quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

PROCURANDO ELLY / À PROCURA DE ELLY / DARNAREYE ELLY / ABOUT ELLY (2009) - IRÃ / FRANÇA


DILEMA MORAL

Ótimo filme iraniano de 2009 que mostra um grupo de famílias iranianas muçulmanas que resolvem fazer uma comemoração de três dias nos arredores de Teerã. Como convidada levam a jovem professora Elly (Taraneh Alidoosti), simpática e introvertida. O grupo percebe o interesse do jovem, recém-divorciado, Ahmad (Shahab Hosseini) em Elly e, aos poucos, tentam estimular Ahmad a colocar à tona a sua atração, que parece ser correspondido de uma forma muito sutil e reservada por Elly.


No dia seguinte, Elly informa que deseja partir, pois fora o acordado com Sepideh (Golshifteh Farahani) que a conhecera, como professora de seus filhos, na escola em que estudavam. Apesar da insistência da jovem os demais convidados recusam-se graciosamente a aceitarem a sua partida, já que se afeiçoaram e gostaram de sua presença.


É solicitado a Elly que vigie três crianças que brincam perto da água. Algum tempo depois uma das crianças informa que o irmão está se afogando. Depois de um esforço conjunto para salvar o menino, percebem que Elly desaparecera.



A princípio pensam que se afogou. Depois que teria, na verdade,  partido. De acordo com o passar das horas vários fatos vão surgindo e o convite feito a Elly por Sepideh pode ter sido uma escolha errada, devido a fatores culturais. A tensão vai aumentando gradativamente entre o grupo que não sabe o que realmente possa ter acontecido a jovem, já que o corpo não aparece.



O filme no início passa a impressão de ser uma produção bem comum, sem grandes atrativos, mas com 10 minutos de filme já percebemos que estamos diante de uma produção bem cuidada, com um diretor (Asghar Farhadi, também diretor do filme "A Separação" vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro de 2012) que soube conduzir uma narrativa de forma impecável fugindo, astutamente de temas como conflitos políticos. Percebe-se que poucos recursos foram usados: carros, uma casa na praia e ótimos atores. Temos aqui um grande exemplo de como se fazer um filme de primeira.

 


O cinema iraniano normalmente é muito bom, com produções modestas, porém de gosto refinado. O conhecimento de uma cultura com pouca entrada em nosso país é o grande chamariz desta produção que mostra o papel da mulher nesta conjuntura, dominada pelos homens. Os rígidos códigos morais e comportamentais são expostos ao longo do filme, revelando uma sociedade que tem outra perspectiva quanto a participação do indivíduo e que, fora isso, são pessoas absolutamente normais como qualquer um de nós, com seus desejos, passatempos, diversões, medos e anseios. As pessoas normalmente são parecidas em qualquer parte do mundo: elas mentem, elas se amam, se respeitam, se desrespeitam, sentem remorso e culpa. E é isso que o filme tem para mostrar, tudo isso dentro de um drama que se transforma em suspense a partir do evento e, com o surgimento de um novo indivíduo, a trama mostrará que mesmo com boas intenções podemos causar problemas a terceiros.



A citar também a escolha do ótimo elenco em que todos, sem exceção, tem desempenhos elogiáveis, com atuações contidas sem exageros ou estrelismos. Uma pequena obra-prima. Ponto para o cinema iraniano 

Trailer (legendas em inglês):





Curiosidades:

Asghar Farhadi ganhou o prêmio de Melhor Diretor no Festival de Berlim por este filme 

O filme em português aparece com o título alternativo "À Procura de Elly"

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre