OS ESPECTADORES NÃO FICAM
INDIFERENTES
O Novíssimo Testamento é, antes de tudo, um exercício de criatividade. Segundo a concepção dos autores, “Deus” (Benoît Poelvoorde) mora em Bruxelas. É irascível, bêbado, rabugento e vive em seu escritório digitando em um computador velho (sistema DOS) as “regras de Murphy” para a humanidade como: “a fila ao lado sempre anda mais rápido” e “o pão cai sempre com a parte da manteiga para baixo”, além de provocar desastres aéreos e ferroviários como divertimento. Autoritário, possui uma esposa completamente submissa. Em sua tevê só passa esportes e vive em conflito com sua filha pré-adolescente, EA (Pili Groyn de “Dois Dias, Uma Noite” de 2014), que sente a falta de seu irmão Jesus (chamado de J.C) que, por desavenças, rebelou-se e afastou-se do lar.
Certo dia, EA
resolve enfrentar seu pai e mexer em seu computador de onde saem todas as ações
(boas e ruins) que governam a humanidade. Ela coloca uma senha de bloqueio no
computador, não sem antes mandar para toda a humanidade a quantidade de anos,
meses e dias que ainda resta para cada ser humano. Ou seja: a data da morte de
cada um.
Com a ajuda de Jesus (David
Murgia), EA foge de seu lar (de uma
forma muito criativa e divertida) e resolve recrutar 6 apóstolos (buscados
intuitivamente nos arquivos do pai) e, assim, criar o "Novíssimo Testamento". EA
irá em busca de seus seis personagens, acompanhada de um simpático sem teto,
Victor (Marco Lorenzini), semi analfabeto,
com um caderno e lápis à escrever a vida dos “novos apóstolos” em seu
novo evangelho.
Temos uma linda jovem, Aurélie (Laura Verlinden), que é infeliz em sua vida e relacionamentos (na verdade todos eles são). É objeto de paixão de vários homens, mas não se consegue ter uma vida amorosa.
Martine, uma mulher rica, (Catherine Deneuve, o nome mais famoso do elenco), que vive uma vida enfadonha ao lado de uma marido que não ama e com uma vida que não vê sentido.
E, finalmente, um garoto de 10 anos, Willy (Romain Gelin), que descobre que tem poucas semanas de vida e resolve que quer se vestir de menina.
O roteiro, feito a quatro mãos, por Thomas Gunzig e Jaco Van Dormael, que por vezes soa altamente blasfemo, não pode ser encarado como uma concepção de Deus como conhecemos. O diretor colocou sua visão de um “Deus” que abandonou a humanidade, que nunca teve muito carinho por ela e que deixa as pessoas sofrerem por puro sadismo. O fato de ter o computador “travado” o coloca em pânico, ao acreditar que com isso as pessoas passarão a controlar seus próprios destinos. Claro que esta descrição não condiz com o Deus bíblico, um Deus de amor para com os seus filhos. Esse é um ponto que afastará muitas pessoas: o filme passa uma impressão de ser ateísta, herege, mas EA prova o contrário. Ela é o elo com a humanidade. De suas ações surge bondade, compreensão, amor ao próximo. É nela que o diretor foca sua dialética. EA vê em cada pessoa, um ser único, frágil, carente de atenção, compreensão e de amor ao próximo. Ela vê o bem em cada indivíduo. Cada um dos "apóstolos" trouxe para o seu presente (tirando o garoto) traumas ou acontecimentos que moldaram sua personalidade. Algo bem freudiano.
- Jean-Claude , no parque, pergunta a EA porque o pássaro não voa para
longe e ela lhe responde que o pássaro lhe questiona o mesmo a seu respeito. O
simbolismo daqueles que estão presos em amarras invisíveis.
- “Deus” exacerba sua insatisfação com Jesus à um padre, que
teria se sacrificado por uma humanidade que se tornou o que é hoje.
São várias as mensagens e cabe ao espectador fazer suas próprias
correlações.
Não podemos deixar de citar o hilário jovem Kevin (Gaspard Pauwels) que descobre que ainda viverá por mais 62 anos e começa a testar se realmente é verdade, se atirando de pontes, prédios e aviões sem paraquedas. O diretor perdeu aqui uma grande chance de mandar uma mensagem, em forma de consequências, para os atos insanos do rapaz.
Conforme o diretor, em entrevista, o projeto inicial seria fazer
um drama em uma Bruxelas que frequentemente é chuvosa (provavelmente
uma analogia à cena de "Deus" usando um regador
sobre uma maquete), cinza e onde ninguém é plenamente feliz. Quanto a
questão das mulheres, teria dito que no Novo Testamento não há muitas menções
sobre mulheres, logo inseri-las no contexto pareceu uma ideia interessante. O
diretor ainda sustenta que o filme aborda o conceito de poder e não de
religião. E continua: "A ideia de que se você não fizer algo de uma
forma vai resultar em uma punição é muito abusiva" (Fonte: O Globo 28 jan
2016).
O jornal The Guardian classificou o filme como “uma visão otimista
onde as pessoas buscam ajudar umas às outras carinhosamente”.
A trilha sonora é praticamente toda erudita, própria de filmes europeus. EA é capaz de escutar a música interior de cada ser e surgem composições dos grandes mestres como: Haendel, Schubert, Henry Purcell, Charles Trenet, Camille Saint-Saëns entre outros ainda que tocadas de uma forma bem breve, mas de muito bom gosto e adequada ao estilo de linguagem utilizado pelo diretor.
O Novíssimo Testamento tem, em seu elenco extremamente afinado, o grande fator diferencial do filme. Claro que a direção de Jaco Van Dormael foi determinante, pois com todos os elementos apresentados acima, colocando um “Deus“ que parece ser isento de misericórdia, poderia ter dado muito errado e gerado calorosos debates. O filme representa a Bélgica no quesito de Melhor Filme Estrangeiro e vem laureado de premiações em festivais e críticas favoráveis, além de ter sido o terceiro título mais visto no país, alcançando 300 mil espectadores.
Não dá para afirmar que não conquistará o prêmio, mas será uma surpresa por vários motivos e os principais seriam a abordagem com que descreve sua visão acerca de Deus e o final pouco inspirado. A produção é descrita como uma comédia, mas transita entre o drama existencial. Por ser uma produção europeia, de arte, voltada a reflexão, muitos poderão torcer o nariz, mas se você é uma pessoa que amadureceu o suficiente para poder assistir um filme que mexe com dogmas religiosos, sem ser influenciado em suas crenças, "O Novíssimo Testamento" pode ser um bom filme de reflexão sobre a nossa sociedade atual e o indivíduos inseridos nelas.
Trailer (legendado em inglês):
Curiosidades:
A história do menino que queria ser menina veio de um artigo de jornal lido
pelo diretor.
O diretor relatou ao site deadline que, por trás da vestimenta do Gorila, havia
uma pessoa que falava espanhol. Como Van Dormael não domina o idioma, Deneuve
(que fala o idioma) foi o elo entre o diretor e o “gorila”.
Um Homem Com Duas Vidas (1991) - Toto le Héros - foi o cartão de visitas do
diretor ganhando 2 prêmios no festival de Cannes.
O filme foi escrito por Thomas Gunzig (que faz um participação relâmpago como
Ciclope) e Jaco Van Dormael (que faz o motorista que tem 1 segundo de vida e
seu carro colide contra um caminhão).
Premiações:
Austin Fantastic Fest 2015
Biografilm Festival 2015
European Film Awards 2015
Norwegian International Film Festival 2015
Sitges - Catalonian International Film Festival 2015
Trilha Sonora:
♦ Le Rappel des Oiseaux - Jean-Philippe Rameau
♦ Tombe la neige - Salvatore Adamo
♦ Sing Song Sally - An Pierlé - do album Helium Sunset (2002)
♦ Aquarium de "Le carnaval des animaux" - Camille Saint-Saëns
♦ La Mer - Charles Trenet and Albert Lasry
♦ O Solitude! - Henry Purcell
♦ Der Tod und das Mädchen (Death and the Maiden) - Franz Schubert
♦ Lascia ch'io pianga - Handel
Filmografia Parcial:
Catherine Deneuve
A Bela da Tarde (1967); Tristana, Uma Paixão Mórbida (1970); Crime e
Paixão (1975); O Último Metrô (1980); Fome de Viver (1983); Tomara Que Seja
Mulher (1986); Indochina (1992); Dançando no Escuro (2000); A Vingança do
Mosqueteiro (2001); Reis e Rainha (2004); Perigosa Obsessão (2007); Diário
Perdido (2009); Astérix e Obélix: A Serviço de sua Majestad (2012); O Homem Que
Elas Amavam Demais (2014); O Novíssimo Testamento (2015); O Ignorante (2016); O Reencontro (2017); A Última Loucura de Claire Darling (2018); Adeus à Noite (2019); Feliz Aniversário (2019); Enquanto Vivo (2021); Femminile Singolare (2022)
Benoît Poelvoorde
Aconteceu Perto da sua Casa (1992); Peso Morto (2002); Podium (2004); Problemas
de um Dorminhoco (2004); Coco Antes de Chanel (2009); Mamute (2010); Românticos
Anônimos (2010); O Novíssimo Testamento (2015).
Pili Groyne
Dois Dias, Uma Noite (2014); Alléluia (2014); O Novíssimo Testamento (2015).
Laura Verlinden
Ben X: A Fase Final (2007); O Tratamento (2014); O Novíssimo Testamento (2015); Vanitas (2015); Em Busca da Carta Proibida (2017); Happy End (2017); Un Monde (2021)
François Damiens
Agente 117: Uma Aventura no Cairo (2006); Taxi 4 (2007); JCVD (2008); O Pequeno
Nicolau (2009); Como
Arrasar um Coração (2010); A Delicadeza do Amor (2011); Tango Livre
(2012); A Família Bélier (2014); O Novíssimo Testamento (2015).
Yolande Moreau
Germinal (1993); O
Fabuloso Destino de Amélie Poulain (2001); O
Corte (2005); Incognito (2009); Mamute (2010); Gainsbourg - O Homem
que Amava as Mulheres (2010); O Novíssimo Testamento (2015).
Serge Larivière
O Corte (2005); O Silêncio de Lorna (2008); Sr. Ninguém (2009); Cosmodrama
(2015); O Novíssimo Testamento (2015).
Marco Lorenzini
A Vingança do Mosqueteiro (2001); Testamento (2015); Irmãs Gêmeas (2002); O Novíssimo Testamento (2015).
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