segunda-feira, 7 de janeiro de 2019

ROBOCOP, O POLICIAL DO FUTURO / ROBOCOP (1987) - ESTADOS UNIDOS




SERVIR O INTERESSE PÚBLICO; PROTEGER OS INOCENTES; CUMPRIR A LEI ...

Num futuro próximo distópico, a criminalidade alcança índices estratosféricos e a policia de Detroit, agora privatizada,  se encontra cada vez mais desamparada. Nesse ambiente de greves e confrontos o Policial  Alex J. Murphy (Peter Weller) acaba sendo atacado barbaramente pela quadrilha de traficantes de drogas liderada por Clarence J. Boddicker (Kurtwood Smith). Uma indústria cibernética resolve aproveitar o corpo mutilado do oficial e transformá-lo em meio homem, meio máquina com a intenção de frear a violência (onde 31 policiais já haviam sido assassinados) com um ser mecânico teoricamente indestrutível e incorruptível.  O surgimento do policial ciborgue causa sensação, mas nem tudo é perfeito com esse novo soldado: Murphy passa a ter lembranças de seu passado humano e resolve ir ao encalço daqueles que o "mataram" quando em serviço ao lado de sua incrédula parceira Anne Lewis (Nancy Allen). Enquanto isso a corporação Security Concepts Incorporated, subsidiária da poderosíssima Omni Consumer Products e administradora da polícia, começa a mostrar que seus líderes, entre eles, Dick Jones (Ronny Cox), não são tão incorruptíveis como o robô que desenvolveram.


Com roteiro de Edward Neumeier (escritor de "Tropas Estelares" e "Anaconda 2") e  Michael Miner ("Arma Proibida"; "O Passageiro do Futuro 2" e "Anaconda 2") e a direção de Paul Verhoeven ("O Vingador do Futuro"; "Instinto Selvagem" ...), em seu primeiro filme na América, Robocop, O Policial do Futuro foi indicado ao Oscar de Melhor Montagem e Melhor Som  (perdeu ambos para “O Último Imperador”), mas acabou levando um prêmio especial (sem concorrentes) para Melhores Efeitos Sonoros. As indicações e o prêmio foram mais do que merecidas, mas há outros elementos que chamam atenção à obra.


Tachado de ultra violento na época, niilista, fascista, propagador da violência, talvez o filme tenha um pouco disso tudo. A narrativa entrecortada por anúncios dos noticiários e propagandas locais ficou ótima (uma crítica satírica aos meios de comunicação). A produção mostrou-se ao grande público como inovadora (veremos adiante que nem tudo, realmente), ficção científica de primeira, um fino humor (para quebrar a violência e mostrar o seu absurdo), bons atores e um ótimo filme policial, fatores responsáveis pelo estrondoso sucesso que gerou uma infinidade de merchandising, continuações e telefilmes para a Tv. Até  a Marvel lançou a quadrinização do filme. Esse exemplar é, sem dúvida, o melhor. A qualidade, infelizmente, foi decaindo de acordo com as continuações. No terceiro exemplar nosso "meio-homem, meio-máquina" chega até a voar.


Mas Robocop é tão inovador assim, no final das contas? Sim e não. Há claras referências ao clássico Frankenstein, ao seriado “O Homem de Seis Milhões de Dólares” (mais clara no reboot de 2014), "O Dia Em Que a Terra Parou", "Metrópolis" de Fritz Lang e até uma polêmica envolvendo o clássico quadrinho de Frank Miller "O Cavaleiro das Trevas" de 1986 (Miller escreveria o terceiro - Uma compensação?), cuja armadura de Batman lembra (principalmente o capacete) o nosso herói cibernético. Fora as chamadas dos noticiários que também aparecem no clássico de Miller. Edward Neumeier, no 30º aniversário do filme, revelou ter trabalhado duas semanas no departamento de arte de "Blade Runner" e a ideia de um filme policial com androides começou a formar em sua mente, daí foi um pulo para dar um tom de quadrinhos ao filme (também era leitor assíduo). Outra inspiração revelou foi o livro “The Reckoning”, de David Halberstam. Juntando com o maquiador Rob Bottin (“O Enigma de Outro Mundo”) a concepção teve sua forma.


Criminalidade alarmante não é uma novidade no cinema (“Fuga de Nova York” cita esse problema, por exemplo). O filme poderia até ter sido filmado no Rio de Janeiro que já era violento na época. E esse é o lado profético do filme: quanto mais violenta a sociedade, mais o filme fica atual (infelizmente). Aqui a força policial foi privatizada. O robô ED209 dá problemas nada desejáveis, entre eles executar não somente criminosos. Entra em cena o executivo Morton (Miguel Ferrer), um yuppie (esse era o termo da época) arrogante que toma o espaço de Dick, idealizador de ED. Aí temos um "homem morto" dentro de uma armadura, cujas lembranças vão retornando (alguém pensou - tirando a questão da armadura - no filme “Soldado Universal” de 1992?). 


Dentro dos circuitos habita um ser humano, Murphy. Dentro dele habitará uma alma? O que é o homem afinal? (eis uma questão filosófica). Poderá cumprir a missão que lhe foi dada? Poderá resgatar seu passado? Fará cumprir a lei, mesmo contra seus criadores? E a quarta diretriz? (se uma empresa faz algo, ela quer controlá-la !!!). Afinal ele é ainda um homem? Ou é apenas uma máquina com lembranças? Mas não se enganem, neste filme a ação vem antes da ficção científica e enlaçada a ironias e sarcasmos a privatização, autoritarismo e corrupção. Uma visão cínica e pessimista diante da ausência de valores positivos. O resultado? Em dois meses de exibição nos EUA o filme já tinha arrecado quase 4 vezes mais o seu custo. Pouco tempo depois a produtora Orion já anunciava sua continuação com Weller e Allen repetindo os papéis. Robocop 2 viria com menos violência para um público menor de 18 anos para aumentar a fatia do bolo. A quantidade de vezes que o filme recebeu o código X para filme pornográficos ou muito violento foi um tormento para a produção até conseguir liberação para “R” americano.


A história da concepção do filme é muito interessante: Deveria ser mais um filme de ficção científica de baixo orçamento do tipo "cavaleiro de armadura reluzente  chega na cidade e a limpa dos bandidos". Mesmo que passado em um futuro, o filme era um produto de sua própria era. A era de Ronald Regan. Haviam duas concepções nas mentes dos roteiristas: uma se chamava "Robocop": um robô policial e outro "Supercop": uma pessoa que sofria um acidente e era transformado em um ser cibernético com superpoderes. Enquanto escreviam o filme, surgia um outro clássico "O Exterminador do Futuro". O sucesso do filme agradou a Orion que viu uma nova oportunidade de lucro. Uma gama de cineastas foram sondados e nenhum se interessou na história (todos viam como um fiasco a ser evitado, muitos não passaram do título do script: "Robocop"). Até a Orion achava o título estúpido. Verhoeven vinha tendo problemas com o novo governo sueco. "Conquista Sangrenta", uma produção sueca, espanhola e americana, com dinheiro da Orion, chamou a atenção e o diretor aceitou o desafio, mas teve a mesma impressão que os outros diretores: parecia estúpido. Sua esposa lhe mostrou as nuances por trás da história a serem dissecadas. 
O ED 209 teve que ser feito não por computação gráfica, mas por Stop Motion, técnica que não dominavam. Um filme muito interessante, mas complicado: Robocop não corre e ED-209 não desce escadas e poucos perceberam esses "pequenos detalhes"



Peter Weller sempre será lembrado por Robocop, mesmo que só tenha feito mais uma sequência. E foi o melhor ator da franquia sem dúvida. Vinha de filmes desconhecidos e deu "alma" ao personagem. No primeiro dia de filmagens levou 10 horas para conseguir entrar na vestimenta de látex e suportar um calor altíssimo dentro da "armadura", tendo lesões na pele todos os dias. Nancy Allen, filha de policial na vida real, sempre foi boa atriz e aqui tem um ótima química com Weller. Ronny Cox vinha de um bom papel em "Um Tira da pesada I e II" e faz um ótimo vilão do filme. Outro vilão que se destaca é Kurtwood Smith ("Rambo III" e "Jornada nas Estrelas VI") que é o grande contraponto do herói. Temos Miguel Ferrer (Filho do ator José Ferrer) e Robert DoQui (de filmes como "Tarzan e o Silêncio Mortal"), aqui como o sargento Warren Reed.



Robocop tornou-se um clássico do cinema e muitos ainda veem o filme com uma linguagem inovadora e instigadora, bem típico dos anos 80 quando o cinema investia no risco  e na criatividade. Verhoeven disse que queria retratar a América da violência, de uma forma crua, sem exaltação ou condenação. O personagem ficou tão famoso que inspirou no Brasil, música do falecido grupo Mamonas Assassinas e nos EUA, a Editora Dark Horses lançou algumas edições onde coloca o herói contra o Robô assassino de "O Exterminador do Futuro". Um filme atemporal que merece uma conferida de tempos em tempos,

Trailer:



Curiosidades:
Descobriu-se que, quando em traje RoboCop completo, Peter Weller não  cabia no carro da polícia . É por isso que a maioria das cenas dele mostra-o saindo do carro ou se preparando para entrar nele. Para cenas de tiros onde ele realmente precisava estar no carro, só usava a parte de cima do traje e ficava de cueca. No entanto, para manter a ilusão de que RoboCop usa a vestimenta inteira quando estava dentro de um carro, a maioria das fotos mostra seus pés robóticos saindo do carro primeiro.

O traje de RoboCop era tão quente e pesado que Peter Weller estava perdendo quase 1,5 quilos por dia de água. Um condicionador de ar foi instalado no traje.

Em Sacramento, Califórnia, um suspeito de roubo fugiu para um cinema para fugir da polícia. Ele ficou tão absorto no filme que passava na tela (RoboCop), que não percebeu que a polícia tinha evacuado todos os clientes do local. Quando as luzes se acenderam, o homem atordoado foi levado sob custódia.

Peter Weller disse que uma de suas memórias favoritas de sua carreira cinematográfica foi filmar a sequência do tráfico de drogas. Enquanto filmava a sequência, Weller estava ouvindo a música de Peter Gabriel "Red Rain" em seu walkman dentro do capacete RoboCop enquanto trocava tiros com vários bandidos.

Nancy Allen chegou pela primeira vez no set quando Paul Verhoeven estava filmando a sitcom deliberadamente cafona "It's Not My Problem", que aparece nas telas de televisão durante todo o filme. Allen ficou inicialmente horrorizada ao pensar que ela tinha assinado para fazer um filme com um diretor incompetente.   

Kurtwood Smith originalmente fez o teste para o papel de Dick Jones, e quando ele descobriu que tinha sido escalado, achou que tinha conseguido. Só mais tarde  descobriu que estaria fazendo Clarence Boddicker. Mais tarde ainda, descobriu o motivo: sendo holandês, o diretor Paul Verhoeven crescera perto do Holocausto e achava que, quando usava óculos, Smith se parecia com Heinrich Himmler. Smith, aparentemente, concordou com a ideia, afirmando os óculos de seu personagem o faziam parecer mais esperto e, portanto, mais ameaçador. 

Escritores e produtores estavam preocupados que os policiais ficassem ofendidos com a interpretação de Weller no filme. Pelo contrário, eles adoraram. Eles apreciaram especialmente a cena em que RoboCop joga Boddicker através de três planos de janela de vidro, enquanto lê uma versão abreviada dos direitos. 

Para o trailer teatral, Orion usou a música de seu filme O Exterminador do Futuro (1984), que também é um filme sobre um cyborg. Schwarzenegger foi brevemente considerado para o papel de RoboCop, mas os envolvidos com o filme estavam preocupados que ele seria muito volumoso no traje e acabaria parecendo o Boneco da Michelin. Além disso, a música de fundo era muito enganadora para algumas pessoas, que acreditavam que o filme seria uma sequência de O Exterminador do Futuro. Explicando a dependência da humanidade da tecnologia e a ascensão da Skynet. 

A voz de "Enforcement Droid 209" é a do produtor Jon Davison, seus grunhidos são de um jaguar, e seus gritos de um porco. O corpo do ED-209 foi baseado no design de um helicóptero Bell e a aparência geral é uma reminiscência de uma linha de brinquedos chamada Robotech (1985) que foram baseados em uma série de anime japonesa dos anos 80. 

A esposa de Kurtwood Smith, Joan Pirkle, tem um pequeno papel como secretária de Dick Jones, Barbara.

As três Primeiras Diretrizes da RoboCop são reminiscentes das Três Leis da Robótica, como foi concebido pelo autor de ficção científica Isaac Asimov e publicado pela primeira vez em seu conto "Runaround".

Antes de Peter Weller ser escalado para o elenco, Rutger Hauer era outro ator na fila para fazer RoboCop. No entanto, foi decidido que ele era muito grande para caber no traje. Weller ganhou o papel por causa de sua estrutura esbelta e da expressividade de seu rosto

Por um tempo, Michael Ironside foi pensado para o papel de RoboCop, mas eles tiveram que desistir da ideia quando perceberam que o ator teria que ser muito menor para se encaixar no traje imaginado.

O diretor Paul Verhoeven credita a "O Exterminador do Futuro", de James Cameron (1984), com o sucesso de RoboCop. A Orion Pictures, produtora de RoboCop, foi inicialmente fundada com o objetivo de produzir filmes de qualidade em vez de blockbusters lucrativos. A escassez de dinheiro forçou-os a produzir "O Exterminador do Futuro", que eles viam como uma produção de baixo orçamento que poderia ter algum lucro rápido, mas como esse não era o tipo de filme que eles gostavam de estar associados, o estúdio fez muito pouco marketing para o filme. Quando o Exterminador do Futuro se tornou um sucesso inesperado, o estúdio estava convencido de que a ficção científica poderia ser lucrativa, por isso RoboCop foi rapidamente comercializado apropriadamente. Verhoeven também adotou o rápido ritmo de edição daquele filme.

O ladrão que rouba a loja de bebidas caminha por uma prateleira de histórias em quadrinhos e pega uma edição do Homem de Ferro. Como RoboCop, Iron Man é sobre um homem que usa uma armadura robótica devido a ferimentos. O ator Miguel Ferrer apareceu mais tarde em Homem de Ferro 3 (2013).

Peter Weller recusou um papel em King Kong 2 (1986) para estrelar este filme.

David Cronenberg foi um dos muitos diretores que a que se ofereceram a direção e que recusou. Ironicamente, Peter Weller foi o protagonista em "Mistérios e Paixões" (1991), de Cronenberg, no qual Weller trabalhou ao recusar reprisar seu papel em "RoboCop 3" (1993).  

A música "Show Me Your Spine", do PTP, está tocando no clube quando RoboCop prende Leon. Esta música, que conta com os vocais de Kevin 'ohGr' Ogilvie do Skinny Puppy, estava indisponível em qualquer formato até outubro de 2004, quando foi incluída no CD "Ministry: Side Trax" lançado por Rykodisc.

Peter Weller e Nancy Allen  compartilham a mesma data de aniversário - 24 de junho.

A atriz Stephanie Zimbalist  declinou do papel que foi para  Nancy Allen

Os planos para um filme O Exterminador do Futuro vs Robocop entraram e saíram em obras desde 1990. Embora nenhum filme ainda tenha que ser feito com o crossover, vários videogames e histórias em quadrinhos foram lançados com base na ideia, tornando o projeto um dos mais importantes. crossovers mais esperados de todos os tempos 

O visual do RoboCop foi inspirado nos quadrinhos japoneses The 8 Man e no primeiro Metal Hero Uchû keiji Gyaban (1982).

Seis atores do filme também apareceram na franquia Star Trek: Kurtwood Smith interpretou o Presidente da Federação no Jornada nas Estrelas VI - A Terra Desconhecida (1991), e também apareceu no Jornada nas Estrelas: Deep Space Nine (1993) e Jornada nas Estrelas: Voyager (1995); Ronny Cox apareceu no Jornada nas Estrelas: A Nova Geração (1987); Ray Wise apareceu no Jornada nas Estrelas: A Nova Geração (1987) e Jornada nas Estrelas: Voyager (1995); Miguel Ferrer atuou como timoneiro no Jornada nas Estrelas III: À Procura de Spock (1984); Robert DoQui apareceu no Jornada nas Estrelas: Deep Space Nine (1993); e Peter Weller apareceu no Jornada nas Estrelas: Enterprise (2001) e em Além da Escuridão: Star Trek (2013).

Miguel Ferrer e Edward James Olmos (Blade Runner) participaram do clip da banda Toto na música "I Will Remember"










 

Robocop Theme:





Batman de armadura na HQ de Frank Miller "O Cavaleiro das Trevas" (1986)


 
















 

Quadrinização

 




















Crossover:























Filmografia Parcial: 

Peter Weller:
 











   


RoboCop - O Policial do Futuro (1987); Leviathan (1989); RoboCop 2 (1990); Mistérios E Paixões (1991); Screamers - Assassinos Cibernéticos (1995); Poderosa Afrodite (1995); Dark Prince: A Verdadeira História de Drácula (2000); Devorador de Pecados (2003); Caçados (2007); Além da Escuridão - Star Trek (2013); Skin Trade - Em Busca de Vingança (2014); Filhos da Anarquia (seriado 2013-2014)

Nancy Allen
 

 













A Última Missão (1973); Carrie, a Estranha (1976); 1941: Uma Guerra Muito Louca (1979); 1941: Uma Guerra Muito Louca (1979); Um Tiro na Noite (1981); Estranhos Invasores (1983); Projeto Filadélfia (1984); O Gladiador (1986); RoboCop: O Policial do Futuro (1987) ; Poltergeist III: O Capítulo Final (1988); RoboCop 2 (1990); RoboCop 3 (1993); Dc7 - Abrigo Subterrâneo (1997); Nunca Dê Carona a Um Estranho (1998); Colheita Maldita 666: Isaac Está de Volta (1999); Quality Time (2008)

Kurtwood Smith
 















Os Embalos de Sábado Continuam (1983); Por Trás de um Assassinato (1984); RoboCop: O Policial do Futuro (1987); Rambo III (1988); Justiça Corrupta (1989); Sociedade dos Poetas Mortos (1989); Não Tenho Troco (1990); Oscar: Minha Filha Quer Casar (1991); Jornada nas Estrelas VI - A Terra Desconhecida (1991); Neblina e Sombras (1991); A Fortaleza (1992); Encaixotando Helena (1993); Um Sonho sem Limites (1995); A Força em Alerta 2 (1995); A Última Ameaça (1996); Tempo de Matar (1996); Prefontaine (1997); O Protetor (1998); Impacto Profundo (1998); Garota, Interrompida (1999); Invasão Mortal (2004); De Volta aos Anos 70 (seriado 1998-2006); Um Negócio Nada Seguro (2011); Hitchcock (2012); Apenas Um Show: O Filme (2015); Amityville: O Despertar (2017) 

Ronny Cox
 














Amargo Pesadelo (1972); O Carro, a Máquina do Diabo (1977); S.O.S. - Submarino Nuclear (1978); Toque de Recolher (1981); Um Tira da Pesada (1984); O Rapto de Kari Swenson (1987); Um Tira da Pesada II (1987); RoboCop: O Policial do Futuro (1987); Caçada Brutal (1988); O Retorno (1989); O Vingador do Futuro (1990); RoboCop 2  (1990);  Capitão América (1990); O Enigma do Passado (1991); Perry Mason: The Case of the Heartbroken Bride (1992); Sweet Justice (seriado 1994 a 1995); Último Desafio - A História de Jimmy Valvano (1996); Crime na Casa Branca (1997); Forças do Destino (1999); Crime na Cidade Perfeita (2000); Jovens Justiceiros (2001); Imagine Só! (2009); Fora de Alcance (2014);

Robert DoQui (1934–2008)
 



O Leão Vesgo (1965); A Mesa do Diabo (1965); Tarzan e o Silêncio Mortal (1966); O Poder Negro (1968); O Presidente Negro (1972); Coffy: Em Busca da Vingança (1973); Fibra de Valente 2 (1975); O Tesouro de Matecumbe (1976); O Massacre da Guiana (1979); Dançando como Loucos (1982); O Espelho da Alma (1984); Os Heróis Não Têm Idade (1984); Ritmo Quente (1985); A Máquina do Outro Mundo (1985); Entre a Escuridão e o Amanhecer (1985); RoboCop: O Policial do Futuro (1987); Lutadores da Liberdade (1988); RoboCop 2 (1990); Imunidade Diplomática (1991); RoboCop 3 (1993); Short Cuts - Cenas da Vida (1993); A Lenda do Trovão (1997); Positive (2007)

Ray Wise


O Monstro do Pântano (1982); A Marca da Pantera (1982); Viagem Clandestina (1985); RoboCop - O Policial do Futuro (1987); Twin Peaks: Os Últimos Dias de Laura Palmer (1992); Sol Nascente (1993); Rotação Máxima (1994); Energia Pura (1995); Morte Sobre Trilhos (1998); Superando Limites (2002); Olhos Famintos 2 (2003); Poder Além da Vida (2006); Justiça a Qualquer Preço (2007); Uma Chamada Perdida (2008); X-Men: Primeira Classe (2011); O Segredo Da Borboleta (2012); Guardian Angel (2014); Jurassic City (2015); Deus Não Está Morto 2 (2016); Star Trek: Captain Pike (2016).


Paul McCrane








Rocky II: A Revanche (1979); Fama (1980); Os Defensores (1981); Um Hotel Muito Louco (1984); Marcados pela Guerra (1984); RoboCop: O Policial do Futuro  (1985); A Bolha Assassina (1988); Um Sonho de Liberdade (1994); Plantão Médico (1997-2008); A Revolta de Atlas: Parte II (2012); Siga pela 10 (2019)


Miguel Ferrer (1955–2017)









O Homem que Não Existiu (1983); Jornada nas Estrelas III: À Procura de Spock (1984); A Linha do Amor (1984); RoboCop: O Policial do Futuro (1987); Preparação de um Crime (1987); Abismo do Terror (1989); Vingança (1990);  A Árvore da Maldição (1990); Twin Peaks (1990-1991);  Morte nas Alturas (1991); Twin Peaks: Os Últimos Dias de Laura Palmer (1992); Anatomia de um Crime (1992); Top Gang 2! A Missão (1993); Uma Nova Tocaia (1993); Seqüestro Sem Resgate (1994); The Return of Hunter (1995); O Desaparecimento de Garcia Lorca (1996); Vôo Noturno (1997); Traffic: Ninguém Sai Limpo (2000); Amaldiçoados Pelo Passado (2002); Sob o Domínio do Mal (2004); Crossing Jordan (seriado 2001 -2007); A Mulher Biônica (seriado 2009); Acerto de Contas (2009); Perdido Pra Cachorro 2 (2011); Entrega de Risco (2012); Perdido Pra Cachorro 3 (2012); Homem de Ferro 3 (2013); Twin Peaks: O Mistério (2014); NCIS: Los Angeles (seriado 2012 -2017);  Twin Peaks: O Retorno (seriado 2017)

 



Fontes:
Newsweek
Starlog
Guia de Cinema Nova Cultural
Set - Cinema e Video
Making of Robocop
Jornal O Globo
Ny Times 

4 comentários:

  1. Cara,tem um "meme" famoso que aparece a HQ do ROM ,naquela hora do assalto ao casal da loja de conveniência

    ResponderExcluir
  2. Boa Noite Lucas Cantino. Você tem toda razão !!! Fui buscar na internet a informação e realmente existe, na cena em que o cara que tenta roubar a loja e Robocop entorta a arma dele, uma referência a ROM (para quem não sabe um personagem que vinha de outra galáxia (do planeta Gálador) combater os terríveis Espectros que se infiltraram na humanidade e assumiam a forma humana. ROM interagiu com vários Super Heróis Marvel, mas no início era visto como vilão porque parecia que "dizimava os humanos" (na verdade mandava os espectros para o limbo). Era publicada na antiga "Heróis da Tv" da Editora Abril. A cena acontece quando o ladrão passa por uma estante de comics e há três revistas do Herói galático. Bem que a Marvel podia adaptar ROM e colocá-lo numa futura franquia. Obrigado por agregar informações ao post e por mais este comentário. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. Boa noite. Mais um ícone oitentista. Após protagonistas mascarados, musculosos e invencíveis, surge um herói "enlatado" e num filme superior aos seus congêneres. Robocop é falível, sentimental e, pasmem, sente dor física, pois isso fica notável no embate contra Clarence Boddicker ao final do filme, sendo ferido justamente na altura de seu coração. Também mostra-se parceiro e dotado de um humor ácido por vezes. Filme mostra uma sutil crítica social inserida nele e trás um futuro duvidoso, corrupto e violento mostrando mais uma vez ser a principal problemática dos grandes centros onde impera o caos, desordem e medo. Uma boa diversão e que é bem melhor que suas continuações. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  4. Boa Noite Janerson.
    Robocop foi ignorado por vários diretores que viam no filme apenas uma história de um "Robô/andróide" a ser contada. O Nome "Robocop" assustava e quase todo mundo tinha medo de se envolver em um fiasco cinematográfico. Verhoeven pegou o roteiro e colocou suas impressões nele realçando a grande crítica (como você bem disse) por trás do filme. E Peter Weller foi, para o personagem, o ator perfeito. A mudança de direção no segundo para Irvin Kershner com a história de Frank Miller e no terceiro com Fred Dekker à frente das câmeras, e novamente Miller escrevendo, não funcionou. Os dois exemplares são bem fracos em relação ao primeiro. Obrigado por mais esse comentário e um grande abraço.

    ResponderExcluir

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre