sexta-feira, 8 de março de 2019

HOMEM-ARANHA NO ARANHAVERSO / SPIDER-MAN: INTO THE SPIDER-VERSE (2018) - ESTADOS UNIDOS




QUADRINHOS COM VIDA E  OSCAR
(contém spoilers)

Miles Morales (voz de Shameik Moore) é um adolescente do Brooklyn, filho de pai negro com mãe porto-riquenha, admirador do Homem Aranha, que certo dia é picado por uma aranha radioativa e percebe ter adquiridos poderes semelhantes ao seu herói. Ao presenciar uma luta entre o Homem Aranha (na voz de Chris Pine) e o Duende Verde é salvo pelo herói que reconhece poderes idênticos aos seus. Mortalmente ferido, pede a Morales que tente impedir que o Rei do Crime (ou Wilson Fisk) acione um acelerador de partículas que permite abrir dimensões paralelas e lhe dá um pen drive que funcionará como uma chave que impedirá que as realidades se fundem. Enquanto Morales tenta descobrir um meio de resolver essa confusão e substituir um herói "insubstituível", descobre que há um novo homem aranha e mais quatro versões do mesmo herói que chegaram durante o primeiro acionamento da máquina. Apesar de ser a esperança do mundo e do retorno para casa das versões que chegaram, Morales precisará amadurecer rapidamente e contornar sua inexperiência (mas com outros poderes) nessa nova fase de sua vida.
 


Vencedor do Globo de Ouro e Oscar de Animação deste ano, "Homem Aranha no Aranhaverso" vem conquistando uma legião de elogios da crítica que percebeu na obra uma linguagem inovadora que une traços inspirados em uma salada que tinha tudo para dar errado. Admito que ver mangá com cartoon me deixou apreensivo para onde essa estória pretendia caminhar, mas a junção funcionou plenamente, onde tudo vai sendo exposto aos poucos, linearmente, evitando que o espectador se perca num mar de referências. Quem vem acompanhando o personagem ao longo dos anos, já está acostumado às várias mudanças ocorridas: saga do clone, entrada para os vingadores, uma nova linha de publicações em outro universo, o uniforme negro, os filmes. A Marvel já mudou e criou várias coisas, inclusive uma publicação "noir" (de alguns heróis) que fez muito sucesso, colocando-os, em outro formato, em estórias dos anos 30 e 40, em um material de reconhecida qualidade.
 


Neste sétimo longa do personagem nos últimos 17 anos, pelos produtores Crhis Miller e Phil Lord, de "Uma Aventura Lego" e "Anjos da Lei" vemos um casamento perfeito entre linguagem dos quadrinhos e animação. Um roteiro e direção à três mãos inspiradíssimo, quase um filme de super-herói. Temos versões bem legais do Duende Verde, Lápide, Gatuno, Octopus e Escorpião, (a quem achar estranho, precisamos lembrar que estamos na versão "ultimate" criada pela Marvel há alguns anos). A questão interessante nesse universo é que o Homem Aranha é louro e (na voz de Chris Pine de Star Trek). Morales, após a morte deste, conhece  outra versão  chamada Peter B (Benjamin, em homenagem ao Tio Ben) Parker (na voz de Jake Johnson), esse sim o nosso famoso aracnídeo, mais velho, deprimido e meio fora de forma que acabou caindo no Universo Ultimate (o de Morales). Mas temos mais versões do herói: uma adolescente "Mulher Aranha" (na voz de Hailee Steinfeld); uma garotinha nipo-americana chamada Peni Parker (na voz de Kimiko Glenn) com um Robô Aranha; o nosso Aranha Noir (2009), um pistoleiro mascarado da década de 30 (na voz de Nicholas Cage) e o Porco- Aranha (na voz de John Mulaney). Sem contarmos com a Tia May (a veterana atriz Lily Tomlin), Mary Jane (Zoë Kravitz); Tio Aaron (Mahershala Ali), Wilson Fisk (Liev Schreiber) e Stan Lee (na voz do próprio, em um ótimo momento)... Bom já deu para perceber que a versão original dessa animação veio carregada de ótimos atores que deram "personalidade" própria a cada personagem.

 

As referências são tantas que daria um post à parte. Vamos à algumas aqui e outras colocarei em curiosidades: Miles Morales é um nome com duas iniciais idênticas tipo "Peter Parker", "Bruce Banner" (Hulk), "Mathew Murdock" (Demolidor) ... A concepção do "Rei do Crime" (Wilson Fisk) é uma homenagem ao traço de Bill Sienkiewicz na Graphic Novel do Demolidor "Amor e Guerra" (ver ao final) e o Homem Aranha "de capa" foi publicado na revista What If (ver ao final). Aparece o "aranhamóvel" (quem lia as histórias pela RGE e, depois, republicadas na Teia do Aranha na Abril, se lembrará); vemos o traje negro de "Guerras Secretas" (1984-1985); cenas animadas dos filmes de Tobey Maguire. O Porco-Aranha é do "Looney Toones", com a música do desenho do "Homem Aranha" de 1990; segundo fontes desenharam Miles com inspiração no ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama e no ator americano Donald Glover; os gibis do Aranha clássico funcionam como um manual para Morales;  Ganke Lee, o melhor amigo de Miles, é uma inspiração do melhor amigo de Peter de "Homem Aranha: De Volta ao Lar". Temos a aparição (póstuma) de Stan Lee (falecido em novembro) como um vendedor de fantasias; uma homenagem a Steve Dikto; os disparadores clássicos de teia; balões de pensamento; linhas para indicar "o sentido aranha", a musiquinha do desenho da década de 60 ... E não deixem de ver os pós créditos (para quem acompanha as HQ)




Como ficar responsável por trazer algo que o público ainda não tenha visto, nesta quase saturação de proliferações de heróis, e principalmente Homem Aranha, numa produção que juntou 180 animadores (a Disney utiliza em torno de 90)? Como fazer uma releitura (como reinventar) de um personagem icônico? Como transportar o grande laboratório de ideias que os quadrinhos proporcionam para pouco mais de uma hora de projeção? O visual clássico dos filmes, baseado nos traços de Steve Ditko, poderiam ser mudados? "Vingadores - Guerra Infinita" mostrou que sim ao introduzir a "Iron Spiper" ("Armadura Aranha"), usada pelo personagem na saga (dos quadrinhos) "Guerra Civil" (2006). Tudo isso se encaixou magnificamente com a utilização de atores que "interpretaram" de forma muito eficiente seus personagens.




Homem Aranha ... não foi fácil de se realizar. Juntar traços distintos dos personagens mesclados numa mesma estória (clássico, cartoon, mangá); dar a cada personagem um momento na animação; fazer uma estória humana e divertida sem cair no absurdo, direcionando tanto a fãs como não fãs não é algo tranquilo de ser criado; eliminar técnicas de vanguarda como "montion blur", combinar as chamadas "animações em um" ou "animações em dois" pode ser considerado uma tremenda ousadia. 



Miles funciona muito bem como uma representação dos valores do herói e certamente teremos uma continuação dessa bela versão do aracnídeo. Um "filme" que certamente será apreciado na tela do cinema por sua técnica recheada de detalhes. Ainda assim não é apenas uma produção para destilar efeitos aos olhos do espectador. Tem conteúdo e uma mensagem de que todos nós podemos fazer a diferença.


Trailer:




  

Curiosidades:

Quando Miles visita o apartamento do tio Aaron pela primeira vez, a televisão está passando no programa de televisão "Community" (2009) (Temporada 2, Episodio 1 "Anthropology 101"). O início desse episódio mostra o personagem de Donald Glover, Troy, saindo da cama vestindo um pijama do Homem-Aranha. Esta foi uma referência a uma campanha online malsucedida de 2010 para que Donald Glover tivesse a chance de fazer um teste para o papel principal em The Amazing Spider-Man (2012). Brian Michael Bendis, co-criador de Miles Morales, descreve a imagem de Glover no pijama do Homem-Aranha como uma das principais inspirações para a criação do personagem e o design do personagem. Além disso, Glover apareceu como outra versão de Aaron Davis em Homem-Aranha: De Volta ao Lar (2017) em que ele faz breve referência ao seu sobrinho. Glover também dublou Miles Morales na série de desenho animado "Ultimate Spider-Man" da Disney.

Quando Miles está percorrendo os contatos em seu telefone, o nome "B Bendis" aparece. Esta é uma referência a Brian Michael Bendis, autor de longa data da série "Ultimate Spider-Man" e um dos criadores de Miles.

O Spider-Ham é único entre os outros Heróis-Aranhas porque ele não é um porco que foi picado por uma aranha radioativa, mas sim uma aranha que foi mordida por um porco radioativo. 

Fique de olho no personagem de Stan Lee. Além de Miles visitando sua loja, Lee pode ser visto sobre a cidade ao longo do filme, como quando Miles e Peter pousam na faixa de pedestres.

Um restaurante chamado "Romita Ramen" pode ser visto brevemente. Esta é uma referência aos artistas de longa data do "Homem-Aranha", John Romita Sr. e John Romita Jr.

Esta foi a segunda adaptação do gibi "Spider-Verse". Anteriormente havia sido adaptado para a terceira / quarta temporada de "Homem-Aranha Ultimate"(2012). 

No clipe de "Meet Spider-Gwen", Gwen diz que ela é "a primeira e única Spider-Gwen". Quando sua origem é contada no filme, ela diz que é "a primeira e única mulher-aranha". No universo das histórias em quadrinhos, Spider-Gwen é apenas o título de sua série solo (portanto, esse codinome é usado apenas para fins de marketing), enquanto Gwen usa "Spider-Woman" como seu nome de heroína no universo. 

Para eliminar borrões de movimento (montions blurs) no filme, a maioria da animação foi feita em "dois" ("twos"), significando que havia apenas 12 imagens por segundo, em vez do habitual 24. 

Quando Miles está percorrendo o telefone, aparece o nome "Sara Pichelli". Pichelli é um das artistas que trabalhou nos quadrinhos "Ultimate Spider-Man" com Brian Michael Bendis, criador de Miles Morales. 

Esta foi o segundo filme da Marvel que Liev Schreiber estrelou, depois de X-Men Origins: Wolverine (2009). 

No esconderijo secreto de Peter Parker há uma série de trajes de vários quadrinhos e videogames do Homem-Aranha.

Há um outdoor com Scarlett Johansson anunciando "LUCE", uma versão do universo alternativo de Lucy (2014)

Shameik Moore, a voz de Miles no filme, escreveu "Sou Miles Morales" em seu diário cinco anos antes do lançamento do filme. Mais tarde, ele mencionou isso aos cineastas durante o teste.

No início do filme, a famosa frase "Com grande poder vem grande responsabilidade" é realmente dito por Cliff Robertson, que interpretou o tio Ben na trilogia original "Homem-Aranha" com Tobey Maguire. A citação foi tirada do filme "Homem-Aranha", pois Robertson faleceu em 2011. 

Zoë Kravitz é filha do cantor Lenny Kravitz e da atriz Lisa Bonet   

  

Primeira aparição de Miles Morales 

 




















Spider-verse - A Saga (2014)













 



  


Primeiro encontro entre Miles Morales e Peter Parker

 




















Graphic Novell "Amor e Guerra"






















Capa da revista What If (Homem Aranha de capa)






















Homem Aranha 2099

 



















A Spider Woman com o nome de Spider Ghost no Universo Ultimate

 



















Filmografia Parcial:

Shameik Moore
 

 








Canção do Coração (2012); Dope: Um Deslize Perigoso (2015); Pretenders (2018); Homem-Aranha no Aranhaverso (voz - 2018);



Jake Johnson
 











Cinturão Vermelho (2008); Paper Heart (2009); O Pior Trabalho do Mundo (2010); Como Ganhar Seu Coração (2010); Sexo Sem Compromisso (2011); Um Natal Muito Louco (2011); Sem Segurança Nenhuma (2012); Anjos da Lei (2012); Um Brinde À Amizade (2013); Diferenças & Semelhanças (2013); Uma Aventura Lego (voz -2014); Tiras, Só que Não (2014); Quem Procura Acha (2015); Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros (2015); Os Caça-Noivas (2016); Apostando Tudo (2017); Os Smurfs e a Vila Perdida (voz - 2017); A Múmia (2017); Te Peguei! (2018); Homem-Aranha no Aranhaverso (voz -2018)

Chris Pine

 








O Diário da Princesa 2: Casamento Real (2004);  Sorte no Amor (2006); Encontro às Escuras (2006); O Julgamento de Paris (2008); Star Trek (2009);  Vírus (2009); Além da Escuridão: Star Trek (2013); Operação Sombra: Jack Ryan (2014); Quero Matar Meu Chefe 2 (2014);  Os Últimos na Terra (2015); Horas Decisivas (2016); Star Trek: Sem Fronteiras (2016); Mulher-Maravilha (2017); Uma Dobra no Tempo (2018); Homem-Aranha no Aranhaverso (voz - 2018) 

Hailee Steinfeld
 

 









Bravura Indômita (2010); Mesmo Se Nada Der Certo (2013); Amores Inversos (2013); Romeu e Julieta (2013); Ender's Game: O Jogo do Exterminador (2013); 3 Dias Para Matar (2014); Um Refúgio (2014); A Escolha Perfeita 2 (2015); Escola de Espiões (2015);Tempo Contado (2016); Quase 18 (2016);  A Escolha Perfeita 3 (2017); Bumblebee (2018); Homem-Aranha no Aranhaverso (voz -2018)
 

Kimiko Glenn
 











Uma Dupla Genial (2013); Orange Is the New Black  (seriado 2014 a 2017); Tal Pai, Tal Filha (2018); Homem-Aranha no Aranhaverso (voz 2018); Can You Keep a Secret? (2019);  Ghosting  (2019)

Nicolas Cage


 








Picardias Estudantis (1982); O Selvagem da Motocicleta (1983); Adeus à Inocência (1984); Cotton Club (1984); Asas da Liberdade (1984); Peggy Sue, seu Passado a Espera (1986); Arizona Nunca Mais (1987); Feitiço da Lua (1987); Um Estranho Vampiro (1988); Tempo de Matar (1989); Coração Selvagem (1990); Apache: Helicópteros Invencíveis (1990); Zandalee: Uma Mulher para Dois (1991); O Guarda-Costas e a Primeira Dama (1994); Atraídos pelo Destino (1994); O Beijo da Morte (1995); Despedida em Las Vegas (1995); A Rocha (1996); Con Air: Rota de Fuga (1997); A Outra Face (1997); Cidade dos Anjos (1998); Olhos de Serpente (1998); 8mm: Oito Milímetros (1999); 60 Segundos (2000); O Capitão Corelli (2001); Códigos de Guerra (2002); A Lenda do Tesouro Perdido (2004); O Senhor das Armas (2005); O Sol de Cada Manhã (2005); Motoqueiro Fantasma (2007); O Vidente (2007); A Lenda do Tesouro Perdido: Livro dos Segredos (2007); Perigo em Bangkok (2008); Presságio (2009); Vício Frenético (2009); Kick-Ass: Quebrando Tudo (2010); O Aprendiz de Feiticeiro (2010); Caça às Bruxas (2011); Fúria Sobre Rodas (2011); O Pacto (2011); Reféns (2011); Motoqueiro Fantasma: Espírito de Vingança (2011); Fúria (2014); O Imperador (2014); Snowden: Herói ou Traidor (2016); Homens de Coragem (2016); Uma História de Vingança (2017); Os Jovens Titãs em Ação! Nos Cinemas (voz 2018); Homem-Aranha no Aranhaverso (2018);


Brian Tyree Henry

 






 

Puerto Ricans in Paris (2015); Person to Person (2017); Perfeita Pra Você (2018); Family (2018); As Viúvas (2018); Se a Rua Beale Falasse (2018); Homem-Aranha no Aranhaverso (voz -2018); Brinquedo Assassino (2019); The Woman in the Window (2019); Godzilla vs. Kong (2020)


Lily Tomlin


 






 
Nashville (1975); Como Eliminar seu Chefe (1980); A Incrível Mulher que Encolheu (1981); Um Espírito Baixou em Mim (1984); Cuidado com as Gêmeas (1988); Neblina e Sombras (1991); O Jogador (1992); Short Cuts - Cenas da Vida (1993); E a Vida Continua (1993); A Família Buscapé (1993); Sem Fôlego (1995); Meu Vizinho Suspeito (1996); Chá com Mussolini (1999); Duas Vidas (2000); O Acompanhante (2007); A Pantera Cor de Rosa 2 (2009); A Seleção (2013); Aprendendo Com a Vovó (2015); Homem-Aranha no Aranhaverso (voz -2018)


Zoë Kravitz
 









 
Valente (2007);  Twelve: Vidas Sem Rumo (2010); Se Enlouquecer, Não se Apaixone (2010); X-Men: Primeira Classe (2011); The Boy Who Smells Like Fish (2013); Depois da Terra (2013); Divergente (2014); A Série Divergente: Insurgente (2015); Mad Max: Estrada da Fúria (2015); A Série Divergente: Convergente (2016); Animais Fantásticos e Onde Habitam (2016); LEGO Batman: O Filme (voz -2017); Gemini (2017); Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald (2018); Homem-Aranha no Aranhaverso (voz - 2018);


Mahershala Ali
 










The 4400 (seriado 2004-2007); O Curioso Caso de Benjamin Button (2008); Território Restrito (2009); Jornada pela Justiça (2010); Predadores (2010; O Lugar Onde Tudo Termina (2012); Jogos Vorazes: A Esperança - Parte 1 (2014); Jogos Vorazes: A Esperança - O Final (2015); House of Cards (seriado 2013 a 2016); Um Estado de Liberdade (2016); Moonlight: Sob a Luz do Luar (2016); Estrelas Além do Tempo (2016); Green Book: O Guia (2018); Homem-Aranha no Aranhaverso (2018); Alita: Anjo de Combate (2019); True Detective (seriado 2019)


Liev Schreiber









  

Traição Silenciosa (1994); O Preço de um Resgate (1996); Pânico (1996); Pânico 2 (1997); Esfera (1998); Hurricane, o Furacão (1999); Pânico 3 (2000); A Soma de Todos os Medos (2002); Sob o Domínio do Mal (2004); A Profecia (2006); O Despertar de Uma Paixão (2006); O Amor nos Tempos do Cólera (2007); Um Ato de Liberdade (2008); X-Men Origens: Wolverine (2009); Repo Men: O Resgate de Órgãos (2010); Uma Segunda Chance (2010); Mental (2012); O Planeta Vermelho (2013); O Dono do Jogo (2014); Spotlight: Segredos Revelados (2015); A 5ª Onda (2016); Punhos de Sangue (2016); Ray Donovan (seriado 2013 a 2019); Homem-Aranha no Aranhaverso (voz - 2018);


Stan Lee (1922–2018)
 











O Julgamento do Incrível Hulk (1989); A Ambulância (1990); Vampiros, Os Habitantes das Trevas (1994); Barrados no Shopping (1995); X-Men: O Filme (2000); Citizen Toxie: The Toxic Avenger IV (voz - 2000);  The Adventures of Cinderella's Daughter (2000); Homem-Aranha (2002); Demolidor, o Homem sem Medo (2003); Hulk (2003); Homem-Aranha 2 (2004); O Diário da Princesa 2: Casamento Real (2004); Quarteto Fantástico (2005); X-Men: O Confronto Final (2006); Homem-Aranha 3 (2007); Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado (2007); Homem de Ferro (2008); O Incrível Hulk (2008); Homem de Ferro 2 (2010); Thor (2011); Capitão América: O Primeiro Vingador (2011); Esquadrão de Heróis (seriado 2009 a 2011); The Avengers: Os Vingadores (2012); O Espetacular Homem-Aranha (2012); Fan Wars (seriado 2012); Homem de Ferro 3 (2013); Thor: O Mundo Sombrio (2013); Capitão América 2: O Soldado Invernal (2014); O Espetacular Homem-Aranha 2: A Ameaça de Electro (2014); Guardiões da Galáxia (2014); Vingadores: Era de Ultron (2015);  Homem-Formiga (2015); Deadpool (2016); Capitão América: Guerra Civil (2016); X-Men: Apocalipse (2016); Doutor Estranho (2016); The Concessionaires Must Die! (2017) Guardiões da Galáxia Vol. 2 (2017); Homem-Aranha: De Volta ao Lar (2017); Thor: Ragnarok (2017); Pantera Negra (2018) Vingadores: Guerra Infinita (2018); Homem-Formiga e a Vespa (2018); Os Jovens Titãs em Ação! Nos Cinemas (voz -2018); Venom (2018); Venom (2018); Homem-Aranha no Aranhaverso (voz -2018); Bad Days (desenho - voz - 2012 a 2018); Capitã Marvel (2019)

Oscar Isaac (pós- créditos)
Jesus - A História do Nascimento (2006); Rede de Mentiras (2008); Alexandria (2009); Robin Hood (2010); Drive (2011); O Legado Bourne (2012); O Ano Mais Violento (2014); Ex_Machina: Instinto Artificial (2015); Star Wars: O Despertar da Força (2015); X-Men: Apocalipse (2016); Star Wars: Episode VIII (2017).

Fontes:
Jornal Folha de São Paulo
Jornal O Globo
IMDB
Wikipedia

2 comentários:

  1. Só isso de desenho?????????????

    ResponderExcluir
  2. Bom dia (você esqueceu de citar seu nome).
    Devido a escassez de tempo, tenho que selecionar as postagens e desenhos são poucos realmente . Há também "Liga da Justiça: Ponto de Ignição". Como não há pedidos de análises de desenhos, o foco fica em filmes e pilotos de séries: No futuro virão alguns da DC, como "O Cavaleiro das Trevas" de Frank Miller e o antigo "Príncipe Suzano e o Dragão de Oito Cabeças".

    ResponderExcluir

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre