sexta-feira, 6 de outubro de 2017

ELES VIVEM / THEY LIVE (1988) - ESTADOS UNIDOS



IDEIAS FASCINANTES, MAS MAL DESENVOLVIDAS

A estória trata de John Nada (Roddy Piper), um operário à procura de emprego em um futuro não definido. Consegue uma chance na construção civil, onde conhece Frank (Keith David), um homem que lhe indica um acampamento de desabrigados para dormir. Certo dia John passa a perceber algo de suspeito em uma igreja próxima ao acampamento que reside. A chegada repentina da polícia deixa todos no local surpresos e o que se vê são a destruição do acampamento e invasão à igreja. John consegue escapar  e, no dia seguinte, volta ao local. Quando entra na igreja descobre apenas uma caixa com óculos escuros. Ao colocá-los toda a realidade que conhecia se mostra falsa.


Retirado do conto "Eight O'Clock in the Morning" de Ray Nen, co-roteirizado e dirigido por John Carpenter, Eles Vivem é um dos filmes mais curiosos dos anos 80 e também de sua filmografia. O cineasta é conhecido por ter dirigido filmes hoje considerados clássicos como "Halloween: A Noite do Terror";  "Fuga de Nova York"; "O Enigma de Outro Mundo" e "Starman". Outros não tão interessantes como  "Dark Star"; "Fuga de Los Angeles"; "Fantasmas de Marte" ... mas há algo que temos que admitir: seu estilo é de pura ousadia. 


Carpenter resolveu apostar numa crítica ao Way of Life americano colocando aquele climão anos 50 (nos anos 80). A ideia de um homem perceber através de óculos especiais que vivemos num  mundo (em preto e branco) de ilusão e fantasia, travestida de ficção científica, foi muito bem vinda. Os elementos que disseminam sua visão são bem interessantes: o ser humano abrindo mão de sua individualidade para se perder em uma sociedade que cultiva a futilidade (como nos anúncios); a perda da fraternidade (como visto no alerta das transmissões clandestinas); o poder e  a ostentação (riqueza de poucos e pobreza de muitos) de uma parte da sociedade (aqui os alienígenas); o desvio das coisas que importam para uma imersão (leia-se adormecimento) que se distancie do que realmente é importante e o poder do dinheiro, que adquire o status de divindade. Carpenter foi também muito hábil em camuflar os conceitos de luta de classes e recessão americana. E  dá-lhe cartazes e programas televisivos com mensagens subliminares para deixar o povo em um estado zumbi. A ideia é tão interessante que passados quase 30 anos, tirando a ambientação anos 80, as ideias que o filme transmite continuam  muito atuais, pois a humanidade está cada vez mais centrada na individualidade, consumismo e paranoia.


A pergunta que vem em seguida deverá ser: há falhas? são muitas as falhas. Talvez a questão de um baixo orçamento explique muitas das deficiências ou Carpenter usou um diretor de segunda unidade que não foi muito cuidadoso. A produção se assume logo de início como um filme B (não chega a ser trash), onde não se leva a sério em vários momentos e que se leva à sério na mensagem que passa. As cenas da invasão da polícia ao acampamento, por exemplo, tem vários problemas: a polícia reprimindo os sem teto chega a ser engraçada porque alguns atores (figurantes?) nem são atingidos e caem, outros fazem aquele malabarismo para morrer. Nosso herói corre para dentro de uma casa na frente das forças de opressão e ninguém vai atrás dele. Ele que só consegue trabalho com suas ferramentas nem se lembra delas depois. Perto das cenas finais um personagem faz um tour com nossos heróis explicando tudo (para o espectador) o que está acontecendo sem se assegurar de quem eles são. Há também a famosa cena de luta que muitos comentam como sendo uma das mais longas sequências (mais de 5 minutos).  Há golpes de Wrestler (de onde Piper se origina), que no Brasil já foi chamado de  telecatch, fajutos que nem atingem os personagens e há golpes que eles acertam a sincronização. A Maquiagem é bem ruim (fazia parte da "graça" do filme?). Se o espectador não levar a sério essa grande brincadeira (que o diretor obviamente não levou) poderá se divertir, pois é um passatempo repleto de múltiplos significados, apesar de muito irregular.



O elenco é outra curiosidade. A escalação de  Roddy Piper (1954–2015) é uma incógnita. O ator em sua segunda participação no cinema, a primeira como protagonista, não fez feio. Está no clima da obra, mas poderiam ter colocado um ator mais experiente em arte dramática. Talvez pelo fato de Carpenter querer a longa cena de briga e Piper ser famoso em seu meio tenha sido um chamariz para os seus fãs de luta. Só me lembro dele em outro filme que passava no cinema em casa do SBT: "O Inferno Chega a Frogtown". Keith David trabalhou com Carpenter em "O Enigma de Outro Mundo" e sempre teve boas atuações em seus filmes. Meg Foster será sempre lembrada por seus fantásticos olhos azuis (que lembram os olhos de David Banner virando Hulk no seriado televisivo). Para os mais antigos  sua participação no filme do He-Man como Maligna também será lembrada. Não dá pra entender muito bem o que fez a atriz aceitar o papel no filme, pois sua atuação ficou bem restrita e subutilizada. O restante aparece, se movimenta um pouco e morre.


"Eles Vivem", a despeito dos defeitos, falhas e omissões do roteiro, é um filme bem legal. Tudo feito num clima bem descontraído com algumas mensagens de que um grupo de habitantes controlam  o que pensamos, comemos e vestimos. Até hoje é um tema bem atual, com o surgimento das teorias das conspirações, nova ordem, illuminatis e todas as essas coisas que as pessoas adoram conjecturar (mas não mudar) sobre a sociedade. É um filme que trata sobre o ser humano inserido num mundo de fantasias na qual a grande maioria adora pertencer. Pena que o diretor perdeu a oportunidade ímpar de fazer um filme verdadeiramente clássico.

Curiosidades

Roddy Pipper faleceu as 61 anos de parada cardíaca.

A luta entre John e Frank originalmente duraria 20 segundos.  Diante da dupla que improvisou e simulou uma luta de 5 minutos, o diretor Carpenter resolveu adicioná-la ao filme ficando 5min e 20 segs de luta. A dupla havia ensaiado durante 3 semanas.

O personagem de  Roddy Pipper não tem o nome citado no filme. Somente nos créditos aparece "John Nada". O "Nada" veio do espanhol e seria o nome do protagonista do conto "Eight O'Clock in the Morning", George Nada

O diretor queria um cara com um biotipo forte e ao ver Piper em  "WrestleMania III" (1987) o escalou.  Keith David teve o papel escrito especificamente para ele após Carpenter trabalhar com o ator em "O Enigma do Outro Mundo"

Meg Foster foi escalada por Carpenter após este assisti-la em "Um Bilhete Para o Céu" (1981).

Primeiro filme do ex-pugilista Tommy Morrison (1969–2013), que fez o filme Rocky 5, em uma rápida aparição.

O ator / dublê Al Leong que esteve em vários filmes na década de 80 como "Chuva Negra"; "Garantia de Morte"; "A Arma Perfeita"; Fuga Mortal ; O Grande Anjo Negro"; "Duro de Matar" ; "Rajada de Fogo"; "Aventureiros do Bairro Proibido",  aparece de relance em uma cena de confronto com as forças policiais.

Filmografia Parcial:

Roddy Piper (1954–2015)


 










O Inferno Chega a Frogtown (1988); Esta Prisão é um Negócio (1988); Eles Vivem (1988); Back in Action (1993); Immortal Combat (1994); No Contest (1995); Marked Man (1996); Terminal Rush (1996); Sci-Fighters: A Invasão (1996); Pastores do Apocalipse (1998); Um Tira Suspeito (1998); Last to Surrender (1999); Costa Chica: Confession of an Exorcist (2006); Street Team Massacre (2007); A Gothic Tale (2008); The Portal (2010); Alien Opponent (2010); Don't Look Back (2014); The Masked Saint (2016); The Bet (2016); The Chair (2016)




Keith David  











O Enigma de Outro Mundo (1982); Platoon (1986); Braddock 3 - O Resgate (1988); Braddock 3 - O Resgate (1988); Eles Vivem (1988); Matador de Aluguel (1989); Desejos (1992); Hospital de Heróis (1992); Caindo na Real (1994); Sob o Domínio dos Aliens (1994); Rápida e Mortal (1995); Sem Fôlego (1995); Irmãos de Sangue (1995); Olho Por Olho (1996);  Corrida Contra o Destino (1997); Volcano: A Fúria (1997); Don King - O Rei do Boxe (1997); Armageddon (1998); Quem Vai Ficar Com Mary? (1998); Eclipse Mortal (2000); Réquiem Para um Sonho (2000); Virando o Jogo (2000); Divisão de Homicídios (2003); O Agente Teen 2 (2004); A Batalha de Riddick (2004); Crash - No Limite (2004); Sr. & Sra. Smith (2005); Carga Explosiva 2 (2005);  Atrás das Linhas Inimigas II - O Eixo do Mal (2006); Em Busca do Prazer (2006); O Último Sentinela (2007); Super-Herói: O Filme (2008); Escuridão Mortal (2009); Gamer (2009); A Viagem (2012); A Face Da Morte (2012); Um Homem Contra Wall Street (2013); Cão Selvagem (2017); Greenleaf (seriado 2016-2020); Good (2020); Pesadelo nas Alturas  (2020); The Seventh Day (2021); Pups alone (2021)


Meg Foster 


 









Um Dia de Sol (1973); A História de James Dean (1976); Um Dia de Sol no Natal (1977); O Circo da Morte (1980);  O Casal Osterman  (1983); A Floresta das Esmeraldas (1985); Mestres do Universo (1987); Eles Vivem (1988); Leviathan (1989); Fúria Cega (1989); A Volta do Padrasto (1989); Projeto Mortal (1992); Operação Kickbox 2 - Vencer ou Vencer (1993); Immortal Combat (1994); Space Marines: Esquadrão de Extermínio (1996); O Homem da Máscara de Ferro (1998); As Senhoras de Salem (2012); Jeepers Creepers 3 (2017) 

John Carpenter (diretor):
Dark Star (1974);  Assalto à 13ª DP (1976); Halloween: A Noite do Terror (1978); A Bruma Assassina (1980); Fuga de Nova York (1981); O Enigma de Outro Mundo (1982); Christine, O Carro Assassino (1983); Starman - O Homem das Estrelas (1984); Os Aventureiros do Bairro Proibido (1986); Príncipe das Sombras (1987); Eles Vivem (1988); Trilogia do Terror (1993); A Cidade dos Amaldiçoados (1995); Fuga de Los Angeles (1996); Vampiros De John Carpenter (1998); Fantasmas de Marte (2001); Aterrorizada (2010).

2 comentários:

  1. vou te dar o troféu Cata Piolho...esses detalhes ou "erros" são irrelevantes, o filme é ótimo por isso é um clássico.

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  2. Boa Tarde (você esqueceu de mencionar o seu nome)
    O filme é cultuado por muitas pessoas, sem dúvida. Como é uma análise preciso dissecar alguns aspectos que nem todos consideram como importantes, mas que estão lá. Funciona como uma ilustração, até mesmo porque se formos observar minuciosamente a maioria dos filmes tem incongruências. Obrigado pelo comentário e volte sempre.

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