terça-feira, 12 de novembro de 2019

COERÊNCIA / COHERENCE (2013) – ESTADOS UNIDOS



♫"... A MESMA PRAÇA, O MESMO BANCO, AS MESMAS FLORES, O MESMO JARDIM ..."♫

Quatro casais se reúnem para um jantar na noite de um evento astronômico raro. Esse octeto descobre a metafísica em seu cardápio: enquanto essas pessoas falavam sobre suas carreiras, ou a falta delas, a reunião é interrompida por uma série de ocorrências anormais: os celulares param de funcionar, a Internet cai e surge um apagão, exceto em uma casa no final da rua, quando alguém diz perceber que um dos vizinho tem eletricidade. É a possibilidade de se descobrir o que está acontecendo e usar o celular. Dois partem até a casa e, quando voltam, revelam  aos demais algo surpreendente e assustador.


Filmando em sequência cronológica pelo diretor James Ward Byrkit, em sua estreia, é um filme incomumente inteligente, que exige paciência e concentração do espectador. No início temos a sensação de estarmos em uma peça de teatro clássica, depois passamos a perceber que se refere a uma parábola sobre escolhas e como elas nos fazem quem somos. A ação é confinada, principalmente, a um único local, que também é a sala de estar de Byrkit que, com um orçamento ínfimo, transformou em virtude, recursos limitados.


À medida que a realidade se fraciona perante os olhos dos personagens  há um aceno óbvio ao surrealismo buñueliano  (O Anjo Exterminador - 1962): os personagens parecem naturais, distintos, como pessoas que podemos conhecer; passam a ficar assustados com o que não sabem, e depois com as implicações do que começam a descobrir e o perigo passa  a ser não quem eles são ou o quem pensam que são e sim suas identidades surgindo através de expressões cautelosas nos rostos das pessoas em que se acreditava  poder confiar. Essa “ressonância metafórica” começa a surgir nos objetos que surgem em cena, essenciais para a solução de muitas dúvidas que o espectador possa ter: fotos, números sequenciais, esquecimento / desconhecimento dos personagens sobre eventos, entradas e saídas de cenas, altercações, curativos que milimetricamente mudam  em um personagem , caixas que devem ser bem observadas no seu conteúdo,  todas essas pistas, informações e reviravoltas  foram distribuídas pelo diretor com economia e engenhosidade. (Os spoilers começam no próximo parágrafo.)


O espectador a certa altura se perguntará: O que está acontecendo? Muito se deve à forma como o filme foi criado: o roteiro foi desenvolvido e os diálogos improvisados. Há um jogo de câmera que se movimenta rápido com diálogos igualmente rápidos.  Mas esses diálogos que passam despercebido em um primeiro olhar provam-se essenciais para entendermos certos ”aspectos confusos”. Há quem veja pela terceira ou quarta vez e perceba aspectos que não viram anteriormente. Mas não se enganem: estamos falando de realidades (dimensões)  paralelas, multiversos, personagens que interagem com seus idênticos “eus” de outras realidades e nem se dão conta, presos em uma rede de realidades alternativas entrelaçadas. O que o espectador deve ter em mente é que a passagem do cometa provoca uma alteração no espaço/tempo gerando uma área negra fora da casa que, quando um personagem a ultrapassa, vai parar aleatoriamente em outra casa idêntica. Como seu outro "eu" fez a mesma coisa acabam trocando de lugar e é preciso perceber bem este aspecto. Há pelo menos quatro casas que se interagem, em tempos ligeiramente diferentes, mas pode haver um número infinito de casas. E as dimensões serão restauradas quando o cometa terminar sua passagem; atenção à explicação do Gato de Schrodinger; atenção aos bastões de luzes vermelhos, verdes e azuis e quem os está usando; atenção às caixas que são abertas e seus conteúdos e as que não são abertas; a conversa sobre o vaso que ouvimos duas vezes; atenção às cores das tintas das canetas; às pessoas que saem e voltam (quase todas se perdem e os espectadores não percebem) e, conforme  entrevista com o diretor, siga Emily (Foxler) e tudo ficará mais fácil. O Final ? (atente à conversa que fala da morte do marido)


Coherence (Coerência) é um filme com influências do seriado "Além da Imaginação", dos filmes "A Outra Terra"(mostra que caminhos o filme de 2011 poderia ter tomado), "Invasores de Corpos", "Primer", "O Anjo Exterminador" ... é um engenhoso exercício de imaginação do diretor e de percepção para o espectador. Ao contrário de filmes como Predestinado, aqui  temos a maioria das respostas reveladas, usando efeitos especiais mínimos. É uma obra prima?  Não! . Há algumas situações apelativas como o conveniente livro de física quântica a explicar as coisas e deficiências técnicas (como nas cenas ao ar livre, muito escuro), mas diverte e faz pensar. Não é para todos, é para quem gosta de ser desafiado a pensar e juntar peças de um quebra-cabeças que necessita de máxima atenção e percepção.

Trailer:




Curiosidades:
Lauren Maher fez um vídeo de Yoga: "Mantra Girl Presents: Advanced Kundalini Yoga for the Spiritual Warrior" (2003). Ela é questionada no filme como sendo professora de Yoga

Lorene Scafaria (Lee) é diretora de "Procura-se um Amigo para o Fim do Mundo" (2012)

Emily Baldoni assinava como Emily Foxter

Orçado em $50.000

Algumas cenas foram refeitas seis meses depois. Lorene Scafaria (Lee) mudou o cabelo durante esse período, então eles gastaram US $ 8.000 comprando uma peruca que combinava com seu cabelo original. Este foi tanto orçamento quanto toda a primeira filmagem.

O bairro deveria parecer completamente escuro quando o primeiro grupo visitasse a outra casa. Foi na mesma noite que um comercial da Snickers estava sendo filmado no bairro, que usava luzes enormes e centenas de pessoas.

O ator que interpreta Amir, Alex Manugian, também é o co-roteirista. Ele era essencialmente quem ajudava a guiar as cenas se os atores se perdessem.

Quando Kevin (Maury Sterling) tenta sair de casa sozinho, Em (Emily Baldoni) recebeu uma nota para não deixá-lo sair e sua nota era para sair.

Em vez de roteiros, os atores receberiam apenas um pequeno parágrafo (que somente eles veriam) como seus 'objetivos' para o dia. Isso permitiu que a história se desenrolasse naturalmente e criasse reações genuínas nos outros atores.

Segundo Emily Baldoni, após o primeiro golpe misterioso na "porta para lugar nenhum", os atores ficaram assustados e muito animados com a história que estava se desenrolando. "É claro que sabíamos que estávamos em boas mãos, mas foi aí que as coisas ficaram realmente emocionantes, porque pudemos ver como tudo era genial e bem planejado. Simplesmente não tínhamos ideia."

Emily Baldoni quis abrir imediatamente a caixa quando foi descoberta. O diretor, James Ward Byrkit, teve que intervir, já que os cineastas tinham apenas uma caixa.

Três carros de aluguel foram usados ​​para quebrar os vidros. As janelas foram substituídas antes da devolução dos carros.

O diretor, James Ward Byrkit, queria usar sua própria casa como cenário do filme. Como sua esposa estava grávida de 8 meses e meio e queria um parto em casa, ela concordou em deixá-lo desde que ele pudesse fazê-lo em 5 dias.

Havia apenas duas câmeras usadas durante as filmagens do filme, exceto durante a cena do jantar, que possuía uma câmera adicional.

O diretor, James Ward Byrkit, conheceu Lauren Maher (Laurie) enquanto trabalhava em "Piratas do Caribe: A Maldição do Pérola Negra" (2003). Ela interpretou Scarlett, a garota que dá um tapa em Johnny Depp.

A noite em que Em (Emily Baldoni) foi procurar casas diferentes foi filmada, na mesma noite em que a esposa do diretor teve seu bebê. Era o parto domiciliar realizado na mesma casa em que o filme foi filmado.

Há uma cena excluída que explica que a foto de Amir (Alex Manugian) é impressa a partir de uma impressora a pilhas de Kevin (Maury Sterling) devido à sua profissão como fotógrafo.

Hugo Armstrong (Hugh) foi quem realmente quebrou as janelas do carro.

No início do filme, Mike (Nicholas Brendon) diz que interpretou um personagem no programa de TV "Roswell" (1999-2002). Isso pode ser uma referência ao verdadeiro papel de Brendon em "Buffy, a Caçadora de Vampiros" (1996-2003). Poderia ser uma dica inicial, mostrando uma realidade diferente, na qual ele interpretou um personagem diferente em uma série adolescente dos anos 90.

James Ward Byrkit escreveu o desenho animado Rango e fez curtas-metragens e comerciais. Trabalhou em estreita colaboração com Gore Verbinski (Piratas do Caribe: A Maldição do Pérola Negra; Piratas do Caribe: O Baú da Morte; Piratas do Caribe: No Fim do Mundo) como artista de storyboard e ilustrador nos filmes Piratas do Caribe.

A razão pela qual as câmeras são tão trêmulas não era tanto uma escolha estilística, mas sim dar aos atores a liberdade de ir a qualquer lugar que desejassem.


Cartazes: 









Filmografia Parcial:
Emily Baldoni









Minhas Adoráveis Ex-Namoradas (2009);  16 to Life (2009); A Tribo II (2009); Lua de Mel Sangrenta (2010); Identical (2011); Marcadas para Morrer: A História de Sandra e Tammi Chase (2012); Coerência (2013); Criticsized (2016); A Cinco Passos de Você (2019)


Maury Sterling









Epidemia (1995); À Prova de Balas (1996); Missão: Resgate Impossível (1997); Impostor (2001); A Guerra de Hart (2002); Frankie and Johnny Are Married (2003); A Última Cartada (2006); Perdido pra Cachorro (2008); A Última Cartada 2 - Assassinos (2010); Esquadrão Classe A (2010); Coerência (2013); Veronica Mars: O Filme (2014); Homeland (seriado 2011 a 2020)

Nicholas Brendon









Colheita Maldita 3: A Colheita Urbana (1995); Pinata - A Ilha da Sobrevivência (2002); Buffy: A Caça-Vampiros  (1997 a 2003);  Celeste in the City (2004); A Golden Christmas (2009); The Portal (2010); Coerência (2013); Indigo (2014); A Babá (2018); Milk and Honey: The Movie (2018); The Inspector Chronicles  (2020)


Lorene Scafaria









Big Helium Dog (1999); A Million Miles (2001); Número 9 (2007); Coerência (2003)

Elizabeth Gracen








Ninguém Segura essa Garota (1987);  Vampiros em Fuga (1989); A Morte do Incrível Hulk (1990); Marcado Para a Morte (1990); As Areias do Tempo (1992); Execução Sumária (1995);  Highlander: A Série ( seriado 1993 a 1998); Highlander: The Raven (seriado 1998 a 1999); Interceptor Force 2 (2002); Coerência (2013); Suspense (seriado 2014 a 2018)

Hugo Armstrong









Christmas Nightmare (2001); Political Disasters (2009); O Dobro ou Nada (2012); OK, Good (2012); Coerência (2013); Love in the Time of Monsters (2014); Energético (2017); Roman J. Israel (2017); Lucky (2017); Nostalgia (2018); Burning Dog (2019); The Passing Parade (2019); Horse Latitudes (2019)

Alex Manugian









Spanish Fly (2002); OK, Good (2012); Coerência (2013); Anatomia de Grey  (seriado 2018 e 2019)

Lauren Maher









The Decay of Fiction (2002); Piratas do Caribe: A Maldição do Pérola Negra (2003); Mulheres em Representação (2004); Piratas do Caribe: O Baú da Morte (2006); Piratas do Caribe: No Fim do Mundo (2007); Coerência (2013); Looking for Lions (2014); Reclusion (2016)



Algumas partes explicadas (esclarecem algumas questões das partes mais difíceis do filme - Não coloquei tudo porque seria algo imenso e o leitor perceberá algumas por si próprio)
"Em" ou Emily (Emily Baldoni)
Protagonista do filme. Namora Kevin (Maury Sterling). Aparentemente estão em um namoro feliz, mas há problemas: Kevin partirá a trabalho para o Vietnã por 4 meses e deseja que a namorada o acompanhe, mas "Em" está hesitante em largar seu cotidiano e sobre o antigo relacionamento de Mike com Laurie (Lauren Maher). Emily trabalhou em um projeto de dança na qual terminou substituída por outra pessoa e Laurie aproveita para alfinetá-la dizendo que sua substituta fez sucesso tendo a vida que ela gostaria de ter. Emily é a pessoa com mais informações sobre a passagem do cometa, pois pesquisara previamente.

Laurie (Lauren Maher)
Ex-namorada de Mike. Chega acompanhada de um amigo do grupo, Amir (Alex Manugian). Sua vinda é conhecida por alguns, como Beth, a anfitriã, mas surpreende "Em".  Ao ver o Emily e Kevin juntos se sente pouco à vontade e sentimentos começam a aflorar novamente. 

Mike (Nicholas Brendon)
Mike, junto com a esposa Lee (Lorene Scafaria), são os anfitriões. Mike fica constrangido ao informar a Laurie que estrelou o seriado Roswell e ela sendo fã, não tê-lo reconhecido. Tendo problemas com sua carreia de ator, com um comentário que não cai bem, Mike revida perguntado ao Laurie se ela não seria professora de Yoga, mesmo ela tendo já informado sua profissão. Em contraponto, descobrimos que, ao contrário de Mike, Lee está com a carreira bem encaminhada o que fez o casal mudar-se para o atual endereço.

Beth (Elizabeth Gracen)
É a esotérica do grupo. Casada com Hugh (Hugo Armstrong) que não compartilha das crenças da esposa, mas se considera feliz com a união, mas ele descobrirá que a esposa teve um relacionamento com Mike 12 anos atrás.

Hugh (Hugo Armstrong)
É com Hugn que descobriremos uma das informações mais importantes do filme: a teoria do Gato de Schrodinger .


Gato de Schrodinger: fala de um hipotético gato que se encontra preso dentro de uma caixa com um frasco de veneno. Conforme a teoria, enquanto não sabemos o que aconteceu ao animal ele pode estar morto ou vivo, simultaneamente, ou seja, duas realidades coexistem, ate o momento em que abrirmos a caixa e verificamos o que realmente aconteceu (a verdadeira realidade). 

Laurie e Amir chegaram atrasados no jantar. Eles podem não ser os originais. Talvez tenham atravessado a área escura se juntando aos demais, por isso Laurie não reconhece Mike do seriado e Mike lhe diz que achava que ela era professora de Ioga. Isso nos confunde porque, quando acontece o apagão, os personagens já estão dentro da casa e entendemos que todos ali são o grupo original.

Mike encontra bastões de luzes e diz ter azul, vermelho e verde. O azul é escolhido (não se esqueçam disso - o grupo será "azul").

Os Casais Mike & Lee e Beth & Hugh saem (para a área escura) para verem o cometa e, ao voltarem para casa, há um copo quebrado que não havia anteriormente e eles observam o copo. Então concluímos que eles foram, na verdade, para (uma) a casa B (vamos chamá-la assim) e talvez o quarteto da casa B tenha ido para na casa original  (vamos chamá-la de A) após também observarem o cometa. 

Hugh e Amir voltam e o grupo não percebe que não são os mesmos que partiram. A própria dupla também não percebe de imediato que voltaram para uma casa (uma realidade) diferente. Hugh está ferido e transtornado e Amir trouxe consigo uma caixa que contém fotos numeradas em vermelho (!!!) de todos e uma raquete  também vermelha (uma dica do diretor?).

Hugh resolve que voltará a tal casa iluminada e escreve um bilhete para deixar na porta caso não encontre ninguém lá (Hugh e Amir ainda não entenderam o que aconteceu), mas alguém se antecipa fazendo o mesmo e deixando um bilhete idêntico ao que Hugh acabara de escrever preso à porta. Lee e Beth colocam um band-aid cruzado na sobrancelha de Hugh.   

Agora temos as duplas Mike - Laurie e Kevin - Emily que resolvem partir enquanto Beth, Laurie, Hugh e Amir ficam. Claro que irão cruzar o ponto escuro e sair em outra casa (chamemos de casa c). Mike vê pela janela outro grupo. O grupo dá meia-volta rapidamente e dá de cara com outro grupo que carregam bastões vermelhos. Os dois grupos fogem e o quarteto acaba parando em outra casa cheia (chamemos de casa d). Aqui existe versões de Amir, Betty, Hugh; Lee estaria dormindo. Amir e Hugh percebem ter entrado na casa errada (seus bastões são vermelhos e os da casa, azuis). 

Hugh e Amir percebem que realmente vieram da casa vermelha. Hugh sugere levar a caixa de volta como pretexto para tentar voltar a sua verdadeira casa. Amir ainda tenta argumentar que as outras pessoas podem ser exatamente igual a eles (sabendo que ele mesmo não é dali).

Beth e Lee tem uma conversa sobre uma planta na cozinha. Lee diz que é de um brechó. Emily fica chocada ao ouvir a conversa e percebe que já ouvira antes quando entrara na casa "a" (aqui temos a sua percepção de que está na casa errada e na realidade  errada - na verdade está na casa "d").

Hugh e Amir decidem fugir com o livro de física quântica de volta para a sua casa original (sem saberem que há múltiplas casas e realidades devido ser aleatório) e com a caixa que trouxeram, mas o objeto aleatório que o grupo decidiu colocar na caixa (para saberem que estão realmente no lugar certo) foi uma luva de forno. Na casa "b" eles tinham roubado a raquete vermelha e não perceberam que agora levam uma luva.

Hugh e Amir retornam, mas são outras versões até o momento (que poderia ser de uma casa e, f, g... z...). O curativo está diferente (!!!!), os bastões são azuis (sim, várias outras casas devem ter bastões vermelho, azul e verde) e voltam com um livro.


Estes novos "Hugh e Amir" ficaram presos na casa vermelha por um tempo e, percebendo o erro, fugiram com o livro pra casa "d" que acreditaram ser a casa certa (ninguém percebeu ainda que há mais de 2 casas ou seja um número desconhecido, mas o filme se concentra em apresentar quatro e mais essa nova de onde vem esses dois)

Hugh revela que na outra casa ele nunca conseguiu enviar seu bilhete. O grupo percebe (finalmente !!!!) que se Hugh não lhes enviou um bilhete deve haver mais um Hugh que conseguiu deixar um bilhete para eles, já que sua casa está com dois bilhetes. O grupo agora sabe que não há apenas as casas azuis e vermelhas, mas que pode existir diversas outras. Eles decidem criar um marcador para a casa em que estão como um meio de que todos possam se situar. Para fazer um marcador, eles conseguem fotos de si mesmos, jogam alguns dados e colocam o números que saíram, na parte de trás das fotos com tinta azul (!!!), e colocam um objeto aleatório na caixa: uma mini montanha-russa. Eles estão apenas fazendo o que as outras casas já fizeram (ou outras ainda farão - há casas que estão no presente, outras em um breve passado e outras em um breve futuro), ou seja: a caixa era um indicador que cada casa estava criando, ou criaram, para os mebros poderem se identificar. O problema é que alguns ainda não tinham tido essa ideia e foram parar em casas que já tinham feito tal prática e tudo ficou confuso. Lembrando novamente que as casas estão em tempo diferentes, que pode ser diferença de minutos ou de quase meia hora (as demais não sabemos).


Hugh mostra o tel para Emily e ela percebe que não está quebrado como no início. Isso mostra realmente que ela está na casa errada. Ela descobre que quando Kevin, Mike e Laurie deixaram a casa B eles foram parar em uma realidade diferente. Nesta casa (a casa b) apenas Beth e Lee permaneceram porque nunca saíram dela.

Depois de várias confusões, como um bilhete de um Mike chantageando o outro mike para não atacar a casa dele, e o bilhete falava do caso de com a mulher de Hugh, Emily decide não mais ficar nessa (casa) realidade. Ela percebe que quando o cometa terminar sua passagem ficará presa na realidade que se encontrar no momento e decide que quer algo diferente pra sua vida. Ela foge em direção a área escura, pulando de uma realidade para outra onde continua vendo o caos, pois os vários grupos já se encontraram e se misturaram,  até que encontra um grupo feliz que não interagiu com outros, pois resolveram ficar dentro da casa e nada aconteceu. Ela vê a felicidade e como sua contra parte parece feliz com Kevin. Ela decide tomar o lugar de Emily e o final é como pode ser comparado na conversa que tiveram no início quando a polícia achou o marido de uma mulher e o levou pra casa.  


Fontes:
The Guardian
Variety
NY Times
Holywood Reporter
Imdb
Independent.co.uk
Vulture.com
Empireomlime.com
LA Times
Indiwire.com 


Trecho da música do título: "A Praça "

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre