segunda-feira, 6 de janeiro de 2020

A HISTÓRIA DE UM SOLDADO / A SOLDIER'S STORY (1984) - ESTADOS UNIDOS



EFICIENTE E REFLEXIVO

Próximo ao final da Segunda Guerra Mundial o oficial afrodescendente Richard Davenport (Howard E. Rollins), vindo de Washington, vai até uma base militar da Louisiana (sul dos EUA) com a finalidade conduzir um inquérito a respeito do assassinato do primeiro sargento e líder de uma companhia, Vernon Waters (Adolph Cesar).  Waters fora assassinado em uma noite na volta ao quartel e seus superiores, todos brancos, preferem encerrar rapidamente o caso do que dar ênfase "à morte de um soldado de cor em condições misteriosas". O pelotão de Waters acredita que pode ter sido morto pela Ku Klux Clan ou que algum oficial branco tenha se "excedido". Davenport percebe que está mexendo em um caldeirão de ódio e intolerância, mas mantém sua investigação. Enquanto o pelotão de Waters vê em Davenport o orgulho por presenciarem pela primeira vez um oficial afrodescendente, os militares brancos veem sua presença como um constante incômodo e procuram minar qualquer expectativa de cooperação que Davenport possa ter. Lhe é concedido o prazo de três dias para a solução (ou não) do caso.


Filmado no Fort Chaffee (Arkansas) "A História de um Soldado" é uma bela mistura de drama racial, crítica social, investigação e investigação sobre a psicopatologia do ódio dentro das questões raciais que existiam na década de 40. Baseado na peça teatral "Soldier's Player" do dramaturgo Charles Fuller (que também assinou o roteiro), ganhadora do prêmio Pulitzer em 1982,  trouxe parte do elenco que a apresentou no teatro através da "Negro Ensemble Company": Adolph Caesar, Denzel Washington e David Alan Grier (que tinha também Samuel L. Jackson que não está no filme) recebeu na direção do filme a mão de Norman Jewison, um diretor que já mostrara muito bem como levar um tema tão complicado às telas em ''No Calor da Noite'' com Sidney Poitier e Rod Steiger.


Com 3 indicações ao Oscar: Melhor Filme (perdeu para "Amadeus"), Melhor Ator Coadjuvante (perdeu para "Os Gritos do Silêncio") e Melhor Roteiro adaptado (perdeu para "Amadeus") há uma história por dentro de uma história: ao mesmo tempo que conta a ida de um oficial afrodescendente a um Estado de supremacia branca, também nos mostra a história de um veterano da Primeira Grande Guerra oprimido e revoltado que dá às costas à sua própria cor e cultura exacerbando seu ódio e intolerância a qualquer um que julgue representá-la. Ao exigir um comportamento de seus subordinados, igual ao de um homem branco, desprezando a todos que qualificasse como contrários, J. C (Larry Riley), que carrega uma aura de bondade e simpatia, passa a ser um expoente de tudo que Waters odeia e, controversamente, admira. Devemos nos lembrar que oficiais e tropas americanas de afrodescendentes em combate na Primeira e Segunda Guerras eram raras nos idos dos anos 40 tanto que o filme nos mostra que o pelotão de Waters era mantido na ativa, mas fora da guerra, funcionando como um time de beisebol.


O uso estruturado do flashback, recurso normalmente mal utilizado, aqui é fundamental ao trazer à tona depoimentos e a reais emoções e motivações dos envolvidos. O espectador muitas vezes acompanha o caso através dos testemunhos contraditórios dos suspeitos que, como um quebra-cabeças, começa a espelhar uma imagem do que realmente ocorreu. Todos são suspeitos, todos tem um motivo e todos tiveram uma oportunidade. Afinal quem era Waters?; qual o impacto que suas ações causaram naquele grupo?; qual o segredo escondido que os envolvidos não revelam?; onde estavam na noite do crime? Davenport remexe aqui e ali e informações começam a vir à tona. O belo roteiro e a direção eficiente de Jewison deu a chance a cada personagem, por mais breve na tela tenha ficado, de passar ao público uma personalidade identificável e isso é algo muito difícil de ser extraído: uma atuação homogênea e coesa de todo o elenco. Podemos ver atores como Denzel Washington e Wings Hauser já se destacando no início da carreira.


A História de um Soldado é um filme que tenta mostrar os grilhões que prendem certas pessoas ao racismo, do impacto deste racismo em uma raça e cultura específicas. O filme não procura dar respostas, procura focar nos questionamentos. A trilha sonora é um dos destaques do filme composta de um excelente jazz, através de Herbei Hancock, e um Rhythm & Blues inspiradíssimo nas vozes de Larry Riley e Patti LaBelle (em sua estreia nas telas). Um belo filme na qual há tempos o cinema não mais oferece um tal nível de eficiência, simplicidade e requinte.


Trailer:





Curiosidades:
Orçado em: $ 6.000.000,00 - Arrecadado: $21.821.347,00

O diretor Norman Jewison disse sobre Denzel Washington em sua autobiografia intitulada 'Este negócio terrível foi bom para mim': "A câmera amava Washington, ele era inteligente, rebelde, totalmente confiante e espetacularmente talentoso. Ele era tão confiante que muitas vezes pensava que sabia mais do que o diretor, mas ele assistiu e aprendeu. Ele nunca acreditou que o filme iria funcionar até que ele o visse terminar. Ele não parou de ficar acima de tudo, até ver o filme com uma plateia e perceber que funcionara".

O filme tratava do racismo e dos temas raciais, incluindo o que Norman Jewison chama de "racismo negro" (discriminação racial entre negros e negros). Jewison já havia examinado o assunto do racismo em seu filme anterior, "No Calor da Noite" (1967). Esse filme foi indicado a sete Oscar, ganhando cinco, incluindo o prestigiado Melhor Filme. A História de um Soldado (1984) também foi indicada ao Oscar de Melhor Filme, mas não ganhou.

Bill Clinton visitou o set durante a fotografia principal. Clinton apoiou muito o filme e ajudou a fornecer o uso da Guarda Nacional do Exército do Arkansas para uma sequência de desfiles de marcha, que a produção, com seu orçamento limitado, não poderia financiar a contratação de tantos extras e artistas de fundo.

A trilha sonora do filme foi totalmente improvisada por Herbie Hancock, junto com cerca de meia dúzia de outros músicos.

Samuel L. Jackson interpretou o papel do soldado Henson na peça "A Soldier's Play", interpretado por William Allen Young na versão cinematográfica.

O guitarrista Larry Riley e a cantora Patti LaBelle escreveram e tocaram suas próprias músicas para o filme

Norman Jewison diz sobre este filme em seu comentário em áudio: "Ninguém realmente queria fazer este filme ... uma história negra, baseada na Segunda Guerra Mundial, esses temas não eram populares nas bilheterias".


Embora ele não tenha sido indicado ao Oscar por este filme, Howard E. Rollins Jr. foi anteriormente indicado ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante por "Na Época do Ragtime", de Milos Forman (1981). Essa conquista contribuiu para Rollins conseguir o papel de investigador principal do Capitão Davenport.

Todos os edifícios da eram habitações reais, pois o orçamento limitado do filme não permitia a construção de nenhum cenário. Algumas instalações usadas para filmar eram pequenas e careciam de espaço para câmeras e equipamentos e, como tal, iluminá-las às vezes era um problema. As salas esquentavam devido às luzes, que precisavam ser desligadas às vezes, para permitir que o espaço esfriasse.

A sequência do jogo de beisebol foi filmada em Little Rock, Arkansas, no histórico campo de beisebol Lamar Porter do estado.

O filme foi selecionado como um dos dez melhores filmes do ano em 1984 pelo National Board of Review

Embora Denzel Washington não tenha sido indicado ao Oscar por este filme - e nunca o havia sido -, antes desse filme era conhecido por co-estrelar com George Segal a comédia racial "A Cara do Pai" (1981). No entanto, Washington seria indicado ao Oscar sete vezes (a partir de julho de 2017), ganhando dois e, no total, recebeu mais indicações ao Oscar do que este filme. 


Primeiro de três filmes tradicionais de Hollywood dos anos 80 que apresentavam Adolph Caesar, que era desconhecido antes de ser escolhido para este filme. César recebeu uma indicação ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante por este filme (mas não venceu) e depois apareceu em "A Cor Púrpura" (1985), de Steven Spielberg, e depois na comédia "Clube Paraíso" (1986), antes de morrer com a idade de 52, em 1986. A História de um Soldado (1984) permanece como o papel cinematográfico mais conhecido de César.

A maioria dos atores que aparecem no filme, trabalhavam regularmente no palco da cidade de Nova York, dentro e fora do circuito da Broadway.

Charles Fuller ficou com Norman Jewison por seis a oito semanas, desenvolvendo e trabalhando no roteiro do filme. Jewison, no entanto, não é creditado por co-escrever o filme.

O filme fazia parte de um mini-ciclo de filmes de Hollywood feitos durante os anos 80, centrados no treinamento de cadetes militares e / ou apresentava um notável sargento. Os filmes são "Toque de Recolher" (1981), "Recrutas da Pesada" (1981), "A Recruta Benjamin" (1980), "Rebeldes da Academia" (1980), "Guardiões da Honra" (1983), "A Força do Destino" (1982), "Cadence - Compasso de Vida" (1990), "Metido em Encrencas' (1988), "O Senhor da Guerra" (1986), "A História de um Soldado" (1984) e "Nascido para Matar" (1987).


Segundo de três filmes sobre racismo, dirigidos por Norman Jewison. O primeiro foi "No Calor da Noite" (1967) e o terceiro foi o "Hurricane, O Furacão" (1999).

Estréia como ator em um longa-metragem teatral de Patti LaBelle, Warren Clements, Robert Tyler, Patricia Brandkamp e William Allen Young.

Várias cenas foram escritas especificamente para o filme e não apareceram na produção teatral de "A Soldier's Play" de Fuller.

O capitão Davenport de Howard E. Rollins, Jr. era, de acordo com 'Time Out', um personagem para "(Sidney) Poitier". Norman Jewison dirigiu Sidney Poitier em "No Calor da Noite" (1967).

A produção original do filme, "A Soldier's Play", foi inspirada e vagamente baseada na novela de Herman Melville, intitulada "O Vingador dos Mares" (1962).

O nome da estrela de cinema, da Era de Ouro de Hollywood, cuja fotografia em preto e branco adornava o quartel dos soldados, era Rita Hayworth.

A marca e o modelo da arma, usada para matar o sargento Waters, eram uma pistola automática Colt M1911, calibre .45. O tipo de armas de fogo vistas durante o treinamento dos soldados eram as espingardas semiautomáticas M1 Garand com estilingues de couro M1917. 


Scott Paulin que fez o capitão Wilcox fez também o Caveira Vermelha no filme "Capitão América" (1990) 




Cartaz do Filme:



















Trilha Sonora:
Pourin' Whiskey Blues - Patti LaBelle
Low Down Dirty Shame - Patti LaBelle and Larry Riley
Bright Red Zoot Suit  -  Larry Riley
C.J.'s Lament - Larry Riley
Don't Sit Under The Apple Tree (With Anyone Else But Me)  - The Andrews Sisters

Filmografia Parcial:
Howard E. Rollins Jr. (1950–1996)
 

 











Na Época do Ragtime (1981); The House of God (1984); História de um Médico (1984); A História de um Soldado (1984); Jovens de Rua (1986); Uma Mulher em Ação (1986); In the Heat of the Night (seriado 1988-1994); Uma Dose de Esperança (1995);  Harambee! (1996)

Denzel Washington













A História de um Soldado (1984);  Um Grito de Liberdade (1987); Tempo de Glória (1989); Sem Limite para Vingar (1991); Malcolm X (1992); Filadélfia (1993); O Dossiê Pelicano (1993); Maré Vermelha (1995); Assassino Virtual (1995); O Diabo Veste Azul (1995); Coragem sob Fogo (1996);Possuídos (1998); Nova York Sitiada (1998); O Colecionador de Ossos (1999); Hurricane, o Furacão (1999); Duelo de Titãs (2000); Dia de Treinamento (2001); Um Ato de Coragem (2002); Por um Triz (2003); Chamas da Vingança (2004); Sob o Domínio do Mal (2004); O Plano Perfeito (2006); Déjà Vu (2006); O Gângster (2007);  O Grande Debate (2007); O Sequestro do Metrô 123 (2009); O Livro de Eli (2010); Protegendo o Inimigo (2012); O Voo (2012); O Protetor (2014); Sete Homens e um Destino (2016); Um Limite Entre Nós (2016); O Protetor 2 (2018)

Adolph Caesar (1933–1986)
 

 










Causa Perdida (1969); O Último Round (1979); A História de um Soldado (1984); A Cor Púrpura (1985); Clube Paraíso (1986)

Art Evans
 

 










Desejo de Matar (1974);  Adivinhe Quem vem para Roubar (1977); Big Time (1977); Um Casamento de Alto Risco (1979);  Meu Lutador Favorito (1979); O Homem com a Lente Mortal (1982); Christine, o Carro Assassino (1983); A História de um Soldado (1984); A Hora do Espanto (1985); Tuff Turf: O Rebelde (1985); Um Romance Muito Perigoso (1985); Por Favor, Matem Minha Mulher (1986); Herança de Sangue (1986); Duro de Matar 2 (1990); O Toque Final (1992); Três Desejos (1993);  Contos Macabros (1995);  O Negociador (1997); A História de Nós Dois (1999); Viagem Sem Destino (2002); House Under Siege (2010); Gemini Rising (2013); Orphaned (2018)

David Alan Grier
 

 










O Exército Inútil (1983); A História de um Soldado (1984); Saigon: Império da Violência (1988); Um Tiro que Não deu Certo (1990); Quase Um Anjo (1990); O Jogador (1992); O Príncipe das Mulheres (1992); Um Maluco no Exército (1994); Contos Macabros (1995); Jumanji (1995); Feitiço do Coração (2000) O Rei do Texas (2002); Na Ponta dos Pés (2003); O Lenhador (2004); Life with Bonni (seriado 2002 a 2004); A Feiticeira (2005); A Casa de Jogos (2008); Road Hard (2015); O Mágico Inesquecível ao Vivo! (2015); Doentes de Amor (2017); The Carmichael Show (seriado 2015 a 2017); Arizona (2018); The Cool Kids (seriado 2018 a 2019); Coffee & Kareem (2020) 

David Harris

 











Judge Horton and the Scottsboro Boys (1976); Warriors - Os Selvagens da Noite (1979); Attica: A Rebelião Sangrenta (1980); Brubaker (1980); Marcados pela Guerra (1984); A História de um Soldado (1984); O Prêmio do Assassino (1985); Quicksilver: O Prazer de Ganhar (1986); Brincando com Fogo (1986); Beleza Fatal (1987); Cidade Terminal (1988); Escorpião Negro II (1996); James White (2015); His Dying Wish (2016)

Larry Riley (1952–1992) 











Muggable Mary, Street Cop  (1982); Alta Incompetência (1984); A História de um Soldado (1984); O Prêmio do Assassino (1985); Quando o Jogo é Outro (1987); Morning Maggie (1987); Dead Solid Perfect  (1988); Polly Volta para Casa (1990); Knots Landing (seriado 1988 a 1992)



Robert Townsend
 



 
Warriors - Os Selvagens da Noite (1979); O Sonho de Cada um (1981); Ruas de Fogo (1984); A História de um Soldado (1984); Competição de Destinos (1985); Confusões em Hollywood (1987); O Poderoso Quinn (1989); Ritmo & Blues - O Sonho do Sucesso (1991); Homem Meteoro (1993); The Parent 'Hood  (seriado 1995 a 1999); Com a Cor e a Coragem (2002); Raio Negro (seriado 2018 a 2019)


William Allen Young
 

 










The Day After - O Dia Seguinte (1983); A História de um Soldado (1984); O Fio da Suspeita (1985); Heróis ou Vilões (1986); Condenação Brutal (1989); O Despertar Para a Vida (1992); Assédio Morta (1993); Moesha (seriado 1996 a 2001);  Medo X (2003); Detective  (2005); Alerta Final (2008); Distrito 9 (2009); Código Negro (seriado 2015 a 2018); Christmas Hotel  (2019) 

Wings Hauser
 












Soldados da Morte (1978); Silêncio Mortal (1982); Mutante (1984); A História de um Soldado (1984); Nos Palcos da Vida (1986); O Sopro do Demônio (1986); A Marca do Passado (1987); Dead Man Walking (1988); Comando de Heróis (1989); Vingança Obsessiva (1989); Olhos da Vingança (1989); Coldfire (1990); A Marca do Vampiro (1990); Xerife Baker (1991); O Príncipe Guerreiro 2: O Portal do Tempo (1991); O Limite do Terror 3 (1994); Contos Macabros (1995); Ringue Sangrento (1995); Justiceiros de Rua (1996); O Informante (1999); Mystery Woman: Wild West Mystery (2006); O Anjo de Pedra (2007); Eve N' God: This Female is Not Yet Rated (TM) (2019)


Norman Jewison (Diretor)
A Mesa do Diabo (1965); No Calor da Noite (1967); Crown, o Magnífico (1968); Um Violinista no Telhado (1971); Jesus Cristo Superstar (1973); Rollerball: Os Gladiadores do Futuro (1975); F.I.S.T. (1978) Justiça para Todos (1979); A História de um Soldado (1984); Agnes de Deus (1985); Feitiço da Lua (1985); Fantasmas da Guerra (1989); Com o Dinheiro dos Outros (1991); Hurricane, o Furacão (1999); Jantar com Amigos (2001); A Confissão (2003)
 

Fontes:
IMDB
Jornal o Globo
Jornal do Brasil
Variety
Los Angeles Time
NY Times
The Guardian

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre