terça-feira, 1 de junho de 2021

O QUARTETO FANTÁSTICO / THE FANTASTIC FOUR (1994) - ESTADOS UNIDOS

UM FILME QUE NUNCA TEVE A INTENÇÃO DE SER EXIBIDO

Reed Richards (Alex Hyde-White) e Victor Von Doom (Joseph Culp), colegas de faculdade, em Havard, trabalham juntos em um experimento que visa obter uma nova fonte de energia de um misterioso cometa chamado  “Colossus” que passará próximo à Terra. O experimento dá errado e Doom sofre diversas queimaduras sendo dado como morto. Na verdade, é levado de volta para o seu o país onde farão de tudo para que permaneça vivo.

Dez anos depois, Reed Richards e Ben Grimm (Michael Bailey Smith) resolvem criar um foguete que os aproxime do cometa que novamente passará próximo ao planeta. Reed acredita que agora seus avançados experimentos permitirão que a missão seja um sucesso. À dupla aliam-se os irmãos Susan e Johnny Storm sem saberem que Doom mudou a matriz de diamante que absorveria os raios cósmicos. O quarteto é bombardeado por uma estranha radiação que lhes permite sobreviver a queda do foguete. Mas há algo mais:  descobrem agora seem possuidores de incríveis poderes. Doom (ou Dr. Destino), porém,  deseja captura-los  e extrair seus poderes para que possa se tornar o ser mais poderoso da Terra, além de vingar-se de Richards que julga ser o culpado por coloca-lo pra sempre atrás de uma armadura.

A primeira coisa que devemos ter em mente foi que Marvel, em determinado momento de sua existência, estava financeiramente encrencada. Uma das saídas era vender seus heróis para terceiros com intuito de saudarem suas dívidas.  E havia uma cláusula em alguns casos: se não houvesse a produção de um filme, os direitos, depois de um período, voltariam para a Editora (lembrando que a Marvel não produzia, apenas vendia e /ou licenciava os direitos). Talvez você se lembre de alguns filmes feitos: Justiceiro (pela New Worlds) , X-Men, Nick Fury, Demolidor, Conan, Sonja, Motoqueiro Fantasma, Capitão América  (pela 21st Century), Homem-Aranha (pela Warner Brothers) Dr. Estranho, Solomon Kane  (pela Paradox), Blade, O Caçador de Vampiros (pela New Line Cinema),o seriado do Incrivel Hulk (pela Universal Television)  .... e  O Quarteto Fantástico. Nunca houve um grupo de super-heróis tão problemático quando pensamos em uma franquia. E aí começa nossa história.

Bernd Eichinge (1949-2011), dono da alemã Neue Constatine (que produziu “A História Sem Fim”; "Eu, Christiane F."; "O Nome da Rosa";“A Queda: A Ultimas Horas de Hitler" ...), tinha comprado, em 1982, os direitos de uso do Quarteto Fantástico por U$$ 250.000,00. A intenção era produzir um filme de 40 milhões, porém nada havia sido produzido e o prazo limite de 10 anos findaria em 31 de dezembro de 1992. Eichinge solicitou uma extensão de prazo, mas a Marvel tinha interesse que outro estúdio (maior) produzisse o filme, já que Hollywood começava a vislumbrar lucro no gênero após Batman (1989) e a trilogia Superman. Em meados de 1992, o produtor sondou Lloy Kaufman, presidente da “Troma Entertainment”, especializada em filmes independentes, se ele faria “O Quarteto Fantástico” por 1 milhão de dólares (valor irrisório para uma produção em Hollywood). Kaufman perguntou ao “Rei dos Filmes B”, Roger Corman, se ele toparia produzir um filme de baixo orçamento que se iniciaria antes do final daquele ano. Havia uma estranha pressa em começar o filme, motivo que se revelaria mais tarde. Corman  topou, contratou o diretor Oley Sassone (um experiente diretor de comerciais e videoclipe e que já havia trabalhado com ele)  e o filme começou 3 dias antes do final do prazo do contrato. Mas o que só Eichinge sabia (e não revelaria)  era que a real intenção seria apenas começar a rodar o filme e nunca levá-lo às telas (ele nunca confirmou oficialmente). Desde que estivessem em produção antes do prazo final, os direitos do Quarteto permaneceriam seus .

