quarta-feira, 18 de setembro de 2019

QUADRILHA DO INFERNO / POSSE FROM HELL (1961) - ESTADOS UNIDOS


ANTINOMIA ENTRE O BEM E O MAL

No meio da noite, na pacata cidade de Paraíso, quatro fugitivos da justiça chegam à cavalo,  alvejam o Xerife e matam pessoas sequestrando uma jovem. Logo, os habitantes resolvem convocar uma patrulha que  possa ir no encalço dos criminosos. Liderados pelo ajudante de Xerife e pistoleiro, Banner (Audie Murphy), grande parte do grupo desiste da empreita restando apenas sete homens. Banner alega preferir fazer a missão sozinho, mas cada homem ali tem um motivo pessoal para estar nessa caçada sem tréguas de onde nem todos voltarão.


Quadrilha do Inferno é um Western da década de 60 que foge um pouco convencionalismo. O gênero que já foi classificado por uns como "subproduto cultural e cinematográfico" e por outros como "cinema por excelência", aqui apresenta um faroeste mais voltado ao psicológico, dirigido de uma maneira mais ortodoxa, com uma sub-camada de conscientização social bem interessante, aspectos poucos dissecados no gênero.

Preconceito, medo, coragem, vaidade, mentiras permeiam essa narrativa direta e linear. Banner recruta um punhado de homens, mas deseja somente aqueles que realmente estejam compromissados com a missão. O seu sentimento com esses homens é de desprezo, pois a maioria se acovardou na hora de perseguir os criminosos. Aos poucos algumas máscaras começam a cair e começamos a separar o joio do trigo.
 


Nessa  patrulha de sete homens (homenagem a Sete Homens e um Destino?) que mantém-se unida apenas para completar um objetivo, temos um capitão (Robert Keith) reformado da Guerra de Secessão completamente desorientado (e equivocado). Quando ação começa, esconde sua fraqueza  e inveja atrás de um manual militar; um jovem (Paul Carr) que se diz pistoleiro, mostra sua apontaria em alvos, mas quando tem que partir para um confronto o medo o congela; o tio (Royal Dano) da jovem sequestrada; o irmão (Frank Overton) de um dos mortos que busca apenas vingança e não justiça; um índio (Rodolfo Acosta) que sofre preconceito na cidade, mas que acompanha o grupo para fazer o que é certo e um rapaz (John Saxon) da cidade, cujo patrão o obriga a seguir com o grupo para resgatar o dinheiro roubado do banco.



O grupo segue a insaciável sede de sangue dos bandidos, liderados por Crip (Vic Morrow), e a esperança de resgatar a jovem Helen Caldwell (Zohra Lampert) levada como refém. Apenas Seymour Kern (John Saxon), o rapaz da cidade grande que pouco montara na sela de um cavalo, mas com grande determinação e Johnny (Rodolfo Acosta), o índio, conquistam o respeito de Banner. E os três darão suas vidas para completarem sua missão e defenderem uns aos outros.



Quanto ao elenco, Audie Murphy está muito bem como o pistoleiro solitário; John Saxon , famoso por contracenar com Bruce Lee em "Operação Dragão", se destaca. Temos ainda Vic Morrow (falecido durante as filmagens do filme No limite da Realidade); Lee Van Cleef que iria para Itália tempos depois e ficaria famoso nos "Faroestes Spaghett"i; Zohra Lampert passou a dramaticidade que sua personagem exigia e ganhou a simpatia da plateia ao expor o preconceito estúpido de uma cidade provinciana contra uma moça que sofre abuso e Rodolfo Acosta em uma excelente composição de um nativo americano que ajuda homens que o desprezam.



Quadrilha do Inferno (Posse From Hell) foi rodado em Long Pine e Olancha, Califórnia, com uma fotografia de Clifford Stine com momentos inspirados. O diretor estreante Herbert Coleman (1907–2001), que foi diretor de segunda unidade de filmes do mestre Hitchcock, dirigiu apenas mais um filme e voltou-se a seriados e trabalhos como produtor. O filme possui bons elementos que prendem do início ao fim. Faz uma homenagem ao filme "Cidadão Kane", ao utilizar a palavra “Rosebud”, o segredo existencial que permeia aquele filme, em uma placa de saloom no início do filme. É um filme excelente? Não. Podemos considera-lo medíocre? Na época muitos o consideraram como tal, mas os anos passam e, revendo atualmente, tem qualidades a serem apreciadas.

Trailer:

Curiosidades:

Audie Murphy se tornou um herói nacional durante a Segunda Guerra Mundial como o soldado de combate mais condecorado da guerra.


Cartazes:






Filmografia Parcial:
Audie Murphy (1924–1971)
 
 









Código de Honra (1948); Caminho da Perdição (1949); Duelo Sangrento (1950); A Glória de um Covarde (1951); O Último Duelo (1952); A Morte Tem Seu Preço (1953); Jornada Sangrenta (1953); Tambores da Morte (1954); Honra de Selvagem (1956); O Renegado do Forte Petticoat (1957); Na Rota dos Proscritos (1958); Um Homem Contra o Destino (1959); O Passado Não Perdoa (1960); Pistoleiro Relâmpago (1964)Quadrilha do Inferno (1961); Missão Secreta no Cairo (1965); Os Rifles da Desforra (1967); Gatilhos da Violência (1969)

John Saxon
 
 









O Passado Não Perdoa (1960); Quadrilha do Inferno (1961);  Operação Dragão (1973); Noite do Terror (1974); O Império do Crime (1976); Resgate Fantástico (1976); Shalimar (1978); O Cavaleiro Elétrico (1979); Mercenários das Galáxias (1980); O Homem com a Lente Mortal (1982); A Hora do Pesadelo (1984); Keruak, O Exterminador de Aço (1986); A Hora do Pesadelo 3: Os Guerreiros dos Sonhos (1987); O Último Samurai (1988); Amor do Futuro (1990);  Um Tira da Pesada 3 (1994); O Novo Pesadelo: O Retorno de Freddy Krueger (1994); Revanche Sangrenta (2001); Armadilha do Terror (2006); Genghis Khan: The Story of a Lifetime (2010); After the Thunderstorm (2017)
 

Vic Morrow (1929–1982) 


 









Sementes de Violência (1955);  Balada Sangrenta (1958); Quadrilha do Inferno (1961); Combate (seriado 1962-1967); O Sistema  (1972); Fuga Alucinada (1974); A Hora do Assassino (1974); O Tesouro de Matecumbe (1976); Grandes Heróis da Bíblia (seriado 1979); O Último Tubarão (1981); 1990 - Os Guerreiros do Bronx (1982); No Limite da Realidade (1983)

Lee Van Cleef (1925–1989) 

 









Matar ou Morrer (1952); Homens em Revolta (1952); A Volta dos Irmãos Corsos (1953); O Monstro do Mar (1953); Sua Lei é Matar (1953); Flechas em Chamas (1954); A Princesa do Nilo (1954); Dinastia do Terror (1954); Império do Crime (1955); O Salário do Pecado (1955); Sangue de Bárbaros (1956); O Rei do Laço (1956); Marcado para a Morte (1956); Sem Lei e Sem Alma (1957); O Homem dos Olhos Frios (1957); Os Deuses Vencidos (1958); Estigma da Crueldade (1958); O Homem que Luta Só (1959); Quadrilha do Inferno (1961); O Homem que Matou o Facínora (1962); A Conquista do Oeste (1962); Por uns Dólares a Mais (1965); O Dia da Desforra (1966); Três Homens em Conflito (1966); A Morte Anda a Cavalo (1967); Dias de Ira (1967); Sabata, o Homem que Veio para Matar (1969); Duelo dos Homens Maus (1971); A Fúria dos 7 Homens (1972); Cavalgada Infernal (1975); O Grande Golpe (1978); Octagon, Escola de Assassinos (1980); Fuga de Nova York (1981); O Mestre (seriado 1984); Resposta Armada (1986); A Corrida Maluca (1989)

Paul Carr  (1934–2006) 

 









Os Jovens não Choram (1957); Quadrilha do Inferno (1961); Ben, o Rato Assassino (1972); O Assassinato de um Presidente (1973); A Vingança Será Minha (1973); The Lives of Jenny Dolan (1975); O Resgate do Titanic (1980); Olhos Noturnos (1990); Intenções Perigosas (1993) e diversas participações em seriados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre