sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

MISS BALA / MISS BALA (2011) - MÉXICO / ESTADOS UNIDOS



OLHAR SOBRE A REALIDADE MEXICANA

Miss Bala conta a história de Laura Guerrero (Stephanie Sigman), uma jovem de 23 anos que sonha entrar para o concurso de Miss. Sua amiga Suzu Ramos (Lakshmi Picazo ) é sua parceira na empreitada. Ambas conseguem uma vaga para a entrevista. Vivendo com seu pai e irmão mais novo, Laura não conta seus desejos para a família. Ela prefere manter em segredo, pois acredita na reprovação de seu pai. 


Quando Laura encontra Suzu, em um nightclub, tudo começa a dar errado: o local é invadido por um dos grupos de carteis da drogas que  comandam a localidade. Laura, apesar de descoberta, consegue fugir em meio à matança que ocorreu. Por chegar atrasada ao concurso, perde a vaga, mas não conta a ninguém o ocorrido na noite passada. Até que resolve procurar a polícia para tentar obter notícias sobre o paradeiro de sua melhor amiga.



Laura acaba parando nas mãos do grupo que invadiu o clube. Seu líder, Lino (Noé Hernández), se interessa pela jovem e consegue recolocá-la no concurso (mostrando o poder local) sem questionamentos, mas Laura passará a ser uma espécie de refém que terá que ajudar a quadrilha em suas diversas atividades, sabendo que sua negativa porá em perigo sua família. Aceita aterrorizada e passa a ter sua vida ceceada por Lino e seus comparsas. 

  


De acordo com que o cerco vai se fechando a Lino, Laura passa a presenciar as atividades mais ocultas do grupo, desde planos de ataques até agentes infiltrados na polícia. Cada vez mais Laura percebe que suas opções estão se esgotando, enquanto avança (com uma ajudinha) no concurso de Miss Baja Califórnia.



Fime mexicano que se candidatou a representar o país no Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2012, mas perdeu para o filme iraniano “A Separação”. O filme leva o espectador a assistir o drama de Laura através de seus olhos. Em algumas cenas é possível ver exatamente aquilo que a protagonista vê, ou seja, os ângulos estreitos do campo de visão: pernas braços, vultos e pessoas. Outras parecem que assistimos pelos olhos de Lino até que o diretor coloca a visão da câmera numa perspectiva plena, para que entendamos a ação e os que nela se encontram.


Laura é uma personagem como muitas jovens, tímida, família de baixa renda e o sonho de fazer com que sua beleza possa lhe trazer dividendos, ou como ela mesmo fala à Suzu: "arranjar um marido rico". Lino é o chefão local de poucas palavras. Vê em  Laura ora um motivo de admiração, ora um objeto e, porque não, uma marionete a seu serviço. 


 
Apesar de ser centrado em Laura é em Lino que o filme ganha sua força. Quando o ator Noé Hernández entra em cena, tudo muda: as tensões aumentam, a atmosfera fica pesada. Noé compôs um personagem difícil de se prever. Isso se deve muito ao roteiro que transforma a calmaria em tormenta.


A produção passou muito rápido em algumas subtramas, como a do agente do governo, as propinas e até mesmo as cenas finais. Tudo isso para não perder o foco do que é o principal: a história de Laura. O restante é secundário. Os personagens que transitam na vida de Laura são poucos dissecados, como o pai e o irmão, o policial da DEA e o avanço de Laura no concurso, onde não aparece o comentário de nenhuma das candidatas. A informação divulgada no Wikipédia é de que o filme inspirou-se na história real de Laura Zúñiga e os elementos coincidentes seriam: a roupa que a personagem usou no concurso seria mesma de Zuniga; o primeiro nome Laura; a corrupção no concurso e a alegação de Zuniga de envolvimento forçado com o crime (onde a história mais se apoia). 


Enfim, Miss Bala não chega a ser uma obra prima. Apesar de ter recebido críticas favoráveis mundo afora,  pode ser visto como um belo olhar sobre a realidade mexicana, além de uma história contada de modo a prender o espectador, que fica aguardando o destino de Laura. O filme pega a carona em certas cenas de ação bem elaboradas, principalmente nos confrontos com a polícia. Peca por passar muito rápido (como já dito) nas questões policiais, no concurso e nas figuras do pai e irmão que em determinado momento viram figurativas (aonde o pai sequer questiona como tudo isso começou, ou que é tudo isso). Por essas e outras pequenas derrapadas, o filme talvez não tenha alcançado seu prêmio máximo. Mas para quem gosta de bom cinema, principalmente com uma estética mais inovadora e ousada é um filme que vale muito a pena dar uma conferida, pois não é motivo de decepção.




Trailer:





Curiosidades:
James Russo ("Seduzida ao Extremo" 1986 e "Não Somos Anjos" 1989) faz uma ponta no filme

O ator Gael García Bernal  foi o produtor executivo deste filme

O personagem de Kiki Câmara, o policial que pega o telefone de Laura, é baseado em Enrique S. "Kiki" Camarena Salazar (1947 - 1985). Camarena era um agente americano nascido no México da Administração de Repressão às Drogas dos Estados Unidos que foi sequestrado, torturado e assassinado enquanto estava em missão (trabalhando disfarçado) no México.

A personagem de Laura Guerrero foi vagamente baseada na modelo mexicana e rainha da beleza, Laura Zúñiga. Em 22 de dezembro de 2008, Laura Zúñiga e sete homens foram presos por ligações com o narcotráfico em Zapopan, Jalisco.

O pôster do filme é inspirado na capa do álbum homônimo de Janet Jackson de 1993, Janet, filmado por Patrick DeMarchelier.


Trilha Sonora:

Me Rio De Ti - Stephanie Sigman

Rica a Los Veinte - Santiago Cendejas

El Sondito - Hechizeros Band

Entre Perico y Perico - Santiago Cendejas

Estrellita - Los Reyes del Camino'

Tema MBC - Gerardo Naranjo and Santiago Cendejas

Amor a Primera Vista - Emilio Kauderer

MBC Backstage - Santiago Cendejas

La Diana - Banda la Furia

Bolero Marimba Jarocha - Ricardo Gallardo

Ave Maria -  Mario Lanza

Prélude, Fugue et Variation en Si Mineur, OP.18 - Pedro Martinez Arroya

Post Millennium -  Emilio Kauderer

Al Cien -  Emilio Kauderer

Sombra -  Emilio Kauderer

Canelita -  Emilio Kauderer

Batalla -  Emilio Kauderer

Desierto -  Emilio Kauderer

Hotel -  Emilio Kauderer


Stephanie Sigman em Annabelle 2









Cartazes:



Fimografia Parcial:
Stephanie Sigman






Miss Bala (2011); Mergulho Profundo (2013); 007 Contra Spectre (2015); Narcos (seriado 2015-2016);  Loucos e Perigosos (2017); Annabelle 2: A Criação do Mal (2017); S.W.A.T (seriado 2017 -2019).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Cinéfilos.
Obrigado por visitarem minha página.
Estejam à vontade para comentarem, tirarem dúvidas ou sugerirem análises.
Os comentários sofrem análises prévias para evitar spans. Tão logo sejam identificados, publicarei. Quaisquer dúvidas, verifiquem a Política de Conduta do blog.
Sua opinião e comentários são o termômetro do meu trabalho. Não esqueça de informar o seu nome para que possa responder.
Visitem a minha página homônima no Facebook onde coloco muitas curiosidades sobre cinema , séries e quadrinhos (se puderem curtir ajudaria). Comentários que tragam e-mails e telefones não serão postados
Bem-vindos.
Cinéfilos Para Sempre