terça-feira, 3 de setembro de 2019

BONECO DO MAL / THE BOY (2016) - ESTADOS UNIDOS / CANADÁ E CHINA




AUTOMATONOFOBIA

Greta (Lauren Cohan), uma jovem americana, aceita o emprego de babá no norte da Inglaterra. Os pais informam que viajarão por alguns meses e necessitam de uma pessoa que cuide de seu filho, Brahms, de oito anos. Para a surpresa e estranhamento da jovem o menino é um boneco de porcelana que os pais tratam como se fora uma criança de verdade. Greta hesita, mas o pagamento é alto e há um motivo para ter se mudado para a Inglaterra. E o serviço caseiro parece ser uma tranquilidade já que é um boneco. Mas a família lhe passa uma lista de cuidados com Brahms que deve ser seguida à risca, sendo imprescindível que não sejam desobedecidas.


Greta aceita e o misterioso casal parece aliviado por sair de casa e por Brahms ter aceito a companhia de sua nova babá, visto que rejeitara as demais. Logo, Greta perceberá que não faz sentido seguir as regras impostas pelo casal para um boneco. Mas essa atitude se prova uma decisão errada: eventos estranhos começam a ocorrer e Greta se percebe em perigo com algo que não consegue explicar.


Boneco do Mal teve um orçamento muito modesto para os padrões americanos: $ 10 Milhões e arrecadou $ 74 Milhões. Apesar de a crítica não ter gostado do filme, este demonstrou ter agradado parte do público que percebeu algo de diferente no gênero. Mas será que isso são fatores suficientes para validarmos o filme? Há prós e contras nessa produção que tenta manter seu mistério até próximo do fim.


À primeira vista uma pergunta deve estar na cabeça do leitor? Por que Greta aceitou algo tão bizarro? Você aceitaria ficar em uma casa onde um casal de idosos tratam um boneco como se fosse uma criança de verdade? Para fugir de seu passado (a principal razão) e a boa grana (por pouco período), Greta entende que será uma moleza. A única pessoa a visitá-la é o entregador Malcolm (Rupert Evans) que abastece a residência ocasionalmente e lhe conta a estória do verdadeiro Brahms que teria sido uma criança que morrera em um antigo incêndio, 20 anos antes, na propriedade, e os pais nunca conseguiram aceitar a perda do filho.  E acrescenta: a estória oficial fala de um menino doce e a conhecida pelos habitantes é de uma criança má.


A essa etapa o leitor deve estar pensando: já sei qual a ideia do filme e como terminará. E aí está algo interessante: mais para perto do fim temos uma reviravolta na trama o que para alguns será algo de diferente (não muito) no gênero (aliás o gênero até muda). Outros poderão considerar que essa nova guinada sepultou o filme. Bom, a princípio sempre tenho ressalvas com filmes que ganham um título provisório ("In a Dark Place" ou "The Inhabitant") e terminam por serem lançados com outro (o definitivo: "The Boy"). Pode significar que a produção não gostou do que viu ou a plateia teste reprovou parte do filme ou sua totalidade. Nesse caso um título atrativo pode ser rentável para os cinemas, porque muitos "compram o livro pela capa" e até perceberem se o dinheiro gasto na bilheteria valeu a pena ou não já é tarde e "The Boy" pode ter sido considerado como um título que provoca curiosidade. Claro que há o atrativo da atriz Lauren Cohan (do seriado The Walking Dead) como chamariz para os milhares de fãs da série. Mas é o suficiente?


Há aspectos interessantes poucos explorados: afinal o que / quem assombra a casa? O boneco, Malcolm ou a pessoa da qual Greta foge? O roteirista Stacey Menear (em seu primeiro longa) trouxe uma boa atmosfera ao filme, tentando brincar com a percepção do espectador em um terror psicológico (beirando o suspense) interessante até o "Plot Twist" (ou seja, a reviravolta) que desagradou a muitos, mas foi criativo. William Brent Bell, diretor de "Stay Alive: Jogo Mortal"  e "Sinistro: A Maldição do Lobisomem" poderia ter sido mais cuidadoso com algumas pontas que ficaram soltas. Um bom aspecto do filme é que não foi necessário usar os efeitos como "bengala", estes praticamente não ocorrem, algo bem raro nos dias atuais. Mas algumas perguntas e respostas ficaram em aberto ao término da produção (coloquei como spoilers ao final da postagem). Mas há algo a ser citado: Não é um genérico de Anabelle como deixa transparecer pelo cartaz do filme.


Boneco do Mal (título nacional esperto para "The Boy") possui uma atmosfera bem interessante, bons atores, boa fotografia  e uma reviravolta que pega o espectador de surpresa. Não é um filme excepcional, funciona melhor como um passatempo descompromissado quando se compreende a ideia inicial para o filme (ver também no final da postagem).  Resta aguardar a continuação prevista para este ano e descobrir como o "boneco" voltará a agir.

Trailer:



Curiosidades: (contém spoilers)

As músicas eruditas "Hungarian Dance: No.5 In G Minor"  e  "Brahms' Lullaby (Opus 49 No.4)" são tocadas no filme. O compositor é Johannes Brahms. Mesmo sobrenome do garoto.

O filme foi originalmente intitulado "In a Dark Place" e teria Jane Levy (O Homem nas Trevas) no papel principal.

Na Espanha, o filme foi lançado diretamente em VOD (plataformas digitais) e DVD, mas já havia sido exibido em dois cinemas com um lançamento limitado em Barcelona por dois dias.

O enredo principal é o mesmo no curta-metragem "Família Colateral" (2007). Nos dois filmes, uma babá aceita cuidar de um brinquedo para ser pago e coisas estranhas começam a acontecer. 

Os membros do elenco realmente usaram o boneco ("Brahms") para brincar um com o outro no set. Em uma ocasião, um dos membros do elenco apoiou o boneco do lado de fora do banheiro de outro ator em seu trailer para assustá-los. Ao verem isso, eles atiraram o boneco para fora do trailer e a equipe teve que consertá-lo e fazer um boneco de substituição.

Quando Greta lê para Brahms, o trecho do livro é "Jane Eyre" (de Charlotte Brontë, irmã de Emile Brontë de "O Morro dos Ventos Uivantes") onde, como Brahms, a esposa insana de Rochester fica confinada ao sótão. 

Quando o Sr Heelshire faz um tour pela propriedade de Greta, ele diz que eles não usam mais a lareira por razões de segurança. Provavelmente, isso tem mais a ver com o fato de que um incêndio na lareira poderia arruinar o espaço do adulto Brahms e o acesso rápido à casa. 

A contagem de corpos apresentada seria cinco se a criança abortada de Greta fosse contada. O destino de Brahms é indeterminado, pois uma pessoa não identificada está consertando o boneco quebrado na cena final do filme. No entanto, o mais provável é que seja Brahms 

As filmagens ocorreram no Canadá 

Primeiro filme de James Russell (como Brahms Heelshire)

Em entrevista o diretor confidenciou que, após assistir a reação da plateia, pensou que talvez devesse ter transformado Brahms em um herói salvando Greta de Cole 

Trilha Sonora:

The Magic Flute, K.260, Act II: Der Hölle Rache - Wolfgang Amadeus Mozart
Interpretado por Bulgarian National Radio Synphony Orchestra

Nadine
Escrito e interpretado por Zack Broocke

Cello Concerto in E Minor, Op.85: IV. Allegro - Moderato - Allegro ma non troppo - Composto por Edward Elgar
Interpretado por Erling Blondal Bengtsson, Iceland Symphony Orchestra, Jean-Pierre Jacquillat

Hungarian Dance: No.5 In G MinorComposto por  Johannes Brahms                                                   Interpretado por Kosice State Philharmonic Orchestra & Christian Ehwald

Brahms' Lullaby (Opus 49 No.4)
Escrito por Johannes Brahms 


Filmografia Parcial:
Lauren Cohan
 

 









Casanova (2005);  O Dono da Festa 2 (2006); Float (2008); Corrida Mortal 2 (2010); Jovem Alexandre, o Grande (2010); Lute Por Sua Vida (2014); Batman vs Superman: A Origem da Justiça (2016); 22 Milhas (2018); The Walking Dead (seriado 2011 a 2018) Whiskey Cavalier  (seriado 2019) 


Rupert Evans
 

 









Arritmia (2007); Alexandria (2009); Desespero (2011); Elfie Hopkins (2012); O Canal (2014); Boneco do Mal (2016); Boneco do Mal (2016); O Homem do Castelo Alto  (seriado 2015 a 2018); Charmed: Nova Geração  (seriado 2018 a 2019)


Boneco do Mal: Explicação:
Alguns aspectos que interpretei:
Por que um boneco precisaria comer? Porque a comida tinha que ser descartada daquele modo? Por que guardar sobras nas geladeiras ? Greta não atentou para esses fatos, nem examinou a geladeira depois

Por que os pais cometeram suicídio? Bastaria sair de casa e não mais voltar. Por que Greta foi deixada sozinha em cada com Brahms? Essas duas últimas perguntas podem ser respondidas a partir do momento que descobrimos que houve uma mudança drástica no roteiro para diminuir sua faixa etária. No original ela seria "deixada" na casa para dar um filho a Brahms e os pais cometem suicídio (provavelmente) por pactuarem e se martirizarem com a ideia (por isso a fala da mãe que ele rejeitara (fisicamente) as outras) de que deram Greta de presente para o filho. Essa supressão no roteiro confundiu muita gente (até porque teria nudez - por isso a cena parcial da toalha. E Greta mataria Brahms !!). 

Tudo leva a crer que Brahms possuía alguma doença mental (ele matou Emily!). Ao se tornar adulto a doença evoluiu e ele passou a manter os pais como reféns, só permitindo suas partidas quando estes lhe conseguissem uma companheira (ou o fato de se sentirem culpados ou horrorizados por deixá-lo chegar naquele estagio - ou as duas coisas: medo e culpa). Ele não podia sair para o mundo real para não ser preso e eles não podiam abandoná-lo devido sua psicopatia. Ao se suicidarem desistiram de tudo e passaram o problema para outra pessoa

Greta fugiu dos EUA para a Inglaterra para  dificultar sua localização em outro país, mas o irmão pequeno dá o seu paradeiro. Greta não acredita que seu ex irá ao seu encontro tão longe. A chegada deste irrita Brahms que queria Greta para ele.

O verdadeiro Brahms não morreu, viveu entre as paredes da casa o tempo todo. O fato de terem um boneco em casa pode ter sido a forma encontrada de fingirem loucura para os demais habitantes / vizinhos / polícia e assim poderem comprar alimentos que uma criança (mais tarde jovem e depois adulto) poderia comer sem perguntas, além de protegerem o garoto de responder pelo crime contra Emily (afinal Brahms "morrera" no incêndio). A pena no Reino Unido é diferente daqui para menores de idade. Provavelmente seria internado em um instituto psiquiátrico até completar a maioridade, podendo ser levado para a prisão para cumprir prisão perpétua.
 
A questão das ratoeirass se baseia no fato de os ratos poderiam transitar por dentro das paredes e incomodar Brahms (mesmo assim alguns entram). 

Quanto a Greta cuidar espontaneamente do boneco devemos lembrar que ela tivera um aborto espontâneo de Cole nos EUA. Ao achar que o boneco continha a alma de um menininho morto no fogo, ela cria um elo (algo como "stress pós-parto" - não sei seria essa a terminologia) "adotando" o boneco como se fora a criança que perdera.


Aliais se o incêndio ocorreu há 20 antes e o garoto devia ter uns 8 anos, a idade dele e de Greta são próximos.

O que o roteiro deixa em aberto é o fato que de que Greta e Malcolm (principalmente esse último) são feridos e o ex-namorado abusivo Cole (Ben Robson), morto, o que necessitaria a ida à um hospital da dupla, relatando as autoridades que ele viveria escondido atrás das paredes e que matara Cole. Mas termina o casal indo embora (sem falar com ninguém??) e, como vemos a reconstrução do boneco, sabemos que Brahms ainda habita o local (essa reconstrução simboliza sua própria recuperação). Resta saber se a continuação consertará esse ponto


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre