sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020

A BAÍA DO ÓDIO / ALAMO BAY - (1985) - ESTADOS UNIDOS



 O ALTO PREÇO DA ILUSÃO DO SONHO AMERICANO

Dihn (Ho Nguyen) é um jovem imigrante sul vietnamita que chega, na Costa do Golfo, Texas, em 1979 para juntar-se a sua comunidade e trabalhar na indústria pesqueira local em Port Alamo. Tão logo começa seus trabalhos percebe que a presença de seus compatriotas não é bem-vinda e que os pescadores locais reclamam da competição começando a se a organizar para expulsá-los. Um dos líderes do movimento é o insatisfeito Shang (Ed Harris) que está prestes a perder seu barco porque não consegue quitar suas dívidas junto ao banco. A chegada de Glory (Amy Madigan) para ajudar o pai doente reacende a paixão de ambos de quando eram jovens, porém Shang encontra-se num casamento fracassado e com 3 filhos. Wally (Donald Moffat) é o pai de Glory e emprega os asiáticos em sua empresa como mão de obra barata, mas o boicote por parte de alguns compradores também o deixa com dívidas acumuladas. Quando um líder da Ku Kluz Klan chega a cidade, ódios são aflorados, e os dois amantes se encontrarão em lados opostos em um conflito que trará trágicas consequências.


A Baía do Ódio (título brasileiro melhor que o original: "Alamo Bay") foi baseado em eventos ocorridos em Seadrift em 1 de agosto de 1980 quando um jovem vietnamita matou a tiros um pescador chamado Billy Joe Aplin dando início a conflitos armados. A ku klux klan passou a coordenar as manifestações que culminaram em vários barcos de imigrantes incendiados e afundados. Uma de suas frases foi a polêmica: "Eles não precisam nos enviar a 20 mil quilômetros para matar os comunistas. Podemos fazer isso aqui mesmo em nosso próprio quintal ". A ironia era que esses refugiados lutaram no Vietnã contra o comunismo e ao perderem fugiram para os EUA, país da qual lutaram ao lado para descobrirem que estavam entrando em uma outra guerra.  Lious Malle leu o artigo de Ross Milroy (Publicado no New York Times) em 1980 e em 1981 encontrou-se com Ross onde entrevistaram policiais e envolvidos (ele ainda se tornou produtor executivo do filme). O roteiro de Alice Arlen (co-roteirista de "Silkwood"),  tentou retratar os eventos de um modo que o filme funcionasse e a direção Malle (ele mesmo um imigrante, já que era francês radicado nos EUA desde 1977) tentou trazer uma visão isenta do conflito mais voltado à reflexão do que às emoções, mas a crítica e o público americano não gostou de ver na tela a visão de Malle: de que havia fissuras no "way of life"  americano e que para esses vietnamitas os Estados Unidos se tornaram um pesadelo de violência e fanatismo, através da desconfiança, ressentimento e hostilidade, elementos que deformaram a convivência humana.
 


Só que o filme deixa claro algo muito interessante: foram os regulamentos governamentais, os preços decrescentes e o fluxo repentino de vietnamitas que transformou o local em um barril de pólvora. Os vietnamitas chegavam em busca do sonho americano que o capitalismo oferecia em detrimento de um regime comunista de onde fugiram. O governo os estabeleceu naquele Estado porque já viviam da pesca na sua terra natal e adaptação seria mais fácil. Acharam que seriam bem recebidos na terra dos soldados da qual deram apoio na guerra, mas os habitantes do local se sentiram traídos pelo seu governo que além de não ajudar a indústria pesqueira ainda lhes deram competidores. Os novos moradores trabalhando duro e por mais horas conseguiram comprar embarcações melhores do que os próprios habitantes. O preconceito apagou o bom senso que distinguia quem eram os refugiados e os que lutaram a favor do regime vietnamita. Por causa da barreira da língua, os vietnamitas, mantinham-se em suas próprias comunidades improvisadas e ignoravam as leis de pescas locais.
 


Quanto ao elenco Ho Nguyen era um estreante e esteve ótimo no papel de Dihn, o alegre e sorridente imigrante que passa a se indignar com o tratamento recebido devido a sua raça e por "tirar a comida da boca" dos patriotas americanos. Só fez mais um filme e encerrou a carreira em 1991. Amy Madigan e Ed Harris já eram casados na época do filme e por isso a química entre o casal funcionou tão bem. Uma das melhores cenas do filme acontece quando Shang tem Dihn na mira de seu rifle até ver Glory ao fundo com parte de seu rosto compondo a cena. Uma cena sem palavras que expressa o real sentido do filme.  Donald Moffat faz o endividado e doente pai de Glory que fica descontente em ver sua filha se envolvendo novamente com Shang. Os mais antigos se lembrarão dele pelo curto seriado "Fuga das Estrelas" (Logan's Run).
 


A Baía do Ódio é um dos raros filmes a abordar a adaptação dos refugiados vietnamitas em território americano e a relação do governo com os pequenos proprietários. Não tenta mostrar culpados, nos mostra mais como situações e governos podem mudar as pessoas. É um filme pouco divulgado, bem-intencionado, mas malsucedido. Na verdade, tenta mostrar a razão de cada lado, mas foi mal recebido pela temática o que fez o diretor voltar para a França. Não é o melhor filme do diretor, mas lança algumas reflexões sobre uma sociedade que muitas vezes se mostra sorridente, franca e democrática, mas que não hesita em "caçar bruxas" onde quer que as queira descobrir.

Curiosidades:

Louis Malle (1932–1995) faleceu de câncer nos gânglios linfático. Foi casado desde 1980 com a atriz Candice Bergman. Foi indicado 3 vezes ao Oscar: Sopro no Coração (1971); Atlantic City (1980) e Adeus, Meninos (1987)

Mais de meio milhão deslocaram-se para os Estados Unidos em abril de 1975, dos 100 mil refugiados estabelecidos no Texas vários ficaram na Costa do Golfo.

Alamo Bay é um nome fictício

Amy Madigan foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante por "Duas Vezes na Vida"(1985)

Ed Harris foi indicado 4 vezes ao Oscar: 1 vez ao Oscar de melhor ator por Pollock (2000) e 3 vezes como Melhor Ator Coadjuvante em: Apollo 13 (1995); O Show de Truman (1998) e As Horas (2002)

Donald Moffat faleceu aos 87 anos em decorrência de complicações de um derrame

Musica de Ry Cooder

Trailer:





Tema de Alamo Bay



Cartazes do Filme:
 




Filmografia Parcial:
Ed Harris


 










Coma (1978); A Fronteira (1980); Cavaleiros de Aço (1981); Creepshow: Show de Horrores (1982); Os Eleitos - Onde o Futuro Começa (1983); A Baía do Ódio (1985); Walker (1987); Paris Trout (1991); O Sucesso a Qualquer Preço (1992); A Firma (1993); A Lua dos Amantes (1994); Apollo 13 - Do Desastre ao Triunfo (1995); A Rocha (1996); Poder Absoluto (1997); O Show de Truman (1998); Círculo de Fogo (2001); Uma Mente Brilhante (2001); As Horas (2002); Meu Nome é Radio (2003); Marcas da Violência (2005); O Segredo de Beethoven (2006); Medo da Verdade (2007); A Lenda do Tesouro Perdido: Livro dos Segredos (2007); Appaloosa - Uma Cidade Sem Lei (2008); Sem Dor, Sem Ganho (2013); Expresso do Amanhã (2013); Tempestade: Planeta em Fúria (2017); Mãe! (2017); Westworld (seriado 2016 a 2018) 


Amy Madigan 












Criança Amada: Uma História Real (1982); O Dia Seguinte (1983); Ruas de Fogo (1984); Um Lugar no Coração (1984); A Baía do Ódio (1985); Duas Vezes na Vida (1985);  Coragem de uma Mulher (1987); Campo dos Sonhos Quem Vê Cara Não Vê Coração (1989); A Metade Negra (1993); Entre Amigos (1998); A História das Irmãs Delany (1999); Pollock (2000); O Rancho do Amor  (2004); Cumplicidade (2004); Carnivale (seriado 2004 a 2005); Estranha Família (2005); Medo da Verdade (2007); Doppelgänger (2007); Anatomia de Grey (seriado 2008 e 2009); Luta Pela Liberdade (2010); Virginia (2010); Fronteira (2014); Regras Não Se Aplicam (2016); Grey Lady (2017); American Woman (2018); Penny Dreadful: City of Angels (seriado 2020); Antlers  (2020)

Donald Moffat (1930–2018) 
 










Rachel, Rachel (1968); Sem Lei e Sem Esperança (1972); Inimigos à Força (1973); O Homem Terminal (1974); Terremoto (1974); Fuga das Estrelas (seriado 1977 a 1978); Exo-Man  (1977); Duas Estranhas - História de Mãe e Filha  (1979); Promessa ao Amanhecer (1979); Popeye (1980); O Enigma do Outro Mundo (1982); Os Eleitos - Onde o Futuro Começa (1983); A Baía do Ódio (1985); A Última Chance (1986); A Saga de um Fugitivo (1987); Direito de Decidir (1987); A Insustentável Leveza do Ser (1988); Muito Mais que um Crime (1989); A Fogueira das Vaidades (1990); Julgamento Final (1991); Como Agarrar um Marido (1992);  Traição e Poder: A História de Jackie Presser  (1992); Poder e Corrupção (1992); Perigo Real e Imediato (1994); Encurralados no Paraíso (1994);  O Entardecer de uma Estrela (1996); Um Sorriso como o Seu (1997); A História De Um Recorde  (2001)

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