Com a escolha do elenco e equipe técnica, o filme começou. Conforme entrevistas do elenco, eles esperavam que as filmagens fossem feitas em um estúdio, mas era um grande galpão que tinha até ratos. Apesar das péssimas condições, os atores estavam entusiasmados, visto que era a grande chance para alguns de serem notados em uma produção que tinha um diretor / produtor conhecido (Corman, que nada sabia da estratégia de Eichinge),e personagens queridos da Marvel, além da promessa de que iria para o cinema e não para o mercado de vídeo. A “New Constantine” entraria com 750.000 e Corman com o mesmo valor. Tudo parecia estar correto até porque Corman era conhecido por fazer filmes rentáveis de baixos orçamentos.

Para uma análise crítica deste filme, considerando que não foi lançado oficialmente, partirei não de sua imagem, visto que as cópias disponíveis são regravações de uma cópia (ou cópias) de VHS. Até onde se sabe a matriz foi destruída pela Marvel, que através de seu executivo, Avi Arad comprou o filme terminado do diretor Oley Sassone (que ao final recebeu uma ligação de Corman que o filme não seria lançado para evitar danos à marca), encerrou o contrato com  Eichinger e resolveu que o filme não deveria ser visto por ninguém. Quis o destino que, antes do material ser destruído (se é que destruíram), alguém resolveu fazer uma copia que foi parar nos circuitos undergrounds das convenções de quadrinhos americanas. Daí foi cópia de cópia, e para o YouTube foi um pulo. Para os envolvidos ficou, pelo menos, a satisfação de ver que seus esforços não desapareceram para sempre (e virarem uma espécie de "The Forgotten Four"!), mesmo que nunca tenham lucrado com a produção.

Mas não tenhamos dúvidas: o filme é ruim. Para uma produção de 1994, parece ter sido produzido nos anos 70. Já a história tem pontos bons e outros nem tanto. O relacionamento de Reed com Sue, no início do filme, ficou muito estranho e não seria filmado nos dias atuais.  Reed e Doom; o acidente de Doom;  a viagem de foguete do quarteto e como descobrem seus poderes, estão condizentes, em termos conceituais, com os quadrinhos (coisa muito rara no gênero), já o modo como tudo ocorre, em termos de efeitos, é bem ruim (baixo orçamento, lembram?). Dr Fantástico esticando o braço foi muito estranho (a cena final então, nem se fala!!!); os efeitos da invisibilidade de Sue eram primários já nos anos 80;  Johnny Storm descobrindo seus poderes através de um espirro? Era para ser engraçado? Já “O Coisa” ficou bem interessante, com um animatronic no rosto por baixo da fantasia emborrachada que deu certa originalidade ao personagem. E a vestimenta de Doom também ficou bem interessante e parece ter inspirado os filmes seguintes. O que sempre me incomodou foi o tamanho do “Coisa”. Consta que tem 2,13m e 227 Kg, mas no filme de 2007 ele permanece no mesmo tamanho de sua forma física, só que mais forte. Em 2015 acertaram no tamanho, mas erraram no restante. Neste filme de 1994 até entendo que tudo foi muito corrido e colocaram um ator (Carl Ciarfalio ) por trás da vestimenta que não era tão grande. E transformar o Tocha em animação 3D, perto do final, foi um recurso barato que não encaixou no filme. O relojoeiro foi uma mudança por cima de um personagem que seria usado: “O Toupeira”. A dúvida fica por conta de o personagem não ter sido licenciado ou criar um mundo subterrâneo para o personagem ficaria muito caro. Talvez ambas as hipóteses sejam aceitáveis. A verdade é que parecem ter pensado no “Pinguim” de Batman e fizeram um personagem amalgamado. Alicia Masters, como a namorada do Coisa, está próximo aos quadrinhos, mas poderiam ter dado maior destaque a sua personagem que ficou subutilizada no contexto, assim como Sue que literalmente quase desparece do filme. 

Quanto ao elenco Joseph Culp (filho do ator Robert Culp do seriado O Super Herói Americano) fez um Doom com muitos maneirismos (o ator disse ser proposital). Segundo entrevista, sua voz ficou abafada na edição do filme devido a máscara, o que fez com que muitas pessoas tivessem dificuldade de compreender as falas do personagem. Dr. Doom foi uma das melhores ideias desse filme. Mark Ruffalo (Dr. Banner de “Os Vingadores”) fez teste para o papel. Alex Hyde-White (filho do ator britânico Wilfrid Hyde-White) funciona melhor antes da transformação do Sr Fantástico. Seu personagem pouco lembra os dos quadrinhos, mas sua atuação não foi ruim dentro daquilo que lhe entregaram.  Rebecca Staab foi Miss Nebraska e concorreu a Miss Estados Unidos em 1980, terminado na 12ª posição. Sua Sue não recebeu um tratamento digno e seus efeitos pareciam de produções televisivas dos anos 70.  Renée O'Connor (a Garbriele do seriado “Xena”) concorreu ao papel fazendo um teste. Michael Bailey Smith fez Ben Grimm e Carl Ciarfalio fez “O Coisa”. Nosso herói (emborrachado), junto com Doom, é a melhor parte do filme, com direito ao grito de guerra "it's clobberin' time!" (traduzido nos quadrinhos como “Tá na Hora do Pau!”). As idealizações do Coisa e Dr Destino foram projetados por John Vulich e Everett Burrell, que criaram os efeitos zumbis para o remake de Night of the Living Dead de 1990. Coube a Jay Underwood ser a parte engraçada do filme, mas não lhe deram bons diálogos.  Ian Trigger fez o esquisito relojoeiro, que não faria falta no filme. Kat Green fez Alicia Masters, interesse de Ben. Mercedes McNab fez a jovem Susan e Phillip Van Dyke o jovem Johnny.


Como o Quarteto Fantástico não foi levado aos cinemas e, tecnicamente, não foi oficialmente montado, com cópias de cópias de VHS circulando, fica difícil dizer se o cômputo final seria tão ruim. Se feito nos anos 70, como piloto de seriado, seria bem interessante, mas devemos lembrar que em 1994 já tínhamos Superman (4 filmes), Batman (2 filmes), Conan (2 filmes), O Justiceiro (que custou 9 milhões de dólares).... Qualidade mesmo, a Marvel só veria a partir de 2000 com o lançamento de “X-Men – O Filme” (mesmo assim algumas produções não agradaram).  E a franquia do Quarteto ainda hoje é motivo de discussão a despeito das produções de 2005, 2007 e 2015 (papo para outras análises). 
Filme facilmente encontrado no Youtube e direcionado a curiosos e fãs da Marvel e heróis em geral.  É quase amador, mas até que diverte se não levarmos à serio e se você curte filmes ruins. 

 

Trailer:




Curiosidades:

Kat Green continuou na carreira atuando por trás das câmeras como produtora, letrista e responsável por trilhas sonoras

O estúdio forneceu a Roger Corman alguns milhares de dólares. A maior parte foi gasta na fantasia de The Thing. O filme teve poucos efeitos especiais.

No início, a Marvel negou que esse filme tenha existido. Quando foram confrontados com a filmagem do trailer do filme, disseram que era o piloto de um programa de TV que nunca foi encomendado. Eles relutantemente admitiram sua existência vários anos depois, depois que o filme encontrou seu caminho para a internet por meio de uma cópia pirata em VHS.

A Marvel comprou discretamente as poucas cópias de filmes e negativos da Constantin Film para evitar a possibilidade de obter qualquer tipo de lançamento nos cinemas ou em vídeo. (mas não antes que alguém na indústria conseguisse fazer uma cópia ilícita de um vídeo). Roger Corman , o diretor Oley Sassone e o elenco e equipe do filme não foram consultados ou informados sobre esta mudança, já que havia planos para um pequeno lançamento e um trailer havia sido feito com isso em mente. Há rumores de que a Marvel posteriormente teve todas as cópias do filme e os negativos destruídos. O resultado final foi que Constantin Film conseguiu manter outra opção de dez anos na série de filmes Quarteto Fantástico. Depois que Constantin conseguiu financiamento da 20th Century Fox, a versão de grande orçamento Quarteto Fantástico (2005) foi feita. Após o sucesso de bilheteria da versão de 2005, e vários anos antes de a Marvel formar seus próprios estúdios de cinema, a Marvel então renovou a opção de dez anos da Constantin Film e isso resultou na sequência Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado (2007) e no reboot Quarteto Fantástico (2015). No entanto, o fracasso crítico e financeiro da versão de 2015 fez a Fox ficar fria em um novo projeto FF se retirando para se concentrar em manter seu mais bem-sucedido e lucrativo, 'The X-Men'. Vários anos depois, os direitos finalmente voltaram para a Marvel.

Patrick Warburton fez o teste para o papel de Ben Grimm

A música do anúncio do trailer é na verdade o tema de outra produção de Roger Corman, Mercenários das Galáxias (1980). A trilha sonora da versão final do filme é uma peça original especialmente encomendada.

Michael Bailey Smith, o ator que interpreta Ben, também interpretou um personagem chamado Belthazor na série de TV "Charmed". Ele era um personagem meio demônio / meio humano. Smith fez a metade demônio. Julian McMahon fez sua metade humana. McMahon interpretou Doctor Doom no filme Quarteto Fantástico de 2005.

Este filme nunca teve um lançamento nos cinemas, VHS, DVD ou transmissão em qualquer país devido à aparente destruição do negativo do filme e de todas as cópias do filme. No entanto, sabe-se da existência de DVDs piratas  (copiados de fitas VHS piratas).


Roger Corman









Bastidores:





Desenho: abertura Brasileira (1967) - Os 4 Fantásticos



Quadrinhos RGE












A Arte de Alex Ross




Ben Grimm Volta no tempo e Confronta sua Primeira Versão













Os Atores Atualmente

















Filmografia Parcial:

Alex Hyde-White







Capitão América II (1979); A Mente Selvagem (1980); Buck Rogers (seriado 1981); O Brinquedo (1982);  The Tragedy of Romeo and Juliet (1982); Kinjite: Desejos Proibidos (1989); Indiana Jones e a Última Cruzada (1989); O Fantasma da Ópera (1989); Uma Linda Mulher (1990); A Morte Pede seu Preço  (1990); O Quarteto Fantástico (1994); Wyatt Earp: Return to Tombstone (1994); Mistério no Fundo do Mar (1995); Fúria Mortal (1997); Days of Our Lives  (seriado 1998);  Onda Mortal (2000);  Prenda-me se for Capaz (2002); Radio Needles (2009);The Christmas Pageant (2011);  Virada no Jogo (2012);  Nublado com uma Chance de Amor  (2015); A Kind of Magic (2015);  The Marriage Zone (2021) e participação em vários seriados

Joseph Culp







História de um Médico (1984);  Pesadelo Cruel (1986);  Mistério em New Orleans (1990); Possuído (1991); Operação Nervos de Aço (1993); O Quarteto Fantástico (1994); Panteras Negras (1995); Apollo 13: Do Desastre ao Triunfo (1995); Dark Summer (2000); O Retorno de Sweetback (2003); Surge of Power: Revenge of the Sequel (2016); Surge of Dawn (2019) e participação em vários seriados

Rebecca Staab







Uma Loira em Minha Vida (1991);  Poção do Amor Nº 9 (1992);  O Quarteto Fantástico (1994);  Loucuras de um Divórcio (1994);  Live Shot (seriado 1995);  Anjos da Violência (1997);  O Substituto 3 (1999);  A House on a Hill (2001);  Port Charles (seriado 2002 a 2003); All Ages Night (2009);  Love at First Hiccup (2009);  A Perfect Ending (2012); Surge of Power: Revenge of the Sequel (2016);  The Irresistible Blueberry Farm (2016);  Moonlight in Vermont (2017); Somewhere Between (seriado 2017);  Coming Home for Christmas (2017);  Uma Razão para Vencer (2018);  Estrada para o Natal (2018);  Aplicativo para o Natal  (2018);  Superação - O Milagre da Fé (2019);  A Christmas Miracle (2019); Chronicle Mysteries (Mini-serie 2019-2021); Love Hard (2021) e paricipação em  vários seriados

Jay Underwood







Deserto em Flor  (1986); O Garoto que Podia Voar (1986);  Adorável Andróide (1987);  Terra Prometida (1987);  O Garoto Invisível (1988); Quem Vê Cara Não Vê Coração (1989);  Adorável Andróide 2 (1989);  As Aventuras de Ford Fairlane (1990);  Son of Darkness: To Die for II (1991);  Chip, Meu Filho é um Androide (1992);  O Quarteto Fantástico (1994); Wyatt Earp: Return to Tombstone (1994);  Sleepstalker - O Homem de Areia (1995);  A Reason to Believe (1995); The Nurse (1997); O Despertar do Desejo (1997); Fatal Affair (1998); And the Beat Goes On: The Sonny and Cher Story  (1999);  Estrada para Redenção (2001);  44 Minutos (2003); Um Encontro com Seu Ídolo! (2004); Amor Sem Limites (2010);  Surge of Power: Revenge of the Sequel (2016); The Man from Nowhere (2021) e participação em vários seriados

Michael Bailey Smith



A Hora do Pesadelo 5: O Maior Horror de Freddy (1989); CIA: Operação Alexa (1992);  O Quarteto Fantástico (1994); Cyborg 3: A Criação (1994); A Arena da Morte II (1994); Operação Kickbox 3: Sem Retorno (1995); Space Marines: Esquadrão de Extermínio (1996);  Meu Marciano Favorito (1999);  Terror em Alto Mar (1999);  Resgate nas Profundezas (2000); Bad Guys (2000);  To Protect and Serve (2001); Jovens Bruxas (seriado 2000-2002); O Imbatível (2002); MIB: Homens de Preto II (2002);  Mestre do Disfarce (2002); Máscara Negra 2 (2002);  Prisão Infernal (2003);  Viagem Maldita (2006); O Retorno dos Malditos (2007); A Corrente do Mal (2010);  O Justiceiro: Estrada do Caos (2014); Bus Driver (2016) e participações em vários seriados

Carl Ciarfalio







Esquecendo o Passado (1982);  Lua Negra: O Super Carro (1986); Promessa de Sangue (1987); Desejo de Matar 4 (1987);  A Volta do Incrível Hulk (1988); 007 - Permissão para Matar (1989); A Arena da Morte (1989); Androide Assassina (1991); A Arma Perfeita (1991); O Enigma do Passado (1991);  Fúria Mortal (1991); O Príncipe Guerreiro 2: O Portal do Tempo (1991); Freejack: Os Imortais (1992); Rajada de Fogo (1992); Arriscando Tudo (1993);  Na Linha de Fogo (1993); O Quarteto Fantástico (1994); Assassinos por Natureza (1994); O Especialista (1994); Scanner Cop II  (1995); Candyman 2: Vingança (1995); Cassino (1995); Efeito Dominó (1996); Con Air: Rota de Fuga (1997); Clube da Luta (1999); Traffic: Ninguém Sai Limpo (2000); Segurança Nacional (2003); Return to the Batcave: The Misadventures of Adam and Burt (2003); Meu Vizinho Mafioso 2 (2004); A Experiência III (2004); A Família da Noiva (2005); Acerto de Contas (2009); Mega Python vs. Gatoroid (2011); 3 Musketeers (2011); Mercenaries (2014); Surge of Power: Revenge of the Sequel (2016); Carcerem (seriado 2020-2021) e participações em vários seriados

Mercedes McNab







A Família Addams (1991);  A Família Addams 2 (1993); O Quarteto Fantástico (1994); Fuga de Atlântida (1997); White Wolves III: Cry of the White Wolf (1999); Buffy: A Caça-Vampiros (seriado 1996-2001); Angel: O Caça-Vampiros (seriado 2001 -2004);  Terror no Pântano (2006); O Ataque das Víboras (2008); Terror no Pântano 2 (2010); Glass Heels (2011)

Phillip Van Dyke







O Quarteto Fantástico (1994); Vingança de uma Mulher (1994); The Return of Hunter  (1995); The Home Court (seriado 1995-1996);  Foto Novelas: Mangas (1997); Crayola Kids Adventures: The Trojan Horse (1997); Halloweentown: Um Lugar Mágico (1998); Ei Arnold! (seriado 1997-2000);  Halloweentown 2: A Vingança de Kalabar  (2001); 

Kat Green







Lembranças Mortais (1993); O Quarteto Fantástico (1994); Hits! (1994)


Cronologia Marvel no Cinema :
Howard, O Super-Herói (1986)
O Justiceiro (1989)
Quarteto Fantástico (1994)
Generation X (1996)
Nick Fury: Agente da S.H.I.E.L.D (1998)
Blade: O Caçador de Vampiros (1998)
X-Men - o Filme (2000)
Blade: II (2002)
Homem-Aranha (2002)
Demolidor - O Homem sem Medo (2003)
Hulk (2003)
X-Men 2 (2003) 
Blade: Trinity (2004)
O Justiceiro (2004)
Homem-Aranha 2 (2004)
Elektra (2005)
O Homem-Coisa: A Natureza do Medo (2005)
Quarteto Fantástico (2005)
X-Men 3 O Confronto Final (2006)
Homem-Aranha 3 (2007)
Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado (2007)
Motoqueiro Fantasma (2007)
O Justiceiro: Zona de Guerra (2008)
Homem de Ferro (2008)
O Incrível Hulk (2008)
X-Men Origens: Wolverine (2009)
Solomon Kane - o Caçador de Demônios (2009)
Homem de Ferro 2 (2010)
Capitão América: O Primeiro Vingador (2011)
X-Men: Primeira Classe (2011)
Thor (2011)
O Espetacular Homem-Aranha (2012)
Motoqueiro Fantasma - Espírito de Vingança (2012)
Os Vingadores (2012)
Homem de Ferro 3 (2013)
Wolverine (2013)
Thor: O Mundo Sombrio (2013)
Wolverine Imortal: 2013 (2014)
O Espetacular Homem-Aranha 2 (2014)
Capitão América: O Soldado Invernal (2014)
Guardiões da Galáxia (2014)
Vingadores: Era de Ultron (2015)
Homem-Formiga (2015)
Quarteto Fantástico (2015)
Capitão América: Guerra Civil (2016)
X-Men: Apocalipse (2016)
Deadpool (2016)
Logan (2017)
Guardiões da Galáxia Vol. 2 (2017)
Thor: Ragnarok (2017)
Pantera Negra (2018)
Vingadores: Guerra Infinita (2018)
Deadpool 2 (2018)
Homem-Formiga e a Vespa (2018)
Homem-Aranha no Aranhaverso - Animação (2018) 
Capitã Marvel (2019)
Vingadores: Ultimato (2019)
X-Men: Fenix Negra: (2019)
Homem-Aranha: Longe de Casa (2019) 
Viúva Negra (2021)
Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis (2021) 
Os Eternos (2021)
Homem-Aranha: Sem Volta para Casa (2021)
Doutor Estranho no Multiverso da Loucura (2022)
Thor: Love and Thunder (2022)
Black Panther: Wakanda Forever (2022)
The Marvels (2023)
Guardians of the Galaxy Vol. 3 (2023)
Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania (2023)
Quarteto Fantástico (2023/24)

2 comentários:

  1. Esse filme tem uma história de produção muito curiosa! Difícil imaginar nos dias de hoje, em meio à febre de filmes de heróis, que uma produtora perderia a chance de investir alto em um projeto do gênero. Ótimo texto!

    ResponderExcluir
  2. Boa Tarde Rogério.
    Sem dúvida, não dá pra imaginarmos algum produtor criar tal situação nos dias atuais apenas para garantir direitos, ignorando o alto retorno financeiro que obteria. Os filmes de heróis se tornaram uma febre e, quando bem realizados, geram retorno de lucro em vários mercados. Muito obrigado por comentar e volte sempre. Um grande abraço.

    ResponderExcluir

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre