terça-feira, 19 de novembro de 2019

41ª DP - INFERNO NO BRONX / FORTE APACHE BRONX / FORT APACHE THE BRONX (1981) - ESTADOS UNIDOS



SELVA URBANA

Bronx, anos 80. Murphy (Paul Newman) e Corelli (Ken Wahl) são dois policiais no bairro mais violento de Nova York, um local de 40 quarteirões e apenas uma delegacia com um punhado de policiais. Nesse ambiente a dupla tem que lidar com traficantes, assassinos, delinquentes e protestos. A rotina da delegacia começa a mudar quando dois policiais são friamente assassinados. Um novo Capitão (Edward Asner) assume com o manual embaixo do braço, cobrando a todos empenho na captura do(s) assassino(s). Murphy é um veterano e sabe que agitar o bairro pode ser colocar fogo em gasolina. A situação piora ainda mais quando a dupla vê dois companheiros de farda assassinando friamente um jovem inocente.



O título original "Fort Apache Bronx" parece título de faroeste, mas é o apelido dado pelos policias ao local que funciona como um "forte de resistência" quando as coisas ficam pesadas no "território hostil". Na verdade, parte do título é retirado de "Fort Apache" (1948) que tinha John Wayne e Henry Fonda (aqui chamado de "Sangue de Heróis"), acrescido apenas de The Bronx. O projeto do filme era da Time Line Films que tinha o intuito de lançar 12 produções com um custo total de 100 milhões, sendo o orçamento inicial de 10 milhões para este filme. Mas não foi apenas o baixo orçamento que atrapalhou. A produção teve vários problemas durante as gravações, pois os moradores protestaram quanto a temática: um bairro extremamente violento, oriundo de uma população afro-descente e imigrantes porto-riquenhos que não falam inglês, e o filme mostrava certa desesperança e decadência urbana  ignorando que, há algum tempo, já vinham sendo feitos esforços por sua recuperação. Logo, não foram poucos os manifestos e protestos que volta e meia interrompiam as filmagens, além de insultos por parte dos que se sentiam representados de maneira negativa nas telas. Até os policiais fizeram críticas por serem mostrados de forma pejorativa, tanto que um prólogo, em epígrafe, foi adicionado ao filme. Mas esse não foi o maior problema. O roteiro e a direção deixaram a desejar em vários aspectos.


Nesse contexto, vemos dois policiais, Murphy e Corelli, tentando impor a lei num lugar que possui suas próprias leis. Murhy trabalha há 18 anos e se mantém incorruptível ao meio que o cerca, onde todos, de alguma forma, arrumam um jeito de ganhar alguns trocados e isso se refere também alguns de seus companheiros de trabalho. É separado da esposa e tem 3 filhas que raramente vê. Corelli é um jovem recruta que tem a energia necessária para correr atrás de bandidos e aprender como sobreviver no local. Connolly, recém nomeado ao comando, começa a criar situações de confronto, pois suas ordens são de fazerem prisões em massa até que o matador de policiais seja identificado. Em sua visão a delegacia virou um lugar de ineficiência, indisciplina e absenteísmo. Os moradores se revoltam e cercam "o forte" exigindo a liberação dos presos e Murphy se diverte com a situação dando até apoio aos gritos, mas sem saber que em pouco tempo presenciará algo que colocará sua consciência e valores em cheque. Delatar ou não seus companheiros? Corelli diz que será o fim da carreira de Murphy e o veterano policial acha que se não o fizer, pelo menos, para ele, será realmente o fim de uma longa carreira seguindo as regras. Enquanto isso, a desconhecida e drogada assassina de policiais, Charlotte (Pam Grier), continua matando quem passe por seu caminho.


O roteiro é baseado nos relatos de Thomas Mulhearn e Pete Tessitore (que trabalharam na delegacia do Bronx entre 1964 a 1968). É uma tentativa de crítica ao mainstream ou em como o corporativismo é fortemente praticado. A frase de Isabella, namorada de Murphy, em um determinado ponto da narrativa, sintetiza bem a questão. O filme, no início, dá a impressão de que a temática girará sobre uma investigação e caçada policial à prostituta assassina, mas se resolveu abordar outros temas transformando o caso em secundário. Se a intenção era realmente essa, deveriam ter centrado no difícil dilema de Murphy e o quanto seria complicado um relacionamento amoroso com uma mulher de um bairro que odeia policiais. Poderia ter sido um clássico urbano. Só que tenta ser um drama social, mas é superficial; tenta falar sobre a corrupção policial e excessos, mas não se aprofunda; tenta falar sobre as condições do Bronx, mas fica muito na superfície. E aí só resta colocar violência e ação e ver se o filme funciona. O quanto a violência é importante para manter a atenção em um filme?



Se a direção e roteiro se perderam no caminho, o filme se torna assistível pelo ótimo elenco. Paul Newman foi um dos grandes atores de Hollywood. No ano seguinte concorreria pela sétima vez ao Oscar pelo excelente "O Veredicto", mas só levaria a estatueta em 1987 pelo filme a "A Cor do Dinheiro", uma continuação de "Desafio à Corrupção" (que também lhe rendera uma indicação). Newman é a alma do filme e o carrega nas costas, curiosamente cogitaram Steve McQueen e Nick Nolte para o papel de Murphy. Ken Wahl, curiosamente chamado de "Wiseguy" no filme por Theresa (Kathleen Beller), ficaria famoso pelo seriado "O Homem da Máfia" (no original ... "Wiseguy"). Sua filmografia termina em 1996. Newman queria John Travolta, mas este estava comprometido com "Cowboy do Asfalto" (1981). Walh, que começou a vida trabalhando em um posto de gasolina, foi o primeiro a ser entrevistado entre 100 outros, mas ninguém lhe tirou o papel. Pam Grier, musa do Blackspotation, começou o filme dando a entender que seria um dos destaques, mas sua participação terminou de uma forma estranha, sem impacto, talvez nem fosse necessário o seu papel na história. A única atriz de origem porto-riquenha, Rachel Ticotin ("O Vingador do Futuro"), está muito bem como interesse romântico de Murphy, mas novamente o roteiro não conseguiu fechar bem um arco de história. Edward Asner como o Capitão está ok, mas sempre vou me lembrar dele por seu personagem no seriado "Mary Tyler Moore". Danny Aiello, como sempre, consegue se destacar. É um ator de muitos recursos. Alguns se lembrarão de sua participação no seriado "A Dama de Ouro" e no Clip da cantora Madonna "Papa Don't Preach". Se prestarmos atenção, perceberemos que nenhum dos crimes são desvendados pelos personagens, há apenas o envolvimento indireto destes.



41ª DP - Inferno no Bronx (em VHS: Forte Apache Bronx) é um filme para ser visto mais pelos atores do que pela direção de Daniel Petrie ("Cocoon: O Regresso" e "O Vento Será Tua Herança"). O roteiro apresentou subtramas que ficaram perdidas e talvez os problemas da produção tenham atrapalhado o filme. Não é um filme de todo ruim, mas muitas situações (estereotipadas) terminaram de forma insatisfatória. Em alguns momentos ficou com cara de telefilme feito para ser um piloto de seriado e isso não é nada bom quando se pretende lucrar no cinema. A crítica não gostou, mas o público até que prestigiou o carisma de Newman. Uma diversão passageira que vale para os fãs dos atores envolvidos.

Trailer





Curiosidades:
De acordo com sua autobiografia, Pam Grier, que interpretou a prostituta assassina, foi originalmente considerada para o papel de Isabella.

A personagem de Rachel Ticotin, "Isabella", foi parcialmente inspirada por Venus Castano, namorada de longa data de Thomas Mulhearn. Ela trabalhou em um consultório médico e viveu em situações semelhantes a "Isabella" no momento da produção do longa. Venus Castano fez também o teste para o papel, apesar da conexão pessoal com o personagem. No entanto, ela não foi escalada, aparecendo como figurante em várias cenas, junto com Thomas Mulhearn e sua filha Elizabeth.

O nome da divisão em que a polícia trabalhava era a 41ª Delegacia de Nova York, no sul do Bronx. O nome da sede da delegacia de polícia era Precinct Station House 41.

Segundo o veterano escritor e produtor de TV Steven Bochco, este filme serviu de inspiração para a série "Chumbo Grosso" (Hill Street Blues) de  1981 a 1987.

O filme estreou em nossos cinemas em 30 maio de 1983.



Filmografia Parcial:
Paul Newman  (1925–2008) 








O Cálice Sagrado (1954); Marcado pela Sarjeta (1956); O Mercador de Almas (1958); Gata em Teto de Zinco Quente (1958); Paixões Desenfreadas (1960); Exodus (1960); Desafio à Corrupção (1961); O Indomado (1963); Caçador de Aventuras (1966); Hombre (1967); Rebeldia Indomável (1967); Butch Cassidy (1969); Meu Nome é Jim Kane (1972); Golpe de Mestre (1973); Inferno na Torre (1974); Quinteto (1979); 41ª DP - Inferno no Bronx (1981); Ausência de Malícia (1981); O Veredicto (1982); Meu Pai, Eterno Amigo (1984); A Cor do Dinheiro (1986); O Início do Fim (1989); Blaze - O Escândalo (1989); Na Roda da Fortuna (1994); O Indomável - Assim É Minha Vida (1994); Estrada Para Perdição (2002)

Pam Grier







De Volta ao Vale das Bonecas (1970); Coffy: Em Busca da Vingança (1973); Os Gritos de Blácula (1973); Foxy Brown (1974); 41ª DP - Inferno no Bronx (1981); Sede de Triunfo (1983); The Vindicator (1986); Nico - Acima da Lei (1988); Entrega Mortal (1989); A Guerra dos Donos do Amanhã (1990); Bill e Ted - Dois Loucos no Tempo (1991);Fuga de Los Angeles (1996); Jackie Brown (1997); Sem Limites (1999); A Fortaleza 2 (2000); Fantasmas de Marte (2001); Pluto Nash (2002); Parceiros no Crime (2005); O Homem Com Punhos de Ferro (2012); Mafia (2012)


Ken Wahl








A Gangue da Pesada (1979); 41ª DP: Inferno no Bronx (1981); Os Caçadores do Avião de Ouro (1981); O Ultimato (1982); Jogando com a Vida (1982); Marcados pela Guerra (1984); Os Doze Condenados: A Próxima Missão (1985); O Gladiador (1986); Omega Syndrome (1986); O Homem da Máfia (1987-1990); Invasão a Beverly Hills (1991); Um Favor Indecente (1994); A Procura de Grace (1994); O Homem Da Máfia - O Filme (1996) 

Edward Asner









O Mundo Marcha para o Fim (1965); Uma Vida em Suspense (1965); Missão Secreta em Veneza (1966); 100.000 Dólares ou a Morte (1966); El Dorado (1967); Muralhas de Ódio (1970); Noite Sem Fim (1970); Os Desajustados (1971); Mary Tyler Moore (seriado 1970-1977); 41ª DP: Inferno no Bronx (1981); The Marva Collins Story (1981); Lou Grant  (seriado 1977 a 1982);  Os Culpados Devem Pagar (1981); Daniel (1983); O Segredo de Kate (1986); Luar sobre Parador (1988); Os Tiras são Ladrões (1990); JFK: A Pergunta que Não Quer Calar (1991); Tempestade (1998); Procura-se uma Noiva (1999); Quando A Suspeita Condena (2000); Animal (2001); João XXIII - O Papa da Paz (2002); Em Busca da Esperança (2003); Citizens United (2016); Barking Mad (2018); In Vino (2019)

Rachel Ticotin








Rei dos Ciganos (1978); 41ª DP: Inferno no Bronx (1981); For Love and Honor (1983); Condição Crítica (1987); O Vingador do Futuro (1990); F/X2: Ilusão Fatal (1991); Um Dia de Fúria (1993); Mais Forte que o Sangue (1994); Don Juan DeMarco (1994); Turbulência (1997); Con Air: Rota de Fuga (1997); Assassino de Aluguel (2002); Alguém tem que Ceder (2003); Chamas da Vingança (2004); O Olho do Mal (2008); Quatro Amigas e um Jeans Viajante 2 (2008); América (2011); Lei & Ordem: Los Angeles (2010 a 2011)

Danny Aiello









O Poderoso Chefão II (1974); Testa-de-ferro Por Acaso (1976); 41ª DP - Inferno no Bronx (1981); Era Uma Vez na América (1984); A Rosa Púrpura do Cairo (1985); A Coisa (1985);  A Fúria do Protetor (1985); A Era do Rádio (1987); Feitiço da Lua (1987); A Coisa  (1985); Faça a Coisa Certa (1989); Os Donos da Noite (1989); Alucinações do Passado (1990); Hudson Hawk - O Falcão Está à Solta (1991); Ruby (1992); O Profissional (1994); Prêt-à-Porter (1994); City Hall - Conspiração no Alto Escalão (1996); Sucesso a Qualquer Preço (1997); Homens de Honra (1998); Xeque-Mate (2006); Lute Por Sua Vida (2014); The Neighborhood (2017); Little Italy (2018)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre