempo interessante e divertido.

Trailer:






Curiosidades:
Neil Marshall e seu diretor de fotografia Sam McCurdy passaram cerca de dois anos discutindo o visual do filme antes de realizá-lo. Uma coisa sobre a qual eles eram inflexíveis era que deveria ser filmado no local e longe de uma tela verde.

Neil Marshall filmou em condições tão difíceis que alguns membros do elenco sofreram problemas de saúde. Como está escrito no Independent: Noel Clarke recuperou-se do congelamento. JJ Feild parou de fumar por causa da hipotermia. Michael Fassbender sobreviveu correndo sem camisa em temperaturas abaixo de zero. 

Os pictos no filme estão falando gaélico escocês. Nenhum registro escrito da língua pictórica existe, mas os historiadores acreditam que a linguagem moderna mais semelhante à deles é o galês. No entanto, o diretor Neil Marshall achava que os telespectadores ficariam confusos com uma tribo na Escócia falando galês. 

No roteiro original, foi revelado que Etain (Olga Kurylenko) seria a meia-irmã de Arianne (Imogen Poots) e foi ela quem lhe marcou o rosto. Após a batalha no forte Etain escaparia, e quando Quintus retornasse para encontrar Arianne no final do filme, haveria uma brutal briga entre os três em que Arianne  mataria Etain. A história e o final da história foram removidos pelos produtores antes das filmagens.

Os pictos geralmente não usavam roupas. No entanto, como o filme estava sendo filmado nas selvas da Escócia, nas profundezas do inverno, foi decidido que eles deveriam usar alguma coisa.

A Legião Perdida (2011) quase pode ser vista como uma continuação deste filme, pois retoma o mesmo enredo sobre a 9ª Legião 23 anos depois, quando o filho do general volta para encontrar a verdade sobre o desaparecimento da Legião e coletar o Eagle Standard.

Uma das influências de Neil Marshall foi Warrios - Os Selvagens da Noite (1979), de Walter Hill. É por isso que Hill recebe agradecimento nos créditos finais.  

As armaduras dos centuriões romanos eram feitas de fibra de vidro.

David Morrissey ficou conhecido como "o Governador" no seriado "The Walking Dead"


Filmografia Parcial:

Michael Fassbender











300 (2006); Sem Saída (2008); Bastardos Inglórios (2009); Renascido das Trevas (2009); Centurião (2010); Jonah Hex - Caçador de Recompensas (2010); X-Men: Primeira Classe (2011); Shame (2011); Prometheus (2012); 12 Anos de Escravidão (2013); X-Men: Dias de um Futuro Esquecido (2014);12 Anos de Escravidão (2014); Steve Jobs (2015); X-Men: Apocalipse (2016); A Luz Entre Oceanos (2016); Assassin's Creed (2016); Alien: Covenant (2017); Boneco de Neve  (2017); X-Men: Fênix Negra (2019)

Olga Kurylenko 


 








Paris, Te Amo (2006); A Marca da Serpente (2006); Hitman: Assassino 47 (2007); Max Payne (2008); 007 - Quantum of Solace (2008); Lado a Lado com Um Assassino (2009); Centurião (2010); Segredos da Paixão (2011); Perseguição Implacável (2012); Sete Psicopatas e um Shih Tzu (2012); Oblivion (2013); Academia de Vampiros: O Beijo das Sombras (2014); November Man: Um Espião Nunca Morre (2014); Lembranças de um Amor Eterno (2016); A Morte de Stalin (2017); O Último Suspiro (2018); The Man Who Killed Don Quixote (2018); Johnny English Strikes Again (2018); 15 minutes de guerre (2018); L'Empereur de Paris (2018); Jane Millen (2018) 

Dominic West
 


Richard III (1995); Star Wars: Episódio I - A Ameaça Fantasma (1999); Rock Star (2001); Chicago (2002); O Sorriso de Mona Lisa (2003); 300 (2006); Hannibal, a Origem do Mal (2007); O Justiceiro: Em Zona de Guerra (2008); Através do Tempo (2009); Centurião (2010); O Retorno de Johnny English (2011); John Carter: Entre Dois Mundos (2012); Orgulho e Esperança (2014); O Mestre dos Gênios (2016); Procurando Dory (2016); The Square: A Arte da Discórdia (2017); Tomb Raider: A Origem (2018); 

Liam Cunningham 




No Limite da Inocência (1992); Lancelot - O Primeiro Cavaleiro (1995); Paixão Proibida (1996); A Revelação (2001); As Aventuras da Família Robinson (2002); Dog Soldiers - Cães de Caça (2002); Ventos da Liberdade (2006); Fome (2008); A Múmia: Tumba do Imperador Dragão (2008); Caçadores de Vampiros (2009); Vingança Entre Assassinos (2009); Harry Brown (2009); Centurião (2010); Fúria de Titãs (2010); A Informante (2010); Borboletas Negras (2011); Cavalo de Guerra (2011); Protegendo o Inimigo (2012); Códigos de Defesa (2013); A Infância de um Líder (2015); Game of Thrones (seriado 2012 a 2017)


David Morrissey









Afogando em Números (1988); Robin Hood, o Herói dos Ladrões (1991); Terra d'Água (1992); Segredos da Vida (1994); O Representante (1998); A Carta da Morte (2000); O Capitão Corelli (2001); Stoned - A História Secreta dos Rolling Stones (2005); Fora de Rumo (2005); Instinto Selvagem 2 (2006); A Colheita do Mal (2007); A Outra (2008); Investigação de Risco (2009); O Garoto de Liverpool (2009); Centurião (2010); Macbeth (2011); Inimigos de Sangue (2013);  The Walking Dead  (seriado 2012-2015); Na Companhia de Estranhos (2015); Britannia (seriado 2017-2021); Sherwood (seriado 2022)


Imogen Poots









V de Vingança (2005); Extermínio 2 (2007); Eu e Orson Welles (2008); Sedução  (2009); O Solteirão (2009); Centurião (2010); Chat: A Sala Negra (2010); Jane Eyre (2011); A Hora do Espanto (2011); O Último Concerto (2012); Need for Speed: O Filme  (2014); Cavaleiro de Copas (2015); Frank & Lola: Amor obsessivo (2016); Caçadora de Gigantes (2017); A Arte da Autodefesa (2019); No Fundo do Poço (2019); Natal Sangrento (2019); Meu Pai (2020); Saída à Francesa (2020)

Paul Freeman









Feelings (1976);  A Noite do Terror (1980); Cães de Guerra (1980);  Os Caçadores da Arca Perdida (1981); A Invasão dos Cães de Guerra (1982); Alucinações do Mal (1982); Falcon Crest  (seriado 1984 - 1985); Surpresa de Shanghai (1986); Um Mundo à Parte (1988); Sherlock & Eu (1988); Prisioneiro do Rio (1988); Romance à Francesa (1990); Águia de Aço III: Ases do Céu (1992); Minha Outra Metade (1992); Um Homem Perigoso (1992); Power Rangers: O Filme (1995); O Cavaleiro do Telhado e a Dama das Sombras (1995); A Colônia (1997); Matemática do Diabo (1999);  Amantes & Infiéis (2002); O Cavaleiro e o Dragão (2004); O Ditador (2005); Filhos da Guerra  (2009); Centurião (2010); Resgate em Alta Velocidade (2013); Duelos de Cordas (2016); Absentia (seriado 2017 -2020); The Man from Rome (2022)


Fontes:
The Guardian
Hollywood Reporter
IMDB
Wikipedia              

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Olá, você esqueceu de citar o seu nome.
      Que bom que análise lhe agradou. Obrigado pelo comentário, volte sempre e um grande abraço.

      Excluir

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre