segunda-feira, 13 de abril de 2020

MEIA-NOITE EM PARIS / MIDNIGHT IN PARIS (2011) - ESTADOS UNIDOS / FRANÇA / ESPANHA


A ETERNA NOSTALGIA DE UM TEMPO QUE NÃO VOLTA MAIS
(o texto contém spoilers)

Gil (Owen Wilson) é um roteirista desiludido de Hollywood, turistando em Paris, com sua noiva Inez (Rachel McAdams) e seus ricos e esnobes pais (Mimi Kennedy e Kurt Fuller) que não apreciam muito o futuro matrimônio da filha. Apaixonado pelo lugar, deseja morar na bela “Cidade da Luz”, se dedicar a literatura e terminar o romance que vem escrevendo enquanto Inez deseja morar em Malibu e viver de uma maneira adequada aos padrões que seus pais desejam. Enquanto Inez deseja desfrutar das noites em Paris, Gil resolve vagar em busca de inspiração e sonhar com a cidade na época de ouro (Les Années Folles), dos grandes escritores e artistas. Sentado nas escadarias da igreja St Etienne du Mont, à meia-noite, ao badalar dos sinos, surge um antigo calhambeque ocupado por foliões embriagados que o convidam para um estranho passeio que mudará sua vida.



Escrito e dirigido por Wood Allen, Meia-Noite em Paris é um dos melhores filmes do cineasta nos últimos anos, uma carta de amor à cidade. Allen criou uma estória que engaja o espectador logo nas primeiras cenas: um prólogo de montagens de uma forma bela e poética para depois nos mostrar um conto, uma fábula sobre um homem que não se sente inserido em sua época e nutre desejos nostálgicos por uma época que nunca vivenciou. Uma ajuda do destino o transportará para onde deseja tendo a rara oportunidade de conversar com seus heróis literários sobre seu livro.




O que você se sentiria se pudesse voltar no tempo e viver em um mundo que você considera melhor que o seu? Gil tem essa chance toda noite, à meia-noite, de entrar em um veículo (um Renault Type 184 Landaulet de 1928) e conhecer pessoas como Scott (Tom Hiddleston) e Zelda Fitzgerald (Alison Pill); Salvador Dali (Adrien Brody); Gertrude Stein (Kathy Bates); Ernest Hemingway (Corey Stoll), Picasso (Marcial Di Fonzo Bo); Luis Buñuel (Adrien de Van) e Adriana (Marion Cotillard) a ex-amante de Braque e Modigliani, aspirante a estilista de moda, que agora está envolvida com Picasso. De imediato Gil fica assustado, estupefato com o que vê diante de seus olhos. Impossível acreditar que o que sonhara realmente está acontecendo. O processo vai se repetindo a cada noite e ele vai sendo apresentado aos famosos personagens que mais o influenciaram, e interagindo com eles, onde começa a descobrir como realmente pensavam e agiam, e mais: Gertrude Stein aceita graciosamente ler seu manuscrito sobre "um cara que possui uma loja de nostalgia" e lhe dizer se realmente há algo de substancial em seu conto e até orientá-lo em como desenvolver o seu apaixonado projeto.


Claro que a apreciação deste filme se dará se você tem pelo menos uma noção mínima desses nomes: F. Scott Fitzgerald (um dos maiores escritores americanos do século XX – autor de “O Grande Gatsby”) e sua esposa Zelda (a “rebelde” romancista e que foi internada por esquizofrenia, falecendo em um incêndio onde se encontrava internada); Ernest Hemingway (Nobel de Literatura e escritor, dentre vários, de “Por Quem os sinos Dobram”. Suicidou-se); Cole Porter (músico, compositor de mais de 800 músicas – alcançou o auge nos anos 30); Gertrude Strein (escritora e poetisa, autora do livro “Autobiografia de Alice B. Toklas”), Luis Buñuel (cineasta surrealista espanhol –  diretor do famoso “O Anjo Exterminador - trabalhou também com Salvador Dali); o famoso toureiro Juan Belmonte (virou personagem em dois livros de Hemingway – também suicidou-se) e ainda temos, entre outros, Salvador Dalí e Pablo Picasso (esses dispensam apresentações). Todos viveram esses anos dourados de Gil e frequentavam os mesmo círculos sociais, ainda que muitos em algum momento se desentenderam e a forma como o roteiro (Oscar de Melhor Roteiro Adaptado por esta produção) junta os personagens e os interage com Gil é um dos melhores momentos da produção.



Há outros personagens como Paul (Michael Sheen, hilário) o professor e antiga paixão de Inez que está em Paris com a namorada para dar uma palestra na Sorbonne, uma pessoa insuportável, pretensiosa, tão pedante que trava uma discussão com a guia no Museu Rodin (interpretada pela primeira-dama francesa Carla Bruni) e diz a Inez que "nostalgia é negação" elaborando um pensamento que desqualifica seu noivo.


Dentro desse conto há algumas camadas a serem exploradas: Allen faz, de certa forma uma crítica aos críticos quando mostra a crítica construtiva de Gertrude Stein à Gil e a compara com a destrutiva de Paul. Uma alusão aos críticos de sua obra que apenas criticam sem um embasamento para assim parecerem inteligentes. O filme também mostra uma bela analogia nas diferenças e semelhanças entre passado e futuro. Gil começa a perceber que de acordo com que volta no tempo, fica nítido que essas pessoas têm problemas em suas vidas, mesmo que vivam em uma “era de ouro” e elas mesmas sonham com uma época mais antiga que julgam que lhe trariam felicidade. Quando Gil conversa com Adriana esta não considera estar na época de ouro que ele tanto idealiza e diz "É o presente. É chato". É o momento presente dela e ela nutre desejos de viver em uma época anterior onde a vida seria “mais confortável”. A insatisfação de Adriana com a própria época reflete a de Gil. Talvez esse seja o dialogo mais revelador para Gil que percebe que seus desejos desse passado mais vívido e substancial evaporarão com o frio toque da realidade. Ou quando são transportados para a “Belle Époque” de Adriana onde Toulouse Lautrec, Edgar Degas e Paul Gauguin vivem os mesmo sentimentos da dupla. Há também uma conclusão de que a beleza de uma cidade depende da história artística que hospeda. A jovem Gabriele representa o passado e presente. Trabalha em uma loja de antiguidades ("nostalgias"), mas vive o tempo atual.


É uma comédia romântica engraçada e leve, cujo conceito de viagem no tempo funciona para contar uma bela estória, de um homem com a alma de um sonhador, disposto a abrir mão de uma vida financeira estável para aventurar-se num mundo, cujo sucesso é indefinido, mas onde se considerará mais feliz. Uma linda fotografia, um ótima trilha sonora, ótimas performances  e uma reflexão sobre o papel do artista e a importância de não subestimar a época em que vivemos.



Trailer:





Curiosidades:
Tom Hiddleston recebeu uma carta de Woody Allen, juntamente com quinze páginas do roteiro, oferecendo-lhe o papel de F. Scott Fitzgerald. "Foram três frases longas", disse Hiddleston à Entertainment Weekly. "Caro Tom, estou fazendo um filme em Paris neste verão. Anexei algumas páginas. Adoraria que você interpretasse o papel de Scott." Hiddleston agora tem a carta emoldurada e pendurada em seu escritório em casa.

Devido ao hábito de Woody Allen de apenas dar aos atores as páginas do roteiro sobre seus personagens, Tom Hiddleston desconhecia o enredo da viagem no tempo do filme até conhecer Owen Wilson no set e perguntar por que ele não usava roupas precisas como as demais do elenco.

Corey Stoll estava compreensivelmente nervoso por interpretar não apenas o famoso Ernest Hemingway, mas também essa versão específica de Hemingway. Somando a isso o fato de Woody Allen não ensaiar, quando Stoll teve que fazer sua primeira cena, ele não sabia se estava ou não fazendo as escolhas certas como ator. Quando a cena foi filmada, Allen o deixou à vontade porque disse: "Isso foi perfeito. Era exatamente o que eu queria". Allen é conhecido por não dar muitos elogios aos atores, argumentando que o fato de ele os escalar prova que confia no talento deles.

Carla Bruni, que interpreta a guia turística do Museu Rodin, também era a primeira-dama da França na época das filmagens, sendo casada com o então presidente da França Nicolas Sarkozy desde fevereiro de 2008.

A história que Gil discute com Luis Buñuel é a história do filme de Luis Buñuel, O Anjo Exterminador (1962).

O primeiro filme de Woody Allen a arrecadar mais de cem milhões de dólares em todo o mundo. A partir de 2016, este é o filme de maior bilheteria de Allen, com mais de cento e cinquenta milhões de dólares em todo o mundo.

Para a noiva difícil e exigente de Gil, Inez, Woody Allen diz que tinha Rachel McAdams em mente enquanto escrevia. E quando ele deu o papel a ela, ele disse: "Seria muito mais interessante para você interpretar esse tipo de personagem. Você não quer passar a vida toda interpretando essas lindas garotas. Você quer interpretar algumas partes mal-intencionadas. É muito mais interessante para você. "

O filme foi provavelmente inspirado no incidente Moberly-Jourdain, em 1901, no qual dois acadêmicos, Charlotte Anne Moberly e Eleanor Jourdain, alegaram ter experimentado um lapso de tempo na França pré-revolucionária nos terrenos de Versalhes.

Quando Woody Allen tinha orçamento suficiente para filmar o filme em 2006, ele entrou em contato com seu elenco preferido, mas muitos estavam trabalhando em projetos diferentes e não podiam se comprometer. Quando o nome de Owen Wilson surgiu para o papel principal, Allen reescreveu o personagem para se encaixar.

Ao lançar o filme, Woody Allen sabia que precisava de uma atriz francesa para Adriana, então sua primeira escolha foi Marion Cotillard. Quando Allen pediu que Cotillard fizesse parte de seu filme, ela estava em casa e conversou com ele por mais de uma hora. Quando a conversa terminou, Cotillard disse: "Oh, meu Deus, eu estava conversando com Woody Allen, essa era a voz de Woody Allen!"

Rachel McAdams (Inez) e Michael Sheen (Paul) começaram um romance fora da tela durante as filmagens deste filme.

Com quatro indicações (Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Direção de Arte e Melhor Roteiro Original), este é o filme de Woody Allen mais indicado ao Oscar desde Tiros na Broadway (1994), que recebeu sete indicações ao Oscar.

A pintura de Adriana é na verdade chamada "La Baigneuse" (A Banhista), e foi pintada em 1928.

Quando Zelda sugere a Gil que eles deixem a festa e vão ao Bricktop's, ela está se referindo ao Chez Bricktop, a famosa boate de Paris administrada por Ada "Bricktop" Smith. Ada Smith apareceu como Zelig (1983), de Woody Allen, como uma das "testemunhas" modernas.

Woody Allen não compareceu à cerimônia do Oscar de 2012 para receber o prêmio de Melhor Roteiro Original da Academia, continuando sua tendência de nunca aparecer no evento. Allen não é membro da Academia, embora tenha aparecido na cerimônia do Oscar de 2002 por uma homenagem aos filmes de Nova York após os atentados de 11 de setembro.

Gil descobre que uma mulher com quem ele estava dançando era Djuna Barnes, que em 1936 publicou seu romance agora clássico Nightwood. A observação de Gil sobre Barnes querer liderar quando dançam é uma referência oblíqua à bissexualidade de Barnes 

Aparentemente, Cary Grant quase saiu da aposentadoria na década de 1970 para fazer este filme quando o roteiro estava em um estágio muito inicial. Ele estava muito interessado em trabalhar com Allen e até visitou o Pub de Michaels sem aviso prévio, onde Allen tocava clarinete toda segunda-feira à noite, para discutir o papel.

Marion Cotillard não compareceu à estréia em Cannes do filme porque estava grávida de nove meses na época. Ela deu à luz seu filho, Marcel, oito dias após a estreia.

Quando o personagem de Owen Wilson (Gil Pender) tenta explicar a Salvador Dali, Luis Bunuel e Man Ray que ele é na realidade o futuro. Em vez de dizer que ele é do ano 2000, ele diz erroneamente o 2000º milênio, o que realmente o faria a partir do ano 2.000.000.

O elenco do filme inclui três vencedores do Oscar: Kathy Bates, Adrien Brody e Marion Cotillard; e dois indicados ao Oscar: Owen Wilson e Rachel McAdams.

Adrien Brody, Owen Wilson e Léa Seydoux apareceram no O Grande Hotel Budapeste (2014).

Entre os expatriados retratados neste filme estão Ernest Hemingway, Gertrude Stein, F. Scott Fitzgerald, Zelda Fitzgerald, Alice B. Toklas, Man Ray, T.S. Eliot, Djuna Barnes, Bricktop e Cole Porter. Vimos um vislumbre da famosa livraria e biblioteca Shakespeare and Co., mas o proprietário Sylvia Beach não é mencionado. Outros expatriados famosos não mencionados incluem Ezra Pound, Robert McAlmon, Natalie Barney, William Carlos Williams, Bryher, Sylvia Beach e Mina Loy. Outros artistas famosos que vemos incluem Salvador Dalí, F. Scott Fitzgerald, Luis Buñuel e Josephine Baker. Da época da Belle, vemos Henri de Toulouse Lautrec, Paul Gauguin e Edgar Degas.

Como a expatriada americana Gertrude Stein, Kathy Bates fala francês e espanhol neste filme.

O papel de Audrey Fleurot como uma festeira dos anos 20 foi para o chão da sala de corte, depois que ela tentou cumprimentar Woody Allen e apertar a mão dele em seu primeiro dia de filmagem. Allen, notoriamente cauteloso com abordagens não solicitadas, recuou e (coincidentemente ou não) as cenas de Fleurot foram posteriormente extirpadas.

Trilha Sonora:
Si tu Vois ma Mère - Sidney Bechet
Seul ce Soir - Swing 41
Recado - Original Paris Swing
Bistro Fada - Stephane Wrembel
Let's Do It (Let's Fall in Love) - Conal Fowkes
You've Got That Thing - Conal Fowkes
La Conga Blicoti - Josephine Baker
You Do Something to Me - Conal Fowkes
I Love Penny Sue - Daniel May
Charleston -  Enoch Light & The Charleston City All Stars
Ain't She Sweet - Enoch Light & The Charleston City All Stars
Parlez-moi d'Amour - Dana Boulé
Barcarolle From "The Tales of Hoffman" - Yerason". Yrving & Lisa Yeras and Conal Fowkes
Can-Can From "Orpheus in the Underworld" - François Parisi
Le Parc de Plaisir - François Parisi


Cartaz:


















Filmografia Parcial:
Owen Wilson










Pura Adrenalina (1996);  O Pentelho (1996); Anaconda (1997); Armageddon (1998); A Casa Amaldiçoada (1999); Bater ou Correr (2000); Entrando numa Fria (2000); Zoolander (2001); Os Excêntricos Tenenbaums (2001); Atrás das Linhas Inimigas (2001); Bater ou Correr em Londres (2003); Starsky & Hutch, Justiça em Dobro (2004); Volta ao Mundo em 80 Dias: Uma Aposta Muito Louca (2004); A Vida Marinha com Steve Zissou (2004); Entrando numa Fria Maior Ainda (2004); Penetras Bons de Bico (2005); Uma Noite no Museu (2006); Marley & Eu (2008); Uma Noite no Museu 2 (2009); Entrando numa Fria Maior Ainda com a Família (2010); Meia-Noite em Paris (2011); Os Estagiários (2013); O Grande Hotel Budapeste (2014); Um Amor a Cada Esquina (2014); Uma Noite no Museu 3: O Segredo da Tumba (2014); Os Heróis da Cidade das Cores (2014); Horas de Desespero (2015); Zoolander 2 (2016); Extraordinário (2017); The French Dispatch (2020); Marry Me (2020); Bliss (2020)

Kathy Bates









Procura Insaciável (1971); Liberdade Condicional (1978); James Dean, o Mito Sobrevive (1982); Embalos a Dois (1983); A Manhã Seguinte (1986); Meu Doce Vampiro (1987); Arthur, o Milionário Arruinado (1988); Jogo Mortal (1989); Dick Tracy (1990); Loucos de Paixão (1990); Louca Obsessão (1990); Neblina e Sombras (1991); Brincando nos Campos do Senhor (1991); Tomates Verdes Fritos (1991); Por trás Daquele Beijo (1992); Romance de Outono (1992); O Anjo da Guarda (1994); Eclipse Total (1995); Diabolique (1996); Titanic (1997); Segredos do Poder (1998); A Qualquer Preço (1998); Possuído Pelo Demônio (2000); Jovens Justiceiros (2001); O Mistério da Libélula (2002); As Confissões de Schmidt (2002); Amor a Toda Prova (2002); A Ponte de San Luis Rey (2004); A Força da Amizade (2006); P.S. Eu te Amo (2007); O Dia em que a Terra Parou (2008); Por Amor (2009); Idas e Vindas do Amor (2010); Meia-Noite em Paris (2011); A Lei de Harry (seriado 2011-2012); Tammy: Fora de Controle (2014); Estrada Sem Lei (2019); O Caso Richard Jewell (2019); História de Horror Americana (seriado 2013 a 2020);

Adrien Brody











Contos de Nova York (1989);  O Inventor de Ilusões (1993); Sem Limite (1997); Além da Linha Vermelha (1998); 24 Horas Para Morrer (1999); Ruas da Liberdade (1999); O Pianista (2002); A Vila (2004); King Kong (2005); Splice - A Nova Espécie (2009); Predadores (2010); Detenção (2010); O Substituto (2011); Meia-Noite em Paris (2011); O Grande Hotel Budapeste (2014); Visões do Passado (2015); Setembro em Shiraz (2015); Alvo Triplo (2017); The French Dispatch (2020); Blonde (2020)  


Corey Stoll











Terra Fria (2005); Xeque-Mate (2006); Número 23 (2007); Heróis (2009); Salt (2010); Meia-Noite em Paris (2011); Lei & Ordem: Los Angeles (seriado 2010 a 2011); Victoriana (2012); O Legado Bourne (2012); Unidas pela vida (2013); Sem Escalas (2014); Sete Dias Sem Fim (2014); A Boa Mentira (2014); A Boa Mentira (2014); Anesthesia (2015); Homem-Formiga (2015); Aliança do Crime (2015); Café Society (2016); Ouro (2016); The Strain (seriado 2014 a 2017);  O Primeiro Homem (2018); O Relatório (2019); The Many Saints of Newark (2020); West Side Story (2020)

Marion Cotilard










Turista Espacial (1996);  Táxi - Velocidade nas Ruas (1998); La guerre dans le Haut Pays (1998); Furia (1999); Táxi 2 (2000); Lisa (2001); Táxi 3 (2003); Amor ou Consequência (2003); Peixe Grande e suas Histórias Maravilhosas (2003); Inocência (2004); O Amor Está no Ar (2005); Você e Eu (2006); Fair Play (2006); Um Bom Ano (2006); Piaf, um Hino ao Amor (2007); Inimigos Públicos (2009); A Origem (2010); Até a Eternidade (2010); Meia-Noite em Paris (2011); Contágio (2011); Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge (2012); Era Uma Vez em Nova York (2013); Dois Dias, Uma Noite (2014); Macbeth: Ambição e Guerra (2015); Assassin's Creed (2016); Rock'n Roll: Por Trás da Fama (2017); Os Fantasmas de Ismael (2017);          

Michael Sheen









Othello (1995); O Segredo de Mary Reilly (1996); Anjos da Noite (2003); Linha do Tempo (2003); Leis da Atração (2004); Cruzada (2005); Anjos da Noite: A Evolução (2006); A Rainha (2006); Diamante de Sangue (2006);  O Poder da Esperança (2007);  Frost/Nixon (2008); Anjos da Noite: A Rebelião (2009); Maldito Futebol Clube (2009); A Saga Crepúsculo: Lua Nova (2009); Ameaça Terrorista (2010); Tron: O Legado (2010); A Origem da Vida (2011); Meia-Noite em Paris (2011); A Saga Crepúsculo: Amanhecer - Parte 1 (2011); A Saga Crepúsculo: Amanhecer - Parte 2 (2012); A Seleção (2013); O Aventureiro: A Maldição da Caixa de Midas (2013); O Mensageiro (2014); 7 Dias no Inferno (2015); Longe Deste Insensato Mundo (2015); De Volta para Casa (2017); O Estado das Coisas (2017); Apóstolo (2018); Prodigal Son (seriado 2019 -2020)

Rachel McAdams









Garota Veneno (2002); Meninas Malvadas (2004); Diário de uma Paixão (2004); Penetras Bons de Bico (2005); Vôo Noturno (2005); Vida de Casado (2007); Te Amarei para Sempre (2009); Sherlock Holme (2009); Sherlock Holmes: O Jogo de Sombras (2011); Para Sempre (2012); O Homem Mais Procurado (2014); Nocaute (2015); Spotlight: Segredos Revelados (2015); A Doutor Estranho (2016); Desobediência (2017); Noite do Jogo (2018;); Eurovision (2020); Sherlock Holmes 3 (2021)  

Tom Hiddleston


Conspiração (2001); Miss Austen Regrets (2008); Archipelago (2010);  Thor (2011);  Meia-Noite em Paris (2011); Cavalo de Guerra (2011); The Avengers: Os Vingadores (2012); Amantes Eternos (2013); Muppets 2: Procurados e Amados (2014); A Colina Escarlate (2015); Kong: A Ilha da Caveira  (2017); Thor 3: Ragnarok (2017); Vingadores: Ultimato (2019);  Loki (seriado 2021)

Alison Pill










Um Forasteiro na Cidade (1998); Preso ao Silêncio (1999); Do Jeito que Ela é (2003); Confissões de uma Adolescente em Crise (2004);  Querida Wendy (2005); Eu, Meu Irmão e Nossa Namorada (2007); Milk: A Voz da Igualdade (2008); Scott Pilgrim Contra o Mundo (2010);  Meia-Noite em Paris (2011); Para Roma, com Amor (2012); Ave, César! (2016); Star Trek: Picard  (seriado 2020); Them: Covenant (seriado 2020)

Léa Seydoux









As Melhores Amigas (2006); A Última Amante (2007); Na Guerra (2008);  A Bela Junie (2008); Bastardos Inglórios (2009); Sem Deixar Rastro (2010); Robin Hood (2010); Mistérios de Lisboa (2010); Meia-Noite em Paris (2011); Missão: Impossível - Protocolo Fantasma (2011); Adeus, Minha Rainha (2012); Azul é a Cor Mais Quente (2013); O Grande Hotel Budapeste (2014); A Bela e a Fera (2014); Saint Laurent (2014); O Diário de Uma Camareira (2015); O Lagosta (2015); 007 Contra Spectre (2015); É Apenas o Fim do Mundo (2016); The French Dispatch (2020);007- Sem Tempo Para Morrer (2020)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre