domingo, 26 de abril de 2020

RESGATE / EXTRATION (2020) - ESTADOS UNIDOS


"AÇÃO ININTERRUPTA"

Ovi (Rudhraksh Jaiswal), filho de um traficante preso em Mumbai, chamado Ovi Mahajan (Pankaj Tripathi), é sequestrado pelo rival, Amir (Priyanshu Painyuli) que exige um resgate. Ovi é levado para Dhaka, Bangladesh, enquanto seu pai que está com as finanças congeladas impedindo-o de conseguir reaver o filho. Tyler Rake (Chris Hemsworth), um ex-combatente no Iraque, e agora mercenário, aceita a missão de ir  a campo e resgatar o jovem antes que este seja executado. Só que a extração não funciona como planejado e Tyler e Ovi precisarão descobrir uma alternativa de fuga com todo o esquadrão da polícia em seu encalço, com os homens de Amir, todos fortemente armados, além de Saju (Randeep Hooda), o chefe de segurança de Mahajan, com seu próprio plano de extração a pedido de seu chefe.




Resgate (Extraction – Extração em português) é baseado em uma novela gráfica que foi escrita e agora adaptada pelo co-diretor de "Vingadores: Ultimato", Joe Russo. Sam Hargrave, diretor de segunda unidade e dublê nos filmes "Vingadores: Guerra Infinita e Ultimato" (ele atuou como dublê para Chris Evans que fez o personagem do Capitão América), faz sua estreia na direção de longas-metragens trazendo um filme com ação incessante com direito a tiros, lutas, facadas, atropelamentos e muitas explosões.


Sam Hargrave e Joe Russo resolveram fazer um estilo de filme que bebe nas fontes dos filmes de ação atual. Não há como não nos lembrarmos de “Operação Invasão”, “Busca Implacável”, “O Contador” e os “John Wick” e até uma atualização de “Comando Para Matar”, um dos grandes sucessos de Schwarzenegger. Basta prestarmos atenção em uma cena ou outra. Mas essa mistura funciona muito além do habitual, se você não se importar com as diversas inverossimilhanças que circundam o roteiro.


Nosso herói é um homem mortífero, amargurado com o seu passado e que vive de tomar remédios para as diversas lesões que ganhou em combate, mas que aceita a missão. Tyler não erra tiro, derruba dezenas e enfrenta quase que um exército para realizar sua missão. A montagem rápida faz com que todos lutem como super-atletas, movimentando-se em alta velocidade e conhecedores de técnicas de lutas, mas como a ideia é vender um vertiginoso filme de ação essas pequenas “liberdades poéticas” são desconsideradas pelo público amante destes tipos de filme. E, nesse segmento, “O Resgate” se sai muito bem. As lutas funcionam, as perseguições vertiginosas e o festival de balas que voam de um lado para outro deixarão o espectadores que procuram uma diversão rápida e escapista satisfeitos, mesmo porque nosso herói sofre na carne muitos dos confrontos e fugas e vai se afeiçoando ao garoto que cada vez mais se torna descartável pela impossibilidade de escaparem de um local sitiado pelo chefe do crime. Mas Tyler não está sozinho. Seus amigos que o recrutaram estão por perto tentando levá-lo a um ponto em que possa resgatá-lo se é que isso será possível. Há até um momento engraçado quando Tyler fala pelo rádio: "Acabamos de ser atacados pelos Goonies do inferno" (veja e entenderá!). O final, explicarei, após a filmografia dos atores, para aqueles que por ventura tiveram dúvidas.



Extration nem sempre foi o título do filme. Inicialmente o nome seria “Dhaka” visto que a ação se passa em Bangladesh, no sul da Ásia. A capital do país é Dhaka. Posteriormente o filme recebeu o nome de “Out Of The Fire”. Só que a produção resolveu deixar o nome Dhaka como o local em que ocorrem os eventos no filme, mas filmou em uma cidade e bairros de aparência pouco desenvolvidos. Se fizermos uma rápida pesquisa no Google à cidade de Dhaka veremos uma metrópole bem desenvolvida com belos prédios. A velha mania de Hollywood de achar que as pessoas não pesquisarão o que é mostrado na tela.


Quanto ao elenco Chris Hemsworth (Thor) funciona muito bem nesse tipo de filme e podemos esperar outros do gênero. Temos a presença do ator David Harbour (do seriado Stranger Things), uma aparição do próprio diretor e atores do cinema indiano que se adaptaram muito bem ao estilo americano. A destacar o ator indiano Randeep Hooda como o oponente de Tyler na extração de Ovi, a atriz iraniana Golshifteh Farahani de "Procurando Elly" e "Piratas do Caribe: A Vingança de Salazar" como a mulher que auxilia Tyler em sua missão e o ator mirim Rudhraksh Jaiswal, em seu segundo filme, mostrando-se um ator promissor.


Produção da Netflix, "Resgate", dentro do gênero “exército-de-um-só-homem”, funcionará plenamente aos que curtem filmes em que o “herói” vence todos os obstáculos para cumprir sua missão. O diretor Sam Hargrave mostrou que sabe como fazer um filme funcionar e podemos esperar outras produções similares no futuro.

Trailer:



Cartaz:




















Filmografia Parcial:
Chris Hemsworth












Star Trek (2009); A Trilha (2009); Thor (2011); O Segredo da Cabana (2011); The Avengers: Os Vingadores (2012); Branca de Neve e o Caçador (2012); Amanhecer Violento (2012); Além da Escuridão: Star Trek (2013); Rush: No Limite da Emoção (2013); Thor: O Mundo Sombrio (2013); Vingadores: Era de Ultron (2015); No Coração do Mar (2015); O Caçador e a Rainha do Gelo (2016); Caça-Fantasmas (2016);   Thor: Ragnarok (2017); 12 Heróis (2018); Vingadores: Guerra Infinita (2018); Vingadores: Ultimato (2019); MIB: Homens de Preto - Internacional (2019); Resgate (2020); Thor: Love and Thunder (2022);

David Harbour










Guerra dos Mundos (2005); O Segredo de Brokeback Mountain (2005); Awake: A Vida por um Fio (2007); 007 - Quantum of Solace (2008); Intrigas de Estado (2009); Uma Segunda Chance (2010); O Besouro Verde (2011); O Numa Fria (2011); Marcados Para Morrer (2012); O Acordo (2013); JFK, a História Não Contada (2013); O Protetor (2014); Caçada Mortal (2014); Aliança do Crime (2015); Esquadrão Suicida (2016); Crimes na Madrugada (2017); Resgate (2020); Stranger Things 9seriado 2016 a 2021); Viúva Negra (2020)


Golshifteh Farahani











Dois Anjos (2001); Boutique (2004); Baba Aziz, o príncipe que contemplou sua alma (2005); Antes da Lua Cheia (2006); Cada Um com Seu Cinema (2007); Rede de Mentiras (2008); Procurando Elly (2009); Segredos da Paixão (2011); Frango com Ameixas (2011); A Pedra de Paciência (2012); Simplesmente Uma Mulher (2012); Minha Doce Terra Amarga (2013); 118 Dias (2014); Eden (2018); Êxodo: Deuses e Reis (2014); Dois Amigos (2015); Altamira (2016); Paterson (2016); Piratas do Caribe: A Vingança de Salazar (2017); Amigos para Sempre (2017); A Noite Devorou o Mundo (2018); Filhas do Sol (2018); Arab Blues (2019); Resgate (2020)



O Final: (Se ainda não assistiu ao filme, não leia)
Fica a dúvida Tyler morreu ou não ? Ovi vê ao longe, com a visão borrada pela água da piscina o que parece ser o combatente, mas poderia ser fruto de sua imaginação? Ou uma pessoa apenas que se parece com Tyler? Ou Tyler se salvou? O diretor informou em entrevista que deixou esse final ambíguo porque, durante as sessões testes, houve quem entendesse que a redenção do mercenário veio através do sacrifício e outros que um final com Tyler vivo recompensaria tudo por aquilo que ele passou. Sam Hargrave disse que metade da plateia preferia Tyler morto e a outra metade vivo, então o cineasta preferiu deixar que cada um tenha uma concepção do que seria o melhor final. A verdade é que em Hollywood a máxima: deu certo, faça uma continuação é a regra do negócio e matar um personagem pode ser um tiro no pé. O final original de “Rambo I” terminava em suicídio do protagonista, mas abortaram a cena no corte final. Iniciava-se uma franquia de sucesso e uma lição para Hollywood.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre