sexta-feira, 23 de novembro de 2018

CARNE TRÊMULA / CARNE TRÉMULA (1997) - ESPANHA / FRANÇA


AMOR, CULPA E VINGANÇA

Madri, 1970. Uma prostituta dá a luz dentro de um ônibus em uma noite de ruas vazias. Anos depois, ao responder uma ocorrência, o policial David de Paz (Javier Bardem) e seu parceiro Sancho (José "Pepe" Sancho)  surpreendem o jovem Víctor Plaza (Liberto Rabal), armado,  ameaçando a jovem Elena Benedetti  (Francesca Neri)  por quem se diz apaixonado. Depois de um disparo David passa a viver em uma cadeira de rodas e Victor em uma prisão. Ao sair anos depois, Victor descobre que Elena acabou por se casar com David e que Sancho é um policial bêbado em um casamento arruinado com sua esposa Clara (Angelina Molina). O jovem, ainda apaixonado, traça um plano de vingança e tenta recuperar o amor de sua eleita.



Indicado ao BAFTA Awards 1999, na categoria de filmes de língua não inglesa, Carne Trêmula é um filme do premiado diretor espanhol Pedro Almodóvar com um jovem Javier Bardem (Oscar por “Onde os Fracos Não Têm Vez” de 2007) que havia feito uma ponta em  “De Salto Alto” (1991) e com Liberto Rabal, que fora o protagonista, uma aposta do diretor que o via como um futuro astro.



Em seu 12º filme Almodóvar aborda vários temas: a ditadura do general Franco em um Estado de Exceção (no início do filme), vingança, as duas faces de uma mesma história, amores, traições, incertezas, personagens contraditórios, culpa, ódio ... Ao pegar o livro “Live Flesh” da inglesa Ruth Rendell, readaptou a obra (primeira vez que trabalhou sobre um texto alheio) a sua maneira e entregou um filme que foi celebrado pela crítica como sua melhor obra até então. Muitos viram o filme como personagens contraditórios em um história de amor e ódio e houve até que visse como um contraponto ao seu trabalho anterior   "Mulheres a Beira de um Ataque de Nervos" que possuía um lado cômico acentuado. Aqui os personagens são tristes e convivem suas dores físicas e espirituais.

Essa parábola política, acrescida de uma homenagem a cidade de Madrid, de um jovem que por amor a uma mulher e por acidente vai parar na cadeia é muito bem estruturada e o espectador vai percebendo, aos poucos, que aquela singela e lírica história inicial começa a sofrer mutações e revela-se um belo exercício de investigação do âmago humano centrado em um triângulo amoroso. As reviravoltas que o filme provoca mostram a força de um roteiro bem conciso delineando os personagens pouco a pouco. E o espectador que cria uma ideia a respeito da situação ocorrida pode começar a repensar tudo que entendera a parir do momento que o outro lado da moeda começa a ser descortinado frente aos olhos dos personagens e espectadores. Cada plano possui sentido narrativo e simbólico. Tudo isso regado a bela fotografia do brasileiro Affonso Beato, uma parceira que gerou os filmes "A Flor do Meu Segredo" e "Tudo Sobre Minha Mãe". Não há como não citar a inspiração e, ao mesmo tempo, a junção com o filme “Ensaio de um Crime”, de Luis Buñnel, que passa na televisão durante o momento chave do filme. Pura criatividade.



Almodovar soube escalar muito bem seus atores nessa trama complexa e substancial: Javier Bardem, Francesca Neri e Liberto Rabal (que substituiu o ator Jorge Sanz após uma semana de filmagens) são as peças que movem o filme, mas não podemos deixar de citar que José Sancho e Angelina Molina também compõe o cenário traçado ao filme. Temos ainda a presença de Penélope Cruz, numa participação rápida, logo no prólogo. Almodóvar economizou em poucos atores, mas isso é quase imperptível ao fim da projeção.
 


Realizado em 1997, marca o amadurecimento do cineasta em um filme que transpõe as inquietudes emocionais de seus personagens. Um filme para ver e rever, mostrando que há grandes produções a serem descobertas fora do circuito americano.

Trailer:





Filmografia Parcial:
Jarvier Bardem













As Idades de Lulu (1990); De Salto Alto (1991); Jamón, Jamón (1992); O Amante Bilíngüe (1993); Ovos de Ouro (1993); A Teta e a Lua (1994); Carne Trêmula (1997); Entre as Pernas (1999); Colateral (2004); Mar Adentro (2004); Sombras de Goya (2006); Onde os Fracos Não Têm Vez (2007); O Amor nos Tempos do Cólera (2007); Comer, Rezar, Amar (2010); 007 - Operação Skyfall (2012); O Franco-Atirador (2015); Piratas do Caribe: A Vingança de Salazar (2017); Mãe! (2017); Escobar: A Traição (2017); Todos Já Sabem (2018); Sonhos de Uma Vida (2020); Duna (2021); O Bom Patrão (2021); Dune: Parte Dois (2023)

Francesca Neri
 












As Idades de Lulu (1990); Capitão América (1990); O Vôo do Inocente (1992); Carne Trêmula (1997); Hannibal (2001); Efeito Colateral (2002); Il papà di Giovanna (2008); La nostra quarantena (2015); The Habit of Beauty (2016).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre