quinta-feira, 2 de abril de 2020

A COR DO DINHEIRO / THE COLOR OF MONEY (1986) - ESTADOS UNIDOS


CONTINUAÇÃO EM GRANDE ESTILO


Fast Eddie (Paul Newman), outrora habilidoso jogador de bilhar, que derrotou o famoso e melhor jogador de sua época, Minnesota Fats (Jackie Gleason), decepcionou-se com o jogo e abandonou tacos e mesas. Agora, 25 anos depois, é conhecido por vender bebidas e bancar jovens jogadores por 60% dos lucros. Certo dia, durante uma conversa, com sua namorada Janelle (Helen Shaver) tem sua atenção colhida pela poderosa tacada inicial de um jovem chamado Vince (Cruise) que está derrotando facilmente um de seus pupilos, Julian (John Turtorro). Eddie percebe no jovem uma joia bruta pronta a ser lapidada, mas há um problema: Vince é imaturo, debochado, intempestivo e ingênuo sendo que a única pessoa capaz de controla-lo é sua namorada, Carmen (Mary Elizabeth Mastrantonio), uma jovem madura e de ambições. Eddie convence a dupla a viajar por algumas cidades para ganhar experiência e esconder seu jogo aprendendo a ganhar dinheiro dos apostadores, só que Eddie começa a perceber que Vince só faz o que quer.


Desafio à Corrupção (1956) foi um clássico que trouxe entre outros o próprio Paul Newman, Jackie Gleason e George C. Scott em atuações elogiáveis. Era uma adaptação do livro de Walter Travis na qual o diretor Robert Rossen souber carregar de dramaticidade e críticas sociais, além de um meticuloso exame da personalidade dos envolvidos, recheado de um clima claustrofóbico e com um sabor amargo ao seu final. E o filme, por si só, se completava. Em 1984 o mesmo autor publicou um novo romance que mostrava o destino de Eddie. Newman gostou do que leu e resolveu investir numa sequência, algo de grande risco, diante do prestígio que a produção de 56 tinha junto à críticos. Martin Scorsese foi o escolhido porque Newman gostou de sua abordagem quanto ao personagem de De Niro em “Touro Indomável” e lhe enviou o novo livro de Travis. O diretor amargava o fracasso de “O Rei da Comédia” (1982) que reunia (um sério) Jerry Lewis e Robert De Niro colhendo boas críticas com Depois de Horas (1985). O resultado: Indicações ao Oscar nas categorias de Melhor Ator (Newman também recebera por Desafio à Corrupção); Melhor Atriz Coadjuvante;  Melhor Direção de Arte; Melhor Roteiro Adaptado. Após seis indicações Newman conquistaria a estatueta (conquistara uma pelo conjunto da obra em 1985), mas o ator não compareceu à cerimônia.



Scorsese atualizou a estória dando um sentido próprio, tornando-o divertido e dando motivações ambíguas aos personagens. Criou uma interação pouco vista no cinema da lente com bola de sinuca / bilhar  percorrendo o verde da mesa de encontro à caçapa, o que trouxe vida ao filme e nos inseriu dentro dos jogos. Criou uma linha de perspectiva que permitiu transitar nossos olhares  acima e abaixo das mesas e não contente nos presenteou com visões acima da mesa e, em outro momento, de várias mesas simultaneamente. Seus movimentos de câmeras terminando em closes nos atores ou nas jogadas foi muito bem elaborado e captou a essência que o filme necessitava.


Quanto aos personagens havia a intenção de trazer Jackie Gleason para reprisar seu personagem, mas o ator não conseguiu se perceber inserido na estória e declinou do papel.  Talvez tenha sido melhor dessa forma.  Eddie começa a sentir aquela sensação de que há ainda fogo sobre as cinzas ao acompanhar e ensinar os meandros desse meio a Vincent e um retorno seria uma forma de expulsar seus fantasmas, além mostrar que o desejo de vencer pode triunfar além da idade. Eddie agora tem um relacionamento maduro, muito diferente do que tivera décadas atrás, mas ainda tem problemas em mantê-lo. Ama Janelle, mas a possibilidade de viver novamente algo que sepultara pode ser novamente um empecilho à sua felicidade.  Vince parece apenas querer se divertir e ganhar alguma grana mostrando, nesse ínterim, de que é “um destruidor de adversários”. Eddie lhe diz ser “um estudante de movimentos humanos, muito útil para vencer adversários, mas o jovem acha engraçado e desnecessário: ele já sabe o caminho das pedras: é chegar e vencer, mas o jovem pensa pequeno e Eddie quase enlouquece com seu novo e arredio pupilo.  Carmen é uma jovem que busca algo. Ama Vincent, mas percebe que  a aventura que vivem não traz muito retorno e ela vê em Eddie a possibilidade da dupla aprender a ganhar dinheiro de verdade nesse negócio: um jogador tem que perder para ganhar, tem que parecer fraco para atrair jogadores e jogar por lances mais altos. Eddie já percorreu esse caminho, já foi arrogante, imaturo e sofreu por suas decisões. Carmen parece balançar entre os dois e isso enfurece Vincent. Mais cedo ou mais tarde Vincent e Eddie terão que seguir caminhos opostos e talvez se cruzem. Vincent nunca vira seu mentor jogar, mas percebe sua reputação frente a antigos amigos e jogadores. Eddie será melhor ou pertence ao passado?  Vincent acredita que pode vencer todos e Eddie acredita que pode vencer Vincent. O destino dará uma mãozinha para sanar essa dúvida.


O elenco é muito bom. Paul Newman é a razão de ser desse filme. É em torno dele que gira o filme e quão prazeroso é ver um personagem que mudou diante do tempo, mas que carrega dentro de si as cicatrizes de uma vida da qual não pode mais continuar. Newman vinha de “O Veredicto” (1982), um drama de tribunal, que injustamente não lhe rendera um Oscar por sua grande atuação e de “Meu Pai, Eterno Amigo”, um filme mediano (1984). Tom Cruise vinha de Top Gun um verdadeiro sucesso lançado sete meses antes e sua atuação funcionou perfeitamente com o que era necessário para fazer o filme funcionar.  Faria um filme que desagradou a crítica,  "Cocktail", mas depois colecionou diversos sucessos. Mary Elizabeth Mastrantonio vinha de "Scarface" (1983), mas o seu papel mais lembrado é o de Marian de "Robin Hood, o Príncipe dos Ladrões" (1991) ao lado de Kevin Costner.  Mastrantonio deu o equilíbrio que Cruise e Newman precisavam apresentando uma personagem analítica, sóbria e ciente de seu papel junto a Vincent. Helen Shaver, cujos trabalhos mais conhecidos eram "O Casal Osterman" e "Nova Iorque, Terra de Ninguém" fez o caso de Eddie e teve um bom desempenho. A atriz está na ativa entre filmes e séries. Bill Cobbs como Orvis, o dono do salão, faz a ponte entre o passado de Eddie e o presente. O ator continua na ativa em filmes e seriados. A citar as presenças de John Tuturo, e o cantor Iggy Pop. Por sua atuação Forrest Whitaker chamou a atenção do diretor Levinson que o escalou em "Bom Dia Vietnã".


A Cor do Dinheiro é um filme vigoroso, com um Scorsese bem diferente de suas características, mas que usou  as sequências de bilhar para contar algo sobre os jogadores. O diretor conseguiu dar continuidade a uma estória que poucos imaginariam acontecer. Além disso possui uma bela fotografia e trilha sonora cuja “It’s In The Way That You Use It” na voz de Eric Clapton cola nos ouvidos. Diversão garantida.


Trailer:




Curiosidades:
Os criadores de uma empresa de software promissora estavam procurando um nome para seu novo e revolucionário videogame. Eles entenderam a cena em que Tom Cruise entra no salão de jogos e lhe perguntam o que ele está carregando. Sua resposta: Doom (1993). Especialmente ojogo  entre Vincent e Moselle (Bruce A. Young), foi a fonte do título do famoso jogo.

Tom Cruise fez seus próprios truques para o filme, exceto um em que ele teve que pular duas bolas para afundar outra. Scorsese disse que poderia ter deixado Cruise aprender a cena, mas levaria dois dias extras de prática, atrasando a produção e custando milhares de dólares. A tacada foi realizada pelos jogadores profissionais Andrew Ghiatsidis e Michael Sigel.

Quando Paul Newman ganhou o Oscar de Melhor Ator por esse filme, ele e sua esposa Joanne Woodward se tornaram o primeiro casal a ganhar o Oscar dele e dela desde Vivien Leigh e Laurence Olivier. A vitória de Newman também ocorreu depois que ele já havia recebido uma estatueta honorária do Oscar no ano anterior. A vitória foi amplamente considerada com base no sentimentalismo e na culpa que um dos principais atores masculinos de Hollywood nunca havia vencido.

Muitos dos melhores jogadores de sinuca dos anos 80 fizeram parte do elenco e / ou prestaram assistência, como Steve Mizerak ("The Miz"), que era o jogador forte que Eddie venceu em Atlantic City; Jimmy Mataya ("Pretty Boy Floyd"), que acompanha Julian (John Turturro) quando encontram Eddie em Atlantic City; Keith McCready, que interpretou Grady Seasons; e outros, como Michael Sigel e Ewa Mataya Laurance (a esposa de Jimmy Mataya na época) atuaram como fabricantes e consultores profissionais de jogadas que prepararam as cenas para os atores. 

A certa altura, Eddie diz a Vincent que não joga sinuca desde antes de Vincent nascer. Na vida real, Tom Cruise não nasceu até o ano seguinte ao lançamento do Desafio à Corrupção (1961).

Trabalho final do veterano designer de produção Boris Leven, que recebeu uma indicação póstuma ao Oscar em 1987 por sua direção de arte neste filme.

O elenco do filme inclui três vencedores do Oscar: Paul Newman, Forest Whitaker e Martin Scorsese, que participou do filme, e três indicados ao Oscar: Tom Cruise, Richard Price e Mary Elizabeth Mastrantonio.

A maioria dos grandes torneios de sinuca que deveriam estar em Atlantic City foi filmada no grande salão de baile no final do Navy Pier em Chicago.

O filme original The Hustler foi lançado pela Twentieth Century Fox, enquanto este foi lançado pela Walt Disney Company, tornando-a a primeira de várias franquias compartilhadas pelos dois estúdios.


Cartaz:



It’s In The Way That You Use It - Eric Clapton






Filmografia Parcial:
Paul Newman  (1925–2008) 












O Cálice Sagrado (1954); Marcado pela Sarjeta (1956); O Mercador de Almas (1958); Gata em Teto de Zinco Quente (1958); Paixões Desenfreadas (1960); Exodus (1960); Desafio à Corrupção (1961); O Indomado (1963); Caçador de Aventuras (1966); Hombre (1967); Rebeldia Indomável (1967); Butch Cassidy (1969); Meu Nome é Jim Kane (1972); Golpe de Mestre (1973); Inferno na Torre (1974); Quinteto (1979); 41ª DP - Inferno no Bronx (1981); Ausência de Malícia (1981); O Veredicto (1982); Meu Pai, Eterno Amigo (1984); A Cor do Dinheiro (1986); O Início do Fim (1989); Blaze - O Escândalo (1989); Na Roda da Fortuna (1994); O Indomável - Assim É Minha Vida (1994); Estrada Para Perdição (2002)

Mary Elizabeth Mastrantonio














Scarface (1983); Dançando Com o Perigo (1987); O Segredo do Abismo (1989); Julgamento Final (1991); Robin Hood, o Príncipe dos Ladrões (1991); Areias Brancas (1992); Jogos de Adultos (1992); Lei & Ordem: Crimes Premeditados  (seriado 2010); Limitless (seriado 2015 a 2016); Amok (2015); O Justiceiro (seriado 2017 a 2019); Ponto Cego (seriado 2018 a 2019)

Tom Cruise










Amor Sem Fim (1981); Toque de Recolher (1981); Porky 3 (1983); A Lenda (1985); Top Gun: Ases Indomáveis (1986); A Cor do Dinheiro (1986); Cocktail (1988); Rain Man (1988); Nascido em 4 de Julho (1989); Dias de Trovão (1990); Um Sonho Distante (1992); Questão de Honra (1992); A Firma (1993); Entrevista Com o Vampiro (1994); Missão: Impossível (1996); Jerry Maguire: A Grande Virada (1996); De Olhos Bem Fechados (1999); Magnólia (1999); Missão: Impossível 2 (2000); Vanilla Sky (2001); Minority Report: A Nova Lei (2002); O Último Samurai (2003); Colateral (2004); Missão: Impossível 3 (2006); Operação Valquíria (2008); Missão: Impossível - Protocolo Fantasma (2011); Jack Reacher: O Último Tiro (2012);  Oblivion (2013); No Limite do Amanhã (2014); Missão: Impossível - Nação Secreta (2015); Jack Reacher: Sem Retorno (2016); A Múmia (2017); Feito na América (2017); Missão: Impossível - Efeito Fallout (2018); Top Gun: Maverick (2022); Missão: Impossível - Acerto de Contas - Parte 1 (2023);  Missão: Impossível 8 (2024)

Helen Shaver












El Hombre Desnudo (1976);  A Estrada do Medo (1978);  Horror em Amityville (1979); O Casal Osterman (1983); A Melhor Defesa é o Ataque (1984); Nova York - Terra de Ninguém (1985); A Cor do Dinheiro (1986); Adoradores do Diabo (1987); O Ataque dos Vermes Malditos 2: Os Vermes Estão de Volta (1996); Jovens Bruxas (1996); Poltergeist: The Legacy (seriado 1996-1999);  O Resgate de Emily (2000); D.C. Sniper: 23 Days of Fear  (2003); Down River (2013)


Forest Whitaker













Picardias Estudantis (1982); Em Busca da Vitória (1985); A Cor do Dinheiro (1986); Platoon (1986); Tocaia (1987); Bom Dia, Vietnã (1987); O Grande Dragão Branco (1988); Um Rosto Sem Passado (1989); Perigosamente Harlem (1991); Hospital de Heróis (1992); Traídos pelo Desejo (1992); Os Invasores de Corpos - A Invasão Continua (1993); Contagem Regressiva (1994); Prêt-à-Porter (1994); A Experiência (1995); Fenômeno (1996); Ghost Dog (1999); A Reconquista (2000); Na Mira do Inimigo (2000); O Quarto do Pânico (2002); Por Um Fio (2002); A Fraude (2005); O Último Rei da Escócia (2006); O Grande Debate (2007); Ponto de Vista (2008); Os Reis da Rua (2008); O Efeito da Fúria (2008); Repo Men: O Resgate de Órgãos (2010); Detenção (2010); Assassinos de Aluguel (2012); O Último Desafio (2013); Zulu (2013); Busca Implacável 3 (2014);Nocaute (2015); A Chegada (2016); Rogue One (2016); Pantera Negra (2018).

John Tuturo













Procura-se Susan Desesperadamente (1985); Viver e Morrer em Los Angeles (1985); Hannah e suas Irmãs (1986); Fábrica de Loucuras (1986); A Cor do Dinheiro (1986); O Siciliano (1987); Faça a Coisa Certa (1989); Ajuste Final (1990); Febre da Selva (1991); Barton Fink, Delírios de Hollywood (1991); Sem Medo de Viver (1993); Quiz Show: A Verdade dos Bastidores (1994); Irmãos de Sangue (1995); O Grande Lebowski (1998); Jogada Decisiva (1998); O Último Lance (2000); Efeito Colateral (2002); A Herança de Mr. Deeds (2002); Tratamento de Choque (2003); A Janela Secreta (2004); O Bom Pastor (2006); Transformers (2007); Fora de Controle (2008); Zohan: O Agente Bom de Corte (2008); O Sequestro do Metrô 123 (2009); Transformers: A Vingança dos Derrotados (2009); Transformers: O Lado Oculto da Lua (2011); Êxodo: Deuses e Reis (2014); Mãos de Pedra (2016); Transformers: O Último Cavaleiro (2017); The Batman (2021)



Bill Cobbs












O Sequestro do Metrô (1974); Trocando as Bolas (1983); Silkwood, Retrato de uma Coragem (1983); Cotton Club (1984); A Cor do Dinheiro (1986); Vingança Tardia (1987); Sob Suspeita (1987); Dominick e Eugene (1988); Bird (1988); O Calendário da Morte (1989); New Jack City: A Gangue Brutal (1991); Aprendiz de Feiticeiro (1991); As Criaturas Atrás das Paredes (1991); O Guarda-Costas (1992); O Demolidor (1993); Na Roda da Fortuna (1994); Coisas para se Fazer em Denver Quando Você Está Morto (1995); The Wonders: O Sonho Não Acabou (1996); Fantasmas do Passado (1996); Bud: O Cão Amigo (1997); Eu Ainda Sei o que Vocês Fizeram no Verão Passado (1998); Destinos Cruzados (1999); Alma de Campeão (2005); Uma Noite no Museu (2006); O Melhor Amigo do Papai Noel (2010); Oz: Mágico e Poderoso (2013); Uma Noite no Museu 3: O Segredo da Tumba (2014) Uma Razão Para Recomeçar (2016); Beyond the Law (2019)

Bruce A. Young











Negócio Arriscado (1983); Nada em Comum (1986); A Cor do Dinheiro (1986); A Revanche Final (1989); O Caso Howard Beach (1989); O que Terá Acontecido a Baby Jane? (1991); Top Gang! Ases Muito Loucos (1991); Sombras do Passado (1992); Os Saqueadores (1992); Blink - Num Piscar de Olhos (1993); A Árvore dos Sonhos (1994); Fenômeno (1996); The Sentinel  (seriado 1996 a 1999); Jurassic Park III (2001); O Imbatível (2002); 72 Horas (2010)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre