terça-feira, 17 de setembro de 2019

JESSABELLE: O PASSADO NUNCA MORRE / JESSABELLE (2014) - ESTADOS UNIDOS



MALDIÇÃO E VUDU

Jessabelle (Sarah Snook), grávida, sofre um acidente de carro onde vem a falecer o filho e o namorado (o ator Brian Hallisay). Com a perda temporária do uso das pernas recorre ao pai, Leon (David Andrews), cujo contato pouco mantinha, para poder ficar em sua antiga casa, na Louisiana, até o término de sua convalescência. Na casa, fica alojada no quarto de sua mãe, Kate (Joelle Clark), que falecera de câncer logo após seu nascimento. "Jessie" passa a perceber que há algo no local, uma espécie de entidade feminina. Quando encontra uma coleção de antigas fitas gravadas pela mãe, ainda grávida, começa a descobrir uma pessoa que nunca conhecera para o desagravo de seu pai que não quer relembrar o passado, preferindo que as fitas sejam destruídas. As visitas da entidade se tornam mais frequentes, assim como estranhos ruídos, enquanto a mãe, praticante de cartas de Tarô, tece comentários enigmáticos sobre o que estaria na casa e o perigo que sua filha viria a enfrentar. A chegada de um antigo namorado da jovem, Preston (Mark Webber), é a chance para Jessie desvendar o mistério que ali existe. Assim a dupla inicia uma investigação descobrindo que antigos vizinhos praticavam magia negra.


Jessabelle é um filme interessante. Com o roteiro de Robert Ben Garant ("Uma Noite do Museu 1, 2 e 3") e direção de Kevin Greutert (de "Jogos Mortais" 6 e "Jogos mortais: o final", além de ter sido montador das sequências 2 a 5) se vende como terror, mas apresenta uma temática mais voltada para o mistério e o suspense. O nome Jessabelle parece uma apropriação esperta que lembra (foneticamente e comercialmente) o sucesso Anabelle, mas o filme está mais para "A Chave Mestra", uma produção de 2005 que, por ser bem inventiva, sofreu o mal dos bons filmes: a cópia parcial de seus elementos, adicionada de novos aspectos para parecer original. Produções assim sempre contam que o espectador não tenha assistido a produção original para evitar comparações, mas não tem jeito: a verdade sempre aparece, mesmo que se consiga editar um trailer para parecer outra coisa.


Falando em verdade, talvez essa seja a temática central destra produção: Jessie precisa descobrir a verdade sobre o seu passado, sobre o passado de seus pais e sobre o que ocorria nas redondezas. E o filme, sabiamente, vai adicionando informações aos poucos, o que nos deixa imaginando qual a solução para a assombração que tenta contatar Jessabelle. E as perguntas surgem. Quem é essa presença malévola? Por que se encontra no local? O que ela realmente quer? E até o espectador juntar elementos suficientes para conjecturar uma hipótese, o filme prende.


Só que há alguns "porém": o filme não assusta, no máximo aguça a curiosidade. A entidade, enquanto aparece somente "nas sombras" causa certa apreensão, mas quando se materializa cria aquela sensação de curiosidade e não medo. E se você tiver alguma suspeita de que já viu essa criatura em "O Chamado" pode estar certo. Apesar de não haver semelhanças na estória ou na aparência, há uma óbvia inspiração. Outra questão fica por conta da "magia negra" ou "vudu". Hollywood gosta de apostar em coisas que o grande público desconhece. Demônios já não assustam tamanha a quantidade de seres explorados em filmes. O sobrenatural ainda funciona, monstros não (foi-se a época). Aqui a bola da vez é o Vudu haitiano. Essa aura de desconhecimento de seus segredos ainda prende, mesmo que tudo seja muito implausível para muitas pessoas nos dias atuais. vai muito de como você se comporta ao ver um filme de terror: se o seu grau de exigência é alto, esse filme com certeza se mostrará ausente de medo, até um pouco enfadonho, pretensioso e pouco imaginativo. Agora se qualquer coisa lhe assusta, então pode assistir ao filme. Tem um certo ar de produção de baixa qualidade dos anos 80 (mas com os efeitos atuais)



O elenco é formado, em sua maioria, de artistas desconhecidos por aqui. talvez Sarah Snook seja a mais conhecida, se você assistiu ao quase indecifrável "Predestinado". Coube a ela ser o fio condutor da estória e não decepcionou. Joelle Carter, que faz a mãe de Jessie, tem uma carreira mais voltada para seriados e quem assistiu Justified (2010 a 2015) se lembrará dela. Boa atuação. Mark Webber tem uma filmografia desconhecida por aqui se destacando em "Flesh and Blood" (2017), onde ganhou o Premio da Audiência por sua atuação no festival "Indie Memphis Film Festival". Sua atuação aqui não convence muito. David Andrews tem uma filmografia que se divide entre participações em seriados e filmes. Sua atuação é boa. Amber Stevens West é outra que atua mais em seriados como "Greek" (2007 a 2011) e começa a  migrar para o cinema. Esteve em filmes como "O Espetacular Homem-Aranha' (2012) e "Anjos da Lei 2" (2014). Não dá para falar muito de sua atuação sob a pesada maquiagem. Somente perto do fim é que precisou entregar uma boa atuação, mas o roteiro não ajudou. O restante do elenco se reveza em boas e fracas atuações.


Jessabelle: O Passado Nunca Morre é um filme mediano. Não pode ser considerado ruim, mas também não será um filme a ser lembrado como uma grande produção. O roteiro, apesar de segurar o mistério até onde pode, não consegue deixar um certo ar de decepção quando sua conclusão é apresentada. Um final que desagradará a uns, mas que apresenta coerência com o que foi proposto até então. Basta um pouquinho de atenção e o filme se explicará satisfatoriamente. Dizem que a versão dublada é péssima, como assisti a original talvez o filme tenha tido uma melhor impressão de minha parte. 
É um suspense light, mas que merecia investir mais no terror. Essa dúvida para onde o filme deveria caminhar pode ter sido um dos motivos de tantas críticas negativas. A ser citado a fotografia de Michael Fimognari ("A Maldição da Residência Hill") e o desenho de produção de Jade Healy ("O Sacrifício do Cervo Sagrado"). Assista e tire suas próprias conclusões.

Trailer:




Curiosidades:

Embora o filme seja ambientado na Louisiana, as filmagens ocorreram em Wilmington, Carolina do Norte, porque não foi possível encontrar um local apropriado para as filmagens.

Filmografia Parcial:
Sarah Snook
 

 









Sisters of War (2010); Blood Brothers (2011); Preciso Ser Pai (2012); As Horas Finais (2013); O Predestinado (2014); Jessabelle: O Passado Nunca Morre (2014); Steve Jobs (2015); A Vingança Está na Moda (2015); O Castelo de Vidro (2017); A Maldição da Casa Winchester (2018); An American Pickle (2020)

Joelle Carter
 

 









O Encantador de Cavalos (1998); Tinha que Ser Você (2000); Alta Fidelidade (2000); Gente Famosa (2000); Quarantine (2000); Meninos e Amores 3 (2000); American Pie: A Segunda Vez é Ainda Melhor (2001); Final Feliz (2002); Nunca Fui Amada (2004); Cold Storage (2009); Salvem Minha Filha (2014); Jessabelle: O Passado Nunca Morre (2014); She's in Portland (2020)

Mark Webber
 

 








 
Fica Comigo (1999); O Primeiro Milhão (2000); Dirigindo no Escuro (2002); O Articulador (2002); Flores Partidas (2005); O Psicólogo (2009); O Fim do Amor (2012); Os 13 Pecados (2014); Jessabelle: O Passado Nunca Morre (2014); O Monstro Dentro de Você (2016); A Pé Ele Não Vai Longe (2018); The Place of No Words (2019)

David Andrews
 

 








 
A Hora do Pesadelo (1984); Cherry 2000 (1987); A Criatura do Cemitério (1990); Wyatt Earp (1994); Apollo 13: Do Desastre ao Triunfo (1995); Clube da Luta (1999); Hannibal (2001); Um Amor para Recordar (2002); O Exterminador do Futuro 3: A Rebelião das Máquinas (2003); Quando os Mortos Falam (2004); Ameaça Invisível (2005); Querido John (2010); Jogo de Poder (2010);Guerra Mundial Z (2013); Jessabelle: O Passado Nunca Morre (2014); Anathema (2018)

Amber Stevens West
 

 










Velozes & Furiosos: Desafio em Tóquio (2006); Pelas Garotas e Pela Glória (2009); O Espetacular Homem-Aranha (2012); Anjos da Lei 2 (2014); Jessabelle: O Passado Nunca Morre (2014); Love Jacked (2018); The Way We Weren't (2019)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre